do campo da telefonia para o campi- · adidas, lá fora, que fez todo o mundo ... internacional, é...

16

Upload: dinhkhanh

Post on 12-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Do campo da telefonia para o campi-nho de futebol, é o máximo aquele gol que pode dar a vitória para o nosso time, não é mesmo? Pois na coluna Rumo Kids, conheça a historinha de uma criança que viu o que é ser aclamado e vaiado por gols que fez. Essa o Felipão bem que poderia ler!

Falando em futebol, a Copa do Mundo está cada vez mais movimentando o Bra-sil, mas foi uma campanha lançada pela Adidas, lá fora, que fez todo o mundo perceber o “lado B” da festa futebolística que não precisava da baixaria da empre-sa. É, meus queridos, nem só de esporte vive uma copa do mundo!

Bem a propósito da época a edição deste mês fica completa com textos que falam sobre o perdão e a vida dedicada a causas maiores, da mesma forma que Jesus viveu.

É por isso que eu e a família RUMO lhes desejamos uma feliz Páscoa com a com-panhia dAquele que vive para sempre e que está conosco todos os dias, conforme Ele mesmo prometeu em Mateus 28:20.

Uma boa leitura para todos!

Paulo Soares - MajorEditor

3 Mensagem do General Não há salvação em nenhum outro

4 Contexto A luz que vence as trevas

5 Perdão

6 Rumo Kids Marcando, verdadeiramente, o primeiro gol!

11 O “lado B” da Copa

12 Conexão Celulares, tablets, smartphones e a Bíblia

14 E hoje, o que significa viver sacrificialmente?

Olá, Amigos!Quando falamos na Páscoa, os chocó-

latras de plantão logo ficam animados querendo descobrir e saborear as mil e uma novidades da época. É claro que um chocolatezinho vai muito bem em qualquer época do ano. Mas, a vida é mais do que uma data comercial ou uma festa gastronômica. A Páscoa é tempo de refletir, de levar a sério as coisas que fazem a vida ter sentido, como meditar no sacrifício de Jesus e Sua vitória final sobre a morte. A luz no fim do túnel para a humanidade brilhou quando a escuridão do túmulo deu lugar aos raios de luz que revelaram um Salvador que não apenas viveu entre nós, mas está vivo e anda conosco. “Não há salvação em nenhum outro”, diria o Apóstolo Pedro e é o artigo escrito pelo General André Cox.

Aproveitando o aniversário da telefo-nia celular moderna, 41 anos, a coluna Conexão traz uma interessante compa-ração entre o celular e a Bíblia, afinal estar conectado é ter a linha sempre disponível e estar conectado com Deus é poder aproveitar tudo o que a Bíblia tem para dizer sobre Deus.

Expediente: N.º 02 de 2014Editor: Paulo Soares - Major

Capa e Diagramação: Claudia M. Lopes

Impressão: RD GráficaTiragem: 7.500 exemplares

A Revista RUMO é uma publicação do Exército de Salvação - Território do Brasil

Fundador: William Booth Presidente Mundial: André Cox

Presidente Nacional: Oscar P. SánchezQuartel Nacional:

Rua Juá, 264 Bosque da Saúde - 04138-020

Caixa Postal 46.036 - Ag. Saúde 04045-970 - São Paulo/SP - Brasil

Tel. (11) 5591 7070 / Fax: (11) 5591 7079 E-mail da redação:

[email protected] Site: www.exercitodesalvacao.org.br

Declaração Internacional de Missão: “O Exército de Salvação, um movimento internacional, é um ramo da Igreja Cristã. Sua mensagem é baseada na Bíblia. Seu ministério é motivado pelo amor a Deus. Sua missão é pregar o Evangelho de Jesus Cristo e suprir as necessidades humanas

em Seu nome sem discriminação.”

Declaração Nacional de Missão: “O Exército de Salvação existe para salvar

almas, edificar os santos e servir a humani-dade sofredora, motivado pelo amor a Deus,

em nome de Jesus, sem discriminação.”

Declaração Nacional de Visão: “Um povo santo engajado na missão, que trabalha em unidade e de forma apaixo-nada como agente de transformação na

sociedade brasileira.”

Ouça o programa “O Louvor da Salvação”

Por causa da grande preocu-pação em atender bem, com recursos limitados, o Exérci-to de Salvação foi premiado, em 1997, 2000, 2003 e 2006 com o Prêmio Bem Eficiente

(conferido pela Fundação Kanitz), como uma das Instituições Sociais que melhor usa os recursos financeiros arrecadados para o atendimento social.

Editorial

Nesta Edição

4

5

12

2

Aos sábados às 16h e domingos às 22h pela Rádio Transmundial, em ondas curtas: •31 metros (9.560 kHz) •25 metros (11.735 kHz) •49 metros (5.965 kHz)

e, nos mesmos horários, no site www.transmundial.com.br

RUMO

Respostas dos passatempos da página 6:Peças: 1-E; 2-F / Palavras da cruzadadinha: Poder, Amor,

Jesus, Sacrifício, Morte, Vida / Diferenças: Ovo laranja invertido, bolinha vermelha a mais, triângulo roxo em vez de azul, sombra superior faltando, duas listras na faixa laranja, bolinha verde menor, faixa amarela com outro formato

RUMO 3

Na Páscoa, em memória da morte e ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, cele-

bramos o mais importante evento no calendário da Igreja cristã. Este evento é significante porque o fato de Jesus não estar mais em uma sepultura, mas ter voltado da morte, aponta para a promes-sa de um dia nós também podermos res-suscitar para a vida eterna. É importante reconhecer que, por enquanto, residimos na Terra usando nossos corpos físicos, mas também somos seres espirituais que foram criados para viver eternamente.

Em muitos lugares ao redor do planeta, uma onda de materialismo tem levado a uma insane exclusão daqueles outros elementos requeridos para que homens e mulheres conheçam a profunda e de-finitiva satisfação. O materialismo nun-

ca trará os anseios mais profundos de nosso coração e esta maneira superficial de viver, comum a muitas sociedades ao redor do mundo, simplesmente se mostra incapaz de dar verdadeira ale-gria e liberdade. A vida é mais do que o acúmulo de posses e muitas pessoas, apesar de possuírem tanto, permanecem insatisfeitas.

Alguns têm buscado saber mais sobre o limite e o propósito para suas vidas, também desejado assegurar-se de que, de fato, exista “algo mais” após a morte. Frequentemente, entretanto, buscam no lugar errado – quantos prontamente consultam horóscopos, quantos em uma

tentativa infrutífera, em última análise, de entender os enigmas do presente, ou garantir a segurança para um futuro que às vezes lhes parece assustador?

Tive minha atenção capturada en-quanto lia o comentário de Tim Lebe-recht: “Vivemos em tempos de grande incerteza. A tristeza e a melancolia da crise econômica, a deterioração em mas-sa dos mercados, a difusão do estilo de vida digital e a fragmentação das institui-ções sociais tradicionais não são apenas geradores de ansiedade, mas também inspiram a busca de simplicidade e sistemas de valores diferentes daqueles ditados pela economia. Riqueza e status impulsionados pelo consumo estão sen-do substituídos por identidade, perten-cimento e um forte desejo de contribuir

- ou experimentar - algo ‘significativo’ em vez de adquirir mais coisas”.

