distribuÍdo em repartiÇÕes dos poderes …0742;200901… · nossa chapa. tenho hoje... betim tem...

8
DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO V ENDA A VULSA : R$ 1,35 ANO 2 NÚMERO 144 - BETIM, 6 DE JANEIRO DE 2009 “Quero corresponder à confiança de quem votou em mim e quero merecer a confiança de quem não votou em mim”, afirmou a prefeita durante a posse. Maria do Carmo propõe união em favor de Betim Uma grande festa popu- lar marcou a posse da prefeita Maria do Carmo Lara e do vice-prefeito Alex Amaral na Prefeitura de Betim. No primeiro discurso, interrompi- do várias vezes pela vibração do público que lotou as arquibancadas do Ginásio Poliesportivo Divino Braga, a nova prefeita reafirmou os compromissos de investir na saúde e em programas sociais e de desenvolvimento econômi- co para reduzir as desigual- dades e enfrentar a escalada da criminalidade no município. Ela propôs a união de todos os segmentos em favor da cidade e disse que o novo governo será ousado para projetar Betim no cenário estadual e federal. Também no primeiro dia do ano novo foram empossados os 17 vereadores e eleita a nova mesa diretora da Câmara Municipal. O vereador Carlos Roberto de Souza é o novo presidente do Legislativo betinense. O ex-prefeito Carlaile Pedrosa transmitiu o cargo à sucessora fazendo um balanço positivo de seus dois mandatos consecutivos e o juiz diretor do Fórum de Betim, Jorge Paulo dos Santos, desejou sucesso à nova gestão. “Não quero olhar para trás, quero ter meus pés bem firmes no presente e o olhar voltado para o futuro.” “Não tenho medo dos desafios. Zelo por tudo que amo, como faz a leoa mãe quando cuida de seus filhotes.” Geraldo Lara Maria do Carmo Lara Maria do Carmo Lara Maria do Carmo e Alex Amaral cumprimentam a população depois da posse

Upload: nguyenthuy

Post on 21-Sep-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES …0742;200901… · nossa chapa. Tenho hoje... Betim tem hoje, com muito orgulho, um vice-prefeito que ... do perfil dos convocados para

DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO VENDA AVULSA: R$ 1,35 ANO 2 NÚMERO 144 - BETIM, 6 DE JANEIRO DE 2009

“Quero corresponder à confiança de quem votou em mim e quero merecer a confiança de quem não votou em mim”, afirmou a prefeita durante a posse.

Maria do Carmo propõeunião em favor de Betim

Uma grande festa popu-lar marcou a posse da prefeitaMaria do Carmo Lara e dovice-prefeito Alex Amaral naPrefeitura de Betim. Noprimeiro discurso, interrompi-do várias vezes pela vibraçãodo público que lotou asarquibancadas do GinásioPoliesportivo Divino Braga, anova prefeita reafirmou oscompromissos de investir nasaúde e em programas sociais ede desenvolvimento econômi-co para reduzir as desigual-dades e enfrentar a escalada dacriminalidade no município.Ela propôs a união de todos ossegmentos em favor da cidade

e disse que o novo governoserá ousado para projetarBetim no cenário estadual efederal.

Também no primeirodia do ano novo foramempossados os 17 vereadores eeleita a nova mesa diretora daCâmara Municipal. O vereadorCarlos Roberto de Souza é onovo presidente do Legislativobetinense. O ex-prefeitoCarlaile Pedrosa transmitiu ocargo à sucessora fazendo umbalanço positivo de seus doismandatos consecutivos e o juizdiretor do Fórum de Betim,Jorge Paulo dos Santos,desejou sucesso à nova gestão.

“Não queroolhar para trás,quero ter meuspés bem firmesno presente e oolhar voltado

para o futuro.”

“Não tenhomedo dos

desafios. Zelopor tudo que

amo, como faza leoa mãe

quando cuida deseus filhotes.”

