gazeta do vale · redação: rua padre caramuru, 787, centro, cambuí/mg, cep 37600-000. ......

16
Gazeta do Vale O Jornal que conquistou o Sul de Minas 11 de otubro de 2016 | Ano 9 | Edição 266| Distribuição gratuita SAÚDE REJEIÇÃO Novos prefeitos foram eleitos nas cidades da região. Confira Raio-X das Eleições 2016. 08-09 ELEIÇÕES 2016 Vereadores de Cambuí rejeitam Projeto de Lei da Políca Municipal de Meio Ambiente. 04 9 TALES Conversamos com o novo prefeito eleito de Cambuí, que fala como pretende conduzir o município. Pág 11 Outubro Rosa lem- bra a importância da prevenção ao câncer de mama. 05

Upload: ngothuan

Post on 09-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Gazeta do ValeO Jornal que conquistou o Sul de Minas

11 de otubro de 2016 | Ano 9 | Edição 266| Distribuição gratuita

SAÚDE

REJEIÇÃONovos prefeitos

foram eleitos nas cidades da região. Confi ra Raio-X das

Eleições 2016.08-09

ELEIÇÕES 2016

Vereadores de Cambuí rejeitam Projeto de Lei da Políti ca Municipal

de Meio Ambiente. 04

9 Gazeta do ValeO Jornal que conquistou o Sul de Minas

TALES

Conversamos com o novo prefeito eleito de Cambuí, que fala como pretende conduzir o município. Pág 11

Outubro Rosa lem-bra a importância da prevenção ao

câncer de mama. 05

EDITORIAL02 Gazeta do ValeEdição 266 - 11/10/2016

Jornal Gazeta do ValeO jornal que conquistou o Sul de Minas

ExpedienteRedação: Rua Padre Caramuru, 787, Centro, Cambuí/MG, CEP 37600-000. Telefone: (35) 3431-3047 | E-mails: [email protected] | [email protected] | www.jornalgazetadovale.com.br | Diretor geral: Gerson Benedito de Oliveira | Jornalista responsável: Luis Cesar da Fonseca (MTB 09485/JP MG) | Diagramação e arte final: Luis César da Fonseca. As matérias assinadas são de respon-sabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opnião deste veícu-lo de comunicação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anunciantes.Área de abrangência do jornal: Pouso Alegre, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Bom Repouso, Estiva, Camanducaia, Itapeva,e Consolação. Circulação quinzenal / Distribuição gratuitaImpressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG - Telefone: (35) 3421-4896

Seria o fim do PT?Decretar o fim da

existência de uma orga-nização sempre é uma tarefa difícil, para não dizer impossível. Porém, quando se trata de po-lítica, esta análise sem-pre volta à tona. Até mesmo os próprios diri-gentes partidários aca-bam se convencendo dis-so e fundem siglas para criar uma nova. Mas nun-

ca largam o osso.E isso pode ser um ca-

minho que o Partido dos Trabalhadores pode bus-car, futuramente. Isso vai depender, e mui-to, do que acontecer nas eleições de 2018. Até lá, o partido encontra-se numa UTI, respirando por aparelhos.

E por que dizemos isso? O resultado das

eleições municipais não foi nada satisfatório para o partido. Se contarmos só as capitais, o parti-do só conseguiu uma no primeiro turno, em Rio Branco, no Acre. Para o segundo turno, o partido estará presente em sete capitais. O que é muito pouco para quem estava no poder por 14 anos.

A cassação de Dilma

Rousseff surtiu um efeito nos cenários municipais. Os escândalos de corrup-ção, que não foram cria-dos pelos petistas, mas talvez institucionalizada por eles, pesou na hora da escolha dos candida-tos. Seus grandes líde-res presos, outros inves-tigados pela Lava Jato e se tornando réus. Inclu-sive seu grande líder, o Lula, já está com a corda no pescoço.

E não foi só nos gran-des centros que o PT per-deu espaço. Aqui na re-gião o partido não foi nada bem, mesmo con-tando com o apoio do governador e de seus principais deputados. Cambuí, Pouso Alegre, Estiva e Gonçalves não conseguiram emplacar seus sucessores.

No caso de Cambuí e Gonçalves, seus prefei-tos não conseguiram a reeleição. O de Estiva, se-quer cogitou em se can-didatar. Pouso Alegre,

após diversos rachas na administração, o partido não teve cabeça de chave e apoiou o candidato do PCdoB, enquanto o pre-feito Perugini apoiava o candidato do PV.

Nem mesmo os ex-pe-tistas, que mudaram de partido para tentar con-tinuar no poder, indo para legendas de ‘alu-guel’ do PT, obtiveram sucesso nesta empreita-da, como é o caso de João Paulo, prefeito de Mon-te Sião, que se filiou ao PROS para tentar ficar à frente daquela cidade.

Para se ter uma ideia de como a rejeição ao partido é tanta, nem mesmo o filho de Lula, candidato a vereador em São Bernardo do Campo e contando com o apoio do pai, conseguiu se ele-ger. Em Cambuí, o resul-tado pode até ser come-morado: por seis votos o partido não conseguiu uma cadeira no Legisla-tivo. Das três ocupadas

nesta legislatura para nenhuma na próxima.

E já há uma corren-te dentro do partido que está pensando em mudar o nome e refundá-lo. Esta ideia vem do grupo liga-do ao ex-governador gaú-cho Tarso Genro, desa-feto de Lula e sua trupe. Prometem levar o tema para o próximo congres-so nacional do partido, ano que vem. Já os atu-ais dirigentes colocam a culpa do mal resulta-do na imprensa, que tei-mam em desqualificar o partido.

O fato é que o PT já não é mais o mesmo. O partido que nasceu de um sonho de mudança tornou-se mais do mes-mo, ou até pior que isso. Assim como tantos ou-tros partidos que já não existem mais, o partido da estrela vermelha pa-rece estar se apagando até transformar-se numa anã branca, uma estrela sem brilho, sem vida.

