Transcript
Page 1: Edital assistente de gestão de informação estatístico

Programa de las Naciones Unidas para los Asentamientos Humanos

Rumania, 20. Rio de Janeiro, Brasil. CEP 22240-140

Tel: +55-21 3235-8550, Fax: +55-21 3235-8566

[email protected], www.onuhabitat.org

ANUNCIO DE VAGA

Organização ONU-HABITAT / ROLAC Título do Projeto UPP Social: Reintegração Social das Áreas Pacificadas Designação funcional Assistente de Gestão de Informação - Estatístico Tipo de contrato Consultoria (normas das Nações Unidas / mensais) Data de início Outubro de 2012 Local de trabalho Escritório do IPP Horário de trabalho 09:00 às 18:00

1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO

Contratação de serviço de consultoria de pessoa física para o cargo de Assistente de Gestão de Informação (Estatístico) para o projeto acima indicado.

2. CONTEXTO

A Cidade do Rio de Janeiro experimenta atualmente um processo de revitalização urbana, social e econômica. Dentre os elementos que viabilizaram esta escalada, destacam-se o alinhamento político institucional entre as esferas de governo no país, assim como o crescimento econômico vivenciado pela cidade. Adicionalmente, a escolha do Rio de Janeiro como sede da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 proporciona um momento único de projeção nacional e internacional.

Este contexto foi também evidenciado pela política de segurança pública conduzida pela Secretaria Estadual de Segurança do Rio de Janeiro através da criação de Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs, cujo objetivo principal é a retomada do controle territorial e a pacificação de comunidades anteriormente dominadas por facções criminosas e grupos armados ilegais.

Em dezembro de 2008, foi implantada a primeira UPP e hoje já existem, distribuídas por diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro, vinte e oito unidades: Santa Marta, Batan, Cidade de Deus, Babilônia/Chapéu Mangueira, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, Tabajaras/Cabritos, Providência, Mangueira, Borel, Formiga, Andaraí, Salgueiro, Turano, Macacos, São João, Prazeres/Escondidinho, Coroa/Fallet-Fogueteiro, São Carlos, Vidigal, Fazendinha, Nova Brasília, Adeus/Baiana, Alemão, Chatuba, Fé/Sereno, Parque Proletário da Penha, Vila Cruzeiro e Rocinha.

Deste cenário surgiu, portanto, a necessidade de complementar as ações de segurança de forma a promover o desenvolvimento local dos territórios pacificados e possibilitar a sua plena integração ao conjunto da cidade. Com esta missão foi criada a UPP Social, programa pautado em um modelo inovador de gestão pública para a coordenação de investimentos e políticas municipais, e para a sua articulação com ações de outras esferas de governo, do setor privado e da sociedade civil, garantindo a integração e intersetorialidade de políticas sociais, urbanas e de promoção da cidadania nos territórios pacificados.

Page 2: Edital assistente de gestão de informação estatístico

Page 2 of 3

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-HABITAT, é a Agência da ONU com o mandato de promover cidades social e ambientalmente sustentáveis com o objetivo de prover moradia adequada para todos e todas. A partir da parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, o ONU-HABITAT está apoiando desde Maio de 2011 a implementação do Programa UPP Social.

A supervisão e orientação estratégica do Programa são de responsabilidade do Comitê Gestor, formado pelo ONU-HABITAT e pelo IPP.

3. OBJETIVO E RESULTADOS ESPERADOS

O objetivo geral do projeto é fortalecer as capacidades de gestão da UPP Social para complementar

as ações de segurança pública, de forma a promover o desenvolvimento local dos territórios pacificados e possibilitar a sua plena integração ao conjunto da cidade.

O objetivo desta consultoria é a apoiar a Coordenação Geral do projeto no que tange à gestão das informações gerais e territoriais a serem coletadas e analisadas.

4. ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES

O Assistente de Gestão de Informação será responsável pelas seguintes atividades: - Acompanhar os estudos e pesquisas relacionados aos territórios; principalmente para os aspectos socioeconômicos dos territórios.

- Pesquisar e agregar dados, informações e estatísticas disponíveis sobre os territórios de abrangência do programa;

- Elaborar relatórios de diagnóstico e análise sobre os territórios;

5. SUPERVISÃO DO TRABALHO

A supervisão do trabalho será realizada diretamente pela Coordenação Geral do projeto. Adicionalmente, será conduzida também pelo Escritório Regional para América Latina e o Caribe do ONU-HABITAT, em permanente diálogo com o IPP.

6. PERFIL DO (A) CONSULTOR (A) A consultora ou consultor deve contar, no mínimo, com o seguinte perfil profissional: Qualificação técnica acadêmica na área de estatística, mestrado será considerado uma vantagem;

Experiência profissional em processamento de dados com pacotes estatísticos (SAS, SPSS, R, ou STATA)

Conhecimentos de pesquisas domiciliares e econômicas produzidas pelo IBGE e familiarização com dados administrativos (RAIS, CAGED, SIM, SINASC).

Habilidade em planejamento de coleta de dados, pesquisa, tratamento e análise de informações com diferentes graus de complexidade, assim como na produção de relatórios e papers.

Inglês e espanhol avançados serão considerados, além do português;

Trabalho prévio com alguma Agência da ONU será uma vantagem.

Page 3: Edital assistente de gestão de informação estatístico

Page 3 of 3

7. HONORÁRIOS

Em função da experiência e os méritos profissionais.

CVs e Carta de Apresentação devem ser

enviados para [email protected] até o

dia 25 de setembro de 2012 com o assunto

de e-mail: BRA 2012 EDITAL 56


Top Related