doutrina da mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · ele está aqui projetando e expondo tudo...

20
Doutrina da Mensagem A Plenitude da Divindade Corporalmente 2 de Julho de 2000 Rev. Lee Vayle Tradução e Comentários Diógenes Dornelles

Upload: dotu

Post on 05-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

A Plenitude da Divindade Corporalmente

2 de Julho de 2000

Rev. Lee Vayle

Tradução e Comentários

Diógenes Dornelles

Page 2: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

2

INTRODUÇÃO No culto anterior o Rev. Lee Vayle encerrou o seu sermão com a leitura de Hebreus 1:8 onde está

escrito: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino...”. Esta passagem é comumente utilizada tanto pelos trinitários como pelos unicistas a fim de provar que o Filho de Deus é a própria Deidade, e por se tratar de um texto complexo Lee Vayle decidiu analisá-lo no culto seguinte e fazer as suas devidas ponderações concernentes ao Salmo 45 que é de onde a Escritura citada em Hebreus é originária. Toda a Escritura a fim de ser mais bem compreendida deve ser analisada à luz da doutrina, pois é ela que conduzirá a um entendimento justo e acertado da Palavra de Deus, e para tal, neste estudo o Rev. Lee Vayle irá analisar uma série de sermões do irmão Branham que dizem respeito à manifestação corporal da Divindade na pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Segundo o irmão Branham, Jesus foi corporalmente a plenitude da Divindade. Ele foi a Deidade incorporada. Tudo que Deus era foi manifestado naquele corpo no qual habitava tanto o Pai como o Filho. Deus em Seu Filho foi a Palavra que se fez carne e habitou entre nós. No passado os profetas haviam sido manifestações da Palavra, o que fez deles pequenos deuses, porém Jesus foi a manifestação plena da Palavra em Sua plenitude o que também fez Dele um Deus. Em cada profeta ao longo da história o mesmo Deus manifestou-Se parcialmente neles usando-os como Suas máscaras ou véus até que o Filho do Homem surgiu sobre a terra, O qual foi a Palavra corporalmente manifestada em Sua plenitude, a obra prima de Deus. Entrementes, todos aqueles em que Deus Se manifestou foram provados e falharam, mas o Filho Unigênito era perfeito e Nele não foi encontrado falha alguma porque Ele era o atributo do Amor de Deus. Ele foi provado e venceu. Jesus também era a Palavra porque a Sua vida original era a própria Palavra, que é Deus.

O profeta disse que o Pai e o Filho eram um não somente porque o Filho foi a manifestação da Palavra prometida de Deus, mas porque havia também uma unidade comum de mente entre os dois e foi desta forma então que Eles podiam andar juntos. Portanto a dualidade dava lugar a uma perfeita unidade entre Deus e o Seu Filho. Jesus era o plano inteiro da redenção. Toda a suficiência de Deus estava Nele. E da mesma forma como os profetas, Deus também habita em uma medida em nossos corpos a fim de nos selar com o Espírito Santo da redenção e garantir a nossa Ressurreição. Nós somos uma parte da Palavra de Deus porque éramos os Seus pensamentos a serem expressos e também uma parte do Logos, porém o Filho expôs tudo aquilo que o Logos é, pois Ele era toda a Palavra. Deus esvaziou-Se em uma máscara a qual foi o Seu Filho. Deus derramou-Se Nele a fim de que toda a Divindade estivesse corporalmente naquele vaso, formando não uma segunda ou terceira pessoa, mas a própria Pessoa de Deus velada em carne humana.

Com base em tudo isso, Lee Vayle explica que no Salmo 45 Deus está dando o Seu Nome e a Sua posição ao Seu Filho. Deste modo, como os profetas que recebiam a Palavra eram chamados de deuses, o Filho em Quem a Palavra habitou em plenitude é elevado a uma posição de Deus para o povo, porém sem comparação com o que ocorreu com os demais profetas do passado que foram apenas parte da Palavra, enquanto que o Filho foi toda a Palavra, visto que Jesus era a Palavra de Deus feito carne. Este salmo mostra, portanto, o “grande” Jeová e o “pequeno” Jeová juntos. Jesus pode ser adorado e chamado de Deus, mas isso não faz Dele o único Deus Jeová-Elohim. Sendo o Filho tanto a imagem como o reflexo de Deus, Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, pois o Filho é o espelho vivo de Seu Pai. Ele é o Filho de Deus que estava na adoção exatamente como os demais santos também estão. Quando Deus se revelou na carne de Seu Filho o Seu reino foi manifesto na terra, mas foi impedido de ser exibido em sua plenitude até o dia em que a Noiva entre na Ceia das Bodas.

Portanto o salmo 45 retrata o Milênio onde lá Jesus será revelado como o Filho de Davi sobre o trono, para reinar sobre toda a terra e ser o Deus de todos, onde novamente o Espírito Santo estará encarnado e nós O coroaremos Rei dos reis e Senhor dos senhores. Esse é o perfeito encaixamento da doutrina com a Escritura.

Diógenes Dornelles

Page 3: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

3

Deidade – Parte 12 A Plenitude da Divindade Corporalmente

2 de Julho de 2000 Irmão Lee Vayle

Pai, saudamos a Tua Presença esta manhã, e Te agradecemos por Tua instrução na Palavra da justiça,

que nos torna sábios para a salvação, e que literalmente nos leva a conhecer a Ti. Nós Te agradecemos por isto, e rogamos que a revelação de Ti Mesmo seja tão profunda, que verdadeiramente influenciará nossas vidas, exatamente como o irmão Branham disse: “Se você realmente conseguisse saber quem Jesus é, sua vida mudaria”.

E sabemos que nossas vidas tem mudado, até mesmo para uma mudança maior, porque os nossos corpos entrarão em alinhamento com essa Verdade. Mas por enquanto Pai, sabemos que temos a vontade e o Espírito Santo para nos ajudar a vencer todas as coisas e continuar em frente, exatamente por causa do Teu Nome e da Tua glória. Ajude-nos a fazer isto. Em nome de Jesus, oramos. Amém. Podeis se assentar.

1 Agora, na noite passada nós apresentamos um pequeno artigo sobre o fato da propagação da AIDS, da qual o irmão Branham nos contou que haveria “uma humanidade que andaria sobre a terra, enquanto que sua carne na verdade estaria apodrecendo sobre os seus corpos”. E eu apenas queria tornar conhecido a você, para você ter certeza do entendimento de Romanos 1, de que a rejeição de Deus, da Verdade e do Deus Vivo, do Deus que pode ser conhecido e depois rejeitado, guia o povo a tomar substitutos. Também declara que haverá hipócritas que tomarão a verdadeira Palavra de Deus, para destruir a Palavra de Deus, retendo a verdade em injustiça, o que significa que eles substituirão a verdadeira revelação pelo seu próprio entendimento – [reter a Verdade – negar a Verdade e convertê-La em uma mentira ao pervertê-La].

2 E isto conduzirá a sérios problemas dentro da raça humana, e então se degenerará na homossexualidade do macho e da fêmea, lésbicas e homossexuais, que absolutamente conduzirá para perto da corrupção final e nos levará ao ponto de Sodoma, onde o governo, que sabendo melhor, e talvez até mesmo em alguns casos tentando fazer o melhor, porque eles possuem algum tipo de consciência, como Ló, foram forçados a ceder aos homossexuais, que estão depois literalmente correndo por tudo por causa de suas mentes perversas. E neste tempo em particular, o irmão Branham disse que “nenhum político poderia tomar uma decisão correta”. E assim, portanto, as decisões seriam apartes da justiça, e você tem que absolutamente se posicionar contrário na terra hoje, [como a Escritura que diz que o pecado é uma repreensão a qualquer pessoa].

3 Agora, na época em que o irmão Branham foi à Índia em 1954 (que foi uma confrontação, como eu já mencionei) onde ele desafiou todos os religiosos da terra a vir para frente em nome de seus deuses e orarem, e disse que este homem cego seria liberto de sua cegueira, que fora causado pela adoração ao sol, onde a Escritura diz: “Eles adoraram a criação mais do que o criador”.

4 E naquele tempo estava com aquele grupo que foi à Europa, um cristão dos Homens de Negócios do Evangelho Completo, identificado com eles, chamado Faery Von Blomberg – até mesmo o nome é típico – Fairy?1 E... sem tentar ser brincalhão, mas olhe para isto. É absolutamente verdade. Aquele era o seu nome, e ele era um homossexual confesso.

5 Ao mesmo tempo em que Leo e Gene, dois homossexuais, se uniram ao ministério do irmão Branham, os garotos das fitas que foram permitidos por Deus, e quando eles absolutamente mostraram o que eles eram, Deus alertou o irmão Branham sobre o que aconteceria com eles. E eu vi a visão no livro das visões. “Deixe-os a sós. Eles sairão e irão para a falsa doutrina”. Agora observe: doutrina. As pessoas detestam o pensamento da doutrina. Eles não querem que eu ensine doutrina. Eles desprezam isto.

6 “Eles sairão e entrarão na falsa doutrina e eles mesmos se destruirão”. Isso está no livro das visões. E eles fizeram isto. Agora, o ponto é este: quanto maior é a luz, maior é a escuridão. E quanto maior é a escuridão, maior é a luz. Mas lembre-se: a luz é simplesmente maior por causa da intensificação, como um laser. E a escuridão não é somente intensificada, mas ela é mais espalhada.

1 Gíria inglesa para “homossexual” – NT.

Page 4: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

4

7 Então neste tempo em particular no ministério do irmão Branham, você encontra pecados sexuais pervertidos. E o irmão Branham também esteve com outro homem, e ele intimou o seu blefe em Regina, e ele disse: “Você deveria se envergonhar de si mesmo. Você estava com uma loira na noite passada”.

E ele disse: “Meta-se com os seus assuntos, Branham, e eu tomarei conta dos meus”. E ele o entregou em sua resignação.

Agora, eu estou falando como uma autoridade, porque eu fico diante de você com a minha Bíblia aberta; e eu estou bem diante do Trono Branco. Eu não penso que não estou. Eu sei do que estou falando.

8 Então eu quero que você observe para aquele tempo em particular, que a rejeição de Deus em 1956 está cercada ou chega a um pleno pico do essencial que trará a plena destruição, que é a homossexualidade. Agora, sempre ao redor das trevas, ou no meio das trevas, existe luz. A luz brilha nas trevas, e as trevas não podem fazer nada quanto a isto. Nem pode ela entender isto, apreender ou compreender. Vê? Ela não pode fazer isto. Nem podem as trevas ou o pecado excessivo fazer qualquer coisa contra a luz. Porque nada podemos fazer contra a Verdade, senão por ela.

Então não importa como esta Mensagem sai, mesmo se não é explicada corretamente, não há tal coisa como decepção para o filho de Deus porque o filho é conhecido de antemão, eleito e predestinado. Então, tudo bem.

9 O que estou tentando mostrar a você é isto, e o centro de toda a questão é esta: existe um problema crescendo no universo inteiro com a homossexualidade e que é penetrante. Está em toda a parte. Mas na América, por causa de nossas leis e dos nossos políticos – não somos como a África – nós olhamos para a África e dizemos: “Oh, aí está você... O juízo de Deus aos pagãos. Oh sim, aí está”. E a Índia a mesma coisa: “Oh, sim, está se espalhando”.

10 Mas não está encoberto lá como está encoberto aqui. Estamos muito ansiosos na América para proclamar em voz alta os pecados de todo mundo menos os nossos. Essa é uma bela cobertura. Em outras palavras, sabe-se que a melhor defesa é um forte ataque. [Alguém na audiência diz: “Isso mesmo” – Trad.] E isso é o que a América tem feito.

