dossiÊ de imprensa ano 2013 - sener.es · combinados de san martín e manuel belgrano localizados,...

9
www.sener.com.br DOSSIÊ DE IMPRENSA ANO 2013

Upload: hoangkhuong

Post on 02-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.sener.com.br

DOSSIÊ DE IMPRENSA

ANO 2013

SENER Dossiê de Imprensa 2013

Índice

01 SENER, grupo privado de engenharia e tecnologia Pág. 4 SENER no Brasil Pág. 4 SENER na América Latina Pág. 5 Grandes projetos internacionais Pág. 6 A excelência como cultura corporativa Pág. 6 Mais de 50 anos de história Pág. 7

Acesse imagens corporativas e fotos de projetos em: www.sener.com.br

Imagens da capa: Mecanismo de orientação da antena de alta performance instalada no rover

Curiosity, copyright NASA / Planta petroquímica CCR, um projeto da SENER no México / Estádio

Itaquerão, São Paulo, um projeto da SENER no Brasil / Imagem de um navio feito pelo

sistema FORAN.

Mais informações:

Comunicação SENERAlessandra SouzaT. (+55) 11 9 4972.1348e-mail: [email protected]

02

4 . SENER Dossiê de Imprensa 2013

SENER, grupo privado de engenharia e tecnologia

A SENER é um grupo privado de engenharia e tecnologia, fundado em 1956, que busca oferecer as soluções tecnológicas mais avançadas aos seus clientes e que conta com reconhecimento internacional graças a sua independência e o seu compromisso com a inovação e a qualidade. A SENER conta com mais de 5.000 profissionais e um faturamento de 1,16 bilhões de euros (dados de 2011).

A SENER agrupa as atividades próprias de Engenharia e Construção, além de participações industriais em companhias que trabalham nos campos de Energia e Meio-Ambiente, e Aeronáutico. A Divisão de Engenharia e Construção, SENER Ingeniería y Sistemas, S.A., se tornou uma das maiores empresas de engenharia espanholas, com um faturamento de mais de 653 milhões de euros (dados de 2011), cerca de 2200 funcionários e escritórios na Argélia, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, Japão, México, Polônia e Portugal.

A SENER Ingeniería y Sistemas, S.A. é atualmente referência nacional e internacional nos setores de Engenharia Aeroespacial, Energia e Processos, Engenharia Civil e Arquitetura e Engenharia Naval. Sua participação de destaque nestes quatro setores de negócio a situa como primeira empresa espanhola de engenharia multidisciplinar. Para isso, a empresa oferece soluções inovadoras e destina um investimento em I&D em torno de 15% das horas de trabalho.

Além disso, a SENER Grupo de Ingeniería, S.A., a empresa matriz, promove e participa de projetos de fabricação e produção. Dessa forma, através da Área Aeronáutica, está presente em consórcios como o da Indústria de Turbo Propulsores ITP (única empresa espanhola de motores aeronáuticos e turbinas a gás e cuja criação foi promovida pela SENER em 1984, e da qual atualmente é acionista majoritário).

Por outro lado, através da Área de Energia e Meio Ambiente, SENER tem promovido projetos, nos quais também participa como acionista contribuindo com tecnologia própria de energia renovável e valorização energética de resíduos, tais como Zabalbarbi Tracjusa, Valpuren Comatur, Valpuren Bañuelo e Torresol Energy.

Este último projeto, uma joint venture criada em conjunto com a Masdar, tem como objetivo promover o desenvolvimento tecnológico, a construção, a operação e a manutenção de grandes plantas solares por concentração em todo o mundo.

SENER no BrasilO grupo de engenharia e tecnologia SENER abre escritório em São Paulo, coração empresarial do Brasil. A SENER estabelece assim uma divisão de operações permanente no gigante da América Latina. Formada por cerca de 300 profissionais brasileiros das áreas de engenharia e construção, a divisão brasileira será responsável por desenvolver projetos nos setores de Energia e Processos, Engenharia Civil e Arquitetura, Aeroespacial e Naval. Além disso, as instalações da SENER no Brasil incluem um escritório no Rio de Janeiro.

