mensurando resultados de ações digitais - métricas e ferramentas

76
Mensuração de Resultados de Ações Digitais: Métricas e Ferramentas 25/04/2012 Felipe Augusto Pereira [email protected] | @felipeunu

Upload: felipe-pereira

Post on 24-May-2015

1.250 views

Category:

Business


1 download

DESCRIPTION

Conteúdo: Por que mensurar. Cenário. ROI. Mensurando Interesse do Público. Mensurando Anúncios Publicitários. Mensurando Visitação de Websites. Mensurando Ações em Mídias Sociais. Recomendações. Palestra ministrada no 1º Encontro de Marketing Digital POSMIDIADIGITAL

TRANSCRIPT

Page 1: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Mensuração de Resultados de Ações Digitais:

Métricas e Ferramentas

25/04/2012

Felipe Augusto Pereira

[email protected] | @felipeunu

Page 2: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Agenda

• Por que mensurar?

• Cenário

• ROI

• Mensurando Interesse do Público

• Mensurando Anúncios Publicitários

• Mensurando Visitação de Websites

• Mensurando Ações em Mídias Sociais

• Recomendações

2

Page 3: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Onde investir meu orçamento? 3

Page 4: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Como estou diante de meus

concorrentes?

4

Como estou diante de meus concorrentes?

Page 5: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Como justifico um orçamento?

5

Page 6: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

6

MENSURAÇÃO!

Page 7: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Mitos da Mensuração

7 Fonte: Paine (2011)

A mensuração é realizada com o objetivo de punir

Medir vai me dar mais trabalho

Medir é caro

Se não é possível calcular o ROI, por que se preocupar?

Medir é estritamente quantitativo

A mensuração deve ser feita ao final dos projetos

“Eu sei o que está acontecendo, não é preciso pesquisar”

Page 8: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

8 O Marketing Digital é Jovem!

Page 9: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ausência de Padrões

9

Page 10: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facilidade para Acesso a Dados 10

Page 11: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sobrecarga de Dados/Informações 11

Page 12: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

12

Ter Relatórios não é ter Estratégia!

Page 13: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Monitorar Corrigir Controlar

13

Page 14: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Planejamento Controle

14

Page 15: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

15

Return On Investiment

Page 16: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

ROI

16

Investimento

Retorno

Page 17: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Cálculo do ROI

𝑅𝑂𝐼 =𝑟𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 − 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜

𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜

17

Page 18: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Exemplo de Cálculo do ROI

• Campanha de Adwords

– Orçamento = R$ 1000,00

– Vendas = R$ 3000,00

18

Page 19: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Exemplo de Cálculo do ROI

• Campanha de Adwords

– Orçamento = R$ 1000,00

– Vendas = R$ 3000,00

19

𝑅𝑂𝐼 =3000 − 1000

1000=

2000

1000= 2

Page 20: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Exemplo de Cálculo do ROI

• Campanha de Adwords

– Orçamento = R$ 1000,00

– Vendas = R$ 3000,00

20

𝑅𝑂𝐼 =3000 − 1000

1000=

2000

1000= 2

Um ROI de 2 indica que para cada R$ 1,00 investido, obtêm-se R$ 2,00 de receita.

Page 21: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

21

COMO MENSURAR O INTERESSE DO PÚBLICO GERAL EM PRODUTOS, PESSOAS OU IDEIAS?

Page 22: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

22

Page 23: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

23

COMO FOI A ELEIÇÃO MUNICIPAL PARA PREFEITO

2008? QUEM VENCEU?

Page 24: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

24

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2008/recife/pesquisas/

Eleições Recife 2008

Page 25: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Eleições Recife 2008

25

Page 26: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

26

Page 27: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

27

MALDITOS?!

Page 28: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Pôneis Malditos

28

Page 29: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

29

COMO MENSURAR UMA CAMPANHA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS (ex. Google

Adwords, blogs)?

Page 30: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Funil de Conversão

Visualização

Clique

Micro Conversão 1

Micro Conversão 2

...

Macro Conversão

30

Page 31: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Informações Prévias

• Ticket-médio

• Lucro/venda

• Orçamento da campanha

31

Page 32: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Métricas de Visitação

• CPC (custo por clique)

• Exibições (visualizações do anúncio)

• Cliques (visitas)

• CTR (taxa de cliques = cliques/visualizações)

32

Page 33: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Métricas de Aquisição

• Conversões (aquisição, ex. vendas)

• Taxa de conversão (vendas/visitas)

• CPA (custo por aquisição = custo/conversões)

• Receita (vendas x ticket-médio)

• ROI (retorno sobre investimento)

