dmswitch - stacking

6
Neste capítulo serão apresentados o conceito de stacking e as suas principais configurações. Ao final, o aluno será capaz de: Entender a topologia do stacking; Identificar os modelos de equipamento com esta funcionalidade; Configurar o empilhamento de equipamentos. 65 Versão da Apostila: 12.2

Upload: sandro

Post on 30-Jan-2016

240 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Sw

TRANSCRIPT

Page 1: DmSwitch - Stacking

Neste capítulo serão apresentados o conceito de stacking e as suas principais configurações. Ao final, o aluno será capaz de:

• Entender a topologia do stacking;

• Identificar os modelos de equipamento com esta funcionalidade;

• Configurar o empilhamento de equipamentos.

65 Versão da Apostila: 12.2

Page 2: DmSwitch - Stacking

Os equipamentos que irão formar o stacking são ligados por cabos específicos chamados de “cabos de Stacking”. Estas conexões entre os equipamentos formam a topologia do stacking, por onde passará o tráfego de controle do stacking junto ao tráfego de dados entre as unidades da pilha.

66 Versão da Apostila: 12.2

Page 3: DmSwitch - Stacking

Cada placa possui um conjunto de licenças que servem para habilitar ou desabilitar funcionalidades de software quando operada em modo standalone. O Stacking também usa essas licenças para determinar a operação de cada placa, e recomendamos que todos os equipamentos do Stacking possuam as mesmas licenças. Qualquer diferença entre licenças pode provocar erros de operação no mestre. A linha DM4100 suporta duas topologias de empilhamento: em linha e em anel, com até 8 equipamentos. Nos modelos DM4100 que disponibilizam portas XFP no painel traseiro, as conexões de empilhamento devem ser realizadas com transceptores XFP e cabos de fibra óptica. Nesse modelo de empilhamento, a velocidade da conexão será limitada em 40Gbit/s em cada equipamento.

67 Versão da Apostila: 12.2

Page 4: DmSwitch - Stacking

O cabo para conexão do modo stacking é proprietário DATACOM, conforme observado a abaixo. Há dois tamanhos disponíveis: 0,5m e 1m.

As topologias a serem constituídas para o funcionamento do stacking são:

Os leds de sinalização da porta stacking correspondem a:

68 Versão da Apostila: 12.2

Led Condição Estado

Link/Act

Ligado Conexão estabelecida

Piscando Atividade das portas TX ou RX

Desligado Nenhuma conexão estabelecida

Stack Ligado Protocolo de empilhamento estabelecido

Desligado Protocolo de empilhamento não estabelecido

Page 5: DmSwitch - Stacking

Por default, os equipamentos com suporte a stacking saem de fábrica com a funcionalidade desabilitada. Os equipamentos escravos, terão o seu prompt de configuração desabilitado.

O comando para salvar a topologia é o stacking save-topology, o que permite salvar a topologia das unidades conectadas e deve ser executado quando há mudança na topologia de um Stacking, ou quando a pilha é inicializada pela primeira vez. O não salvamento da topologia não impedirá que a placa opere, mas deixará o sistema menos robusto, podendo provocar falhas na remontagem da pilha em caso de reboots ou troca de mestre. Sempre quando uma configuração for copiada para a flash do equipamento mestre, os equipamentos escravos serão sincronizados.

Caso o equipamento mestre sofra uma falha, será realizada uma nova eleição. Durante esse processo é possível que haja interrupção no tráfego de dados. Se o antigo mestre se recuperar da falha, ele entrará como escravo do Stacking e assumirá o número de unidade que pertencia ao novo mestre. Ele permanecerá nesse posto até que uma nova eleição ocorra, através da reinicialização da pilha. Os critérios para eleição do equipamento mestre na configuração de stacking são:

1. Prioridade atual de cada elemento;

2. Prioridade configurada em cada elemento;

3. Menor endereço MAC.

A prioridade deve ser configurada em cada elemento da pilha e pode ter valores de 0 a 32. A unidade com a maior prioridade ganhará a eleição, porém no caso de empate o equipamento que tiver o menor endereço MAC vencerá. O equipamento vencedor terá sua prioridade atual alterada para 150, e assim, terá uma prioridade que não pode ser atingida por nenhum outro equipamento que for inserido no Stacking posteriormente à eleição. Após a eleição do mestre, cada nova unidade que se conectar ao Stacking se torna escrava e recebe um índice numérico, também chamado de número de unidade. Estes índices são determinados pela ordem com que cada equipamento é anexado no Stacking. O mestre sempre terá o número de unidade 1.

69 Versão da Apostila: 12.2

Page 6: DmSwitch - Stacking

A alteração forçada do mestre é apenas temporária, ou seja, não alteram as prioridades configuradas nos equipamentos. Se for efetuado um reboot após um change-master, o mestre mais prioritário voltará a ser eleito. Para a situação de substituição de unidades, observe se as placas são de modelos compatíveis, caso contrário, a configuração padrão será aplicada no slot. A compatibilidade de placas funciona da seguinte maneira: • Placas com um maior número de portas, serão compatíveis com placas com menos portas, porém o contrário não é válido; • O tipo da porta também influencia na compatibilidade. Placas com diferentes tipos de portas serão incompatíveis; • A licença também influencia na compatibilidade.

70 Versão da Apostila: 12.2