GERAL 03Gazeta do Vale Edição 266 - 11/10/2016

POLÍTICA04 Gazeta do ValeEdição 266 - 11/10/2016

Vereadores rejeitam projeto da Lei Municipal de Meio Ambiente

Da redação*

Os vereadores cam-buienses rejeitaram, por quatro votos a três, na noite de terça-feira, 4 de outubro, o Projeto de Lei Complementar n.º 02/2015, que dispõe so-bre a Política Municipal do Meio Ambiente. Os ve-readores Olímpio Cláudio, Maria do Carmo, Airton Francisco e José do Carmo foram contrários; Lúcia Leite, Luiz Carlos e Moisés Moraes foram favoráveis.

O projeto estava tra-mitando na Casa desde o final de 2015. Foram re-alizadas duas audiências públicas ao longo deste período, a fim de escla-recer as dúvidas dos par-lamentares e também da população. Diversas enti-dades, como a Associação dos Construtores e a ONG ODAC Mantiqueira, foram ouvidas e suas sugestões foram analisadas.

Henrique Fromm, pre-sidente da associação, ocupou a tribuna duran-te a 16ª Reunião Ordiná-ria e fez algumas coloca-ções que, em seu ponto de vista, precisam ser ade-quados. “O grande pro-blema desta proposição é que ela é demasiadamen-te grande e quer contem-plar tudo, o que a torna a mais complexa do Sul de Minas”, disse.

Antes de votarem o PLC, os vereadores vo-taram, em turno único, a Emenda Modificativa nº 07, ligada a este pro-jeto, que cria Anexo Úni-co estabelecendo crité-rios para classificação de empreendimentos e ati-vidades modificadoras do meio ambiente passí-veis de licenciamento am-biental no nível municipal, emenda de autoria dos ve-readores Lúcia Leite, Moi-sés Moraes e Luiz Carlos. Após discussão, a emen-

da foi rejeitada por quatro votos a três.

Esta sessão contou com a presença dos no-vos vereadores, eleitos no pleito realizado no domin-go, 2 de outubro. Além da reeleita Maria do Carmo Pereira da Silva, prestigia-ram a sessão Flávio Alex, Gabriel Oliveira, Iago do Cuia, Paulo Scarcelli, Ra-fael Santos, Walter da Ser-ralheira e Zé Luiz.

Outros projetos - Fo-ram apresentados oito novos projetos para tra-mitação na Câmara Muni-cipal. De autoria do Exe-cutivo Municipal, vieram os PL n.º 54/2016 autori-za abertura de Crédito Es-pecial no Orçamento vi-gente, e o PL n.º 55/2016, que autoriza a abertura de Crédito Suplementar no Orçamento vigente.

O vereador Moisés Mo-raes apresentou o Projeto de Decreto Legislativo n.º 07/2016, que concede o tí-

tulo de cidadão cambuien-se ao senhor Antonio José Severino. De autoria do vereador Olímpio Claudio, o Projeto de Decreto Le-gislativo n.º 08/2016, que concede o título de cidadã cambuiense à senhora An-gélica Regina Buoso Leme e o Projeto de Decreto Le-gislativo n.º 09/2016, con-cedendo o título de cida-dão cambuiense ao senhor Aléxis Denis Pereira.

O vereador Airton Francisco apresentou o Projeto de Decreto Legis-lativo n.º 10/2016, que concede título de cida-dã cambuiense à senho-ra Patrícia Cristina Ben-to de Souza e o Projeto de Decreto Legislativo n.º 11/2016, concedendo o tí-tulo de cidadão cambuien-se ao senhor Gilberto Silva de Jesus.

Por fim, o vereador José do Carmo apresentou o Projeto de Decreto Le-gislativo n.º 12/2016, con-

cedendo o título de cidadã cambuiense à senhora Ro-salina Medeiros.

Seis indicações foram lidas nesta sessão. A ve-readora Lúcia Leite apre-sentou quatro destas: In-dicação 125, para que seja instalado um parqui-nho no Bairro Vargem dos Ilhéus; Indicação 126, que seja instalado um parqui-nho no Bairro São Miguel; Indicação 129, que sejam realizadas obras de me-lhoria na pavimentação no cruzamento das Ruas Major Higino César e Pre-feito David Bueno; e Indi-cação 130, para que sejam executadas obras de lim-peza no bueiro localizado ao lado da antiga escola do Bairro São Miguel.

O vereador e presiden-te da Câmara, Luiz Fina-mor, apresentou a Indi-cação 127, para que seja instalado um redutor de velocidade em trecho da Rua Miguel Louzada; e a

Indicação 128, para que seja instalado um redutor de velocidade, bem como sinalização, na rua Goiás, nas proximidades da Es-cola Municipal Lino Lopes da Conceição.

Por fim, foram apre-sentadas seis moções. De autoria do vereador Olím-pio Cláudio, Moção de Aplauso ao senhor Láza-ro Pedro da Silva. De au-toria do vereador Moi-sés Moraes, Moção de Aplauso ao senhor Anto-nio D’assunção Lambert. De autoria de todos os ve-readores, Moção de Pesar aos familiares do senhor Paulo Divino de Sales, Mo-ção de Pesar aos familia-res do senhor Jair Antonio da Cunha, Moção de Pesar aos familiares do senhor José do Carmo Simões, e Moção de Pesar aos fami-liares do Dr. João Batista Lambert.

*Com informações da As-sessoria de Comunicação

SAÚDE 05Gazeta do Vale Edição 266 - 11/10/2016

Outubro Rosa: momento de ter atenção

Inspirada no Movi-mento do Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Ge-rais (SES-MG) iniciou na terça-feira, 4 de outu-bro, a campanha publi-citária com o tema: “E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa”. O objetivo é mobilizar as mulheres sobre a im-portância de cuidar da saúde todos os dias e de forma integral, incenti-vando visitas regulares ao médico e proporcio-nando, assim, a preven-ção de doenças e garan-tindo melhor qualidade de vida.

