do trabalho vivasesi - sesigo.org.br · mais do trabalho do sesi goiás. saúde e segurança no...

12
PREVENÇÃO Sesi orienta empresas a adotar programas de SST COZINHA BRASIL Aprenda a receita de pescada com casca de mamão ENTREVISTA Inocêncio Gonçalves Borges, titular da Delegacia Regional do Trabalho 8 9 vivasesi 10 Ano 2 - nº 5 Goiânia, Jan/Mar 2007 Uma instituição do Sistema Fieg

Upload: dothu

Post on 08-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREVENÇÃOSesi orienta empresasa adotar programas deSST

COZINHA BRASILAprenda a receita depescada com cascade mamão

ENTREVISTAInocêncio GonçalvesBorges, titular daDelegacia Regionaldo Trabalho

88 99

vivasesi1100

Ano

2 -

nº 5

Goi

ânia

, Ja

n/M

ar 2

007

Uma instituição do Sistema Fieg

Revista de divulgação do Sesi de Goiás, publicação daAssessoria de Comunicação Institucional do Sistema Fieg

Av. Araguaia, nº 1.544, Edifício Albano Franco, Casa daIndústria - Vila Nova - Goiânia-GO - CEP 74645-070Fone: (62) 3219-1300 / Fax: (62) 3223-9913www.sesigo.org.bre-mail: [email protected]

Assessora de Comunicação Institucionaldo Sistema FiegJoelma PinheiroEdiçãoDehovan Lima

ReportagensDébora Orsida e Giovanna Amaral

Projeto GráficoClarim Comunicação ([email protected])DiagramaçãoThiago de OliveiraFotosSílvio SimõesTiragem7 mil exemplares

vivasesi

vivasesi

2 GOIÂNIA, JAN/MAR 2007

Missão ddo SSesiPromover a qualidade de vida do trabalhador e de seusdependentes, com foco em educação, saúde e lazer, e estimulara gestão socialmente responsável da empresa industrial.

Editorial

MAIS E MELHOR, TAMBÉM EM 2007

Otrabalhador na indústria e seusdependentes, habituados aos bonsresultados do Sesi, ano após ano,

podem e devem esperar mais e melhoresações da Instituição em 2007, seja emeducação, lazer, saúde ou responsabilidadesocial. Estão previstos novos investimentose ampliações nessas áreas, além deredobrada disposição de servir bem, pelaqualidade de vida e resgate da cidadaniapara o industriário.

Os programas de atendimento são muitose diversificados, permitindo-nos, nesteespaço, apenas breves considerações sobrealguns, como, por exemplo, o Sesi Saúde eSegurança do Trabalho que, além de evitaracidentes, muda hábitos na vida familiar e

social dos beneficiários. O Núcleo deResponsabilidade Social do Sesi, criado emsetembro de 2006, leva às empresasestratégias e produtos voltados para práticassocialmente responsáveis. Em termos deeducação, o Sesi acredita que educar, maisdo que ensinar a ler e escrever, é preparar ocidadão para ser ativo e participativo naconstrução da sua comunidade. Quando oassunto é lazer, a pesquisa Estilo de Vida eHábitos de Lazer dos Trabalhadores dasIndústrias de Goiás, que o Sesi promoveu noano passado, fornece boa parte dascoordenadas de atuação.

Por isso, VViivvaa SSeessii conta, nesta edição, omuito a fazer, em 2007, para o trabalhador naindústria, seus dependentes e a comunidade.

Paulo AfonsoFerreira, DiretorRegional ePresidente doConselhoRegional do Sesi

"Cumprimento essa superintendência pelapublicação, com destaque para a matéria BraçoDireito das Empresas, onde mostra a jornada detrabalho do carpinteiro José Messias e de 29funcionários, que por meio do ProgramaEducação do Trabalhador, estão cursando, desdefevereiro de 2006, o ensino fundamental".

Rubens Otoni - Deputado Federal PT/GO

EducaçãoCartas

Envie sugestões, críticas e comentários para o e-mail [email protected]

ou para o endereço Av. Araguaia, nº 1.544, Edifício Albano Franco, Casa da Indústria

10º andar - Vila Nova Goiânia-GO - CEP 74645-070. Agradecemos a participação.

