Transcript
Page 1: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Mensuração de Resultados de Ações Digitais:

Métricas e Ferramentas

25/04/2012

Felipe Augusto Pereira

[email protected] | @felipeunu

Page 2: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Agenda

• Por que mensurar?

• Cenário

• ROI

• Mensurando Interesse do Público

• Mensurando Anúncios Publicitários

• Mensurando Visitação de Websites

• Mensurando Ações em Mídias Sociais

• Recomendações

2

Page 3: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Onde investir meu orçamento? 3

Page 4: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Como estou diante de meus

concorrentes?

4

Como estou diante de meus concorrentes?

Page 5: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Como justifico um orçamento?

5

Page 6: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

6

MENSURAÇÃO!

Page 7: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Mitos da Mensuração

7 Fonte: Paine (2011)

A mensuração é realizada com o objetivo de punir

Medir vai me dar mais trabalho

Medir é caro

Se não é possível calcular o ROI, por que se preocupar?

Medir é estritamente quantitativo

A mensuração deve ser feita ao final dos projetos

“Eu sei o que está acontecendo, não é preciso pesquisar”

Page 8: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

8 O Marketing Digital é Jovem!

Page 9: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ausência de Padrões

9

Page 10: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facilidade para Acesso a Dados 10

Page 11: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sobrecarga de Dados/Informações 11

Page 12: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

12

Ter Relatórios não é ter Estratégia!

Page 13: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Monitorar Corrigir Controlar

13

Page 14: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Planejamento Controle

14

Page 15: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

15

Return On Investiment

Page 16: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

ROI

16

Investimento

Retorno

Page 17: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Cálculo do ROI

𝑅𝑂𝐼 =𝑟𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 − 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜

𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜

17

Page 18: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Exemplo de Cálculo do ROI

• Campanha de Adwords

– Orçamento = R$ 1000,00

– Vendas = R$ 3000,00

18

Page 19: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Exemplo de Cálculo do ROI

• Campanha de Adwords

– Orçamento = R$ 1000,00

– Vendas = R$ 3000,00

19

𝑅𝑂𝐼 =3000 − 1000

1000=

2000

1000= 2

Page 20: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Exemplo de Cálculo do ROI

• Campanha de Adwords

– Orçamento = R$ 1000,00

– Vendas = R$ 3000,00

20

𝑅𝑂𝐼 =3000 − 1000

1000=

2000

1000= 2

Um ROI de 2 indica que para cada R$ 1,00 investido, obtêm-se R$ 2,00 de receita.

Page 21: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

21

COMO MENSURAR O INTERESSE DO PÚBLICO GERAL EM PRODUTOS, PESSOAS OU IDEIAS?

Page 22: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

22

Page 23: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

23

COMO FOI A ELEIÇÃO MUNICIPAL PARA PREFEITO

2008? QUEM VENCEU?

Page 24: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

24

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2008/recife/pesquisas/

Eleições Recife 2008

Page 25: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Eleições Recife 2008

25

Page 26: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

26

Page 27: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

27

MALDITOS?!

Page 28: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Pôneis Malditos

28

Page 29: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

29

COMO MENSURAR UMA CAMPANHA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS (ex. Google

Adwords, blogs)?

Page 30: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Funil de Conversão

Visualização

Clique

Micro Conversão 1

Micro Conversão 2

...

Macro Conversão

30

Page 31: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Informações Prévias

• Ticket-médio

• Lucro/venda

• Orçamento da campanha

31

Page 32: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Métricas de Visitação

• CPC (custo por clique)

• Exibições (visualizações do anúncio)

• Cliques (visitas)

• CTR (taxa de cliques = cliques/visualizações)

32

Page 33: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Métricas de Aquisição

• Conversões (aquisição, ex. vendas)

• Taxa de conversão (vendas/visitas)

• CPA (custo por aquisição = custo/conversões)

• Receita (vendas x ticket-médio)

• ROI (retorno sobre investimento)