Então estamos agora no ponto de total destruição: “Como foi nos dias de Noé; como foi nos dias de Sodoma”; e nos dias de Noé Deus teve misericórdia do remanescente sobre a terra que estava lá de pé, e no tempo do fim a Bíblia diz que Deus terá que clamar por um fim, porque toda a carne tem que se apresentar perante Ele, e toda a carne perecerá. Mas é claro que a Noiva sairá daqui.

11 Então, ainda que todos os eventos não estejam relacionados com os momentos finais da Noiva aqui sobre a terra, a “captura” da Noiva, e a revelação do anticristo, e aquelas coisas que estarão na grande tribulação... Pode até mesmo haver um pequeno espaço no meio, eu não sei, como existe um espaço na terra entre a Ressurreição e o Rapto, talvez quarenta dias, quem sabe por mais tempo. Eu não sei o que o irmão Branham na verdade especificou, mas haverá aquele intervalo ali. Poderia também haver um intervalo, e talvez sem dúvida será um intervalo entre o tempo em que a Noiva parte e a grande tribulação tem início – naqueles três anos e meio. Eu não sei, mas eu realmente suspeito que exista, por causa do tempo, como um intervalo, não que seja importante para Deus, e certamente que não será importante para nós.

12 Mas os maiores eventos estão entrando. Israel está de volta à terra natal. De acordo com o Livro de Romanos, quando Israel regressa para a terra natal haverá uma ressurreição. Vê? Absolutamente, Israel não será cegado por muito mais tempo. Eles estão agora se voltando para a luz. E isso é estranho. Depois de todos esses anos eles ainda estão procurando pelo Messias. E você perceberá que quando Ele vem, os profetas naturalmente vindo à terra para provar a realidade, eles serão rejeitados exatamente da mesma forma como eles sempre tem sido rejeitados. E somente os 144.000 serão salvos. [Para eles Jesus Se faz conhecido].

13 Então estamos no tempo do fim. Não se engane sobre isto. O juízo tem começado. A Noiva já tem sido julgada. O irmão Branham disse isto. Ele disse: “Quando você canta aquele hino: ‘Eu Irei Com Ele Através do Juízo’”, ele disse, “Você já tem passado por ele”. Você está passando por ele. Por quê? Porque é a Palavra julgando, porque o profeta está aqui. Ele está com a Palavra vindicada.

14 A Palavra vindicada, que é a Palavra revelada, é sempre Juiz. É por essa razão que um juiz é estabelecido na terra. Ele tem que conhecer a lei; ele tem que interpretar a lei; ele tem que aplicar a lei. Isso tem sido. É por essa razão que o irmão Branham podia dizer: “ASSIM DIZ O SENHOR: vocês são a justa,

Page 5: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

5

perfeita e sem pecado, Noiva pura do Senhor Jesus Cristo. Vocês nem sequer fizeram isto. Isso tudo cai de volta no diabo, porque vocês foram levados a isto”.

15 Existem algumas coisas que o irmão Branham disse no tempo do fim – que é a luz laser que vem de cima. Essa é a luz que é disparada através do rubi ou da gema que excita as propriedades dentro disso à extensão que é completamente perfeito. [Isso é o Espírito Santo, Deus Se manifestando através da Palavra, trazendo a Palavra para a vida. Deus em Sua Palavra].

16 E você perceberá que estão utilizando o laser até mesmo no olho. Quando o olho, o “macula [lutea]” está se degenerando – e ele pode voltar do seco para a lágrima – eles podem focar o laser lá dentro. Milhares de milhares de uma partícula de polegada, e simplesmente queimam isto completamente, sem causar qualquer dano.

17 É dessa maneira que é com a Espada do Senhor, a Luz laser descendo, discernindo, dividindo e separando – sem danificar, mas produzindo a saúde, e o que você pode chamar de a Verdade no corpo, porque o Corpo da Verdade deve ser restaurada no mundo na Noiva. E Deus tem feito isto com a Sua Palavra. [Numa varrida] Ele tem na verdade podado a putrefação, e ao mesmo tempo posto uma camada de saúde. E isso é o que o laser faz. Eles aplicam uma determinada medicina ali dentro no olho, e o laser pela luz excita a medicação e o olho pode se curar. Então Deus alfineta a Sua Luz Laser da revelação sobre a Palavra dentro de nós, poda toda a putrefação, criando uma Noiva perfeita, vestindo-A ao mesmo tempo, o homem exterior, que embora perecendo, voltará a esta terra. E aqueles que estão de pé aqui entrarão na imortalidade.

18 Você tem tudo aqui que é absolutamente deleitoso para o homem interior, (...) quando você começa a se relacionar com esta Palavra, e sabe que esta é uma hora [para uma determinada parte da] Palavra ser cumprida; e Ela é a Palavra viva, manifestada: a mesma Palavra que fala sobre o profeta, que é agora a Palavra viva de Deus manifestada [a nós e por nós, tornando-nos preparados para a imortalidade].

[Esta é a hora] para a Noiva hoje, (...) e será provada que ela é aquela Palavra viva de Deus manifestada através da ressurreição e transformada para a imortalidade, e a “captura”. Então, tudo bem.

19 Eu apenas gostaria de entrar nisto novamente para ter certeza de que você está entendendo sobre o que eu estou falando, porque temos que relacionar os dois e fazer você entender que não pode haver um sem o outro: [luz-treva e depois] vem a Luz Laser por meio do canal ordenado por Deus, o profeta, trazendo-nos uma Verdade absoluta. O irmão Branham disse: “Descubra aquela mulher de tal caráter para ficar ainda na água da separação e depois ser vestida pela Palavra do Senhor”, onde ele disse: “A Palavra de Deus é a Espada”. Depois ele disse: “A Palavra de Deus está esperando”, o que definitivamente é que a Palavra de Deus é dupla em Sua mensagem esta manhã, [com a Espada], cortando tudo que não é de Deus, e ainda assim trazendo a vida para tudo que é de Deus. E é dessa maneira que o Milênio [vem], e depois acima disso e além disso, que é quando os novos céus e a nova terra vem. Tudo bem. [O velho é dissolvido de modo que, sem obstrução, o novo venha a ser].

20 Na noite passada nós também olhamos para João 1:1, “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus”. Agora, você não pode nem por um minuto negar a maneira em que a Bíblia está escrita. Nós lemos: “No princípio era a Palavra”, e depois nós deixamos de lado o periférico: “e a Palavra estava com Deus”. Então agora nós o lemos: “no princípio era a Palavra, e a Palavra era Deus”. [Desta forma Deus, Jeová-Elohim, é a Palavra].

21 Assim, portanto, temos algo no princípio com o que Deus é identificado, e que é realmente de Deus, e deve ser tanto uma parte de Deus que não pode haver qualquer identificação de Deus aparte de seja lá o que for que exista, que é chamado de “Logos”, de modo que Deus Mesmo é conhecido como “O Logos”. E nós compreendemos, é claro, o que é isto: que é a capacidade de examinar as coisas, ver, e selecioná-las, apanhá-las, analisá-las, discernir, agregar junto, e você vê portanto que Deus não é somente o Grande Criador de tudo, mas Ele é o Grande Mantenedor, e Ele está constantemente declarando e manifestando a Si Mesmo para o que quer que Ele deseja, e para quem Ele deseja Se manifestar. E tudo isso chega aos filhos de Deus. Não aos anjos nem aos arcanjos, nem este e nem aquele, [nem qualquer criação, não importa quão maravilhosa].

22 E esse é o princípio do Ômega, porque o Ômega é a Nova Jerusalém e os novos céus e a nova terra, a Noiva na Nova Jerusalém, os criados, o Cordeiro no trono, Deus acima do trono, na Coluna de Fogo. E

Page 6: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

6

também os vinte e quatro anciãos, os animais, e seja o que for que Deus tenha criado e mantem para a Sua glória, em que a Noiva se mantem neste respeito: Ela é uma parte de Deus, e nenhuma parte de Deus sequer morre. Ela sempre foi. Vê? Então você entende estas coisas, [eu confio]. Tudo bem.

Nós também vimos na noite passada que Jesus não é a Deidade, mas nós iremos ler do irmão Branham e apontar o que eu não podia apontar no Salmo 45 da noite anterior, embora isso estivesse aí. Tudo bem. Lendo do irmão Branham, ele disse:

23 [Os Dons de Deus Sempre Encontram o Seu Lugar (22/12/1963), §§ 62-63] Jesus disse em João 14:12: “Aquele que crê em Mim, também fará as obras que Eu faço, e fará

maiores do que Eu porque vou para o Pai”. Você notou isto? Note, agora, aquele era o Filho de Deus prometendo ao crente que coisas maiores que Ele, o Filho de Deus fez, nos últimos dias que o crente faria coisas maiores do que Ele fez. João 14:12. Isto está certo? Você crê que Jesus disse isto?

Agora, o irmão Branham será totalmente negado aqui por qualquer um exceto por aqueles que crêem num profeta vindicado e crêem na Verdade. Isto será negado.

24 Observe. Quando Jesus criou o pão, Ele pegou um pedaço de pão e criou o pão que já tinha sido pão. Quando Ele criou o peixe, Ele pegou um peixe que foi primeiro criado como um peixe, e tirou outro peixe disso. Isso está certo? Ele pegou a água que – potencialmente teria se tornado vinho, e fez vinho disso. Isso está certo? (O irmão Branham disse em outro lugar: “Ele simplesmente contornou o processo”). Mas temos visto Ele em nosso meio nestes últimos dias criar coisas exatamente sem haver qualquer coisa. Está certo? Criar um esquilo onde não há nenhum esquilo. Isso mesmo. Oh, Ele permanece Deus. Ele é exatamente tanto a Deidade hoje quanto Ele foi e sempre foi, ou será. Ele ainda é Deus e desafiando corações para crerem nisto: “coisas maiores do que estas, vós fareis, sem qualquer coisa que possa conter e parar. Fale, e assim será”.

25 Agora ele está relatando a sua própria experiência de volta à Bíblia, a qual ele tem, porque na verdade nada pode haver de novo como nos ensina a Bíblia, e sempre temos que ir de volta aos profetas. E o irmão Branham está dizendo aqui: Jesus mesmo tomou aquilo que era, e o multiplicou. Mas neste caso, os esquilos foram criados do nada, porque Deus disse a ele: “Fale e assim o será”. E ele estava falando isso de Marcos 11:16: “Fale a este monte e ele se moverá, pois qualquer coisa que você disser e crer no seu coração e sem duvidar, então isso ocorrerá a você”.

26 E o irmão Branham falou isto, mas você perceberá que ele, dentro de si mesmo, não era capaz de por isso em efeito. E Deus disse: “Mas você disse... Mas você disse...”, e ele estava retendo a sua palavra. Agora, quando Deus pegou o peixe, na verdade Jesus, mas Deus em Jesus fez a obra, Ele pegou aquele peixe, o partiu, e o multiplicou; Ele pegou o pão e o multiplicou [também].

27 Agora, quando eu fiquei atrás do irmão Branham em 1953, em dezembro, na Flórida, West Palm Beach, como eu lhe contei, eu segurei em minha mão o fio do microfone para impedir de o irmão Branham ficar enrolado nele. Ele apanhou uma cadeira e fez dois giros completos. E o fio do microfone estava em volta do seu corpo, o qual Billy Paul havia me avisado: “Nunca deixe este fio fora de sua mão”, porque seu pai tinha um tempo terrível com o microfone. Ele detestava isso. Ele gostava de algo assim como eu tenho, tipo o sem fio. Mas ele não tinha um. E quando eu segurei isto, e isso ficou em volta dele, eu estava horrorizado, porque eu estava de responsável em verificar de que aquele fio nunca ficasse enrolado em volta dele.

