discover lisbon - trabalhar em lisboa

24
Trabalhar em LISBOA

Upload: camara-municipal-de-lisboa

Post on 31-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Documento elaborado pela Direcção Municipal de Economia e Inovação da CML onde são apresentadas 10 Razões para trabalhar em Lisboa.

TRANSCRIPT

Page 1: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

Trabalhar em LISBOA

Page 2: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

Trabalharem LISBOA

Page 3: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

“O mercado português é excecionalmen-te recetivo a tudo aquilo que é novidade. Nesse aspeto, trabalhamos num ambien-te fantástico. Aliás não é por acaso que a Nokia escolheu Portugal para muitos dos seus testes de mercado.”Luís Peixe, Coun-try Manager da Nokia Portugal.

(Oje, Fevereiro de 2010)

Lisboa é uma cidade capital atlântica, única como local de trabalho. Redes de transportes e mobilidade internacional, conectividade digital, recursos humanos de qualidade reco-nhecida, boas condições de vida e segurança. Cosmopolita, inovadora e criativa, de relações fortes com África e o Conti-nente Americano, Lisboa abraça o mar e é hoje uma das me-lhores capitais do mundo para viver e trabalhar.

Page 4: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

04

10 razões para trabalhar em LISBOA

04

1. Cidade Capital e Hub Atlântico

2. Elevada Qualidade de Vida e Segurança

3. Facilidade de Instalação na Cidade

4. Aeroporto Internacional a 10 minutos do Centro da Cidade

5. Conectividade Digital e Mobilidade

6. Custo de Vida Competitivo

7. Elevada Qualidade do Sistema de Ensino

8. Cidade Universitária

9. Ecossistema de I&D e Inovação

10. Cidade Cosmopolita e Criativa

Page 5: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

1 | Cidade Capital e Hub Atlântico

A posição geoestratégica de Lisboa confere à cidade excelentes oportunida-des de acesso a diversos mercados. A instalação em Lisboa permite ter acesso privilegiado a 10 milhões de consumidores portugueses, 50 milhões de con-sumidores ibéricos, 500 milhões de europeus e 250 milhões de consumido-res nos PALOP.As modernas infra-estruturas de transporte e logística, tais como uma com-pleta rede de auto-estradas, ferrovias, vários portos na sua área de influência e aeroporto a 7 Km do centro da cidade - com ligações a mais de 150 desti-nos europeus e transcontinentais, fazem da cidade de Lisboa a localização ideal para empresas que pretendam investir ou exportar para os mercados emergentes. Lisboa tem relações empresariais e culturais privilegiadas e um conhecimento profundo dos sete países que partilham a língua portuguesa, dos quais se destacam, pela dimensão, Angola, Brasil e Moçambique.Tudo isto transforma Lisboa numa cidade extremamente atrativa para tra-balhar, seja pela facilidade de acessos, seja pelas excelentes condições que proporciona à instalação de empresas multinacionais ou que pretendam a internacionalização.

05

Page 6: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

0606

2 | Elevada Qualidade de Vida e Segurança

Lisboa foi considerada a 23ª Melhor Cidade do Mundo para Viver pela revista Monocle (Julho/Agosto 2011). Tem mais de 220 dias de sol por ano, 3 parques naturais na sua área de influência, 2 extensas frentes de praia, gastronomia mediterrânica, rica em peixe e saudável. É uma cidade com uma oferta muito diversificada de bares e restaurantes. O facto de Lisboa ser a Capital mais solarenga da Europa, é uma oportuni-dade para a prática de diversos desportos como por exemplo jogging, BTT, caminhadas, golfe, equitação, futebol ou skate. A proximidade do rio Tejo e do mar permitem ainda a prática do remo, canoagem e vela, surf e kitesurf. Duas das mais espectaculares frentes de mar da Europa situam-se no Guin-cho (a 25 min.) e na Ericeira (a 35 min.), sendo esta última a maior reserva de surf da Europa.A segurança é um dos pontos fortes da cidade de Lisboa, que é a capital mais segura da Europa (Eurostat -relatório de 2010). Lisboa também surge no top 50 das cidades no que respeita a segurança pessoal (MERCER - Quality of li-ving worldwide city rankings 2011). Portugal apresenta baixos indicadores de criminalidade violenta, sendo avaliado como o 13º país mais seguro do Mundo (Global Peace Index).O clima de calma, estabilidade social e segurança proporcionado pela cida-de, bem como a disponibilidade de um elevado número de atividades de lazer constituem alguns dos fatores que conferem à cidade um alto nível de qualidade de vida.

