Transcript
Page 1: Citações e referências

Citações e Referências

ABNT 10520/2002ABNT 6023/2002

Prof.ª Mestra Tânia Stoffel

Page 2: Citações e referências

Citação é a menção, no texto, de uma

informação extraída de outra fonte. O Autor utiliza-se de um texto original para extrair a citação, podendo ser reproduzido literalmente (citação direta, literal ou textual), interpretando, resumindo ou traduzindo (citação indireta ou livre), ou uma informação extraída de uma fonte intermediária (citação de citação).

Citações

Page 3: Citações e referências

No caso de citação textual curta – de até

três linhas -, esta vem incorporada ao parágrafo e entre aspas. Quando o nome do(s) autor(es) citado(s) ou o(s) título(s) da obra citada estiver(em) incluídos na sentença, apenas a data e a(s) página(s) são incluídas entre parênteses.

Citação direta curta

Page 4: Citações e referências

Exemplo:

Um projeto de consultoria pode ser visto como um estudo de caso, um projeto de pesquisa. É preciso diagnosticar o problema, levantar hipóteses para a sua solução e desenvolvê-las. A grande diferença entre os “problemas técnicos, que são tratados no dia a dia, e um problema de pesquisa é a de que os primeiros já têm sua solução [...]. Pesquisa-se para buscar respostas àqueles que ainda não as tem” (OLIVEIRA, 2003, xi).

Citação direta curta

Page 5: Citações e referências

No caso de citação longa – com

mais de três linhas – esta deve aparecer em parágrafo isolado, entrelinhas em espaço simples, utilizando-se recuo de 4 cm da margem esquerda, com o corpo da letra menor (11) que o texto, sem as aspas, terminando na margem direita do trabalho, justificado.

Citação direta longa

Page 6: Citações e referências

Exemplo 1:Acerca da importância do estudo metodológico, observo que 

Precisamos estudar metodologia para que nossa profissão evolua consistentemente, descobrindo respostas para as necessidades destes novos tempos, com a rapidez, a eficiência e eficácia necessárias. Assim, garantimos que continuaremos a agregar valor à sociedade, seja como auditores, trabalhando nas empresas, ou como consultores independentes. (OLIVEIRA, 2003, xii)

Citação direta longa

Page 7: Citações e referências

Exemplo 2:

E ainda, relembrar, de acordo com Oliveira (2003, p. 7), que 

A contabilidade é uma ciência antiga, que atende a um instinto básico do homem, a busca da prosperidade. Sempre terá lugar na cultura humana, pois está ligada à sua segurança e sobrevivência. E esta ligação vem desde o começo dos tempos, quando o capital não era mais do que o alimento disponível para um homem e sua família.

 

Citação direta longa

Page 8: Citações e referências

Quando o autor não se utiliza do texto original, mas de uma citação feita numa obra consultada, a citação pode ser reproduzida literalmente ou interpretada, resumida ou traduzida. Esse tipo de citação deve ser evitado ao máximo, já que a obra final não foi consultada e há risco de má interpretação e incorreções.

Neste caso, usa-se a expressão latina apud ou sua tradução em português – “citado por” -, seguida da indicação da fonte secundária efetivamente consultada.

Citação de citação (apud)

Page 9: Citações e referências

Exemplo 1: Segundo Rudio (1998, apud SILVA, 2010, p. 44) o

interesse pelo assunto a ser pesquisado deve ser motivado por “curiosidade intelectual, desejo de ampliar o conhecimento científico, tentativa de resolver uma questão de ordem prática, ganho financeiro, etc.”

Exemplo 2: Os principais elementos da metodologia são a

“definição da amostragem, a coleta de dados, organização e análise de dados” (MINAYO, 2002, p. 43 apud SILVA, 2010, p. 53).

Citação de citação (apud)

Page 10: Citações e referências

Exemplo 3: Formular o problema da pesquisa é uma tarefa

árdua. De modo específico:

Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objetivo da formulação do problema da pesquisa é torná-lo individualizado, específico, inconfundível. (RÚDIO, 1998, p. 94, apud SILVA, 2010, p. 46)

Citação de citação (apud)

Page 11: Citações e referências

Antes do ano 2000, as Referências eram

denominadas Referências Bibliográficas; a mudança se deu porque atualmente não se usa apenas livros como fonte de pesquisa bibliográfica, tendo outros tipos de documentação referenciada e impressa.

Deve-se tomar o máximo de cuidado ao relacionar as referências consultadas: todas as citações que aparecem no texto deverão constar na lista de Referências, e todo material referenciado deverá ter sido utilizado no texto, seja em citações diretas ou indiretas.

