divulgação/prefeitura municipal pouso alegre gazeta do vale · as condições do trabalho, entre...

24
Gazeta do Vale 18 de abril de 2013 | Ano 4 | Edição 182 (concluída às 18h30 de 17/04) | Distribuição gratuita | 10 mil exemplares | 16 cidades ‘DIA D’ DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE OCORRE NO SÁBADO SAÚDE: A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza começou na segunda, 15, e vai até o dia 26 de abril. Porém, no sábado, 20, ocorre o chamado ‘Dia D’. O objetivo é reduzir a mortalidade, as compli- cações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus. Saiba quem é obrigado a tomar a vacina. 14 POLÍTICA POLÍTICA ESPORTES Começa o Municipal em Cambuí Câmara de CBJ reduz margem na LOA Vereadores aprovam projeto que reduz para 5% margem no orçamento. 11 Encontro debate gestão pública Lideranças regionais se reuniram em Varginha para debater a forma de gestão dos municípios . 11 Começou no último domin- go o Campeonato Muncipal de Futebol, em Cambuí. 09 ABRIU... Shopping em Pouso Alegre foi inaugurado nesta terça-feira, 16, em meio a polêmicas. 18 Divulgação/Prefeitura Municipal Pouso Alegre

Upload: phamtuong

Post on 07-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Gazeta do Vale18 de abril de 2013 | Ano 4 | Edição 182 (concluída às 18h30 de 17/04) | Distribuição gratuita | 10 mil exemplares | 16 cidades

‘DIA D’ DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE OCORRE

NO SÁBADOSAÚDE: A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza

começou na segunda, 15, e vai até o dia 26 de abril. Porém, no sábado, 20, ocorre o chamado ‘Dia D’. O objetivo é reduzir a mortalidade, as compli-cações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus. Saiba quem é obrigado a tomar a vacina. 14

POLÍTICAPOLÍTICA

ESPORTES

Começa o Municipal em Cambuí

Câmara de CBJ reduz margem na LOAVereadores aprovam projeto que reduz para 5% margem no orçamento. 11

Encontro debategestão públicaLideranças regionais se reuniram em Varginha para debater a forma de gestão dos municípios . 11

Começou no último domin-go o Campeonato Muncipal de Futebol, em Cambuí. 09

ABRIU... Shopping em Pouso Alegre foi inaugurado nesta terça-feira, 16, em meio a polêmicas. 18

Divulgação/P

refeitura Municipal P

ouso Alegre

CIDADES Edição 182 - 18/04/201302 Gazeta do Vale

CIDADES 03Gazeta do Vale Edição 182 - 18/04/2013

EDITORIAL04 Gazeta do ValeEdição 182 - 18/04/2013

ExpedienteGazeta do Vale Editora Ltda (CNPJ 09.561.233/0001-38) | Redação: Avenida Tiradentes, 250, Centro, Cambuí/MG, CEP37600-000. Telefone: (35) 3431-3047 | E-mail: [email protected]| Comercial: [email protected] | www.jornalgazetadovale.com.br | Diretora geral: Mariângela Teles Marques | Jorna-lista responsável: Luis Cesar da Fonseca (MTB 09485/JP MG) | Reportagens: Carla Barbosa, Luis Cesar da Fonseca | Diagramação e designer: Marcos Maciel e Luis Cesar da Fonseca | As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opnião deste veículo de comunicação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anunciantes.Área de abrangência do jornal: Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis (distrito dos Costas), Consolação, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Se-nador Amaral, Bom Repouso, Esti va, Camanducaia (distritos de Monte Verde e São Mateus), Gonçalves, São Bento do Sapucaí, Itapeva e Extrema. | Tiragem: 10.000 exemplares Circulação quinzenal / Impressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG - Telefone: (35) 3421-4896

Festa em louvor a São Benedito 2013

Os festeiros e toda comunidade da Vila São Benedito convidam a todos para parti-ciparem da Tradicional Festa em louvor ao santo padroeiro da comunidade. As festivi-dades começam no dia 4 de maio e terminam no dia 13. Todos os dias haverá a parte reli-giosa, com celebrações.

De 4 a 5 e 9 a 13 haverá o tradicional bingo de assados. Além disso, nos dias 5 e 12 haverá o tradicional bingo das mulheres.

Os festeiros contam com a presença de todos nesta grandiosa festa, tão tradicional em Cambuí.

Pela liberdade de expressãoSegundo o artigo 5º de nossa

Constituição Federal, “todo brasilei-ro, natural ou radicado, tem direito a liberdade de expressão de pensa-mento, credo (. . .)”. As redes sociais, na internet, surgem como uma gran-de ferramenta para fazer valer esta ‘ liberdade’. Lá, sem nenhum tipo de controle (a princípio), as pessoas po-dem extravasar sua raiva, alegria, angústia, entre outros. Porém, nem sempre é assim.

Para um debate sério, democráti-co, onde as opiniões sejam respeita-das, as pessoas não podem se escon-der através de máscaras ou perfis virtuais, os chamados ‘fakes’. Estes anônimos, em sua maioria, são pes-soas que desejam manifestar sua opinião, mas devido a alguma posi-ção que se encontram, não podem aparecer temendo represálias ou ameaças.

E é aí que toco num ponto: se te-

mos, por lei, o direito de nos expres-sar, por que então nos perseguem pela opinião que temos? A resposta é simples: a democracia sempre con-vém àquele que está no poder ou no controle de algo. Se nossa opinião atinge ao próximo, somos louvados por isso; porém, se ela atinge a quem está no controle, já não é aceita.

O respeito à opinião alheia deve estar sempre no primeiro plano, por mais que não gostemos do que está sendo dito ou escrito. Ataques pes-soais são nada mais, nada menos, do que falta de argumentação para re-bater ao que o outro diz. Quando se chega a este ponto, f indou-se o pro-cesso democrático de direito e pas-samos para o absolutismo.

Para encerrar, citamos aqui as palavras do filósofo Voltaire: “Posso não concordar com o que está dizen-do, mas defenderei até a morte o di-reito de dizê-lo”. Pensem nisso!

Gazeta do ValeDivulgar é investir. Anuncie!

Tel.: (35) [email protected]

OPINIÃO 05Gazeta do Vale Edição 182 - 18/04/2013

Improbidade Administrativa:Lei 8.429/92

Gestão do Clima Organizacional

Coluna Jurídica Coluna Gestão Empresarial

A Lei n. 8.429/92 manifesta-se quando o agente público aufere qualquer tipo de vantagem patrimonial em razão do exer-cício de cargo, mandato, função, empre-go ou atividade, ocorrendo enriquecimen-to ilícito; quando causa prejuízo ao erário, independente de culpa ou dolo; ou quando atenta contra os princípios da Adminis-tração Pública.

A corrupção é uma das ações que mais assolam as nações, impedindo que a po-pulação tenha acesso a políticas públicas sociais.

No Brasil, os atos de improbidade ad-ministrativa praticados com maior fre-qüência, são: superfaturamento de obra pública; aplicação irregular e desvio de verba pública; fraude em processo licita-tório; falta de prestação de contas; uso in-devido de veículos oficiais; uso de linhas telefônicas da repartição pública para fins particulares; percepção indevida de diá-rias de viagens, gratificações, propinas ou presentes e peculato.

A CF dispôs em seu art. 37, § 4º, que: “Os atos de improbidade administrativa im-portarão a suspensão dos direitos públi-cos, a perda da função pública, a indispo-

Será que as pessoas que trabalham na sua organização estão satisfeitas, moti-vadas e gostam do ambiente de trabalho? Qual é o índice de rotatividade do pesso-al? E o absenteísmo, está alto? Há picha-ções nos banheiros, conflitos entre as pes-soas, desperdício de materiais? Esses são apenas alguns indícios de que as coisas em sua empresa não andam bem.