A Bíblia, é claro, contém a resposta para a maior e mais fundamental ne-cessidade do ser humano. Ela fala para nós sobre o propósito de nossas vidas. Ela fala sobre nosso destino. Ela nos fala sobre nosso destino eterno e como podemos alcançá-lo e viver seguros. So-mente quando lermos cuidadosamente a Bíblia, estudando-a diligentemente, meditando em suas palavras e orando, começaremos a apreciar a verdadeira in-tegridade da vida que pode ser nossa se tão somente a quisermos a ponto de to-marmos uma decisão prática a respeito.

No livro de Atos dos Apóstolos encon-tramos dois apóstolos caminhando jun-

Não há salvação em nenhum outro

Mensagem de Páscoa do General André Cox

Mensagem do General

Nada há de mais importante nesta vida do que descobrir a verdade que, de fato, ‘não há salvação em nenhum

outro nome, a não ser em Jesus’.

suas feridas fomos sarados” (Isaías 53:5). Toda a confusão, o medo, a incerteza, o pecado, a escravidão, tudo o que pode-ria ser associado às obras das trevas, ao mal, foi vencido quando a escuridão do túmulo do Deus Filho deu lugar à luz. Jesus venceu as trevas para nos tornar mais que vencedores também.

O manto negro do pecado, da escra-vidão, da rebeldia contra a vontade de Deus e a consequente condenação não têm a última palavra em nossas vidas. Ao contrário, ao som da voz de Jesus todo o que quiser entra na luz da vida eterna.

Não importa quão negra seja sua noite, quão terríveis sejam seus pesadelos, ou quanta falta de esperança estejam trans-

Toda a confusão, o medo, a incerteza, o pecado, a escravidão, tudo o que poderia ser associado

às obras das trevas, ao mal, foi vencido quando a escuridão do túmulo do Deus Filho deu lugar à luz.

RUMO4

No princípio, quando Deus criou todas as coisas, chamou a luz, dia e a escuridão, noite. Quando,

depois de muitos meses de gestação, nas-ce uma criança dizemos que a mãe deu à luz. Facilmente a luz tem sido associada à vida e a noite à morte, talvez porque os mortos são enterrados ou guardados em túmulos onde não há qualquer tipo de iluminação. Vestir-se preto em sinal de luto reforça a ideia de que a morte apaga uma luz que estava brilhando.

No Novo Testamento há o relato de pes-soas que experimentaram a escuridão de estarem sepultadas e depois voltaram para a luz. Uma delas foi Lázaro (João 11). Ele adoeceu e acabou falecendo. Foi enterrado e se fez um grande luto na pequena cidade de Betânia, onde a família morava e era muito conhecida. Jesus, amigo dos irmãos Lázaro, Marta e Maria só conseguiu chegar quatro dias depois de o corpo de Lázaro haver sido enterrado. A despeito disso, Jesus mandou que retirassem a pedra da entrada daquele túmulo. Um raio de luz penetrou na escuridão onde jaziam restos mortais e a voz de Jesus ecoou sepultura adentro chamando para fora o amigo que estivera morto. Diante de olhos estupefa-tos, Lázaro saiu da sepultura e veio para a luz novamente.

O outro personagem que experimentou a escuridão da morte e sepultamento foi o

A luz que vence as trevas

Contexto

próprio Jesus. Sentenciado injustamente, torturado e assassinado de modo cruel, foi posto em uma sepultura nova escavada na rocha, lacrada por uma grande pedra e guardada por soldados romanos. Ao terceiro dia, porém, quando as mulheres foram embalsamar o corpo do Mestre, encontraram a sepultura sozinha, sem os guardas, a pedra removida e os lençóis que envolviam o corpo deixados de lado. “A vida dele [Jesus] é a luz que brilha no meio da escuridão e nunca poderá ser apagada” (João 1:5 – Bíblia Viva).

A ressurreição de Jesus é a história da luz triunfando sobre as trevas. A oferta pelo pecado da humanidade havia sido dada e, como diria o profeta Isaías, “pelas

tos, Pedro e João, sendo escoltados até o Sinédrio após terem curado um homem aleijado. Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, fez uma declaração bombástica: “Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam os senhores e todo o povo de Israel que

(Continuação da página 3) por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucifi-caram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

“Este Jesus é ‘a pedra que vocês, cons-trutores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.

“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum

outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:9-12)

Nada há de mais importante nesta vida do que descobrir a verdade que, de fato, “não há salvação em nenhum outro nome, a não ser em Jesus”. A mensagem cristã é única, porque esta mensagem não é meramente sobre uma porção de doutrinas e crenças. Não é sobre reli-gião. É, em vez disso, uma mensagem a

RUMO 5

formando os dias de sua vida em noites sem estrelas. Não importa o quanto já se tenha dito que não tem jeito para sua vida, que não há mais salvação e que a sombra da morte o está aguardando para encerrar um capítulo macabro. Quando alguém vai a Jesus a luz volta a brilhar, tão certo como o dia nasce todos os dias. É um brilho que traz calor, que derrete o fungo e o limo acumulados por tan-to tempo de prisão. Perto desta maravilhosa luz, a mais densa escuridão é apenas uma sombra passageira.

Aqui neste mundo quem aceita a Jesus está aprendendo a viver na luz na qual toda a eternidade está envolta. Estamos nos pre-parando para viver na casa do Pai, onde a luz não depende do sol ou de brilho artificial. Jesus é a lâmpada (Apocalipse 21:23).

Infelizmente nem todos desejam este brilho. Estes irão viver para o resto da eter-nidade em um lugar longe da luz do Senhor (de Quem sempre fugiram, se esconderam) e lá haverá trevas, arrependimento e muita tristeza. Lhes farão companhia o diabo e suas hostes demoníacas, os mesmos que os seduziram para as trevas durante o curso desta vida.

Deus fez tudo o que podia para que nosso destino não seja a morte, a escuridão. Ele é Deus de vivos (Mateus 22:32). Viver é andar na luz e andar na luz só é possível quando Jesus, “a luz do mundo” (João 8:12) vence as trevas de nossa incredulidade e nos ajuda a sair do túmulo de nossa própria sentença de morte. A única coisa que precisamos fazer é ouvir Sua voz e andar em Sua direção.

Tão simples quanto abrir os olhos, tão maravilhoso quanto ver o dia nascer.

“Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz [a voz de Jesus] e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem

condenados.” João 5:28-29

Paulo Soares – Major

PerdãoQuando se tem de ensinar so-

bre perdão parece que se está falando uma outra língua. É

como se o ouvinte dissesse “I don’t undestand!” (não estou entendendo!). Introduzir um tópico desses é como abrir uma caixa de vermes, por quê? Porque muita gente se sente descon-fortável e tentará ao máximo evitar o assunto.

Como Oficial do Exército de Salva-ção tenho encontrado pessoas com muita dor, sofrimento, mágoas e ódio por estarem guardando rancor das pessoas que lhes causaram dano. Chego a pensar que seus sentimentos doentios acerca de instituições, líderes religiosos, indivíduos, governos, polí-ticos ou membros da família nunca terão fim.

Anthony Bash, autor de “Just For-giveness” (Apenas o Perdão) diz que algumas pessoas perdem a noção de como perdoar. Outros recusam-se a fazê-lo. Enquanto isso, outras pessoas precisam fazê-lo repetitivamente.

