doutores das Águas 2013 - granol.com.br informativo_13ago.pdf · ças ao projeto foi imediata,...

8
DOUTORES DAS ÁGUAS 2013 Eventos especiais agitam a Granol A Granol e seus colaboradores reforçam estas comemorações com eventos internos especiais. Uma ação conjunta entre a Granol e o SESI Goiás levou para a unidade de Anápolis um curso de inclusão digital . O Departamento Fiscal da Granol está em fase de implantação de um novo sistema de gestão chamado Guepardo. Inclusão digital em Anápolis P6 P6 P4 P8 EDIÇÃO AGOSTO 2013 – NÚMERO 14 Uma publicação GRANOL Indústria Comércio e Exportação S/A Novo sistema ajuda na gestão fiscal Populações ribeirinhas atendidas pelo projeto.

Upload: lequynh

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DOUTORES DAS ÁGUAS 2013 - granol.com.br Informativo_13Ago.pdf · ças ao projeto foi imediata, encantadas com as aventuras do Supergranolzinho em gibi. “Temos um projeto socioambiental

DOUTORES DAS ÁGUAS 2013Eventos especiais agitam a Granol

A Granol e seus colaboradores reforçam estas comemorações com eventos internos especiais.

Uma ação conjunta entre a Granol e o SESI Goiás levou para a unidade de Anápolis um curso de inclusão digital .

O Departamento Fiscal da Granol está em fase de implantação de um novo sistema de gestão chamado Guepardo.

Inclusão digital em Anápolis

P6 P6

P4

P8

EDIÇÃO AGOSTO 2013 – NÚMERO 14Uma publicação GRANOL Indústria Comércio e Exportação S/A

Novo sistema ajuda na gestão fiscal

Populações ribeirinhas atendidas pelo projeto.

Page 2: DOUTORES DAS ÁGUAS 2013 - granol.com.br Informativo_13Ago.pdf · ças ao projeto foi imediata, encantadas com as aventuras do Supergranolzinho em gibi. “Temos um projeto socioambiental

2

:: AGOSTO 2013 :: No 14 ::

Como já dizia Rubem Alves, “de um pianista que vai

iniciar um concerto, não se espera que ele diga os

nomes dos professores com quem estudou. Dele só

se espera uma coisa: que se sente ao piano e toque

muito bem”. Na Granol, somos uma diversidade de

profissionais e talentos comprometidos em fazer

o melhor do que somos, tocando o piano a muitas

mãos e sincronizando nossos esforços para que a

melodia resulte harmoniosa e inspiradora.

Nesta edição do Informativo Granol, vamos

celebrar nossas orquestrações do primeiro

semestre de 2013.

Muito mais do que sorte, estar preparado para as oportunidades e trabalhar muito é o fator chave para conquistar aquilo que se deseja. Nesta edição do Quem Faz a Granol, conhe-ça um pouco da história de Rui Tavares, Manutenção de Cachoeira do Sul, que não esperou pela sorte para conquistar seus objetivos.

EditorBárbara Odoki

Redator Responsável Julio Kioshi

Projeto Gráfico eEditoração Emigê Comunicação

EXPEDIENTE

Uma publicação do Departamento de Marketing da Granol Indústria Comércio e Exportação S/A

QUEM FAZ A GRANOL

Vontade e determinação

Editorial

&Você

1) Conte-nos um pouco sobre você, Rui.

Tenho 63 anos, sou casado há 40 anos e minha esposa chama--se Leila. Tenho duas filhas, Arice e Jacqueline, e dois netos, Lucas e Mariana. Sou técnico em Eletrotécnica e Mecânica, for-mado pela Escola Técnica Federal de Pelotas e licenciado em História e Geografia, pelo curso de Estudos Sociais da Univer-sidade Federal de Pelotas.

Apesar de minha formação superior estar ligada à área social, sempre trabalhei no segmento da indústria de óleos vegetais, tanto na parte de manutenção, como na produção. Também, montei uma pequena empresa de manutenção e prestei servi-ços em diversas empresas.

