Transcript

Ano 20, nº 884

Dia de Campo do Pêssego

Embrapa Clima Temperado 24 a 30/11/2014

A UD recebeu na última quarta--feira, dia 19 de novembro, fruti-cultores, pesquisadores, extensio-nistas rurais, alunos e professores para o Dia de Campo do Pêssego. O evento faz parte da I Quinzena do Pêssego no município e apre-sentou estudos relativos às ten-dências e ao mercado da fruta.

Um dos momentos mais marcan-tes foi na abertura, onde aconteceu o lançamento do livro “Pessegueiro”, uma obra que vinha sendo escrita há seis anos por um grupo de pes-quisadores da UD. O professor José Carlos Fachinello, da Universidade Federal de Pelotas, foi homenageado por sua atuação na fruticultura e re-cebeu o primeiro exemplar da obra.

Nas palestras e painéis foram abordados temas como efeitos do consumo diário de pêssego na me-lhoria da saúde; tendências de mer-cado de frutas na região Sudoeste do Brasil e tendências de mercado das frutas processadas. Também foi realizada uma rodada de ne-gócios e degustação de seleções e cultivares de pêssegos precoces.

Além da UD, o Dia de Campo foi uma promoção da parceria en-tre Emater/RS-Ascar, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Ali-mentícias de Pelotas, Associação dos Produtores de Pêssego da Região, Centro de Apoio ao Pequeno Agri-cultor, Associação dos Municípios da Zona Sul, Banco do Brasil, APL Alimentos da Região Sul, Coopera-tiva de Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, Sindicato dos Traba-lhadores Rurais, Prefeitura de Pelo-tas e Secretaria de Desenvolvimen-to Rural, Pesca e Cooperativismo.

PessegueiroO que era para ser uma atualização

do livro a “A Cultura do Pesseguei-ro”, publicado em 1988, tornou-se uma obra completamente diferente. Com 30 capítulos, 61 autores e 780 páginas, Pessegueiro é o resultado de seis anos de esforço dos pesqui-sadores José Martins Pereira, Flávio Luiz Carvalho e Maria do Carmo Bassols Raseira, editores técnicos.

O livro traz perspectivas so-bre melhoramento genético,

principais pragas, descrição bo-tânica, manejo pós-colheita, mer-cado, dentre outros temas técnicos.

Rodada de negócios Um dos objetivos do evento era

proporcionar aos produtores de pêssego da região uma maior in-teração com os palestrantes – re-presentantes de grandes indústrias de processamento do Brasil. Por isso, à tarde, foi organizada uma rodada de negócios, onde os re-presentantes das companhias apre-sentaram aos produtores as carac-terísticas que buscam nos frutos.

Até o fim do ano, ficou acer-tado que os empresários de São Paulo enviarão para os produto-res as especificações do fruto que procuram. A possibilidade de tra-balhar com a polpa das cultivares produzidas aqui na região também será analisada. Em dezembro ficou agendada uma visita à industria de processamento para conheci-mento do sistema de pêssego da região, bem como uma reunião com os pesquisadores da Embrapa.

Pau

lo L

anze

tta

Maria do Carmo Raseira, Flávio Carvalho, Stella Fachinello, José Carlos Fachinello, José Martins Pereira e Clenio Pillon.

Linha Aberta nº 884, de 24 a 30/11/2014

“Só em dois lugares as pessoas são perfeitas: nos currículos e nos cemitérios. Observem as lápides: ‘Mãe dedicada’, ‘Filho amoroso’... Não há um único canalha enterrado!”. (...) A pia-da veio a propósito da leitura de seu extenso currículo quando o apresentaram à plateia, e foi complementando: “Você não conhece uma pessoa só pelo que ela fez de certo. É preciso saber o que ela fez de errado. Por exemplo, os experimentos do inventor Thomas Edison falharam 1.430 vezes antes de ele conseguir criar a lâmpada elétrica de corrente contínua. O fracasso não acontece quan-do se erra, mas quando se de-siste.” O tema que perpassou toda a palestra foi justamente a busca do “inédito viável”. De-vemos lutar por nossos sonhos e conquistar nossas utopias – lembrando que o conceito de “utopia” criado por Thomas Morus é “ainda não”, diferente de “impossível”. Cortella aler-tou que é preciso diferenciar sonho de delírio. O delírio é um sonho impossível – “eu, Cortella, me tornar o melhor jogador de futebol da Fifa” –, enquanto o sonho é nosso, inédito e viável, é algo que ainda não é, mas pode ser.