Geraldo Lara

Maria do Carmo LaraMaria do Carmo Lara

Maria do Carmo e Alex Amaral cumprimentam a população depois da posse

Page 2: DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES …0742;200901… · nossa chapa. Tenho hoje... Betim tem hoje, com muito orgulho, um vice-prefeito que ... do perfil dos convocados para

02ÓRGÃO OFICIALMUNICÍPIO DE BETIM TERÇA-FEIRA, 06 DE JANEIRO DE 2009

POSSE

EXPEDIENTE

PREFEITA DE BETIMMARIA DO CARMO LARA PERPÉTUO

Vice-prefeito de BetimAlex Tadeu do Amaral Ribeiro

Presidente da Câmara Municipal de BetimCarlos Roberto de Souza

Procuradora Geral do MunicípioEliana Irene de Jesus Pinto

Secretário Municipal de ComunicaçãoWilson Santos Resende

Secretaria Municipal de ComunicaçãoDivisão de Imprensa Oficial

Rua Professor Osvaldo Franco, 55 - Centro Betim (MG) - Cep: 32510-050

(31) 2129.2429Sugestões e reclamações:

[email protected] e-mail para publicações:

[email protected]

Veja a íntegra do discurso de posse de Maria do Carmo Lara, no dia1º de janeiro de 2009, no Ginásio Divino Braga:

“Governarei para todos, como governarei com todos.”

Gostaria de começar convidandotodos a fazerem uma reflexão. Para tirar aágua de um poço é preciso corda e épreciso caçamba. Mesmo com todo esforçoe suor, mesmo com toda boa vontade,mesmo com muita força e disposição, sema caçamba ou sem a corda, as pessoas nãovão dispor da água para matar a sede. Nãobasta a caçamba, como não basta a corda.

Uso essa metáfora simples paradizer de minha consciência quanto à neces-sidade de somar esforços, de dar as mãos,de juntar experiências para levar uma tare-fa a contento. A tarefa que tenho pela frenteé gigantesca, é desafiadora, é estimulante,porque dela depende o bem estar da popu-lação de Betim. E o bem estar de cadamorador desta cidade é nosso objetivomaior. A política só tem sentido se for paracuidar das pessoas, se for para realizar obem comum, se for para fazer felizeshomens, mulheres e crianças.

Para alcançar esse objetivo,vamos precisar de todo mundo. Por isso eucomeço minha fala, começo meu mandatode prefeita propondo a conciliação. E omaior sinal dessa proposta de união emfavor da cidade foi dado na montagem danossa chapa. Tenho hoje... Betim tem hoje,com muito orgulho, um vice-prefeito queconhece como poucos a nossa cidade. AlexAmaral, que em outros momentos esteveem espaço diferente que o meu, é umaliderança política que veio se somar aonosso compromisso de resgatar a democra-cia em Betim. Por isso, no nosso governo,o vice-prefeito terá um papel fundamentalna nossa tarefa de construir um futuro maisjusto para todos.

Eu tenho aprendido muitodurante minha trajetória pessoal e política.Conheci a vitória e a derrota, passei poralegrias e tristezas, e fui compreendendo,em cada experiência que vivi, como é fun-damental contar com gente que tem obje-tivos semelhantes aos nossos. Um barco sóvai em direção ao rumo estabelecido, sóganha velocidade e firmeza, se todos osremadores estiverem sincronizados e bemafinados. Então, meu primeiro desafiocomo prefeita eleita de Betim foi montaruma equipe de remadores preparados parame ajudar a conduzir o barco. E isso foifeito.

Muita gente pode até ter se sur-preendido quando viu a lista dos meusauxiliares diretos. Mas os cidadãos foramescolhidos conforme seu perfil e sua com-petência. O interesse que prevaleceu foi ointeresse público, como será em tudodurante minha administração. São homense mu-lheres preparados para levar Betim aolugar que ela merece no cenário de Minas edo Brasil.

Não são todos do meu partido,mas são todos comprometidos com Betim

assim será mais uma vez. Não tenho medo dos desafios. Ao

longo de minha vida, já dei provasreiteradas de que não me falta a coragemquando preciso defender meus princípios,meus compromissos e minha cidade.

Zelo por tudo que amo, como faza leoa mãe quando cuida de seus filhotes.Sou mãe, tenho em meu coração asensibilidade que me leva às lágrimasquando a cena é enternecedora, mas tenhotambém a força necessária para reagir àsinjustiças.

Enfrentei adversários poderosos eobstáculos enormes para chegar à prefeitu-ra. Chegaram a dizer que eu nem moravaem Betim. Insinuaram que eu era umaperdedora, porque havia sido derrotada emeleições anteriores. Tentaram de tudo paraimpedir minha volta à prefeitura.Esqueceram-se que em democracia adecisão cabe ao povo. A população deBetim entendeu que podia ser vitoriosa,que podia romper com grilhões e caminharpara a liberdade e a autonomia.