2) E a sua história na Granol, como começou?

Minha história na Granol começou no ano de 2007. Trabalhan-do como autônomo, fui contratado para executar um serviço de reforma nas caldeiras ATA. Então, surgiu a oportunidade de ingressar no quadro de funcionários da Granol, para coorde-nar o setor de manutenção.

Comecei a trabalhar efetivamente no dia 19 de setembro de 2007. No início, as dificuldades eram muitas, mas a vontade e a determinação de seguir em frente, além do apoio irrestrito

Endereço para correspondência: Av. das Nações Unidas, 12.399 6º andar, conjunto 61, Brookin Paulista, São Paulo -SP – CEP: 04578-000

Tiragem: 2.100 exemplares

Telefone: (11) 2162.4400 – ramal 8039

E-mail: [email protected]

que encontrei em toda equipe foi muito maior, o que permitiu com que eu fosse adiante.

Agradeço indistintamente a todos que por aqui passaram, com quem sempre aprendi algo para a resolução de problemas da fábrica.

3) Hoje, quais são suas principais atribuições?

São bastante diversas: dou suporte às regionais, para manuten-ção e melhorias e na fábrica. Estou sempre, através de “meus balões” (ideias), buscando alguma forma de alterar layout, mo-dificar equipamentos e fluxos, sempre com objetivo da redu-ção de custos, otimização de processos e facilitação da opera-ção de equipamentos.

4) O que mudou na empresa desde que você entrou?

Falar em mudanças na Granol é falar na própria Granol, que muda todo dia e se renova e cresce diariamente. Parece repeti-tivo, mas é isso mesmo! A Granol se moderniza sempre, sendo mais fácil falar do que não muda: a observação e o cumprimen-to da Declaração Universal de seus Princípios.

5) E fora da Granol? O que você mais gosta de fazer?

Fora da Granol sou bastante eclético, gosto de futebol, de pes-car, de cinema, de música, de leitura, mas o que mais gosto mesmo é de viajar.

6) Quais são seus planos para o futuro?

Pretendo trabalhar mais um tempo antes de “pendurar as chu-teiras”. Parar de jogar, não vou. O que sei é que quando parar, me fará uma falta enorme todos aqueles diários “Bom dia, seu Rui!”, “Boa tarde, seu Rui”, “Até amanhã, seu Rui” que escuto desde a chegada até a saída da fábrica, ao final da tarde.

Certamente sentirei muita falta do convívio e do aprendizado que talvez tenha propiciado a alguns e que certamente recebi de tantos. Para encerrar, me permito transcrever uma frase de Cora Coralina, poetiza e contista brasileira:

“Feliz aquele que transfere o que sabe e apren-de o que ensina”.

Rui Tavares

Page 3: DOUTORES DAS ÁGUAS 2013 - granol.com.br Informativo_13Ago.pdf · ças ao projeto foi imediata, encantadas com as aventuras do Supergranolzinho em gibi. “Temos um projeto socioambiental

Supergranolzinho

PRÊMIOS

Acabou de ser publica-do o ranking EXAME das Maiores e Melho-res Empresas do Brasil 2013. A Granol, que já foi mencionada em diversas categorias nas edições anteriores, reforçou seus expressivos resultados.

O destaque foi a 10° posição na categoria “As Melhores de Bens de Consumo” que considera diversos índices de desem-penho. Nas “500 Maiores em Vendas” a Granol foi classificada como a 224ª, melhorando 40 posições em relação ao ano an-terior.

No ranking que classifica as “400 Maiores do Agronegócio” com foco na receita líquida, a Granol ficou no 41º lugar. E entre as ”50 Maiores Exportadoras por Venda”, a empresa obteve a 47° posição.

Os resultados consolidam a representatividade da Granol no cenário econômico brasileiro e o trabalho relevante de cada um dos seus colaboradores. Parabéns a todos!