As cartas poderão ser resumidas.

vivasesi3 GOIÂNIA, JAN/MAR 2007

NOTÁVELLazer VVôôlleeii

Revelado na escolinha do SesiJundiaí, onde ingressou aos 13anos, o jogador de vôlei anapolinoRodrigo Mendes foi contratadoneste mês pelo time espanhol GyCL´Illa Grau. Com 1,98 m de altura,ele defendia, antes do contratoespanhol, o time de Araçatuba, naSuper Liga Masculina.

NNaattaaççããoo

Trabalhador-atleta, LeandroBatista, funcionário da Companhiade Bebidas das Américas(AmBev) em Anápolis, disputou oMundial de Natação doTrabalhador, entre os dias 28 defevereiro e 2 de março, emBlumenau (SC). Leandro(foto)participou de nove provas,subiu ao pódio cinco vezes e ficouem primeiro lugar duas vezes nasprovas de equipe 4x50 e 4x100metros livre masculino.

PPeessqquuiissaa

Ter hábitos saudáveis geraresultados positivos para aspessoas e para a empresa, essafoi a conclusão da pesquisa -Estilo de Vida e Hábitos de Lazerdos Trabalhadores das Indústriasde Goiás foi realizada em 2006 edivulgada em janeiro deste ano.

Saúde Educação EEdduuccaaççããoo ddee JJoovveennss ee AAdduullttooss

Em fevereiro, foi realizado emInhumas o lançamento doprograma Educação doTrabalhador (foto), que serárealizado em parceria do Sesicom a prefeitura municipal. Aotodo, são 200 vagas destinadasà alfabetização de jovens eadultos na cidade. Desenvolvidodesde 1998, o programaEducação do Trabalhador temcomo objetivo oferecercondições de estudo eaperfeiçoamento a jovens acimade 15 anos, por meio dealfabetização e supletivo deensino fundamental e médio.

FFoorrmmaattuurraa

No início do ano, 92 alunos do Seside Itumbiara concluíram o ensinofundamental e médio. O programafoi executado em parceria com asempresas Sementes Selecta,Caramuru Alimentos e UsinaAlvorada Açúcar.

CCaappaacciittaaççããoo

54 escolas de Goiás seinscreveram ao PrêmioConstruindo a Nação, implantadono último ano, para incentivarescolas públicas e privadas aelaborar projetos que promovam acidadania. O prêmio é realizadopelo Instituto de Cidadania Brasilem parceria com o Sesi. Cincoescolas serão premiadas em maio.

PPaarrcceerriiaa

A Companhia de Bebidas dasAméricas (AmBev) classificou pelasegunda vez a unidade do SesiJundiaí, em Anápolis, como MelhorEmpresa Parceira pelos serviçosprestados em saúde e segurança notrabalho (SST). Os programas visamà adoção de medidas quepreservem a integridade física epsicológica dos trabalhadores.

CCaammppaannhhaass eedduuccaattiivvaass

As empresas Arroz Cristal e GovesaVeículos realizaram SemanasInternas de Prevenção de Acidentesno Trabalho (Sipat), com açõeseducativas e preventivas por meio depalestras e teatro (foto)desenvolvidas pelo Sesi.

SSoorrrriissoo

Anualmente mais de 50 miltrabalhadores são atendidos nosconsultórios odontológicos (foto)móveis ou fixos do Sesi,equipados e estruturados deacordo com as normas legaisdeterminadas pelos órgãoscompetentes do setor de saúde.

17º CConcurso SSesi AArte ee CCriatividadeTelefone: (62) 3219-1313

AÇÕES EM EDUCAÇÃO, LAZER, SAÚDE E RESPONSABILIDADE SOCIAL MOVIMENTAM A PROGRAMAÇÃO DO SESI DE 2007 PARA OS INDUSTRIÁRIOS E SEUS DEPENDENTES.

vivasesi4e5

Bem-estar

QQUUAALLIIDDAADDEE DDEE VVIIDDAA EE CCIIDDAADDAANNIIAA PPAARRAA OO TTRRAABBAALLHHAADDOORR

GOIÂNIA, JAN/MAR 2007

SesiEm Goiânia: Campinas, Centro, Clube Antônio Ferreira Pacheco, Jardim Planalto e Vila CanaãNo interior: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Catalão, Itumbiara e Rio Verde

ONovo Dicionário Aurélio traz as seguintesdefinições para a palavra investir: aplicar ouempregar capitais; eleger; nomear; considerar;

atirar-se com ímpeto; atirar-se. Para o Serviço Social daIndústria (Sesi Goiás), investir é palavra de ordem em2007.