A campanha deste ano vai focar bastante nas redes sociais e terá como intenção reforçar a importância da mu-lher conhecer seu cor-po e cuidar bem dele to-dos os dias. O conceito

que permeia as peças é de que toda cidadã tem direito à saúde integral, humanizada, de qualida-de e livre de toda forma de preconceito ou dis-criminação, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mamografia - O cân-cer de mama é o tipo que possui a maior incidên-cia e a maior mortalida-de na população femini-na em todo o mundo e a mamografia é funda-mental para diagnosti-car a doença em estágios iniciais. De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia para o ras-treamento de câncer de mama é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos e deve ser re-alizada a cada dois anos.

A coordenadora de Atenção à Saúde da Mu-lher, da Secretaria de Es-

tado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Mendes Carvalho, destaca que “mulheres que apresentem risco elevado para câncer de mama, com histórico fa-miliar da doença em pa-rentes de primeiro grau, recomenda-se o acompa-nhamento clínico indivi-dualizado”.

Minas Gerais possui, atualmente, 584 apa-relhos de mamografia e, de janeiro a julho de 2016, foram realizados 279.489 exames. Para de aumentar a cobertura mamográfica, bem como garantir o fornecimento regular do exame a to-das as mineiras, o Esta-do utiliza o serviço mó-vel de mamografia, que conta com oito unidades percorrendo todo o esta-do para atender as mu-lheres.

CIDADES Gazeta do Vale06 Edição 266 - 11/10/2016

Busca por parcelamento paraquitação do IPVA vencido aumenta

370%Possibilidade de pagar o débito em até 12 vezes e sem burocracia

atrai contribuintes interessados em zerar pendências

As facilidades ofereci-das pela Secretaria de Es-tado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) para que os cidadãos e empresas possam regularizar seus débitos tributários pro-porcionaram um aumen-to de 370% na busca por parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veí-culos Automotores (IPVA) vencido. Em 2016, de janei-ro até o dia 5 de outubro, foram registrados 22.361 parcelamentos, que tota-lizam R$ 57 milhões. Em 2015, de janeiro a dezem-bro, foram efetuados 4.757, perfazendo R$ 14 milhões.

Dois fatores principais são apontados pela Subse-cretaria da Receita Esta-dual (SRE) como prepon-derantes para o aumento expressivo da procura pela regularização: a possibi-lidade do parcelamento do IPVA do exercício atu-al (até 2015, só podiam ser parcelados os débitos an-teriores ao ano corrente) e a disponibilidade, desde maio de 2016, de uma pá-gina na internet, espaço no qual o próprio contribuin-te tem condições de parce-lar seu débito, sem necessi-dade de comparecer a uma unidade fazendária.

A Lei 21.781/2015,

publicada em 2 de outubro de 2015 - alterando a Lei 14.937/2003 –, permitiu o parcelamento do IPVA venci-do em até 12 parcelas (o va-lor mínimo de cada parcela é de R$ 200), inclusive com re-lação ao exercício de 2016.

“Diante desses números, identificamos a assertividade da medida adotada, uma vez que além de atender o plei-to dos contribuintes, provo-cou um índice de regulariza-ção bastante relevante, o que demonstra, também, uma recuperação praticamente imediata da receita corrente

do IPVA”, analisa o diretor do Núcleo do Crédito/SRE, Leo-nardo Guerra Ribeiro.

Vale esclarecer que o par-celamento inclui o valor do débito, multas e juros.

Passo a passo - Para si-mular ou solicitar o parcela-mento do IPVA, basta entrar no site da SEF/MG e clicar em IPVA, na aba “Destaque”. Em seguida, acessar o item “Par-celamento”, que abrirá a pá-gina “IPVA - Parcelamento de Débitos Vencidos”. O acesso é feito na opção “Para simula-ção e inclusão parcelamento na internet, clique aqui”. Caso

ainda haja dúvida, nessa mesma página o contribuin-te obterá as orientações so-bre como proceder. Outros esclarecimentos podem ser obtidos também por meio do Fale Conosco, na página principal da SEF/MG na in-ternet.

Ao aderir ao parcela-mento, o contribuinte emi-tirá o Documento de Arre-cadação Estadual (DAE) para pagamento da primei-ra parcela. Os DAEs cor-respondentes às parcelas seguintes serão enviados pelos Correios.

GERALGazeta do Vale Edição 266 - 11/10/2016 07

POLÍTICA POLÍTICAEdição 266 - 11/10/2016 Edição 266 - 11/10/201608 09Gazeta do Vale Gazeta do Vale

Eleições 2016: cidades da região elegem seus novos dirigentesDa redação

As eleições municipais, que aconteceram no domingo, 2 de ou-tubro, podem ser marcadas pela re-novação promovida nas prefeitu-ras e câmaras municipais de toda região. Além disso, o processo tam-bém foi marcado por uma decisão inédita do juiz eleitoral da Comar-ca de Cambuí.

Nos municípios cobertos pelo Jornal Gazeta do Vale, somen-te em Itapeva e Camanducaia ti-veram seus prefeitos reeleitos. Em Extrema, Bom Repouso e Es-tiva, os candidatos apoiados pe-los atuais gestores tiveram êxito. Já Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Consolação, Gon-çalves, Pouso Alegre e Paraisópo-lis terão novidades à frente.

Outra novidade foi imposta pelo juiz eleitoral da Comarca de Cambuí. Ele decretou, na sexta-fei-ra anterior a eleição, que toda a so-bra de material de campanha (os

santinhos) fossem recolhidos e le-vados à sede da Polícia Miliar nos municípios que a compõe (Cambuí, Senador Amaral, Bom Repouso e Córrego do Bom Jesus), entre 21h e 23h do sábado, 1 de outubro.

A medida foi tomada para se coibir a prática da ‘chuva de santi-nhos’, que é o ato praticado pelos ca-bos eleitorais e consiste em jogar os panfletos na porta das seções eleito-rais. O objetivo era fazer com que o eleitor que ainda esteja indeciso pu-desse escolher o candidato. Porém, o resultado final sempre foi o de mui-ta sujeira nas ruas.

