Transcript

Terça, 14/02/2017CidadeTribuna da Bahia10

Após vereadores de Ita-parica terem aprovado pro-jeto de lei que libera a vendada Ilha do Medo, localizadana Baía de Todos os San-tos, o presidente da Câma-ra de Vereadores de Itapari-ca, Ítalo Mastríolo, promul-gou a decisão no Diário Ofi-cial do Legislativo, desta-cando que a utilização eco-nômica e socioambiental doterritório é de interesse domunicípio.

No artigo 2º da publica-ção oficial, o edil sinalizouque “as alterações estrutu-rais no espaço físico da Ilhado Medo, visando sua utili-zação com finalidade econô-mica e socioambiental porparte de quem possua legi-timidade posse/propriedade,deverão em todos os casosrespeitar manter preserva-dos os aspectos florísticose faunísticos da Ilha”.

Contudo, a determina-ção está sendo repudiadapor moradores da região eambientalistas. Para o Gru-po de Defesa e PromoçãoSocioambiental (Germen),trata-se de uma medida quecontraria o discurso de de-fesa do meio ambiente.

“É profundamente la-mentável. O grupo foi umdos proponentes na batalhapara conscientizar e fazercom que a Câmara aprovas-se a lei que deu à ilhota o

Ilha do Medo, em Itaparica, está à vendaRAYLLANNA LIMA

REPÓRTER

MEIO AMBIENTE

A utilização do espaço será só para finalidade econômica e socioambiental

título de área protegida porlei. Somos radicalmente con-tra qualquer alteração quevenha a ser feita sem ampladiscussão”, afirmou o dire-tor executivo do Germen,Cláudio Mascarenhas.

O defensor do meio am-biente evidenciou que qual-quer decisão que interfira noterritório da região deverá serdiscutida com a população.

“A prefeitura pode levar asideias, técnicos e especia-listas para ampla discussãocom os moradores da re-gião, ambientalista e univer-sidade, mas não de formaunilateral. Qualquer diminui-ção da proteção ambientalé inconstitucional. Nenhumalei pode voltar atrás e fazerdiminuir o grau de proteçãoao meio ambiente”, acres-

centou.Desde setembro de

1991, a Ilha do Medo foi de-clarada pela Câmara Muni-cipal de Itaparica como umaEstação Ecológica, tornan-do-se a primeira da Baía deTodos os Santos. A iniciati-va foi do Grupo Ecológico doGermen, em parceria com oInstituto de Biologia da Uni-versidade Federal da Bahia.

O Tribunal Regional doTrabalho da 5ª Região(TRT5) lançou, na manhãde ontem (13/2), o seunovo portal(www.trt5.jus.br), queoferece uma série deserviços, como consulta deprocessos, notícias,orientações às partes eadvogados, pauta deaudiências, emissão deboletos para pagamento einformações sobre ofuncionamento e a gestãoda instituição. O portal, quefoi apresentado no auditóriodo Pleno, com aspresenças da presidente edo corregedor do Tribunal,desembargadores MariaAdna Aguiar e EsequiasOliveira, além de outrosmagistrados, incorpora oque há de mais modernonos protocolos deacessibilidade,responsividade elegibilidade, além de termais interação com asredes sociais.

Do ponto de vista doconteúdo a página lançadarepresenta um avanço

CONSULTA

Novo Portal do TRT5 já está disponível

também no quesitotransparência, resumindonum mesmo lugar todas asinformações sobre opatrimônio e a aplicaçãodos recursos públicos. Umlink inédito fornece acessoao Serviço de Informaçãoao Cidadão, exigência daLei de Acesso à Informação(Lei nº 12.527/2011), comorientações sobremecanismos de obtençãode dados pela sociedade.

Em seupronunciamento sobre o

lançamento do site, apresidente do Tribunalexplicou que já se fazianecessário um novo portal,pois nos últimos dez anosa telefonia móvel e ainternet passaram poravanços significativos,tanto em recursos quantoem desempenho. NaJustiça do Trabalho, aúltima década viu surgir eser implantado o ProcessoJudicial eletrônico, que seexpandiu por todas asinstâncias do JudiciárioTrabalhista. “No TRT da

Bahia, inovações como oalvará eletrônico e o TRT5-Mobile dão a tônica deuma época em que osserviços e as informaçõessão alcançados pela viavirtual, com economia detempo, papel e os maisvariados insumos, eaumento da produtividade”.Para a magistrada, o novoportal deve consolidartodas essas mudanças.

O portal conta com orecurso da responsividade,que permite que o layoutreconfigure-se nas telas dedispositivos móveis, comocelulares e tablets. Ainteração com as redessociais é tambémintensificada, tanto pelapossibilidade decompartilhamento deconteúdo como peladisponibilização de botõespara acesso a elas(Facebook, Youtube,Twitter e Flickr) em lugarde destaque. Um espaçoprivilegiado foi dado aosvídeos, com duas janelaspara exibição dos maisrecentes.

CONTEÚDO

O portal foi apresentado ontem às autoridades

DETRAN

Mototaxistas recebem cursode capacitação para o Carnaval

O mototaxista Edmilson Silva Santos, 41anos, se mostroumotivado ontem (13), naabertura do curso decapacitação doDepartamento Estadualde Trânsito da Bahia(Detran-BA) para osprofissionais do transportede passageiros que vãotrabalhar no Carnaval deSalvador. ”Estou muitofeliz em estar aquihoje, nesse momento derespeito à categoria. A credencial nos dará tranquilidade para mostrarao cidadão que fomoscapacitados para trabalharnos circuitos.Quero conduzir meucliente com a mesmasegurançaque pretendo chegar naminha casa”, ressaltou.