Aplicar esforços, empregar energia, eleger e consideraro industriário e seus dependentes e atirar-se, com inteiradedicação, às inúmeras atividades em prol dodesenvolvimento da indústria e do Estado são prioridades que oSesi elegeu para nortear as ações neste ano.

Para 2007 está prevista uma série de investimentosnas atividades de educação, lazer, saúde e responsabilidadesocial. "Vamos desenvolver mais projetos voltados aotrabalhador da indústria e seus dependentes. Nossoobjetivo é contribuir para formar cidadãos conscientese participantes da construção da comunidade em quevivem", ressalta o superintendente do Sesi Goiás,Paulo Vargas.

Nas próximas páginas você vai conhecer um poucomais do trabalho do Sesi Goiás.

Saúde e Segurança no Trabalho

O Brasil, nas décadas de 70 e 80, liderava oranking mundial em acidentes de trabalho. Em 1999,passou para o 15º lugar, segundo dados da OrganizaçãoInternacional do Trabalho (OIT). Segundo a Lei 6.514,de 22 de dezembro de 1977, que especifica a área desegurança, as empresas devem promover ações decaráter educativo e preventivo que visem à melhoria dasaúde e ao bem-estar do trabalhador e da família, com oobjetivo de garantir qualidade no trabalho e maiorprodutividade nas empresas.

O programa Sesi Saúde e Segurança do Trabalhotem essa premissa e promove atividades que nãosomente ajudam a evitar acidentes de trabalho, mastambém provocam mudanças na vida familiar e socialdos trabalhadores, explica o gerente de Saúde do SesiGoiás, Marco Antônio Naves. "Tratamos de assuntosdo dia-a-dia do trabalhador, como tabagismo,alcoolismo, doenças transmissíveis, tuberculose e saúdebucal. Vamos ao encontro das necessidades do nossopúblico", afirma.

A meta do Núcleo de Saúde e Segurança noTrabalho para este ano é atender 132 empresas e 9.376

trabalhadores com as ações do Programa dePrevenção de Riscos Ambientais, Programa deControle Médico e de Saúde Ocupacional, deconstituição de Cipa nas empresas, laudos técnicos,exames laboratoriais, dentre outras.

Outra ação do Sesi à disposição do trabalhador daindústria e seus dependentes é o atendimento médico eodontológico, que tem como meta, em 2007, agendar54.024 consultas, realizando 38.709 procedimentos,além de investimentos na melhoria dos equipamentos,reformas de consultórios e incentivo à qualificação dosprofissionais da saúde.

"Nosso trabalho é preventivo, pois acreditamosque esse é o melhor remédio. Qualidade de vida para otrabalhador significa maior produtividade, redução deabsenteísmo e, principalmente, melhora na auto-estimados empregados", destaca Marco Antônio.

Responsabilidade Social

Criado em setembro de 2006, o Núcleo deResponsabilidade Social tem como objetivooferecer às empresas estratégias e produtos quepossibilitem a implantação de programas e práticassocialmente responsáveis.

Para este ano, o núcleo prevê a realização dediversas ações, como consultorias emresponsabilidade social coorporativa, fóruns eseminários de informação e mobilização, Prêmio SesiQualidade no Trabalho, além das atividades depromoção social, como a Ação Ribeirinha.

O superintendente do Sesi, Paulo Vargas, destacaa importância desse trabalho para as indústrias doEstado. "Responsabilidade social não é um modismo,mas sim, o diferencial para quem quer se estabelecer nomercado e, principalmente, conquistar novos espaços,tanto nacional, como internacionalmente".

Fazendo a diferença

O conceito de responsabilidade social inclui umasérie de ações, normas e condutas de conteúdo social ouambiental que são desenvolvidas em parceria comempresas, órgãos públicos e organizações não-governamentais, assegurando educação, saúde, lazer,cultura e cidadania à população.