Lendo o que diz Bash, me vem à mente a situação de minha madrasta. Após o divórcio dela, as emoções a derrubaram. Finalmente ela conse-guiu buscar a Deus e pedir-Lhe perdão por ter se deixado levar por estes sen-timentos. Ela conseguiu perdoar seu ex-esposo, ainda que tivesse passado por intensa fase de dor e sofrimento. Ela oferecera perdão mesmo sem ha-ver confrontado o ofensor face a face e tido a oportunidade de dizer-lhe quanto sofrimento ele causara a ela e aos filhos.

Durante o processo, ela disse-me certa vez: “Não sinto a necessidade de perdoá-lo.” Naquela altura me pergun-tava se ela deveria exigir um pedido

de desculpas de seu ex-marido ou se simplesmente o perdoaria e seguiria em frente com sua vida? São ques-tões complicadas com as quais as pessoas lidam todos os dias.

Com o passar dos anos aquela mulher perguntaria “Que bem existe em perdoá-lo se as coisas não mu-daram?” e “Por quê perdoar se ele não tem buscado por isso”. Palavras do Reverendo Desmont Tutu em seu livro “Não existe futuro sem perdão”.

Eventualmente minha madrasta reconstruiu sua vida, seguiu em frente, arranjou um emprego, com-prou casa e hoje é aposentada, vive confortavelmente, mas nunca mais casou-se.

Por quê perdoar se o ofensor nunca pediu por isto?” Ela chegou à conclusão de que Deus desejava que fizesse isto para que ela mesma atingisse a paz, a sanidade mental e espiritual. Desde que abandorara a obstinação por confrontar seu ex--marido ela se libertou. Posso dizer, de coração aberto, que finalmente ela encontrou a vitória e o descanso.

Após ler o livro de Desmont Tutu concluí que com paciência e tole-rância, verdade, amor e Deus, tudo é possível.

Se queremos ver o reino de Deus em ação aqui na Terra precisamos aprender a perdoar uns aos outros e a perdoar aos que nos têm ma-goado. É extremamente difícil, mas a recompensa será muitas vezes maior.

Major Frederico L. LarrinagaFonte: Revista “Good News” - EUA

Tradução: Major Paulo Soares

respeito do Jesus Cristo, o Ressuscitado. Celebramos um Senhor e Salvador que está vivo. Somente nEle encontramos paz, alegria e segurança a respeito de nossa eternidade futura. Que esta possa ser sua experiência diária e pessoal.

André Cox - GeneralLíder Internacional

do Exército de SalvaçãoTradução: Major Paulo Soares

Ilustr

ação

: Sigu

rd D

ecro

os

Luiz estava radiante, havia marcado o seu primeiro gol.

Todos vinham cumpri-mentá-lo com muito entusiasmo. Naquele dia, saiu como herói, pois havia sido o único gol da partida e, conse-quentemente, o gol da vitória do seu time.

Ao sair do campinho, estava incha-do de tanto orgulho! Foi convidado por amigos a estar em vários lugares. Ele foi, é claro! Não podia perder a oportunidade de ser adorado por seus colegas.

Agora – pensou ele – vou ser sem-pre o mais importante!

Em outro dia, mais uma partida e ele marcou um outro gol, mas agora CONTRA! Também o único da par-tida e, consequentemente, o gol da derrota!

Você deve estar imaginando o que aconteceu, não é mesmo?

Vaias... xingamentos... chacotas... risadinhas!

Estava sendo a piada do dia e, com certeza, seria a piada da semana!

Os colegas que anteriormente ha-viam convidado para que ele saísse e comemorasse a vitória, agora somen-te o olhavam de cara feia.

“Como o ser hu-m a n o pode ser

tão cruel” – pensou Luiz.

“Em uma semana eu fui de herói a vilão, sem direito a explicação! E,

acima de tudo, era apenas um jogo de bairro” – berrou a plenos pulmões!

Lágrimas escorreram por sua face. Seu coração parecia explodir de tanta dor... seu estômago estava embrulha-do! Questionava a Deus por que havia acontecido aquilo!

Enquanto Luiz estava sentindo a sua própria tristeza, alguémse aproximou e lhe disse:

- Você é bom mesmo, hein?

- Que bom nada! - Claro que é bom! Você já marcou

dois gols, enquanto que vinte e um outros jogadores não marcaram nada!

Nesse momento, Luiz levantou o seu rosto e percebeu quem estava fa-lando – o técnico do clube da cidade.

O técnico continuou: - Gostaria que você viesse treinar

lá no campo oficial! Se você disser sim, conversaremos com seus pais a respeito. É obvio que isso dependerá, também, do seu desempenho escolar. Boas notas e comportamento são exigências para mantê-lo no clube.

E assim aconteceu!Luiz percebeu que não tinha sido

ele a marcar o verdadeiro gol, mas sim, o treinador da cidade.

O treinador havia, verdadeiramen-te, marcado o seu primeiro gol na vida de Luiz.

Onde pessoas só haviam visto o lado negativo, o treinador conseguiu enxergar o lado positivo.

Só mais uma coisa: O treinador era cristão!

Resp

ostas

: Veja

na pá

g. 2

RUMO6

“Mas Deus prova o seu amor para

conosco, em que Cristo morreu por

nós, sendo nós ainda pecadores.”

Romanos 5.8

Marcando, verdadeiramente, o primeiro gol !

Queridos(as) amiguinhos(as),

Percebam que das nossas atitudes

podem sair bênçãos ou maldições.

Espero que vocês sejam uma bênção

na vida do seu próximo, tenha ele

feito o bem ou o mal. Porque através

das suas atitudes, vocês poderão

resgatar uma vida! Lembrem-se,

vocês são cristãos!

Leiam novamente o versículo que

está após o título e reflitam a bênção

que Deus trouxe a vocês através de

Jesus Cristo!

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PRIMEIRO

GOL!Beijos, Tia LilianP A S C O A

R

Rumo Kids

M

J

I

T

I

Encontre as 7 diferenças

Você consegue descobrir quais são as palavras, relativas à Páscoa, que completam a cruzada?

A

B C

D

E

F

G H

Quais são as peças que completam o desenho?

1

R

2

os municípios que contém unidades do Exército de Salvação e o apoio do Corpo do Bosque (SP).

Na Campanha também soubemos de diversas histórias de pessoas que foram vítimas de Tráfico de Pessoas e conse-guiram fugir, que tiveram seus parentes como vítimas, ou até que conseguiram resistir às ofertas de trabalho em situa-ção suspeita.

Uma senhora, em Niterói, na praia de Icaraí, parou a equipe para conversar. Disse que estava com problemas com o filho e pediu oração. A major Lourdes Moraes orou com ela e deixou-lhe o endereço do Corpo de Niterói.

Na abordagem em Bangu, próximo ao Corpo foi encontrado um casal que mora nos arredores. Eles conhecem o Exército de Salvação e, através da conversa com a

Ano 07/Nº 02

Divisão RJ/MG/DF

Ação no Carnaval

Não poderia deixar de compartilhar com o co-ração cheio de alegria

que a VI Campanha Divisional contra o Tráfico de Pessoas - mis-

são carnaval, que foi desenvolvida entre os dias 01 e 04 de março, foi exitosa.