Granol recebe Prêmio Exportação RS 2013

Granol conquista bons resultados no ranking maiores e melhores empresas do Brasil

A Granol recebeu o Prêmio Exportação RS, concedido pelo Banco Badesul e pela Associação dos Di-rigentes de Venda e Marketing (ADVB) do Rio Grande do Sul, pelo destaque entre as empresas exportado-ras do Estado no que tange à competência e visão estratégica.

O prêmio é o mais tradicional da região Sul e ampliou sua re-

presentatividade em 2008, graças ao aperfeiçoamento dos cri-térios seletivos e à criação de um Conselho Consultivo, com-posto por representantes de algumas das mais importantes empresas e entidades empresariais gaúchas.

Este reconhecimento coroa a seriedade e competência com que a Granol tem atuado em seus 48 anos de existência, tor-nando-se uma das maiores e mais respeitadas empresas genui-namente brasileiras.

Na Semana do Meio Ambiente, a Escola Estadual e Municipal Domingos Paro, em Pitangueiras/SP, iniciou o Projeto Cami-nhando para uma Escola Sustentável, reunindo os pais, alunos, professores e a comunidade para diversas atividades sobre o tema. Incentivando as atitudes sustentáveis e o início do reco-lhimento de Óleo de Fritura Usado na escola, a Granol apre-sentou seu projeto, a Ação Grandiesel.

Leonardo Azevedo, Gerentes de Vendas, representou a empre-sa e explicou o dano que o descarte incorreto do OFU causa no meio ambiente, incentivando os presentes a se tornarem Ecoagentes. Ao final, foi feita uma brincadeira de perguntas e respostas sobre o tema e a distribuição de alguns brindes da Granol.

Saber da importância de preservarmos o meio ambiente tem que começar desde cedo. Leonardo ressalta que “conscienti-zar as crianças e os adolescentes tem impacto maior. As crian-ças absorvem com maior facilidade e incorporam aos seus

SUSTENTABILIDADE

Ação Grandiesel chega à Escola Estadual Domingos de Paros

valores o caráter social e ambiental”. A recepção das crian-ças ao projeto foi imediata, encantadas com as aventuras do Supergranolzinho em gibi. “Temos um projeto socioambiental fantástico, que reforça a preocupação da Granol com o meio ambiente. Agora, o foco é aumentar de forma consistente o recolhimento do OFU e disseminar os valores de sustentabili-dade”, conta Leonardo.

Outros benefícios da apresentação já foram obtidos. A Granol foi sondada por outras Secretarias de Ensino para iniciar o projeto em outras escolas. Somente conseguiremos mudar o mundo dessa forma: com a participação de todos.

Leonardo apresenta a Ação Grandiesel.

As crianças participaram de quiz sobre a Ação Grandiesel.

As crianças conheceram as

aventuras do Supergranolzinho.

Page 4: DOUTORES DAS ÁGUAS 2013 - granol.com.br Informativo_13Ago.pdf · ças ao projeto foi imediata, encantadas com as aventuras do Supergranolzinho em gibi. “Temos um projeto socioambiental

4

:: AGOSTO 2013 :: No 14 ::

ESPECIAL MATÉRIA DE CAPA Doutores das Águas leva saúde e educação à população

ribeirinha do Amazonas

Com patrocínio da Granol, aconteceu em abril a terceira edi-ção do projeto Doutores das Águas, que promove expedições anuais aos rios da Bacia Amazônica, oferecendo assistência mé-dica e odontológica às comunidades ribeirinhas carentes da região.

Este ano, a equipe voluntária atendeu 1.321 pessoas, 10% de crescimento em relação ao ano passado. Com a aquisição do eletro cautério, 10 pequenas cirurgias foram feitas, com impac-to imediato na melhoria de qualidade de vida destas pessoas.

Na área odontológica, muitas mudanças: a melhoria dos equi-pamentos de atendimento e aperfeiçoamentos na rotina não só ampliaram a capacidade de atendimento, como foi possível realizá-lo da melhor maneira. O Escovódromo possibilitou aos dentistas e orientadores ensinarem a adequada higiene bucal, para 100% dos adultos e crianças. Foram feitas 263 restaura-ções, 198 extrações e o levantamento estatístico da situação dentária de 846 ribeirinhos.

