doutorado - universidade federal do maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra times...

13
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - DOUTORADO (Aprovado pela Resolução n. 750/2010 - CONSEPE) EDITAL PPPG Nº. 41 /2010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO comunica aos interessados que estarão abertas, no período de 7 de dezembro de 2010 a 21 de janeiro de 2011, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, localizada no Centro de Ciências Humanas, Bloco 6, Térreo, Sala 3, na Av. dos Portugueses, s/n Campus do Bacanga, CEP 65085-580, as inscrições para seleção ao Curso de Doutorado em Ciências Sociais, obedecidos os seguintes requisitos: I – CLIENTELA: Mestres em Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Ciência Política ou em áreas afins aos objetivos e ao conteúdo programático estabelecidos pelo Programa. II – NÚMERO DE VAGAS: Encontram-se disponíveis, no máximo, 10 (dez) vagas, a serem preenchidas por ordem de classificação dos aprovados. O preenchimento de todas as vagas não é obrigatório. III – DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA: Os candidatos e candidatas deverão apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos: a) Fotocópia do Diploma ou Certificado de conclusão do curso de mestrado. No caso de estar o candidato em fase de conclusão do mestrado, é necessária a declaração da coordenação do curso de mestrado de que ele já concluiu todas as atividades exigidas, depositou as cópias da dissertação de mestrado junto à coordenação, possui banca homologada pelo colegiado do respectivo Programa de Pós-Graduação e data de previsão de defesa da dissertação. b) Fotocópias dos Históricos Escolares (graduação e mestrado); c) Currículo Vitae (no formato da Plataforma Lattes do CNPq), completo e comprovado; d) Fotocópia da Carteira de Identidade ou, para estrangeiros, do passaporte ou do Registro de estrangeiro; e) Fotocópia do CPF (exceção feita a estrangeiros);

Upload: others

Post on 11-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - DOUTORADO

(Aprovado pela Resolução n. 750/2010 - CONSEPE)

EDITAL PPPG Nº. 41 /2010

A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO comunica aos interessados que estarão abertas, no período de 7 de dezembro de 2010 a 21 de janeiro de 2011, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, localizada no Centro de Ciências Humanas, Bloco 6, Térreo, Sala 3, na Av. dos Portugueses, s/n Campus do Bacanga, CEP 65085-580, as inscrições para seleção ao Curso de Doutorado em Ciências Sociais, obedecidos os seguintes requisitos:

I – CLIENTELA:

Mestres em Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Ciência Política ou em áreas afins aos objetivos e ao conteúdo programático estabelecidos pelo Programa.

II – NÚMERO DE VAGAS:

Encontram-se disponíveis, no máximo, 10 (dez) vagas, a serem preenchidas por ordem de classificação dos aprovados. O preenchimento de todas as vagas não é obrigatório.

III – DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA:

Os candidatos e candidatas deverão apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:

a) Fotocópia do Diploma ou Certificado de conclusão do curso de mestrado. No caso de estar o candidato em fase de conclusão do mestrado, é necessária a declaração da coordenação do curso de mestrado de que ele já concluiu todas as atividades exigidas, depositou as cópias da dissertação de mestrado junto à coordenação, possui banca homologada pelo colegiado do respectivo Programa de Pós-Graduação e data de previsão de defesa da dissertação.

b) Fotocópias dos Históricos Escolares (graduação e mestrado);

c) Currículo Vitae (no formato da Plataforma Lattes do CNPq), completo e comprovado;

d) Fotocópia da Carteira de Identidade ou, para estrangeiros, do passaporte ou do Registro de estrangeiro;

e) Fotocópia do CPF (exceção feita a estrangeiros);

Page 2: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

f) Certificado de Reservista;

e) Fotocópia do título de eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral da comprovação de quitação eleitoral;

h) Uma foto três por quatro, recente;

i) Requerimento de inscrição, preenchido e assinado (modelo disponível na secretaria do PPGCSOC, no endereço http://www.ufma.br e no Anexo D deste edital);

j) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (boleto disponível na Secretaria do Programa, no endereço http://www.ufma.br e no Anexo C deste edital);

k) Projeto de pesquisa, apresentando claramente um problema de investigação, devidamente vinculado a uma das linhas do Programa, em 4 vias, contendo no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

1) Capa contendo o título do projeto, nome do autor e linha de pesquisa do Programa (ver Anexo B) a qual deseja vincular-se;

2) Justificativa para a escolha do tema;

3) Referencial teórico e objetivos;

4) Proposta metodológica devidamente fundamentada;

5) Referencia Bibliográfica, com observância das normas da ABNT.

l) Procuração, com firma reconhecida, no caso da inscrição ser efetuada por outra pessoa que não seja o candidato.