A maioria dos empresários não tem a preocupação de saber se os seus colabora-dores estão satisfeitos, quais são os pon-tos fortes de sua organização e quais as oportunidades de melhoria em relação ao gerenciamento dos recursos humanos.

E uma ferramenta para medir esse grau de satisfação (ou insatisfação) é a pesquisa de clima organizacional, que deve ser aplicada a todos os fun-cionários, por meio de um questioná-rio impresso ou digital, garantindo o anonimato das pessoas, para que as respostas sejam fidedignas.

Muitas questões podem ser ava-liadas em uma pesquisa de clima or-ganizacional, depende do que a orga-nização quer saber: a motivação dos colaboradores, satisfação com salários

nibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível”.

As sanções previstas nesse dispositi-vo legal devem ser aplicadas no âmbito da ação civil pública. No entanto, consideran-do a independência das instâncias civil, penal e administrativa, nada impede que o mesmo ato de improbidade administra-tiva seja objeto de ação penal e de proces-so administrativo-disciplinar.

A luta contra a corrupção não se res-tringe apenas a identificar, processar e condenar as autoridades ímprobas. É ne-cessária a criação de um ambiente em que a improbidade seja punida e as decisões administrativas estejam sujeitas ao con-trole de legalidade, moralidade e trans-parência. A melhoria no nível de profis-sionalismo do serviço público também repercute na diminuição dos índices de corrupção.

Dra. Maria Tereza de Oliveira SalesOAB/MG 120.839

Dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco através do email:

[email protected]

e benefícios, satisfação com a lideran-ça, oportunidade de treinamentos e de-senvolvimento, a comunicação interna, as condições do trabalho, entre outras.

Depois de aplicada a pesquisa e com o diagnóstico do clima organizacional em mãos, é hora de analisar os pontos fracos e elaborar planos de ação para a melhoria. Essa etapa é fundamental e não pode dei-xar de ser realizada, senão não se justifica a aplicação da pesquisa.

Outra importante ação é a comunica-ção do resultado aos colaboradores, pois cria-se no ambiente organizacional uma expectativa entre os funcionários. Desta forma, seja o resultado bom ou ruim, deve ser comunicado.

Para o sucesso desta prática, é neces-sário que sejam estabelecidas metas factí-veis e que o clima organizacional seja mo-nitorado anualmente.

Izabel C. MarquesTecnóloga em Gestão de Empresas /

Coord. de Sistemas de Gestão da RhodesGraduanda em Letras – Português na

Universidade Federal de [email protected]

EDUCAÇÃO06 Gazeta do ValeEdição 182 - 18/04/2013

9ª Semana do Empreendedor reúne casos de sucessoEvento dissemina o conhecimento e a cultura empreendedora entre alunos, ex-alunos, professores, empresários, pesquisadores e pro�issionais

A 9ª Semana do Em-preendedor, evento pro-movido pelo Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – Nemp com o apoio do SEBRAE-MG e da EPTV, foi realizado entre os dias 9 e 12 de abril e reuniu lí-deres e profissionais de sucesso no mundo dos ne-gócios. Durante o primei-ro dia de atividade, os participantes assistiram à “palestra show”, com William Caldas, conside-rado pela Editora 3C do

Rio de Janeiro como um dos ‘30+’ especialistas em Motivação no Brasil

Este ano, o even-to trouxe o tema “Saia do quadrado. Empreen-da sua vida”, como forma de incentivar o empreen-dedorismo e disseminar conhecimentos. De acor-do com uma pesquisa re-alizada em Universidades Brasileiras pela Endeavor, seis em cada dez universi-tários querem abrir o pró-prio negócio, números que

incentivam o NEmp a rea-lizar eventos de estímulo ao empreendedorismo.

A nona edição da Se-mana mostrou que a ati-tude empreendedora depende de empenho, dis-posição e dedicação, como ressaltaram os ex-alunos do Instituto, Luciano An-tunes Araújo, executivo da Ericsson, com a palestra sobre os desafios do em-preendedorismo na Era do Conhecimento, e Fran-cisco Campos Junior, pro-prietário da empresa “Ar-quitetos da Pizza” com a palestra sobre franquias.

Um dos destaques da Semana foi a palestra com o empreendedor Breno Masi, da FingerTips, pri-meira empresa brasilei-ra a desenvolver aplica-tivos para iPhone. Breno apresentou na quinta-fei-ra, 11/10, a palestra “Mo-bile: futuro ou realidade?” em que retratou a história de vida empreendedora dele e mostrou que é pre-

ciso estar atento às novas tecnologias e surpreender o mercado. No mesmo dia, Flávia Couto abordou so-bre as oportunidades de geração de negócios no segmento eletromédico. Já na sexta-feira, dia 12/04, Sidney Severini, experien-te palestrante do SEBRAE encerrou a Semana com uma palestra sobre inova-ção em negócios.

Para o aluno Dener dos Santos Silva do 7º perío-do de Engenharia Elétri-ca a Semana do empreen-dedor mostra o que fazer e o que não deve ser fei-to para conseguir ser um empreendedor de suces-so. “Eu quero ter a minha empresa um dia e sempre participo desse tipo de evento porque eles trans-mitem conselhos inte-ressantes, principalmen-te, o fato de agir ao invés de ficar apenas sonhando. Esse é o maior valor que a gente tira daqui”, disse.

Durante a semana, os

alunos do Inatel também tiveram a oportunida-de de participar de cin-co minicursos que tra-taram de temas como Marketing para Serviços, Perspectivas de Merca-do, Gestão de projetos, Modelo de Negócios, en-tre outros. O aluno Se-bastião Edélcio Oliveira Realino do sétimo pe-ríodo de Engenharia da Computação participou

das palestras e minicur-sos. O estudante comen-ta que eventos como a Semana do Empreende-dor são uma oportunida-de a mais para aprender. “Toda experiência que os palestrantes trazem se somam ao conhecimento que adquirimos no curso e se tornam atributos es-senciais para o aluno ter uma sólida carreira pro-fissional”, comentou.Bruno Masi, especialista na plataforma iPhone, contou sua história

empreendedora e a história das experiências dele com a Apple

As palestras lotaram o Teatro Inatel e o Auditório Aureliano Chaves

ESPORTES 07Gazeta do Vale Edição 182 - 18/04/2013

O Itaquerão Global

Enivaldo Eiras

Sempre falei aqui neste espa-ço a forma como o Corinthians “ganhou” o estádio e a abertu-ra da Copa. Coisa que muita gen-te já sabia, outros imaginavam, mas não tinham certeza, outros achavam um absurdo, enquanto a maioria nem sonhava com isto.

Mas, em entrevista ao pro-grama “Bola da Vez”, da ESPN Brasil, o presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil revelou oficialmente como tudo aconte-ceu resumindo em uma frase dita a ele pelo ex-presidente corintia-no Andrés Sanchez: “ Kalil, estou ganhando um estádio”.

Tudo começou quando o Clu-be dos 13 ameaçava a hegemonia da Rede Globo sobre o Campeo-nato Brasileiro, abrindo concor-rência para outras emissoras. Aí, o Sr. Ricardo Teixeira, em parce-ria com a Globo, “contrataram” Andrés para detonar o Clube dos 13 e garantir mais tempo de rei-nado sobre o futebol. Para isso, deram de presente um estádio para o Corinthians e a abertura da Copa.

Mas agora fica claro que a es-perteza de Andrés terá consequ-ências no futuro junto aos clubes, pois usou de mentiras e promes-sas para enganar os mesmos, sendo que a divisão do dinheiro da Globo ficou totalmente desi-gual, favorecendo o Corinthians e o Flamengo com 120 milhões por ano, deixando os outros clu-bes com bem menos.