28 Como eu contei a você, eu dei gentilmente um pequeno puxão, e o fio caiu bem ao redor de seus tornozelos. Agora, você conhece a lei de fulcro: se meus dedos não são totalmente dois pés2 do meu cotovelo, e eu lhe direi, é muito mais difícil para por pressão ali, mas aqui em cima, é simplesmente “zip”, e meu cotovelo vai. Vê? Essa é a lei de fulcro, sabe, a distância vezes o peso. Isso é sempre multiplicado pela distância.

29 E eu pensei: “Oh, Deus, um pequeno movimento de seus tornozelos, e ele se vai. Isso será tão desastroso”. E eu observei aquele fio se desembaraçar, e simplesmente idêntico à multiplicação dos pães e dos peixes, o qual é equivalente à criação. Sou o único homem vivo que pode contar isto a você. Você não tem que aceitar o meu testemunho. Faça o que você quiser. Porém eu posso lhe dizer uma coisa: exceto por

2 Aproximadamente 61 cm – NT.

Page 7: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

7

eu ter visto isso acontecer, eu não creio que eu pudesse ter acreditado que aqueles esquilos fossem realmente criados.

30 Vê? Sou muito honesto com vocês. Eu lhes digo exatamente o que sou, por dentro e por fora. E é assunto seu se você crê nisso ou não. Porém eu tenho os meus problemas da mesma forma como você tem os seus. Sou um ser humano. E eu não sou profeta. E certamente que não sou alguém que já viu o suficiente para dizer: “Bem, tenho realmente falado com Deus”, isto e aquilo e aquela outra coisa. Tudo que eu tenho é reduzido e de segunda mão e muito, muito longe de um profeta, ou qualquer coisa assim. Mas eu posso lhe dizer enquanto eu fico de pé aqui esta manhã: “Se você não crê em mim, eu futuramente me encontrarei com você, e mesmo se eu for ao inferno, você estará lá também, e isto será provado a você”. (...)

31 Eu estava lá e eu não piscava os meus olhos. Idêntico. O irmão Branham trouxe ambos para fora: eles são idênticos. E se você pode crer que Jesus tomou uma substância morta e a multiplicou, você pode crer que os esquilos foram criados, e eles foram. E você pode negar a mim esta manhã, todos vocês que desejam, e as pessoas que desejarem ao redor do mundo. Isso não me importa. Eles não estão negando a mim – eles estão negando a Deus.

Você diz: “Oh, irmão Vayle!”. Sem “Irmão Vayle” para mim, por favor. (...)

32 Vamos ir mais adiante. Nós estávamos falando sobre a Deidade. Jesus não é a Deidade, mas Ele era a plenitude da Divindade como Deidade, que era a Divindade que

estava dentro Dele, o qual é uma pessoa, duas pessoas em um corpo de carne. E se você acha que isso é difícil de entender, como que você tem o Espírito Santo? Hã? Cristo em

você, a esperança da glória. Não é estranho como que as pessoas podem dizer: “Oh, aleluia estou cheio do Espírito Santo! Bendito Deus!”. E depois negar Deus em um profeta? Um bando de hipócritas. E os pentecostais são os pior dos piores, porque eles são os que encorajam, promovem e contam com o batismo com o Espírito Santo.

33 [Os Dons de Deus Sempre Encontram o Seu Lugar, § 102] Então quando Ele veio, Ele era a plenitude de todos os profetas, (Ele estava falando sobre Jesus) ...a

plenitude de todos os profetas manifestada, porque eles eram a Palavra do Senhor, e Ele disse Ele mesmo: “Se vocês chamam de ‘deuses’ àqueles para quem a Palavra de Deus veio, como podem Me condenar quando Eu digo: ‘Sou o Filho de Deus’?”.

34 Em outras palavras: “Sou um profeta. Sou aquele profeta de quem Moisés falou. E se vocês podem aceitar Moisés, vocês podem aceitar a Mim. Eu Sou aquele de quem Moisés falou. Examine a Escritura, pois julgais ter nelas a vida eterna, e elas são as que de Mim testificam”. E não somente isto, mas Ele tinha um testemunho maior, porque você tem que receber o testemunho de duas pessoas para ser validado. Ele tinha a Bíblia que demonstrou Isto e provou Quem Ele era, e Deus que respondeu de volta pelo ASSIM DIZ O SENHOR, do modo como é feito em Deuteronômio 18.

35 Agora: ...Veja, até mesmo aqueles que naquela era foram ungidos3 como deuses, (pequenos d-e-u-s-e-s), Deus

mesmo os chama de “deuses”. O que eles foram? Eles foram as manifestações de Sua Palavra, e aqui estava Ele, a plenitude da Palavra, a Deidade incorporada, (Amém) a Deidade manifestada na carne.

36 Certo. Agora vamos para o Salmo 45, e aqui está a minha resposta para o Salmo 45, o melhor que eu posso responder. Agora, aqui diz no Salmo 45:6-7:

O teu trono, ó Deus, é para sempre e sempre; o cetro do teu reino é um cetro justo. Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o Teu Deus...

Então Ele está chamando um Deus “o grande Deus do céu”. Ele está dando o Seu Nome e a Sua posição para este. Se Ele deu o Seu Nome e a Sua posição para a completa identificação e habitação, então este é aquele de quem Ele está falando. Então se Ele os chamou de deuses, então Jesus pode ser elevado quanto à plenitude da Palavra a uma posição de “Deus para o povo”, como um profeta jamais foi. E Ele

3 Aqui Lee Vayle usou a palavra “ungidos”, porém a palavra dita pelo profeta foi “identificados” – NT.

Page 8: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

8

ainda é o mesmo, e será, porque depois na Nova Jerusalém, Ele estará no trono, visível, e a Coluna de Fogo por cima do trono.

37 Então é assim como eu olho para isto, e vejo e entendo o que Paulo está dizendo, citando dos salmos. E isso está baseado não em ser simplesmente um profeta, “Deus para o povo”, mas na verdade, “O profeta”, a plenitude da Palavra, não como Moisés ou algum outro, mas como “este único”. Ele depois teria então a posição mais alta como “Deus”, acima dos profetas, exatamente como os profetas tem sido assim chamados. Porque se eles foram manifestações de Sua Palavra – e você não pode negar que João Batista foi; ele não somente foi um profeta, mas mais do que um profeta. Mas lembre-se, eles disseram: “Quem é você?”.

Agora, Isaías não estava dividido em versículos, mas se ele estivesse aqui hoje, ele teria dito: “Eu sou Isaías 40:1-3. Eu sou esta Palavra. [Eu sou] a Palavra de Isaías, a Palavra de Deus, que tem a vida de Deus Nela. E aqui estou eu, esta Palavra feito carne”.

38 Bem, isso está errado ou isso está certo? Eu disse isto às pessoas na Grécia, na primeira vez em que a Mensagem foi para a Grécia, em Atenas, Grécia... Um belíssimo pastor lá, uma pessoa muito adorável. Havia milionários sentados na congregação, e generais, o que você tem. E eu expus isso bem em linha. Eu disse: “Você pode negar que João era a Palavra de Deus feito carne?”.

Vê? Eles não puderam fazer isto, porque Jesus é a Palavra de Deus feito carne. Então Moisés foi a Palavra de Deus feito carne. Os profetas foram a Palavra de Deus feito carne. E em nossa própria ordem, somos a Palavra de Deus feito carne – em nossa própria desordem ou “ordem inferior”, por assim dizer.

39 No final do culto... Tínhamos uma tradutora muito excelente, nascida em Nova York. Ela era a esposa de um general sentado ali, Mary Matakalos e ela interpretou para mim quando o homem veio por detrás de mim, o pastor. E ele muito gentilmente disse: “Temos ouvido muitas coisas estranhas hoje, porém não as ponha de um lado, porque elas poderiam ser verdadeiras”.

40 Eu não sei o que aconteceu. Se alguém ousasse negar que João era a Palavra viva de Deus feito carne, eu o pregaria bem ali. Irmão e irmã, eu o pregaria como ele nunca foi pregado. Eu diria: “Eu quero que você saia da minha vista, porque você está fora da vista de Deus”.

Bem, é verdade ou não é? E que tal você e eu como predestinados? “Bem, irmão Vayle, sou tão humilde”. Você não é humilde. Você é arrogante. E você está tão cheio do diabo que você não poderia crer na

Palavra de Deus se você tentasse.

41 Eu lhe falei que eu posso cortar e ser rude. Não estou aqui para ser mau com ninguém nesta igreja aqui. Estou fornecendo o princípio. Não estou falando sobre alguém nesta igreja, alguém que escuta a fita. Estou falando sobre princípio: dois mais dois fazem quatro, três mais três fazem seis. Deus, no corpo de Jesus, faz a plenitude da Divindade corporalmente. O profeta é a Palavra viva de Deus manifestada; [ou coloque dessa maneira: se Deus irá tornar a Palavra viva – manifestada, Ela terá que ser feita por e através de um profeta].

E você sabe que até mesmo Ciro, mencionado 400 anos antes de seu nascimento, um rei gentio, é mencionado na Escritura pelo nome, então ele era a Palavra de Deus feito carne, seja qual fosse a carne. Ele disse: “Meu pastor, Ciro”. Hã? Leiam suas bíblias. Leia sua Bíblia. Pegue para conhecer Isto.

42 O irmão Branham disse: [Então Jesus Chegou e Chamou (13/02/1964), §§ 70-71] Tenho dito isto antes. Posso dizê-lo novamente. Eu estava conversando com uma mulher há não muito

tempo atrás em uma determinada igreja, tenho mencionado não faz muito, que não crê que Ele era Deus, Sua Deidade. Ele era apenas um profeta, um homem comum. (Agora veja, o irmão Branham não disse que Ele não era um profeta. Ele disse que Ele não era simplesmente um homem-pofeta comum). Ele era verdadeiramente isto, Ele era um profeta. Ele era isso mais Deus. Vê? Ele era a manifestação. Jesus é o corpo, o moço, o homem. Deus era o que habitava Nele.

43 Agora, pode você ter um “Nele” sem o corpo? Não. No rio Jordão Deus entrou no corpo de um homem, com trinta anos de idade, que tinha caminhado em volta, que havia sido circuncidado após o oitavo dia, que teve suas fraldas mudadas, que foi da amamentação para a alimentação normal, que cresceu, que foi enviado ao templo, na idade de treze anos Ele teve que ser introduzido no templo como um homem. Estamos falando a respeito de um homem que comia e pescava e bebia.

Page 9: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

9

44 ...Deus estava Nele. Ele era um Deus-homem. Ele era um homem. Todavia Ele era Deus manifestado em carne. Em que carne Deus Se manifestou? Na carne de Jesus, e ainda assim era a Sua própria carne, porque Ele criou o óvulo e o esperma, e envolveu-Se nisso a fim de obter a fotocópia de Deus... Deus manifesto em carne. Quando vemos Jesus, vemos Deus. Isso é o que Ele disse: “Quando você vê o Pai, você vê a Mim; você vê o Pai”, porque Ele era o reflexo, porque Ele era a Palavra (Amém) que era no princípio. O irmão Branham chamou-Lhe de “reflexo”; Paulo chamou-Lhe de “a imagem”. Quando o irmão Branham diz “reflexo”, volte a Paulo: “imagem”. [“Imagem” foi o que Ele era. “Reflexo” foi o que Ele projetou, porque o Pai habitava Nele].