IV – TAXA:

1. Taxa de Inscrição ao exame de seleção: R$ 150,00.

V – SELEÇÃO:

A seleção ocorrerá no período de 4 a 19 de fevereiro de 2011, adotando-se as seguintes modalidades de avaliação:

Page 3: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

• Provas de Línguas Estrangeiras, inglês e francês, somente de caráter eliminatório (nota mínima 7 – sete), que serão realizadas no dia 4 de fevereiro de 2011, das 8h30 às 12h30, no Centro de Ciências Humanas da UFMA, devendo os candidatos apresentar-se às 8h na Secretaria do Programa. Será permitido o uso de dicionário. O candidato que comprovar a realização de um dos exames de língua estrangeira em programas de pós-graduação e aprovação no mesmo, inglês ou francês, estará isento da respectiva prova, devendo obrigatoriamente se submeter ao outro exame.

• Prova Escrita de Conhecimentos, com peso 3, de caráter eliminatório (nota mínima 7 – sete) e classificatório, cuja bibliografia de referência estará disponível na Secretaria do Programa, na homepage da UFMA (http://www.ufma.br) e no Anexo A deste edital. Será realizada no dia 9 de fevereiro de 2011, no Centro de Ciências Humanas da UFMA, das 8h30 às 12h30, devendo os candidatos apresentar-se às 8h na Secretaria do Programa.

• Análise do Projeto de Pesquisa, com peso 3, de caráter eliminatório (nota mínima 7 – sete) e classificatório quando será avaliada: a capacidade de articulação entre fundamentação teórica e o problema a ser investigado; a capacidade de redação clara, correta e consistente; o uso de bibliografia especializada na área de Ciências Sociais; a capacidade crítica; a coerência com a linha de pesquisa escolhida e a viabilidade de execução da proposta de pesquisa no período de realização do doutorado (4 anos).

• Prova Oral, com peso 2, de caráter eliminatório (nota mínima 7 – sete) e classificatório, que constará de argüição sobre o projeto, com roteiro fixo para todos os candidatos e com gravação de áudio. Será realizada no período de 17 a 19 de fevereiro de 2011, das 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30. Sala a ser indicada, devendo os candidatos apresentar-se na Secretaria do Programa.

• Avaliação do Currículo Lattes, com peso 2, somente classificatória. Serão avaliadas no Currículo Lattes as atividades realizadas pela/o candidata/o, considerando a seguinte pontuação e pesos: A – TITULAÇÃO (peso 01): Peso Formação

Indicar curso, Instituição, período no documento anexo (Os critérios de avaliação neste item serão: pertinência em relação à área e à(s) linha(s) de pesquisa escolhida(s), defesa de monografia/dissertação.

Número do documento anexo ao

Currículo Lattes

Uso da comissão

2,5 Média do Histórico Escolar de Mestrado (em escala de 0 a 10) 1,5 Especialização em Ciências Sociais e áreas afins (escala de 0 a 10) 0,5 Especialização em outras áreas (escala de 0 a 10) 3,0 Mestrado em Ciências Sociais e áreas afins (escala de 0 a 10) 2,0 Mestrado em outras áreas (escala de 0 a 10) 0,5 Outros (escala de 0 a 10)

B– EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (peso 01): Peso Atividade

Indicar período, local, função, envolvimento, etc. no documento anexo Número do documento anexo ao

Currículo Lattes

Uso da comissão

Page 4: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

01 Professor/a de ensino fundamental (2 pontos por ano, máximo de 5 anos)

02 Professor/a de ensino médio em Sociologia (2 pontos por ano, máximo de 5 anos)

03 Professor/a de ensino superior em Ciências Sociais e áreas afins (2 pontos por ano, máximo de 5 anos)

03 Profissional em Ciências Sociais ou áreas afins (técnico em pesquisa, consultor etc.) (2 pontos por ano, máximo de 5 anos)