Referências

Page 12: Citações e referências

Alguns elementos são essenciais nas

Referências. São eles: autor (es), título, local de edição, editora e data da publicação. Os títulos das obras deverão ser destacados (negrito, itálico ou sublinhado), optando-se por uma apenas uma forma de destaque que deve ser utilizado em todas as referências.

Referências

Page 13: Citações e referências

a) Livros  SOBRENOME DO AUTOR, Prenome ou iniciais.

Título do livro. Edição. Local: Editora, data.

1) Um autor SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do

trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.  

Referências

Page 14: Citações e referências

2) Dois autores LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de

Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. Número de Chamada: 001.8 R934m 5 ed.

 3) Três autores IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. FARIA,

Ana Cristian de. Introdução à teoria da contabilidade: para o nível de graduação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 288 p.

Referências

Page 15: Citações e referências

 4) Mais de três autores Havendo mais de três autores pode-se indicar o

primeiro autor, seguido da expressão latina et al. (et alii). No caso de projetos de pesquisa, relatórios, etc., onde é indispensável certificar a autoria, pode-se citar o nome de todos (NBR 6023:2002).

IUDÍCIBUS, Sérgio de, et al .Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC. FIPECAFI, FEA/USP. São Paulo : Atlas, 2010.

Referências

Page 16: Citações e referências

b) Capítulo de livro 1) Quando o autor do capítulo não for o autor do livro SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome. Título do

capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome. Título do livro. Edição. Local: Editora, data. Página inicial e final do capítulo.

Exemplo: LEONARDI, Maria Lúcia Azevedo. A sociedade global e a

questão ambiental. In: CAVALCANTI, Clóvis (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. 3. ed. São Paulo: Cortes Editora, 2001. p. 195-207. 

Referências

Page 17: Citações e referências

b) Capítulo de livro 2) Quando o autor do capítulo é o próprio autor do livro SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome.

Título do capítulo. In: ______. Título do livro. Edição. Local: Editora, data. Página inicial e final do capítulo.

Exemplo: SOUZA, João de. A importância de Rousseau. In:

______.História da Educação. São Paulo: Ed. Moderna, 1999. p. 37-51.

Referências

Page 18: Citações e referências

c) Trabalhos acadêmicos, dissertações, teses SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Data.

Número de páginas. Tese ou dissertação (Grau e área) - Unidade de Ensino, Instituição, local e a data de defesa.

  1) Trabalho acadêmico Exemplo: STOFFEL, Tânia Maria. Dimensionamento e

análise do capital de giro em uma micro empresa de confecção. 2007. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Rondonópolis, 2007.

 

Referências

Page 19: Citações e referências

c) Trabalhos acadêmicos, dissertações, teses 2) Dissertação Exemplo:

STOFFEL, Tânia Maria. Formação do professor-gestor para o exercício da gestão escolar . 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. Rondonópolis, MT : UFMT, 2012.

Referências

Page 20: Citações e referências

c) Trabalhos acadêmicos, dissertações, teses 3) Tese Exemplo:

RODRIGUES, Sílvia de Fátima Pilegi. Práticas de Formação Contínua em Mato Grosso- da autonomia professoral à prescrição da política estatal. São Paulo, 2004. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2004.

Referências

Page 21: Citações e referências

d) Trabalhos apresentados em congressos, seminários, etc. SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do trabalho.

In: CONGRESSO, número, ano, local. Título da publicação. Local: Editora, data. Página inicial e final do trabalho.

Exemplo: STOFFEL, T. M., ACUNA, B. C. M., NIVEIROS, S. I. Capital de Giro:

Um Estudo Aplicado a uma Micro Empresa de Confecções no Sul de Mato Grosso. In: 2º CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 2008, Florianópolis-SC. ANAIS DO CONGRESSO. FLORIANÓPOLIS - SC: UFSC, 2008. v.1. p.58 - 58

 

Referências

Page 22: Citações e referências

Citar e referenciar simultaneamente No fichamento, iniciar com a referência da obra Se fotocopiar, acrescentar sempre a ficha

bibliográfica da obra

A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído. Confúcio

Recomendo

Page 23: Citações e referências

COSTA, Edilson da. Métodos e técnicas de pesquisaDisponível em: http://www.faculdadeexpoente.edu.br/upload/noticiasarquivos/1209602879.DOC. Acesso em 07 Abril 2012.

OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2003. 177 p.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade: Orientações de Estudos, Projetos, Artigos, relatórios, Monografias, Dissertações e Teses. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p.

REFERÊNCIAS


Top Related