33

Page 34: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis

• Ticket-médio: R$ 200,00

• Lucro/venda: R$ 40,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

34

Page 35: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis

• Ticket-médio: R$ 200,00

• Lucro/venda: R$ 40,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

• CPC: 0,50

• Exibições: 90000

• Cliques: 1000

• CTR: 1000/90000 = 1,11%

• Macro Conversões: 120 vendas

• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%

• CPA: 500/120 = R$ 4,17

• Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00

• ROI: (24000-500)/500 = 47 35

Page 36: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis

• Ticket-médio: R$ 200,00

• Lucro/venda: R$ 40,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

• CPC: 0,50

• Exibições: 90000

• Cliques: 1000

• CTR: 1000/90000 = 1,11%

• Macro Conversões: 120 vendas

• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%

• CPA: 500/120 = R$ 4,17

• Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00

• ROI: (24000-500)/500 = 47 36

Page 37: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas

• Campanha para Venda de Camisetas Online

– Ticket-médio: R$ 25,00

– Lucro/venda: R$ 4,00

– Orçamento da campanha: R$ 500,00

37

Page 38: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas

• Ticket-médio: R$ 25,00

• Lucro/venda: R$ 4,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

• CPC: 0,50

• Exibições: 90000

• Cliques: 1000

• CTR: 1000/90000 = 1,11%

• Macro Conversões: 120 vendas

• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%

• CPA: 500/120 = R$ 4,17

• Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00

• ROI: (3000-500)/500 = 5 38

Page 39: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas

• Ticket-médio: R$ 25,00

• Lucro/venda: R$ 4,00

• Orçamento da campanha: R$ 500,00

• CPC: 0,50

• Exibições: 90000

• Cliques: 1000

• CTR: 1000/90000 = 1,11%

• Macro Conversões: 120 vendas

• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%

• CPA: 500/120 = R$ 4,17

• Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00

• ROI: (3000-500)/500 = 5 39

Page 40: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

40

COMO MENSURAR A VISITAÇÃO DE MEU

WEBSITE?

Page 41: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

• Visualizações de páginas

• Visitantes únicos

• Tempo de visitação

• Novos visitantes

• Retorno de visitas

• Fontes de tráfego

• Conversão

• Cidade de origem dos visitantes

• Configurações (browser, sistema operacional, etc.)

• Taxa de rejeição

41

Algumas Métricas para Websites

Page 42: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics – Visão Geral

42

Page 43: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics - Fontes de Tráfego

43

Page 44: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics – Tráfego Direto

44

Page 45: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics - Referências

45

Page 46: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Analytics - Palavras-Chave de Busca

46

Page 47: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Localização

47

Page 48: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

48

COMO MENSURAR AÇÕES EM MÍDIAS SOCIAIS?

Page 49: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Mídias Sociais – Algumas Métricas

• Visibilidade: Visualização da marca

– Visualizações, visitantes únicos, cliques

• Relevância: Reputação

– Rating/ranking, referências, membros, conexões,

tempo de visitação

• Engajamento: Potencial de propagação

– Comentários (número absoluto, por

thread/usuário/etc.), frequência de interação,

marcação como favorito, menções, recomendações

49

Page 50: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Algumas Métricas para Facebook

• Curtidas

• Compartilhamentos

• Citações

• Cliques em links

• Números de comentários

• Tipos de comentários (positivos, negativos e

neutros)

• Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.)

50

Page 51: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facebooks Insights – Visão Geral

51

Page 52: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facebooks Insights – Publicações

52

Page 53: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facebooks – Curtir

53

Page 54: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Community Analytics (em desenv.)

54

• o início do grupo, foram 1829 posts e 6759 comentários. Numa relação de 3,7 comentários por post. Não mudou muito, já que em Dezembro passado era de 3,3. Apesar de termos 922 membros no grupo e estarmos crescendo à taxas chinesas, apenas 221 pessoas já fizeram algum post. Ou seja aproximadamente 24% do total. As 20 pessoas que mais postaram (2% do total de membros) respondem por 57% do total de posts. (...) Os 03 membros do grupo quem obtiveram mais curtir em seus comentários foram Fulano de Tal (768), Cicrano (568) e Beltrano (168

Page 55: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Facebook Ads

55

Page 56: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

56

TWITTER

Page 57: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Algumas Métricas para Twitter

• Tweets (em comparação com concorrentes)

• Seguidores

• Seguidores de seguidores

• RT e mentions

• #FF

• Favoritos

• Cliques em links

• Momentos para tweetar

• Tipos de comentários (positivos, negativos e neutros)

• Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.)

57

Page 58: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

tHE ARCHIVIST

58

Page 59: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

HootSuite – Dados Gerais

59

Page 60: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

HootSuite – Click Stats

60

Page 61: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Dados Gerais

61

Page 62: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Followers Overlap

62

Page 63: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Followers Activity

63

Page 64: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Evolução de Seguidores

64

Page 65: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Seguidores por Data de Criação

65

Page 66: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Top 50 by followers count

66

Page 67: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Top 50 by followers count

...

67

Page 68: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Sequaz – Word Cloud

68

Page 69: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

69

CUIDADO!

Page 70: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Tempo de Visita em Websites

70 Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009

Por que não 8m10s?

Page 71: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

De onde acesso a Internet?

71 Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009

Eu sou um visitante diferente apenas porque mudei de dispositivo?

Page 72: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Quantos seguidores eu tenho?

72

Page 73: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Quantos curtir eu tenho no FB?

73

Page 74: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Quantos curtir eu tenho no FB?

74

Page 75: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

Para Finalizar...

• Torne a mensuração parte do seu planejamento

• Alguns aspectos não podem ser mensurados

quantitativamente

• Engajamento é melhor do que números

• Seja desconfiado

• Faça mensuração durante a execução

• Analise o porquê dos resultados

• Ação é imprescindível 75

Page 76: Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

• Felipe Pereira

[email protected]

• @felipeunu

• FB: felipeunu

• Skype: felipe_pereira

• www.slideshare.net/felipeunu

• www.posmidiadigital.com.br

76

Obrigado!