Page 7: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

3 | Facilidade de Instalação na Cidade

Lisboa é uma cidade capital de um país da União Europeia. A liberdade de cir-culação traz inúmeras oportunidades a quem pretende trabalhar no espaço europeu, uma vez que elimina muitos constrangimentos e flexibiliza os pro-cedimentos inerentes à instalação numa outra cidade. A cidadania europeia traz consigo não só a liberdade de circulação mas também a possibilidade de participar ativamente na vida cívica e política da cidade onde se reside. O estatuto de cidadão europeu permite a qualquer cidadão de qualquer país membro da União estabelecer-se livremente em qualquer local do espaço europeu.Lisboa tem a dupla vantagem de fazer parte da União Europeia e simultane-amente constituir uma porta de entrada para a Europa. A sua posição geoes-tratégica favorece a interação com mercados muitos diversificados, criando muitas oportunidades de trabalho para quem se quer estabelecer na cidade.

07

Page 8: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

4 | Aeroporto Internacional a 10 minutos do Centro da Cidade

O fenómeno da globalização traz crescentes desafios à competitividade de uma cidade. A necessidade de internacionalização leva a que as empresas se façam representar em diversos mercados, o que obriga a deslocações frequentes. Da mesma forma, a realização em maior escala de seminários, conferências, congressos e outros eventos empresariais, envolvendo partici-pantes de vários países, reforça a importância das acessibilidades das cidades anfitriãs destes eventos. Neste contexto, a proximidade do aeroporto de Lis-boa do centro da cidade facilita a organização destes eventos, na medida em que rentabiliza o tempo dispendido na deslocação.A possibilidade de deslocação nos diversos meios de transportes públicos disponíveis torna Lisboa uma cidade extremamente acessível, quer para des-locações esporádicas, quer para estadias mais prolongadas, associadas ao desenvolvimento de uma carreira profissional ou à instalação de uma empre-sa. Os contínuos melhoramentos das infraestruturas viárias permitem deslo-cações cada vez mais rápidas dentro da cidade, aumentando a qualidade de vida e tornando Lisboa uma cidade cada vez melhor para viver.

08

Page 9: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

0909

5 | Conectividade Digital e Mobilidade

Portugal ocupa o 11º lugar no ranking europeu da fibra óptica, sendo o 2º país europeu com maiores progressos no final de 2010*. Constitui, assim, um dos principais motores de desenvolvimento e um dos grandes impulsio-nadores do setor na Europa. Num mundo cada vez mais globalizado e com crescentes necessidades de comunicação, este fator torna Lisboa uma cida-de muito apelativa, uma vez que permite que a partir deste ponto se possa trabalhar facilmente com entidades ou empresas geograficamente distantes.A posição geográfica de Lisboa, bem como as ligações aéreas, viárias e ter-restres muito modernas e diversificadas fazem com que se torne muito fácil e acessível deslocarmo-nos fisicamente para e dentro da cidade. A rede urbana e inter-urbana de transportes tem vindo a ter constantes melhoramentos, o que facilita as deslocações dentro da cidade. Também a proximidade do aeroporto e a multiplicidade de destinos acessíveis fazem com que Lisboa se torne facilmente acessível a partir das restantes cidades da Europa, bem como de todas as restantes principais cidades do mundo.

* Fonte: FTTH Council Europe

Page 10: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

6 | Custo de Vida Competitivo

Lisboa é das cidades com um custo de vida mais competitivo da União Euro-peia - ocupou respetivamente o 2º e 6º lugar entre 35 cidades que compõem o ranking elaborado por Cushman & Wakefield nos anos de 2010 e 2011. Tem um custo de vida dos mais baixos da Europa e é, das grandes cidades euro-peias, uma das que oferece os mais competitivos preços de alojamento face à elevada qualidade do serviço prestado. Esta é uma característica fundamen-tal para quem procura o local mais indicado para se estabelecer, pois permite conseguir custos de instalação relativamente baixos.A oferta imobiliária na cidade é bastante diversificada, permitindo arrendar uma habitação adaptada às necessidades a um custo bastante competitivo. Desde as casas de maiores dimensões e mais recentes nas zonas mais no-vas da cidade (Parque das Nações, por exemplo), às casas mais pequenas e de traça antiga dos bairros históricos, Lisboa permite facilmente a instalação na cidade de qualquer pessoa. A facilidade de acesso a serviços públicos de saúde e educação constitui outro factor importante, pois permite baixar con-sideravelmente os seus custos. Também a nível cultural é possível aceder a diversos locais e eventos gratuitamente ou a custos bastante reduzidos.