Nossa base de mobilização e alocação de pessoal foi a uni-dade do Exército de Salvação no bairro do Méier. Contamos com o engajamento de cerca de 50 pessoas e desenvolve-mos ações de conscientização nas localidades de Niterói, Pe. Miguel, Copacabana e na região

da Sapucaí.Na nossa programação conta-

mos com momentos de reflexão, música, treinamentos, momentos de confraternização da equipe e estabelecimento de relacio-namento com as pessoas dos locais onde foi desenvolvido todo o trabalho.

Nossas estratégias foram: tea-tro, formação de filas, banda de

marchinhas, pedágio, e abordagem um a um.A cada ano a campanha tem sido me-

lhor!!! Contamos com pessoas de todos

Major Eliana Nogueira, reconheceram a necessidade de retomar sua caminhada com Jesus e sua vida eclesiástica.

Recentemente uma mulher vítima de Tráfico de Pessoas pôde ser atendida por uma das pessoas envolvidas na Campanha. Esta retratava que o período do Carnaval é um ponto crítico, propício para o turismo sexual e os casamentos com estrangeiros que na verdade “lega-lizam” situações de Tráfico de Pessoas para o exterior. Seu depoimento tratava de uma situação similar, onde, através de um casamento “salvador” com um turista, neste período do ano, tornou-se uma pessoa explorada sexualmente no exterior.

Qual será o próximo passo? A Cam-panha Nacional contra o Tráfico de Pessoas - missão Copa do Mundo! Você não pode ficar de fora!!!

Grandes beijos,

Vânia Quintão - SoldadaCorpo de Niterói

Confira mais informações no Blog do Corpo:

www.mcc-niteroi.blogspot.com.br

Salvacionista

Internacional

O General conclama para uma nova luta contra o fim da desnutrição

O General André Cox está con-vocando os Salvacionistas em todo o planeta a fazerem eco

ao chamado do Papa Francisco para a luta contra a fome no mundo.

O General diz: “Ficou claro pela res-posta da mídia e do povo cristão de todas as denominações que a maneira simples de viver do Papa tem tocado numa importante questão. Como Sal-vacionistas, nosso chamado é servir aos mais pobres e necessitados do mundo – aqueles que nada têm. Eu aplaudo o Papa Francisco por colocar de volta na agenda, no domínio público, esta causa à qual o Exército de Salvação tem sido chamado há quase 150 anos.”

O chamado do Papa ao fim da fome é apenas uma das maneiras nas quais ele tem colocado a Igreja Católica Ro-mana no que a colunista da Revista Time, Nancy Gibbs disse ser o “ponto mais central do centro das conversa-ções de nosso tempo”, que levou a Time a considerar o Papa como a Personalidade do Ano de 2013.

O Programa Mundial contra a Fome repor-tou que 842 milhões de pessoas em todo o mundo não têm comida suficiente para comer. A desnutrição causa quase 45% das mortes de crianças abaixo dos 5 anos de idade, o que significa 3 milhões e 100 mil mortes todos os anos.

Muitas outras crian-ças mais não se desenvolvem apro-priadamente devido à desnutrição. 66 milhões de crianças na idade da escola primária vão às aulas com fome nos países em desenvolvimento e só na África este número chega a 23 milhões delas.

O General continua: “Mais de um século atrás o Fundador, General William Booth, discursou prome-tendo que lutaria contra a injustiça no mundo. Parece incrível, mas, a despeito de todo o avanço tecnoló-gico dos dias de hoje, o mal contra o qual ele prometeu lutar ainda está presente em nossa sociedade... Atra-vés de projetos espalhados pelos 126 países onde a bandeira salvacionista está tremulando, estamos fazendo a nossa parte, oferecendo aos mais pobres oportunidades para plantar, colher e desenvolver habilidades profissionais. Com micro-crédito, pe-quenos negócios se tornam maneiras de empregar pessoas e desenvolver famílias e comunidades. Infelizmente estes projetos apenas arranham a su-perfície da questão. Uma das maiores forças do Exército é poder estar no coração das comunidades em todo o mundo.”

O General ainda diz: “Hoje convoco as milhões de pessoas que dizem que o Exército de Salvação é sua igreja a tomar posição. Precisamos orar – buscando o Deus da justiça para que mova os corações dos que têm poder e influência para mudar o mundo.

Promoção à Glória

Adelaide Rodrigues Gomes Mendes - Capitã Auxiliar

(1932 - 2013)

Em 29/12/2013, foi promovida à GLÓRIA, em Belo Horizonte – MG, a Capitã Auxiliar Adelaide Mendes, na cidade onde viveu a maior parte de sua vida e onde criou os seus filhos.

Após contrair uma infecção bac-teriana em virtude de cirurgia pela quebra do fêmur, Deus lhe deu a última Ordem de Marcha, deter-minando que fosse servi-lO no Lar Celestial. Certamente que foi uma alegria imensa rever e abraçar seu marido, o Capitão Auxiliar Miguel Mendes e seus queridos filhos, Már-cia e Marcos.

Adelaide Mendes deixou muitas saudades, especialmente para os 09 (nove) filhos que ficaram, mas estamos felizes, pois ela não sente mais as dores e agora tem um corpo incorruptível!

Ela nasceu em um lar tipicamente mineiro e, após casar-se e ter 11 (onze) filhos, se converteu ao Senhor passando a servi-lo em tempo inte-gral no Exército de Salvação, como Capitã Auxiliar. Foi um tempo ma-ravilhoso de serviço ao lado de seu querido esposo.

Após se aposentar do serviço ativo no ano de 1997, no Corpo de Santos SP, foi morar novamente em Belo Horizonte, ao lado de seu marido e de seus filhos Brígida, Andréia e Marcelo, que cuidaram dela com todo o carinho até os seus derradei-ros dias.

Louvamos a Deus por sua vida dedicada e por esta nova e definitiva nomeação.

Seu exemplo incentiva a todos nós salvacionistas, especialmente aos seus filhos e parentes, que fiquem firmes no caminho do Senhor, pois a nossa vida na terra é passageira, mas a Celestial, ETERNA!

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).

Até breve, querida mãezinha!

Elizier Willian G. Mendes Filho

Salvacionista

Congresso Internacional 2015 - Boundless

gresso celebrará o que Deus está fazendo no e através do Exército hoje, estimulando os salvacionis-tas e amigos a esperarem grandes realizações depois de 2015. Cada Reunião está sendo planejada para, em primeiro lugar, render honra e glória ao Senhor e mos-trar a diversidade cultural de nos-so Exército mundial, mantendo o chamado do apóstolo Paulo aos Efésisos Cap. 3:8 “...pregar às nações as riquezas sem limites de Cristo!”

O tema para o congresso veio da canção composta pelo próprio Fundador, William Booth:

Perdão Infinito, oceano de amor

Repleto da graça do bom Salvador.

Tão livre, tão vasto qual ondas do mar,

Minh’alma redime, vem sobre mim rolar.

Confira a página em inglês:

www.boundless2015.org

para todas as informações sobre o evento.

As pessoas que desejam parti-cipar do Congresso Internacional em 2015, em Londres, podem agora inscreverem-se como de-legados para as reuniões e en-contros que acontecerão entre 1º a 5 de julho daquele ano. As inscrições podem ser feitas em três categorias: Adultos, Crianças (6 meses a 10 anos ou de 11 a 16 anos) e idosos.