Esta nova divisão é mais um passo para consolidar a presença da SENER no Brasil, um país com grandes perspectivas de desenvolvimento em infraestrutura e onde a empresa espera contribuir com projetos de engenharia e construção turn key, especialmente aqueles que representem um objetivo tecnológico. Hoje em dia, a SENER é reconhecida internacionalmente como um grupo de alta tecnologia capaz de otimizar e melhorar o desempenho de projetos industriais, abordar contratos EPC de grandes infraestruturas - nos quais a SENER executa todas as etapas, desde o design e construção do projeto até sua colocação em funcionamento - e fornecimento de equipamentos inovadores em várias disciplinas tecnológicas, que incluem setores como o aeronáutico, o naval, o de defesa e segurança e o espacial.

A abertura da divisão do Brasil está alinhada com a estratégia de internacionalização da SENER, que aborda novos locais de atuação, combinando a cultura corporativa própria de uma empresa global com a total integração na essência do país, para manter assim a proximidade com o cliente.

A SENER no Brasil já trabalha em projetos de energia e

www.sener.com.br

SENER Dossiê de Imprensa 2013 . 5

processos, e colabora com as principais empresas do setor petroquímico do país como a Petrobras e a BR Distribuidora. No setor de engenharia civil e arquitetura, a SENER está realizando o controle de qualidade para a Odebrecht do projeto do Estádio do Corinthians, que será cenário da abertura da Copa do Mundo de Futebol em 2014. No segmento de engenharia aeroespacial a SENER está participando em diversas licitações e já conta com a qualificação de fornecedor da Embraer.

A SENER possui vasta experiência em engenharia naval e está presente em vários estaleiros e empresas técnicas como a Projemar, a Marinha Brasileira (AMRJ), o centro de desenho naval CPN no Rio de Janeiro, o estaleiro STX em Niterói, o estaleiro Itajaí e a Escola de Arquitetos e Engenheiros Navais da Universidade Federal do Rio de Janeiro através de seu sistema CAD/CAM FORAN de design e construção de artefatos navais, que é um dos mais comercializados do mundo.

SENER na América LatinaA presença da SENER na América Latina está crescendo graças ao trabalho coordenado a partir de seus diversos escritórios em projetos na Argentina, México, Venezuela, Chile, Colômbia ... As perspectivas de desenvolvimento nessa região geográfica são muito interessantes, tanto na parte de infraestrutura energética e civil, quanto de projetos navais ou da indústria aeroespacial, o que motivou a abertura das divisões na Argentina, Brasil e México, totalmente integradas à SENER, e com o diferencial de serem escritórios locais, formados por profissionais do próprio país, o que enriquece a cultura corporativa.

Atualmente a SENER participa de alguns dos grandes projetos da América Latina, em suas diferentes áreas de negócio. No setor de energia a SENER realizou projetos expressivos a Argentina, como os ciclos combinados de San Martín e Manuel Belgrano localizados, respectivamente, em Santa Fé e Buenos Aires, bem como Bicentenário, na província de Córdoba. Está desenvolvendo uma planta de gás natural liquefeito para a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), localizada em Rio Grande (Bolívia). Conta com diversos projetos nas refinarias de YPF e ANCAP no Uruguai e com plantas na Venezuela, especificamente nas centrais de ciclo combinado Termozulia II y Termozulia III localizadas próximas ao Lago de Maracaibo. E também no México, como as centrais de ciclo combinado Norte I, Poza Rica, Agua Prieta, Coatzacoalcos, e a planta de cogeração para Pemex Refinación, em sua refinaria Francisco I Madero. Em alguns desses contratos a SENER lidera o consórcio que realiza desde o projeto à construção EPC (Engineering, Procurement and Construction) das centrais.

A empresa também tem uma presença ativa no continente através de projetos de engenharia civil, entre os quais

podemos citar o metrô das cidades de Bogotá, Santiago e Panamá. No México destacam-se projetos como a implantação de sistemas inteligentes de transporte (ITS) em estradas de todo o país, atividades os túneis como os da rodovia Durango – Mazatla e trabalhos no setor ferroviário, no qual atualmente está sendo desenvolvida a gestão do desvio ferroviário de Morelia. Em obras de engenharia civil e arquitetura foram feitos projetos como o Plano Diretor do Aeroporto Internacional da Cidade do México, o Hospital Geral da mesma cidade, a ampliação do Terminal Internacional de Guadalajara, estas no México e na Colômbia foi realizado o Centro de Gestão Aeroportuária da Colômbia (CGAC). Além disso, a SENER liderou um grupo de empresas de engenharia europeias que preparou a proposta técnica da ampliação do Canal para o consórcio CANAL, foi finalista deste importante projeto, o que dá uma ideia da competência em projetos de engenharia civil que a SENER traz para a América Latina.