45 [A Semente de Discrepância (18/1/1965), §§ 78-79] Dizem: “Bem, Jesus orou para que todos nós fôssemos um.” Depois Ele também disse: “Como podem

andar juntos, dois andarem juntos, a não ser que eles estejam de acordo?” Ele disse “um,” como Ele e o Pai são Um. E o Pai era a Palavra, e Ele era a Palavra feita manifesta. Ele era “Um” com o Pai, porque Ele era a manifestação da Palavra prometida de Deus. E assim é isto hoje, ou outro dia qualquer. Sim, senhor. Esse Deus é Um. Ele deseja que nós sejamos um. Como pode ser isto? Este negando o nascimento virginal, e este não, negando a cura Divina, e isto e aquilo, todos eles em uma confusão como essa?

46 Em outras palavras, não existe uma unidade comum de mente. E assim ele está dizendo: “Se não existe uma unidade de mente na Palavra, como pode Deus estar no meio desse povo? E se não existe uma unidade comum de mente, individualmente com Deus, como que eles podem estar andando juntos?”. É por essa razão que aqui diz: “Se andamos na luz como Ele está na luz, temos companheirismo um com o outro”.4 E é por essa razão que o irmão Branham disse: “Como você deveria amar um ao outro, você deveria amar esta Palavra”. ...Veja como Isto tudo vem junto. Certamente. [Como Deus era “A Palavra” e Jesus era “parte da Palavra”, Eles tiveram companheirismo e puderam andar juntos e serem um. E agora somos um com Ele e um com os outros].

47 Alguns deles nem mesmo crêem em Deus, crêem que Ele fosse o Filho de Deus; crêem que Ele era o filho de José, chamado o Filho de Deus. Certamente. Os irmãos gêmeos dos luteranos, zwinglianos, crêem nisto: que Ele era absolutamente apenas um bom homem. Os Cientistas Cristãos dizem que Ele era um profeta, somente um homem normal, que Ele não era Divino. (Agora, se você usa a palavra “divino”, você está usando a palavra “divinidade” ou “deidade”). ...que Ele não era Divino. Ora, se Ele não era Divino, Ele é o maior enganador que o mundo já teve. Ele era Deus ou Ele não era nada. Ele era Divino! Ele era a Deidade, Ele mesmo, feito carne entre nós, na Pessoa do Filho de Deus. Certamente, isso é o que Ele era.

48 Agora, de uma certa forma a linguagem é um tanto enrolada aí, como a última pequena partícula disso. Ele disse: “Ele era a Deidade, Ele Mesmo, feito carne entre nós na pessoa do Filho de Deus”, o que é verdade. Isso é certamente o que Ele era. Então quando você fala sobre os dois, você deve se lembrar que o irmão Branham disse: “Isso era uma dualidade”. Sempre uma dualidade. Os dois em um corpo de carne. “Uma hora Jesus falava, uma hora o Pai falava”. Mas sempre os pensamentos de Jesus tiveram que ser originados ou dados por Deus Mesmo.

49 Depois ele disse: [Ao Nascer do Sol (18/04/1965), § 11] Bem, se você virar a fotografia assim... (Essa é a da nuvem aqui em cima. [O irmão Vayle aponta para

o retrato da nuvem – Ed.] Ele disse. Você provavelmente pode ver da audiência) ...é Cristo. Vê? Seus olhos olhando aqui, tão perfeitamente quanto poderia ser, usando a peruca branca de Suprema Deidade e Juiz dos Céus e da terra. Podem ver Seus olhos, Seu nariz e Sua boca? Somente virem a fotografia dessa maneira, e esta posição, como ela está suposta a ser. Ele é o Juiz Supremo e não há nenhum outro a não ser Ele. E esta é uma identificação perfeita da vindicação de que esta Mensagem é a Verdade. Isto é a Verdade. E fazendo Dele não uma terceira pessoa, mas a única Pessoa.

50 Agora, se você observar então: se Ele é a única pessoa, não uma terceira pessoa, ele está falando a respeito do próprio Elohim. Por quê? Porque Deus é o Juiz de toda a terra. Agora, você não pode ir a Gênesis 18, eu creio que é isto, onde Ele disse: “Não deverá o juiz de toda a terra fazer justiça?” e depois colocar o Juiz em algum outro lugar. Jesus mesmo disse: “O juízo foi entregue de volta ao Pai”. Então, tudo bem.

4 1 João 1:7 – NT.

Page 10: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

10

51 Existem mais versos sobre a “Deidade”, e você pode ver que o irmão Branham não está fazendo de Jesus “Deus”, como alguns o teriam. Ele não está fazendo do Logos “Jesus Cristo” em João 1:1. Ele está identificando isto no singular, porque quando Deus deixou a carne, Ele voltou a ser, ou habitar, se Ele assim desejou entrar na Coluna de Fogo. A manifestação que Ele deu aos profetas, Ele deu a Israel visivelmente por algum tempo, porém Ele nunca deu ao público novamente, que foi a Coluna de Fogo, o qual Ele deu singularmente ao profeta.

52 Agora lembre-se, quando o irmão Branham teve uma reunião em 1960, quando ele pregou as “Eras da Igreja”, as pessoas podiam ver aquelas muitas figuras que William Branham desenhou, que eram os desenhos do eclipse das eras da igreja, e ele disse: “Você viu um, mas eu vi dois”. Ele disse: “Você viu somente o reflexo. Você não viu o original”.

53 E essa é uma boa coisa que o irmão Branham deixou claro ou as pessoas teriam cometido o erro de que eles tivessem literalmente visto a Coluna de Fogo, o qual eles não podiam. Não lhes foi dado ver isto. Algumas pessoas disseram que viram uma luz. Eles viram isto e aquilo... Veja, eu estive no pentecoste por um longo, longo tempo, e você procura por luzes, e sabe... Na verdade você tem quase que uma religião psicodélica. (...)

54 Eu posso rir disso agora. Acredite em mim, isso não era algo para se rir. Eu estava em erro. Eu estava em erro pensando que eu podia entrar em algum reino que somente está reservado para certas pessoas, e acredite em mim, irmão e irmã, você não pode entrar em reinos que não pertencem a você, mas é melhor você tomar cuidado. Isto provará uma coisa: de que você está fora da Palavra. (...) Hã? Bem. Vamos tomar um exemplo de nossos próprios corpos? O que acontece se o seu fígado tentasse agir como os seus rins? Hã? É melhor você conseguir novos rins ou um fígado. [Sem diferença na igreja].

55 [Três Classes de Crentes (24/11/1963), §§ 50-51] Deus disse: “Eu sou o Senhor, Eu que saro todas as enfermidades. Eu sou Deus e Eu não mudo”.

Amém. E Deus é a Palavra, e Deus não muda. Como que a Palavra irá mudar? Vê? “Eu sou Deus e Eu não posso mudar”. A Escritura diz assim. Deus disse isso, Ele próprio. E se Ele não pode mudar, então Ele é a Palavra. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus (a Palavra imutável). E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Amém. Sim, senhor.

Veja, o irmão Branham coloca João 1:1 e João 1:14 juntos, 1:14, o que é exatamente verdade. Isso foi a Palavra que se tornou carne, que era o próprio Deus. Vê?

56 Deus levantou corpos todos ao longo da história: Moisés, Ezequiel, Isaías, Elias, a todos onde a Palavra temporariamente veio, mas a plena Palavra foi manifestada neste homem, Jesus Cristo.

“A plena Palavra foi manifestada em Jesus Cristo”. E depois eles pegaram Willy, a baleia,5 e a colocaram em uma piscina. Ela ainda era Willy, a baleia, colocada numa piscina. [Risos – Trad.] Isso ainda é Deus colocado em um corpo humano. Certo? Tudo bem. Aprenda a analisar Isto, porque analisar é muito valioso. Analisar é na verdade revelação.

57 ...O qual Ele era Deus na plenitude da Divindade corporalmente. Ele se fez carne. Eu creio nisso – cada palavra.

Bem, vamos deixar isto claro: Jesus se fez carne. Você e eu fomos feitos carne. Deus se fez carne. Deus teve um corpo, o corpo do Senhor Jesus Cristo. Ele deixou aquele corpo, um corpo, depois o mesmo Espírito, o Espírito de Deus, parte de Deus, regressou, começando no Pentecoste, apareceu em uma nuvem, em pequenas línguas de fogo que desceram sobre cada pessoa, mostrando Deus Se dividindo, mas sem Se tornar inferior. Ele apenas dividiu de Si Mesmo o que Ele queria dividir, e pos Isto nos vasos, vasos humanos, purificados pelo Sangue, separados na água do batismo, agora cheios do Espírito Santo, o selo para o dia da redenção. E quando o dia da redenção finalmente chega, ninguém mais é selado – temporariamente. Certo. [O irmão Lee Vayle limpa sua garganta – Trad.] Perdoe-me. Tudo bem.

58 O irmão Branham também disse: [Festa das Trombetas (19/07/1964); §§ 56-59] É por este motivo que eles falharam em reconhecer Jesus sendo o Filho de Deus. Suas tradições

haviam cegado os seus olhos, porém Ele estava exatamente com a Escritura. (Ele não somente estava exatamente com a Escritura, Ele era a Escritura). Com os profetas foi a mesma coisa. Jesus disse: “Qual de

5 Referência ao filme “Free Willy” de 1993, que conta a história de um filhote de baleia orca que era adestrada em uma piscina.

Page 11: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

11

vossos pais não apedrejaram aqueles profetas que foram enviados a vós?”. Então Deus envia os Seus profetas, e o profeta é a Palavra viva de Deus manifestada.

59 Essa é uma coisa dura de se engolir. Um certo sujeito do Canadá estava chutando os seus sapatos e era literalmente um daqueles que estavam destruindo a Mensagem. E eu havia há pouco conversado com Joe Raczkovy sobre isto. E eu disse: “Sabe, isso é o que o profeta é: a Palavra viva de Deus manifestada”. Então eles tinham se enrolado com Joe. Joe citou isto. E o pregador – assim chamado – ele estava enfurecido. E o outro sujeito disse: “Raczkovy! Blá, blá, blá! Raczkovy!”.

E Joe disse: “Só um minuto. Eu lhes mostrarei”. Ele apanhou o seu livro e lhes mostrou. Aquelas mesmas duas aves. Eles não acreditam hoje – [realmente acreditam].

60 Vê? Se você fosse um verdadeiro crente, você regozijaria. Ora, isso não diz respeito somente a um profeta, isso diz respeito a mim e a você, então nós podemos entender, e se alegrar, e ter esta fé perfeita. As pessoas ao redor do mundo ainda estão olhando para esta mensagem “Fé Perfeita” e eles pensam: “Oh! Eu terei isto. Oh! Eu terei isto! Oh! Eu terei isto!”.

Você já tem isto, porque essa é a perfeita revelação para a hora! [A congregação diz: “Amém” – Trad.] Você já tem isto. Oh que coisa, que coisa. Eu não entendo [porque eles não podem ver a vindicação (perfeita) trazendo-nos perfeitamente a Palavra revelada – fé perfeita].

61 Jesus disse: “Como vocês podem Me condenar e dizer quando Eu digo: “Sou o Filho de Deus”, e isso é mencionado em suas leis... Vocês dizem: ‘Aqueles a quem a Palavra do Senhor vem’ – (isso está nos Salmos) – (que são chamados profetas), ‘eles são chamados deuses’, e a Escritura não pode ser anulada, então como que vocês podem me condenar?”. Eles eram uma parte da lei, (o qual é parte da Palavra de Deus). Eles foram parte da Palavra de Deus, mas Jesus era a plenitude da Palavra de Deus, o Seu plano inteiro de redenção, toda a suficiência de Deus estava Nele.