Junto comigo, o povo de Betimestá entrando na prefeitura e é por isso queesse dia é histórico. Valeu a máxima: quemmanda em Betim é o povo. Tenho ummandato conferido pelo povo e é em nomedo povo que vou tomar cada decisão. E aíestá outra marca da administração: a par-ticipação popular.

O orçamento participativo está devolta, a democracia está de volta a Betim.Ninguém conhece melhor as necessidadesde uma cidade do que seu morador. Seique haverá uma torcida organizada paraque a administração não dê certo. Sei quehaverá fortes ações de veículos decomunicação para tentar manipular infor-mações, para apresentar versõesdistorcidas dos fatos, com o objetivo cruele lamentável de minar a imagem de umaadministração. São veículos comprometi-dos com interesses particulares. Todossabem do que estou falando.

Bobagem deles. O povo de Betimnão aceita mais ser tutelado e não vai sedeixar iludir com argumentos falsos eardilosos, porque sabe o que é melhor paraa cidade. O povo de Betim sabe tambémque vai dispor de todas as informaçõessobre a prefeitura, porque a marcaregistrada de um governo verdadeiramentedemocrático é a transparência. Não vai sernecessário ninguém inventar nada, porqueos fatos serão divulgados para que todossaibam. Para mim, o direito da sociedade àinformação é sagrado e ele será respeitadoà exaustão.

Quem quiser fazer oposição, quefaça. Oposição é legítima num regimedemocrático. Mas, por favor, faça oposiçãoa mim, faça oposição ao governo, mas nãofaça oposição à cidade. A oposição deve serpara construir, não para destruir. Que oobjetivo dos eventuais adversáriospolíticos não seja o poder, o mando, mas ointeresse da população.

A oposição legítima, a oposiçãoque não trama contra a cidade, ajuda agovernar, porque aponta erros e permitecorrigir rumos. Eu aceito e desejo a crítica,porque sei que nenhum governo é perfeito.Conheço a democracia e saberei convivercom os contrários e os diferentes. Sedepender de mim, a democracia vaifuncionar muito bem em Betim e a cidadesó tem a ganhar com isto.

Desde que foi conhecido o resul-tado da eleição, tenho repetido que nãofarei um governo de caça às bruxas. Nãoquero buscar culpados, quero buscarsoluções; não quero encontrar os respon-sáveis pelo que foi mal feito, porque isso opovo já sabe; quero lutar para garantir quetudo na prefeitura seja bem feito; não queroolhar para trás, quero ter meus pés bemfirmes no presente e o olhar voltado para ofuturo. Governarei para todos, comogovernarei com todos.

Os funcionários públicos quevestem a camisa de Betim gozarão deminha confiança e meu respeito. O fun-cionalismo será valorizado, porque deledepende a qualidade dos serviços daprefeitura.

Até o dia da eleição foram doismovimentos distintos na cidade: um forma-do pelos eleitores que votaram em mim;outro formado por quem votou em outroscandidatos. Passada a eleição, há apenasum grupo. O grupo dos moradores deBetim. A cidade é uma só, a prefeitura éuma só e a prefeita sabe que todos têmdireitos iguais. Quero corresponder à con-fiança de quem votou em mim e queromerecer a confiança de quem não votou emmim.Todos os cidadãos de Betim podemcontar comigo. Quero fazer uma Betimforte, mas forte para todos. Quero umacidade digna da importância econômicaque ela tem, mas que todos se beneficiemdessa força.

Quero também que a importânciapolítica de Betim seja equiparada àimportância econômica. Estaremos nalinha de frente porque outra marca destaadministração será a ousadia. Vamos ousar,porque temos coragem, experiência edeterminação.

Vamos ousar, porque temos umaequipe de alto nível, capacitada para dar asrespostas que a população espera. Vamosousar, porque temos um povo trabalhador emerecedor dos benefícios que pu-derem serconstruídos em nome de todos. Vamosousar, porque Betim precisa corresponderao presente e se preparar para o futuro.Vamos ousar, porque não há tempo aperder. Nossos filhos estão crescendo eprecisam de escola, de educação, de trabal-ho, de respeito e de oportunidades. Vamosarregaçar as mangas e fazer tudo que estiv-er ao nosso alcance. E quando não estiverao nosso alcance, vamos buscar ajuda,porque Betim merece. Betim é minhaterra adotada. Todos sabem que nasci navizinha Esmeraldas, de que muito meorgulho. Vim para cá aos onze anos. Aquiconstitui minha família e construí minhavida. Betim é minha casa e vou cuidar delacomo fiz na primeira vez em que fui prefei-ta. Quero chegar ao final do meu novomandato chamando todos a comemorar osavanços e as conquistas.