Destaque também na área de educação recreativa, que orien-tou e distribuiu um kit de escovação para 100% da população, além de fazer a festa da meninada com brincadeiras educativas e brinquedos de qualidade.

Paula Cadette, Diretora Financeira, participou como voluntária ajudando no atendimento e vivenciando essa experiência para assegurar-se da seriedade do projeto e descobrir as melhores contribuições que a Granol pode oferecer.

A expedição levou atendimento odontológico e médico, incluindo pequenas cirurgias.O escovódromo.

A expedição teve ações educacionais.

Page 5: DOUTORES DAS ÁGUAS 2013 - granol.com.br Informativo_13Ago.pdf · ças ao projeto foi imediata, encantadas com as aventuras do Supergranolzinho em gibi. “Temos um projeto socioambiental

A Ubrabio, União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, entidade que busca o desenvolvimento do setor de biocombustíveis do Brasil, lança vídeo sobre a produção do biodiesel nacional, mostrando a importância de cada um dos agentes da cadeia produtiva, os benefícios associados à sua utilização e os avanços e expectativas do setor.

Como a atuação da Granol já comprovou,

BIODIESEL

Ubrabio lança vídeo sobre o setor de biodiesel do Brasil

Depoimento da Paula Cadette

Campanha de doação de gibis e revistas

São infinitas as possibilidades que temos de ajudar o pró-ximo e sempre me lembro do maravilhoso livro Pollyanna, que questiona o porquê fazer filantropia tão longe quando mal damos conta de ajudar quem está ao nosso lado. Fiz-me a mesma pergunta e respondi para mim mesma que essa experiência era mais do que filantrópica, era cultural e que ir a Roraima não era negligenciar o que está ao meu redor. Então fui!

Começamos com a divisão de tarefas entre os voluntários, de acordo com as competências individuais, sem democra-

Para começar nossos esforços de doações para a próxima expedição, vamos guardar revistas e gibis em bom estado que levaremos para as escolas e adultos dessas vilas tão distantes. Para as crianças será um estímulo à alfabetização e à leitura e para os adultos, mesmo os que não sabem ler, poderão se divertir com as fotografias e imagens. Pedimos que todos que puderem doar revistas ilustradas, comecem a levá-las para as CDO´s da sua unidade.

Em março de 2014, todas as doações que a ONG recebe serão enviadas de caminhão até Manaus e seguem depois de barco até as vilas. Até lá, teremos um “caminhão de gibis”! Não servem revistas de notícias que requerem muita leitura ou cujas notícias são “perecíveis”, mas sim revistas de carros, barcos, receitas, viagens, paisagens, animais, saúde, etc., que podem ser lidas a qualquer tempo ou apenas apreciadas por suas ilustrações.

A 1° equipe voluntária.

Vídeo da entidade sobre a produção do biodiesel nacional.

cia para decidir o que cada um faria, mas sem frustrações também porque as competências tinham sido bem avaliadas e a afinidade com a função determinada era natural. O pri-meiro dia foi uma loucura, sol escaldante, o dia inteiro sem comer e a sensação de que não daríamos conta. À noite, foi convocada uma reunião para levantarmos avaliações, su-gestões e repassarmos como poderíamos aprimorar nosso trabalho em equipe. Uma equipe com diversidade de idade, profissões, sexo, etc., e que havia se conhecido na noite an-terior!

Repassadas as definições, os dias que se seguiram foram de perfeita sincronicidade e então recebi a primeira lição de vida: mesmo quando estamos alinhados num objetivo, com grande motivação e voluntarismo, há que se ter organização, atribuição clara de responsabilidades e compromisso com

as regras definidas.