Núcleo dde RResponsabilidade SSocialConsultoria do Sesi na implantação da gestãosocialmente responsável das empresasTelefone: (62) 3219-1392

Programas dde SSaúde eeSegurança nno TTrabalhoSesi Goiânia (Centro) e Anápolis(Jundiaí) - Telefone: (62) 3219-1335

Eventos como Prêmio Sesi de Qualidade noTrabalho (PSQT), Ação Global e Ação Ribeirinhademonstram a importância dessa atividade epromovem o reconhecimento público às empresas queadotam políticas para um ambiente de trabalhosaudável e produtivo.

O Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho(PSQT) tem como objetivo promover amploentendimento sobre qualidade de vida no trabalho eseus benefícios para as empresas e seus funcionários.Mais do que um prêmio, o PSQT é uma forma deavaliar o sistema de gestão de pessoas da empresa e umincentivo para as organizações que investem emqualidade de vida, segurança no trabalho,desenvolvimento ambiental e projetos sociais voltadospara a comunidade.

Uma das atividades de promoção social de maiordestaque do Sesi é a Ação Global, realizadoanualmente, em Goiânia. Na edição de 2006,participaram do evento 21.383 pessoas e foramrealizados mais de 44 mil atendimentos. São parceirosna Ação Global a Rede Globo, instituições eorganizações não-governamentais.

A edição 2007 da Ação Global está marcada parao dia 22 de setembro e a meta é atender 25 mil pessoase realizar 45 mil atendimentos.

Outro projeto de grande importância é a AçãoRibeirinha, que oferece gratuitamente à comunidadecarente de Aruanã e cidades vizinhas, diversos serviçosassistenciais e ações socioeducativas.

Educação

A desigualdade social e a má distribuição derenda no Brasil refletem diretamente no uso decomputadores e no acesso à internet. Diante dessequadro, programas de inclusão digital são necessáriospara diminuir a diferença, colaborando também para ainclusão social. Ações de erradicação do“analfabetismo digital” estão, inclusive, previstas pelasLeis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, doMinistério da Educação e Cultura. O Sesi, instituiçãoque promove a educação e sensível às necessidades dasociedade, tem criado condições para que alunosconheçam e dominem as tecnologias da informação.

Mais de 30 jovens e adultos, alunos do ensino

fundamental do programa Sesi Educação doTrabalhador nas cidades de Itumbiara e em Porteirão,no Sudoeste do Estado, receberão, a partir destesemestre, aulas de informática. Eles são trabalhadoresda Maeda, indústria produtora de óleos de algodão emItumbiara. A empresa é pioneira no projeto.

Pesquisa realizada pelo Sesi constatou que 90%dos alunos do programa são "analfabetos digitais". "Aproposta do projeto é trabalhar com a informáticaeducativa, que utiliza o computador como um meiotransformador do ambiente de aprendizagem, compossibilidades de buscar diferentes caminhos deresolução de problemas de forma rápida, integrada emotivadora, rompendo fronteiras entre os diferentesconteúdos curriculares", avalia a coordenadora doprojeto, a pedagoga Quissínia Gomes de Freitas. Nesteano, a previsão do Sesi é de que cinco empresasparceiras da Educação do Trabalhador participem doprojeto piloto.

Em Itumbiara, as aulas ocorrerão na unidade doSesi e em Porteirão, na escola municipal. Além deaprenderem sobre o sistema operacional Windows,

programas do pacote Microsoft Office, InternetExplorer, os alunos terão aulas com utilização decomputadores e aprenderão a realizar pesquisasinterdisciplinares por meio da internet.

"Um país se faz com homens e livros". A famosasentença do escritor Monteiro Lobato revela aimportância que a leitura tem na formação doscidadãos de um país. Para o Sesi, esse processo começa

vivasesi6e7 GOIÂNIA, JAN/MAR 2007

Sesi EEscolaMais informações: (62) 3219-1327

desde cedo, na escola. Diante dessa importância, as bibliotecas do Sesi

passaram, em 2006, por reformas e revitalização doespaço físico, ampliação do acervo bibliográfico edigital e novos computadores. Foram investidos cercade R$ 700 mil nas bibliotecas das unidades em Goiânia(Centro, Campinas, Canaã, Jardim Planalto e ClubeFerreira Pacheco), Anápolis (Jaiara e Jundiaí) e emAparecida de Goiânia.