A indústria naval é mais uma das linhas de negócios que vem crescendo no continente latino-americano. O sistema FORA, o software CAD/CAM para desenho e construção de navios e artigos navais da SENER está licenciado para diversos estaleiros brasileiros, como Aker Promar, STX e Itajaí. E também para a Marinha do Brasil (AMRJ), para o centro de desenho naval CPN no Rio de Janeiro e para o PROJEMAR. O software também é usado a Escola de Arquitetos e Engenheiros Navais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. No Chile, o FORAM está licenciado para a ASMAR (Astilleros y Maestranzas de la Armada Chilena). A SENER também executa projetos de Engenharia de barcos e, recentemente, ganhou a concorrência para realizar os projetos de engenharia e assistência técnica da reforma e modernização do emblemático Rompehielos Almirante Irízar (RHAI) da Armada Argentina, após o incêndio que aconteceu no navio em abril de 2007. No México destacam-se os projetos com INAPESCA e PEMEX, este último para a construção de navios petroleiros, além disso, a SENER tem parceria com importantes companhias no país, como a Secretaria da Marinha, Carso (do grupo Swecomex), MM, Inapesca, o Instituto Mexicano de Petróleo, Dragados Offshore México, ICA, Tradeco, Blue Marine, Companhia Investidora Corporativa, Marecsa e Serviços Navais e Industriais.

Dentro do setor aeroespacial, a SENER assinou um acordo de colaboração com a Agência Mexicana do Espaço e está na lista dos possíveis fornecedores da Embraer, após ter passado pelo período de apresentações e avaliações da empresa. Além disso, SENER Grupo de Ingeniería S.A. conta com uma filial de ITP no México, ITR, em Santiago de Queretano, onde emprega 455 pessoas na manutenção de motores aeronáuticos de até 100.000 libras de empuxo, para grandes clientes como Boeing, Airbus ou General Electric.

Todos esses projetos são realizados nas divisões que o

6 . SENER Dossiê de Imprensa 2013

grupo SENER possui na América Latina, onde trabalham cerca de 800 profissionais das áreas de engenharia e construção.

Grandes projetos internacionaisEm seus mais de 50 anos de história a SENER realizou alguns dos projetos mais ambiciosos dos últimos anos tanto dentro como fora da Espanha. Entre eles, se destacam:

Setor Aeroespacial: o telescópio Hubble, os mecanismos da sonda Rosetta e os satélites SEOSAT e SPAINSAT, SMOS, PLEIADES, HERSCHEL e PLANCK, IXV, Proba-3 e inúmeros projetos para a Agência Espacial Europeia. No ano passado a empresa ganhou os contratos do satélite artificial Solar Orbiter, um deles é o subsistema completo de antenas, o maior contrato Aeroespacial de sua história e, além disso, executou o mecanismo de direcionamento da antena de alto ganho do Rover Curiosity em Marte e, com a Roskosmos lançou o ISIS para o desenvolvimento de uma câmara ultravioleta; em Aeronáutica e Veículos se destaca o projeto da Belly Fairing (barriga da fuselagem) do A380, assim como a participação nos modelos A350 XWB, A340/600 e no sucesso de vendas A320.

Engenharia Civil e Arquitetura: a SENER executou projetos de infraestrutura de transporte, estradas e ferrovias, aeroportos e portos, obras hidráulicas ou de recuperação do litoral na Argélia, Argentina, Chile, Espanha, México e Polônia, entre outros países. Alguns destacáveis são a linha 9 do metrô de Barcelona; os metrôs do Panamá, Bogotá, o metrô leve de Abu Dabi; o projeto da variante de Pajares como parte da futura linha de alta velocidade León-Astúrias; o controle de riscos no túnel Sants-Sagrera, o projeto de construção da autoestrada da Transmontana em Portugal ou o projeto de modernização do Hospital Geral do México.

