Transcript
Page 1: EXPANSÃO IMOBILIÁRIA NOVOS BAIRROS - ijsn.es.gov.br · A Serra já tem projetos para o entorno da BR 101 “Meu sonho era alugar uma loja nesse centro comercial e abrir uma pizzaria”

44 DINHEIROA GAZETA DOMINGO, 24 DE MARÇO DE 2013

EXPANSÃO IMOBILIÁRIA

Quatorze regiões em crescimento imobiliário em Vila Velha, Serra eCariacica devem atrair mais de 4 mil empresas de comércio e serviços

NOVOS BAIRROS35 NEGÓCIOSPARA LUCRAR

BERNARDO COUTINHO

A jornalista Huslana Loss montou uma delicatéssen no seu próprio bairro

MIKAELLA [email protected]

Um condomínio surge emmeio a uma área deserta.Em volta do empreendi-mento,aospoucos,ruassãopavimentadas.Eantesmes-moqueoresidencial recebaosprimeirosmoradores,pe-quenos centros comerciaissãolevantados.Aregiãoan-tes vista como um matagalpassa a ter um ar de bairro.

Quando as famílias semudam para o novo lar, aárea, considerada por mui-tossempotencialeconômi-co, começa a abrigar pe-quenas empresas dos seto-res de comércio e serviços.

Essa situação de cresci-mento está sendo vivencia-daem14bairrosdaSerra,deCariacicaedeVilaVelha,quehoje concentram grandeparte dos investimentosimobiliáriosdaGrandeVitó-ria.Eorumodocrescimentolevaconsigomuitas chancesde ganhar dinheiro. A im-plantação desses residen-ciaisdeveatrairmaisde4milnovos negócios.

Dados do Censo Imobi-liário do Sinduscon de no-vembro do ano passadomostram que, nessas áreas,foram entregues, em 2012,mais de 3 mil unidades, eelasaindacontêmoutros17mil imóveis em construção.

Essas localidades, emprocesso de consolidação,sãoideaisparareceberpelomenos35tiposdenegóciosconvencionais e inovado-res, segundo o especialistaem negócios Eduardo Mo-reira, do Sebrae/ES.

“Nas regiões em cresci-mento, apesar de o risco sermaior, o empreendedor tema chance de crescer, pois há

escassez de tudo, de lojasconservadoras, como mer-cados, padarias e farmácias.Porém são também interes-santes para negócios inova-dores. Por isso, se houverplanejamento, o empreen-dedortemgrandechancedesucesso”, explica Moreira.

LOCAISEm Vila Velha, o eixo de

avanço econômico está emItaparica, Parque das Gaivo-tas e Novo México. Commais de 7 mil imóveis emconstrução, os bairros tam-bématraemshoppingsega-nham aos poucos novos co-mércios e serviços.

Na Serra, o crescimentose concentra próximo ao li-toral e da região de Laran-jeiras. O secretário de De-senvolvimento Econômicoda cidade, Everaldo Colo-

detti, afirma que o municí-pio tem se preparado pararecepcionar os novos em-preendedores. A prefeituratem oferecido atendimen-tos nos bairros e apresen-tando as possibilidades decrédito para interessadosem abrir empresas, princi-palmentenos setoresdeco-mércio e serviços.

“A preocupação em in-centivaraaberturadenegó-ciosnessesnovosbairroses-tá relacionada até com aquestão da mobilidade. Éimportante que as pessoasconsumam em seus bairrosparaevitardeslocamentoseprejuízos ao trânsito”, diz.

Um bairro nessa situaçãoé Colina de Laranjeiras, naSerra. A região, em menosdecincoanos,recebeuváriosprojetosdeconstrutorasevi-venciaaconstruçãodeshop-

ping e novos condomínios.Por ser uma região pro-

missora, moradores dobairro são estimulados aabrir negócios. A jornalistaHuslanaLossquisseanteci-paraosinvestimentosnare-gião. Ela abriu a delicatés-senSãoValentim,especiali-zada em vinho, queijo, cer-vejaartesanalamadurecidaem barril de uísque, geleiase biscoitos incrementados.

“Quandovimmoraraqui,há dois anos, não tinha ne-nhum lugar para comprarum queijo gorgonzola. En-tão,pesquiseiotipodenegó-cio que poderia agradar aosmoradores e fiz a delicatés-sen, que tem uma adega cli-matizada, entrega a cervejaeovinhonopontocertoparao consumo. Muitas pessoasgostaramdomeuestabeleci-mento e o consideram umespaço aconchegante”.

Huslana conta que abriuonegócioháumanoenumponto comercial que nin-guém queria. Depois que oSão Valentin passou a fun-cionar, outros dois comér-cios foram criados ao lado,uma mercearia e uma lojade móveis de marcenaria.Na mesma rua, também es-táemconstruçãoumcentrocomercial e, próximo ao lo-cal, foram abertos restau-rantes e um hortifrúti, queentrega as compras na casadas pessoas. “Ainda há umagrande carência, de negó-cios, como uma lotérica”.