Palestra Fragmentos - Mario Cortella

2

Para não nos deixar apequenar a vida

Equipes trabalham naAgenda de Prioridades da UD

A elaboração das Agendas de Prioridades das UDs é uma das etapas do processo de mudança na gestão da Empresa. O objetivo é estabelecer as bases para as ações futuras das UDs, concentradas nas frentes estratégicas identifica-das pelo Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agro-pensa) e materializadas nos do-cumentos Visão 2014-2034 e VI Plano Diretor da Embrapa (PDE).

A lógica deste ciclo de pla-nejamento estratégico parte de perspectivas que se desdobram em macrotemas que, subordi-nados aos objetivos estratégi-cos e objetivos específicos, são os norteadores para as contri-buições da UD. Definida cada contribuição, cabe às equipes a especificação de metas e re-sultados que se comprometem a atingir em determinado ano.

A Agenda de Prioridades será registrada no Integro, novo sof-tware de apoio à gestão de resulta-dos, baseado no modelo integra-do de gestão de desempenho. No Integro, será realizada a avaliação dos resultados produzidos pela UD e, consequentemente, pelas equipes envolvidas nos projetos e ações gerenciais. Portanto, ao gerar um resultado, cada uma das equipes contribuirá para os resul-tados de sua UD e da Embrapa como um todo. Da mesma for-ma, será possível observar a pro-dução de cada membro das equi-pes para os resultados previstos.

Na Embrapa Clima Tempe-rado, o processo de construção da Agenda de Prioridades já ha-via iniciado em discussões pro-movidas no “PD&I em Debate”,

realizado em outubro de 2013. Assim que foram divulgadas as orientações corporativas para este processo, por designação da Diretoria Executiva (DE), Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI) e Chefia-adjunta de Pesqui-sa e Desenvolvimento realizaram um conjunto de oficinas temáticas para que as equipes, subsidiadas pelo material produzido naquele evento, definissem metas e contri-buições para o horizonte 2014-34.

Entre os dias 14 e 24 de novem-bro foram realizadas dez oficinas, reunindo as seguintes equipes: Agrobiodiversidade, agroecolo-gia e agricultura familiar; Agro-energia; Fruticultura; Insumos; Leite; Olericultura; Recursos na-turais e planejamento ambiental; Sistemas de produção em ter-ras baixas; TT e comunicação; e Desenvolvimento institucional.

O processo de registro das in-formações no Integro já está em andamento e tem como prazo fi-nal o dia 1º de dezembro. Esta será considerada a versão preliminar da Agenda de Prioridades da UD, que será objeto de negociação da Chefia com a DE no início de 2015.

Como a gestão de resultados passa a identificar as contribuições de equipes e empregados para o alcance de metas da UD, entre os meses de dezembro de 2014 e fe-vereiro de 2015, deverá ser nego-ciada entre supervisores e equipes a Agenda de Metas 2015. Assim, o trabalho de cada empregado esta-rá refletido nos compromissos da sua equipe e, consequentemen-te, conectado às metas da UD, dando visibilidade à contribui-ção de cada um para a Empresa.

Linha Aberta nº 884, de 24 a 30/11/2014

Giro pela Unidade

Foi realizado o 3º encontro da UD e da Emater nos assen-tamentos Salso e Perseverantes da Luta, em Canguçu/RS. Na Reunião sobre Gestão da Propriedade Leiteira foram apresentados assuntos como acompanhamento de custos de produção, dados de receita de uma das propriedades e a importância da quantificação do auto-consumo. Fi-cou acertado que os produtores registrarão as despesas e receitas com o acompanhamento técnico da Emater. O próximo encontro será dia 19/12, sobre Cooperativismo.

19/11 - Leite

O Chefe-geral, Clenio Pillon, e o assessor, Mauro Nolasco, estiveram em Brasília/DF, onde reuniram-se com o Diretor de TT e visitaram a Câmara dos Deputados. Foram levadas oito propostas de emendas à bancada gaúcha para 2015, in-cluindo a continuidade de ações já realizadas com recursos de emendas e novas ações de P&D e TT, como a estrutura-ção de um Núcleo de Manejo Integrado de Pragas e Ecofi-siologia e a democratização da genética de bovinos de leite.