Energia e Processos: a SENER teve um importante papel no desenvolvimento de plantas de geração elétrica, desde as primeiras centrais de energia nuclear, até as plantas de geração elétrica de ciclo combinado e de cogeração, tanto na Espanha como em outros países. Recentemente trabalhou no desenvolvimento de plantas de geração de energia elétrica termosolar, área em que a SENER é considerada uma empresa modelo no cenário internacional de tecnologia, com sua participação em mais de 25 projetos como a Gemasolar e a Valle 1 e Valle 2. A SENER vem tendo uma forte presença no campo dos terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL), como podem ser os terminais da SAGGAS, de Dunquerque na França ou de Gate, na Holanda, assim como no campo de Refino e Petroquímica, com importante participação no design das principais refinarias espanholas e com projetos

da envergadura das plantas de Lexan I e II ou Ultem para a GE Plastics em Cartagena.

Engenharia Naval: vale destacar o desenvolvimento do Sistema FORAN, um software CAD/CAM para o design e concepção de embarcações utilizado atualmente por estaleiros de países como China, Rússia, EUA, Brasil, Itália, França e Reino Unido, entre outros. Atualmente, três estaleiros britânicos, o BAE Submarines, o BAE Surface Ships e o Babcok Marine, usam o FORAN para projetar e construir porta-aviões da classe “Queen Elisabeth” para a Royal Navy. Em engenharia naval se destacam o projeto de reparação e a modernização do quebra-gelo da Armada Argentina “Almirante Irízar”. Além disso, a SENER desenvolveu um sistema de realidade virtual para design e construção naval que permite ao usuário trabalhar em um ambiente 3D.

A excelência como cultura corporativaA cultura de excelência está baseada em três valores corporativos: o compromisso com a qualidade, a inovação e a independência.

Compromisso com a qualidadeNa SENER a qualidade sempre foi um objetivo prioritário e continua sendo um dos pilares de sua atividade. Este compromisso fez com que ela tenha sido a primeira empresa de engenharia do país a certificar seu sistema de gestão de qualidade de acordo com a norma ISO 9001 para todas suas atividades e centros de trabalho.

A SENER conta com um sistema próprio e integrado de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança, que também foi certificado respeitando as normas internacionais ISO 14001:2004 (gestão ambiental) e OHSAS 18001:2007 (segurança e saúde no trabalho). A SENER também certificou seu sistema de gestão de qualidade segundo normativas específicas, como a referência aeronáutica EN 9100, PECAL/AQAP 2110 e PECAL/AQAP 160 para projetos de defesa e a ISO 13485:2004 para projetos de eletromedicina. E sempre que a natureza do projeto o exija, a SENER aplica normas setoriais, como a ANSI, ASME e a API em projetos industriais, ECSS em projetos do setor espacial, etc.

No ano passado, a empresa obteve o certificado da AENOR em I&D&i de acordo com a norma espanhola UNE 166002:2006.

Inovação: investimento contínuo em I&DDesde sua fundação, a SENER se destaca por apresentar projetos inovadores com soluções que agregam valor para seus clientes. No momento, o investimento em I&D da SENER está em torno de 15% das horas anuais de trabalho, um esforço que é continuamente reconhecido por diversos

www.sener.com.br

SENER Dossiê de Imprensa 2013 . 7

prêmios nacionais, como mencionado anteriormente. Entre eles, podemos destacar o Prêmio European Business Award 2011 na categoria de Inovação; o Prêmio Príncipe Felipe de Excelêcia Empresarial na modalidade “Inovação Tecnológica para Grandes Empresas”, obtido em junho de 2008, o prêmio Best of European Business 2007, obtido pela SENER Grupo de Engenharia na categoria de Crescimento de Médias Empresas, e o Prêmio Empreendedor do Ano por Inovação 2006, concedido pela Ernst&Young em colaboração com a escola de negócios IESE, o Grupo Vocento e Fortis, a Jorge Sendagorta, presidente da SENER.

Em 2012, o fundador e presidente de Honra da SENER, Enrique de Sendagorta Aramburu, foi agraciado com o Prêmio Nacional pela Trajetória Inovadora dentro dos Prêmios Nacionais de Inovação e Design 2011, os prêmios espanhóis mais relevantes que são dados como reconhecimento a empresas e profissionais que tenham se destacado por uma trajetória exemplar no campo do design e da inovação.

A inovação é o ponto mais destacado da SENER por duas razões básicas: por um lado, a SENER é, por vocação, uma empresa de tecnologia de ponta. Este espírito de base contagiou sua operação diária em todas suas atividades, tanto nas de produção como nas comerciais e de desenvolvimento. Por outro lado, a organização matricial da própria empresa está pensada com o objetivo de facilitar a colaboração entre seus diferentes departamentos, cada um depositário de todos os conhecimentos, experiência e capacidades em uma determinada tecnologia. Neste contexto, uma parte bastante significativa das inovações é produzida pelo caráter multidisciplinar dos projetos.

