dossier de imprensa setembro 2017 - plural...

53
Dossier de imprensa Setembro 2017

Upload: buidat

Post on 24-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Dossier de imprensa Setembro 2017

2

3

6

30

44

46

47

Sinopse Geral

Descrição de Personagens

Núcleos

Quem é Quem

Ficha Artística

Sinopses do 1º ao 5º Episódio

3

Sino

pse

Ger

al

“A Herdeira” conta a história de uma rapariga cigana que se descobre ser herdeira de uma grande fortuna.

Duarte Alvarenga é um homem incompleto. Fortuna, estatuto e uma família vista como exemplar não preenchem um vazio de vinte anos. A primeira mulher morreu em circunstâncias trágicas e, meses depois, a filha bebé foi raptada.

Duarte moveu mundos para encontrar a filha, mas o tempo foi passando e a esperança esmoreceu. Casou entretanto com Madalena Alvarenga que sempre incansável o ajudou nas buscas e teve mais dois filhos, Carlota Alvarenga e Pipo Alvarenga.

O homem que foi condenado pelo rapto da bebé, mas que sempre protestou inocência, entrega a Duarte a foto de uma rapariga muito parecida com a sua primeira mulher e diz-lhe que a procure no México. Ela será a resposta para desvendar o mistério do rapto, mas, antes de dar um nome, o homem é assassinado a tiro.

México

O General Emiliano Rivera será, provavelmente, o próximo Presidente do México e está empenhado numa luta sem tréguas contra os cartéis de narcotráfico. Duarte, que é amigo do general, viaja para o México para assistir ao casamento da sua filha, Beatriz Rivera, com Joaquim Villalobos, o filho mais velho de Sancho Villalobos, um empresário galego sócio de Duarte. Sancho tem vários negócios na Galiza, ligados à produção de bivalves e uma empresa transportadora.

Durante o casamento, Duarte vê a rapariga da fotografia. Ela é portuguesa e chama-se Alexa Torres. Trabalha numa ONG de ajuda aos emigrantes que tentam alcançar os Estados Unidos. É amiga da família Rivera, o braço-direito do futuro Presidente e a sua amante secreta.

Mas antes que Duarte consiga falar com ela, um violento atentado durante o copo de água vitima Emiliano e vários membros da sua equipa. Alexa é encontrada com uma arma na mão e torna-se numa fugitiva. Entretanto, chega à cidade uma rapariga para se reunir ao pai que trabalha na cozinha do hotel onde se dá o atentado. Ela é Luz, uma cigana de beleza invulgar, olhos claros e cabelo loiro. O pai é Ramón Fuentes, cigano de origem portuguesa que andou pelo mundo e agora tenta chegar aos Estados Unidos para aí trabalhar. Alexa ia ajudá-los mas agora é ela quem precisa de auxílio. Ramón esconde Alexa em sua casa. Ela revela que Emiliano tinha uma lista com nomes de figuras públicas ligadas ao narcotráfico e provas avassaladoras. Encontrar a lista é a única maneira de provar a inocência de Alexa, mas Ramón não tem meios para furar o apertado cerco policial. Identificado como cúmplice do atentado, ele próprio se torna um fugitivo. Clandestinamente, e através dos contactos de Alexa, volta com a filha para Portugal.

4

Sino

pse

Ger

al

Os caminhos de Duarte e de Alexa voltam a cruzar-se. Ele interroga-a sobre o paradeiro da filha. Alexa diz-lhe que só poderá ajudá-lo se estiver em liberdade. E Duarte, para encontrar a filha, torna-se cúmplice daquela que acredita ser uma assassina. A mulher que matou o seu amigo. Mas, inevitavelmente, apaixona-se por ela. Alexa fala-lhe da lista de Emiliano e ele dispõe-se a ajudá-la. A investigação leva-os a Caetana Rivera, a viúva do general assassinado. Uma figura pública, adorada pelo povo e incondicional apoiante do marido. Mas só aparentemente. Na verdade, Caetana está ligada ao cartel de narcotráfico que assassinou Emiliano. Para desviar as atenções da Polícia, ela incriminou Alexa, vingando-se assim da rival.

De volta a Portugal...

Luz chega com o pai à sua terra natal, que nunca conheceu. Ramón tem família num clã cigano do Minho chefiado por Miro Fuentes, o seu pai. Há quase vinte anos, Ramón partiu sozinho com Luz. Poucos sabem a razão. Vinte anos atrás, Ramón e Soraia eram um jovem casal. Soraia não podia ter filhos e albergaram uma bebé que encontraram. A criança era, nem mais nem menos, a filha de Duarte Alvarenga. Depois da morte da primeira mulher de Duarte, Madalena, que carrega o segredo da sua vida passada, introduziu-se na sua casa e na sua vida. Era ambiciosa e planeava tornar-se dona da sua fortuna mas a bebé complicava-lhe os planos. Assim, simulou o rapto e abandonou-a num rio.

Mas o regresso de Ramón e de Luz não corre como esperado. Rejeitado pelos seus que não querem abrigar um criminoso, Ramón só tem Luz do seu lado. Ela acredita na inocência do pai e dispõe-se a tudo para o livrar da cadeia. Quem a ajuda, é Vicente Villalobos, o filho mais novo de Sancho Villalobos, o empresário galego sócio de Duarte. Os laços entre as duas famílias são estreitados pelo namoro latente entre Vicente e Carlota. Ele é advogado, em missão diplomática na Embaixada Espanhola no México e foi ainda nesse país que conheceu Luz. Perdeu-a de vista, mas agora voltam a encontrar-se, numa festa cigana. Durante o tempo em que Ramón está na cadeia, Vicente e Luz tornam-se muito próximos e da cumplicidade surge uma paixão avassaladora. Mas há um obstáculo a este amor e chama-se Roni.

Roni Raña é um cigano tradicional. Tinha dez anos quando lhe arranjaram um casamento e ele apegou-se àquele compromisso. A rapariga prometida é Luz que ele idolatra, apesar de não a ver há muito tempo. Agora que Luz voltou, espera casar com ela e será um feroz rival de Vicente. E tem armas para lutar.

Os nossos heróis enfrentam um polvo com tentáculos dos dois lados do Atlântico. Duarte voltará a encontrar Alexa na Galiza. Ela guarda o segredo que o levará à sua filha perdida.

Luz, perseguida pela ambiciosa Madalena, cai na rede de tráfico humano. Mais tarde, conseguirá escapar. Descobre que foi Madalena quem ordenou o seu rapto e decide desmascará-la. Introduz-se em casa da família Alvarenga, como dama de companhia de Maria do Carmo Alvarenga, a mãe de Duarte. Está longe de imaginar que aquela é a sua casa. E que aquela família é a sua família.

5

Sino

pse

Ger

al

As outras histórias,

Nasci para salvar a vida da minha irmã

Marta e Bernardo Viegas têm três filhos adolescentes, Hugo, Joana e Rita. Têm uma vida confortável em Viana do Castelo, onde moram. Um casamento de amor. Uma situação económica mais ou menos desafogada. Uma família comum... Mas devastada pela doença. Joana sofre de leucemia e Rita foi concebida para lhe salvar a vida. Logo à nascença, foi feito um transplante de medula e depois disso seguiram-se várias intervenções cirúrgicas. Mas agora, Joana precisa que lhe seja doado um rim e Rita recusa-se a fazê-lo. A adolescente recorre a um advogado que é colega da mãe no escritório de advocacia. O que está em causa é a suspensão dos direitos parentais em favor dos direitos pessoais. Mas a atitude de Rita, que na aparência é egoísta e mesmo cruel, poderá ter um motivo do qual ninguém suspeita.