Entro na prefeitura de cabeçaerguida e pretendo sair de cabeça erguida,porque vou deixar nossa cidade orgulhosade si e dando exemplos para todo o país.Senhor presidente. Senhores vereadores,caro vice–prefeito Alex Amaral.Secretários e secretárias municipais.Demais autoridades e meu povo de Betim.

Temos a corda e a caçamba.Vamos tirar do poço a água para matar asede e irrigar a vida. Estamos juntos eestaremos sempre juntos por Betim.

Que Deus nos ajude.

e seu povo. Aliás, nem todos têm sequerfiliação partidária ou militância política,mas todos podem ser enquadrados na cate-goria de militantes sociais. São homens emulheres que, posso garantir, vão dar o quetiverem de melhor em benefício de nossacidade.

Quem fizer um exame apressadodo perfil dos convocados para minhaequipe pode pensar que o grupo é hetero-doxo, formado por gente de perfisdiferentes. Mas uma análise mais cuida-dosa vai mostrar que justamente essa dife-rença é que vai permitir a soma que levaráa um resultado muito maior. E aí está meusegundo grande desafio. É tarefa da prefei-ta articular o grupo, sincronizar as ações,buscar em cada um o que ele tiver demelhor em prol do trabalho coletivo. Emlinguagem bem simples: é minha tarefa afi-nar a viola. Ou, valendo-me da metáfora dobarco, garantir a sincronia e a sintonia dosremadores. Feito isso, esse barco vai servitorioso.

Ser vitorioso, quando se trata decuidar do bem estar das famílias de umacidade, não é fazer sucesso pessoal. Servitorioso em administração pública é ver osorriso e a gratidão estampados no rostodos moradores. Ser vitorioso na prefeiturade Betim é garantir saúde e paz para cadaum dos betinenses, seja rico ou seja pobre,seja do centro ou dos bairros, seja jovem ouseja velho. Não é fácil. São tempos decrise, a violência está instalada no nossomeio, a saúde está sucateada e sãonecessárias mudanças de rumo em muitasáreas da administração.

Nesse sentido, será de fundamen-tal importância o papel da CâmaraMunicipal. A independência entre oExecutivo e o Legislativo, senhoresvereadores, será sempre respeitada pelonosso governo. E cada vereador, nalegitimidade de seu mandato, terá daprefeita e de toda a equipe, a compreensãode que a harmonia entre os poderes serácada vez mais forte se o interesse maior forsempre o da população de Betim.

Da mesma forma, queremos tercom o Poder Judiciário uma parceria firmee direcionada para o bem comum. Quandopregamos a igualdade e a divisão justa dasriquezas da cidade, temos também adimensão exata de que o Sistema de Justiça-aqui incluído também o MinistérioPúblico-, precisa ser forte, independente ecom as condições necessárias para agir emdefesa do interesse público.

Ao lado dos demais poderes, dapopulação e de todos os segmentos, farei oquer for necessário, irei onde for preciso,falarei com pessoas de todas as ideologiase partidos para buscar recursos e soluçõespara nossa cidade. Foi assim no meuprimeiro mandato como prefeita de Betim,

Page 3: DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES …0742;200901… · nossa chapa. Tenho hoje... Betim tem hoje, com muito orgulho, um vice-prefeito que ... do perfil dos convocados para

Festa popular marca posse de Maria do Carmo e Alex Amaral

03ÓRGÃO OFICIAL

TERÇA-FEIRA, 06 DE JANEIRO DE 2009POSSE

MUNICÍPIO DE BETIM

A presença de cerca dequatro mil pessoas no GinásioDivino Braga deu o tom popular àposse da prefeita Maria do CarmoLara na Prefeitura de Betim, nanoite do dia 1º de janeiro. Ao ladodo esposo, José Osvaldo Perpétuo,e acompanhada pelo vice-prefeitoAlex Amaral com a esposaSayonara Ribeiro, ela entrou noginásio conduzida por crianças doProjeto Pró-Viver, capoeiristas epelo grupo de congadeiros. Logoapós, fizeram a leitura do termo dejuramento e assinaram o livro deposse.