010

Page 11: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

7 | Elevada Qualidade do Sistema de Ensino

A cidade dispõe de uma ampla rede de escolas de ensino básico e secundá-rio, às quais estão associados diversos serviços relacionados com ocupação de tempos livres e com atividades em áreas específicas de desenvolvimento físico e intelectual. A diversidade de escolas existente permite aos encarrega-dos de educação conseguir que os seus educandos tenham acesso ao tipo de ensino pretendido, seja a nível de tipo de educação, horários escolares ou atividades extra-curriculares. O ensino público possui uma rede de escolas cada vez mais modernizada e adaptada ao ritmo de trabalho verificado na atualidade. Também o ensino particular e cooperativo tem uma oferta cada vez mais vasta, nomeadamen-te pela existência de diversas escolas internacionais, permitindo a quem opta por vir trabalhar para Lisboa proporcionar aos seus filhos a continuidade no sistema de ensino frequentado.

011

Page 12: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

8 | Cidade Universitária

Lisboa oferece aos estudantes uma qualificada rede de universidades públi-cas e privadas e centros de investigação, mantendo intensa cooperação com instituições de ensino universitário de referência internacional (MIT, Carnegie Mellon, Fraunhofer Institute). Dispõe de um MBA criado a partir de uma par-ceria entre a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica Portugue-sa , e o MIT Sloan School of Management, dispondo ainda de outros MBA e outras formações executivas de elevada qualidade.Neste contexto, estão reunidas em Lisboa excelentes condições para a quali-ficação de mão-de-obra. A diversidade e qualidade da oferta universitária na cidade possibilitam que qualquer pessoa possa aceder a uma formação de qualidade na área de estudo pretendida. Seja para obter uma especialização ao mais alto nível ou para conseguir pessoal qualificado, Lisboa é a localiza-ção ideal para trabalhar e/ou constituir uma base de negócio.

9 | Ecossistema de I&D e Inovação

A região de Lisboa representa cerca de 40% do PIB nacional e concentra um elevado número de empresas tecnológicas e de investigação. É o centro de uma região com 3 milhões de habitantes, onde se localizam os centros de decisão económica do País. Lisboa é uma capital europeia extremamente recetiva às inovações tecnológicas e por isso tem sido escolhida por várias

012

Page 13: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

multinacionais para testes de mercado de novos produtos.Portugal ocupa o 3º lugar do ranking na percentagem total de diplomados nas áreas da engenharia, ciências da vida, física, matemática/estatística e informática, saúde e bem-estar - Global Benchmark Report 2012. Recursos humanos qualificados, flexíveis, criativos, multilingues e altamente competi-tivos, bem como investigadores e universidades com prestígio internacional tornam Lisboa apetecível para a localização de centros de investigação e/ou desenvolvimento de serviços e sedes de empresas, criando na cidade ainda mais oportunidades para quem pretende desenvolver uma carreira profissio-nal de sucesso.Lisboa (cidade e Área Metropolitana) tem-se revelado muito atractiva para a instalação de empresas dos sectores das Tecnologias de Informação e Co-municação, ao qual podemos juntar as industrias do Software e todas em-presas na área da Internet, bem como empresas nas áreas dos Media e Au-diovisual. Esta tendência é ilustrada pela recente instalação em Lisboa de empresas como a Microsoft, Google, TV Globo, a FOX International, a Fujitsu, ou Huawei, que se juntam a empresas que detêm uma forte presença na ci-dade ou que se encontram em processo de reforço das suas operações: IBM, Vodafone, Sonaecom, ZON, Portugal Telecom, entre outras.

013

Page 14: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

10 | Cidade Cosmopolita e Criativa

A cidade de Lisboa tem uma oferta variada de equipamentos culturais, lojas, locais de boémia e de lazer com forte ligação aos bairros tradicionais. É uma cidade onde durante todo o ano acontecem eventos para todos os gostos, muitos deles com notoriedade internacional. Por exemplo o Rock in Rio, a Volvo Ocean e The Tall Ships Races, visitaram Lisboa em 2012.Ao longo do rio Tejo (zona ribeirinha) são inúmeros e diversificados os locais para jantar, tomar uma bebida ou dançar, como por exemplo nas Docas - Al-cântara. A zona do Bairro Alto, originariamente uma zona de casas de Fado (canção nostálgica de Lisboa, reconhecida em 2011 pela UNESCO como pa-trimónio imaterial da Humanidade), está actualmente repleta de bares e pe-quenos restaurantes. Desde sempre Lisboa convive com outros povos e culturas, o que confere aos seus habitantes um espírito de grande abertura aos estrangeiros, como atestam os múltiplos depoimentos favoráveis daqueles que aqui trabalham ou estudam. Os Lisboetas são afáveis e espontâneos, 42% falam duas línguas estrangeiras e pelo menos 23% falam três línguas, o que torna a cidade extre-mamente atrativa a estrangeiros.