A Cinderela dos tempos modernos

Ana (Anita) Videira nasceu e cresceu no Paço do Souto, onde os seus pais, Marianinha Videira e Zé Avelino Videira são caseiros. A quinta é propriedade da família Alvarenga. Diz-se à boca pequena que, no passado, Zé Avelino e Maria do Carmo a mãe de Duarte, tiveram um assomo de romance que logo foi cortado pela família. Anita e Pipo, o filho mais novo dos condes, já eram amiguinhos em crianças. O romance floresce longe dos olhares reprovadores das respetivas famílias, mas Anita engravida. Condicionada pela mãe, ela esconde a gravidez. O resultado é um desastre.

Um filho: A solução ou o princípio de todos os problemas?

Manuel Araújo e Dinis Videira são advogados em Viana do Castelo. O casal tem uma relação estável e bem resolvida mas ambiciona ter um filho geneticamente seu. Candy Sofia Pereira tem os pais emigrados na Suíça e vive em Viana do Castelo. Torna-se amiga de Dinis e, quando este lhe propõe que ela seja barriga de aluguer para o seu filho, ela aceita sem pensar duas vezes. Manuel começa por opor-se mas acaba por aceitar... Sem imaginar que Candy trará muito mais à sua vida do que um filho.

Lisboa, Setembro de 2017Maria João MiraAndré Ramalho

6

Descrição das Personagens

7

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

É um aristocrata minhoto. Dono do Paço do Souto, uma quinta senhorial perto de Viana do Castelo que está na família há muitas gerações mas que agora atravessa dificuldades financeiras. A propriedade é um sorvedouro de recursos, sem solução à vista. A principal fonte de rendimento de Duarte é a quota que ele detém na Transhell, um grupo espanhol de transformação de marisco. Mas as dívidas acumuladas à empresa deixam-no nas mãos do sócio (Sancho Villalobos) um poderoso industrial galego. Duarte enviuvou cedo e ficou marcado pelo desaparecimento da filha, ainda bebé. Voltou a casar e teve mais dois filhos, mas nunca recuperou do golpe sofrido. Passou vinte anos a procurar a filha, agarrado à esperança de que ela estava viva e que um dia iria reencontrá-la. Nunca esmoreceu, mas aquela obsessão acabou por afastá-lo do resto da família. É um marido e um pai ausente. Um homem solitário. Incompleto. O encontro fortuito (ou não tanto) com Alexa, uma jovem que tem semelhanças perturbadoras com a sua primeira mulher reaviva-lhe a esperança de recuperar a filha.

É casada com Duarte e guarda um segredo há mais de vinte anos. Ela é cigana. Muito nova, casou por amor numa comunidade de ciganos galegos, mas o casamento não sobreviveu aos festejos. O plano nascido da inveja de uma rival levou à sua expulsão, em circunstâncias cruéis que a marcaram para a vida. Para sobreviver, aprendeu a lei do vale tudo. Envolveu-se com um cartel de narcotráfico galego. Escondeu a sua origem cigana e empregou-se em Portugal, como secretária de Duarte. Apoiou-o no período que se seguiu à morte da mulher e ao quase imediato desaparecimento da filha. Pouco tempo depois, casou com ele. Teve dois filhos e com o passar dos anos, adotou o conservadorismo da família. Tornou-se numa figura da sociedade nortenha, mas nunca foi aceite pela sogra. Esta faz questão de marcar que ela é e será sempre uma intrusa. A relação do casal está desgastada por anos de desilusões. Mal sabe Duarte que Madalena tem a resposta para o desaparecimento da filha. Mas ela fará de tudo para manter o terrível segredo

MADALENA ALVARENGA(Rita Pereira)

DUARTE ALVARENGA(Pedro Lamares)

8

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

FILIPE ALVARENGA (PIPO) (Leonardo Marques)

Filho mais novo de Duarte e Madalena. É mais tolerante e positivo do que irmã. Onde ela procura o conflito, ele prefere o consenso. Mas não abdica das suas convicções. Vive à margem das pressões conservadoras da família. Empreendedor, montou uma empresa de desportos radicais, onde testa os seus limites. Mas o amor escondido pela filha dos caseiros poderá ser um desafio duro demais, quando descobrir que Anita é menos inocente do que aparenta.

Filha mais velha de Duarte e Madalena. Cresceu na sombra da irmã desaparecida, carente do afeto paterno e usada como arma de arremesso pela mãe. Tornou-se frágil e insegura e usa a arrogância como defesa. Namora com Vicente Villalobos, o filho mais novo do sócio do seu pai. Tem sido uma relação marcada pela distância pois o namorado é diplomata e está ao momento colocado no México. Mais próximo está Vitó Carlos, um jovem africano que trabalha na quinta. Mas ela ignora-o ostensivamente e faz questão de o tratar com uma soberba que não é mais do que uma máscara para esconder o que sente.

CARLOTA ALVARENGA (Júlia Palha)

9

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

É a condessa viúva, mãe de Duarte e Marta. O Paço do Souto é herança sua e foi a má gestão do marido que a deixou numa situação crítica. Protege o legado familiar a todo o custo, contornando os perigos com pulso de ferro.Reprovou todos os casamentos dos filhos, por acreditar que ninguém está à sua altura. Ainda assim, tolerou a primeira nora porque o dinheiro dela foi um balão de oxigénio para as dívidas da quinta. Mas Madalena, sem essa vantagem, tornou-se um alvo a abater. É ferozmente conservadora. Prepotente e sarcástica, tem dificuldade em mostrar os sentimentos. Vive isolada na sua torre de marfim. Mas o passado está à espreita, para a julgar pelas escolhas que fez.

MARIA DO CARMO ALVARENGA(Lia Gama)

10

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Amante de Emiliano Rivera, tem uma filha dele (Maria). Misteriosa, bonita e sensual, todos a admiram mas poucos sabem a sua história. A sua missão é lutar ao lado dos emigrantes desfavorecidos para que consigam ter um futuro melhor.Alexa está ligada à família Alvarenga por laços do passado, que o encontro com Duarte trará a lume. Ela tem as respostas que Duarte procura, mas não tenciona revelá-las.

ALEXA TORRES(Jessica Athayde)

Filha de Alexa e de Emiliano Rivera. É uma criança frágil, muito ligada à mãe e dependente desta. Como não tem uma vida como a dos outros meninos, refugia-se na fantasia.

MARIA TORRES(Rita Bakker)

11

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

É de origens humildes, e ligado à terra e ao trabalho. Casou com Marianinha no rescaldo de um desgosto amoroso mas, com o passar dos anos, afeiçoou-se à mulher e hoje não a troca por nada deste mundo. Quando confrontado com os conflitos familiares, reage com um coice e prefere refugiar-se naquilo que faz melhor, cuidar da propriedade. Caseiro no Paço do Souto e homem de confiança dos condes. Fiel aos patrões, por eles fez e fará tudo, mesmo que isso o leve à prisão.

