dissecação cromática...de lakshmi bhaskaran dificuldade em defenir a construção cénica com os...

11
Dissecação Cromática Um projecto fotográfico por Inês Moura Pinto Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia Design e Comunicação Visual | Proposta 1 | Março 2019 up201707693 | www.designbynes.wordpress.com

Upload: others

Post on 26-Jan-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Dissecação Cromática

    Um projecto fotográfico por Inês Moura Pinto

    Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e MultimédiaDesign e Comunicação Visual | Proposta 1 | Março 2019up201707693 | www.designbynes.wordpress.com

  • IntroduçãoNo âmbito da unidade curricular de Design e Comunicação Visual, da licenciatura de Ciên-cias da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, foi proposta a criação de uma composição baseada na interpretação de uma fotografia do projeto “Dissecar”. Esta conce-ção deveria ter como orientação os Elementos Básicos da Comunicação Visual, sendo estes utilizados respeitando as Técnicas de Comu-nicação Visual adequadas ao projeto.

    Os estudantes deveriam, ainda, criar um blog – www.designbynes.wordpress.com – onde se iria publicar os trabalhos realizados ao longo desta unidade curricular, podendo, também, enriquecer a página com o processo de criação e a evolução das propostas.

    Começarei por apresentar o resultado das duas partes da composição visual desta pro-posta e, de seguida, iniciarei o ensaio teó-rico com a justificação da interpretação que fiz da fotografia que escolhi. Em seguida, apresentarei as descrições e justificações das técnicas e processos que decidi aplicar nesta proposta. Por último, é apresentada a minha recolha fotográfica.

    DissecarSegundo o dicionário português, etimolo-gicamente, a palavra «Dissecar» significa «separar as partes». No seu sentido fi-gurado, este conceito abrange ainda uma «examinação minuciosa».

    Postas estas definições, não resta dúvi-da de que a dissecação pode ser resumida como sendo uma relação de holonímia/mero-nímia, do todo com as partes.

    «Para aprender não basta só ouvir por fora, é necessário

    entender por dentro.» - Padre António Vieira

  • Composição Visual

    A composição circular consiste na perspetiva de baixo para cima de um

    frasco do experimento em cima de uma mesa de vidro, aquando da coloração

    com as três cores primárias.

    A composição quadrada consiste no ali-nhamento dos três frascos das cores primárias e o frasco das secundárias, numa captação do comportamento do co-rante em água.

  • Etiquetas

    Todas as etiquetas estabelecem uma dissecação do conteúdo dos frascos.

    O rótulo maior consiste no das cores secundárias e discrimina os pigmen-tos primários percentuais contidos

    em cada cor.

  • Decisão ConceptualA fotografia que escolhi retrata a divisão de um kiwii ao centro num cenário laboratorial com vários frascos de conserva no fundo. Esta composição visual, onde a cor é um ele-mento estruturante do seu impacto, suscitou em mim a curiosidade pelo frasco como con-ceito de compartimentalização de produtos.

    Deste modo, decidi usar frascos como reci-pientes para a minha dissecação. Durante a procura de um objeto de dissecação fez--se uma luz, figurativa e literalmente – a luz visível ao olho humano, representada no espetro eletromagnético pela sua refle-xão nas diferentes cores. Nesta linha de pensamento, concluí que até nas cores pode haver dissecação, uma vez que da combina-ção das cores primárias nascem as secundá-rias.

    Assim sendo, a minha dissecação cromática partiria da composição fotográfica de qua-tro frascos com água, dos quais três iriam ter os corantes alimentares das cores pri-márias e um iria ter as cores secundárias. Ou seja, o frasco das cores secundárias representa o “todo” e os frascos com as cores primárias representam as “partes” – estabelecendo-se assim a relação de ho-lonímia/meronímia presente numa disseca-ção.