Os que fizerem a inscrição receberão passes para todas as 7 Reuniões gerais, material do Congresso e opção de compra em primeira mão de ingressos para os concertos pagos.

Londres tem uma extensa rede de transporte público e os dele-gados estão sendo encorajados a fazer uso. Fazendo a inscrição a pessoa tem a opção de incluir um Travelcard para uso ilimitado do transporte público no metrô, trens e ônibus em toda a cidade durante o Congresso.

O Congresso de 2015 irá come-morar as conquistas do passado através de 150 anos de história nos quais passou a proclamar o evangelho em 126 países. O Con-

“Devemos clamar para que Deus levante líderes mundiais que estejam dispostos a trabalhar juntos para resolver o problema da miséria através de políticas justas e engaja-mento econômico. Também apelamos aos salvacionistas e às demais pessoas que olhem para suas próprias vidas, pensem nesta com-plexa necessidade, refaçam seu estilo de vida para tornarem-se mais simples considerando de onde vem o alimento que consumimos. Nossa resposta tem que começar em nossa própria maneira de agir, trazendo à mente o velho conselho de que ‘a vida deve ser tão simples que permita outros viverem’.

“Sei que posso contar com os salvacionistas do mundo para juntarem-se a mim e à Comis-sária Cox, prometendo uma vez mais com o Fundador de nosso Movimento: ‘Enquanto pessoas passarem fome, eu lutarei!’ Juntos vamos trabalhar pelo fim da fome no mundo.”

André Cox – GeneralLíder Internacional

do Exército de SalvaçãoFonte: “The War Cry” – EUA

Tradução: Major Paulo Soares

“Sei que posso contar com os salvacionistas do mundo para juntarem-se a mim e à

Comissária Cox, prometendo uma vez mais com o Fundador

de nosso Movimento: ‘Enquanto pessoas passarem fome, eu

lutarei!’ Juntos vamos trabalhar pelo fi m da fome no mundo.”

Vem aí oBrasileiríssimo 3!Acampamento de Música e Artes Cênicas

14 a 19 de julho de 2014Santa Isabel – SPInvestimento:R$ 500,00 (estadia, translado e material)

Salvacionista

Era sábado, 22 de fevereiro de 2014, às 17h00. Quase 350 pes-soas, entre soldados, familiares e

amigos, estavam presentes. Havia gente do Nordeste e do Sul, mas também da Argentina, dos Estados Unidos e da Inglaterra. A movimentação no Corpo do Bosque era perceptível. A Banda e a Brigada Nacional abrilhantavam aque-le momento de alegria. De um lado encontros e reencontros com abraços, beijos e sorrisos; de outro, expectativas, certo nervosismo e euforia, além de bandeiras e flores que enfeitavam a pla-taforma. Era a Reunião das Boas Vindas aos Cadetes da Sessão “Mensageiros da Luz” e emposse dos Tenentes-Coronéis Douglas e Verônica Danielson, respec-tivamente como Secretário-em-Chefe e Secretária Nacional do Ministério Feminino.

Os seis novos Cadetes vieram de duas Divisões – Nordeste e São Paulo. Para alguns deles a palavra chave para descrever suas presenças naquele lugar era “milagre”, haja vista os obs-táculos que tiveram de vencer. “Venci a primeira etapa e sinto-me feliz por estar no centro da vontade de Deus”, afirmou a Cadete Karine Oliver, candi-

Reunião de Boas-Vindas à Sessão de Cadetes “Mensageiros da Luz” e emposse dos novos líderes

data do Corpo de Cachoeira Paulista; “Esse dia ficará marcado para sempre em minha memória”, disse o Cadete Enilvaber Velez do Corpo de Campina Grande; “A Reunião de Boas Vindas foi o momento mais lindo e impactante da minha vida”, completou a Cadete Ienike Barrault, do Corpo do Bosque. Já os Cadetes Marta e Ramón Villalón (Corpo do Bosque) e Genilda Velez (Corpo de Campina Grande) respecti-vamente disseram: “me senti acolhida e motivada para iniciar os estudos de preparação para o ministério”, “senti a presença e ouvi a voz de Deus” e “foi uma oportunidade para reafirmar o meu compromisso com Deus”.

A cerimônia de posse dos Tenentes--Coronéis Danielson conduzida pelo

Comissário Oscar Sánchez foi um mo-mento reflexivo e ao mesmo tempo um testemunho de disponibilidade a Deus e ao Seu serviço. A mensagem trazida pelo Tenente-Coronel Danielson reafirmou a ideia da preparação, da disposição e da disponibilidade de um soldado de Jesus Cristo.

Maruilson Souza (Dr) – MajorDiretor do Colégio de Cadetes

Fique por dentro da história e curiosidades do Exército de

Salvação através da contribuição tecnológica do Major Paulo Franke.

Ele, que há algum tempo tem criado e mantido um blog pessoal, no qual conta suas viagens mundo afora e suas impressões sobre os fatos ocor-ridos em sua carreira e ao longo da história do Exército no Brasil, também é responsável por um blog no qual a história dos cânticos é contada - mui-to interessante para aprender sobre nossa liturgia. Tem o blog das Medi-tações Diárias, livro que ele escreveu e que foi publicado na década de 90.

Agora tem iniciado outro blog com men-sagens de Oficiais do passado, como as do Brigadeiro Oliveira, Tte. Cel. Almira Melo, Tte. Coronel David Hämäläinen e outros grandes servos de Deus que marcaram a história e deixaram uma contribuição indiscutível para o Exército de hoje.

Confira:

www.paulofranke.blogspot.com (blog pessoal)

www.paulofranke-sermoesantigos.blogspot.com.br (Mensagens de Oficiais do passado)

www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com.br (História dos Cânticos)

www.paulofranke-edificacaodiária.blogspot.com.br(Devocionais escritas pelo autor e publicadas pelo Exército de Salvação)

O homem Blog

RUMO 11

Na época de ouro dos discos de

vinil, nos famosos “bolachões”

(que, aliás, ainda fazem suces-

so!), era comum um artista estampar no

lado A seus maiores sucessos e hits que

ficariam por algum tempo na mídia e na

mente dos fãs. O lado B era destinado

às músicas menos conhecidas, às can-

ções que não seriam muito vendidas e,

algumas delas, até deporiam contra o

talento do artista.

Daí veio a expressão “lado B” para

caracterizar aquelas situações que vêm

junto com o lado A, mas que não são

desejáveis. Usando uma outra expres-

são, seria o outro lado da moeda.

A Copa do Mundo será, sem dúvida,

o maior acontecimento esportivo no

território brasileiro. Em várias capitais

os jogos irão acontecer e milhares de

turistas virão para prestigiar suas sele-

ções e torcer pelos melhores jogadores

de futebol do mundo. A maioria do

povo brasileiro acredita, a despeito das

“barbeiragens” feitas pelos envolvidos

em promover e coordenar o evento,

que será um grande momento para

o Brasil.

E aí vem o lado B, impulsionado pela

ganância de quem acha que vender é a

coisa mais importante do mundo, não

importa se se está vendendo valores

que afrontam os valores da sociedade

em questão.

A empresa de produtos esportivos

Adidas promoveu uma campanha publi-

citária na qual estampava em camisetas

mensagens de duplo sentido

referentes à Copa no

Brasil. Em resumo a

campanha, que

deve ter sido

mi l ionár ia ,

parecia con-

vocar todos

os ‘tarados

sexuais’ a

virem ex-

t r a v a s a r

seus dese-

jos imorais

n a C o p a ,

como se aqui

fosse um país

sem lei, onde as

mulheres são sim-

plesmente um produto

do desejo masculino que

pode ser usufruido entre uma cerveja

e outra.