ZÉ AVELINO VIDEIRA(José Wallenstein)

Popular e minhota de gema. Caseira no Paço do Souto e mulher de Zé Avelino. De língua afiada mas natureza generosa, casou sabendo que ele gostava de outra rapariga e tinha sido rejeitado por ela. Com o tempo, as feridas sararam e os dois construíram um afeto indestrutível. Mãe extremosa de Albano, Dinis e Anita, vira bicho para os defender. Apesar de conservadora, o amor pelos filhos torna-a tolerante porque a felicidade deles está acima de tudo. Mas a sua tolerância vai ser constantemente posta à prova.

MARIANA VIDEIRA (MARIANINHA) (Julie Sergeant)

12

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

ANITA VIDEIRA(Carolina Frias)

Filha de Zé Avelino e Marianinha. Vive com os pais no Paço do Souto e trabalha na Transhell. Tem um namoro escondido com Pipo, o filho dos patrões. Uma gravidez inesperada vem complicar as coisas, sobretudo quando se descobrir que Pipo pode não ser o verdadeiro pai da criança.

Nascido em angola, foi trazido cedo para o Paço por Zé Avelino, onde trabalha nas cavalariças. Otimista e cândido por natureza, o limite para ele é a lua, sobretudo quando Carlota está sentada nela.

VITÓ CARLOS BAGINA(Gany Ferreira)

13

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Diplomata, licenciado em Direito. Filho de Sancho Villalobos. Perdeu a mãe quando era criança e o carácter dominador e irascível do pai fê-lo afastar-se da família. Logo que surgiu a oportunidade, saiu de casa para ir estudar e mais tarde escolheu a carreira diplomática. Tem uma relação fria com Sancho e conflituosa com Joaquim, o irmão mais velho.Passou os últimos anos no México. No seu regresso à Europa, vai trabalhar como procurador no Ministério Público Espanhol e envolve-se no combate a um poderoso cartel de narcotráfico da Galiza. Ainda que o seu lema seja “justiça para todos”, as pistas conduzi-lo-ão à sua própria família.Tem um namoro morno com Carlota Alvarenga, até conhecer Luz. A rapariga cigana de longos cabelos loiros e riso contagiante, vai mudar a sua vida. Com Luz, ele descobre um mundo fascinante, muito diferente do seu. Mas há muitos obstáculos a superar.

É um poderoso industrial galego, sócio de Duarte na Transhell. De origem portuguesa, emigrou para Espanha, para trabalhar na indústria do pescado. Depressa percebeu que o trabalho honesto não dava dividendos. Envolveu-se com uma organização de narcotráfico e fez fortuna. A associação à família Alvarenga deu-lhe a aura de respeitabilidade de que precisava mas agora a presença de Duarte na empresa é um escolho a remover. Acredita que o dinheiro compra tudo. Tudo menos a saúde, que se revela agora em risco. Tudo menos o afeto do seu filho mais novo, Vicente.

VICENTE VILLALOBOS(Lourenço Ortigão)

SANCHO VILLALOBOS(Miguel Guilherme)

14

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Irmão mais velho de Vicente e o seu maior rival. Cresceu na sombra do poderoso Sancho Villalobos e esforçou-se por conquistar o respeito e o afeto paternos, mas foi sempre visto como filho de segunda. Desenvolveu uma raiva surda contra Vicente que ainda hoje não conseguiu ultrapassar. É o capo impiedoso de um dos maiores cartéis de droga da Galiza, com ligações ao México. Nada o detém, nem mesmo o amor doentio pela mulher, Beatriz. O regresso do irmão e a sua luta contra o narcotráfico representam um sério risco para Joaquim que, no limite, será posto perante uma escolha difícil.

JOAQUIM VILLALOBOS(Paulo Pires)

AMÉLIA ALVES(Rita Ribeiro)

É a governanta da família Villalobos. Fez o papel de mãe quando a mulher de Sancho morreu. Não tem vida própria e vive a dos patrões mas esse sacrifício não é reconhecido. Tem uma relação umbilical com Joaquim o que fará de Vicente um alvo a abater. Tal como Beatriz e todos aqueles que ela julga poderem prejudicar o seu protegido.

15

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Operacional na produtora de bivalves durante o dia, dono de um Bar de alterne durante a noite e o músculo de Joaquim no cartel de droga. Abrutalhado e cheio de sex-appeal, mata primeiro, pergunta depois.Jurou lealdade à família Villalobos e ao cartel dos Obri que esta domina. Por Sancho e Joaquim, ele dá o peito às balas. Mas há princípios dos quais não abdica.

TIBURÓN GONZÁLEZ (Pedro Hossi)

LUPE ROMERO(Helena Costa)

Secretária de Sancho, é uma espanhola caliente e com muito salero, que vive a vida com descontração e leveza. Só não consegue segurar os homens. A sua insegurança pode levá-la por caminhos perigosos.

16

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Rapariga cigana. A pele muito clara, os cabelos loiros e os olhos azuis causam estranheza e escondem um segredo que nem ela conhece. Na verdade, Luz foi raptada em bebé e é a herdeira legítima da família Alvarenga. Para fugir a perguntas, o seu pai adotivo levou-a para fora do país. Luz cresceu um pouco por toda a parte e habituou-se e uma vida sem fronteiras. Adotou como suas as tradições ciganas. Foi prometida a outro cigano em criança, mas a paixão por Vicente mudará tudo. Assim como o regresso a Portugal. A descoberta das origens irá forçá-la a uma escolha impossível entre um pai que a criou e outro que nunca desistiu de a procurar.

LUZ FUENTES(Kelly Bailey)

Cigano de origem galega. Ainda muito jovem, casou com Madalena que seria a paixão da sua vida. Mas o casamento não sobreviveu aos festejos. A noiva abandonou a comunidade e escondeu as suas origens ciganas. Ramón casou então com Soraia que não podia ter filhos. Adotou como sua uma bebé que encontrou, abandonada no rio e chamou-lhe Luz. Quando se tornou aparente que Luz não era cigana, Soraia rejeitou-a e isso motivou a separação do casal. Ramón saiu do país, levando a menina consigo. Andou pelo mundo e os dois criaram uma relação indestrutível. Ramón não é má pessoa, mas faz coisas mal feitas. Sobretudo se for para desviar a filha do maior perigo que os persegue há vinte anos, a mulher que raptou Luz. Tem com Madalena uma relação de amor-ódio. Ele guarda a chave que pode travá-la. Resta saber se a vai usar.

RAMÓN FUENTES(Joaquim Horta)

17

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Cigana tradicional, casada com Ramón. Por não conseguir ter filhos, a maior praga de todas para uma cigana, aceitou fazer sua a menina que apanharam no rio, Luz. Mas nunca conseguiu aceitar a criança. Por causa disso, perdeu o marido, que a preteriu. Acabou sozinha e amargurada. Quando Ramón e Luz voltam, Soraia pode perdoá-lo ou ser a sua pior inimiga.

SORAIA FUENTES(Sofia Ribeiro)

Ancião da família cigana e pai de Ramón. Está estabelecido no Minho onde tem um armazém de velharias e vive com a sua comunidade, num acampamento. Cigano apegado às tradições, quer acima de tudo manter a sua família unida. Não o conseguiu há 20 anos quando o filho se lançou mundo fora mas vai tentá-lo de novo.