“Começo meu mandatopropondo a conciliação”, afirmou aprefeita no discurso de posse.“Farei o quer for necessário, ireionde for preciso, falarei compessoas de todas as ideologias epartidos para buscar recursos esoluções para nossa cidade”, com-pletou, ressaltando a importânciadas parcerias com a CâmaraMunicipal e o Poder Judiciário.

Interrompida diversasvezes por aplausos e vibração do

público nas arquibancadas, Mariado Carmo reafirmou os compro-missos de melhorias na área desaúde e adoção de medidas sociaispara redução das altas taxas decriminalidade. Ela citou a retomadado orçamento participativo, um dosprogramas marcantes de seuprimeiro governo, para anunciarque “a democracia está de volta aBetim”.

Antes do discurso de possede Maria do Carmo, o ex-prefeitoCarlaile Pedrosa fez pronuncia-mento de transmissão de cargo eresumiu os principais investimen-tos de seus dois mandatos consecu-tivos.

O juiz diretor do Fórum deBetim, Jorge Paulo dos Santos,também discursou, agradecendo aparceria dos últimos anos entre oPoder Judiciário e o Executivo, edesejando sucesso ao novo gover-no de Maria do Carmo Lara e AlexAmaral. O presidente da Câmara,Carlos Roberto de Souza, asse-gurou que o Poder Legislativo seráparceiro da Prefeitura.

Nas arquibancadas lotadasdo Ginásio Divino Braga, que foienfeitado por balões brancos e ver-melhos, famílias inteiras destinaramo primeiro dia de 2009 para presti-giar a posse da prefeita Maria doCarmo Lara e do vice Alex Amaral.Homens, mulheres e crianças,muitos empunhando bandeiras evestindo camisas da coligação queapoiou a prefeita, também cantaramo jingle da campanha eleitoral.

Morador do Conjuto Olím-pia Bueno Franco há 25 anos, ogerente administrativo DiomarPereira da Silva fez questão de ficaraté o final da cerimônia. “Semprecompareci às solenidades de posseda cidade. É um momento impor-tante e precisamos dar nosso apoio a

quem vai enfrentar o desafio degovernar Betim”, afirmou. Para aprofessora Maria das Graças Xavier,de 58 anos, a volta de Maria doCarmo à Prefeitura será um marcopara o ensino. “Na época em que elafoi prefeita, as crianças tinhammerenda de qualidade. As condiçõesde trabalho dos professores tambémeram bem melhores”.

O pastor Hugo OliveiraSantos, morador do bairro São João,compareceu ao ginásio para mani-festar seu apoio à nova adminis-tração. “Estou certo de que a Mariado Carmo vai governar para todos,porque ela já fez isso uma vez. Elasempre se preocupou com os excluí-dos, com quem não tinha casa,saúde, educação”, disse.

Confiança em um novo tempo para Betim

Geraldo Lara

Adeilson Silva

Cerca de quatro mil pessoas compareceram à posse

Maria do Carmo recebe apoio da população

Órgão OficialInformações: 2129.2449

Page 4: DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES …0742;200901… · nossa chapa. Tenho hoje... Betim tem hoje, com muito orgulho, um vice-prefeito que ... do perfil dos convocados para

04ÓRGÃO OFICIAL

TERÇA-FEIRA, 06 DE JANEIRO DE 2009POSSE

MUNICÍPIO DE BETIM

Conheça o perfil dos novos secretários

SAIBA ONDEENCONTRAR O

ORGÃO OFICIALLigue para 2129.2449

Pela primeira vez na história de Betim, secretários tomam posse no mesmo dia da prefeita e do vice-prefeito

Adeilson Silva

Page 5: DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES …0742;200901… · nossa chapa. Tenho hoje... Betim tem hoje, com muito orgulho, um vice-prefeito que ... do perfil dos convocados para

05ÓRGÃO OFICIALMUNICÍPIO DE BETIM TERÇA-FEIRA, 06 DE JANEIRO DE 2009

POSSE

Câmara começa com Beto do Depósito na presidênciaComo a posse da prefeita e

do vice é um ato da CâmaraMunicipal, quem foi ao GinásioDivino Braga no dia 1º de janeiroassistiu, inicialmente, a posse dos17 vereadores eleitos em outubro.A sessão solene foi presidida pelovereador Waldir Teixeira, o maisvelho entre os empossados. Eleconduziu também os trabalhos deeleição da mesa diretora, que teveduas chapas concorrentes: a 1,liderada por Carlos Roberto deSouza; e a 2, encabeçada pelovereador Almir Nogueira.