Que o Corinthians merecia ter um estádio é fato, um clube com uma das maiores torcidas do Brasil, não poderia ficar jogan-do de favor no Pacaembu. E teria condições de usar suas próprias

forças para isso. O que entristece é essa promiscuidade que sem-pre envolveu o futebol, e o uso de subterfúgios por parte da Globo e da CBF para prejudicarem ou-tros clubes em detrimento a um. Ainda contando com a ajuda do ex-presidente Lula, apaixonado pelo seu clube de coração, usando de sua influência para que os trâ-mites ficassem viáveis.

Quero deixar claro aqui que o clube Corinthians e sua fanática, apaixonada e maravilhosa torci-da não têm nada a ver com isso. São coisas de pessoas agindo com interesses prejudicando assim outros.

Coisa quase semelhante acon-teceu quando o São Paulo “ga-nhou” o Morumbi, do Laudo Na-tel, que fazia parte da diretoria sãopaulina. A grande diferença é que a Globo não dominava tudo naquela época.

EM TEMPO: Seguindo o “Dia sim, dia não”, que maravilha esta reação do Verdão, heim. Um time limitado tecnicamente jogan-do com o coração e abraçando o técnico é lindo demais. O Palmei-ras pode até não chegar ao titu-lo, mas nos deixa mais uma vez um grande exemplo que no fu-tebol não basta apenas ter uma grande equipe no papel, se os jo-gadores, comissão técnica e a di-retoria não estiverem em sinto-nia. E é claro, a vontade de vencer dos que realmente decidem que são os jogadores unidos dentro de campo. Tá dando gosto de ver o Verdão, com muito mais garra que muito time de grandes estre-las, mas sem foco dentro de cam-po. Espero que vá longe.

Vem aí a 14ª Noite do Vinho e do Queijo

Dia 08 de junho na Pousada CambhuyShow com José HamiltonRealização: ROTARY CLUB DE CAMBUÍ

VEÍCULOS08 Gazeta do ValeEdição 182 - 18/04/2013

O que cuidar na hora de comprar um carro usado?

Por um preço que não chega ao dos “pe-lados” das concessionárias, muitos estão no mercado com menos de 10 mil quilômetros rodados e contam com opcionais que valo-rizam o produto. O grande problema, para quem não entende de mecânica é o medo de deixar passar um defeito grave, que vá levar a um investimento maior que o calculado.

Para ajudar, trazemos algumas dicas indicando o que deve ser olhado pelo con-sumidor na hora de investir num usado. E, sempre é bom lembrar, levar o veículo a um mecânico de sua confiança antes de fe-char o negócio também é importante.

O que pode indicar um problema mecânico

- Ligue o carro e acelere. Preste atenção no barulho do motor. Ouvir ferro com fer-ro batendo, por exemplo, ou qualquer ba-rulho estranho, é sinal de problema. Pode ser válvula, biela ou pino de pistão;

- Carros movidos a álcool ou gasoli-na não podem ter o barulho de um carro a diesel (pense no barulho que faz um ôni-bus quando anda);

- Confira se o barulho feito pelo carro em marcha lenta é oscilante.

Con�ira a cor da fumaça que sai do escapamento

- Fumaça preta pode significar que o veículo está desregulado na hora de mistu-rar ar e combustível. Pode significar a ne-cessidade de trocar as velas;

- Fumaça branca é condensação de ar, não indica nenhuma anormalidade e é co-mum especialmente em carros a álcool ou em dias muito frios;

- Fumaça azulada geralmente significa queima de óleo no motor e pode exigir sua re-forma completa. É um sinal de alerta grave.

Dirija e sinta a caixa de câmbioDificuldade para engate ou um ronco

nas marchas pode significar problema de rolamento na caixa, do diferencial. Confira se esses itens foram trocados em revisões programadas de fábrica.

Dicas importantes sobre o freio- Com o carro parado e desligado pise

no pedal do freio. Mantenha o pé ali e ligue o motor. Quando o carro começar a funcio-nar, você deve sentir o pedal ceder e descer um pouco, depois parar. Isso significa que o freio deve estar ok;

- Se o pedal seguir descendo pode ha-ver problema no cilindro mestre, escapan-do fluido ou ar;

- Se o pedal não ceder ao ligar o motor, também é um indicativo de problema.

Atenção para os pneusPneus gastos de forma diferente e “co-

midos” por dentro estão fora da geometria, o que pode significar até um problema de suspensão.

Óleo- Verifique se o nível de óleo lubrifican-

te está entre os níveis indicados na man-gueira de medidas;

- Confira também se a cor do óleo não está muito escura;

- Cheque a data e a quilometragem da última troca de óleo;

- Peça a um mecânico de confiança ve-rificar se não há borra de óleo no motor, pois isso pode causar entupimento das vias de lubrificação.

Lataria e vidros- A presença de emendas de solda signi-

fica que o veículo já sofreu batidas; - Dê batidinhas na lataria e procu-

re diferença de som: isso pode signifi-car uma emenda de massa plástica em algum local;

- Diferenças de cor na pintura (uma porta mais escura, por exemplo) podem in-dicar a mesma coisa;

- Confira se os vidros têm impresso o número do chassi, pois pode indicar a ne-cessidade de uma troca resultante de fur-to ou acidente;

- Procure por pontos de ferrugem; - Lembre-se: a lataria tem de cinco a

seis anos de garantia de fábrica.

CIDADES 09Gazeta do Vale Edição 182 - 18/04/2013

Equipe de Cambuí conquista bons

resultados em Santa RitaDa redação

A cidade de Santa Rita do Sa-pucaí promoveu no dia 31 de março a 1ª Copa Santaritense de Mountain Bike Maratona. Com dois percursos, um de 38 km na categoria Sport, e outro de 58 km na categoria Pro, o even-to contou com a participação de mais 100 atletas da região, in-clusive ciclistas de Cambuí da ASCICAM (Associação Ciclística Cambuiense), que alcançaram grandes marcas.

Os destaques nessa prova foram os atletas Tiago Daniel que, mesmo com uma queda no fim da prova, conseguiu manter uma boa colocação e ficou em 2° na geral Pró, e Giovani Teodoro, que em sua segunda prova no esporte sagrou-se campeão da etapa.

A equipe da ASCICAM vem destacando nas competições re-gionais e fora do estado, e vem contando neste ano com o apoio de diversas empresas cam-buienses.

A Copa Santaritense de Mountain Bike Maratona volta a ser realizada agora no dia 7 de julho, com um novo percurso.

Confira os resultados obti-dos pelos atletas da equipe:

José Roberto Camargo: cam-peão na categoria Pró Over 50

Giovani Teodoro: campeão na categoria Júnior Sport

Tiago Daniel: 2º lugar na ca-tegoria Sub-30 Sport

David Moreira: 3º lugar na categoria Sub-25 Sport

Luiz Fábio Jr: 3º lugar na ca-tegoria Sub-35 Pró

Lucas Urias: 3º lugar na ca-tegoria Junior Sport

Começou o campeonato municipal em Cambuí

Da redação

Teve início no último do-mingo, 14, o Campeonato Mu-nicipal de Cambuí. Os jogos são realizados no Estádio Muni-cipal Monte Castelo. São nove equipes, dividas em três gru-pos, disputando o título.

Na Chave A estão Santa Cruz, Nós Travamos e Penha-rol; na Chave B jogam Cabo Frio, Jaraguá e Holanda; por fim, na Chave C se enfrentam

Unidos da Vila, Corinthians e Botafogo. Todos jogam contra todos dentro de seus grupos. Classificam-se os dois primei-ros colocados e os dois melho-res terceiros.

Na abertura se enfrentaram Santa Cruz x Penharol e Jara-guá x Cabo Frio.