MIRO FUENTES(Zeca Medeiros)

18

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Cigano tradicional, originário de uma comunidade galega, mas que vive como um lobo solitário. Trabalha na Transhell. Conduz os camiões de distribuição de marisco pelas estradas da Europa. O seu único irmão (Ivan) envolveu-se com uma rede de narcotráfico e acabou por ser preso. Para proteger o irmão de morte certa na cadeia, ele foi obrigado a colaborar com os narcos. Faz tudo pela família. E faz tudo por Luz, a sua prometida. Promessa é promessa. Roni vive para o dia em que vai casar com a sua princesa de olhos azuis e levá-la para os Estados Unidos, onde planeia montar uma oficina de reparações mecânicas. Mas Vicente aparece, a arruinar-lhe os sonhos.

RONI RAÑA(Pedro Barroso)

Cigano tradicional, irmão de Roni, a sua única família. Muito cúmplice do irmão, ajudava-o na mecânica. Mas a ambição de Ivan, fez com que se metesse em maus lençóis, trabalhando para um cartel de narcotráfico. A esperteza não lhe valeu e Ivan foi preso.

IVAN RAÑA(Rodrigo Trindade)

19

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Cigana bonita, vistosa e namoradeira. Trabalha na depuradora de bivalves ao lado de Anita. Quer mais do que aquilo que tem, nomeadamente Roni, o prometido de Luz. Safira não se poupará a esforços para conseguir aquilo que quer.

SAFIRA MONTEIRO(Isabela Valadeiro)

20

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

General do Exército Mexicano e candidato a presidente do México. Homem patriótico, honesto e de causas. Vai lutar pelo futuro do México e do seu amado povo até que a morte o impeça.

EMILIANO RIVERA (Fernando Luís)

Mexicana, filha única do candidato à presidência do México, Emiliano Rivera. Beatriz é uma rapariga rica e culta a quem a mãe natureza dotou de um coração de ouro e uma beleza difícil de ignorar. Vai casar com Joaquim Villalobos e passar a viver na Europa, com o marido. A morte trágica do pai, no dia do casamento marca-a profundamente. Agora, só tem Joaquim. Beatriz adora o marido e confia nele, de olhos fechados. Mal sabe ela que Joaquim está ligado aos assassinos do seu pai.

BEATRIZ RIVERA(Mafalda Marafusta)

21

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Futura primeira-dama do México, tem tanto de elegância e inteligência como de crueldade. Conhecida no submundo como la Viuda Negra, ela é a cabecilha de um dos cartéis de droga mais perigosos e implacáveis de todo o México.

CAETANA RIVERA(Alexandra Lencastre)

Brasileiro, originário da elite burguesa de Florianópolis, no Sul do Brasil. Piloto de Fórmula 1 e antigo amigo de Duarte apaixonou-se pela mulher dele. Para além desse segredo, Diego tinha outros ainda mais perigosos, que fizeram com que fosse preso. Diego foge da prisão e passa a viver como um fugitivo, com o propósito de fazer justiça. Só há para ele uma coisa intocável, a filha de Maria Luísa que ele julga sua.

DIEGO VENTURA(Vítor Hugo)

22

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Marido de Manuel Araújo e filho dos caseiros da Família Alvarenga, desde cedo estudou para ser o orgulho dos seus pais. Também advogado, luta por causas nobres, pelos seus ideais e pelos seus sonhos. Ter um filho com o seu Manel, é o maior deles todos, mas para isso terá de encontrar uma barriga para gerar o futuro do casal.

DINIS VIDEIRA(Pedro Granger)

Advogado de renome, elegante, sofisticado e culto. Cobiçado pelas mulheres de Viana do Castelo, tem já o seu coração ocupado desde há quinze anos atrás, altura em que conheceu o jovem Dinis Videira. O desejo de fazer feliz o seu marido, poderá ser a certeza de infelicidade para os dois.

MANUEL ARAÚJO(Gonçalo Diniz)

23

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Filha de emigrantes na Suíça e funcionária da farmácia, é uma rapariga solar e de boa índole mas desbocada e provocadora. Diz tudo o que pensa e gosta de deixar os homens em geral embeiçados por ela. As suas constates dificuldades financeiras irão fazê-la aceitar uma proposta aliciante, ser a barriga de aluguer para o filho de Dinis e Manel.

CANDY SOFIA PEREIRA(Filipa Pinto)

24

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Casado com Marta, dono de uma farmácia em Viana do Castelo. A Farmácia Viegas está na cidade há gerações e Bernardo, tal como o pai e o avô fizeram antes dele, leva muito a sério o seu papel na comunidade. Por natureza conciliador e positivo, ele esforça-se por manter a família unida. Mas a doença da filha acaba ter efeitos corrosivos no casamento.

BERNARDO VIEGAS(Filipe Vargas)

Filha de Maria do Carmo, casada com Bernardo, mãe de três filhos. Advogada, deixou de exercer há alguns anos, para dar apoio a Joana, que sofre de leucemia. Pela filha é capaz de tudo e esse foco impede-a de se aperceber que o seu casamento está em perigo e que os seus filhos também precisam de atenção.

MARTA VIEGAS(Maya Booth)

25

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Benjamim da família, foi concebida para salvar a irmã. Adora-a, mas a insuficiência renal de Joana e a necessidade de uma doação fazem-na tomar a decisão de se emancipar legalmente e tomar o destino do seu corpo nas mãos.

RITA VIEGAS(Gabriela Mirza)

JOANA VIEGAS(Madalena Almeida)

A filha do meio. Positiva e corajosa, apesar da leucemia que a acompanha há muitos anos. Transforma as fraquezas em forças e tenta manter a sua vida o mais normal possível. Grata por tudo o que a família faz por ela, usa o humor para desvalorizar as coisas a que não consegue ter acesso.

26

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

O filho mais velho. Estudante no liceu, chumbou e está a repetir o 12º ano. Sente-se injustiçado pela falta de atenção dos pais e direciona a revolta para tudo o que o afaste do ambiente familiar. Daí até conhecer outros círculos de amizade menos recomendáveis e alienar-se através de drogas e álcool poderá ser um pequeno passo.

HUGO VIEGAS(Alexandre Jorge)

27

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Mulher de João, trabalha como secretária na Transhell. O seu pai era polícia e foi morto em serviço quando ela era criança, mas quis o azar que Leonor se apaixonasse e casasse com um polícia. Para salvar o marido, Leonor vai meter-se num esquema perigoso e insano.

LEONOR MATIAS(Matilde Breyner)

Casado com Leonor, é inspetor da PJ, na delegação de Viana do Castelo. Cumpridor e ponderado, prometeu à mulher que em breve vai afastar-se da PJ. Mas um acontecimento trágico vai mudar-lhe o carácter e pôr em risco o casamento.

JOÃO MATIAS(Ricardo Trêpa)

28

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Brasileira furacão, trabalha como acompanhante no bar “Sherazade”. Leve e bom coração, acaba sempre por ser traída pela sua língua trapalhona.

LOLA SOLIMÕES(Sofia Baessa)

Algarvia, trabalha como acompanhante no bar “Sherazade” e mantém a ordem entre as raparigas. É o braço direito de Tiburón González.

GORETI TORRES(Marisa Cruz)

29

Des

criç

ão d

e Pe

rson

agen

s

Divorciada, mas bem resolvida, é empregada do Broinhas. Gosta muito do que faz porque isso a aproxima das pessoas. É uma ótima ouvinte e orgulha-se em dizer que tem sempre uma solução. Uma solução bastante caricata, diga-se…

TINA BARBOSA(Melânia Gomes)

Mexicana por nascimento, foi criada em Espanha por uma família rica que a adoptou. Nada sabe sobre as suas origens. Foi educada nos melhores colégios, é culta, sofisticada e frequenta os meios da alta sociedade espanhola.