Em Cambuí, a vitória foi de Tales Tadeu Tavares, do Solida-riedade, que obteve 5.833 votos (39,92%), seguido pela vice-prefei-ta Rosely Moraes (PSD), Tadeu Oli-veira (PSDB), Dirceu Dias (PT) e Tcheco (PSOL). Já no Legislativo, o mais votado foi Paulinho do Quei-jo (PV), com 1.122 votos (7,56%). Na sequência estão Gabriel Olivei-ra (PSB), Carmen do Brechó (SD),

Paulo Scarcelli (PSD), Iago do Cuia (SD), Zé Luiz (DEM), Rafael Santos (PSDB), Flávio Alex (PSD) e Walter da Serralheria (PSDB).

Em Pouso Alegre ocorreu uma das eleições mais tumultuadas dos últimos tempos, mas com um resultado muito esperado: a vitó-ria esmagadora do tucano Rafael Simões.

Até dias antes do pleito havia a indefinição de quem seria o candi-dato do PSDB à Prefeitura: se Rafa-el Simões ou Chico Rafael. Por fim, a justiça garantiu o registro do pri-meiro, que acabou eleito com mais de 70% dos votos. Se somados os votos dos demais candidatos, ain-da não alcançaria a votação obti-da por ele.

Em duas cidades da região as mulheres irão governar a partir de 2017.

Em Córrego do Bom Jesus, a candidata Eliana Silva (PR) ven-ceu Marcus Alvarenga (DEM), por 237 votos de diferença. Na

eleição passada ela havia perdi-do por 11 votos.

A outra cidade que será gover-nada por uma mulher é Itapeva. A atual prefeita, Vivi (PMDB), conse-guiu a reeleição, com um total de 3.285 votos (55,69%).

Quem também se reelegeu foi o prefeito de Camanducaia, Ed-mar (PMDB). Ele obteve 53,6% dos votos, vencendo o ex-prefei-to Celião (PRB).

Já Gonçalves e Paraisópolis não tiveram o mesmo destino. A gonçalvense Lurdinha (PT), que é atual prefeita, não conseguiu se reeleger, perdendo a disputa para o ex-prefeito Luiz Rosa (PR).

A paraisopolense Silvia (PT), que chegou a ocupar a cadeira de prefeita durante o mandato pas-sado, também não se elegeu, per-dendo a disputa para o também ex-prefeito Sérgio Bizarria (PR).

Em Extrema, cidade que vem se destacando nos últimos anos, haverá a continuidade do mes-

mo grupo político. Desta vez, o sucessor de Luiz Bergamim (PSDB) será o seu vice, João Ba-tista (PSDB).

O mesmo acontecerá em Bom Repouso. O atual prefeito, Ed-milson Andrade (PSDB) elegeu seu companheiro Messias (PV). Por fim, em Estiva, o ex-prefei-to Dr. Agenício, que contou com o apoio do atual prefeito João da Loja (PT) volta à Prefeitura. Ele derrotou a Júnior da Farmácia (PMDB).

A mesma felicidade não ti-veram os prefeitos de Consola-ção e Senador Amaral. Xandi-nho não conseguiu fazer com que Tio Paulo (PSDB) retornas-se ao cargo que deixou a quatro anos, perdendo para Maurílio (PMDB). Em Senador, Herculano Baião (PR) também não retorna ao cargo, sendo derrotado pelo peemedebista Denilso.

Conheça os novos prefeitos e prefeitas:

Denilson - PMDBPrefeito eleito de Senador Amaral

Dr. Agenício - DEMPrefeito eleito de

Estiva

Edmar - PMDBPrefeito reeleito de

Camanducaia

Eliana - PRPrefeita eleita em

Córrego do B. Jesus

João Batista - PMDBPrefeito eleito de

Extrema

Luiz Rosa - PRPrefeito eleito de

Gonçalves

Vivi - PMDBPrefeita reeleita de

Itapeva

Maurílio - PMDBPrefeito eleito de

Consolação

Messias - PVPrefeito eleito de

Bom Repouso

Rafael Simões - PSDBPrefeito eleito de

Pouso Alegre

Sérgio Bizarria - PRPrefeito eleito de

Paraisópolis

Tales - SDPrefeito eleito de

Cambuí

POLÍTICA POLÍTICAEdição 266 - 11/10/2016 Edição 266 - 11/10/201608 09Gazeta do Vale Gazeta do Vale

Eleições 2016: cidades da região elegem seus novos dirigentesDa redação

As eleições municipais, que aconteceram no domingo, 2 de ou-tubro, podem ser marcadas pela re-novação promovida nas prefeitu-ras e câmaras municipais de toda região. Além disso, o processo tam-bém foi marcado por uma decisão inédita do juiz eleitoral da Comar-ca de Cambuí.

Nos municípios cobertos pelo Jornal Gazeta do Vale, somen-te em Itapeva e Camanducaia ti-veram seus prefeitos reeleitos. Em Extrema, Bom Repouso e Es-tiva, os candidatos apoiados pe-los atuais gestores tiveram êxito. Já Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Consolação, Gon-çalves, Pouso Alegre e Paraisópo-lis terão novidades à frente.

Outra novidade foi imposta pelo juiz eleitoral da Comarca de Cambuí. Ele decretou, na sexta-fei-ra anterior a eleição, que toda a so-bra de material de campanha (os

santinhos) fossem recolhidos e le-vados à sede da Polícia Miliar nos municípios que a compõe (Cambuí, Senador Amaral, Bom Repouso e Córrego do Bom Jesus), entre 21h e 23h do sábado, 1 de outubro.

A medida foi tomada para se coibir a prática da ‘chuva de santi-nhos’, que é o ato praticado pelos ca-bos eleitorais e consiste em jogar os panfletos na porta das seções eleito-rais. O objetivo era fazer com que o eleitor que ainda esteja indeciso pu-desse escolher o candidato. Porém, o resultado final sempre foi o de mui-ta sujeira nas ruas.

Em Cambuí, a vitória foi de Tales Tadeu Tavares, do Solida-riedade, que obteve 5.833 votos (39,92%), seguido pela vice-prefei-ta Rosely Moraes (PSD), Tadeu Oli-veira (PSDB), Dirceu Dias (PT) e Tcheco (PSOL). Já no Legislativo, o mais votado foi Paulinho do Quei-jo (PV), com 1.122 votos (7,56%). Na sequência estão Gabriel Olivei-ra (PSB), Carmen do Brechó (SD),

Paulo Scarcelli (PSD), Iago do Cuia (SD), Zé Luiz (DEM), Rafael Santos (PSDB), Flávio Alex (PSD) e Walter da Serralheria (PSDB).

