Transcript
Page 1: Qual o melhor negócio?

Qual o melhor negócio?

Ao longos deste meus poucos anos de vida, vários amigos e conhecidos foram-me questionando qual o melhor negócio para “me meter”, alguns tentaram entrar e alguns fracassaram…claro que comigo isso também aconteceu, mas considero-me um auto-didacta e por isso fui aprendendo, fui-me instruindo e por vezes fui passando os meus conhecimentos para os meus amigos e companheiros para o sucesso. Este pequeno artigo é decorrente do que fui aprendendo ao longo dos tempos.

03-05-2023 1bynunoguilherme.blogspot.com

Auto-Conhecimento

Competência

Gestão

Rede de Relacionamentos

Page 2: Qual o melhor negócio?

Gestão

Rede de Relacionamentos

Auto-Conhecimento

Competências

Garantia de sucesso, altos lucros, muitos clientes e rápido retorno

• Muitas pessoas perguntam sobre qual é o melhor negócio para investir e empreender com garantia de sucesso, altos lucros, muitos clientes e rápido retorno do investimento. Isso é o sonho de qualquer empreendedor iniciante. Mas afinal, existe “um melhor negócio” onde poderás investir com segurança e garantia de bons retornos? NÃO!!!

• É um facto que existem (e sempre existiram) sectores em expansão, alguns deles em constante crescimento em todo o Mundo nos últimos anos, como desenvolvimento de software, telecomunicações, turismo, saúde e bem estar e energias renováveis.

Posso afirmar aos meus amigos pré-empreendedores que não existe “um melhor negócio”, ou “o melhor sector para actuar”.

• A primeira pergunta não deve ser esta. Antes disso, precisamos de responder a algumas perguntas básicas, cujas respostas serão essenciais para a construção de um negócio de sucesso. Vamos a elas:

03-05-2023 bynunoguilherme.blogspot.com 2

Page 3: Qual o melhor negócio?

Auto-Conhecimento

Competência

Gestão

Rede de Relacionamentos

1. Autoconhecimento: Qual a minha missão, a minha razão de ser?

• Qual a relação do empreender com o autoconhecimento? Ora, se não possuis, ou não fazes um aprofundamento em relação à tua pessoa – à tua missão, visão do mundo, os teus pontos fracos e fortes – provavelmente não saberás que tipo de negócio estará alinhado com a tua personalidade. Isso é importantíssimo. Muitos empreendedores entram no mercado com altas expectativas, porém em pouco tempo desanimam e desistem, pois não se conseguem adaptar ao tipo de negócio que foi criado, seja pela dinâmica do sector, por a falta de conhecimentos, pelo tipo de trabalho ou pelo novo ritmo de vida. Por fim, acabou por faltar a paixão pelo produto ou serviço criado.

• Exemplo: Tenho uma amiga que entrou no negócio da Herbalife (este negócio dispensa apresentações), investiu cerca de 4 mil euros em produtos, usou consigo mesma alguns produtos, vendeu talvez 2 batidos e simplesmente não teve paciência, dinâmica, nem capacidade de persuasão para vender. Passados 3 anos mais de metade dos produtos foram para o lixo, por estarem fora de prazo. Esta minha amiga simplesmente não é uma vendedora, nem tão pouco uma empresária…pelo que conheço pode ser alguém que se torne directora de qualquer serviço ou empresa.

• Conclusão: Houve um auto-conhecimento antes deste investimento? Conhecia as suas capacidades como vendedora? Queria mesmo ser uma empresária?

• Reconhecimento das competências: O segundo passo do novo empreendedor.

03-05-2023 bynunoguilherme.blogspot.com 3

Page 4: Qual o melhor negócio?

Auto-Conhecimento

Competência

Gestão

Rede de Relacionamentos

2. Competência: Quais os teus conhecimentos, aptidões e experiências?

• Não interessa se o sector de biotecnologia está em alta, se nem sabes de que é feito o sal. Cabe a ti, (ainda nesta fase) aprofundar e colocar no papel as competências adquiridas no decorrer dos anos. Que tipo de trabalhos e técnicas é que desenvolveste?Logicamente que podes querer entrar num ramo onde possuis pouca “intimidade”, porém o esforço terá que ser muito maior, no que diz respeito à busca de conhecimentos e habilidades necessárias para a construção do empreendimento escolhido.

• Exemplo: Este meu conhecido é empresário da construção civil, foi um campeão no MotoCross nos seus tempos de juventude, excelente conhecedor de mecânica é uma pessoa dinâmica, corajosa, com o seu QB de ambição. Ao longo dos últimos anos, foi tentando entrar em vários negócios, principalmente ligados às telecomunicações e inovações tecnológicas. No entanto, este meu conhecido mal sabe entrar no Word, tem um conhecimento minúsculo de como funciona um telemóvel e nem vale apena continuar a explicar mais factos.