A próxima rodada acontece no próximo domingo, 21, entre Cabo Frio x Holanda e Unidos da Vila x Corinthians. Os jogos começam às 14h.

CASA, CONSTRUÇÃO E REFORMA10 Gazeta do ValeEdição 182 - 18/04/2013

Construção sustentávelno Brasil

A t u a l -mente há uma grande preocupação com o Meio Ambiente e cada vez mais opções sur-gem para au-xiliar na pre-servação do mesmo. Isso acontece até mesmo nas constru-ções, onde existem maneiras de construir de forma sustentável aju-dando o meio ambiente. Por isso hoje vamos falar sobre a constru-ção sustentável no Brasil, onde po-derão construir e auxiliar no meio de economizar energia, água e ain-da fazer uma construção eficiente.

O primeiro passo ao construir casa sustentável é pedir auxilio ao arquiteto ou engenheiro de que forma você poderá construir de forma sustentável e ainda econo-mizar, uma boa pedida é o aqueci-mento solar e uma cisterna para economizar água para alguns ti-pos de utilização. Além disso, hoje

em dia já existem opções de telhas, cimentos e ou-tras opções que poderão lhe auxi-liar. Então, procu-re se informar e veja de que forma você pode econo-mizar e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.

Existem alguns sites que dão vá-rias dicas na hora da construção da casa ecológica.

Os preços de casa sustentá-vel irão variar bastante dependo do material que você irá utilizar. Por isso, é recomendável a pes-quisa de preços. No entanto, algu-mas opções que auxiliam, e mui-to, na preservação são muito caras e acabam fazendo com o custo da obra aumentar bastante. Mas isso não é generalizado. Portanto, pro-cure saber mais sobre arquitetu-ra de casa sustentável para ver de que forma podemos fazer a cons-trução de forma eficiente pensan-do no Meio Ambiente.

POLÍTICA 11Gazeta do Vale Edição 182 - 18/04/2013

Seminário debate gestão municipal

Da redação

Foi realizado em Varginha, no último dia 4 de abril, o Seminário ‘Gestor Municipal: novas opor-tunidades para os municípios’. O objetivo era sensibilizar os gesto-res municipais quanto aos aspec-tos que envolvem a captação de recursos federais e estaduais, as-sim como debater a concepção de uma gestão pública eficiente e de qualidade, como instrumento de desenvolvimento e de multiplica-ção de investimentos nas mais di-versas áreas, como saúde, educa-ção, transporte e meio ambiente.

Várias autoridades regionais estiveram presentes ao evento, que foi organizado pelo deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB) e o deputado estadual Dinis Pi-nheiro (PSDB). O vice-gover-nador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP) também pres-tigiou o evento, além de outros deputados estaduais.

“A boa gestão, na verdade, se traduz em benefícios para toda população, como educação de melhor qualidade, saúde mais

efetiva, com menos filas, com mais obras de infraestrutura”, disse o deputado federal Danilo de Castro. “Hoje a figura do pre-feito está desaparecendo. Está aparecendo a figura do escravo, diante da escassez de recursos financeiros”, afirmou o deputa-do estadual Dinis Pinheiro.

Alberto Pinto afirmou que o seminário é uma estratégia para orientar os gestores municipais para ampliar a forma de condu-zir os municípios. “Naturalmen-te não podemos continuar de pi-res na mão, recorrendo a Brasília, à União Federal”, disse.

Além disso, também foi lan-çado o site ‘Oi Prefeito’ (www.oiprefeito.com.br), cujo objetivo é servir de guia aos administra-dores municipais para saberem de projetos e recursos dispo-níveis. “Hoje, muitos prefeitos, principalmente das cidades me-nores, têm dificuldades em sa-ber quantos programas existem no Governo Federal, quais os documentos. E, com isso, a po-pulação sai perdendo”, disse Ro-drigo de Castro.

Câmara de Córrego reduz para 5% índice de movimentação na LOA

Da redação

A Câmara de Córrego do Bom Je-sus aprovou, por seis votos favorá-veis, a redução para 5% no índice de movimentação do orçamento. Esta margem é o limite que o Poder Exe-cutivo terá para criar despesas sem precisar de consulta do Legislati-vo. Antes, esta margem era de 40%. O Projeto de Lei 08/2013 foi vota-do na sessão ordinária do dia 10 de abril. Votaram a favor os vereadores João Gabriel Dias Ribeiro (PR), Fer-nanda Chiaradia (PV), Antonio Ho-nório (DEM), Gonçalo Inácio (PR), Maurício Alves (PR) e Carlos Henri-que (PP). Votaram contra os verea-dores Maximiano Finamor (DEM), Messias Paulo (DEM) e Dorival Do-nizete (PP).

Segundo o presidente da Casa de Leis, Carlos Henrique da Silva (PP), o objetivo não é travar a Pre-feitura, mas sim, saber onde e como serão gastos os recursos munici-pais. “O que queremos é saber onde e como serão gastos os recursos, e não por livre vontade do Execu-tivo, através de um decreto, como era antes. Esta é a nossa função en-

quanto vereadores”, explicou.O presidente também esclare-

ce que não é objetivo da Câmara dificultar os trabalhos do prefeito municipal. “Veja bem, não vamos dificultar em nada para a Prefei-tura. Se vier um projeto de suple-mentação para cá, iremos analisar e, se for para o bem público, será aprovado”. Prova disso é que, na mesma sessão, o Executivo enviou um Projeto de Lei repassando R$ 38 mil para o Instituto Claretiano de Educação e Assistência, sendo aprovado por todos.

O que é o projeto – O texto aprovado pelos vereadores alte-ra a redação do inciso I, do artigo 2º da Lei nº 1.163, de 27 de dezem-bro de 2012, a Lei Orçamentária Anual, que ficou assim estabeleci-da: “I – abrir créditos suplementa-res, respeitadas as demais prescri-ções constitucionais e nos termos da Lei Federal nº 4.320/1964, até o valor correspondente de 5% (cin-co por cento) do montante previsto nesta Lei”.

O assessor jurídico da Câmara, João Luis Lopes, fez uma explanação falando sobre o projeto e sua cons-

titucionalidade. Ele disse que a LOA estabelece receitas e fixa as despe-sas. Qualquer alteração neste qua-dro deve passar pela Câmara de Ve-readores. “Porém, esta lei de 1964 diz que o balanceio do gasto pode ser feito por decreto e não vem para a Câmara, pois ela estabelece um li-mite, que é aprovado pelo Legisla-tivo”, disse. E este limite, segundo a lei aprovada no ano passado, era de 40%.

A redução proposta pelo Presi-dente da Câmara é que o Legislativo possa estar ciente das suplementa-ções de gastos do Executivo. “Todos os remanejamentos terão que pas-sar pela Câmara Municipal e cabe a nós discutirmos se aprovamos ou não. Vamos esquecer esta ideia de que queremos amarrar o prefeito. Queremos que o município vá para frente”, disse Carlos Henrique.

“A partir de agora a Câmara de Vereadores terá uma nova cara. Es-tamos aqui para trabalhar. Se ele precisar de uma autorização nossa em projetos que sejam para o bem do município, convocaremos até reuniões extraordinárias que forem possíveis”, concluiu.

SAÚDE14 Edição 182 - 18/04/2013

Sábado, 20, é o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe

A Campanha Nacional de Vaci-nação contra o Vírus Influenza teve início nesta segunda, 15, e vai ser re-alizada até o dia 26 de abril, sendo o sábado, 20, o dia “D” da Vacinação. O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infec-ções pelo vírus Influenza.

A vacina deste ano é trivalen-te, combate os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A proteção começa a ocorrer em torno de duas a três se-manas e atinge o pico máximo em quatro a seis semanas.