62 Agora, esta é a citação que eu uso onde as pessoas estão interpretando mal João 1:1. Agora, não há razão para crer que Jesus não é a Palavra, porque veja, se esta Bíblia inteira aqui é referente a Ele como o ultimato de Deus no plano de Deus, do Alfa ao Ômega, porque Ele existia antes que houvesse uma partícula de pó de estrela, você tem que reconhecer que Ele é a Palavra. Mas isso é exatamente a mesma coisa com os profetas. Ele era “toda”, enquanto eles eram “uma parte”. Também somos uma parte – minúscula. Mas quando isto chega a Deus, você está falando agora muito acima e além da Bíblia. Você está falando Daquele que é mais que a Bíblia, Aquele que deu a Bíblia. [Sem Ele, não haveria isto].

63 Agora, se Ele é a Palavra, e Ele tem a progenitura, a progenitura deve ser a “Palavra”. Você tem que aceitar isto. Nós também somos uma parte da Palavra, porque nós éramos os Seus pensamentos a serem expressados. Então nós éramos uma parte do Logos. “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus”. Ou seja, Deus literalmente compartimentalizou-Se e colocou de lado aquela parte de Si Mesmo que viria à existência. E Ele fez.

64 Então onde Jesus é cheio da Palavra, isso é aquilo que você compara aos profetas. Mas quando você fala sobre Deus, Jesus Mesmo é minúsculo, quando comparado a Deus, e exatamente Quem Ele é. E é claro que nós, muito, muito inferior. Mas ao mesmo tempo, se você e eu somos uma gota de Deus, isto é o suficiente – mais do que o suficiente.

65 Lendo mais adiante, ouça agora atentamente: [O Desvelar de Deus (14/06/1964), §§ 77-78] Agora, quando Ela diz que Ele Se esvaziou, ou derramou, (porque essa é a palavra, “kenosis”. Agora

observe) ...isto, que Ele “vomitou” a palavra em inglês é “esvaziou” ou “derramou” Dele. Em outras palavras, se Deus derramou, Ele deveria “Urp!” e vomitar? Como que você se esvazia?

Bem, como que você se esvazia? Você vomita; você evacua; você defeca. E o irmão Branham está chamando algo a nossa atenção aqui, e eu admito que isto seja um pouco horrendo. Isso é mais parecido com Lee Vayle do que o doce e gentil William Branham, falando sobre vômito.

Mas a palavra “kenosis” no grego não significa “vomitar”, ou algo como um braço que saiu, ou o Seu olho que foi para outra pessoa.

Agora, aqui está o que ele diz que o “kenosis” é – e você tem que aceitar o que ele diz, porque ele é a autoridade.

Page 12: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

12

66 E, isto é, Ele mudou a Si Mesmo. Ele “derramou-Se em” (Amém!), em outra máscara, em outra forma, não que outra pessoa saísse Dele, chamada o Espírito Santo. Mas Isto era Ele Mesmo. Você compreende isto? Ele Mesmo derramou-Se nas pessoas. Cristo em você. Quão bonito, quão maravilhoso é pensar: “Deus derramando-Se nos seres humanos, no crente, derramado. Esta foi uma parte de Seu drama, por assim fazer, Deus, toda a plenitude, toda a Divindade estava corporalmente nesta Pessoa, Jesus Cristo. (Isto é “kenosis” bem aí) Ele era Deus, e somente Deus, não uma terceira pessoa ou uma segunda pessoa ou uma primeira pessoa; mas a Pessoa, Deus velado em carne humana.

67 Então se Ele realmente, literalmente habitou em Jesus Cristo para fazer Dele o que Ele era, Ele agora habita Ele Mesmo em nós proporcionalmente, o que seria meramente uma parte de Sua vida, selando-nos de volta a Ele, apoiando-nos, tornando positivo para nós de que estaremos na Ressurreição – a primeira Ressurreição, a Noiva, e de estar naquela Nova Jerusalém. E isto é Deus em você, desejando e fazendo a Sua própria boa vontade.

68 Diga-me: isso é diferente de Jesus? Absolutamente que não. Como disse o irmão Branham: “Ele veio da mesma forma que nós viemos, exceto que Ele veio sem contornar a Sua forma-Espírito ou corpo forma-Espírito”. Então tudo bem. Estamos começando a entender.

...Isso ainda é o mesmo Deus. Amém. Eu espero que isto penetre.

69 Agora, no parágrafo 281 de “O Desvelar de Deus”: Quando a Palavra estava em Moisés, ele era Deus em carne. Quando Ela estava em Jesus, Ela era

Deus em carne. Vê? A única coisa que Ele fez foi mudar a Sua máscara, não a Sua Palavra, não a Sua natureza. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele não mudou simplesmente a Sua forma. Ele mudou de Noé para Moisés; Ele mudou de Moisés para Davi; de Davi para José e assim por diante até que Ele chegasse à plenitude da Divindade corporalmente... Isso ainda é o mesmo Deus...

Então o que Ele fez? Ele veio até Paulo, e no tempo do fim Ele veio até William Branham. “Oh, eu não posso crer nisto...”.

70 Então não creia nisso. Sobre o que você está firmado? Em suas próprias duas pequenas idéias. Ora, um teólogo poderia explodir cada um de nós dentro de um chapéu com abas viradas para cima, se não nos firmássemos na revelação, a revelada e vindicada Palavra de Deus. Não tente se firmar sobre os seus miolos, porque você não tem nenhum quando isso chega ao emparceiramento do mundo. Por quê? Porque Satanás “selou o montante da sabedoria” e ele pode vencer a qualquer um em qualquer tempo com os seus modos perspicazes de sedução, de bajulação, de impor você a entrar na dança. E ele pode derrotar a qualquer um em qualquer tempo – exceto a Deus. Até mesmo os anjos disseram: “O Senhor te repreenda”,6 quando veio a competir pelo corpo de Moisés. Tudo bem.

...Isso ainda é o mesmo Deus. Amém. Amém. Eu espero que isto penetre. Vê? Isso é Deus, mas Ele simplesmente toma outro véu. Vê? Ele coloca outro véu.

71 Então muitas vezes as pessoas não crerão no irmão Branham, isto é, no que ele está dizendo sobre si mesmo. Quando eu escrevi o pequeno livro para ele “O Profeta do Século Vinte”, ele disse: “Irmão Vayle, esta é a maior arma de fogo posta em minhas mãos, veja, porque você pode dizer isto, no ponto em que eu não me arriscaria em dizê-lo”. E você pode apostar que eu disse isto; e eu ainda estou dizendo-o.

72 Eu desafio você: descubra para mim onde alguma vez eu tenha mudado qualquer coisa do livro As Sete Eras da Igreja, que ele me deu o material para escrever, e o que eu mesmo escrevi. Eu desafio você: o livro As Sete Eras da Igreja ainda é a espinha dorsal de todo o ministério que está aí fora no mundo hoje. Eu não tenho mudado uma coisa sequer, exceto que eu tenho um mais profundo e melhor entendimento disto. Por exemplo, a Divindade teria me iludido, a menos que eu soubesse que havia um Deus, e que Ele teve um Filho, e que o restante de nós éramos Semente. Mas hoje eu posso colocar tudo isso junto, como estou fazendo agora.

73 Vamos ler algo mais relacionado à “Divindade corporalmente”. [A Obra Prima (5/07/1964), §§ 79-80] A imagem perfeita do Deus-homem, Deus En morphe havia mudado do Sobrenatural para a visão. E a

visão foi projetada na imagem. E a imagem foi ferida para que então o Sobrenatural pudesse provar o sabor da morte.

6 Judas 9 – NT.

Page 13: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

13

Agora, vamos dar uma olhada nisto outra vez: “A imagem perfeita do Deus-homem”... Estou usando a palavra “imagem”, Deus em um homem. “Deus... mudou do sobrenatural para a visão. E a visão foi projetada à imagem”. Em outras palavras, tudo que Deus viu repousava ali – Logos – que entrou na realidade de um ser humano, chamado “Jesus, o Filho de Deus”.

...a Obra Prima perfeita de Deus. Ele não podia fazer isto em Moisés. Ele não podia fazer isto nos profetas. Isaías, que foi serrado com serras até que ele ficasse serrado aos pedaços... Ele não podia fazer isto nos profetas que foram apedrejados. Ele não podia fazer isto, porque Ele não poderia sentir isto. Eles foram somente uma porção Dele. Mas nesta perfeita Obra Prima Ele era corporalmente a plenitude da Divindade...

74 Ou seja, Deus Se manifestou plenamente habitando nesta pessoa, Jesus, de quem Jesus disse: “Veja, um corpo Tu Me preparaste”. Jesus habitou nisto. Agora Deus habita neste corpo no qual Jesus habita, este corpo que pertence a Jesus na realidade pertence a Deus. Então Deus entra. Ele não expulsa Jesus. Ele reside com Ele. Você tem uma dualidade.

...Eles foram somente uma porção Dele. Mas nesta Obra Prima perfeita Ele era corporalmente a plenitude da Divindade...

75 Por que a “Obra Prima perfeita”? Porque Deus se envolveu no esperma e no óvulo, começou aquele corpo, absolutamente, e porque a vida tinha que estar ali no esperma e no óvulo para contatar os elementos, a fotocópia de Deus Mesmo que tinha que estar naquela manifestação. E nós entraremos nisto mais tarde na Escritura para mostrar a você de que é realmente assim que tinha que acontecer, porque Deus é um homem. Assim disse o irmão Branham: “Deus foi o primeiro homem; Jesus, o segundo; e Adão foi o terceiro”. E é para isso que você está olhando.

76 As pessoas acham isso tão estranho. É estranho que uma gatinha tenha gatinhos que se parecem com gatos? É estranho que cachorros tenham filhotes que se pareçam com cachorros? Para mim seria estranho se Deus tivesse filhos que não se parecessem com Ele.

Você diz: “Bem, irmão Vayle, essa é uma coisa diferente. Oh, essa é uma coisa diferente”. (...) Bem, eu aprecio a sua tolice. Não esfregue isto em mim de qualquer forma, porque eu não sou um

gato e nem um cachorro. Minha vida vem originalmente de Deus, e é melhor você acreditar que Ele tinha que por Isto em algo que se parecesse com Ele, porque Jesus era a Sua imagem. Hã? Bem, deixe o seu pensamento seguir e pare de ser como o mundo. (...)

77 ...Eles foram somente uma porção Dele. Mas nesta Obra Prima perfeita Ele era corporalmente a plenitude da Divindade. Ele não podia projetar somente Moisés, Ele podia projetar todo o Seu Ser nesta Pessoa e provar a morte por toda a raça humana. A Obra Prima perfeita de Deus, Deus, tão inspirado em ver Isto, que Ele se tornou o Redentor de todas as eras para falar àqueles nas bases de que existiam antes e mesmo agora.

Ou seja, você olha para trás, você está presente; você olha para frente, sem chance. O mesmo Deus que teve que fazer isto, está fazendo isto, e o fará. Deixe-me ver se eu consigo encontrar isto para você. (...)

78 Tudo bem. Ouça, Eclesiastes 3:14-16: Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve

tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante Dele. (Em outras palavras, você somente pode aprender conhecendo o Deus imutável) O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou. Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.

79 Ou seja, tão logo quanto um homem tinha posse disso, ele o mudava. Mas Deus permanece imutável. Agora, isto somente pode vir através dos profetas. Quando um profeta vem, você o teme. Quantos temeram o irmão Branham? Eles foram camaradas; eles riram, eles zombaram e tudo mais... A mesma coisa eles fizeram a Jesus.