Divulgação

Div

ulga

ção

19/11 - Emendas Parlamentares

3

A UD, em parceria com a Emater/RS-Ascar, realizou um Dia de Campo da Batata para produtores de Can-guçu/RS. Na propriedade de Claudiomar Köhler, na localidade da Florida, o grupo participou de pales-tras ministradas pelos pesquisadores da UD Caroli-ne Castro e Arione Pereira e pela analista Fernanda Quintanilha. Os agricultores ainda conheceram a produção de batatas-inglesas de Claudiomar Köhler.

Divulgação

18/11 - Dia de Campo Batata

Luis

Edu

ardo

Ant

unes

Visando a internalização e o compartilhamen-to de experiências recém trazidas do exterior, o NRI organizou um seminário, com palestras de três pesquisadores. Leonardo Dutra falou sobre o treinamento em protocolos de criopreservação na Coréia do Sul, Gustavo Heiden relatou a visi-ta aos palmares do Chile e Gustavo Schiedeck par-ticipou de atividades na Universidade de Vigo, na Espanha, sobre Agroecologia e Minhocultura.

14/11 - Seminário

Linha Aberta nº 884, de 24 a 30/11/2014

25 a 27/11 Gustavo Heiden, Rosa Lía Barbier e Enio So-sinski

Quaraí/RS Participar da Oficina “Saberes do Butiazal de Quaraí”

25 a 28/11 José Ernani Schwengber e Eliz Regina Salagnac

Porto Alegre/RS Participar do XIV Seminário Estadual e XIII Seminário Internacional sobre Agroecolo-gia.

26 a 28/11 Ivan Almeida e Santiago Cuadra

Campinas/SP Participar de Workshop sobre Zonea-mento Agrícola de Risco Climático.

26 a 28/11 Rodrigo Franzon e Maria do Carmo Raseira

Curitiba/PR Visitar unidade de observação de pêssego e nectarina

EXPEDIENTE - O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Jair Nachtigal. Edição: Cíntia Franco (CONRERP3040/RS). Diagramação: Ariadne Siqueira . Circulação: Equipe NCO. Redação: Cíntia Franco (CONRERP3040/RS); Marco Medronha (RP 9408); Ariadne Siqueira e Kamilla Alves (estagiárias). Colaboração: Denilson Anthonisen, Eliana Quincozes e Eliana Mariete. Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

24/11- Leonel Mendes 25/11- Marcos Pereira26/11-Sergio Santos27/11- Ubirajara Saraiva27/11- Adilson Bamberg28/11- Julio Bicca29/11- Everton Pederzolli

Agenda

Pé na estrada

24 e 25/11 - 8ª Reunião Técnica de Plantas Bioativas, Porto Ale-gue/RS;25 e 26/11 - II Workshop Insu-mos para Agricultura Sustentável, Sede;26 a 28/11 - XIV Seminário Esta-dual e XIII Seminário Internacional sobre Agroecologia, Porto Ale-gre/RS;27/11 - Visita técnica Bovinos Leiteiros - Zootecnia/UFPEL, ETB;27/11 - Reunião Planejamento - Diagnóstico Protambo, ETB;28/11 - Visita técnica Bovinos Leiteiros - UCS, ETB;29/11 - Abertura da Colheita do Pêssego, Colônia São Manoel, Pe-lotas/RS;03/12 - Dia de Campo Agroeco-logia;05/15 - Reunião Anual ROLAS;

Aniversários

AEE promove Torneio Interno de Futset

A AEE está promovendo um Torneio Interno de FutSet. Com cinco rodadas e quatro times formados, o campeonato, que teve início na última quarta--feira, dia 19 de novembro, é tradição na Unidade. “Os jo-gos são uma forma de integrar o pessoal”, explica o presiden-te da Associação, Cláudio Loy.

Fora da Embrapa, há mais de 20 anos, um time de empregados da UD joga futebol de salão todas as terças e sextas-feiras. Na UD, a frequência é menor, um campeo-nato no inverno e outro no verão,

mas a ideia é a mesma: estimular a participação e integração entre sócios, não sócios, dependentes e estagiários. “Todo mundo par-ticipa e brinca”, conta Cláudio.

Nesta quarta-feira, dia 26, ha-verá a segunda rodada de jogos. Os times que se enfrentarão serão Penharol X Colo Colo e Boca Ju-niors X LDU. Na última rodada, Boca Juniors ganhou de 2 a 1 do Colo Colo e Penharol de 1 a zero de LDU. A final do campeonato será realizada dia 12 de dezem-bro, às 10h, junto com a festa de confraternização de fim de ano.

4

Div

ulga

ção


Top Related