01 Outras atividades (2 pontos por ano, máximo de 5 anos) C– ATIVIDADES DE PESQUISA (peso 03): Peso Atividade

Indicar local, projeto, período, orientação, envolvimento, etc. no documento anexo

Número do documento Anexo ao

Currículo Lattes

Uso da comissão

1,0 Estágio voluntário, mínimo 120 horas (máximo de um estágio, valendo 10 pontos)

1,0 Bolsa de Iniciação Científica ou similar (cinco pontos por semestre letivo, máximo de dois semestre computados)

1,5 Bolsa de aperfeiçoamento ou similar (cinco pontos por semestre letivo, máximo de dois semestres)

2,5 Bolsa de Mestrado (dois pontos e meio por semestre letivo, máximo de quatro semestres)

3,0 Participação em projeto de pesquisa aprovado por instâncias pertinentes como graduado (cinco pontos por semestre letivo, máximo de dois semestres)

1,0 Outras (cinco pontos por semestre letivo, máximo de dois semestres) D– PRODUÇÃO ACADÊMICA (peso 04): Peso Trabalho produzido

Indicar periódico/evento, local, título, autores, número de páginas, etc. no documento anexo

Número do documento anexo ao

Currículo Lattes

Uso da comissão

0,2 Apresentação de trabalhos/resumos em congressos de estudantes (2 pontos por apresentação, com o máximo de 5 apresentações)

0,3 Apresentação de trabalhos/resumos em congressos profissionais locais/regionais (2 pontos por apresentação, com o máximo de 5 apresentações)

0,5 Apresentação de trabalhos/resumos em congressos profissionais nacionais (2 pontos por apresentação, com o máximo de 5 apresentações)

0,5 Apresentação de trabalhos/resumos em congressos internacionais (5 pontos por apresentação, com o máximo de 2 apresentações)

1,0 Publicação de trabalhos completos em anais de congresso nacional (5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações)

1,5 Publicação de trabalhos completos em anais de congresso Internacional. (5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações)

0,5 Publicação em periódico não classificado no Qualis (2 pontos por publicação, com o máximo de 5 publicações)

1,5 Publicação de capítulos de livros na área (5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações)

2,0 Publicação de livros na área (5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações)

1,0 Publicação em periódico a partir do Qualis B5

Page 5: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

(5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações) 1,0 Outras atividades pertinentes (prêmios científicos etc)

(5 pontos por atividade, com o máximo de 2 atividades)

E - ATIVIDADES ACADÊMICAS E DE EXTENSÃO (peso 01): Peso Trabalho produzido

Indicar evento, curso, duração, etc. no documento anexo. Número do

documento anexo ao Currículo Lattes

Uso da comissão

0,2 Participação em congressos e simpósios sem apresentação de trabalho (2 pontos por participação, com o máximo de 5 participações)

0,3 Minicurso (mínimo 12h), como aluno (2 pontos por participação, com o máximo de 5 minicursos)

0,5 Participação em cursos com média duração (min. 40h) (2 pontos por participação, com o máximo de 5 cursos)

1,0 Monitoria em eventos científicos e de extensão locais, minicursos. (2 pontos por monitoria, com o máximo de 5 participações)

1,0 Participação em atividades de campo (expedições científicas etc.) (5 pontos por participação, com o máximo de 2 participações)

2,0 Participação em Bancas Examinadoras de conclusão de curso (10 pontos por participação, com o máximo de 1 participação)

1,5 Comissão organizadora eventos científicos/extensão (Seminários, congressos,etc.) (2 pontos por participação, com o máximo de 5 participações)

1,0 Participação em projeto registrado de extensão (5 pontos por participação, com o máximo de 2 participações)

2,0 Monitoria de disciplina (5 pontos por monitoria, com o máximo de 2 monitorias)

0,5 Outros (2 pontos por participação, com o máximo de 5 participações)

- A tabela com os critérios a serem avaliados (Anexo E) deverá ser preenchida e assinada pela/o candidata/o, que deve numerar e anexar, em seu Currículo Lattes, os documentos comprobatórios referentes a cada item a ser contabilizado.

- Atividades não informadas pela/o candidata/o na tabela, não constantes do Currículo Lattes ou não comprovadas serão desconsideradas.

