Transcript
Page 1: Boletim Informativo 10 (abril)

Paróquia Nossa Senhora Da Esperança Pág. 1

B o l e t i m I n f o r m a t i v o Diocese de Campo Limpo – SP

Rua Oliver Bachelim, 08 – Jd. Alto da Riviera/SP – CEP: 04929-170 Tel.: 5831 – 5247

“Nossa Senhora da Esperança, Aumentai em Nós a Unidade”

Devotos do mundo inteiro comemoram, no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge: o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Cata-lunha, dos soldados, dos escotei-ros. Guerreiro do Império Romano, ao tempo do imperador Dioclecia-

no, Jorge converteu-se ao cristianismo e não a-guentou assistir calado às perseguições ordena-das pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele foi vítima da perseguição de Dioclecia-no, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua Fé Cristã. A imagem que conhe-cemos do cavaleiro que luta contra o dragão, foi difundida na Idade Média. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras em suas muitas paixões. Pela tradição, ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com Fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões compli-cadas, perseguições, injustiças, disputas e desen-tendimentos.

Guilherme Sérgio

São Jorge Mártir

EDIÇÃO 10

ABRIL DE 2011

Está chegando a Semana Santa , onde a Igreja se prepara para lembrar os últimos mo-mentos antes, durante e depois da morte de Je-sus.

Imagine ser condenado quando não se há motivos para isso. Ou melhor ser condenado para salvar alguém. Você seria capaz de fazer isto? POIS JESUS FEZ POR VOCÊ, POR NÓS!

Foi por você que Ele se deixou ser tão cha-gado e ferido. Foi por você que Ele derramou o Sangue na Cruz. Ele fez e não nos pediu nada em troca, para que pudéssemos ter Liberdade, além de fazermos as nossas próprias escolhas.

Então, na Sexta feira Santa (22) convidamos você a refletir ,sobre tudo que Ele passou, todo sofrimento, dor. Ele morreu por você, e não lhe pediu nada em troca, somente o seu amor!

Será que sabemos amá-Lo? Dessa forma, convido você a participar da nossa Celebração, na qual lembraremos todos os passos de agonia de Jesus. Assim, veremos o Amor incondicional que Ele tem por cada um de nós.

Sílvia Cleide

Índice

Paixão de Cristo

Confira abaixo a relação de matérias do Boletim Informativo do Mês de Abril.

Paixão de Cristo.....................................................Página 01

São Jorge Mártir.......................................................Página 01

Campanha da Fraternidade.................................. Página 02

Tempo Pascal na Igreja Primitiva...........................Página 02

Domingo de Ramos....................................................Página 03

Páscoa Da Ressurreição do Senhor................ Página 03

Atendimento Paroquial e Avisos..........................Página 04

Page 2: Boletim Informativo 10 (abril)