Ao final da votação, Souza,conhecido por Beto do Depósito,foi eleito com nove votos contra

oito dados à outra chapa. Alémdele, compõem a nova mesa dire-tora para o biênio 2009/2010 osvereadores Nehemias Gaspar deAraújo, Marcos Antônio da Paz,Marcos Siqueira Alvarenga,Waldir Cardoso Teixeira.

Os demais vereadores da16 legislatura em Betim são:Antônio Carlos, Cordovil Nevesde Souza, Daniel Costa, EutairAntônio dos Santos, José AfonsoOliveira, Divino Lourenço, CarlosRenato Dias Muniz (Ti-Rei),Maurício Caminhas, Ivo LeonardoFerreira Caminhas, Wagner Rosa,Almir Nogueira e Ademar Soares.

Ex-prefeito transmite o cargo fazendo balanço positivo

Acompanhado pela esposa Silvana Pedrosa e por poucos auxiliares de seugoverno, o ex-prefeito Carlaile Pedrosa foi ao Ginásio Divino Braga transmitir ocargo à prefeita Maria do Carmo Lara. Antes da solenidade, os dois conversaramrapidamente na sala reservada para autoridades e, pouco depois de assinado otermo de posse pela sucessora, Pedrosa fez um rápido discurso ressaltando açõesde seu governo, iniciado em 2001.

Ele destacou que Betim foi a primeira cidade do país a celebrar um con-trato de financiamento de obras com o Banco Mundial. E lembrou que a reformatributária promovida no início da primeira gestão “foi determinante para quemilhares de empresas optassem por se instalar no município”. Veja a íntegra dodiscurso de Carlaile Pedrosa durante a posse da prefeita Maria do Carmo Lara:

“Hoje estamos aqui para escre-ver mais um capítulo da democracia denosso país. Com muito orgulho afirmoque a nossa Betim, que me foi confiadaem janeiro de 2001, era bem diferente dacidade em que hoje vivemos e cujocomando eu transfiro para a prefeitaMaria do Carmo Lara nesta solenidade.

Ao longo dos últimos oito anos,muitos foram os desafios enfrentados,mas a transformação pela qual Betim pas-sou é evidente. A ênfase dada à criação deuma infra-estrutura urbana e a valorizaçãode setores, como o esporte, a promoçãohumana e o desenvolvimento econômico,com respon-sabilidade social e ambiental,são marcas desta nova Betim.

Tentando superar os desafios quesucederam dia a dia, buscamos fazer omelhor para a nossa Betim e, assim, con-seguimos transformar nossa cidade emuma das mais importantes do nossoEstado. O município é hoje o primeiro emarrecadação de ICMS de Minas Gerais, o

segundo maior PIB e o segundo que maisemprega no Estado.

Betim também se tornou referên-cia na administração pública ao ser a pri-meira cidade do Brasil a celebrar um con-trato de financiamento de obras públicascom o Banco Mundial. Esse contrato foide significativa relevância para o cresci-mento da cidade, abrindo as portas parainúmeros e expressivos investimentos.

Mas o desenvolvimento de nossacidade se deu por muitas outras ações.Não podemos deixar de lembrar da refor-ma tributária implementada no início denosso primeiro mandato. Essa medida foideterminante para que milhares de empre-sas optassem por se instalar em nossomunicípio.

Gostaria de lembrar, ainda, dasações sociais que, em nosso governo,mereceram um cuidado todo especial.Diversos foram os projetos realizados evários deles, de reconhecimento nacional.Cito aqui os cinco restaurantes populares

construídos em diferentes regiões dacidade.

Reitero que pautamos nossaadministração pela preocupação com obem-estar social do povo e também dosservidores municipais. Foram diversasações praticadas para a valorização do fun-cionalismo público local. Para citar umadelas, os oito aumentos salariais consecu-tivos que soma-ram mais de 87% de rea-juste nos vencimentos.

