Transcript

~EMA ÃO

NJE

Palestra aponta caminhospara empreendedorinternacionalizar negóciosPROMOVIDA pelo Núcleo de Jovens Empre-endedores, o Ciesp/Sorocaba realizou umapalestra sobre a internacionalização dasempresas em novembro (24). O palestrantefoi o presidente da Câmara de ComércioBrasil-Flórida, Jefferson Michaelis, respon-sável pelo conhecido dicionário que leva seunome. E ele foi designado pela Nasa paraapresentar no Brasil o projeto BFCC &NASAHigh Tech Transfer Mentoring.

Em sua palestra, Michaellis abordouquestões como internacionalização de em-presas, possibilidade de acesso à tecnologiadesenvolvida pela Nasa e necessidade de seter um bom planejamento para conquistar o

mercado externo. "A marca Brasil é forte láfora, mas isso não significa que é só montaruma estrutura e começar. É necessário colo-car tudo na ponta do lápis antes",explicou ..

Michaelis informou ser possível abrir umafilial nos EUA em apenas 72 horas, porém,para empreender fora é preciso planejar eter perseverança. "Os brasileiros ainda estãoaprendendo a ser empreendedores em outrospaíses. O mercado americano está forte epronto para receber novos projetos, mas énecessário fazer uma pesquisa detalhadaantes de buscar oportunidades". Segundo ele,só 9% das empresas brasileiras hoje buscama internacionalização.

COMPETITIVIDADE. Tanigawa e Esquerdo: importância de estar preparado para competir

18 / Revista do Ciesp Sorocaba / Edição 98

PLANEJAMENTO.Michaelisinsistiu nanecessidadede planejarantes deempreender

O palestrante disseque ao chegar a Sorocabapercebeu que o empre-endedor local tem visãopara conseguir algo alémdas fronteiras. "O soro-cabano não só sonhou,

como fez. E isto é muito importante." Mas,insistiu, não basta apenas ter a ideia e montarum escritório em um país. "Então entra nova-mente, o planejamento. Aqui em Sorocaba,no PTS, existe a Inova, que está sempre dis-ponível para dar orientações sobre o mercadoestrangeiro e como investir", salientou.

Parceria entre o Ciesp/Sorocaba, Inova,Parque Tecnológico e Prefeitura Municipal,o encontro teve como propósito mostrar aosjovens empreendedores que é possível ex-pandir negócios e se internacionalizar. Comoobservou o coordenador do NJE, João CarlosEsquerdo, o mercado está mais exigente e osjovens empreendedores devem buscar infor-mações para alçar voos cada vez mais altos."Queremos aqui buscar novos líderes, este éo nosso objetivo".

02° vice-diretor, Mario Tanigawa, tambémafirmou que os empreendedores precisam sermais competitivos. "Nesse mundo globaliza-do, nós somos agraciados com multinacionaise possibilidades de agregar tecnologias deponta nos produtos. Temos potencial paracompetir internacionalmente", afirmou.

Durante a palestra, foram sorteados trêsconvites para empresários conhecerem astecnologias da Nasa nos EUA. E entreguesos prêmios às instituições de ensino superiorparticipantes do 2° Empreende Sorocaba,realizado no PTS em novembro. Foram pre-miadas Unip, Ipanema e Facens, que ficaramcom primeiro, segundo e terceiro lugares,respectivamente.

Top Related