A nota final do Exame de Seleção, para cada candidato, será obtida pela média ponderada das notas conferidas pela Comissão nas etapas de análise da Prova Escrita de Conhecimentos, do Projeto, da Prova Oral e do Currículo Lattes. Após cada etapa eliminatória será divulgado o resultado com as notas atribuídas a cada candidato. Para fins de ingresso no Doutorado, os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente a partir das notas finais obtidas nas etapas classificatórias do Exame de Seleção. O ingresso no Doutorado estará condicionado à aprovação e à classificação dentro do número de vagas estabelecido neste Edital. Em caso de empate, será utilizado o critério da nota mais alta conferida ao projeto de pesquisa e, em caso de novo empate, da nota mais alta atribuída à prova escrita. O resultado final será divulgado até cinco dias úteis após a conclusão dos trabalhos do processo seletivo, através de lista fixada no mural da Secretaria do PPGCS e no site institucional da Universidade Federal do Maranhão: http://www.ufma.br

Page 6: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

VI – MATRÍCULAS:

A matrícula dos candidatos selecionados ocorrerá de 14 a 18 de março de 2011, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Para efetivar a matrícula, o candidato deve apresentar: 1. Declaração do Coordenador do Programa de que foi selecionado e encontra-se classificado dentro do número de vagas determinado; 2. Formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado (modelo fornecido pela Secretaria); 3. Declaração da instituição onde trabalha liberando integralmente para realizar o curso, para aqueles que possuem vínculo empregatício; 4. Declaração de disponibilidade de tempo integral para realizar o curso, para os demais; 5. Comprovante de conclusão do curso de mestrado, para os aprovados que não haviam concluído por ocasião do processo de seleção.

VII – INÍCIO DO CURSO:

O inicio do curso de Doutorado está previsto para março de 2011 e as aulas podem ser ministradas em turno matutino e/ou vespertino e/ou noturno.

VIII – DISPOSIÇÕES FINAIS:

Ao inscrever-se, o candidato aceita as normas estabelecidas neste edital e se responsabiliza pelas informações fornecidas no requerimento de inscrição. Candidatos e candidatas que não puderem dirigir-se pessoalmente à Secretaria do PPGCSOC – UFMA poderão inscrever-se por procuração particular, com firma reconhecida, ou por correspondência, via SEDEX. Nesse último caso, a comprovação da postagem será o carimbo das agências do Correio, até 21 de janeiro de 2011. Serão desconsideradas as inscrições que chegarem pelo Correio após o dia 2 de fevereiro de 2011, ainda que postadas naquela data.

Os casos omissos neste edital serão decididos pela Comissão de Seleção, com possibilidade de recurso ao Colegiado do Programa.

Outras informações poderão ser obtidas diretamente na Secretaria do Programa ou pelos telefones (98) 3301 83 52 e 3301 83 53.

São Luís (MA), 24 de novembro de 2010.

Fernando Carvalho Silva

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Page 7: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

ANEXO A - EDITAL PPPG Nº.41/2010

Bibliografia de Referência para Seleção Doutorado do PPGCSoc

BOLTANSKI, Luc ; CHIAPELLO, Ève. O Novo Espírito do Capitalismo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber eurocentrismo e ciências sociais Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, setembro de 2005

OLSON, Mancur. A Lógica da Ação Coletiva. São Paulo: EDUSP, 1999.

TARROW, Sidney. O Poder em Movimento. Movimentos Sociais e confronto político. Petrópolis: Vozes, 2009.

TURNER, Victor. Dramas, Campos e Metáforas. Ação Simbólica na Sociedade Humana. Niterói: EDUFF, 2008.

FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins (Orgs.). Antropologia e Poder. Contribuições de Eric Wolf. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Editora Unicamp, 2003.

Page 8: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

ANEXO B - EDITAL PPPG Nº. 41/2010 LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

LINHAS DE PESQUISA

1. RELAÇÕES DE PODER: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS

Agrega estudos concernentes às instituições (governamentais, partidárias, midiáticas,

sindicais, empresariais, jurídicas) e às esferas de exercício de poder. Normas e códigos

de funcionamento das instituições. Recrutamento e trajetórias de elites dirigentes.

Participação política: condicionantes, formas e processos.

2. RELAÇÕES DE PRODUÇÃO E AÇÃO COLETIVA: QUESTÃO AGRÁRIA, TRABALHO E AMBIENTE

Articula pesquisas sobre relações sociais de produção e de trabalho nos diversos

campos econômicos. Está organizada a partir dos seguintes eixos temáticos:

desenvolvimento, conflitos e políticas sócio-ambientais; modelos de natureza, práticas e

saberes locais; campesinato; movimentos sociais, identidades e mediação.