ARIANA FRANCO(Daniela Melchior)

30

Núcleos

31

Núc

leosProtagonistas 1

Premissa: A substituta

ALEXA TORRESJESSICA ATHAYDE

DUARTE ALVARENGAPEDRO LAMARES

MADALENA ALVARENGARITA PEREIRA

APAIXONADOS CASADOS

32

Núc

leosProtagonistas 2

Premissa: Um amor entre dois mundos

RONI RAÑAPEDRO BARROSO

LUZ FUENTESKELLY BAILEY

VICENTE VILLALOBOSLOURENÇO ORTIGÃO

PROMETIDOS APAIXONADOS

33

Núc

leosNúcleo Alvarenga

Premissa: A Herdeira

MADALENA ALVARENGARITA PEREIRA

CARLOTA ALVARENGAJÚLIA PALHA

Mª DO CARMO ALVARENGALIA GAMA

DIEGO VENTURAVÍTOR HUGO

DUARTE ALVARENGAPEDRO LAMARES

PIPO ALVARENGALEONARDO MARQUES

CASADOS

FILHOS

FILHO

INIMIGOS

FILHA LEGÍTIMA (VER NÚCLEO CLÃ CIGANO)

LUZ FUENTESKELLY BAILEY

34

Núc

leosNúcleo Alvarenga

Premissa: A Herdeira

VITÓ CARLOS BAGINAGANY FERREIRA

CARLOTA ALVARENGAJÚLIA PALHA

TINA BARBOSAMELÂNIA GOMES

APAIXONADOS

ZÉ AVELINO VIDEIRAJOSÉ WALLENSTEIN

MARIANINHA VIDEIRAJULIE SERGEANT

NAMORADOS

ANITA VIDEIRACAROLINA FRIAS

PIPO ALVARENGALEONARDO MARQUES

FILHA

CASADOS

35

Núc

leosNúcleo Villalobos

Premissa: A Herdeira

SANCHO VILLALOBOSMIGUEL GUILHERME

JOAQUIM VILLALOBOSPAULO PIRES

BEATRIZ RIVERAMAFALDA MARAFUSTA

FILHOS

CASADOS

VICENTE VILLALOBOSLOURENÇO ORTIGÃO

36

Núc

leosNúcleo Villalobos

Premissa: A Herdeira

SANCHO VILLALOBOSMIGUEL GUILHERME

LUPE ROMEROHELENA COSTA

TIBURÓN GONZÁLEZPEDRO HOSSI

AMÉLIA ALVESRITA RIBEIRO

EMPREGADOS

37

Núc

leosNúcleo Cigano

MARIA TORRESRITA BAKKER

MIRO FUENTESZECA MEDEIROS

MÃE / FILHAAMIGOS

RAMÓN FUENTESJOAQUIM HORTA

SORAIA FUENTESSOFIA RIBEIRO

ALEXA TORRESJESSICA ATHAYDE

PAI / FILHO CASADOS

38

Núc

leos

RAMÓN FUENTESJOAQUIM HORTA

SORAIA FUENTESSOFIA RIBEIRO

IVAN RAÑARODRIGO TRINDADE

SAFIRA MONTEIROISABELA VALADEIRO

IRMÃOS PRIMASPROMETIDOS

FILHA ILEGÍTIMA

RONI RAÑAPEDRO BARROSO

LUZ FUENTESKELLY BAILEY

CASADOS

Núcleo Cigano

39

Núc

leosNúcleo Araújo

Premissa: Barriga de Aluguer

MANUEL ARAÚJOGONÇALO DINIZ

CANDY SOFIA PEREIRAFILIPA PINTO

DINIS VIDEIRAPEDRO GRANGER

CASADOS

(QUEREM TER UM FILHO)

40

Núc

leosNúcleo Viegas

Premissa: Nasce para salvar uma vida

RITA VIEGASGABRIELA MIRZA

JOANA VIEGASMADALENA ALMEIDA

HUGO VIEGASALEXANDRE JORGE

FILHOS

BERNARDO VIEGASFILIPE VARGAS

MARTA VIEGASMAYA BOOTH

CASADOS

41

Núc

leosNúcleo Bar

Premissa: Tráfico humano

LOLA SOLIMÕESSOFIA BAESSA

GORETI TORRESMARISA CRUZ

EMPREGADAS / VÍTIMAS DE TRÁFICO

TIBURÓN GONZÁLEZPEDRO HOSSI

42

Núc

leosNúcleo Matias

Premissa: Combate ao narcotráfico

JOÃO MATIASRICARDO TRÊPA

LEONOR MATIASMATILDE BREYNER

CASADOS

43

Núc

leosNúcleo México

EMÍLIANO RIVERAFERNANDO LUÍS

ARIANA FRANCODANIELA MELCHIOR

CAETANA RIVERAALEXANDRA LENCASTRE

AMIGOS FILHAAMANTES

FILHA FILHA

CASADOS

ALEXA TORRESJESSICA ATHAYDE

MARIA TORRESRITA BAKKER

DIEGO VENTURAVÍTOR HUGO

BEATRIZ RIVERAMAFALDA MARAFUSTA

44

PERSONAGEM

ALEXA TORRESAMÉLIA ALVESANITA VIDEIRA

ARIANA FRANCOBEATRIZ RIVERA

BERNARDO VIEGASCAETANA RIVERA

CANDY SOFIA PEREIRACARLOTA ALVARENGA

DIEGO VENTURADINIS VIDEIRA

DUARTE ALVARENGAEMILIANO RIVERA

GORETI TORRESHUGO VIEGAS

IVAN RAÑAJOANA VIEGAS

JOÃO MATIASJOAQUIM VILLALOBOS

LEONOR MATIASLOLA SOLIMÕES

LUPE ROMEROLUZ FUENTES

MADALENA ALVARENGAMANUEL ARAÚJO

MARIA DO CARMO ALVARENGA MARIA TORRES

MARIANA VIDEIRA (MARIANINHA)MARTA VIEGASMIRO FUENTES

ATOR

Jessica AthaydeRita RibeiroCarolina FriasDaniela MelchiorMafalda MarafustaFilipe VargasAlexandra LencastreFilipa PintoJúlia PalhaVitor Hugo Pedro Granger Pedro LamaresFernando LuísMarisa Cruz Alexandre JorgeRodrigo TrindadeMadalena AlmeidaRicardo TrêpaPaulo PiresMatilde Breyner Sofia BaessaHelena CostaKelly BaileyRita PereiraGonçalo DinizLia GamaRita BakkerJulie SergeantMaya BoothZeca Medeiros

QUEM É QUEM

45

FILIPE ALVARENGA (PIPO)RAMÓN FUENTES

RITA VIEGASRONI RAÑA

SAFIRA MONTEIROSANCHO VILLALOBOS

SORAIA FUENTESTIBURÓN GONZÁLEZ

TINA BARBOSAVICENTE VILLALOBOSVITÓ CARLOS BAGINA

ZÉ AVELINO VIDEIRA

Leonardo MarquesJoaquim HortaGabriela MirzaPedro BarrosoIsabela ValadeiroMiguel GuilhermeSofia RibeiroPedro HossiMelânia GomesLourenço OrtigãoGany FerreiraJosé Wallenstein

