Transcript
Page 1: Festival do Negalho ajuda a reflorestar D.R. Praia da Tocha

QUARTA-FEIRA | 24 OUT 2018 | 15DiáriodeCoimbra

REGIÃO DAS BEIRAS Cantanhede | Mira

Abrigo deCarinho lançacampanhaA Abrigo de Carinho, com sedeem Mira, entidade cujo objec-tivo se centra na protecção ani-mal, encontra-se a dinamizaruma campanha denominada“Kit vacinação Natal”. «Apro-xima-se o tempo frio e com eleaumenta significativamente apossibilidade de os nossos ani-mais contraírem tosse do canil,uma doença grave que afectaas vias respiratórias e pode atéconduzir à morte». Nesse sen-tido, por um valor de 20 euros,custo do kit, será possível va-cinar os animais, garantindo,dessa forma, a sua protecçãoanual.|

Panela de Ferromostra saboresda GândaraSopa à lavrador, caldo verde,galo achanfanado, feijoada àgandaresa, rojões à Gira Sol eossos de ferro é a ementa quepoderá ser degustada na mos-tra de sabores da Gândara “Pa-nela de Ferro”, iniciativa quevai decorrer dia 3 de Novem-bro, no Pavilhão Multiusos deFebres. Os bilhetes podem seradquiridos na sede da Gira Sol,entidade organizadora, e nojardim-de-infância, pelo preçode 8 euros (adultos) e 5 euros(crianças). A animação está acargo de Amadeu Mota.|

Bombeirosassinalamaniversário

A Associação Humanitária dosBombeiros Voluntários deCantanhede comemora o seu116.º aniversário com um pro-grama que começa sábado, pe-las 21h00, com missa solenena Igreja Matriz de Cantanhedee prossegue domingo com al-vorada (8h00), hastear da ban-deira (9h00), romagem ao ce-mitério (9h15), recepção às en-tidades oficiais e sessão solene(10h30), bênção de viaturas(12h00) e almoço convívio(13h00).|

ESPECTÁCULO O Centro Pa-roquial S. Pedro, em Canta-nhede, vai ser palco no do-mingo (17h30) de um concertode fado que promete um finalde tarde de «fortes emoções»pelo menos, a julgar pela qua-lidade dos intervenientes nesteevento.

António Pinto Basto é o con-vidado especial de CarolinaPessoa e Nuno Sérgio para umconcerto que dará sequênciaaos espectáculos que a duplade fadistas tem levado a Can-tanhede, e que aposta no con-vite a intérpretes consagrados,como Vicente da Câmara, AnitaGuerreiro, Nuno da CâmaraPereira e Diamantina Rodri-gues.

Os dois fadistas cantanhe-denses avançam, assim, comum espectáculo desta natu-reza com o objectivo de pro-porcionar um «momento deencontro íntimo com umnome bem conhecido do pú-blico». A acompanhar os fa-distas estarão os músicos Ar-mindo Fernandes (guitarraportuguesa), Ni Ferreirinha(viola) e Ricardo Gomes (ca-jon e flauta transversal) e osbilhetes podem ser adquiridosno Centro Paroquial de SãoPedro, na Garrafeira “A AbbaBottle Sergio” (Rua dos Namo-rados) e no Posto de Turismo.As reservas podem ser feitasatravés do número 966 584592.|

Fado promete tardede “fortes emoções”

SENSIBILIZAÇÃO A Rede deBibliotecas de Mira vai avan-çar com a segunda fase deexecução do projecto “Esco-var na escola”, iniciativa quesurge no âmbito do programa“SOBE”, que visa promover asaúde oral. No ano lectivotransacto o Agrupamento deEscolas de Mira (AEM) formu-lou uma candidatura a esseprojecto e dado que a mesmafoi aprovada a Rede de Biblio-tecas de Mira recebeu, agora,os kits de saúde oral que irãopermitir dar sequência ao pro-grama.

Nesse seguimento, a enfer-meira Paula Castelhano, doCentro de Saúde de Mira, estáa deslocar-se a todos os jardins-de-infância e escolas do 1.º CEBdo AEM, procedendo, destaforma, à distribuição dos kits eincentivando à sua progressivautilização depois de uma refei-ção escolar.