Minhas palavras não dão conta de incluir todo o aprendi-zado que pude desfrutar, mas eu não posso deixar de men-cionar outra lição que pude trazer desta latente vivência: as pessoas podem viver e ser felizes de uma maneira muito diferente da que nos “acostumamos” no mundo que conhe-cemos. Sem a ansiedade e as angústias do consumo e do tempo. Ser feliz em qualquer lugar é sempre uma escolha possível.

FELICIDADE nós também obtemos quando nos entrega-mos verdadeiramente em ajudar alguém e, por menor que seja a contribuição que se pode dar, ela será melhor do que não fazê-la.

o biodiesel gera emprego e renda, respeita o meio ambiente e a saúde, estimula a economia do país e contribui para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Não deixe de assistir ao vídeo na seção Destaques do site da entidade: www.ubrabio.com.br. Em breve, o link estará também disponível no nosso site: www.granol.com.br.

Page 6: DOUTORES DAS ÁGUAS 2013 - granol.com.br Informativo_13Ago.pdf · ças ao projeto foi imediata, encantadas com as aventuras do Supergranolzinho em gibi. “Temos um projeto socioambiental

6

:: AGOSTO 2013 :: No 14 ::

ACONTECEU NA GRANOL

As datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão sendo travadas por um determinado grupo. A Granol e seus colaboradores reforçam estas comemo-rações com eventos internos especiais. Veja o que aconteceu até o momento!

Uma ação conjunta entre a Granol e o SESI Goiás levou o Programa de Educação Continuada para a unidade de Aná-polis, um curso de inclusão digital para os colaboradores. O curso foi ministrado em uma das unidades móveis do SESI

A vontade de crescer na Granol levou José Valdivino, Opera-dor, a se matricular no curso de inclusão digital. Com a nova qualificação, ele espera novas oportunidades nos próximos processos seletivos internos. “Estou pensando no meu futuro e em continuar nesta empresa que tanto investe na gente”, conta.

João Correia Viana, Operador de Pá Carregadeira, teve o pri-meiro contato com o computador no curso e já aprendeu muito e conta com a motivação extra de seus filhos. “Todo dia quando chego em casa, eles querem saber o que eu aprendi. É uma festa”, vibra. Ele ressalta ainda que agora poderá acompa-nhar o acesso dos filhos à internet. “Poderei entender e saber o que eles fazem”, conclui.

Granol e SESI proporcionam inclusão digital na unidade de Anápolis

Histórias da gente

Em Osvaldo Cruz, foi servido um almoço em homenagem às mães.

Jantar em Cachoeira do Sul no Dia dos Trabalhadores.

Colaboradores de Osvaldo Cruz em confraternização no Dia do Trabalho.

Cachoeira do Sul teve um café da manhã especial no Dia das Mães.

As mães de Bebedouro tiveram um café da manhã em seu dia.

Anápolis realizou um campeonato de futebol no Dia do Trabalho.

João Correia Viana, em destaque, durante o curso. Cada aluno estudou com um computador individual.

Eventos especiais agitam a Granol nas datas comemorativas

para 60 alunos, divididos em quatro turmas. Sem precisar sair da empresa, os estudantes que nunca tiveram acesso a um computador participaram dos cursos Aprenda a Clicar e In-formática Básica.

Com uma exigência cada vez maior por qualificação em todas as áreas da empresa, a ação de educação continuada busca promover e incentivar o desenvolvimento das competências das pessoas ao longo da vida, Bruna Stival, RH Anápolis, res-salta que “a unidade móvel é uma grande facilidade para nós e para eles”.

A sala móvel do curso de Inclusão Digital.

Page 7: DOUTORES DAS ÁGUAS 2013 - granol.com.br Informativo_13Ago.pdf · ças ao projeto foi imediata, encantadas com as aventuras do Supergranolzinho em gibi. “Temos um projeto socioambiental

Em maio, as Coordenadoras de Desenvolvimento Organizacional - CDOs - se reuniram em São Paulo com a Kátia Baldez, Gerente Corporativa de RH, para alinhar os processos, trocar informações e experiências, avaliar a gestão adequada de recursos, e estabelecer metas para o RH da Granol.