80 ...Todas as promessas foram encontradas Nele. Ele era a Perfeição da perfeição. Todos os tipos foram cumpridos Nele: nosso Parente Redentor em Rute e Boaz; o nosso doador da Lei do Monte Sinai; o nosso Profeta do deserto, quando Ele veio do monte, quando Ele veio do deserto – quando Ele veio da Eternidade e se fez homem, a Imagem perfeita.

Em outras palavras, Ele seguiu o perfeito e completo modelo, porém bem mais acima e além.

Page 14: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

14

81 [Tempo de Colheita (12/12/1964), § 264] Deus é um grande escultor (correto); Ele fez um homem à Sua imagem para refleti-Lo e Ele é a

Palavra de Deus. Hã? E o que Ele fez? Ele provou Adão; ele falhou, Moisés falhou, todos os demais falharam. Mas havia Um perfeito. Aleluia. O que foi isto? Nada mais do que Deus Mesmo em carne, a Palavra refletida; Nele habitou corporalmente a plenitude da Divindade, não um profeta, apesar de Ele ser um profeta, não um homem, apesar de Ele ser um homem.

Em outras palavras, Jesus foi o espelho de Deus. Você olhava para Ele e você via Deus. A propósito, isso também é 2 Coríntios.

82 Judeus, não tentem alegar que Ele é de vocês. Ele não foi nem judeu e nem gentio; Ele era Deus. Vê? Você é o que o seu sangue é. (Vê?) E é claro, sua carne. E Maria, naturalmente, não teve qualquer concepção com o Espírito Santo dando a ela uma sensação. Deus o Pai criou um germe, ou um óvulo em Maria, e uma célula de sangue nela também, e isso era o Sangue de Deus.

Ou seja, o irmão Branham está negando o mito, a mitologia de deuses descendo e tendo relações sexuais com mulheres.

83 [Dores de Parto (24/01/1965), §§ 96-97] Agora, nós sentimos e sabemos que isto é a Verdade, que os sistemas apodreceram em cada era, e

cada um de seus sistemas tiveram que apodrecer e morrer, até que ela produzisse aquela igreja; saísse daquela confusão podre e viesse a própria Palavra. (Isto é “Dores de Parto”) A Palavra do Senhor vem ao profeta. Ela nunca vem a um sacerdote; vem ao profeta. E observe, e quando isto havia finalmente, aquela Palavra totalmente – nasceu aqui em carne humana, a plenitude da Divindade havia descansado Nele. Ele era a Palavra...

84 Quem era a Palavra? Jesus era a Palavra. Ele tinha que ser a Palavra. E Deus era “A” Palavra. Jesus foi toda a Palavra aquinhoada para Ele, e para você e eu. Mas Deus era “A” Palavra, da qual a Palavra vem. Os ovos vem das galinhas. Hã? A Palavra vem de Deus. O que isso produzirá? A vida da Palavra original. Todos falam isto: quem veio primeiro? O ovo ou a galinha? Se não houvesse nenhuma galinha, não haveria ovos nenhum – estúpido. Evolução... Esqueça isto.

85 ...Ele era a Palavra. Ele disse, quando eles O estavam acusando de fazer a Si Mesmo igual a Deus porque Ele era o Filho de Deus, eles disseram a Ele: “Bem, você se faz a Si mesmo Deus”.

Bem, o que você acha disso? Se não somos uma raça de Deus, então o irmão Branham mentiu para nós. Como que ele poderia ter mentido quando ele foi vindicado por Aquele que nos coloca aqui?

...Ele disse: “Não está escrito em vossa lei que chamou “deuses” àqueles a quem a Palavra de Deus foi dirigida (os profetas) – e eles foram – então como podeis vós condenar-Me quando digo que sou o Filho de Deus?”. Onde a plenitude da Divindade descansava completamente no Filho de Deus, Ele era a manifestação de Deus.

86 [Hoje Tem se Cumprido Esta Escritura (19/02/1965), §§ 105-107] O que nos dizem as Escrituras quanto a hoje e a respeito do tempo em que vivemos? (Isso é “Hoje

Tem se Cumprido Esta Escritura” – lá atrás em 1965) Jesus falando... eu não terei tempo para tomar todos eles, mas eu quero tomar este antes de encerrarmos. Jesus disse em Lucas 17:30, Jesus Cristo, a própria Palavra (Você crê nisto?), Jesus Cristo, a própria Palavra feito carne falou e disse o que a Palavra seria no tempo do fim...

Agora, aí está onde você poderia crer bem aí de que a Palavra que “se tornou carne” é João 1:14, que pertence a João 1:1 e faz de Jesus a “Palavra”. Não assim, meu irmão e irmã. Não assim, não assim. Os profetas foram a Palavra viva de Deus manifestada. E como foi isso? Em carne humana. Então que tal isto? É a mesma coisa da qual estamos falando.

87 Jesus Cristo, a Palavra feito carne falou e disse o que a Palavra seria no tempo do fim, qual seria o sinal do tempo do fim do mundo. Ele lhes disse que se levantariam nação contra nação, porém Ele disse: “Assim como foi nos dias de Sodoma, também será no dia quando o Filho do homem há de ser revelado”...

Agora, como o Filho do homem foi revelado? Ele é o profeta; Ele é a Palavra viva de Deus feito carne. A Palavra para esta hora se tornando carne. Como pode ser isto? Só com Deus no vaso, e Ele terá que ser manifestado assim como Ele era.

88 E eu te pergunto hoje: era o ministério de Jesus Cristo, que estava aqui de volta à terra há dois mil anos atrás, manifestado no século vinte na vida de William Branham? Absolutamente.

Page 15: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

15

“Oh, irmão Vayle, isso é tão estranho”. Como foi com o Dr. Bosworth que puxou a aba de meu paletó em dezembro de 1953, e ele disse:

“Irmão Vayle, tenho orado por quarenta anos pelo retorno do ministério de Cristo a esta terra e aí está, naquele homem”.

Como foi com o velho papai Bosworth e com todos os pentecostais que ficaram em volta e disseram: “Um homem enviado de Deus... Isso não é maravilhoso? Mas ele não é nada para nós. Ele somente veio aqui para nos mostrar o que ele pode fazer. E bendito seja Deus, nós faremos isto”.

89 Onde eles estão hoje? Onde estão os Tommy Osborns? Onde está o restante deles? Oh, sim! De volta ao dogma trinitário. E o mundo inteiro declarará quão belo as suas vidas foram, e quão grande os seus testemunhos, e quão bonito os seus ministérios, e quão bonito todos eles morreram. “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer. Aquilo que o homem semear, isso ele também ceifará”.7 Se você semeou um dogma trinitário, idolatria, isso é o que você colherá.

“Oh, irmão Vayle, eu acredito na graça”. Eu também creio, mas eu não creio em desgraça. Quando que a graça operou alguma vez aparte da

verdade? Eu quero fazer esta pergunta a você. Olhe para a sua Escritura. É sempre graça e verdade, graça e verdade, graça e verdade. Hã? Verifique isto. (...)

90 Agora, quando Jesus veio à terra, Ele veio no nome de três filhos: Filho do homem (o qual é profeta), Filho de Deus, e Filho de Davi. Agora, Ele viveu aqui na terra; Ele nunca disse que Ele era o Filho de Deus...

Somente no fato do assunto de que Ele era o Filho de Deus e a respeito de ter que vir. Ele disse: “Eu sou o Filho do homem”. O próprio Jeová chamou em Ezequiel os profetas de “filho do homem”, porque Ele tinha que vir e cumprir a Escritura como um profeta. E Moisés disse: “O Senhor vosso Deus levantará um profeta semelhante a mim”.8

91 ...É por essa razão que Ele não podia ser o Filho de Deus aí porque Ele era o Filho do homem. Ele, a Palavra, veio aos profetas, e Ele era a Palavra em Sua Plenitude. (E lembre-se de que o irmão Branham cita quando Jesus veio a João, e a Palavra sempre vem aos profetas. E deste modo Ele era aquela Palavra que estava para vir ao profeta). A Palavra veio aos profetas e Ele era a Palavra em Sua Plenitude: Filho do homem, o maior Profeta, não o maior Profeta, mas o Profeta Deus. (O irmão Branham se corrige). A Plenitude da Divindade estava corporalmente Nele; portanto, Ele era o Filho do homem.

Exatamente como o restante dos profetas, porém Ele era “aquele” profeta, de quem se falou, que se você não ouvir a Ele [de acordo com João 3, você está condenado].

92 Agora lembre-se: quando Jesus era “aquele” profeta, lembre-se agora cuidadosamente... era “aquele” profeta, Israel e todos eles não morreram, e os gentios não morreram. Mas há um tempo se aproximando, conforme Atos 3, que aqueles que não O receberam, recebem uma destruição final. E que é nessa hora, quando o Filho de Deus, levantado dos mortos, Jesus, regressa na forma de Espírito Santo, que é Deus Mesmo, no profeta, William Branham, criando “aquele” profeta. Está tudo acabado para os gentios.

93 E quanto Jesus volta e aparece aos judeus, está tudo acabado para os judeus, e toda a terra sobe em chamas. Está tudo terminado. E a Noiva volta. Mas a terra, seja plenamente renovada ou parcialmente – o irmão Branham disse que não saberia como – e aí o templo de adoração é estabelecido. Cristo novamente, encarnando Deus, a Noiva em tudo. Eles tem os seus próprios lares; eles tem tudo. E eles colocam o Milênio em ordem, que é você e eu, e aqueles dentre os Filhos de Deus que estarão vivendo a vida que sempre temos desejado viver. E pela primeira vez, realmente feliz, realmente na paz, realmente livre porque não haverá nenhum corpo de pecado. Não. Nenhum corpo de pecado. Nada para tentar. Milhões de tentações poderiam flutuar ao nosso redor. Nós nem sequer saberíamos que elas existem. Nós simplesmente havíamos morrido para elas.

...Agora por dois mil anos Ele tem sido conhecido como um Filho de Deus, Espírito (isso é o que eu estou dizendo a você) no Milênio Ele será o Filho de Davi sobre o trono, todos nós sabemos disso; nós cremos nisto.

Mas hoje é o Filho do homem revelado. Em outras palavras, o mesmo profeta, agora mesmo, o mesmo ministério.

7 Gálatas 6:7 – NT. 8 Deuteronômio 18:15 – NT.

Page 16: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

16

94 [O Rapto (4/12/1965), §§ 98-99] Um dia quando eu comecei a pregar estas sete eras da igreja, eu liguei para Jack Moore, um grande

teólogo; eu disse: “Jack, Quem é esta Pessoa de pé ali? ...Ali está um semelhante ao Filho do homem de pé ali”.

Na verdade, a Escritura não diz “Um semelhante a Filho do homem”. Ela diz: “Um semelhante a um Filho do homem”. Agora lembre-se: na Bíblia cada palavra está explícita; de outra forma, ela não se revelaria em sete – matemáticas estranhíssimas – mas Ela se revela. E Ela não poderia ser feita por ninguém, mesmo por um computador, embora você possa pegar o computador e fazer uma porção de coisas dizerem uma porção de coisas diferentes. Por mim está tudo bem, mas vamos ver uma pessoa fazer isto. E se você fizesse isto vir em sete, isto não funcionaria de jeito nenhum porque nada seria verdadeiro. Esta é a verdade.