46

Maria João Mira

André RamalhoJuan BarrosElisabete Moreira

Miguel Cotrim

António Correia

Jorge Queiroga Lourenço MelloLuís PamplonaPaulo BritoRicardo Carreira

Carla de Sá

João Lourenço

Rui Amado

Catarina Amaro

Susana Marques Pinto

Marina Vian

Inês Varandas

Helena Vaz Pereira

António Lopes

Gabriela Amado

Francisco Narciso

José Eduardo Moniz

Uma Novela de

Escrita com

Produção

Direção de Projeto

Realização

Direção de Atores

Gestão de Projeto

Direção de Fotografia

Cenografia e Decoração

Consultoria de Imagem

Figurinos

Caracterização

Cabelos

Produção Musical

Edição Vídeo

Sonoplastia

Consultoria Geral

Novela de 220 EpisódiosEstúdios da Quinta dos Melos

Ficha Artística

47

Sino

pse

dos

Epi

sódi

os

Em Viana do Castelo, Duarte Alvarenga encontra-se com o homem acusado do rapto da sua filha e que acaba de ser libertado. O homem clama por inocência e entrega a Duarte uma fotografia de uma mulher, que trabalha numa ONG no México e que Duarte deve procurar lá as respostas. O homem é assassinado a tiro, antes que consiga dizer a Duarte o nome da tal mulher. A família de Duarte fica chocada ao ver que a mulher da foto é praticamente igual à primeira e falecida mulher de Duarte, que diz a Madalena, sua atual mulher, que vai aproveitar a ida ao casamento do amigo Emiliano no México para procurar a mulher da fotografia, garantindo que não desistirá de encontrar a filha. E Madalena recorda quando, há vinte anos, raptou a filha de Duarte e a atirou num cesto ao rio.

No México, Luz vai num camião cheio de clandestinos, que pretendem emigrar para os Estados Unidos, e uma criança morre ao cair do camião, sem que Luz a consiga salvar. Os clandestinos são obrigados a fugir, quando o camião para ao aperceber-se de uma operação stop mais adiante na estrada. Luz caminha sozinha pelo deserto e pede boleia a Vicente, que passa de mota, mas que a ignora. Luz e Vicente voltam a cruzar-se num posto de gasolina, onde um homem a tenta atacar e Vicente luta com esse homem para a defender. Vicente acaba por dar boleia a Luz até à cidade, que se despede dele, sem lhe dizer o nome.

Na televisão mexicana, o general Emiliano Rivera, candidato às eleições presidenciais, promete, em entrevista, combater o narcotráfico e o crime organizado. Durante a entrevista, Emiliano troca olhares cúmplices com Alexa, seu braço direito. Alexa é a mulher da fotografia que Duarte tem na sua posse.

Luz encontra-se com o pai, Ramón, no hotel onde este trabalha como ajudante de cozinha e onde se vai realizar o casamento de Beatriz, a filha do general. Ramón pede à filha que espere por ele fora do hotel e dá-lhe comida, que Luz devora sôfrega.

Duarte e Madalena chegam ao México para o casamento de Beatriz, a filha do general Emiliano. Duarte fala com Madalena sobre a delicada situação financeira da família, afirmando que terá uma conversa com Emiliano após o casamento, além de ir procurar a mulher da fotografia.

Diego entrega a Emiliano uma lista com o nome das pessoas envolvidas no crime organizado. Alguém observa os dois, escondido atrás das cortinas, mas não vê a cara de Diego. Transtornado, Emiliano guarda a lista no cofre do quarto e, logo em seguida, recebe a visita de Alexa, que não quer continuar com a relação dos dois, afirmando estar farta de esperar por ele e anunciando que se mudará para San Diego logo após o casamento.

Durante a requintada cerimónia de casamento de Joaquim e Beatriz nos jardins do hotel, Luz vê Ramón a discutir com Madalena, mas não consegue ouvir o que dizem, pois é obrigada a fugir e a esconder-se. Ramón é despedido do hotel, acusado de roubar comida, procura Luz pela cidade, em desespero crescente por não encontrar a filha.

Beatriz encaminha-se para o altar, onde a aguarda Joaquim, acompanhada das damas de honor. Uma delas é Alexa e Duarte reconhece-a como a mulher da fotografia, garantindo a Madalena que vai falar com ela logo que haja oportunidade. No altar, Caetana pede a Emiliano que se contenha nos olhares que troca com Alexa, mostrando ao marido que sabe do caso dos dois. No decurso da festa, Duarte tenta aproximar-se de Alexa, mas esta foge dele. Caetana dança com Joaquim, a quem diz que está na hora do ataque. Vários sicários entram pela festa, disparando tiros, matando várias pessoas e provocando o caos. Vicente encontra Luz debaixo da mesa de honra e protege-a. Duarte vê Alexa desmaiada com uma arma na mão, mas tem de correr para o interior do hotel. O general Emiliano é morto e Duarte conta à polícia que viu Alexa com uma arma na mão.

Episódio 01Episódio 01

48

Sino

pse

dos

Epi

sódi

os

A morte do general, candidato a presidente do México, é noticiada por várias cadeias de televisão do mundo inteiro. Enquanto Caetana assume o papel de viúva inconsolável perante os media e o povo mexicano, Alexa é obrigada a fugir, depois de acordar com uma arma na mão, procurando Ramón e pedindo-lhe que a esconda em sua casa. Alexa conta a Ramón o que se passou na festa e jura que não matou ninguém. Ramón aceita dar-lhe abrigo e Alexa pede-lhe ajuda para trazer para perto dela a sua filha, que ninguém sabe que existe. Ao mesmo tempo, no hotel, Beatriz fica a saber, por Caetana e Joaquim, que Alexa é a principal suspeita da morte de Emiliano.

Vicente encontra Luz na saída do hotel, onde vários populares depositam velas e flores junto aos cartazes de campanha de Emiliano. Luz beija Vicente, que é apanhado de surpresa, justificando o beijo com o facto de a polícia desconfiar do pai de Luz, já que foi o único empregado da cozinha que não morreu, e Vicente, afirmando que trabalha na Embaixada de Espanha, diz que a pode ajudar a localizar o pai.

No dia seguinte, Luz acorda na casa de praia de Vicente e toma banho, completamente nua, mas é surpreendida por Vicente, que está encantado e lhe estende uma toalha. Luz conta-lhe que é cigana, para espanto de Vicente, recordando os tempos em que era feliz com o pai. Vicente recebe uma mensagem e diz a Luz que já tem a morada de casa do pai dela.

Na televisão, Luz vê as notícias de uma possível cumplicidade de Ramón e Alexa no assassinato de Emiliano. A cigana rouba dinheiro, a mota e o telemóvel de Vicente, fugindo dali na mota deste e atirando o telemóvel fora depois de memorizar a morada do pai. Luz encontra Ramón e, ao ver Alexa com ele, pergunta se o pai tem algo a ver com a morte do general, mas Ramón garante que tanto ele como Alexa são inocentes. Alexa diz-lhes que os vai ajudar a atravessar a fronteira para

os Estados Unidos pelos túneis. Ramón e Luz iniciam a travessia, mas estão localizados pela polícia, através de um dispositivo de localização que a mota de Vicente contém. A polícia trava-os a meio da travessia no túnel, até que, subitamente, várias bombas de fumo começam a ser atiradas para o local onde eles se encontram com a polícia, deixando Vicente, que assiste a tudo através de uns monitores, em pânico com o que está a acontecer.