Em Pouso Alegre ocorreu uma das eleições mais tumultuadas dos últimos tempos, mas com um resultado muito esperado: a vitó-ria esmagadora do tucano Rafael Simões.

Até dias antes do pleito havia a indefinição de quem seria o candi-dato do PSDB à Prefeitura: se Rafa-el Simões ou Chico Rafael. Por fim, a justiça garantiu o registro do pri-meiro, que acabou eleito com mais de 70% dos votos. Se somados os votos dos demais candidatos, ain-da não alcançaria a votação obti-da por ele.

Em duas cidades da região as mulheres irão governar a partir de 2017.

Em Córrego do Bom Jesus, a candidata Eliana Silva (PR) ven-ceu Marcus Alvarenga (DEM), por 237 votos de diferença. Na

eleição passada ela havia perdi-do por 11 votos.

A outra cidade que será gover-nada por uma mulher é Itapeva. A atual prefeita, Vivi (PMDB), conse-guiu a reeleição, com um total de 3.285 votos (55,69%).

Quem também se reelegeu foi o prefeito de Camanducaia, Ed-mar (PMDB). Ele obteve 53,6% dos votos, vencendo o ex-prefei-to Celião (PRB).

Já Gonçalves e Paraisópolis não tiveram o mesmo destino. A gonçalvense Lurdinha (PT), que é atual prefeita, não conseguiu se reeleger, perdendo a disputa para o ex-prefeito Luiz Rosa (PR).

A paraisopolense Silvia (PT), que chegou a ocupar a cadeira de prefeita durante o mandato pas-sado, também não se elegeu, per-dendo a disputa para o também ex-prefeito Sérgio Bizarria (PR).

Em Extrema, cidade que vem se destacando nos últimos anos, haverá a continuidade do mes-

mo grupo político. Desta vez, o sucessor de Luiz Bergamim (PSDB) será o seu vice, João Ba-tista (PSDB).

O mesmo acontecerá em Bom Repouso. O atual prefeito, Ed-milson Andrade (PSDB) elegeu seu companheiro Messias (PV). Por fim, em Estiva, o ex-prefei-to Dr. Agenício, que contou com o apoio do atual prefeito João da Loja (PT) volta à Prefeitura. Ele derrotou a Júnior da Farmácia (PMDB).

A mesma felicidade não ti-veram os prefeitos de Consola-ção e Senador Amaral. Xandi-nho não conseguiu fazer com que Tio Paulo (PSDB) retornas-se ao cargo que deixou a quatro anos, perdendo para Maurílio (PMDB). Em Senador, Herculano Baião (PR) também não retorna ao cargo, sendo derrotado pelo peemedebista Denilso.

Conheça os novos prefeitos e prefeitas:

Denilson - PMDBPrefeito eleito de Senador Amaral

Dr. Agenício - DEMPrefeito eleito de

Estiva

Edmar - PMDBPrefeito reeleito de

Camanducaia

Eliana - PRPrefeita eleita em

Córrego do B. Jesus

João Batista - PMDBPrefeito eleito de

Extrema

Luiz Rosa - PRPrefeito eleito de

Gonçalves

Vivi - PMDBPrefeita reeleita de

Itapeva

Maurílio - PMDBPrefeito eleito de

Consolação

Messias - PVPrefeito eleito de

Bom Repouso

Rafael Simões - PSDBPrefeito eleito de

Pouso Alegre

Sérgio Bizarria - PRPrefeito eleito de

Paraisópolis

Tales - SDPrefeito eleito de

Cambuí

GERAL Gazeta do ValeEdição 266 - 11/10/201610

Filé de frango recheado com tomate seco, pinhão e manjericão

Ingredientes• 2,5 kg de Peito de Frango • 100 g de pinhão cozido e sem casca• 1 maço de manjericão• 300 g de tomate seco• 1 fatia de pão de forma• 2 dentes de alho• 6 colheres (sopa) de azeite• ½ xícara de pimentão verde• ½ xícara de pimentão vermelho• ½ xícara de pimentão amarelo• Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo1. Comece preparando o

recheio.2. Em uma tigela, adicione os pinhões, as folhas de manjericão, os tomates, o pão de forma, o alho, os pimentões e o azeite.3. Bata com o auxílio de um processador de ali-mentos ou no liquidifica-dor.4. Reserve.5. Abra os peitos de fran-go como um bife grande, sem separar as duas par-tes do filé.6. Polvilhe o sal e a pimen-ta-do-reino a gosto, adi-cione o recheio no centro, acomode a outra parte do filé por cima e prenda com o auxílio de palitos de ma-

deira ou de barbante culi-nário.7. Em uma assadeira un-tada com azeite, acomo-de os filés e cubra com papel-alumínio.8. Leve ao forno preaque-cido a 180 º C por 20 mi-

nutos.9. Descubra a assadeira e deixe dourar por mais 20 minutos.

Tempo de Preparo: 40 mi-nutosRendimento: 04 unidades

POLÍTICAGazeta do Vale 11Edição 266 - 11/10/2016

“Administrarei de forma tranquila e democrática”, afirma Tales Tavares, prefeito eleito em Cambuí

Da redação

Tales Tadeu Tavares, 54 anos, é o novo prefei-to de Cambuí. Ele foi elei-to com 5.833 votos, o que corresponde a 39,92% dos votos válidos. É casa-do e pai de duas filhas. Já foi vice-prefeito da cida-de por duas vezes: entre 2000 e 2003, no governo de João Nogueira Fanuchi, e entre 2004 a 2007, no primeiro mandato de Be-nedito Antônio Guimenti. Seu vice será Rafael Dias, mais conhecido como ‘Ra-fael da Central’, que foi vereador no período de 2004 a 2007.

Filiado ao Solidarieda-de, partido recém funda-do no município, compôs juntamente com o PR, PP, DEM e PSB a maior aliança política nesta eleição, for-mando a coligação ‘Cam-buí com a Força do Povo’.