Graças a esta cultura e metodologia, não é de se surpreender que a SENER esteja à frente de outras empresas na aplicação de novas soluções, no desenvolvimento de novos processos ou simplesmente na entrada em novas áreas tecnológicas. Hoje em dia a empresa conta com inúmeras patentes em todo o mundo. Além disso, a atividade tecnológica da SENER a levou a participar em muitos programas europeus e nacionais de I&D em inovação, entre eles, o BRITE-EURAM, THERMIE, LIFE, PATI, PTH, ATYCA ou projetos em conjunto com o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), assim como em projetos no âmbito internacional nas áreas Aeronáutica, Espacial e Defesa, como é o caso do avião Eurofighter e do foguete Ariane.

As patentes da SENER abrangem todas as áreas de negócio da empresa, desde um sistema de comunicações multimídia via satélite para trens de alta velocidade, até um duto de redução de ruídos para componentes estáticos de motores aeronáuticos, passando por um assistente robótico para cirurgia laparoscópica, um sistema de atraque para veículos espaciais, um receptor central de sais fundidos para plantas de energia solar, além de

múltiplas inovações no campo da energia termosolar e técnicas de design e análise de protótipos virtuais para a industria naval.

IndependênciaA SENER é uma empresa de capital privado, completamente independente. Esta característica permite tomar decisões com absoluta liberdade sobre a evolução do negócio e enfrentar novos objetivos conforme a política da empresa estabelecida pela diretoria. A independência permite que a SENER garanta o cumprimento total de todos seus compromissos e oferecer a máxima qualidade em todos seus projetos, pois não está sujeita a interferências externas e suas boas práticas dependem apenas de sua equipe de profissionais altamente qualificados.

Mais de 50 anos de HistóriaEm 1956 o engenheiro naval Enrique de Sendagorta fundou a SENER, a primeira empresa espanhola de engenharia. Suas atividades começavam em Bilbao e a empresa estava centrada na execução de projetos de engenharia naval, tecnicamente inovadores e que se ajustassem às necessidades dos clientes.

Em 1960 foi incorporado à empresa José Manuel de Sendagorta, irmão do fundador. Com sua chegada, logo começaram os trabalhos em outras áreas como as plantas industriais e de processos, as obras marítimas, o setor petroquímico e a engenharia civil. A SENER abriu o primeiro escritório em Madri, que tem como principal missão o desenvolvimento de projetos na indústria química e de processos.

Em 1966, José Manuel Sendagorta consegue o primeiro contrato internacional, ao ganhar o concurso para o projeto e construção de uma torre de lançamento de foguetes em Kiruna (Suécia) para a ESRO, a antiga Agência Espacial Europeia. Este projeto, que foi executado em 1967, apenas 11 anos depois da criação da empresa, marcou a entrada no setor aeroespacial, no qual a SENER continua sendo referência.

Na década de 60, a SENER vislumbra o Sistema FORAN, sigla de FORmas ANalíticas, um software CAD/CAM para o design e construção de todo tipo de embarcações, que se converteu com o tempo em um de seus produtos mais internacionais. Hoje em dia o FORAN está implantado na maioria dos estaleiros espanhóis, e é uma das primeiras aplicações navais CAD/CAM no mundo: utilizado por mais de 150 estaleiros e escritórios técnicos em 30 países.

Durante os anos 70 e até a moratória nuclear de 1982, a SENER executa uma atividade intensa em usinas nucleares com projetos de grande porte. Depois da moratória, a empresa continuou desenvolvendo projetos no setor energético, desde refino ou usinas de geração elétrica

8 . SENER Dossiê de Imprensa 2013

de ciclo combinado, até plantas de regaseificação de gás liquefeito e usinas de energia termosolar, atualmente uma atividade a pleno vapor.

Em 1985 a SENER entra no consórcio europeu para o desenvolvimento do motor EJ 200 do caça multifunçãoEurofighter/Typhoon, começa a prestar serviços deengenharia de telecomunicações e promove a criaçãoda Indústria de Turbopropulsores (ITP), a única indústriaespanhola de motores aeronáuticos e turbinas a gás.