"A biblioteca é uma importante ferramenta noprocesso ensino-aprendizado, possibilitando maiorcompreensão e ampliando o universo deconhecimento, além do estímulo à leitura", explica abiblioteconomista do Sesi Juliana Grazielle. Nesteano, o Sesi desenvolverá em suas escolas o programaPequenos Leitores, Grandes Escritores, incentivando epromovendo a leitura e a produção escrita, por meiodos livros e recursos virtuais da biblioteca.

Além de beneficiar mais de 10 mil estudantes doSesi, as bibliotecas são abertas à comunidade.

Lazer

Realizada em 2006 e divulgada no início desteano, a pesquisa Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dosTrabalhadores das Indústrias de Goiás servirá comoparâmetro para a implantação no Estado do programaLazer Ativo, desenvolvido pelo Sesi em todo o País eque tem como objetivo informar e criar oportunidadespara que os trabalhadores conheçam, experimentem e

incorporem ao seu estilo de vida hábitos maissaudáveis e atividades de lazer.

O estilo de vida representa um dos principaisfatores direta ou indiretamente associados aoaparecimento das chamadas "doenças da civilização",como as doenças cardiovasculares. Isso ocorre devidoàs novas rotinas de vida da maioria das pessoas e aomaior consumo de alimentos calóricos, com altosteores de gorduras saturadas e açúcares.

"Após pesquisa gratuita, que avaliará o estilo devida dos industriários, os profissionais do Sesiapontarão as medidas necessárias, criando atividades eprogramas específicos, que elevem a qualidade de vida.Ou seja, o Lazer Ativo é estruturado de acordo com asnecessidades diagnosticadas. Acima de tudo, o objetivoé promover a saúde do trabalhador", completa agerente de Lazer do Sesi Goiás, Aida Inácio.

Valores do esporte

Reunir, por meio do esporte, empresários eindustriários para buscar a melhoria da qualidade devida e o exercício pleno da cidadania, promovendo oestímulo da prática esportiva na empresa e ointercâmbio sociocultural. Esse é o objetivo dos Jogosdo Sesi.

A fase Centro-Oeste da edição de 2007 serárealizada em novembro, em Goiânia, e receberá cercade 600 atletas, vencedores da etapa estadual, dosEstados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, doTocantins e do Distrito Federal, além de Goiás. Elesdisputarão as seguintes modalidades: atletismo, futebolde campo, futsal, futebol sete máster, tênis de mesa,voleibol, vôlei de areia, natação e xadrez.

Aida Inácio destaca que muito mais do quepromover atividades esportivas, os Jogos do Sesi visamdespertar no trabalhador-atleta os valores do esporte,como espírito de equipe, alegria, motivação,comprometimento, união, orgulho em representar aempresa, responsabilidade e integração.

"Eles levam para dentro da empresa o quepraticam nas quadras e piscinas. Os Jogos Regionaisfortalecem as relações de trabalho, incentivam osparticipantes na busca de uma vida ativa e saudável pormeio da prática de exercícios, além de uma melhorqualidade de vida", ressalta.

Prêmio SSesi dde QQualidade nno TTrabalhoInscrições até 7 de maio de 2007Telefone: (62) 3219-1391

Festival SSesi dde VVioleiros ee MMPBInscrições de 1/6 a 20/7/2007Telefone: (62) 3219-1313

vivasesi8 GOIÂNIA, JAN/MAR 2007

Prata da casa

MAGNA CAMPOS O trabalho da estilista Magna Campos, da

Paco Modas, responsável pela produção de roupascomo as que compõem o figurino de atores deprogramas da Globo, como Turma do Didi eMalhação, exige grande capacidade de liderarequipes. Graduada em Design de Modas,Arquitetura e Artes Visuais, a designer atribui essahabilidade ao Sesi, onde cursou o ensinofundamental e hoje lembra com saudosismo."Meus pais mudaram para Goiânia quando eutinha 8 anos e desde então, comecei a estudar noSesi. Na escola, participei de tudo e, em poucotempo, me integrei ao então chamado pelotão dasaúde e da vigilância, festivais de músicas eoutros projetos. Assim, aprendi a ser líder. Meuspais sempre me incentivaram e acreditaram naeducação do Sesi", explicou.

De acordo com Magna, a educaçãodiferenciada do Sesi a ajudou a trabalhar em equipe,aprender a cuidar dos outros e ser uma pessoa maisaberta e dinâmica.