014

Page 15: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

LISBOA em Números2,8 milhões de habitantes na região de Lisboa (dos quais 548 mil na cidade);

63,5 mil milhões de Euros é o PIB apresentado pela região de Lisboa;

340 mil empresas na cidade;

148 mil alunos matriculados no ano 2010/2011, no ensino superior da re-gião de Lisboa, com particular relevo para as ciências da saúde e ciências empresariais;

31 mil alunos diplomados no ano 2010/2011, no ensino superior da região de Lisboa, com particular relevo para as ciências da saúde e ciências empresariais;

2,3% do PIB da região de Lisboa investido em Investigação e Desenvolvi-mento (I&D).

015

Page 16: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa
Page 17: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa
Page 18: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

Localização – Lisboa é a capital de Portugal, que está situado no extremo sudoes-te da Europa e inclui os arquipélagos da Madeira e dos Açores no Oceano Atlântico. Clima – Em Lisboa o inverno é suave e o verão é quente, mas mais modera-do devido à proximidade do mar. Durante a primavera e outono registam-se muitos dias ensolarados com temperaturas amenas.Língua – Português, terceira língua europeia mais falada no mundo, por cer-ca de 250 milhões de pessoas.Moeda – O Euro é a moeda oficial de Portugal.Alojamento – As agências imobiliárias e os jornais são uma boa forma de en-contrar alojamento com qualidade para arrendar ou comprar. Procure sem-pre os anúncios publicados com a referência “Mediador Autorizado”. Cuidados de Saúde – Em Portugal, os serviços oficiais para prestação de cuida-dos de saúde à população estão organizados num Serviço Nacional de Saúde (SNS), tutelado pelo Ministério da Saúde, compreendendo Centros de Saúde e Hospitais Públicos. Os Serviços de Urgência dos Hospitais devem ser utilizados apenas em situações graves, estando disponível 24 horas por dia uma linha telefónica – 808 24 24 24, para prestar assistência médica e/ou direccionar o utente para o serviço médico mais adequado à situação em causa.Sistema de Ensino – O Ministério da Educação e Ciência (ensino básico, se-cundário e superior) é responsável pelo sistema de ensino em Portugal – com o apoio do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, no âmbito do en-sino pré-escolar. Há também ao dispor uma vasta rede de ensino privado, nomeadamente escolas internacionais.

Informações

018

Page 19: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

019

EU Immigration Portal – http://ec.europa.eu/immigration

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – http://www.sef.pt

Instituto do Emprego e Formação Profissional – http://www.iefp.pt

Autoridade para as Condições de Trabalho – http://www.act.gov.pt

Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – http://www. acidi.gov.pt

Governo de Portugal – http://www.portugal.gov.pt

Portal Europeu de Mobilidade Profissional – http://ec.europa.eu/eures

Centro Virtual Camões – http://cvc.instituto-camoes.pt

Easy Portuguese – http://www.easyportuguese.com

Portal do Serviço Público de Emprego – http://www.netemprego.gov.pt/IEFP/ index.jsp

Ponto Nacional de Referência para as Qualificações – http://portal.iefp.pt/pnrq

NARIC Portugal – www.naricportugal.pt

Portal do Utente – https://servicos.min-saude.pt/utente/portal/paginas/default.aspx

Portal do Cidadão – http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt

Dir. Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo – http://www.drel.min-edu.pt

Portal Oficial da União Europeia – http://europa.eu

Invest Lisboa – http://www.investlisboa.com

Câmara Municipal de Lisboa – http://www.cm-lisboa.pt

Contactos úteis

Page 20: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa
Page 21: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa
Page 22: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

022022

Page 23: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

Ficha Técnica

EdiçãoCâmara Municipal de Lisboa

CoordenaçãoDireção Municipal de Economia e Inovação

TítuloDiscover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

FotografiaCML/ DMC

ATLInvestLisboa

Catarina Saldanha

Design Departamento de Marca e Comunicação

Câmara Municipal de Lisboa

Ano2013

Page 24: Discover Lisbon - Trabalhar em Lisboa

CML

| DES

IGN

: DEP

ARTA

MEN

TO D

E M

ARCA

E C

OMUN

ICAÇ

ÃO |

JUN

HO 2

013