Em 1986 Jorge Sendagorta se junta à equipe dedireção da SENER. Em estreita colaboração comEnrique de Sendagorta, ele desenvolve um processo deinstitucionalização da sociedade e profissionalização degestão, que segue em paralelo com a mudança de geraçãono controle acionário.

Em 1986 a SENER começa uma estratégia de participação em iniciativas industriais baseadas em desenvolvimentos tecnológicos próprios, que culmina na criação da holding SENER Grupo de Ingeniería.

Em 1991 a SENER abre o escritório em Lisboa, que com o tempo se converteu na sede da Divisão SENER Portugal.

Em 1996 a SENER amplia as atividades de engenharia para a área de Meio Ambiente.

Em 2001 a SENER cria um novo campo de negócio centrado no design e produção em série de Sistemas de Atuação e Controle para os mercados da Defesa, Aeronáutica, Ciência e Sistemas Médicos.

Em 2002 a família Sendagorta e a SENER Grupo de Ingeniería inauguram a Fundación SENER, cujo objetivo é premiar e apoiar a excelência acadêmica de estudantes de engenharia de países que não contam com muitos recursos, através da oferta de bolsas combinadas de estudo e trabalho.

Em 2002 a SENER inaugura a Divisão SENER Argentina com sede em Buenos Aires.

Em 2004 é aberto em Madri o Centro de Integração e Ensaios, uma planta altamente qualificada onde são desenvolvidas atividades de produção como montagem de eletrônica, montagem mecânica de subconjuntos e conjuntos, integração final, ensaios de vibração, temperatura e funcionais. Os mecanismos desenvolvidos no novo Centro de Integração e Ensaios da SENER podem ser aplicados a aeronáutica (controle de voo), espaço (satélites, naves espaciais ou cargas úteis) ou propulsão (tubeiras de motores, controle do vetor de empuxo), produtos industriais (por exemplo, mecanismos de atuação para plantas solares) e eletromedicina.

Em 2006 a SENER celebrou seu 50o aniversário com atos

comemorativos em todas as suas sedes.

Em 2006 a SENER inaugurou a Divisão SENER México com sede na Cidade do México.

Em setembro de 2006 a SENER inaugurou o escritório de Okayama no Japão.

Em janeiro de 2007 a SENER inaugurou a Divisão SENER Polônia com sede em Varsóvia.

Em julho de 2007 a SENER adquiriu 40% da empresa de engenharia mexicana III com uma opção de compra de 100% em 2010.

Em março de 2008 a SENER lançou o Torresol Energy, uma iniciativa conjunta com a Masdar para a construção de grandes plantas de energia solar por concentração em todo o mundo.

Em abril de 2008 a SENER inaugurou seus escritórios em São Francisco (EUA).

Em junho de 2008 a SENER abriu escritórios em Argel.

Em setembro de 2008 adquiriu 49% da firma de engenharia portuguesa ENGIVIA, consolidando sua presença em Portugal.

Em junho de 2009 a SENER abriu escritórios em Abu Dabi.

Em outubro de 2009 a SENER adquiriu a Divisão de Instrumentação e Sistemas da empresa NTE, S.A.

Em 2010 a SENER adquiriu 100% da firma mexicana III e criou a nova empresa III Grupo SENER.

2010 SENER abre escritório no Brasil, em São Paulo.

Em 2011 a SENER adquiriu 100% da empresa portuguesa Engivia, reforçando assim sua presença em Portugal.

Em 2012 a SENER inaugurou o escritório de Busan, na Coreia do Sul.

www.sener.com.br

Abu Dhabi, UAE

Malta

Chengdu, Sichuan, CHINA

Sao Paulo, BRASIL

Buenos Aires, ARGENTINA

San Francisco, USA

Mesa, USA

Querétaro, MEXICO

México D.F./Mexico City

Varsovia/ WarsawPOLAND

West Sussex, UKClifton Moor, UK

Whetstone, UK

Okayama, JAPAN

Área de Ingeniería/Engineering Area

Industria Aeroespacial - ITP/Aerospace Industry

Energía y Medio Ambiente/Energy & Environment

Torresol Energy

Lisboa/LisbonPORTUGAL

Argel/AlgiersALGERIA

Barcelona

La Juneda

Zamudio

Bilbao

Las Arenas

Barakaldo

Valencia

Albacete

Ajalvir

San Agustín de Guadalix

Tres Cantos

San Fernando de Henares

Consuegra

Polán

Fuentes de AndalucíaMorón

Sevilla/Seville

San José del Valle

Getafe