Além das disciplinas curriculares, como osprogramas de incentivo à leitura, a designer tomougosto pelos livros e pelo esporte. "Recebi umaeducação mais humana, uma formação integral. Porisso quero que meu filho estude lá", acrescentou.

Magna começou a desenhar em umaconfecção aos 15 anos e, desde então, nuncadeixou a indústria têxtil. Antes da Paco, passoupor algumas marcas, como a Fritz. Ela desenvolvecoleções por meio de pesquisa, inspirada emestilistas mundiais, antecipando as tendências domundo da moda. "A fábrica é jovem. Ostrabalhadores têm menos de 22 anos e todosopinam no desenvolvimento do produto".

A Paco, que fabrica roupas masculinas parajovens, atende todo o Brasil, principalmente osEstados das regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Tempere os filés com limão e sal. Reserve na geladeira. Afervente ascascas de mamão, escorra e reserve. Em um pirex untado commargarina, coloque os tomates, depois os filés, as cascas de mamão ea cebola. Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Doure o alho noazeite e refogue a escarola. Verifique o sal. Retire o papel alumínio,cubra com a escarola, enfeite com os ovos e sirva quente.

A água é a substância mais abundante de nosso organismo,correspondendo a cerca de 70% do peso, e constitui componenteessencial de todos os tecidos. Apesar de não conter nenhumacaloria, sem ela o corpo humano só continuaria funcionando porpoucos dias. Diariamente, precisamos beber cerca de oito coposde água.

A falta de água pode prejudicar o funcionamento dos músculos,dando sensação de fraqueza e corpo pesado. Uma boa dica paraavaliar a hidratação de uma pessoa é observar a cor da urina.Quanto mais concentrada a urina for, maiores são as chances de oorganismo estar tentando reter água em seu interior comodecorrência da desidratação. Já as pessoas bem hidratadascostumam ter urina quase transparente.

Fonte: www.hospitaldocoracao.com.br

PREPARO

VVaalloorr ccaallóórriiccoo ddaa ppoorrççããoo:: 220088,,3355 KKccaall •• RReennddiimmeennttoo:: 44 ppoorrççõõeess •• TTeemmppoo ddee pprreeppaarroo:: 11 hhoorraa

Dica: A casca de mamão é rica em vitamina C, que auxilia nacicatrização, na integridade dos vasos e na resistência àsinfecções. Contém também fósforo, que ajuda nos processosmetabólicos do organismo.

• 320g de filé de pescada sem espinhos• 1 limão• Sal a gosto• 4 xícaras de chá de casca de mamão• ½ colher de sopa de margarina para untar• 2 tomates em rodelas• ½ cebola em rodelas• 1 colher de sopa de alho• 1/2maço de escarola • 3 colheres de sopa de azeite• 1 ovo cozido

INGREDIENTES

Cozinha Brasil

BEBA ÁGUAViva Bem

Alimentação inteligenteTelefone: (62) 3219-1307

Cozinha BBrasil

PESCADA COM CASCA DE MAMÃO

InocêncioGonçalvesBorges, DelegadoRegional doTrabalho emGoiás desde2003,Inocêncio é bacharelem Matemática eDireito, pós-graduado em DireitoConstitucional eDireito do Trabalho eConselheiro do SesiGoiás.

vivasesiGOIÂNIA, JAN/MAR 2007

Viva Sesi - Como podemosconsiderar saudável umambiente de trabalho?

Inocêncio - Nos últimos 15anos a economia mudoumuito rapidamente. Foramadotadas novas tecnologiasde produção, o mercadotornou-se competitivo e essasituação, em que é precisoproduzir mais em menostempo, é bastanteestressante. Por isso, asituação exige não sóproteção física, mas mental.O meio ambiente notrabalho deve ser seguro,adequado e agradável.Quando o trabalho estáassociado à promoção dequalidade de vida, o nível deacidentes de trabalhodiminui significativamente.

Viva Sesi -Além dafiscalização, como a DRTtem promovido osprogramas de SST?