O curso acontece atésexta-feira (17), com duasturmas diárias e previsãode atender 1,2 milmototaxistas. Elesaprendemsobre legislação detrânsito atualizada,equipamentos obrigatórios

de segurança, direçãodefensiva e relaçõesinterpessoais. “ Temos apreocupação emaprimoraros conhecimentos dessesprofissionais. Elesprecisam ter plenascondições para enfrentara complexidade dotráfego e de se relacionarcom o público”, disse oinstrutor Ednei Rios.

O Detran vai capacitartambém taxistas,rodoviários e motoristasde trios elétricos e carrosde apoio, como parte dasações educativas doórgão que antecedem oCarnaval. ”O trabalho foiintensificado neste anopara alcançar um númeromaior de profissionaisque transportam foliões eartistas, como forma decontribuir para uma festasem acidentes. É umaprendizado que atualizao condutor sobre asregras e estimula oexercício da cidadania”,pontuou o diretor deEducação e Segurançapara o Trânsito do Detran,Carlos Moura.

Hospital de Juazeiro ofereceserviços na área de ortopedia

O Hospital Regional deJuazeiro, buscando ampliaro acesso e qualificar o aten-dimento aos usuários doSUS, passará a oferecer,desde ontem (13), consultasambulatoriais e cirurgias ele-tivas na especialidade deortopedia. Para o novo ser-viço de ortopedia no HRJserão disponibilizados trêsespecialistas em ortopediaque atenderão semanal-mente no ambulatório daunidade.

Segundo o Diretor Mé-dico e Científico do HRJ,José Antonio Bandeira, peloperfil da unidade, não have-rá atendimento emergencialem ortopedia, nem serãorealizados procedimentoscirúrgicos de emergência.“Nós somos referência ematendimentos de urgência/emergência clínicas e cirúr-gicas não traumáticas, narealização de cirurgias am-bulatoriais e no atendimen-to a pacientes oncológicos,

portadores de doenças infec-tocontagiosas e crônicas,por isso não realizaremosatendimento emergenciaisortopédicos,”, esclarece.

Para o Diretor Geral doHRJ, Lucas Chaves,o Hospital Regional de Jua-zeiro desempenha um papelde grande importância na re-gião do Vale do Médio SãoFrancisco. “Nós entendemosa grandiosidade do HRJ. Nos-sos esforços e responsabi-lidade com os usuários doSUS estão direcionados paraque a unidade atinja alto graude resolutividade e se torne referência no tratamento dediversas patologias. Nos em-penhamos para oferecer ser-viços de acordo com as ne-cessidades singulares decada pessoa em diferentesmomentos da sua vida, visan-do seu bem-estar, seguran-ça, autonomia e principal-mente o restabelecimento desua saúde”, destacou Cha-ves.

OBITUÁRIOCampo Santo1- Ducila Pereira Mendes, 76anos, natural de CampinaGrande, morreu no HospitalTereza de Lisieux2- Enrik de Souza leite, 19anos, natural de Salvador,morreu na Praia do Forte3- José Carlos Moreira deBrito, 66 anos, natural deSalvador, morreu no HospitalAristidez Maltez4- Marcos Antonio FonsecaCosta,46 anos, natural deSalvador, morreu no HospitalAlayde Costa5- Renilton Rafael da Cruz,57 anos, natural de Salvador,morreu no Hospital ErnestoSimões6 – Rui Graça de Aguiar, 73anos, natural de Ilhéus,morreu no Hospital SantaIzabel

Bosque da Paz1- Maria Ester de SouzaSantana, 77 anos, natural deItaberaba, morreu no Hospitaldo Subúrbio2- Valter Pedro dos SantosMonte, 62 anos, natural deSalvador, morreu no HospitalSanta Izabel3- Reinaldo Souza dosSantos, 32 anos, natural deSalvador, morreu naresidência4- Gerhard Heinz Abromeit,80 anos, natural da Alemanha,morreu no Hospital Português5- Noemia de Araujo SantaRita, 80 anos,natural de

Jardim da Saudade1- Orlando Borges deSouza, 94 anos, natural deSaubara, morreu no HospitalPortuguês2- Maria Luiza Barreto deSouza, 89 anos, natural deCachoeira, morreu no HospitalPortuguês3- Elvira Suarez Calazans, 87anos, natural de Salvador,morreu no HGES4- Bernadete Pereira, 62anos, natural de Salvador,morreu no Hospital Robertosantos5- Donaldo Fraser, 89 anos,natural de Salvador, morreu noHospital Tereza de Lisieux6- Terezinha Martins deHolanda Braga, 79 anos,natural de Fortaleza, morreu naFundação Bahiana deCardiologia7- Edalzina Cordeiro deOliveira Martins, 98 anos,natural de Monte Santo, morreuno Hospital São Rafael

Alagoinhas, morreu noHospital Tereza de Lisieux6- Maria Ligia GonçalvesAmorim, 51 anos, natural deConceição da Feira, morreuno Hospital do Subúrbio7- Ana Claudia Bispo dosSantos, 41 anos, natural deSalvador, morreu no HospitalSanto Antonio8- Jason Araújo deSantana, 55 anos, natural deParipiranga, morreu naresidência

Top Related