Nesta entrevista, ele

conta um pouco de como pretende conduzir o muni-cípio nos próximos quatro anos e o que ele priorizará, mesmo sabendo que os re-cursos para investimentos são curtos. Confira.

Como o senhor avalia sua vitória nessas elei-ções?

Foi uma vitória con-quistada honestamente, juntamente com a minha competente equipe, atra-vés de muito trabalho jun-to com a população cam-buiense.

Como pretende condu-zir sua administração?

Administrarei de for-ma tranquila e democráti-ca, com atenção voltada as prioridades do município.

É sabido que tanto o Estado quanto a União passam por sérios pro-blemas financeiros. Até

que ponto isto pode com-prometer a execução do seu programa de gover-no?

Caso isso aconteça, nós procuraremos fazer uma administração buscan-do parcerias juntamen-te com todas as represen-tações do município, para enfrentar as dificuldades que poderão ocorrer.

Seu secretariado já está definido?

Não. Minha equipe será formada por secre-tários experientes, com grande capacidade técni-ca e com formação ade-quada para exercer tais funções.

Quais áreas prioriza-rá a sua gestão?

Áreas da Saúde, Edu-cação, Segurança Pública, Mobilidade Urbana e In-fraestrutura.

De acordo com o orça-

mento enviado a Câma-ra, a atual gestão pre-tende deixar em torno de 84 milhões, mas ape-nas cerca de 3 milhões não estão comprometi-dos. Como gerir e exe-cutar com este recurso apertado?

Dando prioridade aos serviços essenciais para nossa população.

Em sua campanha, o senhor falou muito da participação do povo. Como pretende dar voz ao cidadão?

Através das associa-ções de bairros, conselhos políticos e outras entida-des de classe. Daremos amplo acesso ao gabinete, com informações no site da Prefeitura (Portal da Transparência) e acompa-nhamento nas frentes de trabalho.

Deixe sua mensagem

ao povo de Cambuí.Gostaria de agrade-

cer os 5.833 votos, mas quero dizer que governa-rei para todos. Estou feliz por ter sido eleito e será uma honra ser prefeito de Cambuí. O desafio é gran-de, mas vamos trabalhar bastante porque Cambuí merece.

Iniciamos o governo de transição, fomos mui-

Tales e Rafael - prefeito e vice-prefeitos eleitos em Cambuí

to bem recebidos pelo prefeito Dirceu. Tivemos contato com os deputa-dos Dalmo Ribeiro, Di-mas Fabiano, Bilac Pinto, Renzo Brás e José Sil-va para que eles possam nos ajudar com as verbas e emendas parlamenta-res, que serão incluídas no orçamento do Estado e da União, para o nosso município.

Gazeta do ValeGERAL Edição 266 - 11/10/201612

ESPORTES/SOCIAISGazeta do Vale 13Edição 266 - 11/10/2016

ANUNCIE NO JORNAL MAIS QUERIDO DO SUL DE MINAS

08 MIL EXEMPLARES DISTRIBUÍDOS NA REGIÃOAUMENTE SEUS NEGÓCIOS!

CHAME UM DOS NOSSOS REPRESENTANTES(35) 3431-3047 / 9.8821-2890

Atletas de Cambuíconquistam título brasileiro

no Muay Thai

Da redação

Sete atletas cambuien-ses conquistaram títulos nacionais de Muay Thai,

em suas respectivas ca-tegorias. A competição foi realizada no final de se-tembro, no Ginásio do Co-rinthians, em São Paulo.

Os competidores são da Academia Inside Cambuí.

O resultado foi muito festejado pelos atletas e, principalmente, pelo pro-fessor da Academia, Nuno Reis. “Superou minhas expectativas. Ano passa-do só eu tinha conquista-do um título”, disse. Para completar, o próprio Reis se sagrou bicampeão bra-sileiro na categoria até 90kg.

Os demais campeões foram: Marília Gabrie-la (55 kg), Lara Ramalho (sub 17 - 45kg), Talita Sil-va (45 kg), Gisele Apare-cida (sub-17 - 47kg), Da-niel Melo (sub-17 - 55kg) e Tainan Rafael (sub 15 - 50kg).

Parabéns, Ivone, por mais um aniversário comemorado no dia

8 de outubro. Felicidades!

No dia 9 de outubro foi realizado o 1º Trilhão de Cambuí. O evento contou com a presença de mais de

300 inscritos, para um percurso de 60 km de pura emoção. A largada e a chegada foram no Pesqueiro

do Renato.

Gazeta do ValeGERAL Edição 266 - 11/10/201614

Editais de CasamentoSIR LEI DE MEDEI-

ROS, Of iciala do Regis-tro Civ i l da cidade de Cambuí – MG, na forma da lei .

Faço saber que pre-tendem se casar:

ALEX LUIS DE AN-DR ADE e TATIANA APA-R ECIDA DA SILVA

ELE brasi leiro, nat u-ral de Diadema - SP, de prof issão policial mili-t ar, est ado civ i l divor-ciado, nascido em 04 de junho de 1978, residen-te e domicil iado na Av. Mariana Ramos R ibeiro, 257, V l Mariana, Cambuí - MG, f i lho de ANTONIO ROCHA DE ANDR ADE e TER EZINHA LUIZ A DE ANDR ADE, brasi leiros, nat urais ele de A lmadi-na BA e ela de Tarumi-r im MG, residentes e do-mici l iados na Rua João Dias de Medeiros Junior, 16, Cambuí MG.

EL A brasileira, na-t ural de Pouso A legre - MG, nascida em 07 de novembro de 1985, de prof issão autônoma, es-t ado civ i l solteira, resi-dente e domicil iada na Av. Mariana Ramos R i-beiro, 257, V l Mariana, Cambuí - MG, f i lha de JOSÉ MAR IA DA SILVA e SALUSTIANA FER R EI-R A DA SILVA, brasi lei-ros, nat urais ele de Cór-rego do Bom Jesus MG e ela de Cambuí MG, resi-dentes e domicil iados no Bairro Ág ua Branca, Cambuí MG.

