Transcript
Page 1: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

O Porto há cem Anos

Page 2: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

História do Porto• Desde os fins da Idade do

Bronze que o espaço hoje ocupado pela cidade do Porto tem sido quase ininterruptamente povoado. Ao longo deste tempo, este pequeno pedaço de território e a sua população tiveram um papel primordial e único na história de Portugal.

Page 3: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

• A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo, quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, ou Condado de Portucale (condado que deu o nome a Portugal). É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, o seu centro histórico.

História do Porto

Page 4: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

• As profundas alterações provocadas pela Revolução Industrial atingiram também a arquitectura. A influência da técnica associada à utilização de novos materiais, nomeadamente, o ferro, o aço e outros, acabaram por impor novas soluções arquitectónicas mais ajustadas às características da civilização industrial.

História do Porto

Page 5: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

Ponte D. Maria• A Ponte de D. Maria Pia, assim

chamada em honra de Maria Pia de Sabóia, é uma obra de grande beleza arquitectónica, projectada pelo Eng. Théophile Seyrig e construída, entre Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877, pela empresa de Gustave Eiffel. Foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do rio Douro.

Page 6: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

• A ponte de D. Maria Pia foi uma obra construída "no limite das possibilidades clássicas da construção metálica ". Disse-o, há mais de cem anos, Eiffel, o notável engenheiro francês que, na viragem do século, deu o nome à celebre torre de Paris.

Ponte D. Maria

Page 7: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

Ponte D. Luís • Na segunda metade do século XIX, o comércio

progredia na cidade do Porto. As fábricas espalhavam-se por toda a cidade.

• o Governo determinou a abertura de concurso para a “construção de uma ponte metálica sobre o rio Douro, no local que se julgar mais conveniente em frente da cidade do Porto, para a substituição da actual ponte pênsil”. após o governo não ter aceitado um projecto da firma G. Eiffel et Cie. que só contemplava um tabuleiro ao nível da ribeira, com sector levadiço na parte central.

Page 8: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

• O concurso impôs como premissa necessária à concepção de uma ponte de dois tabuleiros.

• Foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com projecto do Engenheiro Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor da concepção e chefe da equipa de projecto da Ponte D. Maria Pia. Teófilo Seyrig, enquanto sócio de Gustave Eiffel, assina como único responsável a nova e grandiosa Ponte Luís I.

Ponte D. Luís

Page 9: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

• A construção inicia-se em 1881 e a inauguração acontece a 31 de Outubro de 1886.

Ponte D. Luís

Page 10: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

Gustave Eiffel• Iniciou a sua carreira trabalhando numa

empresa belga de construção de caminhos-de-ferro. Aos 26 anos, Gustave chefiou o seu primeiro grande trabalho construindo a ponte ferroviária em Bordeaux. Já experiente, resolveu fundar a sua própria empresa. Em 1866 adquiriu um ateliê de construção metálica, próximo de Paris.

Page 11: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

Avenida dos Aliados 1910 Avenida dos Aliados 2010

Avenida dos Aliados

Page 12: Pedro,guilherme,carolina conde[2]

• Trabalho realizado por:

– Carolina Conde - nº 7– Guilherme Sequeira - nº10– Pedro Rodrigues - nº 22

–9º E


Top Related