Em Minas Gerais, com o slo-gan “Gripe. Não Vacile, Vacine-se!”, a campanha pretende vacinar 80% da população-alvo definida pelo Ministério da Saúde. Na região atendida pela Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (SRS/PA), que engloba 53 municí-pios, a expectativa é que 190 mil pessoas sejam vacinadas.

A imunização é realizada em 119 Postos de Saúde, que funcio-nam de segunda a sábado das 8h às 17h. Nos bairros rurais e de difícil acesso, haverá Postos de Vacinação

Volantes e a vacinação será realiza-da em locais e horários determina-dos pelos Agentes de Saúde e pre-viamente divulgados à população.

Para o desenvolvimento regio-nal da campanha, a SRS/PA, por meio da Coordenação de Imuniza-ção, realizou, no início deste mês, reuniões preparatórias para os

profissionais do setor de vacinação e os coordenadores de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Público-Alvo da campanha - A população-alvo da campanha de vacinação é composta por indiví-duos a partir dos 60 anos, profis-sionais da saúde que fazem o aten-dimento a pessoas com sintomas

Telefax: (35) 3431-4243Um novo conceito em farmácia

de gripe, indígenas, crianças com idade entre seis meses a dois anos, gestantes - que anteriormente não integravam o grupo, puérperas - mulheres no período de até 45 dias após o parto, além de porta-dores de doenças crônicas, presi-diários e outras pessoas em condi-ções clínicas especiais.

A vacina é administrada anu-almente e em dose única e, para ser imunizado, basta o interes-sado comparecer a um Posto de Saúde cadastrado. Já a vacinação de portadores de doenças crôni-cas depende de prescrição médi-ca, que deve ser apresentada pelo paciente no ato da imunização.

O superintendente regional de Saúde, Gilberto Carvalho, en-fatiza que “é essencial a partici-pação das pessoas que integram o público-alvo da Campanha na vacinação, para evitar possíveis agravos.”

Contraindicação - A imuni-zação contra a gripe é contrain-dicada para pessoas que já apre-sentaram reação aguda à vacina ou que possuem alergia grave

relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.

Para estas pessoas é indicada a prevenção por meio dos cuida-dos com a higiene, como a lavagem das mãos e a manutenção dos am-bientes limpos e arejados. Em al-gumas situações, é recomendada uma consulta médica.

Pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves de-vem adiar a vacinação até a melhora do estado de saúde, a fim de não se atribuir à vacina as manifestações da doença previamente adquirida.

Reações Adversas - Após rece-ber a vacina contra a gripe, a pessoa pode ter, no local da aplicação, dor, aumento da sensibilidade, verme-lhidão e enrijecimento, manifesta-ções que geralmente desaparecem em 48 horas. Também podem ocor-rer outras reações leves como febre, mal estar e dor muscular, as quais podem começar entre 6 e 12 horas após a vacinação e persistir por um a dois dias. Estas manifestações são mais frequentes em pessoas que não tiveram contato anterior com a vacina (a exemplo de crianças).

SAÚDE 15Edição 182 - 18/04/2013

Cambuí agora tem EquoterapiaFoi inaugurado no domingo, 7 de abril,

o Centro de Equoterapia Oficina de Cor-pos Elegantes. Localizado no Bairro dos Vazes (cerca de 20 minutos do centro de Cambuí), o local foi totalmente construí-do visando o bem-estar do paciente, pro-porcionando uma recuperação imediata.

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades municipais e de toda região. Segundo a proprietária, Tali-ta Machado, a ideia surgiu depois de um curso feito em Bragança Paulista/SP, em

meados do ano passado. “É algo que estava carente em Cambuí. As mais próximas es-tavam em Pouso Alegre e Bragança”, disse.

Segundo a fisioterapeuta, a Equo-terapia traz inúmeros benefícios aos portadores de necessidades especiais, como o ganho de equilíbrio, força mus-cular, diminui a ansiedade, auxilia na estimulação dos membros e ganho de sensibilidade. “Isso em contar na ale-gria das crianças”, completa.

As sessões duram até meia hora,

duas vezes na semana. No local, além das baias dos cavalos e da arena onde é feita a sessão, também existe uma sala de fisioterapia e administração. Além de todo trabalho motor, o local também contará com a ajuda da psicó-loga Emilene Bueno.

O objetivo é que se possa fazer um con-vênio com a Prefeitura e a APAE para aten-dimento aos alunos, em torno de 105 crian-ças. “Já tivemos algumas conversas e, em breve, poderemos ter novidades”, disse. Na

ocasião, o prefeito Dirceu Dias e a vice Ro-sely Moraes, que também é secretária de Saúde, estiveram prestigiando.

Homenagem – Na ocasião foi fei-ta uma grande homenagem ao senhor João Rodrigues Machado, mais conhe-cido como ‘João Neco’, que é o proprie-tário das terras onde foi instalada a Equoterapia. Ele é avô de Talita e cedeu a área para que a neta realizasse seu sonho. Muito emocionada, ela cumpri-mentou o avô, agradecendo-o por tudo.

Informações: Unidade 1 - (35) 3431-6042 - R. Cel Lambert, 701 - Centro - Cambuí / Unidade 2 - (35) 3431-3675 - R. Lino Lopes da Conceição, 247 - Centro - Cambuí

Gazeta do Vale

Informe Publicitário

SRS realiza capacitação de Agentes de Combate à DengueDa redação*

A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nesta terça-feira, 16, a capacitação de novos Agentes de Com-bate à Dengue dos municípios de Santa Rita do Sapucaí, Bom Repouso e Sapucaí Mirim.

Os municípios realizaram a contratação dos agentes, os quais já receberam treina-mento prático e agora vão ter a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre preenchimento de formulários, cálculos de inseticida e sobre

outras atividades que vão desenvolver du-rante a atuação no combate à dengue.

Capacitação de Médicos - Na última quinta feira, 11, a SRS/PA capacitou médicos para o manejo clínico de pacientes com sus-peita de dengue. A capacitação contou com a presença de médicos de 15 municípios da ju-risdição da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, Agentes de Saúde, Co-ordenadores dos Núcleos de Epidemiologia e Atenção Primária à Saúde, além de militares

do 14º GAC (Grupo de Artilharia de Campa-nha), que foram convidados pela SRS.

Os participantes foram informados so-bre as áreas de risco, o número de municí-pios que têm habitantes com suspeita de dengue e o número de casos da doença con-firmados na região.

A capacitação foi ministrada pelo médi-co infectologista Breno Cesar Diniz Pontes, o qual explicou que a fêmea o Aedes Aegipti, o mosquito transmissor da dengue, utiliza en-

zimas do corpo humano para agilizar o nas-cimento de novos mosquitos, além de trans-mitir a doença por meio da picada.

O médico alertou os participantes de que, embora haja a falsa sensação de que não há dengue durante o inverno, a população está cada vez mais vulnerável ao mosquito. Segundo o Infectologista, o Aedes Aegipti, o mosquito transmissor da dengue, se adap-tou em diversas regiões.

*Hugo Ferreira/SRS-Pouso Alegre

GASTRONOMIA16 Gazeta do ValeEdição 182 - 18/04/2013

Lasanha de Macarrão Instantâneo- 2 pacotes de macarrão instantâneo (160g)- 1 ½ xícara (chá) de molho de tomate (350g)- ¾ xícara (chá) de requeijão (170g)- ¾ xícara (chá) de água (180ml)- ¾ xícara (chá) de presunto picado (110g)- 1 xícara (chá) de muçarela ralada (120g)- queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo1°- Pegue dois pacotes de macarrão

instantâneo e abra separando em 2 par-tes. Coloque o macarrão instantâneo em uma tigela e adicione água fervente até cobrir o macarrão. Deixe hidratar por 2 minutos. Retire o macarrão instantâneo com cuidado para não quebrar. Reserve.