Paróquia Nossa Senhora Da Esperança Pág. 2

Campanha da Fraternidade: Fraternidade e a Vida no Planeta

O Tempo Pascal na Igreja primitiva

O tempo pascal se aproxima, e de maneira muito forte viveremos este tempo na Semana Santa, que tem sua plenitude no Tríduo Pascal, e continua por mais cinquenta dias até a Festa de Pentecostes. Pa-ra compreendermos melhor, o que iremos celebrar, vamos voltar no tempo até à Igreja primitiva, pre-cisamente na Jerusalém do século IV d.C.(quarto depois de Cristo) - entre o ano 301 e 400. Deste perío-do temos um detalhado texto, chamado Peregrinação de Etéria, que nos conta como era celebrada a Páscoa Cristã com uma diferença de tempo muito pequena (mais ou menos 250 ou 300 anos) dos e-ventos ocorridos aí em relação à Páscoa de Jesus. Neste texto percebemos uma forma muito parecida com a Páscoa que celebramos hoje. Embora eles não tivessem livros litúrgicos como os nossos, como o missal e lecionário que temos hoje em nossas Missas, mas já possuíam a compreensão de terem textos apropriados para os diversos dias como: o Domingos de Ramos, onde celebravam a entrada de Jesus em Jerusalém com procissão e ramos e palmas nas mãos; a Quinta-feira Santa,; a Sexta-feira Santa, on-de faziam-se também o beijo do Santo Lenho da Cruz; o Sábado Santo, onde se realizavam os batizados dos catecúmenos; e o domingo de Páscoa com sua oitava e os Domingos seguintes, passando pela As-censão e terminando com a festa de Pentecostes. Há uma beleza presente neste texto pois ele conta com detalhes a celebração destes dias com a pre-sença do Bispo e todo o povo participando, indo a cada local onde Jesus esteve, desde o Domingo de Ramos até a Ascensão. Neste tempo já se percebe uma organização da liturgia celebrada, e a intensida-de com que vivenciavam o tempo pascal, sendo exemplo para nossos dias, lembrando-nos que o nosso modo de celebrar não é invenção nossa, mas que tem raízes na Igreja primitiva. Celebrando bem hoje significa que estamos sendo fiéis aos nossos antepassados, que há mais de 1600 anos atrás já celebra-vam como nós, e que nós temos uma Tradição passada de geração em geração de Cristãos, lembrando-nos de nossa responsabilidade de passarmos aos nossos filhos, e não fazê-lo seria trair a Igreja primiti-va.

Welder Pereira - Seminarista

Neste ano de 2011 a Campanha da Fraternidade aborda um tema de extrema importância para a nossa sociedade: a vida do planeta. Leva-nos refletir sobre o que estamos fazendo, para cuidar e pre-servar essa biodiversidade e, consequentemente, a nossa vida. Hoje o que presenciamos são grandes catástrofes, são milhões de irmãos que perderam a vida por consequência de atitudes que visam somente o progresso. Estamos vivendo a era da Globaliza-ção, da tecnologia, do avanço científico. É claro, que todo esse cres-cimento gerou um grande desenvolvimento, mas em contra partida está destruindo o nosso jardim, criado com tanto Amor e Carinho pelo nosso Deus. Do que adiantará tanta evolução se não podere-mos desfrutar de tudo isso respirando um ar puro, saboreando um fruto fresco e suculento, saciando nossa sede com uma água cristalina? Chegou a hora de parar e pensar: O que posso fazer para salvar a vida do planeta? É tempo de rever nossas atitudes. Reflita. A hora é

essa! Pois se deixarmos para depois pode ser tarde demais.

Ana Paula e Luciana - (Comunidade Nossa Senhora do Caminho)

Page 3: Boletim Informativo 10 (abril)

Paróquia Nossa Senhora Da Esperança Pág. 3

Domingo de Ramos : Inicio da semana mais importante para o ano litúrgico.

Páscoa da Ressurreição do Senhor

Neste mês celebramos a Solenidade da Páscoa da Ressurreição do Senhor.Páscoa, que significa pas-sagem! Para nós ,passagem do pecado para a vida da Gra-ça, passagem da morte eterna para a Vida em Deus, a vi-da plena.Eis que um herói entregou a vida d’Ele em seu lugar! Eis que um herói derramou o sangue d’Ele na cruz !Eis que esse herói ressuscitará!

O túmulo está vazio! O corpo de um homem pregado numa cruz não está mais lá. Jesus Ressuscitou para nos salvar ao terceiro dia.

Aqueles que procuravam Jesus entre os mortos não O encontraram, porque Ele havia ressuscitado. Vamos en-contrá-Lo falando com os Apóstolos incrédulos, comendo com eles e mostrando-lhes as mãos e os pés perfurados pelos cravos. Encontramo-Lo, consolando Maria Madale-na angustiada desde o Calvário. Encontramo-Lo ressusci-tado, explicando aos discípulos entristecidos de Emaús o significado das profecias e de suas próprias palavras.Jesus é maior do que a morte e a venceu e, por sua vitória, to-dos nós viveremos!Aleluia, porque a Páscoa é certeza de Vida Eterna!

