diversidade da vida - reinos e domínios

10
DIVERSIDADE DA VIDA Reinos e Domínios BIOLOGIA A (Profª Lara) Livro Texto 2 Capítulo 21 Apostila Caderno 4 (pág. 276 a 278) Aula 39

Upload: alpha-colegio-e-vestibulares

Post on 16-Apr-2017

528 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diversidade da vida - Reinos e domínios

DIVERSIDADE DA VIDAReinos e Domínios

BIOLOGIA A (Profª Lara)Livro Texto 2 Capítulo 21

Apostila Caderno 4 (pág. 276 a 278)Aula 39

Page 2: Diversidade da vida - Reinos e domínios

Durante milhares de anos, vida foi representada por organismos unicelulares procariontes marinhos. Aparecimento dos eucariontes há 1,5 bilhão de anos. Os primeiros pluricelulares surgiram provavelmente a partir de colônias de unicelulares, nas quais ocorreram a especialização e a diferenciação de células. O aparecimento dos pluricelulares permitiu um aumento gigantesco da diversidade de organismos no planeta Terra. 600 milhões de anos: surgiram os grupos de animais existente hoje. As algas originaram os primeiros vegetais terrestres, há 500 milhões de anos e sua diversificação permitiu o desenvolvimento dos grupos vegetais atuais.

DIVERSIDADE DA VIDA NO PLANETA TERRA

Page 3: Diversidade da vida - Reinos e domínios

OS CINCO REINOS

Page 4: Diversidade da vida - Reinos e domínios

REINO MONERA

Unicelulares procariontes. A maioria é heterótrofa. São decompositores, simbiontes ou parasitas.Alguns são autótrofos fotossintetizantes ou quimiossintetizantes. Representado pelas bactérias, seres mais antigos e numerosos da Terra. Encontrados em todos os ambientes e associados com todos os demais seres vivos.

Page 5: Diversidade da vida - Reinos e domínios

REINO PROTISTA

Eucariontes unicelulares heterótrofos (protozoários) ou autótrofos (algas unicelulares) e pluricelulares autótrofos sem tecidos verdadeiros (algas).

Page 6: Diversidade da vida - Reinos e domínios

REINO FUNGI

Eucariontes unicelulares ou pluricelulares, sempre heterótrofos. Não apresentam tecidos verdadeiros. Absorvem nutrientes do meio e são decompositores, simbiontes ou parasitas. Evolutivamente mais próximos dos animais: parede celular de quitina, glicogênio como material de reserva. Fungos: leveduras, bolores, cogumelos, mofos.

Page 7: Diversidade da vida - Reinos e domínios

REINO PLANTAE (Metaphyta)

Eucariontes pluricelulares, com tecidos verdadeiros, sempre autótrofos Possuem células com cloroplastos (fotossíntese) e parede celular celulósica. Vegetais: briófitas (musgos), pteridófitas (samambaias), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com flores e frutos).

Page 8: Diversidade da vida - Reinos e domínios

REINO ANIMALIA (Metazoa)

Eucariontes pluricelulares, com tecidos verdadeiros Sempre heterótrofos. Suas células não apresentam parede celular, nem cloroplastos. Todas as espécies de animais.

Page 9: Diversidade da vida - Reinos e domínios

Classificação moderna dos seres vivos, baseada em estudos comparativos do RNA ribossômico. Bacteria, Archaea e Eukarya.

• Bacteria: maior parte dos procariontes, que são as bactérias atuais (eubactéricas).• Archaea: procariontes chamados de arqueobactérias. Morfologicamente semelhantes às eubactérias, porém, com parede celular de composição de composição diferente e material genético mais semelhante ao dos eucariontes. A maioria é autótrofa quimiossintetizante e extremófila (vivem em condições extremas de temperatura, de salinidade, de pH e de radiação).

• Eukarya: engloba os 4 reinos de eucariontes: Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

DOMÍNIOS

Page 10: Diversidade da vida - Reinos e domínios