2°- Coloque em uma outra tigela 1 ½ xícara (chá) de molho de tomate, ¾ xíca-ra (chá) de requeijão e ¾ xícara (chá) de água e misture.

3°- Em um refratário (16 cm X 22 cm), coloque uma porção da mistura de molho de tomate (feito acima) espalhando bem.

Coloque uma camada de macarrão instan-tâneo, uma camada de molho, uma cama-da de presunto, uma camada de muçare-la, mais uma camada de molho, mais uma camada de macarrão instantâneo. Termi-ne com o molho de tomate e salpique queijo parmesão ralado a gosto. Leve ao forno alto a 250°C por +/- 20 minutos ou até derreter o queijo. Retire do forno e sirva em seguida.

Fonte: Receitas.com

CIDADES 17Gazeta do Vale Edição 182 - 18/04/2013

Cadeia de Extrema vira presídio; unidades de Camanducaia e Cambuí são desativadas

Da redação

A cadeia pública de Ex-trema, no Sul de Minas, foi transformada em presídio e agora terá a coordenação e regras da Subsecretaria de Administração Prisio-nal (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social. As cadeias de Camanducaia e Cambuí, da mesma região, também foram desativadas e tiveram seus presos trans-feridos para o novo presídio e para as unidades de Pouso Alegre e Três Corações. Com a assunção e desativação das cadeias das três cidades pela Suapi, a Polícia Civil, respon-sável pela administração das unidades, f ica agora libera-da para desenvolver ações de investigação.

Com o novo presídio, a unidade de Extrema promo-ve mudanças estruturais que vão desde o uso de unifor-

me obrigatório para os de-tentos até a visitação, que só será permitida após o visi-tante fazer seu cadastro na portaria, com apresentação de documentos que incluem atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF. O presídio de Extrema é o 131º administrado pela Subsecretaria de Adminis-tração Prisional.

“O procedimento contri-bui para fortalecimento da segurança e também o au-mento da sensação de se-gurança”, ressaltou o supe-rintendente de Articulação Institucional e Gestão de Va-gas da Administração Prisio-nal, Pabloneli Souza Vidal. Ele comandou a transferên-cia dos presos nos últimos dias, até o f im do procedi-mento, na noite de quarta--feira, 10.

Procedimento tranquilo -

De acordo com o superinten-dente Pabloneli, a assunção foi realizada com tranqui-lidade e de forma conjunta pelas Polícias Civil e Militar além de agentes penitenciá-rios dos Presídios de Itajubá e Pouso Alegre. “Nos últimos dias detentos foram condu-zidos para o pátio, onde ti-veram os cabelos cortados e receberam os uniformes. Houve limpeza nas celas e to-dos receberam kits contendo produtos básicos de higiene e uso pessoal”.

Desde o último dia 10, 16 agentes penitenciários espe-cialmente treinados passam a assumir a função de guar-da e escolta de presos no Presídio de Extrema. Na uni-dade, os detentos terão aten-dimentos jurídico, social, odontológico, médico, psico-lógico e quatro refeições di-árias, com cardápio supervi-sionado por nutricionista.

CIDADES18 Gazeta do ValeEdição 182 - 18/04/2013

Disk Pizza

Disk MedicamentosDisk Serviços

Disk Gás e Água

Disk Serviços

Disk Marmitex

Disk Marmitex

Disk tudo Cambuí

Shopping de Pouso Alegreé inaugurado

Carla Barbosa

so na inauguração foi um pedido dos lojistas e o atraso da libera-ção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transpor-te (DNIT) para o acesso ao sho-pping pela BR-459.

Um acesso provisório foi libe-rado, porém, por recomendação no Ministério Público Federal, o DNIT determinou a paralisação das obras alegando falta de se-gurança e não fluidez no tráfego. Outro acesso provisório pode ser feito, mas precisa passar por nova avaliação. Até lá, o acesso é

mantido por meio de uma limi-nar obtida na Justiça, mas, não poderá existir obras na área a 50 metros da rodovia.

O acesso definitivo ao shop-ping, de acordo com o DNIT, de-verá ser feito por um viaduto.

O shopping vai funcionar de segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, das 14h às 22h. O estacionamento terá cus-to de R$ 3,00 por cinco horas, e R$1,00 por hora adicional. Po-rém, no primeiro mês de funcio-namento, ele não será cobrado.

Após imprevistos que levaram ao adiamento da inauguração, que seria no dia 21 de março, o Serra-Sul Shopping, em Pouso Alegre, abriu as portas na última terça-fei-ra. Avaliado em R$ 150 milhões, o empreendimento ocupa uma área construída de 145.000 m².

Em seu primeiro dia, apenas 18, das 143 lo-jas estão funcio-nando. Até o dia das mães, serão 30, segundo as-sessoria. Na pra-ça de alimenta-ção, apenas uma rede de fast food está pronta para receber o públi-co e o cinema só será aberto a partir do dia cin-co de junho.

Dois dos motivos que causaram atra-

Luis Cesar da Fonseca

Teatro de Rua em CambuíNo dia 13 de abril, a Companhia de Teatro dos Dissimulados realizou sua

primeira apresentação no centro da Praça da Matriz em Cambuí. Foi uma apre-sentação ao ar livre, onde cada ator manifestou seus sentimentos de forma te-atral, com o tema “amor” e suas várias faces. A Cia de Teatro dos Dissimulados nasceu em 18 de janeiro de 2013, criada pelos atores Jessica Lambert, Mateus Marques e Emilia Santos. Hoje possuí 8 artistas, incluindo o sonoplasta Vini-cius e a figurinista Adriana Veloso.

O grupo tem como propósito enriquecer a cultura da cidade de Cambuí, mostrando a magia do Te-atro em varias formas de expressão. Informações: www.facebook.com/CompanhiaDeTeatroDissimulados).

SOCIAL PET 19Gazeta do Vale Edição 182 - 18/04/2013

Hoje, você terá que lidar com um di-lema. A Lua diz que você vai estar numa fase emocional mais recolhi-da, enquanto Plutão revela o desejo de se destacar profi ssionalmente. Te-nha cuidado para não perder o foco de suas necessidades familiares.

Tudo que esti ver relacionado à co-municação, viagem, deslocamen-to, ensino ou mudança vai receber o apoio das estrelas hoje. Este é o momento certo para se aprofun-dar nos assuntos que mais lhe in-teressam.

Terá necessidade de avaliar o que é importante e o que já não serve mais para você. Será necessário se livrar da dor do apego pelo que já não tem função em sua vida. Mudanças nos seus valores e princípios também po-dem ocorrer nesta fase.

Pense nas diferenças individuais como um fator de complementaridade, seja nas relações de trabalho, estudo ou afeto. É hora de deixar a sua individu-alidade de lado e somar forças com as pessoas que comungam dos mesmos ideais que você.

Mantenha a sua discrição habitual a res-peito da sua vida profi ssional. Você se senti rá mais confortável se puder man-ter o anonimato no seu trabalho. O as-tral revela uma certa impotência diante de uma tarefa ou compromisso.

Vai se senti r muito melhor na compa-nhia dos amigos e das pessoas mais pró-ximas. Busque o apoio daqueles que têm os mesmos objeti vos que você. Não faltará companhia para quem busca um pouco de diversão nesta quarta-feira.

Medite sobre as coisas que você valoriza e veja se há correções a fazer em seu comportamento. O dia revela que é hora de avaliar o que vale ou não a pena em sua vida. Liberte-se do apego pelas coisas que já não fazem mais senti do para você.

Hoje é um bom dia para aparar as arestas nas rela-ções em geral. Deixe a sua individualidade de lado e trabalhe em conjunto com quem pode colaborar com os seus planos. Interagir é a palavra de ordem nesta quarta-feira.