95 A única razão que a Bíblia vem em sete, até onde eu posso ver isto, é tudo que é medido. Não há nada que não sejam medidas. Tudo é uma medida. Faça como você quiser, você não consegue se afastar da medida. Mesmo que Deus seja infinito em Suas habilidades, Deus Mesmo é uma medida, e Ele está limitado pela Sua própria Divindade. E o irmão Branham disse isto, e não há ninguém que discordará disso, se você crê em teologia ao menos um pouquinho.

96 ...Quem é Este semelhante a um Filho do homem, cabelos brancos como a lã branca?... Eu disse que Ele era um jovem, como que Ele poderia ter cabelos brancos como a lã? (E Jack Moore disse:) “...Irmão Branham, esse foi o Seu Corpo glorificado”. Isso não enquadrou. Porém quando entrei ao quarto e orei, Ele me deixou saber o que era isto. Vê? Eu sempre tenho pregado que Ele era a Deidade, não somente um homem. Ele era Deus manifestado em carne.

Agora veja, isso está dizendo a você uma coisa: de que absolutamente Deus tem que estar de volta naquele corpo para qualificar. E quando Ele está naquele corpo, Deus está fazendo isto, despreocupado; o corpo existe apenas como uma manifestação. Vê? [Eu quero que você entenda isto. Deus (Deus manifestado em carne. Ele não disse: “Filho”, mas “Deus”)].

...Ele era Deus manifestado na carne.

97 Vê? Uma vez Deus estava em carne e depois Se separou disto. Quando que Ele vem de volta a isto? O irmão Branham disse: “Quando aquele Espírito que está em nosso meio se torna encarnado para nós, nós O coroaremos Rei dos reis e Senhor dos senhores. Aquele será o Filho do homem, o Filho de Davi, o Filho de Deus, o Totalmente Amável, a Rosa de Saron”.

Isso é o que ele disse. Eu não estou inventando isto. Veja, quando você conhece a doutrina, tudo cai no lugar. Se você não conhece a doutrina, você está inclinado a errar.

98 Existe uma igreja no Canadá que se separou de outra igreja, e eles disseram: “Estamos deixando a doutrina do lado de fora da porta”. Você não pode adorar a Deus aparte da doutrina. Deste modo o que a sua doutrina será? Eles não podem ser guiados pelo Espírito Santo segundo a Palavra, [que é a autoridade pela qual nós seguimos]. (...)

99 (Agora) ...Ele era Deus manifestado na carne (na carne) – Deus, o atributo do amor de Deus, e os grandes Atributos que desceram aqui, exibidos aqui na terra, de Deus.

Bem, a exibição foi através da carne. “Deus amou tanto o mundo, que Ele deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.9 Quando Deus deu o Seu Filho, isso finalmente acabou em morte, mas o dom do amor era para o povo, e tivessem eles acreditado em João e o Reino teria chegado a eles. Eles não fizeram isto. Mas aqueles que creram, o Reino de Deus veio, mas foi impedido na sua plenitude na terra [até que toda a Noiva entre, o qual é nesta última era].

100 Agora, crendo nós no irmão Branham, o Reino de Deus é chegado a nós. Sabemos disso porque os demônios foram expulsos. Cada espírito no edifício, se havia um milhão ou cinco milhões, foram tomados sob controle. O Reino de Deus é chegado a nós. E estamos agora apenas aguardando pela Coluna de Fogo, a Presença, para nos guiar para o Milênio. E Ele fará isto ressuscitando os mortos, e nos transformando, e levando-nos para a Ceia das Bodas, e mantendo-nos lá por três anos e meio ou o quanto isto for, e depois descendo sobre a terra para o Milênio.

101 Agora, esse é o retrato. E o tempo e a eternidade tem se fundido. “Sempre tenho pregado que isto era a Deidade – Deus manifestado em carne, o atributo do amor de Deus. O atributo...”. Qual era o atributo?

9 João 3:16 – NT.

Page 17: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

17

Jesus, em carne, e Ele representou Deus na terra. “Jesus era o amor de Deus, que edificou um corpo no qual o próprio Jeová viveu. Ele foi corporalmente a plenitude da Divindade”. Precisava dos dois. Sem um deles Jesus não era corporalmente a plenitude da Divindade. Era o “grande” Jeová e o “pequeno” Jeová. Certo? Pequeno Jeová chorando; pequeno Jeová... Bem, certamente que Ele era Jeová porque “Jesus” quer dizer “Jeová Salvador”. Vê? Jesus veio no Nome de Seu Pai. Ambos tinham o mesmo Nome. Então se você dissesse: “Jesus”, eu digo: “Qual Jesus? O grande Jesus ou o pequeno Jesus? Pai ou Filho?”. E lembre-se: Eles eram idênticos exceto que os filhos tem começos. Isto é, essencialmente, e nós essencialmente o mesmo – [a alma].

102 Temos toda a sujeira delatada e descoberta, colocada aqui na carne, para ser testada. E ouça, a mesma ordem que Deus deu: “Sede fecundos e multiplicai-vos” deu a você uma direção para o sexo. O que você está fazendo com isso? O que o mundo está fazendo? Eu mostrei a você na noite passada: homossexuais, lésbicas... Meu Deus, crianças de seis anos de idade sabem mais sobre sexo do que quando eu tinha vinte anos. Era-nos dito para nos conter a nós mesmos. Isso foi ensinado.

103 Você sabia que a homossexualidade era chamada de “sodomia”, e que era um delito criminal? Por favor! Acorde e volte ao passado só um pouquinho. Deus não tem mudado, mas o mundo tem. E tampouco o diabo também tem mudado: ele é o mesmo sodomita apodrecido que ele sempre foi. E ele seduziu o mundo todo e a Eva pelo sexo. E ele está fazendo a mesma coisa exatamente hoje, até que nada mais reste a não ser a sexualidade, e isso tem acabado em morbidez e morte, e [destruição]. E isso produziu toda a falência e pecado podre sobre o mundo, porque eles perverteram isso, e a perversão veio direto do quê? Da ordem de Deus, o que significava simplesmente que você teria que ter uma direção para o sexo que você não poderia negar – haveria procriação. Porém você controla isso para o casamento e para uma esposa, exatamente como Adão foi ordenado...

Os mórmons tentaram me enganar sobre isso uma vez. Esta moça mórmon que eu conheci disse: “Bem, Lee, Jacó teve duas esposas”.

Eu disse: “Sim, mas Adão teve só uma”.

104 Mulher estúpida, desejando estar em um harém ou coisa assim. Que loucura! Mas a liberação das mulheres é a mesma coisa estúpida. Qualquer número de homens correm por elas, ou isto ou aquilo. Hollywood glorifica os nascimentos fora do casamento. As lésbicas, tão arrogantes de si mesmas, elas ainda querem ter um bebê. Elas obtêm inseminação artificial ou se deitam com algum homem. Alguma vez você já viu tanta imundície? Tudo por causa da ordem de Deus: “Sede fecundos e multiplicai-vos”, e cada Palavra de Deus tem sido pervertida no momento em que Ela saiu de Sua boca – [ou quase. A ordem de Deus é perfeita moralidade e verdadeira justiça, mas os homens e mulheres a tem pervertido].

105 Eu espero que você esteja captando para o que estou conduzindo, porque se você não estiver, você não vê o que eu vejo, e você não entende o que está acontecendo. Você está somente parado aí perguntando. Eu não pergunto; eu sei... ao menos aquilo que eu sei que eu sei. Eu não sei tudo. [Eu certamente não quero, mas eu conheço o princípio Alfa-Ômega, e eu vejo que o que é semeado em pecado é colhido a cem por um].

...Ele era corporalmente e plenitude da Divindade. O que Deus era, Ele manifestou através daquele corpo, e aquele corpo teve que morrer para que Ele pudesse lavar a Noiva com o Seu próprio Sangue. (Tudo bem).

106 [Eventos Modernos São Esclarecidos Por Profecia (6/12/1965), §§ 172-173] Mas o verdadeiro ordenado de Deus, esse verdadeiro gene, esse verdadeiro germe, uma alma de Deus

que estava em Deus antes da fundação do mundo... Lembre-se, você que realmente tem o Espírito de Deus em você esta noite, você estava em Cristo. Hã? Porque Ele foi a plenitude da Palavra. Ele foi corporalmente a plenitude da Divindade. Deus estava em Cristo reconciliando o mundo Consigo Mesmo. Você crê nisso? Veja, Ele estava em Cristo. (“Ele estava em Cristo”. Ele está enfatizando isto) Então se você estava em Deus, um gene, um palavra, um atributo desde o princípio, então você caminhou com Ele aqui na terra, você conversou com Ele na terra, você sofreu com Ele na terra, você morreu com Ele no Calvário...

107 O irmão Branham foi tão longe até o ponto de dizer: “Você pagou pelos seus próprios pecados lá”. Ele não disse? Oh, certamente que ele disse. Isso afasta as pessoas longe, não afasta? Bem, onde está a graça? Oh, que coisa! As pessoas simplesmente não conseguem aceitar a verdade. Eles simplesmente não

Page 18: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

18

conseguem aceitar isto, irmão e irmã. Eles se preocupam com relação a um mosquito e engolem um camelo. [Risos – Trad.] Eles não podem aceitar a pequena bela impressão que o irmão Branham traz. Mas, oh, eles acreditarão nas mentiras do diabo em cada tempo em particular.

“Vocês todos não morrerão, oh, não!”. A mentira do diabo: “Vocês certamente não morrerão”. “Oh, milhões que agora vivem jamais morrerão!”.

108 Bem, há um elemento de verdade nisso de que eles jamais morrerão, até que eles sejam aniquilados! Mas é melhor você crer na Palavra de Deus. Porém eu não sou um juiz aqui, parado aqui, e dizendo a você. Estou somente pregando a Palavra de Deus, isso é tudo. [E Ela é a Palavra vindicada pelo profeta].

Você conhece o arauto – ele está na Bíblia – e o arauto era o mensageiro do rei, e ele tocava uma trombeta, e ele jogava o pergaminho sobre o muro e galopava, e eles faziam o que queriam com a palavra. Não era seu negócio forçá-la, ele meramente a trazia. Porém o rei a impingia. Amém. Eu gosto disso.

109 Isso está fora das minhas mãos. Eu não conseguiria pregar ninguém no céu, ou dar a alguém a salvação ou cura ou qualquer outra coisa. Mas a Palavra de Deus pode, e Ela é encontrada nas bocas dos homens que são pecadores: filhos desviados, desobedientes a seus pais, porém não filhos da desobediência. Vê? Caim foi um filho da desobediência; Abel era um filho da obediência. E é por essa razão que temos toda esta semente da serpente e toda esta confusão, porque eles perverteram a Palavra de Deus no jardim: “Sede fecundos e multiplicai-vos”. Oh, que coisa. “Você tem os meios, então siga em frente”. [Quão trágico].

110 Você entenderá algum dia, irmão e irmã, sobre o que eu estou falando. Você compreenderá da maneira que eu compreendo isto, porque eu entendo isto. Não estou me enganando a mim mesmo nem por um minuto sobre o que está ocorrendo. Quisera Deus que eu tivesse apenas um décimo do ensino que eu dou para o povo [hoje]. (...) E ainda assim eu mantive o meu vaso, ou Deus fez isto por mim. Sim, isso é uma grande satisfação, sabendo que você andou na luz.

111 ...Então se você estava em Deus, um gene, uma palavra, um atributo desde o princípio, então você caminhou com Ele aqui sobre a terra; você caminhou com Ele sobre a terra, você sofreu com Ele na terra, você morreu com Ele no Calvário, e você ressuscitou com Ele novamente; e agora você está assentado em lugares celestiais em Cristo, comunicando-se com Ele, a Palavra, enquanto Ela alimenta a sua alma: “O homem vive pela Palavra que procede da boca de Deus”.