Episódio 01Episódio 01

49

Sino

pse

dos

Epi

sódi

os

O fumo foi lançado por operacionais da DEA americana, entre os quais se encontra Diego, que leva Luz para fora do túnel. Outro operacional informa a família Rivera que Ramón e Luz conseguiram fugir, mas a mota caiu ao rio e já se encontram a cooperar com a polícia mexicana para encontrar os corpos dos dois fugitivos.

Joaquim diz a Caetana que Emiliano teve acesso a uma lista com os nomes que fazem parte do cartel de Monterrey e que essa lista pode estar nas mãos de Alexa.

Alexa entrega passaportes falsos e bilhetes de avião a Luz e Ramón para voltarem para Portugal, apesar da resistência de Ramón. Quando eles partem, Diego diz a Alexa que não está tranquilo com o regresso de Luz a Portugal, pois vai estar perto de quem se tentou livrar dela. Diego recorda como fugiu da cadeia e conheceu Alexa, que era irmã da falecida mulher de Duarte, chegando à conclusão que a única maneira de proteger Luz é encontrarem os verdadeiros assassinos de Emiliano, que Diego tem certeza serem as mesmas pessoas que o meteram na cadeia.

Durante o enterro de Emiliano e depois de um discurso de viúva inconsolável, Caetana conta a Joaquim que o general e Alexa tiveram uma filha e Joaquim diz-lhe para chegar a Alexa através da menina. Duarte vê Alexa a assistir escondida à cerimónia e vai atrás dela, acabando por apanhá-la. Alexa afirma estar inocente da morte de Emiliano e conta a Duarte que tem uma filha, prometendo ajudá-lo a descobrir o paradeiro da filha dele se ele a ajudar a ter a sua filha por perto. Duarte leva Alexa para uma casa isolada que um amigo seu possui e compra-lhe um telemóvel na candonga, para que Alexa possa falar com a sua filha Maria. Alexa entra em contacto com a menina e quase é localizada por Caetana, mas desliga a chamada in extremis.

Miro e os outros ciganos recebem Ramón e Luz no acampamento quando eles chegam a Portugal, mas Soraia não quer saber do marido, acusando Luz de ter estragado a vida dos dois. Quando passa pela rapariga, Soraia ignora Luz. No local onde vende as suas velharias, o cigano Miro quer saber que segredo esconde ele em relação a Luz, mas Ramón nada diz ao pai, limitando-se a afirmar que vai sair do acampamento, e Miro arrenda-lhe uma casa que tem em Viana do Castelo, para que ele e Luz possam lá viver. Madalena aparece a pedir ajuda por causa de um pneu do carro, constatando que Ramón está vivo. Os dois falam de forma enigmática sobre o passado e Ramón garante a Madalena que a desmascara se ela o denunciar à polícia. Luz ouve parte da discussão e recorda-se de ter visto Madalena e Ramón a discutirem no casamento.

Madalena procura Joaquim, a quem conta que Ramón está vivo e em Viana do Castelo. Nessa noite, um carregamento de droga chega à costa da Galiza e Joaquim, informado por Tiburón, do reforço do patrulhamento por parte das autoridades, decide usar um contacto na PJ a quem pagam, para desviarem as atenções deles, denunciando Ramón como o controlador do narcotráfico, além de ser o assassino do general Rivera.

Já instalado na sua casa na Galiza, Vicente recorda o momento em que Luz, quando lhe deu boleia de mota para a cidade, lhe pediu que parasse num local de culto para acender uma vela por um menino que morreu e que ela nem sequer conhecia, o que aumenta a admiração de Vicente por ela. Vicente recebe a visita de Dinis, a quem conta que conheceu a miúda mais incrível desta vida, mas que ela morreu.

É noite de festa no acampamento cigano e Soraia olha, amargurada, para Luz a dançar com Ramón, recordando o momento em que, há vinte anos, sofreu mais um aborto, mas encontrando, logo em seguida, a pequena Luz dentro de um cesto a descer o rio, que o casal tomou

Episódio 02

50

Sino

pse

dos

Epi

sódi

os

como sua filha. No entanto, quando Luz se aproxima de Soraia, esta trata-a com muita frieza e recusa-se a falar com ela, fazendo com que Luz corra para a estrada muito perturbada. De mota, Vicente quase a atropela, mas reconhece-a e fica a saber que ela não morreu. Luz volta para o acampamento e Vicente vai atrás dela, ficando encantado e enfeitiçado ao vê-la dançar ao redor de uma fogueira. Um dos ciganos avisa Miro que a polícia vem a caminho dali e Ramón puxa Luz para trás duma caravana, a quem diz que não podem ser apanhados juntos e suplicando-lhe que fuja da polícia que aí vem.

Episódio 02

51

Sino

pse

dos

Epi

sódi

os

Luz acede ao pedido de Ramón e foge numa égua que está quase a parir. Vicente vai atrás dela, vê-a entrar num palheiro e ela pede-lhe ajuda para a ajudar no parto da égua, mas Vicente tenta contactar um veterinário, ainda que sem sucesso. Sem alternativa, Luz e Vicente assistem ao parto natural da égua, contemplando o milagre da vida, enquanto Ramón é preso no acampamento cigano. No dia seguinte, Luz acorda e deixa Vicente sozinho no palheiro, indo ao encontro do avô e Soraia, que acusam Ramón de ser um assassino e traficante de droga. Luz afirma que o pai é inocente, mas Miro amaldiçoa o filho e Soraia diz a Luz que só não a entrega á polícia por respeito ao patriarca, virando costas à filha.

No México, Duarte e Alexa acabam por se envolver. No dia seguinte, quando vão buscar a pequena Maria a casa da ama, Duarte vem com a criança e Conchita em direção ao seu carro, onde Alexa está escondida, quando passa um carro e, muito rapidamente, um Sicário agarra em Maria e a leva consigo, atingindo Conchita e Duarte a tiro. Em choque, Alexa constata que Conchita está morta, mas que Duarte está vivo. Duarte quer ir a um hospital, mas Alexa afirma que correm perigo e acaba por levá-lo para a casa onde ele a escondeu, ganhando coragem para lhe tratar do ferimento quando ele lhe diz que confia nela. Enquanto isso, a pequena Maria é levada para a Hacienda dos Rivera, onde Caetana fica a saber do envolvimento de Duarte no caso de Alexa, mas julga-o morto e reitera que quer Alexa viva diante de si.

Em casa, Madalena fica a saber que houve uma intervenção policial no acampamento de Miro e, ao sair para montar, recorda como estava feliz no seu casamento com Ramón e a forma como foi renegada e expulsa por Miro e Ramón da comunidade cigana por não haver marcas de sangue no seu lençol nupcial.

A notícia da prisão de Ramón espalha-se pela região e Beatriz quer saber, junto de Joaquim, se encontraram Alexa, mas ele nega. Amélia

diz a Joaquim que Beatriz não passa de uma menina mimada e Joaquim conta-lhe da lista de Emiliano, dizendo-lhe que se vê obrigado a estar ao lado de Caetana como forma de chegar a Alexa.

Duarte impede o suicídio de Alexa e promete ajudá-la com Maria, falando-lhe da lista de Emiliano e afirmando que devem pensar que ela a tem em sua posse. Nesse sentido, Duarte vai à Hacienda dos Rivera visitar Caetana, que disfarça a surpresa por vê-lo vivo e convida-o para jantar com ela, enquanto Beltran mantém a pequena Maria presa nas cocheiras, tapando-lhe a boca com a mão para evitar qualquer barulho.

