Transcript
Page 1: Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos

Page 2: Classificação dos seres vivos

IntroduçãoAs primeiras formas de classificação baseavam-se em detalhes superficiais ou usavam poucos critérios, dando margem para muitos erros. Esses sistemas eram chamados sistemas de classificação artificial.• Aristóteles: Distribuía os organismos em aquáticos, terrestres e aéreos.• Santo Agostinho: Classificava em úteis, nocivos e indiferentes.Carl von Linné, ou Lineu, criou o primeiro sistema de classificação mais elaborado e com base científica. Ele se baseava em padrões anatômicos e de organização corporal e é considerado um sistema de classificação biológica natural. Porém, Lineu não procurava estabelecer parentesco evolutivo entre as espécies, pois ele era adepto da teoria fixista – Os seres vivos foram criados por uma entidade divina, mantendo-se inalterados desde então.

Page 3: Classificação dos seres vivos

Taxonomia e Sistemática• Taxonomia: Parte da biologia

voltada para a identificação, nomenclatura e classificação hierárquica.

Táxon: Qualquer agrupamento de indivíduos baseados em semelhanças.• Sistemática: Tem o objetivo

de estudar e compreender a diversidade da vida, evidenciando os parentescos evolutivos por meio de diagramas (filogenias), que relaciona a sequência de surgimento das espécies atuais e as relações com seus ancestrais já extintos.

Page 4: Classificação dos seres vivos
Page 5: Classificação dos seres vivos

O sistema de classificação de LineuLineu apresentou um sistema de classificação biológico baseado na comparação entre características físicas e semelhanças estruturais relevantes.No sistema de classificação proposto por Lineu, os seres vivos foram dispostos em categorias hierárquicas. A unidade básica de classificação era a espécie, depois estabeleceu o gênero (agrupamento de espécies semelhantes), ordem (gêneros semelhantes), classe (ordens semelhantes) e reino (classes semelhantes). Assim, ele considerava cinco categorias de classificação.A utilização desse sistema possibilitou que os pesquisadores padronizassem a nomenclatura dos seres vivos, independentemente do idioma ou das diferenças de nomes populares empregados em diferentes regiões de um país.

Espécie

Gênero

Ordem

Classe

Reino

Page 6: Classificação dos seres vivos

Classificação atual dos seres vivosOs grupos propostos por Lineu foram ampliados e mais surgiram. As modificações ocorreram devido à aceitação das ideias evolutivas.Essa forma de classificação mostra claramente as correlações evolutivas existentes entre as mais diferentes formas de vida. Foram acrescentadas duas categorias – filo e família.

Espécie

Gênero

Família

Ordem

Classe

Filo

Reino

Page 7: Classificação dos seres vivos

Sistemas de classificação natural• Ernst Haeckel: Seu sistema apresentava três reinos – Animal, Vegetal e

Protista. Nesse último reino, ficavam seres com características tanto animal, quanto vegetal; Daí surgiram dúvidas quanto à correta classificação das bactérias e dos fungos.

• Copeland: Com o aperfeiçoamento do microscópio, tornou-se óbvio que havia organismo que não se encaixavam nos três reinos; Criando, assim, o quarto reino – Monera.

• Whittaker: Utilizando evidências bioquímicas, genéticas e evolutivas, desenvolveu um sistema com cinco reinos – Monera, Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Esse sistema de classificação possui bases evolutivas e filogenéticas; Demonstrando que a diversidade dos seres vivos existentes hoje é resultante de processos biológicos de especiação.

Page 8: Classificação dos seres vivos
Page 9: Classificação dos seres vivos
Page 10: Classificação dos seres vivos

Novos grupos de classificaçãoEvidências moleculares, sugerem que o esquema de cinco reinos também é muito simples. Alguns biológos acreditam que o reino Monera demonstra ser formado por dois grupos bioquimicamente muito distintos de organismos procariontes: As arqueas e as eubactérias. Criando um nível maior e superior ao reino, o domínio. São três – Bacteria, Archaea e o Eukarya.

Page 11: Classificação dos seres vivos

Nomenclatura dos seres vivosPara descrever qualquer nova espécie, uma série de regras devem ser seguidas.• O idioma empregado deve ser latim.• Sempre são utilizadas duas palavras (sistema binomial). A primeira é o

epíteto genérico, que se refere ao gênero, deve ser escrito com a primeira letra maiúscula. A segunda palavra refere-se ao epíteto específico, a espécie, sendo escrito com a primeira letra minúscula.

• Ambos os termos devem ser destacados do restante do texto. Esses destaques podem ser feito colocando o binômio em itálico, negrito ou sublinhado.

• O nome genérico pode ser escrito sozinho, caso venha acompanhado de uma abreviatura. Basta acrescentar a abreviatura “sp” após o gênero, quando for se referir a várias espécies de um gênero, deve-se acrescentar a abreviatura “spp”.

Page 12: Classificação dos seres vivos

• O epíteto específico nunca deve ser escrito sozinho. Isso evita que ocorra confusão, pois refere-se à espécie e pode ser comum a diferentes espécies de organismos.

• Ao aparecer pela primeira vez no texto, o nome científico deve ser escrito de forma completa. Nas outras vezes que aparecer, o epíteto genérico pode ser abreviado. Ex – H. sapiens.

Page 13: Classificação dos seres vivos

Os cinco reinos

Reino Representantes e Características

MoneraBactérias e Arqueobactérias; São

unicelulares e procariontes, podem ser autótrofas ou heterótrofas.

ProtoctistaProtozoários e Algas; São eucariontes e heterótrofos ou autótrofos. Podem ser

uni ou pluricelulares.

Fungi Fungos; São eucariontes, uni ou pluricelulares e heterótrofos.

Plantae Plantas; São eucariontes, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.

Animalia Animais; São eucariontes, multicelulares e heterotróficos.

Page 14: Classificação dos seres vivos

Os vírus, por outro lado, não estão incluídos em nenhum dos cincos reinos, pois são acelulares e constituídos basicamente por uma ou poucas moléculas de ácidos nucleicos envoltas por moléculas de proteínas. A ausência de célula faz dos vírus parasitas intracelulares obrigatórios.

Reino Célula Nutrição Organização Reprodução Mobilidade

Monera Procariótica Absortiva ou fotossintética

Unicelular ou colonial.

Assexual por fissão

Movéis – Flagelos

Protoctista Eucariótica Fotossintética Unicelular Sexual ou Assexual

Imóveis ou Móveis

Plantae Eucariótica Fotossintética Multicelular Sexual ou Assexual Imóveis

Fungi Eucariótica Absortiva Multicelular Sexual ou Assexual Imóveis

Animalia Eucariótica Ingestiva Multicelular SexualMóveis –

Fibras contráteis


Top Related