Transcript
Page 1: Prova de Literatura - 1ª Ano - 2º Bimestre

PROVA DE LITERATURA – 1º ANO – 2º BIMESTRE

Nome________________________________________________nº_______ 11/06/2014

QUESTÕES OBJETIVAS

1) (UCS) Observe o poema.LUXO                    LUXO           LUXO       LUXO           LUXOLUXOLUXOLUXO                    LUXO             LUXO    LUXO            LUXOLUXOLUXOLUXO                    LUXO               LUXOLUXO              LUXOLUXOLUXO LUXO                    LUXO                    LUXO                LUXO       LUXOLUXO                    LUXO                 LUXOXO                LUXO        LUXOLUXO                    LUXO                LUXOLUXO             LUXO        LUXO LUXO LUXO       LUXO              LUXO    LUXO           LUXO LUXOLUXO        LUXO LUXO       LUXO             LUXO        LUXO        LUXO LUXOLUXO LUXO LUXO       LUXO           LUXO            LUXO      LUXOLUXOLUXO

(CAMPOS, Augusto de. Luxo. In: MORICONI, Ítalo. Os cem melhores poemas do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 261.)

As afirmações seguintes referem-se ao poema transcrito.

I - É um exemplo da poesia concretista, que tem como propósito aliar a exploração de aspectos formais à crítica da realidade.II - A crítica à sociedade de consumo é sugerida pela oposição entre os termos “lixo” e “luxo”.III - A disposição gráfica das palavras é fundamental para sua interpretação, uma vez que possibilita estabelecer relações entre a forma e o conteúdo.Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a) apenas II está correta.b) apenas III está correta.c) I e II estão corretas.d) II e III estão corretas.e) I, II e III estão corretas.

2) (UNESP) Instrução: A questão toma por base um poema do parnasiano brasileiro Julio César da Silva (1872-1936):

Arte supremaTal como Pigmalião, a minha ideiaVisto na pedra: talho-a, domo-a, bato-a;E ante os meus olhos e a vaidade fátuaSurge, formosa e nua, Galateia.Mais um retoque, uns golpes... e remato-a;Digo-lhe: “Fala!”, ao ver em cada veiaSangue rubro, que a cora e aformoseia...E a estátua não falou, porque era estátua.Bem haja o verso, em cuja enorme escalaFalam todas as vozes do universo,E ao qual também arte nenhuma iguala:Quer mesquinho e sem cor, quer amplo e terso,Em vão não é que eu digo ao verso: “Fala!”E ele fala-me sempre, porque é verso.

(Júlio César da Silva. Arte de amar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961.)

Identifique a alternativa que representa, por meio de letras, o esquema de rimas do soneto de Júlio César da Silva.

3) Com relação ao poema, só não podemos afirmar que:

Page 2: Prova de Literatura - 1ª Ano - 2º Bimestre

a) é composto por versos.b) é formado por estrofes.c) utiliza-se de recursos, como a métrica e a rima.d) é um texto em prosa.e) há os líricos e os épicos.

4) Sobre o soneto, só podemos afirmar que:

a) possui duas quadras e dois tercetos.b) possui duas quadras e três oitavas.c) possui um terceto e outros tipos de estrofe conforme a escolha do poeta.d) possui somente quadras.e) possui quadras combinadas com oitavas

5) (UNIR) Leia atentamente trecho de um poema de Patativa do Assaré, poeta popular cearense cujo nome verdadeiro é Antônio Gonçalves da Silva: No verdô da minha idade mode acalentá meu choro minha vovó de bondade falava em grandes tesôro era história de reinado prencesa, prinspe incantado com feiticêra e condão essas história ingraçada tá selada e carimbada dentro do meu coração Mas porém eu sinto e vejo que a grande sodade minha não é só de história e bejo da querida vovozinha demanhazinha bem cedo sodade dos meu brinquedo meu bodoque e meu bornó o meu cavalo de pau meu pinhão, meu berimbau e a minha carça cotó. (Digo e não peço perdão. São Paulo: Escrituras Ed., 2002.)

Além da sonoridade (ritmo, rimas), a métrica desse poema (o número de sílabas poéticas dos versos) é traço da poesia popular oral. A métrica desses versos classifica-os como a) redondilhas menores. b) octossílabos. c) decassílabos. d) redondilhas maiores. e) alexandrinos.

QUESTÕES DISCURSIVAS

1) (PUC - 2013)Toda viagem é interiorEmbora      por forase vista  o carro ou o treme se aprenda a nadar com o navio

Page 3: Prova de Literatura - 1ª Ano - 2º Bimestre

      e a voar pelos ares, com as bombase os aviões;      toda viagemse faz por dentrocomo as estaçõesse fabricam, invisíveisa partir do vento      silenciosascomo quando um pensamentomuda de tempo e de marchadistraído de si, e entraem outro clima      com a cabeça no ar:psiu, míssil, além do some de qualquer mapaou guia que desenrolomíope, sobre a estradaque passasob meu pé-pneumáticosob o célere céu azuldo meu chapéu;      toda viagemavança e se alimentaapenas de horizontesfuturos, infinitos, vaziose nuvens: 

      toda viagem é anterior.

(FREITAS FILHO, Armando. Longa vida. Nova Fronteira, 1982, PP.115 – 116)

Determine o gênero literário predominante no texto, justificando a sua resposta com aspectos que o caracterizam.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. (UNIRIO 2002)

Page 4: Prova de Literatura - 1ª Ano - 2º Bimestre

Em que tendência da poesia contemporânea se enquadra o texto?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LEIA OS TEXTOS ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 03 A 05:

TEXTO A

Escandir um verso significa medi-lo de acordo com o número de sílabas poéticas que apresenta. Sílabas estas em que nada se assemelham com as sílabas gramaticais, visto que na escansão o verso é considerado como um todo, como se fosse uma única palavra. Dessa forma, as sílabas são separadas de acordo com a intensidade com que são pronunciadas, sendo que a contagem se encerra sempre na última sílaba tônica. Havendo o encontro de duas vogais átonas, ocorrerá uma espécie de ditongo dentro do verso – o que permite que elas pertençam a uma única sílaba.

De acordo com o número de sílabas que apresentam, os versos recebem distintas classificações, sendo elas assim materializadas: 

Monossílabos (1 sílaba poética)Dissílabos  (2 sílabas poéticas)Trissílabos (3 sílabas poéticas)Tetrassílabos (4 sílabas poéticas)Pentassílabos (ou redondilha menor) (5 sílabas poéticas)Hexassílabos (heroico quebrado) (6 sílabas poéticas)Heptassílabos (redondilha maior) (7 sílabas poéticas)Octossílabos (8 sílabas poéticas)Eneassílabos (9 sílabas poéticas)Decassílabos (medida nova) (10 sílabas poéticas)Hendecassílabos (11 sílabas poéticas)Dodecassílabos (ou alexandrinos) (12 sílabas poéticas)

TEXTO BCanção do exílio

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.

Em  cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar –sozinho, à noite– Mais prazer eu encontro lá;

Page 5: Prova de Literatura - 1ª Ano - 2º Bimestre

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras,Onde canta o Sabiá.

(Primeiros cantos (1847),Gonçalves Dias)

03. A que gênero literário pertence o texto B?

___________________________________________________________

04. Utilizando letras, esquematize as rimas empregadas nos versos da primeira estrofe do texto B

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. De acordo com a orientação do texto A, faça a escansão da primeira estrofe do texto B e classifique os versos quanto ao número de sílabas poéticas:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Top Related