Faço saber que pre-tendem se casar:

ANDR É ALV ES DE SANTANA e ROSÉLIA APAR ECIDA JACINTA

ELE brasileiro, na-t ural de Guarulhos - SP, de prof issão f uncionário público, est ado civ i l v iú-vo, nascido em 12 de ju-nho de 1980, residente e domicil iado na Rua São Judas Tadeu, 881, Jar-dim São Benedito, Cam-buí - MG, f i lho de JOÃO ALV ES DE SANTANA e NESIA L ASCO, brasi lei-ros, residentes e domi-

ci l iados na Rua Mediter-ranio, 532, Guarulhos SP.

EL A brasileira, nat u-ral de Jequeri - MG, nas-cida em 12 de março de 1983, de prof issão do-mést ica, est ado civ i l sol-teira, residente e domi-ci l iada na Rua São Judas Tadeu, 881, Jardim São Benedito, Cambuí - MG, f i lha de LOUR DES DAS DOR ES JACINTA, brasi-leira, nat ural de Ponte Nova MG, residente e do-mici l iada em Ponte Nova MG.

Faço saber que pre-tendem se casar:

ANEILSON DOS SAN-TOS e ALESSANDR A APA-R ECIDA BR A Z

ELE brasileiro, nat u-ral de Campinas - SP, de prof issão analist a de lo-g íst ica, est ado civ i l sol-teiro, nascido em 08 de fevereiro de 1978, resi-dente e domicil iado na Rua Rui Barbosa, 18, Vi la Glória, Cambuí - MG, f i-lho de ANTONIO DOS SANTOS e NIVALDA DOS SANTOS, brasi leiros, na-t urais ele de I lha das Flo-res SE e ela de Penedo AL , residentes e domici-l iados na Rua Pedro Ma-rassi , 233, Jd . Nova Amé-rica, Campinas SP.

EL A brasileira, nat u-ral de Cambuí - MG, nas-cida em 20 de junho de 1980, de prof issão ad-ministradora, est ado ci-v i l solteira, residente e domicil iada na Rua Rui Barbosa, 18, Vi la Gló-r ia, Cambuí - MG, f i lha de SEBASTIÃO APAR E-CIDO BR A Z (falecido) e TER EZINHA APAR ECIDA BR A Z , brasi leira, nat ural de Cachoeira de Minas MG, residente e domici-l iada no mesmo endereço da declarante.

Faço saber que pre-tendem se casar:

CELSO BENEDITO DA SILVA e LUCIAR A EMILIA MOR EIR A

ELE brasileiro, nat u-ral de Cambuí - MG, de prof issão f uncionário público, est ado civ i l di-

vorciado, nascido em 14 de maio de 1968, resi-dente e domicil iado na Rua Cap. Salust iano, 248, centro, Cambuí - MG, f i-lho de LUIZ FER R EI-R A DA SILVA (falecido) e MAR IA JOSÉ MOR EIR A DA SILVA, brasi leira, na-t ural de Cambuí MG, re-sidente e domicil iada na Rua Cel . Lamber t , 667, Cambuí MG.

EL A brasileira, nat u-ral de Cambuí - MG, nas-cida em 01 de setembro de 1970, de prof issão au-xi l iar de ser v iços gerais, est ado civ i l solteira, re-sidente e domicil iada na Rua Cap. Salust iano, 248, centro, Cambuí - MG, f i-lha de BENEDITO APA-R ECIDO MOR EIR A e CON-CEIÇ ÃO SEBASTI ANA MOR EIR A, brasi leiros, nat urais de Cambuí MG, residentes e domicil ia-dos na Rua Saldanha Ma-rinho,140, Cambuí MG.

Faço saber que pre-tendem se casar:

DIEGO EXPEDITO DA SILVA e DAR IELE LOUR-DES DA SILVA

ELE brasileiro, nat u-ral de Cambuí - MG, de prof issão mecânico, es-t ado civ i l solteiro, nas-cido em 22 de março de 1994, residente e domi-ci l iado na Rua Geraldo da Si lva de Oliveira, 11, Va-zes, Cambuí - MG, f i lho de C AMILO FR ANCISCO DA SILVA e CONCEIÇ ÃO DE MAR IA DE OLIV EIR A, brasi leiros, nat urais de Cambuí MG, residentes e domicil iados no mesmo endereço do declarante.

EL A brasileira, nat u-ral de Cambuí - MG, nas-cida em 25 de feverei-ro de 1992, de prof issão vendedora, est ado civ i l solteira, residente e do-mici l iada na Rua A lva-ro de Car valho, 426, Bela Vist a, Cambuí - MG, f i lha de SEBASTI ÃO C AMILO DA SILVA e V IRGINIA SO-AR ES DA SILVA, brasi lei-ros, nat urais ele de Cór-rego do Bom Jesus MG e ela de São Paulo SP, re-sidentes e domicil iados

ele no Bairro da Roset a, Cambuí MG e ela no mes-mo endereço da decla-rante.

Faço saber que pre-tendem se casar:

DIEGO DA FONSEC A e ELEN DAIANE FRÓES

ELE é nat ural de Cam-buí - MG, de prof issão pe-dreiro, est ado civ i l sol-teiro, nascido em 17 de maio de 1986, residen-te e domicil iado na Rua A lf redo Cost a de Oli-veira, 289, Jd . Paulo Lo-pes, Cambuí - MG, f i-lho de JOÃO BATISTA DA FONSEC A e MAR IA APA-R ECIDA DE OLIV EIR A, brasi leiros, nat urais de Cambuí MG, residentes e domicil iados na Rua A l-f redo Cost a de Oliveira, 289, Cambuí MG.

ELA é natural de Cam-buí - MG, nascida em 08 de agosto de 1988, de profis-são costureira, estado ci-vil solteira, residente e domiciliada na Rua Alfre-do Costa de Oliveira, 289, Jd. Paulo Lopes, Cambuí - MG, filha de LUIZ ANTONIO FRÓES e RUTH ALVES DOS SANTOS FRÓES, brasilei-ros, naturais ele de Cambuí MG e ela de Pouso Alegre MG, residentes e domicilia-dos ele em Cambuí MG e ela em Pouso Alegre MG.