Estamos certos de que rea-lizamos um relevante trabalho, mas nãoficamos plenamente satisfeitos, pois temosa consciência de que muito há que ser feito.

Não realizei nada sozinho. Tive oapoio de uma equipe eficiente e compro-metida com o nosso plano de governo.Contei com o apoio irrestrito e sempremotivador da minha família, pais, meus fil-hos e de minha querida esposa. Deus estevesempre ao meu lado e foi ele que me con-fortou nas horas mais difíceis.

Não posso deixar de agradeceraos nosso parceiros, fundamentais nestacaminhada: o go-verno federal, meu amigogovernador Aécio Neves, os nossos deputa-dos federais e estaduais e os representantesdos poderes legislativo e judiciário donosso município, e também os servidoresmunicipais da nossa Betim.

Ao povo de Betim, que me deu aoportunidade de, por dois mandatos, dirigiros seus destinos, meu mais eterno e sinceroobrigado.

Finalizando, parabenizo a prefeitaMaria do Carmo Lara e o vice-prefeitoAlex Amaral, desejando-lhes um mandatode grande sucesso.

Tenho a certeza de que vocês con-tinuarão lutando pela nossa querida Betimcomo sempre fizeram. Eu, mesmo nãoestando à frente do Executivo Municipal,estarei exercendo minha cidadania e meuamor por esta cidade para que ela continuetrilhando o cami-nho do desenvolvimento esendo exemplo para o nosso país.

Prefeita Maria do Carmo, a partirde hoje, a senhora é a prefeita desta grandecidade que é Betim, que tanto merecenosso ca-rinho, nosso respeito e nossa ded-icação. A senhora é a minha prefeita!

Boa sorte e que Deus lhesabençoe!”

Geraldo Lara

Geraldo Lara

Vereador Beto do Depósito foi eleito presidente da Câmara com nove votos

Carlaile Pedrosa discursa durante solenidade no Ginásio Divino Braga

Ao assumir a Prefeitura deBetim pela segunda vez, no dia 1ºde janeiro de 2009, Maria doCarmo Lara coloca a 19ª assinatu-ra no livro de posse da cidade, quecompletou 70 anos de emanci-pação político-administrativa emdezembro. Além dela, somente osex-prefeitos Newton Amaral (Bio)e Osvaldo Franco (falecidodurante seu segundo mandato, em1991) assumiram duas vezes aPrefeitura em períodos não con-secutivos. Raul Saraiva Ribeirofoi prefeito três vezes, mas os doisprimeiros mandatos foram atravésde nomeação. Carlaile Pedrosa,que acaba de deixar o cargo, tevedois mandatos consecutivosporque disputou e venceu areeleição em 2004. No total, 13pessoas governaram Betim desdea emancipação.

Psicóloga e professora,Maria do Carmo Lara tem 54 anose retorna ao cargo doze anosdepois da primeira gestão. Paratomar posse, ela interrompeu oseu terceiro mandato consecutivocomo deputada federal. Únicamulher a comandar a Prefeitura deBetim, Maria do Carmo é sobrin-ha de João Batista Lara, que foiprefeito de Betim na década de 70.Alex Amaral, o novo vice-prefeitoda cidade, é outro que tem lastropolítico: além de ex-vereador, ésobrinho do ex-prefeito Bio.

Em 70 anos, 13 pessoas

assumiram aPrefeitura

a

Page 6: DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES …0742;200901… · nossa chapa. Tenho hoje... Betim tem hoje, com muito orgulho, um vice-prefeito que ... do perfil dos convocados para

06ÓRGÃO OFICIAL

TERÇA-FEIRA, 06 DE JANEIRO DE 2009POSSE

MUNICÍPIO DE BETIM

Page 7: DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES …0742;200901… · nossa chapa. Tenho hoje... Betim tem hoje, com muito orgulho, um vice-prefeito que ... do perfil dos convocados para

07ÓRGÃO OFICIALMUNICÍPIO DE BETIM TERÇA-FEIRA, 06 DE JANEIRO DE 2009

POSSE

Page 8: DISTRIBUÍDO EM REPARTIÇÕES DOS PODERES …0742;200901… · nossa chapa. Tenho hoje... Betim tem hoje, com muito orgulho, um vice-prefeito que ... do perfil dos convocados para

O ORGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO CIRCULA ÀS TERÇAS, QUINTAS E SÁBADOS.

[email protected]

2129.2449