• Conclusão: É obvio que este meu conhecido não pode entrar num negócio onde tenha que vender algo ligado às tecnologias móveis ou informáticas, como poderá explicar a alguém como funciona? Sem saber sequer ao certo o que vai vender.

• Reconhecimento das competências: O segundo passo do novo empreendedor.

03-05-2023 bynunoguilherme.blogspot.com 4

Page 5: Qual o melhor negócio?

Auto-Conhecimento

Competência

Gestão

Rede de Relacionamentos

3. Rede de relacionamentos: Quem eu conheço?

• A pergunta parece simples, mas tem um grande significado. As pesquisas realizadas com empreendedores demonstram a grande importância que é dada à rede de relacionamentos, claro que hoje em dia as redes sócias como o Facebook ou o LinkedIn ajudam bastante a obter contactos importantes para um negócio…e quanto ao LinkedIn falo por experiencia própria. As “amizades” e contactos conseguem abrir muitas portas, seja para conseguir informações de mercado, conhecer outras empresas do mesmo sector (benchmarking) ou para trazer fornecedores e clientes proveitosos para a organização.

• Exemplo: Neste caso, o exemplo é simples e rápido. Este meu amigo de longa data é daquelas pessoas que se pode telefonar caso se precise de um pintor, um designer, um dentista, um contacto em Angola, em Espanha, no EUA…porém por incrível que pareça, este meu amigo não usufrui em nada desses contactos. Há uns meses até lhe disse “Já viste que tu com as pessoas que conheces, podias ficar em casa a ganhar dinheiro apenas por passar clientes?”.

• Conclusão: Não te importes de ficar a dever um favor, não te importes de entrar em parceria com outra empresa. Caso, ao contrário deste meu amigo não tenhas contactos úteis, adere por exemplo aos eventos de NetWorking (este é um deles http://www.speednetworking.com.pt/).Passas um bons momentos, trocas conhecimentos e principalmente “cartões de visita”.

• Aprofundamento na rede de relacionamentos: o terceiro passo do novo empreendedor.

03-05-2023 bynunoguilherme.blogspot.com 5

Page 6: Qual o melhor negócio?

Auto-Conhecimento

Competência

Gestão

Rede de Relacionamentos

4. Gestão: Tenho os conhecimentos básicos para gerir uma empresa?

• Empreender é diferente de gerir ou administrar. O empreendedor deverá ser, principalmente nos primeiros anos da sua empresa, um verdadeiro gerente do seu negócio, actuando nas mais diferentes áreas da gestão organizacional. Terá que ser um grande vendedor dos seus produtos (ao contrário da minha amiga da Herbalife), ao mesmo tempo em que se preocupa com os capitais que entram e saem, do controle dos indicadores económico-financeiros, dos processos de produção, das estratégias de vendas e distribuição, da legislação específica do seu sector, enfim, precisa ter uma visão geral de todos as secções que compõem uma empresa. Ficas já a saber que o desconhecimento em gestão é um dos principais factores que levam as empresas a fecharem as portas nos primeiros anos de actividade. Por isso, cabe a ti candidato a empreendedor, obteres o máximo de conhecimento o mais rápido possível para evitar sair do trilho e desorganizares-te no cumprimento das operações do teu novo negócio.

• Exemplo: Já foi um cliente, um parceiro de negócio , agora é apenas alguém da qual não se deve tomar como exemplo. Este individuo, é conhecedor, trabalhador, sem dúvida que é persuasivo e ambicioso, no entanto, peca pela falta de liderança, péssima gerência de capitais, de agenda…este individuo ao longo dos anos foi comprando diversas empresas, algumas empresas que anteriormente tinham algum sucesso e que acabaram após alguns meses/anos por falir apenas e só por má gerência.

• Conclusão: Um empreendedor é acima de tudo um gestor, este é o ultimo passo para obter o sucesso, se não sabes sequer gerir o teu tempo, como podes gerir uma empresa?

• Conhecimento em gestão empresarial, o quarto passo do novo empreendedor.

03-05-2023 bynunoguilherme.blogspot.com 6

Page 7: Qual o melhor negócio?

• Se queres iniciar uma nova empresa, reflecte com cuidado sobre o que foi exposto e executa com primazia os primeiros passos do novo empreendedor, com certeza sairás do ponto de partida bem mais preparado e capaz de desenvolver um negócio promissor, seja qual for o sector de actuação.

E para ti, caro leitor, qual o melhor negócio? Como conseguir sucesso numa empresa? Faz o teu comentário abaixo, quem sabe não passas a ser um case study?

03-05-2023 bynunoguilherme.blogspot.com 7


Top Related