Inocêncio - A DRT atua emações educativas, como

palestras, seminários,comissões (criação dacomissão permanente daconstrução civil, comparticipação do Sesi, Senai eSenar), que discutem açõespreventivas em setoresespecíficos. O governofederal também estáinstituindo novos programasde incentivo. O poderpúblico não pode seacomodar e esperar só a açãodo empregador. Não bastaque o empregador adote e ogoverno fiscalize. Neste anofuncionará a comissãointerministerial, queestudará e dará sugestõespara melhorar o ambientede trabalho (da área desaúde, previdência social, emeio ambiente). Alémdisso, também haveráincentivo financeiro.Quanto à fiscalização, emfevereiro houve a posse demais 29 auditores dotrabalho, totalizando maisde cem profissionais. Em2007, nosso trabalho serámais intenso.

Viva Sesi -Programas deSST ainda são visto comoum custo?

Inocêncio - Sim.Inicialmente, pode parecerum custo. E será mesmo.Mas se mensurarmos oscustos de acidente detrabalho, eles serãoaltíssimos. Cadatrabalhador que sofre umacidente tem alto custo parao Estado e para a empresa.Por isso, programas de SSTsão um investimento. Asegurança no trabalhoproporciona um trabalho maiscriativo, que produz melhor.Ganha-se na quantidade equalidade da produção.

inocêncio gonçalves borges

MAIS DO QUE PROTEÇÃO FÍSICA, O AMBIENTE DE TRABALHO DEVEPROPORCIONAR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. A RECOMENDAÇÃO ÉDO ADVOGADO INOCÊNCIO GONÇALVES BORGES, TITULAR DA DELEGACIAREGIONAL DO TRABALHO (DRT) EM GOIÁS, RESPONSÁVEL PELA PROMOÇÃOE FISCALIZAÇÃO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS DE SAÚDE ESEGURANÇA NO TRABALHO NO ESTADO. NESTA ENTREVISTA, ELE ANTECIPAMEDIDAS GOVERNAMENTAIS QUE SERÃO TOMADAS PARA INCENTIVAR OCUMPRIMENTO DA LEI E A SEGURANÇA DOS TRABALHADORES.

“Programas de SSTsão um investimento.A segurança notrabalho proporcionaum ambiente maiscriativo, que produzmelhor.”

9

Por meio do programa de Saúde e Segurança noTrabalho (SST), o Sesi orienta as empresas a adotarmedidas que preservam a integridade física epsicológica de seus empregados, reduzindo custosdecorrentes de acidentes e de doenças ocupacionais ecumprindo a legislação específica.

O SST é composto pelos Programas dePrevenção de Riscos Ambientais, Controle Médico eSaúde Ocupacional e Laudo Técnico das CondiçõesAmbientais de Trabalho.

Programa de Prevenção de RiscosAmbientais (PPRA) - Por meio desse programa, éfeita a antecipação e/ou identificação de riscos ao meioambiente existentes na empresa, levando empresários etrabalhadores a mudanças de comportamento queresultam em atitudes ambientalmente corretas.Eliminando ou minimizando os riscos no ambiente detrabalho, consegue-se reduzir os acidentes laborais, asdoenças decorrentes do trabalho e conseqüentemente,melhorar a qualidade de vida do trabalhador. As açõesdo Sesi para a elaboração do PPRA consistem emantecipar e reconhecer os riscos ambientais, estabelecerprioridades e metas de avaliação e controle, avaliar osriscos e a exposição dos trabalhadores, implantarmedidas de controle e avaliação de sua eficácia eregistro de dados.

Programa de Controle Médico e SaúdeOcupacional (PCMSO) - Por meio do PCMSO, sãorealizados planejamentos de ações de prevenção ediagnóstico precoce, exames clínicos-ocupacionais,gerenciamento dos exames complementares, visandoao monitoramento da saúde do trabalhador de acordocom os riscos a que está exposto. O Sesi desenvolveu

um software que possibilita a informatização dosprontuários médicos, em tempo real de pendências,agendamento de exames, estatísticas sobre perfil dostrabalhadores, emissão do Perfil ProfissiográficoPrevidenciário (PPP), além do atendimento legal àsnormas regulamentadoras.

Laudo Técnico das Condições Ambientais deTrabalho (LTCAT) - Esse documento é a análisequantitativa e qualitativa da exposição dostrabalhadores aos riscos existentes no ambiente detrabalho para atender às exigências da legislaçãoprevidenciária. O LTCAT contribui para opreenchimento do Perfil ProfissiográficoPrevidenciário e instrução normativa.