O presidente da Agênciade Desenvolvimento dasMicro e Pequenas Empre-sas, Pedro Rigo, explica queosbairrosemformaçãocon-tribuemparaqueosempre-endedores cresçam juntocom o mercado imobiliário.

“É interessanteverque,nes-ses bairros, os empreende-dores têm inovado para sa-tisfazer o público e, para is-so, investem em negóciosinovadores, que, às vezes,não existem nem nas re-giões já mais conhecidas”.

CENTRO COMERCIALSegundoopresidentedo

Sinduscon, Aristóteles Pas-sos Costa Neto, em algunsempreendimentos,tantodeprédios quanto de casas, asconstrutoras têm optadopor edificar também cen-troscomerciais.“Oquecha-ma empresas é a quantida-de de morador. Muitos ne-gócios serão criados”, diz.

Um exemplo de condo-mínio que conta com umcentro comercial de apoio éo do condomínio Vilas doMar,naPraiadaBaleia,pró-ximo a Manguinhos. Aconstrutora Rossi terminoua obra do espaço, que tem14lojase29salas.Osdonosdosimóveisaguardaminte-ressados em alugá-los.

O casal Bruna Gouveia eWilliam Leandro mora, háum ano, no condomínio.Mas, mesmo gostando datranquilidadedobairro, elessentem falta de um comér-cio. Para atender às necessi-dades de alimentação dosmoradores do condomínio,Brunacomeçouafabricarpi-zza caseira e chega a venderdez produtos por dia. “Meusonho era alugar uma lojanesse centro comercial eabrir uma pizzaria”, contaBruna.Elaesperaquelogoominishoppingestejaemfun-cionamento. “Como não te-mosnadafuncionandoaqui,temos que comprar até pãoem Laranjeiras”, diz.

OPORTUNIDADES

“As empresas quepodem ser criadascorrespondem a20% dos imóveisem construção”PEDRO RIGOPRESIDENTE DA ADERES

1 ou 2vagas de empregoNegócios, formais ou in-formais, vão abrir uma ouduas vagas de trabalho.

Documento:AG24CA044;Página:1;Formato:(274.11 x 382.06 mm);Chapa:Composto;Data:23 de Mar de 2013 13:12:45

Page 2: EXPANSÃO IMOBILIÁRIA NOVOS BAIRROS - ijsn.es.gov.br · A Serra já tem projetos para o entorno da BR 101 “Meu sonho era alugar uma loja nesse centro comercial e abrir uma pizzaria”

DINHEIRO45DOMINGO, 24 DE MARÇO DE 2013 A GAZETA

Prefeituras querem darnovo conceito às cidades

Em Cariacica, a prefei-tura prepara projetos paraque novos eixos econômi-cos e imobiliários surjamno município. A ideia étransformar áreas ruraisem bairros que vão aten-der, principalmente, aopúblico das classes C e D.

Segundo o secretário dePlanejamento, Juarez Tá-volaRamos, foi feitoumle-vantamento sobre as po-tencialidades de Cariacica.

Hoje, segundo ele, re-giõesquevivemprocessodecrescimento imobiliário ecomercial estão em volta deCampoGrande,daBR262eda Rodovia Leste Oeste.

E a situação vai ficarainda mais intensificadacom a implementação doprojeto urbanístico reali-zado pelo arquiteto JaimeLerner. O objetivo é trans-formar a BR 262 em áreanobre para receber inves-timentos imobiliários etambém novas empresas.

“Além desse projeto,

identificamos 13 áreas pro-pícias para o desenvolvi-mento de residenciais, in-dustriais e comerciais”, diz.

O estudo foi feito pelassecretarias de Planeja-mento, DesenvolvimentoEconômico e pela Compa-nhia de Desenvolvimentoda Cidade.

MESTRE ÁLVAROAssim como Cariacica, a

Serratambémelaborouumprojeto com Jaime Lernerparadarumanovacaraàci-dade e atrair mais empre-endimentos imobiliários eproporcionar a abertura denovas empresas. A propos-ta pretende levar investi-mentos para regiões poucoocupadas, como o entornodo Mestre Álvaro. A secre-tária de DesenvolvimentoUrbano, Ana Cláudia Buf-fon, as diretrizes traçadaspelo plano já têm sido ado-tadas por várias empresasdo setores imobiliários, ho-teleiros e até industriais.

DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DA SERRA

A Serra já tem projetos para o entorno da BR 101

“Meu sonho eraalugar uma loja nessecentro comercial eabrir uma pizzaria”BRUNA GOUVEIAMORADORA DE UMCONDOMÍNIO EMMANGUINHOS. NA FOTO,ELA ESTÁ AO LADO DOMARIDO, WILLIAMLEANDRO. O CASAL FAZPIZZA ARTESANAL, NACOZINHA DOAPARTAMENTO.

BERNARDO COUTINHO

Documento:AG24CA045;Página:1;Formato:(274.11 x 382.06 mm);Chapa:Composto;Data:23 de Mar de 2013 13:19:18


Top Related