Trabalho que favoreça o anonimato está prote-gido pelos astros. Evite fi car em evidência, assim conseguirá driblar melhor os obstáculos. Você pode ter êxito em pesquisas e tarefas que exijam concentração e sigilo profi ssional.

Quanto mais você se identi fi ca com o seu tra-balho, maior será o prazer e a sati sfação em fazê-lo. Este é um bom dia para lidar com o público e mostrar o seu interesse e o seu en-volvimento com as suas responsabilidades.

Não deixe que o comodismo atrapalhe as suas metas. Você pode se deparar com um dilema neste dia! Há um níti do dese-jo de se destacar profi ssionalmente, mas você não deve perder o foco de suas ne-cessidades familiares e emocionais.

Não tenha medo de propagar suas crenças e opiniões. Hoje é um bom dia para quem trabalha na área educacio-nal ou com publicidade. Confi e no seu poder de comunicação e tudo irá fl uir conforme planejou.

Horóscopo

Mel - olha só que doçura, pronta para tirar uma soneca em sua cama preferida.

Loro - Não sou famoso como o da TV (Loro José), mas faço mui-to sucesso na minha cidade.

NINA – Está desaparecida a mais ou menos 30 dias, se al-guém encontrar ou viu em al-gum lugar, favor entrar em con-tato pelo numero (35)84352736

Olá, sou o Estopinha, sou pe-queno, já fui castrado e estou no jornal procurando uma famí-lia para ser minha. ONG Quem Ama Cuida 3431-3151

Olá sou Marley, preciso de uma fa-mília que me respeite e me ame, adoro crianças, sou muito bonzi-nho e obediente. Já sofri muito nas ruas, me leve para casa? ONG Quem Ama Cuida 3431-3151

CIDADES 20 Gazeta do ValeEdição 182 - 18/04/2013

Prefeitura e Santa Casa se reúnem para estreitar parceriaDa redação*

O prefeito de Estiva, João Marques Ferreira (PT), e inte-grantes de sua equipe se reuni-ram na última quinta-feira (11) com representantes da empre-sa CTS, que administra a Santa Casa e Maternidade Nossa Se-nhora de Fátima, e com funcio-nários da entidade filantrópica. De acordo com o provedor Sá-vio Marques da Costa Ferreira, o encontro serviu para a admi-nistração municipal e o hospi-tal “alinharem conceitos e obje-tivos”, fortalecendo a parceria entre as duas instituições.

Na abertura da reu-nião, Nivaldo Rodrigues, coor-denador da CTS, destacou que “o foco da parceria entre a Pre-feitura e a Santa Casa é o ser-viço de urgência e emergência” oferecido pelo Pronto-Aten-dimento. Nivaldo esmiuçou as diferenças entre pronto-aten-dimento e pronto-socorro, afir-mando que o segundo tipo de unidade tem custo três vezes maior. Em Estiva, o serviço de urgência e emergência da San-ta Casa é mantido pelo Municí-pio, com subvenção anual de R$ 780 mil.

A administradora do

hospital, Maria de Lourdes Di-niz, disse que o apoio financei-ro da Prefeitura tem sido fun-damental para manter a casa de saúde em funcionamento. Ao narrar as dificuldades do período de transferência para o novo prédio, ela lembrou que há três anos a instituição não possuía sequer alvará sanitá-rio. Maria de Lourdes citou a montagem do centro cirúrgi-co como exemplo das recentes conquistas obtidas pela admi-nistração da Santa Casa.

*Com informações da Prefeitura Municipal Governo municipal e administração do hospital se reuniram

para “alinhar conceitos e objetivos”

Divulgação

SOCIAL 21Gazeta do Vale Edição 182 - 18/04/2013

Fabiana e Josimar se casaram no dia 30 de março. Felicidades!

Eveline e Renildo se casaram no últi-mo dia 13 de abril, em Itapeva/MG. Stênio e Ediene se

uniram em matri-mônio no dia 6 de abril, em Cambuí/MG. Parabéns!

As lindas irmãs gêmeas Dayse e Damile apagaram mais

uma velinha dia 17 de abril.

Parabéns e muitas felicidades

as duas.

Os irmãos Marta, Ivo e Marcelino fazem aniversário nesta semana. Marta, no dia 18; Ivo, dia 16; e Marcelino, dia 20. A família os parabeniza.

Tainah e Frederico se casaram no dia 12 de abril, em Cambuí/MG. Felicidades!

Parabéns Eduardo e Talita pela linda homenagem ao avô, João Neco, na inaugu-ração da Equoterapia, em Cambuí

CIDADES22 Gazeta do ValeEdição 182 - 18/04/2013

SIRLEI DE MEDEIROS, Oficiala do Registro Civil da cidade de Cam-buí – MG, na forma da lei.

Faço saber que pretendem se casar:CARLOS ALBERTO DE SOUZA e

DALVA FR ANCISCA DA CUNHA. ELE é natural de Senador Amaral - MG, de profissão cabeleireiro, estado ci-vil divorciado, nascido em 15 de de-zembro de 1956, residente e domi-ciliado na Rua Vereador Benedito Artur de Mello, 174, Jardim Ana Ma-ria, Cambuí - MG, f ilho de JOSÉ MA-RIA DE SOUZA (falecido) e ADELI-NA DIAS DE SOUZA (falecida). ELA é natural de Cambuí - MG, nascida em 12 de maio de 1965, de profissão professora, estado civil divorcia-da, residente e domiciliada na Rua Vereador Benedito Artur de Mello, 174, Jardim Ana Maria, Cambuí - MG, f ilha de PLACIDIO GONÇAL-VES DA CUNHA e DEA NASCIMEN-TO MARQUES DA CUNHA, naturais de Cambuí MG, residentes e domi-ciliados na Rua Capitão Zeferino de Brito Lambert, 41, Vila Santo Anto-nio, Cambuí-MG.

Faço saber que pretendem se casar:ELIAS BENTO DA SILVA e ELI-

ZÂNGELA MARQUES FERREIR A. ELE é natural de Guarulhos - SP, de profissão autônomo, estado ci-vil solteiro, nascido em 30 de março de 1979, residente e domiciliado na

Editais de CasamentoRua Sebastião Ferreira da Silva, 201, Vila Santo Antonio, Cambuí - MG, f i-lho de BENEDITO BENTO DA SILVA e VICENTINA CÂNDIDA DA SILVA, na-turais de Senador Amaral MG, resi-dentes e domiciliados na Rua José Luís Tavares da Silveira, 23, centro, Senador Amaral-MG. ELA é natural de Cambuí - MG, nascida em 26 de março de 1980, de profissão auxi-liar de serviços gerais, estado civil solteira, residente e domiciliada na Rua Sebastião Ferreira da Silva, 201, Vila Santo Antonio, Cambuí - MG, f i-lha de JOSÉ MARQUES FERREIR A (falecido) e PETRONILIA FURQUIM DA LUZ FERREIR A, natural de Cam-buí MG, residente e domiciliada na Rua João Fidelis Vaz, 14, bairro Va-zes, Cambuí-MG.