Além disso, a Kátia falou sobre a importância de reforçarmos e estimularmos habilidades como resiliência, liderança e negociação nos profissionais da nossa organização.

Para Elisiane, do Desenvolvimento Organizacional Corporativo, a reunião é importante, pois “as CDOs, como líderes e mediadoras nas questões relacionadas à gestão de pessoas, devem buscar essas competências e desenvolvê-las em sua própria equipe”.

Vanessa Santos, CDO de Osvaldo Cruz/Tupã, destaca que a reunião “é fundamental para nos renovarmos, nos motivarmos e trocar in-formações. Estar com elas é conhecer um pouco mais da Granol”.

A CDO de Cachoeira do Sul, Jaqueline Vasconcellos, ressalta que os encontros “são fundamentais para o fortalecimento da área de Desenvolvimento Organizacional, a qual tem um grande papel no cumprimento da nossa missão e na prática dos nossos princípios”.

A Elisandra Toledo, CDO de Bebedouro, comentou: “apesar de es-tar há pouco tempo na Granol, achei muito produtivo o encontro das CDO’s. Além da oportunidade de nos conhecer, podemos in-tegrar nossas atribuições”.

Sabrina Vaz, CDO de Anápolis, considera a reunião anual “de funda-mental importância por promover a troca de experiências e avaliar os resultados da área de recursos humanos, permitindo uma dis-cussão rica, aprimoramento dos procedimentos e desenvolvimento de novos projetos”.

Coordenadora de São Paulo, Thais Mansarano complementa: “Nos-sa reunião foi além e promoveu a substituição da visão tradicional para uma visão estratégica, que mobiliza a construção de uma orga-nização mais sustentável e produtiva”.

Reunião anual entre as CDOs integra o RH das unidades

Em maio, colaboradores da Granol Anápolis participaram do “Seminário de Prevenção de Explosões em Áreas Classifica-das” realizado pela WEG e sua autorizada Eletro Cabral. O evento teve como objetivo a atualização sobre a norma ABNT NBR IEC 60079, que fornece instruções, principalmente de na-tureza técnica, sobre reparo, revisão, recuperação e modifica-

Em maio, aconteceram os primeiros Cursos de Capacitação de Supervisores em Seguran-ça do Trabalho nas unidades de Bebedouro e Osvaldo Cruz, buscando capacitar os ges-tores das áreas de manutenção e fabril em questões de prevenção de acidentes.

O curso faz parte do projeto de implantação do Sistema Granol de Segurança (SGS), que

Colaboradores de Anápolis participam de seminário de prevenção de explosões

Curso de Capacitação de Supervisores em Segurança do Trabalho é realizado nas unidades da Granol

Diego Correia, o palestrante Miguel Couto, Jurandí Barbosa, Elismar Oliveira e Odair Pedroso.

Elisandra Toledo, Elisiane Pereira, Thais Mansarano, Kátia Baldez, Sabrina Vaz, Jaqueline Vasconcello e Vanessa Santos.

ção de um equipamento certificado, projetado para utilização em atmosferas explosivas.

Odair Pedroso, Encarregado de Manutenção Elétrica, Jurandí Barbosa, Eletricista, Diego Correia, Planejador de Manutenção, e Elismar Oliveira, Técnico em Segurança, foram os represen-tantes da Granol e destacam que a importância da participação é “o conhecimento obtido sobre a destinação correta dos mo-tores a prova de explosão de áreas classificadas para manuten-ção ou rebobinamento”.

A Granol incentiva estas atitudes que primam pelo aperfeiço-amento tanto profissional quanto pessoal dos colaboradores.

fará a revisão de todos os proce-dimentos de segurança interno da Granol a fim de atender aos re-quisitos da legislação e da OHSAS 18001, especificação internacional referente à gestão de saúde ocu-pacional e segurança no trabalho.