Não a palavra metodista, palavra batista; lembre-se, se existe qualquer coisa deixada sobre o sacrifício, ele deve ser queimado antes da amanhecer.

112 A era pentecostal acabou, os dons e tudo mais estão acabados com ela. Você está numa nova era, que é a era da Palavra, que é a era de Éfeso. Os dons estão superados pela Palavra. Eu pessoalmente perguntei ao irmão Branham: “Irmão Branham, os dons tem cessado de minha vida. É porque a era dos dons terminou?”.

Ele disse: “Sim, irmão Vayle, a era dos dons terminou”. Você acha que ele mentiria para mim? Certamente que não. Certamente que não, quando Deus lhe

disse como mostrado pela foto do sobrenatural, aquelas chamas de fogo: “Todos os nove dons ainda estão em sua possessão”.

113 Ele os usou? Ele colocou a igreja em ordem? Bem, responda a sua própria pergunta. Onde isto foi feito, se ele o fez? E ele me queria para que eu trabalhasse com ele, especialmente porque ele sabia que eu entendia dos dons, em um certo grau. Talvez nenhuma pessoa em volta dele os conhecesse, o qual eu queria um culto especial para os crentes pela manhã, onde os dons seriam operados e postos à prova. E então eu disse que eu gostaria deles pela manhã onde eles não eram julgados, porém na igreja local eles seriam julgados.

Ele disse: “Bem, Lee, eu concordo com você a um certo grau, mas”, ele disse, “eles não vão ao outro culto; eles só vão neste único culto”.

114 E talvez porque eu fosse a única pessoa que tivesse luz o suficiente sobre o assunto naquele tempo, ele estava querendo trabalhar comigo. Ele tentou conseguir um lugar em Louisville. Estava vendido. Ele queria que eu fosse a Chicago, e o pastor da igreja de lá e eles me desprezaram. E acredite em mim, eu os desprezei também quando eu vi o que estava acontecendo. Então nós nunca, jamais tivemos uma igreja onde os dons seriam operados, porque ele disse: “Lee, se você for lá, eu subirei e colocaremos os dons em operação”.

Page 19: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Doutrina da Mensagem

19

115 Então se o profeta não fez isto, como que eu irei fazê-lo? Eu simplesmente me recuso a tentar lidar com o que eu não posso lidar, como se eu pudesse lidar com isso. E até que eu saiba que exista uma pessoa absolutamente identificada com o discernimento de espíritos parado na porta... Essa é a lei que o profeta registrou. Eu não posso fazer qualquer coisa acerca dos dons. E francamente, eu sou um pouco convencido sobre isto, um pouco de centelha de alegria inunda o meu pequeno coração apodrecido ao dizer: “Bem, certo, você está fora do anzol”. Eu somente espero que eu esteja, porque eu não tenho as respostas. Eu não tenho as respostas. [Porém eu certamente não quero recusar qualquer dos dons do Espírito que Deus ainda possa conceder contanto que Ele me instrua sobre eles e de como usá-los].

116 Agora: Não palavra metodista, palavra batista; lembre-se, qualquer coisa que sobrasse era queimado por

causa do amanhecer de outra era da igreja. (Lembre-se de 1955 quando das estrelas todas alinhadas, o nascimento de uma igreja virgem aconteceu). Certo? Êxodo, (que é onde o sacrifício era queimado). Um símbolo, um tipo...

117 Você ficou livre do passado da maneira como Paulo fez. Não importa o que você era, está tudo acabado. Você está arrastando algo com você esta manhã? Ou poderia você levar todo o pensamento e trazê-lo cativo ao que o irmão Branham disse, e julgá-lo pela realidade atual da doutrina: de que existe um Deus e que Jesus não é Deus? Ele é o Filho de Deus. Ele pode ser adorado e chamado de “Deus” como o profeta, bem lá acima com Elohim, porque até mesmo os profetas aqui debaixo eram “Deus” para o povo. Sim, nós podemos fazer isto, porém Ele não é Deus, Ele é o Filho de Deus. E Ele estava na adoção, como você e eu estamos entrando nela, e estamos hoje. Existe um Deus, ponto final. E Jesus é o Filho de Deus, e portanto em Seu próprio direito, um Deus. E você e eu, a quem a Palavra dos profetas tem chegado, tendo recebido Ela em nosso próprio direito, somos menores, mas deuses, porque somos de Deus. Certo? [Genética. Espécies. A raça de Deus – o Pai e Sua família, diretamente descenderam Dele – vida de Sua Vida].

118 Existe absolutamente um Reino estabelecido com um Pai, que gerou este Filho, que concedeu a Adão e Eva o direito de produzir aqueles filhos, e eles estão aí, aqueles filhos, e tudo isso será manifestado naquele dia. E exatamente no fim, no Trono Branco, no qual a Noiva não tem parte, as ovelhas e os bodes serão separados, as virgens néscias daquelas que nunca tiveram qualquer coisa para começar, porque como em Adão todos morrem, mesmo que em Cristo, cada um é vivificado, e nenhum se perde. E a palavra “mesmo que” significa “de maneira idêntica”. Você não tinha provisão de si próprio em que você falasse qualquer coisa referente a isto, e no tempo do fim, é da mesma maneira, pois Deus tem escolhido e predestinado. [“Bem-aventurado o homem a quem Tu escolhes e fazes chegar ao Teu Trono”].10

119 E não foi que Deus dissesse: “Eu levarei este, e Eu deixarei aquele”; “Eu agarrarei este, e Eu deixarei este de lado”. Não, não, não. Isso é linhagem. É linhagem. E do rolo de tecido Deus corta a Noiva e do mesmo tecido a virgem néscia. Todas elas são virgens. Mas, veja, uma não tinha a Palavra como os vasos para o óleo, e então elas surgiram das denominações. Mas elas chegarão ao Trono Branco.

120 E o povo pensa que essa é a coisa mais horrenda em todo mundo para se dizer por que “Veja, irmão Vayle, você deve ser nascido de novo”.

Oh, não, não, não. É a Noiva que é nascida de novo. O restante não é nascido de novo. Mas aqui diz: Em Adão todos morreram... como em Adão”. E lembre-se: todos eles estavam em Cristo para começar, de maneira idêntica... predestinação, soberania de Deus, onde ninguém ousa dizer: “Por que Tu fazes isto?” e “Por que Tu fizestes isto?” e “Por que Tu não faz assim e assim...?”.

121 E Ele diz como um Pai bondoso: “Tu aprenderás um dia, e Eu espero que não seja tarde, porque Eu gostaria de ver você vir aqui, pelo menos trinta por um”. Isto será trinta, pelo menos, ou sessenta, ou a cem por um. Está acima de mim e de você. Agora, se semeamos a Palavra de Deus continuamente, e ficamos para trás para Deus abençoar Isto, e nos mantemos firmes, o céu é o limite. É o limite – a cem por um. Isso é a perfeição. Cada semeadura é uma colheita, cada semeadura é uma conquista. E lembre-se: seja o que for que você pára de levar com você, mas seja o que for com o que você dá – semeando, isso continua e continua até que isso alcance a Deus, e então veja o que Deus faz com isso. [Realmente maravilhoso]. Tudo bem.

10 Salmo 65:4 – NT.

Page 20: Doutrina da Mensagem - diogenestraducoes.webnode.com.br · Ele está aqui projetando e expondo tudo aquilo que o Seu Pai é, ... na noite passada nós apresentamos um pequeno

Deidade Parte 12 – Lee Vayle

20

122 Temos parte desta [mensagem] coberta [agora], e se vivemos o bastante e algo acontece onde eu posso [voltar, eu terminarei isto]. É muito difícil para eu pregar. Se eu vou pregar, lá pela sexta-feira eu me preocupo. Eu não durmo. Eu dificilmente durmo no sábado. Isso começa a me esgotar até que chegue o tempo em que eu fique relaxado novamente, e me sinto melhor, e volta muito... muito, muito pessoalmente, um duro problema [quando eu prego de novo]. Então eu nunca garanto qualquer coisa nestes dias ou digo a alguém para fazer qualquer coisa. Eu apenas tenho de certo modo que representar isto por ouvir, e eu espero que o meu ouvido esteja afinado. E eu espero que o meu corpo possa funcionar com os meus ouvidos, ou seja o que for que isto irá acontecer.

Então vamos nos levantar neste momento e nos despedir.

Pai celestial, novamente Te agradecemos pelo tempo que tivemos reunidos referente ao que o profeta nos ensinou. Nós sabemos, Senhor, que muitas pessoas podem pensar disso em termos de que isto é forragem seca, e eu sei que muitos pensam. Eles podem até chamar isso de uma mentira. Eles nem sequer crêem no que ensinamos, mas sabemos, Senhor, que na maldade de tudo isso, Isto é a Palavra viva de Deus. E se às vezes, isso apenas parece um pedacinho de uma semente de papoula, dura, quase como uma rocha, sabemos que tão logo Tu derramas o Teu Espírito sobre Isto, Isto floresce, se torna uma parte de nós, e é o Alimento vivo pelo Cristo dentro de nós, e para a edificação do homem interior, ainda que o homem exterior pereça.

E um dia, Senhor, eu creio que as pessoas serão curadas, sentadas em seus assentos, pela Palavra; absolutamente. Pai, o potencial está aqui. Eu creio que o que o profeta disse é a verdade: eu creio que temos visto os grandes milagres e o poder de Deus que vindicou a Palavra, mas também creio que em Tua Palavra repousa tudo aquilo que o profeta disse que estava disponível para nós e que é nosso.

E Pai, eu espero de alguma forma que ao nos beliscar a nós mesmos para nos despertar para a realidade, que a realidade da Tua Palavra, formando em nós floresça como Tu queres que Ela floresça, não como nós A queremos. E sabemos que Ela será maravilhosamente, absolutamente gloriosa, mesmo que isso possa ser um pouco como a flor de neve em algum lugar ali na região do Ártico, talvez não visto pelas pessoas, mas somente pelo Teu Olho. Mas Ela será (...) maravilhosa à nossa vista também, porque Ela é de Deus.

Nós apreciamos isto, e profundamente será tão agradável, e tão prazeroso dentro de nós, que não podemos cantar os Teus louvores e gritá-los alto o suficiente, ou alto o suficiente ou longo o suficiente, porque Tu és Deus e Tu és digno. E assim nós pedimos pela Tua benção em nos ajudar sempre que falharmos e fazer a diferença, o qual nós sabemos que Tu farás, mas que possamos reconhecer isto.

A Ti, o Rei eterno, imortal, invisível, o Único Deus Sábio, seja todo o poder, honra e glória, por meio de Jesus Cristo, nosso amado Salvador. Amém.

“Leve o Nome de Jesus Contigo”.

Obs.: As palavras contidas entre colchetes nesta tradução são de notas acrescentadas pelo Rev. Lee Vayle ao áudio original.

E-mail: [email protected]

MSN: [email protected]

http://diogenestraducoes.webnode.com.br

Se você deseja esta ou outras mensagens impressas gratuitamente escreva para o Pr D. Rosendo:

[email protected]

www.doutrinadamensagem.com.br Esta mensagem intitulada “Deidade – Parte 12; A Plenitude da Divindade Corporalmente” (Godhead #12; The Fullness of the Godhead Bodily) foi pregada pelo Rev. Lee Vayle, em 2 de julho de 2000, domingo de manhã, na Igreja do Evangelho da Graça, em Saint Paris, Ohio, EUA. Esta tradução foi feita na íntegra do inglês para o português, em março de 2010, com o auxílio do texto e áudio original. (Duração: 1 h e 30 min.)