Na sequência do desenvolvi-mento do Programa de Pro-

moção da Saúde Oral, o projeto“SOBE” definiu como objectivocentral «conceber e executarestratégias de promoção da lei-tura e da escrita, bem como,através das suas bibliotecas, au-mentar a qualidade da divul-gação e da informação no uni-verso das escolas».

A vocação do “SOBE” é fazercom que a integração da temá-tica da saúde oral nos currícu-los escolares se torne «inevitá-vel», permitindo abordar os di-ferentes temas de uma formamais «rica, competente e efi-caz».

A ideia base permanece naactual edição, ou seja, «fazeruma abordagem transversal aocurrículo escolar, integrando asaúde oral». Apostando na al-teração dos comportamentosligados à saúde oral, foram «re-criadas ideias para a elabora-ção de novos materiais, activi-dades de leitura mais atractivase estratégias de aprendizagemdivertidas».|

Mira avança com projecto“Escovar na escola”

Kits começaram a chegar às Bibliotecas Escolares

Festival do Negalhoajuda a reflorestarPraia da TochaMurtede Evento dedicado à iguaria decorre entre sexta-feirae domingo na Associação Cultural e Recreativa de Enxofães

Ricardo Busano

A X edição do Festival do Nega-lho da Bairrada, organizada pelaAssociação Cultural e Recrea-tiva de Enxofães (ACRE), fre-guesia de Murtede (Canta-nhede), que decorre entre sexta-feira e domingo, reveste-se deenorme importância para a lo-calidade, tendo em conta que amostra gastronómica atrai mi-lhares de visitantes que chegampara degustar esta iguaria tra-dicional. No entanto, este ano, aorganização está a prepararuma actividade de carácter am-biental, uma vez que o eventoservirá, igualmente, para ajudara reflorestar a Praia da Tocha,devastada após os incêndios deOutubro de 2017.

«Numa parceria entre a ACRE,a OFA e a Junta da Tocha vamospegar numa “fatia do bolo” doalmoço que realizamos para ascerca de 140/150 pessoas queauxiliam na preparação doevento e vamos plantar pinhei-ros mansos», referiu SérgioMaia.

O presidente da ACRE esperaa passagem, ao longo das trêsrefeições servidas – jantar desexta-feira e almoço de sábadoe domingo -, de cerca de «1500pessoas», o que equivale, diz oresponsável, «à confecção de3200 a 3500 negalhos». Nestemomento, «já estão preparadas2200 iguarias», elaboradas pelaACRE, todavia, a colectividadetem uma parceria firmada comos restaurantes “A Gruta” e Ca-bana do Pastor para confeccio-nar a iguaria.

O preço da refeição, que incluiprato (dois negalhos), guarnição,pão e bebidas, «será fixo e de-verá rondar os 10 euros», sendoque quem quiser repetir «ape-nas paga o negalho».

Sérgio Maia revela tambémque a organização irá ter, como“aperitivo”, uma vez que não

fará parte da ementa, a pizzade negalho, ao mesmo tempoque o almoço de domingo terácozido à portuguesa mas sem-pre com o respectivo negalhocozido, prato, afirma o respon-sável, «muito usual antiga-mente».

Este modelo de festival em pa-vilhão «tem dado resultados po-sitivos», o que se verifica pela«importância crescente desteevento no panorama das mos-tras gastronómicas regionais,pelo enorme afluxo de visitantese pelo crescimento da iniciativa,com pratos cada vez mais bemelaborados». Todavia, SérgioMaia gostaria de ter «um espaçomaior e dar mais requinte aoevento», podendo, dessa forma,«dar mais atenção às pessoas».

Sérgio Maia recorda que o fes-tival começou porque «não erausual encontrar o negalho daBairrada nos restaurantes», con-tudo, actualmente, «já é possívelencontrar a iguaria nesses es-paços», sinal que o evento «con-segue atingir os seus objectivospromocionais».|

Preço da refeição, queinclui prato (dois nega-lhos), guarnição, pãoe bebidas, “será fixoe rondará 10 euros”

A preparação do negalho da Bairrada tem ingredientes que tornam a iguaria diferenciadora

D.R.

D.R.

Top Related