Leandro Gefe, Coordenador Cor-porativo de Segurança e Meio Am-biente, ministrou o treinamento e contou com o apoio do Técnico de Segurança Corporativo, Luiz Parussolo. “O desenvolvimento de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho ganha um sig-nificado cada vez mais importante

Leandro Gefe – Palestrante.

Luiz Parussolo – Palestrante.

Marcelo Guerra, Roberto Santana e Odair José Rosendo.

no desempenho da empresa, pois, por meio deles, é possí-vel obter a promoção da saú-de e satisfação dos trabalha-dores e a redução dos riscos de acidentes”, comentam.

Com carga horária de 16 ho-ras, o curso aborda assuntos como: conceito de segurança, análise de risco, gestão de ris-co, legislação, procedimentos internos, liderança de equipes e investigação de acidentes. Todas as unidades da Granol receberão o curso.

Page 8: DOUTORES DAS ÁGUAS 2013 - granol.com.br Informativo_13Ago.pdf · ças ao projeto foi imediata, encantadas com as aventuras do Supergranolzinho em gibi. “Temos um projeto socioambiental

8

:: AGOSTO 2013 :: No 14 ::

Você sabia que, em um dia ensolarado, entrar diretamente em um carro após deixá-lo estacionado pode fazer mal a saúde? Se a temperatura do ambiente estiver superior a 16º C, o nível de gás benzeno acumulado dentro do veículo sobe para um nível 40 vezes maior que o aceitável.

Além de causar câncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue. Uma exposição prolongada pode causar leucemia, incrementando o risco de

O Departamento Fiscal da Granol está em fase de implantação de um novo sistema chamado Guepardo. Essa ferramenta, integrada ao SAP, facilitará a gestão das obrigações fiscais da empresa. A previsão é que esteja em funcionamento em agosto.

Implantação de novo sistema ajuda na gestão

fiscal da Granol

GRANOL PARTICIPA DOS JOGOS DO SESI 2013

Calor no carro, que mal tem?DICAS DE SAÚDE

FIQUE POR DENTRO

câncer e também de ocorrer aborto.

A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina. Pri-meiramente, deve-se abrir as janelas, ligar o ar e mantendo--as abertas por dois minutos.

O manual do condutor dos veículos indica que antes de ligar o ar condicionado, deve--se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por dois minutos, porém não es-pecificam “o porquê”, só dei-

xam entender que é para seu “melhor funcionamento”.

De acordo com um estudo realizado, o ar condicionado an-tes de liberar o ar frio, exala todo o ar do plástico quente, o qual contém o benzeno, por isto é importante manter os vidros abertos por alguns minutos ao entrar no carro.

Atente-se e cuide de sua saúde!

Os Jogos do SESI – Edição 2013 já começaram e as equipes e atletas da Granol estão competindo em diversas modali-dades. A competição tem quatro etapas: municipal, regional, nacional e mundial, e vai de maio a setembro.

As Unidades de Anápolis, Cachoeira do Sul e Osvaldo Cruz estão participando em diversas modalidades e as equipes de futebol já estão se destacando. No Sul, as equipes de futebol 7 society e futsal, em Anápolis a equipe de futebol 7 society, foram campeãs municipais e disputarão a etapa estadual no 2° semestre.

Os Jogos têm por finalidade reunir empresários, estimulando a prática esportiva e o intercâmbio sociocultural. O Serviço Social da Indústria por meio dos Jogos incentiva a adoção de práticas saudáveis, estreitando as relações entre os partici-pantes, buscando a melhoria da qualidade de vida e o exercí-cio pleno da cidadania do trabalhador.

Vamos torcer pelos atletas da Granol!

“A implantação do Guepardo irá permitir a automatização de processos manuais, aceleração nos procedimentos e confiabilidade nas informações disponibilizadas ao fisco”, explica Alessandro de Oliveira, analista fiscal sênior da Granol.

Equipe de Futebol 7 society de Anápolis.

Luiz Sérgio (direita), Gerente de TI, em reunião sobre o projeto Guepardo.

Equipe de futebol 7 society de Cachoeira do Sul.