Faço saber que pretendem se casar:LUIZ CLAUDIO ALVARENGA PE-

REIR A e LEANDR A DE OLIVEIR A NOGUEIR A. ELE é natural de Córre-go do Bom Jesus - MG, de profissão funcionário público municipal, es-tado civil divorciado, nascido em 26 de novembro de 1961, residente e domiciliado na Rua Doze de Dezem-bro, 393, centro, Córrego do Bom Je-sus - MG, f ilho de AFONSO MESSIAS PEREIR A (falecido) e ZILAH APA-RECIDA ALVARENGA PEREIR A, na-tural de Córrego do Bom Jesus MG, residente e domiciliada na Rua Co-ronel Emiliano, 15, centro, Córrego

do Bom Jesus-MG. ELA é natural de Cambuí - MG, nascida em 21 de ou-tubro de 1978, de profissão funcio-nária pública municipal, estado ci-vil solteira, residente e domiciliada na Rua Antonio Matias de Almeida, 40, bairro São José, Cambuí - MG, f i-lha de OLIVEIRO ALMEIDA NOGUEI-R A e BENEDITA IR ACLIDES DE OLI-VEIR A NOGUEIR A, naturais ele de Consolação MG e ela de Itapeva MG, residentes e domiciliados no Bair-ro Bom Sucesso, Córrego do Bom Je-sus-MG.

Faço saber que pretendem se casar:MAURICIO DE SOUZA EVALIS-

TO e R AQUEL GONÇALVES DE SOU-ZA. ELE é natural de Caieiras - SP, de profissão auxiliar de expedição B, estado civil solteiro, nascido em 11 de novembro de 1987, residente e domiciliado na Rua Vereador José Bueno Silva, 655, Vila Nossa Senho-ra Aparecida, Cambuí - MG, f ilho de MAURO EVALISTO e EDI DE SOUZA DA CONCEIÇÃO, naturais de Mauá SP, residentes e domiciliados na Rua João Fanuchi, 228, Vila Nossa Senho-ra Aparecida, Cambuí-MG. ELA é na-tural de Santo André - SP, nascida em 19 de maio de 1994, de profis-são do lar, estado civil solteira, re-sidente e domiciliada na Rua Verea-dor José Bueno Silva, 655, Vila Nossa Senhora Aparecida, Cambuí - MG, f i-lha de JAIME GONÇALVES DE SOUZA

e MARIA LUIZA SOARES DE SOUZA, naturais de São João da Ponte MG, residentes e domiciliados no bair-ro São Benedito, Córrego do Bom Je-sus-MG.

Faço saber que pretendem se casar:PAULO APARECIDO PEREIR A e

EDNÉIA LOPES COUTINHO. ELE é na-tural de São Paulo - SP, de profissão metalúrgico, estado civil divorcia-do, nascido em 14 de julho de 1970, residente e domiciliado na Rua José Porfirio Marques, 814, Jardim São José, Cambuí - MG, f ilho de IDEVAL PEREIR A DIAS e MARIA APARECI-DA DIAS, naturais de Cambuí MG, re-sidentes e domiciliados na Rua Ju-venal de Brito Lambert, 37, bairro Santa Edwiges, Cambuí-MG. ELA é natural de Rondonópolis - MT, nas-cida em 04 de outubro de 1979, de profissão agente comercial, esta-do civil divorciada, residente e do-miciliada na Rua José Porfirio Mar-ques, 814, Jardim São José, Cambuí - MG, f ilha de NELSON BERNARDO COUTINHO (falecido) e MARIA LEO-NINA LOPES COUTINHO, natural de São João da Mata MG, residente e do-miciliada no mesmo endereço da de-clarante.

PATRÍCIA PEREIR A LIMA, Ofi-ciala do Registro Civil da cidade de Córrego do Bom Jesus – MG, na for-ma da lei.

Faço saber que pretendem se casar:Henrique Alves de Lima e Julia-

na de Arruda.Ele é natural de São Paulo-SP, com 34 anos de idade, operador de empilhadeira, soltei-ro, nascido em 29 de maio de 1978, residente e domiciliado na Rua Joa-quim Francisco Soares, n° 366, nes-te Município de Córrego do Bom Je-sus-MG, f ilho de Antonio Alves de Lima, (nascido em 10/03/1953) e Maria de Fátima Alves de Lima (fa-lecida em 06/10/1956), ambos re-sidentes na Rua Joaquim Francis-co Soares, n° 364, Córrego do Bom Jesus-MG. Ela é natural de Mauá--SP, com 31 anos de idade, do lar, solteira, nascida em 26 de abril de 1981, residente e domiciliada na Rua Joaquim Francisco Soares, n° 366, neste Município de Córrego do Bom Jesus-MG, f ilha de Lourdes Aparecida de Arruda (nascida em 18/12/1956), residente na Rua José de Brito Lambert, n° 371, Cambuí--MG.

Apresentaram os documentos

exigidos pelo Artigo 1525 do Código Civil, sob n.º I e III e IV. Se alguém tiver conhecimento de existir algum impedimento legal, acuse-o para os fins de direito. E para constar e che-gar este ao conhecimento de todos, lavro o presente para ser afixado no lugar do costume.

CLASSIFICADOS 23Gazeta do Vale Edição 182 - 18/04/2013

NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES

Vendo Sobrado, bairro Santo Antô-nio, em Cambuí, com área construída de 107 m, com cobertura hidráulica,

2 quartos, 2 banheiros, sala, cozi-nha, área de serviço e garagem. Valor R$140000,00. Tratar com proprietária

(35) 9151-3953 ou (35) 8896-6821.

Vende-se chácara, com área total de 2,5 alqueires, com

Casa, água, luz e pomar, Bairro Manoel, Cambuí-MG.Fone : (35)9167-4027

Vende-se uma casa com 6 comodos, com 3 dormitórios, situada no bair-

ro Bella Vista, Cambuí, Minas Gerais. Valor R$190.000,00 aceito caminhão

como parte do pagamento.Tel.: (35) 9207-9668 e (35)8802-1041

Vende-se um lote no bairro Col-lem c 200 m, r calçada. Valor

R$35000,00. Tratar com proprie-tária (35) 9151-3953 e (35) 8896-6821.

VENDO CHÁCARA 5730 MTS - CAM-BUÍ. Casa e local p/ morar c/ 4

dorm., sl, coz, 2wc, f. a lenha, forno, Var. em L, Tel., lago, água mina por grav.,Óti mo pomar, Bairro: Várzea do Paiol, R$160000,00 a comb. (11)

994049394, Escr. OK.

Leia os Salmos 16,23,27,91,121,por 3 dias. Mandar publicar no

terceiro dia. Fazer 1 pedido impossí-vel e 2 pedidos difí ceis.

Você verá o que acontece no 4º dia (D.C.O)

ABRIL

Compro seu ouro.Pago a vista.

R$ 60,00 o grama(Sujeito a alteração diária p/ + ou -)

R. João Moreira Salles, 109 - CambuíTel.: (35) 3431-4542

Oportunidade ÚnicaVende-se imóvel residencial e comercial centro de Santa Rita do Sapucaí/MG (primeiro quarteirão da rua da pe-dra). Terrenos juntos – ( 2 escrituras) .Casa antiga de esquina: Parte superior: 07 quartos, 03 salas, 2 banheiros, cozinha, copa, dispensa, área de ser-viço coberta, garagem para 3 carros.Parte inferior: sala, cozinha, banheiro, 2 quartos e área de serviço coberta. Área de terreno: 26 metros de frente para rua da Pedra 26 metros de fundos, 24,40 mts de comprimento de um lado e 24,00 mts de outro lado – total terreno: 629,20 m2

Barracão comercial / industrial ( 1ª. travessa da rua da pedra)Área de terreno: 9:30 mts de frente x 22,90 mts de com-primento – total terreno :213:00 m2Área total dos 2 imóveis : 842,22 m2 (35)9984-4258 (vivo) – (35)9917-2890 (vivo) – (35)8821-2890 (oi) (35)9203-3490 (tim) – (35)8401-8716 (claro).

VEM AÍ A COMÉDIA DO ANO. DE MARTINS PENA

“O CIGANO”, DO GRUPO TEATRAL UAI EM

CENA DE CAMBUÍ. EM BREVE, AGUARDEM!

CIDADES24 Gazeta do ValeEdição 182 - 18/04/2013