O Sesi também realiza ações educativas epalestras sobre prevenção de acidentes no trabalho,tabagismo, alcoolismo, DST/AIDS, uso deequipamentos de proteção, doenças silenciosas(hipertensão, diabetes).

Prevenção

EM 2006, MAIS DE 5 MIL TRABALHADORES PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES PROMOVIDASPELO SESI DE PREVENÇÃO E PRESERVAÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR FÍSICO

PROGRAMAS DDO SSESI EEM SSAÚDEE SSEGURANÇA NNO TTRABALHO

vivasesi10 GOIÂNIA, JAN/MAR 2007

Mais iinformaçõesCentro de Atividades Goiânia Avenida Anhanguera, nº 5.440Ed. José Aquino Porto, Palácio da IndústriaTelefone: 3216-0400

Andelaide Lima

Entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro, aFaculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna, emGoiânia, irá sediar a etapa estadual da maior e maisimportante competição de educação profissional daAmérica Latina - a Olimpíada do Conhecimento. Oevento faz parte das comemorações dos 55 anos doSenai em Goiás e tem por objetivo aperfeiçoar aqualidade do ensino técnico oferecido pela instituiçãopara atender às indústrias.

A etapa estadual da competição envolverá 128alunos das escolas e faculdades do Senai goiano, queirão disputar medalhas em 25 ocupações industriais. Osmelhores classificados vão representar Goiás na fasenacional da Olimpíada do Conhecimento, queocorrerá em junho e julho de 2008, no Paraná, RioGrande do Sul e em Santa Catarina.

IntegraçãoA competição estadual terá algumas novidades

este ano. A primeira delas é a participação do SesiGoiás, com ações nas áreas de saúde, lazer, esporte ecultura e da Federação das Indústrias do Estado deGoiás (Fieg), que, por meio de quatro dos seusconselhos temáticos, realizará diversas palestrastécnicas durante a olimpíada. A iniciativa visa mostrarao público externo o trabalho integrado realizadopelas instituições do Sistema Fieg e apresentar aomeio empresarial as inovações tecnológicasdesenvolvidas na área de educação profissional.

Outra novidade é a realização da MostraInova Senai, nas categorias docente e aluno,destinada a desenvolver a criatividade, oempreendedorismo e a inovação, por meio daelaboração e implementação de projetosinovadores em áreas de atuação da instituição.Serão premiados docentes e alunos participantes.

SENAI PPREPARA OOLIMPÍADA DDO CCONHECIMENTO

Célia Oliveira

O convênio que possibilita a ação foi assinadoentre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), uma instituiçãodo Sistema Fieg, e o Conselho Regional de Engenharia,Arquitetura e Agronomia de Goiás (Crea).

A aproximação das instituições abre um lequepara a oferta de vagas de estágio aos alunos da áreatecnológica, junto aos profissionais liberais registrados

no Conselho. Isso significa que engenheiros, arquitetos,agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas,técnicos e tecnólogos estarão contribuindo para aformação específica dos jovens estudantes.

Para o presidente do Crea-GO, Francisco deAlmeida, o convênio é um marco para os profissionais,deixando-os aptos a disponibilizar vagas de estágiojunto ao IEL. "Damos a milhares de estudantes goianos,por meio dos autônomos, a oportunidade de inserção econhecimento prático do mundo do trabalho de formatranqüila e estruturada", declarou ele.

O convênio origina o projeto Estágio Século 21-IEL e Crea Projetando o Futuro, decisão inovadoraque "cria uma extraordinária malha de estágio para oaprimorar os conhecimentos na área da engenharia",apontou o presidente da Federação das Indústrias doEstado de Goiás, Paulo Afonso Ferreira. Segundo suaanálise, o Crea se coloca perante a sociedade num papelcolaborativo para ajudar na capacitação dos estudantesem ambiente de trabalho.

PROFISSIONAIS DDO CCREA PPODEM CCONTRATAR EESTAGIÁRIOS

Francisco de Almeida, do Crea, Paulo Afonso, da Fieg, e Paulo Galeno,do IEL, assinam convênio que beneficiará estagiários goianos

vivasesiGOIÂNIA, JAN/MAR 200711

Senai: ((62) 33219-11734IEL: ((62) 33216-00305 oou 33216-00308

Espaço Integrado