A sociedade brasileira tem

culpa também porque sempre

valorizou a volúpia feminina,

estampou o corpo das bra-

sileiras como fachada para

tudo o que se deseja com-

prar – de chiclete a avião.

Agora vê-se refém de sua

própria falta de pudor.

A publicidade, que tem

produzido peças inteli-

gentes, clássicas até, ca-

pazes de fazer as pessoas

pensarem profundamente

em coisas sérias, mesmo

que o objetivo seja promover

um produto ou serviço, desta

vez mostrou seu lado mais podre

e nos ajudou a ver o lado B de algo

que estamos lutando para que seja

grandioso e inesquecível.

Isto me faz pensar no lado B de outras

coisas das quais gostamos. O carnaval,

por exemplo. Por trás da folia, do brilho

e das alegorias (uma verdadeira aula

de história em termos de cenografia)

vem a sensualidade, a indecência e a

exibição gratuita da pouca vergonha.

Não bastasse isso, ainda há as músicas

de duplo ou até triplo sentido (se é que

isto seja possível!).

Mas tudo isto está bem arraigado na

natureza devassa do ser humano. Não

importa quão civilizado e cul-

to ele seja, há uma perso-

nalidade animalesca,

depravada, seden-

ta por ofender,

tripudiar, es-

carnecer do

p r ó x i m o ,

c o m o s e

fosse um

hipopóta-

mo lançan-

do fezes ao

ar para de-

marcar seu

território.

N ã o s u r -

preende a Adidas

estar pensando as-

sim de um evento tão

importante como a Copa do

Mundo. Há muita gente mundo afora

apenas esperando a chance de desfazer

O “lado B” da Copa

O Brasil quer se

fi rmar como o país do

futebol, mas já tem tantos

outros títulos que serviriam

como o lado B desta proposta.

Porém Deus quer que a humanidade

toda – inclusive os brasileiros,

conheça a verdade e a justiça,

aprenda a valorizar o próximo e a

focar sua inteligência em ideias

para tornar mais bonito o

jardim no qual Ele nos colocou.

12 RUMO

Conexão

o nó da gravata, esperando os filhos irem

dormir, as esposas irem se ocupar de outras

coisas para sentarem-se à frente de seus

computadores e atentarem contra a vida e

a integridade de crianças inocentes. “É o fim

do mundo!” Diria minha avó. São palavras

de indignação ante a total desintegração

da moral.Por causa disto os Salvacionistas e muitos

outros cristãos sairão às ruas para evangeli-

zar durante a Copa do Mundo. Irão divulgar

a mensagem do Deus Santo, Justo, inimigo

do mal e que considera o ser humano de

tal maneira que foi capaz de sacrificar Seu

único Filho em favor de cada um de nós.

Este amor verdadeiro, desinteressado,

acima dos conflitos raciais, ideológicos ou

da mesquinhez egocêntrica da busca hu-

mana pelo sucesso, será o tema em cada

conversa, cada serviço prestado, cada ato

de protesto dirigido aos que acham que a

vida humana pode ser mensurada a preço

de mercado.

O Brasil quer se firmar como o país do

futebol, mas já tem tantos outros títulos

que serviriam como o lado B desta propos-

ta. Porém Deus quer que a humanidade

toda – inclusive os brasileiros, conheça a

verdade e a justiça, aprenda a valorizar o

próximo e a focar sua inteligência em ideias

para tornar mais bonito o jardim no qual

Ele nos colocou. Tanta beleza, tantos traços

de uma infinita sabedoria não combinam

com o lado B que agrada apenas aos que

não levam Deus a sério.

A exploração sexual, o tráfico humano, a

violência são apenas sinais visíveis de um

distúrbio interno, o lado B de cada um de

nós, que insiste em querer fazer mais su-

cesso do que aquilo que o Criador nos deu

e que vale a pena preservar e evidenciar.

A mensagem do Time do Céu é que a

Copa pode agregar pessoas de todos os

cantos do planeta e que haverá respeito,

interação e muita alegria. Tudo isto está

reservado durante o evento, mas pode

acontecer todos os dias no coração de quem

tem Jesus como Senhor.

Pena que a Adidas e outros tantos despre-

parados não tenham entendido que alegria

não é sinônimo de baixaria.

Paulo Soares - Major

(Continuação da pág. 11)

Já são mais celulares do que gente no Brasil. O tablet foi o presente mais pedido no dia das crianças no ano passado (2013). Os smart-phones já são mais de 1 bilhão no mundo e mudaram a forma

como as pessoas vivem. No meu trabalho, quando surge uma dúvida, as pessoas dizem logo pra usar o “Google Salva”, pra encontrar a resposta. Quase que pergunte ao Oráculo, pois ele tudo sabe. Gosto também de reparar nesta febre e vejo algumas pequenas situações que antes seriam improváveis. Por exemplo, seguranças particulares ou até mesmo aquelas pessoas que trabalham segurando placas móveis, antes não tinham o que fazer para passar o tempo, mas agora ficam direto no celular. Até mesmo o rapaz que registra o peso do prato no restaurante onde, às vezes, eu almoço agora nem olha mais na cara do cliente pois fica atualizando seu perfil nas redes sociais. Outro dia saí de um avião e uma pessoa do meu lado ligou seu celular desesperada, foi ao facebook e deu “curtir” desesperadamente em todos os comentários deixados pelos amigos, eram quase que 5 curtidas por segundo, sem ler um comentário sequer, mas apenas pra se mostrar co-nectada. Por falar nisso, esses dias minha esposa comentou, perto do meu filho de apenas 3 anos, que uma amiga estava mexendo no face. Meu filho a corrigiu imediatamente, num tom de “santa ignorância”, dizendo: “Não é face mãe, é facebook!”

Além do interesse pelo novo e pela tecnologia, pela quantidade de aplicativos (os app’s) para todos os gostos e utilidades, eles existem para nos manter o tempo todo conectados. Uma das piores calamidades do mundo atual é descobrir que a in-ternet está indisponível e que você está desconectado, off-line. Você olha para o seu aparelho e pensa: “que droga, a internet está fora outra vez”. Fala a verdade, das pequenas coisas da vida, tem coisa pior?

A falta de conexão parece uma preocupação atual, mas creio que foi assim desde o princípio. Deus sabia da necessidade de conexão do homem por isso, quando o criou, estava com ele todo o tempo e, de forma pessoal e mais próxima, durante as tardes de passeio no Jardim. Sabendo dessa necessidade profunda do homem, além da companhia do próprio Deus, Ele ainda criou a mulher, para que esta lhe fosse sua companheira constante.

Celulares, tablets, smartphones e a Bíblia

Num certo momento desse começo tão perfeito,

Deus, se estivéssemos nos tempos atuais,

teria olhado para o Seu smartphone e visto que o homem estava off-line, a conexão estava perdida.

é o objeto mais divino que há na Terra. Ela é parte do céu na Terra, um registro detalhado dele.

A Biblia mantém você conectado com Deus e, como ela mesma diria, na versão da internet, mais vale um dia com Deus do que mil no Facebook (Salmo 84:10).