33

Page 34: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis

• Ticket-médio: R$ 200,00

• Lucro/venda: R$ 40,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

34

Page 35: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis

• Ticket-médio: R$ 200,00

• Lucro/venda: R$ 40,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

• CPC: 0,50

• Exibições: 90000

• Cliques: 1000

• CTR: 1000/90000 = 1,11%

• Macro Conversões: 120 vendas

• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%

• CPA: 500/120 = R$ 4,17

• Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00

• ROI: (24000-500)/500 = 47 35

Page 36: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis

• Ticket-médio: R$ 200,00

• Lucro/venda: R$ 40,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

• CPC: 0,50

• Exibições: 90000

• Cliques: 1000

• CTR: 1000/90000 = 1,11%

• Macro Conversões: 120 vendas

• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%

• CPA: 500/120 = R$ 4,17

• Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00

• ROI: (24000-500)/500 = 47 36

Page 37: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas

• Campanha para Venda de Camisetas Online

– Ticket-médio: R$ 25,00

– Lucro/venda: R$ 4,00

– Orçamento da campanha: R$ 500,00

37

Page 38: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas

• Ticket-médio: R$ 25,00

• Lucro/venda: R$ 4,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

• CPC: 0,50

• Exibições: 90000

• Cliques: 1000

• CTR: 1000/90000 = 1,11%

• Macro Conversões: 120 vendas

• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%

• CPA: 500/120 = R$ 4,17

• Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00

• ROI: (3000-500)/500 = 5 38

Page 39: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas

• Ticket-médio: R$ 25,00

• Lucro/venda: R$ 4,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

• CPC: 0,50

• Exibições: 90000

• Cliques: 1000

• CTR: 1000/90000 = 1,11%

• Macro Conversões: 120 vendas

• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%

• CPA: 500/120 = R$ 4,17

• Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00

• ROI: (3000-500)/500 = 5 39

Page 40: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

40

COMO MENSURAR A VISITAÇÃO DE MEU

WEBSITE?

Page 41: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

• Visualizações de páginas

• Visitantes únicos

• Tempo de visitação

• Novos visitantes

• Retorno de visitas

• Fontes de tráfego

• Conversão

• Cidade de origem dos visitantes

• Configurações (browser, sistema operacional, etc.)

• Taxa de rejeição

41

Algumas Métricas para Websites

Page 42: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics – Visão Geral

42

Page 43: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics - Fontes de Tráfego

43

Page 44: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics – Tráfego Direto

44

Page 45: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics - Referências

45

Page 46: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics - Palavras-Chave de Busca

46

Page 47: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Localização

47

Page 48: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

48

COMO MENSURAR AÇÕES EM MÍDIAS SOCIAIS?

Page 49: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Mídias Sociais – Algumas Métricas

• Visibilidade: Visualização da marca

– Visualizações, visitantes únicos, cliques

• Relevância: Reputação

– Rating/ranking, referências, membros, conexões,

tempo de visitação

• Engajamento: Potencial de propagação

– Comentários (número absoluto, por

thread/usuário/etc.), frequência de interação,

marcação como favorito, menções, recomendações

49

Page 50: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Algumas Métricas para Facebook

• Curtidas

• Compartilhamentos

• Citações

• Cliques em links

• Números de comentários

• Tipos de comentários (positivos, negativos e

neutros)

• Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.)

50

Page 51: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facebooks Insights – Visão Geral

51

Page 52: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facebooks Insights – Publicações

52

Page 53: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facebooks – Curtir

53

Page 54: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Community Analytics (em desenv.)

54

• o início do grupo, foram 1829 posts e 6759 comentários. Numa relação de 3,7 comentários por post. Não mudou muito, já que em Dezembro passado era de 3,3. Apesar de termos 922 membros no grupo e estarmos crescendo à taxas chinesas, apenas 221 pessoas já fizeram algum post. Ou seja aproximadamente 24% do total. As 20 pessoas que mais postaram (2% do total de membros) respondem por 57% do total de posts. (...) Os 03 membros do grupo quem obtiveram mais curtir em seus comentários foram Fulano de Tal (768), Cicrano (568) e Beltrano (168

Page 55: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facebook Ads

55

Page 56: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

56

TWITTER

Page 57: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Algumas Métricas para Twitter

• Tweets (em comparação com concorrentes)

• Seguidores

• Seguidores de seguidores

• RT e mentions

• #FF

• Favoritos

• Cliques em links

• Momentos para tweetar

• Tipos de comentários (positivos, negativos e neutros)

• Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.)

57

Page 58: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

tHE ARCHIVIST

58

Page 59: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

HootSuite – Dados Gerais

59

Page 60: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

HootSuite – Click Stats

60

Page 61: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Dados Gerais

61

Page 62: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Followers Overlap

62

Page 63: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Followers Activity

63

Page 64: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Evolução de Seguidores

64

Page 65: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Seguidores por Data de Criação

65

Page 66: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Top 50 by followers count

66

Page 67: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Top 50 by followers count

...

67

Page 68: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Word Cloud

68

Page 69: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

69

CUIDADO!

Page 70: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Tempo de Visita em Websites

70 Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009

Por que não 8m10s?

Page 71: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

De onde acesso a Internet?

71 Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009

Eu sou um visitante diferente apenas porque mudei de dispositivo?

Page 72: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Quantos seguidores eu tenho?

72

Page 73: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Quantos curtir eu tenho no FB?

73

Page 74: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Quantos curtir eu tenho no FB?

74

Page 75: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Para Finalizar...

• Torne a mensuração parte do seu planejamento

• Alguns aspectos não podem ser mensurados

quantitativamente

• Engajamento é melhor do que números

• Seja desconfiado

• Faça mensuração durante a execução

• Analise o porquê dos resultados

• Ação é imprescindível 75

Page 76: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

• Felipe Pereira

[email protected]

• @felipeunu

• FB: felipeunu

• Skype: felipe_pereira

• www.slideshare.net/felipeunu

• www.posmidiadigital.com.br

76

Obrigado!


Top Related