Transcript
Page 1: Bolsista: Cíntia Corrêa da Fonseca Orientadora: Dra. Profa. Raquel Stela de Sá

A REPRESENTAÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVEM NESTAS REPRESENTAÇÕESnto a que pertence o trabalho.

Bolsista: Cíntia Corrêa da FonsecaOrientadora: Dra. Profa. Raquel Stela de Sá Curso e campus a que pertence: Unisul Virtual- Grande Florianópolis

IntroduçãoO projeto de pesquisa em questão aborda as múltiplas linguagens que se desenvolvem na representação dos papéis sociais na brincadeiras de faz-de-conta.

ObjetivosAnalisar as representações dos papéis sociais e as múltiplas linguagens das crianças da Educação Infantil, identificadas nas suas brincadeiras de faz-de-conta.

MetodologiaA metodologia utilizada priorizou a pesquisa qualitativa junto com o trabalho de campo na creche municipal Nagib Jabor em Florianópolis.

ResultadosOs resultados desta pesquisa envolvem o registro do trabalho de campo feito através de diário de campo, fotografias e filmagem.

ConclusõesA brincadeira de faz-de-conta proporciona à criança desenvolver múltiplas linguagens, através do faz-de-conta; estudos sobre inteligência da criança podem ser estudados através das brincadeiras.

Bibliografia

FRIEDMANN, Adriana. O universo simbólico da criança. São Paulo: Vozes, 2005.KISHIMOTO, Tisuko M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.MINAYO, Maria Cecília de S. Pesquisa social. 21 ed. Petrópolis,RJ: Editora Vozes, 2002

Apoio Financeiro: Unisul

Ciências Humanas

Top Related