A Biblia não tem o CandyCrush, mas a Bíblia foi escrita para que você aprenda como ter a vida, pra passar para a próxima fase e terminar o jogo da vida com acesso direto para a eternidade (I João 5:12-13).

Seu smartphone lhe dá poder pra emitir seus comentários nas notícias, blogs e re-des sociais para que o mundo todo veja, mas a Bíblia lhe dá muito mais poder, pois ela fala sobre as boas notícias da salvação que é o poder Deus pra todo aquele que acredita (Romanos 1:16).

Na moda dos cursos de MBA (Master in Business Administration – Mestre em

Administração de Negócio) a Bíblia é um interminável MLA (Masters in Life Administration) ela torna você mestre na administração da vida.

Converso com muitas pessoas que di-zem que são pessoas de fé, que não são de nenhuma religião, mas que acreditam em Deus e O buscam principalmente, elas mesmas assumem, quando a coisa aperta. Mas hoje somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo e como garantir que não existam 7 bilhões de deuses no mundo, pois cada um cria o seu deus dentro de sua cabeça? O relacionamento com Deus não é como a Wikipedia, em que cada um escreve o que quer, ou o que pensa que está certo. A Bíblia impe-de isso, que cada um invente um deus, pois a Bíblia apresenta Deus (e o homem) como Ele realmente é. Você pode pensar que a Bíblia apresenta Deus como Ele é para uma determinada religião, mas não. A Bíblia é a carta de amor de Deus para com o homem, a quem Ele ama. E, como alguém que escreve uma carta de amor,

RUMO 13

mais cortante que uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12) Na Bíblia tem até remédio pra osteoporose, em Provérbios 15:30, fortalece até os ossos.

No seu smartphone você tem acesso às noticias de hoje e à previsão do tempo, mas na Bíblia você tem acesso às notícias de amanhã e à previsão para o final dos tempos. No seu smartphone você tem acesso a informações sobre todos os pro-gramas assistenciais do Governo, como o “Minha Casa, Minha Vida” mas na Bíblia você tem acesso ao programa “Minha Casa após a Vida” ou “Minha Casa na Eterni-dade” (João 14:2). Você pode comprar seu smartphone com garantia estendida, de até 03 anos, mas a Bíblia é a única que pode te ensinar sobre a garantia da eter-nidade, da vida com Deus, sobre o novo céu e a nova terra, onde a energia elétrica não acaba, pois não é como aqui, a própria glória de Deus ilumina o lugar (Apocalipse 21:23). A Bíblia lhe ensina sobre Deus e lhe ensina sobre Jesus, o único que tem as palavras da vida eterna (João 6:68).

A Bíblia, na verdade, não pode ser com-parada a nenhum outro livro ou aparelho da atualidade, pois ela é incomparável. Ela é talvez aquilo de mais tangível, físico, do céu que há na Terra. Existem muitos ótimos livros mas a Bíblia é especial, ela é viva e eficaz (Hebreus 4:12). A Bíblia

Mas num certo momento desse come-ço tão perfeito, Deus, se estivéssemos nos tempos atuais, teria olhado para o Seu smartphone e visto que o homem estava off-line, a conexão estava perdida.

Acredito que pensando nisso, nesta necessidade do homem, Deus nos deixou aquilo que há de mais revolucionário na Terra. Mais completo que o Google, mas essencial que o Facebook. Aquilo que faz por nós, apesar de ter uma função parecida, mais que qualquer telefone celular, smartphone, tablet, ou até mesmo o Google Glass. Deus nos deixou a Bíblia, o único aparelho, se é que podemos chamá-la assim, que pode nos conectar da maneira correta, uns com os outros e, ainda melhor, com o próprio Deus.

Você pode até estar pensando em todas as utilidades do seu smartphone com acesso total a internet, redes sociais e to-dos aqueles app’s, disponíveis para estes aparelhos, mas a Bíblia tem sempre mais do que eles. Podemos até compará-los.

No seu telefone você tem, por exemplo, o aplicativo da lanterna, mas na Bíblia você tem a lâmpada para os pés, e a luz para o caminho (Salmos 119:105).

Nas Redes Sociais você se conecta aos seus amigos, mas a Bíblia torna até seus inimigos em amigos (Provérbios 16:7). A Bíblia não tem canivete suíço, mas ela é

Deus nos deixou a Bíblia, o único aparelho, se é que podemos chamá-la assim, que pode nos conectar da maneira correta, uns com os outros e, ainda melhor, com o próprio Deus.

E hoje, o que sigviver sacrifi cialm

RUMO14

Imagine Deus pedindo a você que abra mão da coisa ou pessoa mais importante de sua vida? O que você faria? Você consegue consi-

derar as consequências? Sentiria que o sacrifício exigido é grande demais? Você não está sozinho nestas considerações.

O primeiro mandamento diz que não temos outros deuses diante do Deus verdadeiro. Jesus também instruiu: “Busquem em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas as coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:33). A prosperi-dade pode querer tomar o lugar que pertence a Deus em nossas vidas.

Um jovem rico procurou Jesus para perguntar sobre a vida eterna e descobriu que, mesmo com todo o bem que fizera, estava ainda longe da eter-nidade com Deus. O jovem estava tão apegado às suas posses materiais que não deixaria delas para seguir a Jesus (Mateus 19:16-22).

Abrão provou que nem sempre confiara em Deus completamente. Ele se apegou firmemen-

Deus deseja que a carta seja lida e que, para o meu bem e para o seu, suas orientações sejam cumpridas. O que acontece é que aqueles que aprendem a conhecer a Deus através da Bíblia se organizam nesses grupos, que parecem religiões. Mas a própria Bíblia diz que somente aqueles que sabem o que Deus quer (o que está na Bíblia) e guardam esses ensinamentos, são os que amam a Deus. E que somente os que amam a Deus (os que sabem o que Ele quer, o que está na Bíblia) serão amados pelo Pai (Deus) e conhecerão a Deus (João 14:21).

Pessoalmente penso que Deus nos deixou a Bíblia por amor, mas também porque a nossa memoria é fraca e esquecemos muito rápido o que Ele nos ensina e sobre o Seu amor e como devemos viver.

Talvez você se pergunte como tem tanta gente fazendo tanta coisa errada mesmo lendo tanto a Bíblia, sabendo quase tudo de cor. Não sei a resposta, mas acho que um dos pontos é que a Bíblia deve ser lida, como Deus deve ser amado, de todo coração, com toda alma, com todo entendimento e com todas as forças (Marcos 12:30). De todo coração, com todo seu sentimento, com amor, considerando que a Bíblia é algo pessoal de Deus pra você. De todo entendimento, com um esforço mental ativo, voluntário, com o desejo de realmente entender aquilo que se lê. Com toda alma, com aquilo que transcende o material neste mundo e conec-ta você com o que é divino. E então não seria como infelizmente é, quando muitos vezes lemos a Bíblia mas ignoramos o que ela diz pois ela deve ser praticada com todas as forças. Penso que a Bíblia deve ser lida, como Deus deve ser amado, de todo coração, de toda alma, de todo entendimento e deve ser vivida e obedecida de todas as forças (sem a ajuda de Deus isso é possível).

O meu e o seu relacionamento com Deus devem ser construídos através da Bíblia. Qualquer coisa diferente, creio que eu e você estamos correndo um risco que não vale a pena correr...

