domingo i quaresma 14 de fevereiro de 2016 série ii ... · o seguimento que damos às tentações,...

2
Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt CONVÍVIO Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora DOMINGO I | QUARESMA | ANO C 14 de fevereiro de 2016 Série II Número 476 Jesus assumiu a 'carne' de que todos somos feitos. Também foi tentado. Ser tentado não é bom nem mau. É ver-se confrontado perante escolhas e opções. O seguimento que damos às tentações, esse é da nossa responsabilidade. Jesus podia usar o seu poder para solucionar problemas materiais. Não usou. Jesus podia usar o seu poder para dominar tudo e todos, como um ditador. Não usou. Jesus podia usar o seu poder para seduzir as multidões com shows mágicos. Não usou. Contrapôs que só a Palavra de Deus pode saciar todas as nossas 'fomes'; que há um só Senhor, o único a quem devemos adorar e prestar culto; que é ignóbil usar os dons de Deus para obtermos proveitos ou induzirmos elogios. Ao lado de Jesus, mantenhamo-nos em 'alerta vermelho' perante as tentações. Muitas delas apresentam, exteriormente, o brilho dos diamantes, mas, por dentro, ocultam ventos capazes de devastar pedaços de vida. | PCJ Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’». O diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e disse-Lhe: «Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confia- dos e os dou a quem eu quiser. Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu». Jesus respondeu- lhe: «Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’». Então o demónio levou O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do Templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, porque está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito, para que te guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos te leva- rão, para que não tropeces em alguma pedra’». Jesus respondeu-lhe: «Está mandado: ‘Não tenta- rás o Senhor teu Deus’». Então o diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.

Upload: hoangnhi

Post on 13-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt

CONVÍVIO Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora

DOMINGO I | QUARESMA | ANO C

14 de fevereiro de 2016 Série II – Número 476

Jesus assumiu a 'carne' de que todos somos feitos. Também foi tentado. Ser tentado não é bom nem mau. É ver-se confrontado perante escolhas e opções. O seguimento que damos às tentações, esse é da nossa responsabilidade. Jesus podia usar o seu poder para solucionar problemas materiais. Não usou. Jesus podia usar o seu poder para dominar tudo e todos, como um ditador. Não usou. Jesus podia usar o seu poder para seduzir as multidões com shows mágicos. Não usou. Contrapôs que só a Palavra de Deus pode saciar todas as nossas 'fomes'; que há um só Senhor, o único a quem devemos adorar e prestar culto; que é ignóbil usar os dons de Deus para obtermos proveitos ou induzirmos elogios. Ao lado de Jesus, mantenhamo-nos em 'alerta vermelho' perante as tentações. Muitas delas apresentam, exteriormente, o brilho dos diamantes, mas, por dentro, ocultam ventos capazes de devastar pedaços de vida. | PCJ

Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’». O diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e disse-Lhe: «Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confia-dos e os dou a quem eu quiser. Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’». Então o demónio levou O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do Templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, porque está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito, para que te guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos te leva-rão, para que não tropeces em alguma pedra’». Jesus respondeu-lhe: «Está mandado: ‘Não tenta-rás o Senhor teu Deus’». Então o diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.

LEITURAS | DOMINGO I | QUARESMA | ANO C

Ref: Estai comigo, Senhor, no meio da adversidade.

LEITURA I

SALMO

LEITURA II

EVANGELHO

Dt 26, 4-10

91(90), 1-2.10-11.12-13.14-15

Rm 10, 8-13

Lc 4, 1-13

Informações

KAM-CORAL KERYGMA PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA O Coral Kerygma vai realizar uma pere-grinação a Fátima no dia 12 de março. Quem desejar participar deve inscrever-se no cartório. Preço: 8€ (custo míni-mo). Saída: 7H30 (Praça da Igreja). 17H, regresso à Amadora.

IMAGEM DA MÃE PEREGRINA ENCONTRO PARA AS FAMÍLIAS Para preparar a coroação das Imagens da Mãe Peregrina, vai realizar-se um encontro no dia 21 de fevereiro, domin-go, pelas 16H, na sala de conferências, para o qual estão convidadas todas as famílias que recebem a Imagem. Estará presente a Rosana, assessora da Cam-panha da Mãe Peregrina em Lisboa.

PEREGRINAÇÃO A ITÁLIA DA PARÓQUIA DA AMADORA De 18 a 24 de julho, a nossa paróquia vai realizar uma peregrinação a Itália: Pádua, Veneza, Florença, Pisa, Siena, Assis e Roma. Informações e inscrições no cartório paroquial. Ver cartaz.

NOITE DE ORAÇÃO|AMADORA (NOA) Dia 26 de fevereiro, 6ª feira, das 21H30 às 22H45, na igreja matriz, um tempo de oração para toda a comunidade. De modo particular, são convidados a es-tar presentes os membros dos grupos, movimentos e serviços da paróquia. Re-zando juntos, vivificamos a unidade.

APELO DOS VICENTINOS As arcas frigoríficas usadas pelos irmãos Vicentinos estão todas muito velhas e com inúmeros problemas. Há na nossa comunidade alguém que possa oferecer uma arca frigorífica (ou que tenha co-nhecimento de quem o possa fazer)?

Que a Quaresma seja um tempo benéfico para podar a falsidade, a mundanidade e a indiferença; para não pensar que tudo vai bem se eu estou bem; para en-tender que o que conta não é a aprovação, a busca de sucesso ou consenso, mas a limpeza do coração e da vida; para reencon-trar a identidade cristã, ou seja, o amor que serve, não o egoís-mo que se serve. Coloquemo-nos a caminho juntos, como Igreja, recebendo as Cinzas e mantendo fixo o olhar no Cruci-fixo. Ele, amando-nos, nos con-vida a nos deixar reconciliar com Deus e a retornar a Ele, para nos reencontrar”. (Papa Francisco)