Jéssica Alves

A Semana Santa começa no domingo chamado de Ramos, por-que celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumen-tinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor!”. No início da celebração, antes da procissão, é proclamado o evange-lho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, rompendo os esque-mas de poder, montado num humilde jumentinho. A cavalgadura não é dos poderosos, mas a dos pobres e despojados. E recebe o reconhe-

cimento da multidão: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!” A entrada do Salvador em Jerusalém é anúncio e figura da ressurreição. Mas vai além disso: é o a-núncio da vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos para fazer entrar na Nova Jerusalém (o céu) todos que o seguiram com fidelidade. A liturgia de Ramos resume, prepara a grande celebração da morte e ressurreição do Senhor. De um lado aclamamos Jesus, rei humilde, servidor do povo, glorificado pelo Pai e constituído Senhor do universo. Depois, na Liturgia da Palavra, é proclamado o evangelho da pai-xão e morte de Jesus, colocando os fiéis diante da realidade da cruz, sinal máximo do amor de Deus pelos homens.

Guilherme Sérgio

Page 4: Boletim Informativo 10 (abril)

Paróquia Nossa Senhora Da Esperança Pág. 4

Fiquem Atentos aos Nossos Avisos :

Colaboradores:

Danilo Henrique

Flávio Alves

Guilherme Sérgio

Jéssica Alves

Silvia Cleide

Thais Lopes

Ana Paula

Luciana

Elder

Conselho Editorial: PASCOM

Diagramação: Flávio Alves

Revisão: Guilherme Sérgio

Thaís Lopes

Diretor Chefe: Pe. Fabrício Alves Pita

Expediente

Secretaria Paroquial: Missas ou Celebrações: De Terça à Sexta-Feira: Das 9:00 h. às 12:00 h. ( Matriz) E das: 14:00 h. às 18:00 h. De Terça à Sexta-Feira às 08:00 h. Sábado: 10:00 h. às 15:00 h. De Terça a Sexta-Feira as 20:00 h Sábado às 18:00 h.

Confissão e Atendimento do Padre: Domingo às 10:00 h. e às 19:00 h.

Quinta e Sexta-Feira: (Comunidade Nossa Sra. Do Caminho)

Das 10:00 h. às 12:00 h. Quinta-Feira ás 20:00 h. E das 15:00 h. às 17:00 h. Domingo ás 08:30 h. PASTORAIS: Sábado das 10:00 h. às 12:00 h.

Horários de Atendimento Paroquial

Data / Horário ATIVIDADE PAROQUIAL

15/04– 20hrs Ordenação Diaconal Do Joaquim Da Costa Lima

17/ 04– 9hrs Procissão de Ramos – Saída da Rua Nova Arcádia (Próx. Colégio Josefina) até a Igreja Ma-triz.

17/04 – 18Hrs Procissão de Ramos – Saída do Posto de Saúde Qualis, até a Igreja Matriz.

18/04- 20hrs Missa da Água

19/04 – 20hrs Missa da Vela

20/04 - 20hrs Missa da Cruz

21/04 - 20hrs Ceia Do Senhor 22/04 – 8hrs Confissão

22/04 – 15hrs Celebração da Paixão de Cristo / Local: Estacionamento do Parque Ecológico em seguida procissão até a Comunidade N. Sra Do Caminho com a Encenação da Paixão de Cristo.

23/04 - 20hrs Sábado Santo com a Benção do Fogo próximo ao Colégio Herculano De Freitas. 24/04 – Horário

Normal Domingo de Páscoa – Horário Normais de Missas Dominicais.

Todas as Segun-das -19hrs Oração Com o Santíssimo na Capela Com o Apostolado de Oração

Venha fazer parte do Boletim Informativo, onde você pode participar enviando sugestões, criticas, elogios, para o e-mail: [email protected]. Não perca tempo, sua mensagem poderá aparecer na próxima edição.

[email protected]

www.twitter.com/@nsesperanca www.facebook.com/nsesperanca


Top Related