3. PRODUÇÃO SOCIAL DA DIFERENÇA: MINORIAS NACIONAIS, QUESTÕES ÉTNICAS, RACIAIS E DE GÊNERO

Articula pesquisas sobre produção social da identidade/diferença e sobre políticas

indigenistas, étnicas, raciais e de gênero, por meio de categorias como raça, etnia,

gênero, corporalidade, sexualidade, processos de territorialização.

4. SOCIABILIDADES E SISTEMAS SIMBÓLICOS: CIDADE, RELIGIÃO E CULTURA POPULAR

Articula estudos sobre: espaço, mobilidade e cotidiano urbanos; estilos de vida;

memória; patrimônio; arte. Agrega, também, investigações sobre práticas e sistemas

que compõem o variado campo religioso, as festas e as manifestações simbólicas em

diferentes contextos.

Page 9: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

ANEXO C - EDITAL PPPG Nº. 41 /2010 - BOLETO BANCÁRIO

Page 10: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO Nº______/20__.

Nome:___________________________________________________________________________________________________ Data de Nascimento: ____/____/____ Sexo: M F Naturalidade: _______________________________________________ (cidade, estado, país) Profissão:_____________________________ Local de Trabalho:___________________________________________________ Identidade n°: ____________________ Data Emissão: ____________________ Órgão Emissor: __________________________ CPF: _________________________________ Estado Civil: ______________________________ N° Dependentes: __________ Endereço: _______________________________________________________________________________________________ CEP: _________________ Cidade:_________________ Estado: ______ Telefone: _____________________________________ Celular: _______________________________ E-mail: ___________________________________________________________ Opção de Língua Estrangeira:___________________________________ Estudos Superiores:

Universidade Graduação Pós-Graduação Início Término Grau Obtido

São Luís, ______ de ___________________de 20___.

____________________________________________

ASSINATURA DO CANDIDATO DOCUMENTOS ANEXADOS: ( ) Fotocópia do Diploma ou Certificado de conclusão de Curso de Mestrado ou Declaração de que está finalizando a dissertação; ( ) Fotocópia do Histórico Escolar (graduação); ( ) Currículo Vitae – Plataforma Lattes do CNPq; ( ) Fotocópia da Carteira de Identidade, ou Passaporte (se for estrangeiro); ( ) Fotocópia do CPF, exceto estrangeiros; ( ) Fotocópia do Certificado de Reservista; ( ) Fotocópia do Título de Eleitor e da Comprovação de Quitação Eleitoral; ( ) Uma fotografia 3X4, recente; ( ) Requerimento de Inscrição preenchido e assinado; ( ) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00; ( ) Projeto de Pesquisa em três vias (10 a 15 laudas). ( ) Comprovante de aprovação em exame de língua estrangeira (inglês)

Page 11: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

ANEXO E - TABELA PARA ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES (DOUTORADO)

Candidata/o:_________________________________________ Documento de Identidade: ____________________________ A – TITULAÇÃO (peso 01): Peso Formação

Indicar curso, Instituição, período no documento anexo (Os critérios de avaliação neste item serão: pertinência em relação à área e à(s) linha(s) de pesquisa escolhida(s), defesa de monografia/dissertação.

Número do documento anexo ao

Currículo Lattes

Uso da comissão

2,5 Média do Histórico Escolar de Mestrado (em escala de 0 a 10) 1,5 Especialização em Ciências Sociais e áreas afins (escala de 0 a 10) 0,5 Especialização em outras áreas (escala de 0 a 10) 3,0 Mestrado em Sociologia e áreas afins (escala de 0 a 10) 2,0 Mestrado em outras áreas (escala de 0 a 10) 0,5 Outros (escala de 0 a 10)

B– EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (peso 01): Peso Atividade

Indicar período, local, função, envolvimento, etc. no documento anexo Número do documento anexo ao