Ramón liga a Madalena, que o vai visitar à prisão, onde falam sobre o passado e ele ameaça contar a toda a gente que ela é cigana se não o tirar dali. Luz vê Madalena sair da PJ e segue-a de táxi até à Galiza, onde Madalena vai a uma festa no iate da família de Vicente. Luz consegue infiltrar-se na festa e o seu encontro com Madalena é iminente.

Episódio 03

52

Sino

pse

dos

Epi

sódi

os

Luz ouve Madalena discutir com Joaquim por este ter entregue Ramón à polícia e Vicente apanha Luz, exigindo saber o que ela faz ali, mas Luz foge num jet-ski que está atrelado ao iate. Vicente salta em cima de outro e persegue-a pelo mar, até que o jet-ski de Luz fica sem combustível. Luz diz a Vicente que está a fazer tudo para provar que o pai é inocente, mas Vicente tem dúvidas acerca da inocência de Ramón.

Luz vai a casa dos Alvarenga procurar Madalena, mas Maria do Carmo afirma que a nora não está e Luz diz que volta noutra altura. Na estrada, perto do Paço do Souto, Madalena conduz de forma desabrida e atropela Luz, acabando por arrastar o corpo da rapariga para a valeta, onde o deixa, mas sem nunca lhe ver a cara. Maria do Carmo diz a Madalena que esteve ali uma rapariga à procura dela e Madalena, em pânico, liga a Tiburón, a quem pede ajuda para que desapareça com o corpo de Luz. Mas esta é encontrada por Vicente, depois de este deixar Carlota em casa. Vicente liga para o 112 pedindo uma ambulância para levar Luz para o hospital.

Roni conduz o seu camião com a fotografia de Luz no tablier e conta ao seu colega Albano os planos para ir viver com a sua prometida para os Estados Unidos. Ao deixar o camião no estaleiro da empresa, Tiburón pede a Roni que passe no dia seguinte por casa de Vicente para fazer uns arranjos. Safira vê que Roni acabou de chegar e atira-se a ele, mas Roni afasta-a com brusquidão. Ao chegar ao local onde mora, Roni fica em choque ao ver na televisão a notícia da prisão de Ramón e vai visitá-lo à prisão, acusando Ramón de ter matado Luz quando prometeu guardá-la para ele.

Na hacienda dos Rivera, Duarte coloca o seu plano em prática, entrando no escritório de Emiliano, ignorando ser vigiado por Caetana e Beltran. Duarte inventa uma desculpa para se esquivar ao jantar com Caetana e ela decide segui-lo. Alexa fica aliviada ao ver Duarte chegar, mas logo

são atacados por Caetana e os seus Sicários, com Caetana a confessar que mandou matar o marido e a exigir a Alexa a lista de Emiliano, mas Alexa não sabe de lista nenhuma. Caetana manda que os Sicários levem Alexa e Duarte, mas aparecem uns homens que impedem que isso aconteça. No local para onde foram levados, Duarte e Alexa estão amarrados, até que um homem vem buscar Alexa e leva-a. Esta dá de caras com Diego, que lhe entrega um tablet, dizendo-lhe que o conteúdo do mesmo a pode ajudar a recuperar a filha.

Vicente leva Luz para sua casa, mas ela recusa-se a dormir lá dentro e Vicente faz uma fogueira cá fora, dizendo querer ouvir a história dela e garantindo-lhe que não é seu inimigo, enquanto Roni chora a morte de Luz junto do colega Albano, recordando o momento em que a conheceu e ficou encantado com a sua prometida. Madalena fica em pânico por Tiburón não ter encontrado o corpo da tal rapariga. Vicente diz a Luz que a vai ajudar e que irá pedir ajuda a um amigo da Judiciária, mas Luz discute com ele e vai embora. Vicente vai atrás dela, pedindo-lhe confiança e beijando-a. Roni, que ia a casa de Vicente fazer o arranjo que Tiburón lhe pediu, vê o beijo de Vicente e Luz, e afirma que Vicente é um homem morto.

Episódio 04

53

Sino

pse

dos

Epi

sódi

os

Roni quer ir ajustar contas com Vicente, mas Albano trava-o. Luz afasta Vicente de si, que lhe pede desculpas pelo beijo e a convida para um passeio de catamarã, enquanto esperam pelo seu amigo da PJ. Roni diz a Albano que, afinal, a sua Luz não morreu, mas Albano afirma que ela está viva e envolvida com o filho do patrão. Luz desfruta do passeio de catamarã com Vicente, que lhe fala da morte da mãe no mar. Luz começa a dançar e cai à água. Vicente atira-se para a apanhar, mas inquieta-se por não a encontrar, ficando aliviado quando a vê surgir à tona de água. Roni volta para o lugar onde vive, recusando-se a ir trabalhar e pontapeando tudo o que encontra pela frente.

Alexa e Duarte veem um vídeo no tablet que consegue fazer prova de que Caetana mandou matar Emiliano. Caetana vê um filme antigo, onde o seu primeiro marido e a filha correm felizes na praia, até que o homem é atingido a tiro pela Polícia Federal. Caetana chora, mas é informada de que alguém chegou e vai ao encontro de Diego, que se apresenta a ela como Tito Grisolli, acabado de chegar do Brasil. Caetana almoça com Diego, a quem diz que, como confiava bastante no pai dele, não vê razões para não confiar no filho. Mas o verdadeiro Tito Grisolli está amarrado dentro duma carrinha, onde dois Sicários o deixam inconsciente quando ele começa a falar. Diego acaba por se envolver com Caetana e, quando se preparam para falar de negócios, Diego agarra-a e exige que ela lhe entregue Maria. Caetana dá ordem aos empregados para que obedeçam, mas um dos doberman de Caetana ataca Diego, que se protege, até que a Polícia Federal invade o espaço, ordenando a detenção de Caetana. Alexa descarrega todo o seu ódio sobre Caetana e recupera a filha.

Roni, armado, vê o carro de Matias junto à casa de Vicente e aguarda. Luz explica a Matias que viu Madalena Alvarenga a discutir com o pai no casamento e que ouviu que o pai sabe coisas sobre ela, ficando a saber que Vicente namora com a filha de Madalena. Vicente diz que se responsabiliza por Luz, mas Matias diz que não vai arriscar perdê-

la de vista, traindo a confiança de Vicente. Dois elementos da Guarda Civil Espanhola instalam-se em casa de Vicente, que pede desculpas a Luz por não lhe ter contado que namorava com a filha de Madalena, mas garantindo que Matias vai descobrir qualquer coisa que Madalena esconda. Matias interroga Madalena, mas sem grande sucesso.

Na prisão, Ramón espeta uma faca na própria barriga e, quando é levado para o hospital, chora ao recordar momentos passados com a filha Luz, há cerca de um ano. Soraia critica Miro por ter dado uma faca a Ramón. No hospital, Ramón consegue ludibriar a PJ e foge, levando um bisturi consigo. Ao saber que o pai fugiu, Luz diz que Ramón agiu em desespero, por não confiar no sistema de justiça. Matias conta a Luz que Caetana foi detida pela morte do marido e Luz fica alivada com o facto de o pai ter sido ilibado, mas não sabe dele. Vicente vai falar com Madalena sobre Ramón, que ouve, escondido, Madalena destilar a sua raiva contra os ciganos. Quando entra no quarto, Ramón agarra Madalena com um braço e aponta-lhe o bisturi roubado ao pescoço, para pânico dela.

Episódio 05