Faço saber que pre-tendem se casar:

GABR IEL LUCENA DAS NEV ES e JÉSSIC A DA SILVA ROCHA

ELE brasi leiro, nat u-ral de Bom Jesus da Lapa - BA, de prof issão auto-nomo, est ado civ i l sol-teiro, nascido em 15 de fevereiro de 1997, resi-dente e domicil iado na Rua Mário Dias R ibeiro, 11, Sto Antonio, Cambuí - MG, f i lho de ANILTON ALV ES DAS NEV ES e MA-R IA APAR ECIDA LUCENA SOAR ES NEV ES, brasi lei-ros, nat urais de Serra do Ramalho BA, residentes e domicil iados no mesmo endereço do declarante.

EL A brasileira, nat u-ral de São Caet ano do Sul - SP, nascida em 12 de ou-

t ubro de 1996, de prof is-são autonoma, est ado ci-v i l solteira, residente e domicil iada na Rua Se-bast ião Américo da Si lva, 195, Jd . Américo, Cambuí - MG, f i lha de JOILSON ANDR ADE ROCHA e LI-LIANA DA SILVA ROCHA, brasi leiros, nat urais ele de Gandú BA e ela de Ex-trema MG, residentes e domicil iados no mesmo endereço da declarante.

Faço saber que pre-tendem se casar:

JOSÉ PAULINO DA SIL-VA e NEUSA MARIA LEITE

ELE brasileiro, natu-ral de São José do Goiabal - MG, de prof issão encar-regado de produção, esta-do civil divorciado, nas-cido em 22 de julho de 1954, residente e domi-ciliado na Rua Valdemar Lopes, 70, Edith Lopes, Cambuí - MG, f i lho de ME-LQUIADES ALCEDITO DA SILVA e DOROTEA MARIA DE JESUS (falecidos).

ELA brasileira, natural de Cambuí - MG, nascida em 17 de julho de 1959, de profissão do lar, estado ci-vil divorciada, residente e domiciliada na Rua Valde-mar Lopes, 70, Edith Lo-pes, Cambuí - MG, f ilha de JOSÉ SOARES LEITE e MA-RIA APARECIDA MARTI-NIANO (falecidos).

Faço saber que pre-tendem se casar:

JUSCELINO R IBEIRO GUEDES e MARCIELLE ANTUNES DA CRUZ

ELE brasi leiro, na-t ural de Pirang uinho - MG, de prof issão agricul-tor, est ado civ i l solteiro, nascido em 28 de abril de 1977, residente e domici-l iado na Avenida Prefeito Jose Barbosa, 501, Jardim Ana Maria, Cambuí - MG, f i lho de L A Z ARO GUEDES e ELOISA APAR ECIDA R I-BEIRO, brasi leiros, nat u-rais ela de Sant a R it a do Sapucaí MG, residentes e domicil iados ele em Pou-so A legre MG e ela na Rua Firmino Elias, 66, Sena-dor Amaral MG.

ELA brasileira, natural

de Cruzeiro do Oeste - PR, nascida em 05 de agos-to de 1983, de profissão do lar, estado civil divor-ciada, residente e domici-liada na Avenida Prefeito José Barbosa, 501, Jardim Ana Maria, Cambuí - MG, f ilha de APARECIDO AN-TUNES DA CRUZ e CLEU-ZA BARBOSA DA SILVA, brasileiros, naturais ela de Piquirivaí PR, residen-tes e domiciliados ele em Curitiba PR e ela na Rua Tomaz Antonio Gonzaga, 232, São José, Pouso Ale-gre MG.

Faço saber que pre-tendem se casar:

PAULO CESAR SAL-LES e ALINNE PASCHOAL DOS SANTOS

ELE brasi leiro, nat u-ral de Cambuí - MG, de prof issão empresário, est ado civ i l divorciado, nascido em 23 de setem-bro de 1972, residente e domicil iado na Rua Luiz Gama, 02, centro, Cam-buí - MG, f i lho de JOSÉ FER R EIR A SALLES e MA-R IA APAR ECIDA SALLES, brasi leiros, nat urais de Cambuí MG, residentes e domicil iados no Bairro do Por t ão, Cambuí MG.

ELA brasileira, natu-ral de Cambuí - MG, nasci-da em 20 de dezembro de 1982, de profissão subge-rente, estado civil soltei-ra, residente e domiciliada na Rua Luiz Gama, 02, cen-tro, Cambuí - MG, filha de LUIZ CARLOS DOS SANTOS e APARECIDA DE LOURDES PASCHOAL DOS SANTOS (falecida), sendo ele brasi-leiro, natural de São Paulo SP, residente e domiciliado na Rua Rui Barbosa, 56-B, Cambuí MG.

Apresentaram os docu-mentos exigidos pelo Ar-tigo 1525 do Código Civil, sob n.º I e III e IV. Se al-guém tiver conhecimento de existir algum impedi-mento legal, acuse-o para os fins de direito. E para constar e chegar este ao conhecimento de todos, la-vro o presente para ser afi-xado no lugar do costume.

CLASSIFICADOSGazeta do Vale 15Edição 266 - 11/10/2016

VENDE-SELote 419m2

Localizado próximo ao Restaurante do Capela,

em Cambuí. Já terraplana-do com água e esgoto.Tratar: (35)98851-5105

VENDE-SE UMA CASA EM CAMBUÍ, COM 3

DORMITÓRIOS, SENDO UMA SUITE, COZINHA,

SALA, WC, 2 GARAGENS.

(35)9 8848-2891 – (35)3431-6641

OFEREÇO-ME PARASERVIÇOS DE CUIDADO-

RA DE IDOSOS NO PERIO-DO NOTURNO.

(35)9 9952-8387

OPORTUNIDADEVENDO LOTE DE

ESQUINA250 M2 EMCAMBUÍ

R$85.000,00(35)9 8880-3662

Vende-se lote, 516 m2 localizado próximo ao Restaurante do Cape-

la, em Cambuí com água, esgoto e calçamento.Valor: R$ 150.000,00

Telefone: (35)9 9114- 1734

Gazeta do ValeGERAL16 Edição 266 - 11/10/2016