Currículo Lattes

Uso da comissão

01 Professor/a de ensino fundamental (2 pontos por ano, máximo de 5 anos)

02 Professor/a de ensino médio em sociologia (2 pontos por ano, máximo de 5 anos)

03 Professor/a de ensino superior em sociologia e áreas afins (2 pontos por ano, máximo de 5 anos)

03 Profissional em sociologia ou áreas afins (técnico em pesquisa, consultor etc.) (2 pontos por ano, máximo de 5 anos)

01 Outras atividades (2 pontos por ano, máximo de 5 anos) C– ATIVIDADES DE PESQUISA (peso 03): Peso Atividade

Indicar local, projeto, período, orientação, envolvimento, etc. no documento anexo

Número do documento Anexo ao

Currículo Lattes

Uso da comissão

1,0 Estágio voluntário, mínimo 120 horas (máximo de um estágio, valendo 10 pontos)

1,0 Bolsa de Iniciação Científica ou similar (cinco pontos por semestre letivo, máximo de dois semestre computados)

1,5 Bolsa de aperfeiçoamento ou similar (cinco pontos por semestre letivo, máximo de dois semestres)

2,5 Bolsa de Mestrado (dois pontos e meio por semestre letivo, máximo de quatro semestres)

3,0 Participação em projeto de pesquisa aprovado por instâncias pertinentes como graduado (cinco pontos por semestre letivo, máximo de dois semestres)

1,0 Outras (cinco pontos por semestre letivo, máximo de dois semestres)

Page 12: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

D– PRODUÇÃO ACADÊMICA (peso 04): Peso Trabalho produzido

Indicar periódico/evento, local, título, autores, número de páginas, etc. no documento anexo

Número do documento anexo ao

Currículo Lattes

Uso da comissão

0,2 Apresentação de trabalhos/resumos em congressos de estudantes (2 pontos por apresentação, com o máximo de 5 apresentações)

0,3 Apresentação de trabalhos/resumos em congressos profissionais locais/regionais (2 pontos por apresentação, com o máximo de 5 apresentações)

0,5 Apresentação de trabalhos/resumos em congressos profissionais nacionais (2 pontos por apresentação, com o máximo de 5 apresentações)

0,5 Apresentação de trabalhos/resumos em congressos internacionais (5 pontos por apresentação, com o máximo de 2 apresentações)

1,0 Publicação de trabalhos completos em anais de congresso nacional (5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações)

1,5 Publicação de trabalhos completos em anais de congresso Internacional. (5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações)

0,5 Publicação em periódico não classificado no Qualis (2 pontos por publicação, com o máximo de 5 publicações)

1,5 Publicação de capítulos de livros na área (5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações)

2,0 Publicação de livros na área (5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações)

1,0 Publicação em periódico a partir do Qualis B5 (5 pontos por publicação, com o máximo de 2 publicações)

1,0 Outras atividades pertinentes (prêmios científicos etc) (5 pontos por atividade, com o máximo de 2 atividades)

E - ATIVIDADES ACADÊMICAS E DE EXTENSÃO (peso 01): Peso Trabalho produzido

Indicar evento, curso, duração, etc. no documento anexo. Número do

documento anexo ao Currículo Lattes

Uso da comissão

0,2 Participação em congressos e simpósios sem apresentação de trabalho (2 pontos por participação, com o máximo de 5 participações)

0,3 Minicurso (mínimo 12h), como aluno (2 pontos por participação, com o máximo de 5 minicursos)

0,5 Participação em cursos com média duração (min. 40h) (2 pontos por participação, com o máximo de 5 cursos)

1,0 Monitoria em eventos científicos e de extensão locais, minicursos. (2 pontos por monitoria, com o máximo de 5 participações)

1,0 Participação em atividades de campo (expedições científicas etc.) (5 pontos por participação, com o máximo de 2 participações)

2,0 Participação em Bancas Examinadoras de conclusão de curso (10 pontos por participação, com o máximo de 1 participação)

1,5 Comissão organizadora eventos científicos/extensão (Seminários, congressos,etc.) (2 pontos por participação, com o máximo de 5 participações)

1,0 Participação em projeto registrado de extensão (5 pontos por participação, com o máximo de 2 participações)

2,0 Monitoria de disciplina

Page 13: DOUTORADO - Universidade Federal do Maranhão10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, letra Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

(5 pontos por monitoria, com o máximo de 2 monitorias) 0,5 Outros (2 pontos por participação, com o máximo

de 5 participações)

São Luís, ____ de ______________ de ____ _________________________________ (Assinatura da/o Candidata/o)