Estamos chegando ao final deste artigo e não sei se você está pensando em dar um “curtir”, mas sinceramente pouco importa. Como a própria Bíblia diz (Eclesiastes 12:13), o importante é que eu e que você tenhamos respeito por Deus e depois de aprender o que a Bíblia ensina, sejamos obedientes a Ele e a sua boa, perfeita e agradável vontade (Romanos 12:2). A Bíblia é parte da solução de Deus para que você e eu permaneçamos conectados.

Às vezes quando as coisas aparentemente vão bem, você e eu podemos até chegar a pensar que não precisamos de Deus e que não precisamos conhecê-lO, como Ele se apresenta através da Sua palavra. Mas, quando somos tomados pelas fatalidades da vida e tudo perde o controle descobrimos da pior maneira que não é bem assim. Por que escrevo estas palavras? Porque não posso negar que, de modo extraordinário e completo, a Bíblia e sua mensagem mudaram minha vida, me ensinando sobre Deus e sobre o Seu amor.

Termino, então, com um dos trechos da Bíblia, que ajudaram a transformar totalmente a minha vida e peço a Deus que, se ainda não aconteceu, você dê espaço para que Ele mude a sua também: “Entrega o seu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais, Ele fará” Salmo 34:05

Leia a Bíblia, mude o seu status no céu, e fique online. O Deus de amor sempre está ☺.

Nota: Se você não sabe por onde começar, leia um dos quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas ou João.

SS Carlos Ivan M. [email protected]

signifi ca lmente?

RUMO 15

INFORMAÇÕESTendo lido esta Revista, gostaria de obter maiores informações sobre:� como receber a Jesus como

Salvador� a obra do Exército de Salvação � como tornar-me salvacionista� como colaborar com a obra

salvacionista

ASSINATURAValor da assinatura anual: Brasil: R$ 25,00 e Exterior: U$ 20,00 - dólares americanos � Quero assinar a Rumo e para isso:� estou enviando cheque

cruzado e nominal ao Exército de Salvação

� estou depositando na sua conta 62233-0 do Bco Itaú, Ag.1000 (enviar o comprovante de depósito)

Recorte este canhoto e envie com seu nome e endereço para: Exército de Salvação Caixa Postal 46.036 - Agência Saúde

São Paulo/SP - CEP 04045-970

era o filho da promessa feita há 25 anos ao casal Abraão e Sara (seus nomes até foram mudados naquela ocasião). Agora, o filho que nascera quando Abraão tinha cem anos de idade, seria sacrificado. Como poderia ele, Abraão, explicar à sua esposa este ato de obediência quando retornasse para casa sem o rapaz, aquele que trouxera tanto riso e felicidade para a casa deles, aquele de quem Deus dissera seria herdeiro de uma descendência nu-merosa como a areia da praia ou como as estrelas do céu?

Uma das razões pelas quais Abraão foi tão obediente foi porque ele reconheceu a voz do Senhor. Em Gênesis 22:1, Deus chama Abraão e este prontamente res-ponde. Mais tarde, no momento em que Abraão estende a mão para golpear mor-talmente seu filho Isaque sobre o altar, o anjo do Senhor chama por Abraão e ele responde “eis-me aqui” (Gênesis 22:11).

Um dos aspectos mais importantes da abnegação, do auto-sacrifício é o ouvir – e responder – à voz de Deus. Isaque percebeu que algo estava errado, algo estava faltando. Finalmente o jovem pergunta ao pai sobre o animal a ser sacrificado, uma vez que a lenha e o fogo estavam prontos. “Deus proverá”, responde o ancião.

Você já sentiu que em algum momento tinha tudo o que necessitava para concluir uma tarefa, exceto um dos ingredientes mais importantes? Quanto conseguimos ser dependentes da providência divina? O que significa viver sacrificialmente nos dias de hoje, para nós?

Primeiro, a posse de todas as coisas nunca mudou de mãos. Tudo pertence a Deus (Salmo 24:1). A melhoria das condições pode vir quando oferecemos a Deus o melhor, mas porque o melhor para nós depende da economia de Deus, não da nossa. Se desistimos de obedecer a Deus somos levados à desilusão e ao desastre. Quando nos apegamos às coi-sas ou pessoas, como se fôssemos donos delas, podemos perdê-las. Quando dei-xamos tudo aos cuidados do Senhor, Ele

te à sua própria vida quando foi para o Egito durante uma época de fome. “...ele disse a Sarai, sua esposa, ‘eu sei quão bela você é. Quando os egíp-cios virem você dirão que você é minha esposa. Eles me matarão para tê-la” (Gê-nesis 12:12-13). Para salvar sua vida, ele mentiu dizendo que Sarai era sua irmã, pois a última coisa que Abraão queria era sacrificar a si mesmo.

Mais tarde Deus ordenou a Abraão que oferecesse seu único filho, Isaque, como sacrifício (Gênesis 22:2). Não há registro de um debate ou discussão entre Abraão e Deus sobre esta ordem. Ele levantou cedo no dia seguinte e rumou para o monte Moriá, conforme as instruções. Que pen-samentos teriam passado por sua mente durante aquele trajeto de três dias? Talvez tivesse conversado consigo mesmo sobre seguir a indicação de Deus, afinal Isaque

nos devolve e nos encarrega como Seus mordomos, Seus fiéis depositários.

Segundo, nós oferecemos a Deus o nosso melhor e Ele coloca Sua bênção. Quando algo está faltando, Deus sempre providen-cia o que precisamos, quando precisamos.

O coro do cântico 357 do Cancioneiro Salvacionista diz:

Tudo o que eu tenho, Tudo o que eu sou.Meus talentos, meu amor, Tudo a Ti eu dou.Tudo o que eu tenho, Tudo o que eu sou.Tudo deixo em Teu altar, Tudo a Ti eu dou.Viver sacrificialmente é um ato de

dar-se a Deus.Finalmente, obediência vem de conhe-

cer, ouvir e responder à voz de Deus. O que Ele está pedindo que sacrifiquemos hoje em obediência? Ele deseja participar de nossa vida todos os dias. Temos conse-guido ouvi-Lo? Esta entrega se torna mais fácil quando reconhecemos que Deus é o Dono de tudo.

Keith Welch – MajorOficial Dirigente do Corpo

de Kalamazoo – Michigan EUAFonte: “The War Cry” – EUA

Tradução: Major Paulo Soares

Nós oferecemos a Deus o nosso melhor e Ele coloca Sua bênção. Quando algo

está faltando, Deus sempre providencia o que precisamos,

quando precisamos.

Venha fazer-nos uma visita:

Também estamos coletando donativos nas seguintes cidades:

Joinville: (47) 3453-0588 Suzano: (11) 4748 3848

*Não

incl

uído

o p

orte

do

corre

ioBroches(3x3cm)

R$ 1

5,00*

R$ 5

,00*

R$ 5

,00*

R$ 5

,00*

Meditações diárias(em inglês) - R$ 5,00* cada

R$ 5

,00*

Caneta do Congresso Nacional 2013tinta azul, com marca texto

LANÇAMENTOS

Camiseta comum

e baby look

Cores diversas

R$ 4

0,00*

R$ 1

2,00*

R$ 1

2,00*

R$ 2

,00*

R$ 3

,00*

R$ 0

,50*