    Em adição, cada frasco apresenta um rótu-lo, que por si só faz uma discriminação e dissecação do conteúdo no seu interior. O frasco das cores secundárias dispõe de uma tabela com as percentagens dos pigmentos cromáticos presentes em cada cor, pois re-presentam o “todo” ao serem a junção das cores primárias.

  • Elementos Básicos e Técnicas de Comunicação VisualO conhecimento dos elementos básicos da co-municação visual e as suas respetivas fun-ções e finalidades é crucial na conceção dos diferentes projetos, pois, assim, consegui-mos maximizar o poder da mensagem que pre-tendemos transmitir. Nesta proposta defeni o objetivo de prioritarizar o papel da Cor e do Movimento.

    Em ambas as composições optei por recorrer principalmente à manipulação da Cor, que va-ria de frasco para frasco. Nesta construção fotográfica, a cor é enfatizada inicialmente ao não se misturar com a água. Assim, cada frasco assume uma cor como principal objeto visul, destacando-se dos outros.

    Apliquei, também, a Direção. A direção está visível nas técnicas de Fragmentação e As-simetria presentes na mancha que o corante deixa ao não se dissolver logo na água, pro-jetando ramificações em várias direções.

    Além disso, pode também verificar-se uma forte influência do elemento Forma, uma vez que o processo de dissolução em água cria Irregularidade.

    Por último, recorri também ao elemento de Movimento, inerente à viagem da cor pela água. Esta utilização está, naturalmente, relacionada com o uso da técnica de Ati-vidade, uma vez que a composição visual constitui um entretenimento dependente de ação.

    Elementos Básicos Visuais

    Técnicas Comunicação Visual

    Cor Ênfase

    DireçãoFragmentação/Assime-

    tria

    Linha/Forma Irregularidade

    Movimento Atividade

  • ConclusãoEm suma, o principal objetivo desta composi-ção visual foi explorar o conceito “Disseca-ção” de forma original, mas com inspiração na fotografia escolhida. Considero que a mi-nha Dissecação Cromática representou bem a minha interpretação do conceito de fragmen-tação de um todo nas suas partes.

    Assim, dei prioridade à manipulação da cor e preferi expressar-me principalmente através de uma composição fotográfica e artística. No entanto, devo referir que também recor-ri à edição com o programa Adobe Illustrator na realização dos rótulos dos frascos e ao Adobe Photoshop apenas na edição da composi-ção quadrada.

    «Right and wrong do not exist in graphic design. There is

    only effective and non-effective communication.»- Peter Bilak

    Composição Visual Alternativa

    Esta composição foi a inicialmente apre-sentada à docente. Contudo, senti que com a descoloração do fundo haveria um maior ênfase das cores e portanto esta fica como alternativa.

  • Processo de Concepção

    Inspiração numa pági-na do li-vro “What is Publica-tion Design?” de Lakshmi Bhaskaran

    Dificuldade em defenir a construção cénica com os poucos materiais e equi-pamentos disponíveis. Esta imagem é do cenário final - segunda tentiva no processo fotográfico.

    Mistura dos corantes das cores primárias para conseguir as secundárias e uso de seringas para as colocar na água.

    Dificuldade em captar o efeito da dissolução rapidamente, pois o corante mistura-se facilmente na água. Obstáculo contornado com a ajuda de colegas a colo-rir em simultâneo.

  • Recolha FotográficaElementos Básicos Visuais

    Ponto Linha Forma Direção MovimentoTom

    Cor Textura Dimensão

    QuadradoTriângulo

    Escala

  • Recolha FotográficaTécnicas de Comunicação Visual

    Equilíbrio V.S Instabilidade

    Regularidade V.S Irregularidade

    Unidade V.S Fragmentação

    Simetria V.S Assimetria

    Opacidade V.S Transparência

    Simplicidade V.S Complexidade

  • Recolha FotográficaTécnicas de Comunicação Visual

    Atividade V.S Estase

    Subtileza V.S Ousadia

    Neutralidade V.S Ênfase