diário de um banana: rodrick é o cara: 2

224

Upload: others

Post on 15-Nov-2021

11 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2
Page 2: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

SetembroSegunda-feiraAcho que a mamãe ficou bem orgulhosa consigomesma por me fazer escrever aquele diário no anopassado, porque agora ela comprou outro para mim.Mas lembra que eu disse que se algum idiota mepegasse com um livro escrito “diário” na capa,teria a ideia errada? Bem, foi exatamente o queaconteceu hoje.Agora que Rodrick sabe que eu tenho outro diário,é melhor lembrar de deixar este trancado.O Rodrick acabou apanhando meu ÚLTIMO diárioumas semanas atrás e foi um desastre. Mas nem mepergunte sobre ESSA história.

Boiola!SOCO

(meu irmÃo rodrick)

Page 3: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mesmo descontando meus problemas com o Rodrick,meu verão foi bem medíocre.Nossa família não foi a lugar nenhum nem fez nadadivertido e isso foi culpa do papai. Ele me fez entrarpara a equipe de natação de novo e quis se certificarde que eu não perdesse nenhum treino este ano.O papai acredita que estou destinado a me tornarum grande nadador ou coisa do tipo, e é por issoque ele me faz entrar para a equipe todo verão.

mata eles,brandon!

sempiedade,

todd!para

de tremer,Greg!

TremeTreme

2

Page 4: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

No meu primeiro treino de natação, há uns doisanos, o papai me falou que, quando o juiz desse otiro de largada, era para mergulhar e sair nadando.Mas o que ele NÃO me falou foi que o tiro delargada era com bala de FESTIM.Então eu estava bem mais preocupado com a direçãoque a bala seguiria do que em chegar até o outrolado da piscina.3

Page 5: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mesmo depois de o papai ter me explicado todo oconceito do “tiro de largada”, continuei sendo o piornadador da equipe.Mas acabei ganhando o troféu de “Maiores Avanços”no banquete de premiação do fim do verão. Isso foisó porque teve uma diferença de dez minutos entreos meus resultados da primeira e da última prova.Então, acho que o papai ainda está esperando queeu atinja todo meu potencial.Sob vários aspectos, estar na equipe de natação foipior do que estar no ensino fundamental.Em primeiro lugar, tínhamos de estar na piscinatodo dia às 7:30 da manhã, e a água estavasempre CONGELANDO.

taptap

4

Page 6: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E em segundo lugar, ficávamos espremidos em duasraias, então sempre tinha alguém atrás de mimtentando me passar.O motivo pelo qual tínhamos de usar apenas duasraias era porque o treino de natação era no mesmohorário da aula de hidroginástica.Na verdade, tentei convencer o papai a me deixarfazer hidroginástica em vez de participar da equipede natação, mas ele não topou.

splishbate bate

Vamos lÁ,garotas! BraÇos

para cima!5

Page 7: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Esse foi o primeiro verão em que o técnico nosdeixou usar bermudas em vez daquelas sungasminúsculas. Mas a mamãe disse que a sunguinha doRodrick era “perfeitamente adequada”.Depois da natação, o Rodrick vinha me buscar com avan da banda dele. A mamãe teve essa ideia maluca deque se o Rodrick e eu passássemos um “momento bacana”todo dia, indo para casa, não brigaríamos tanto. Mas oúnico resultado disso foi tornar as coisas bem piores.O Rodrick sempre atrasava meia hora para me pegar.

Seus amigosvÃo ficar

com invejada sua

velocidade!HÁ, hÁ,hÁ!HÁ, hÁ,hÁ!

6

Page 8: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E ele não me deixava sentar na frente. Dizia queo cloro iria acabar com o estofamento do banco. Eolha que a van já tinha uns quinze anos de estrada.Na verdade, a van do Rodrick não tem bancosna parte de trás, então eu tinha de me apertarcom todo o equipamento da banda. E toda vez quea van freava, eu tinha de rezar para não ter acabeça decepada pela bateria do Rodrick.sentaatrÁs.

Gaaah!escorrega

7

Page 9: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Eu acabei indo para casa a pé todo dia em vez depegar carona com o Rodrick. Concluí que era melhorcaminhar três quilômetros do que ficar com algumalesão cerebral andando na traseira daquela van.Lá pela metade do verão, decidi que estava cheio daequipe de natação. Então inventei um truque parasair do treino.Eu nadava um pouco e então perguntava parao técnico se podia ir ao banheiro. Aí eu ficavaescondido no vestiário até o fim do treino.O único problema com o meu plano era que fazia unscinco graus no banheiro masculino. Então era aindamais frio ALI do que na piscina.8

Page 10: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Eu tinha que me enrolar em papel higiênico paranão ficar com hipotermia.Foi assim que eu passei boa parte das minhas fériasde verão. E é por isso que estou, na verdade,ansioso para voltar às aulas amanhã.Terça-feiraQuando cheguei na escola hoje, todo mundo estavaagindo estranho perto de mim e de cara eu nãosoube o QUE estava acontecendo.

grito!grito!

9

Page 11: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Foi aí que me lembrei: eu ainda tinha o Toque doQueijo do ano PASSADO. Peguei o Toque doQueijo na última semana de aula e durante o verãoesqueci COMPLETAMENTE do assunto.O problema do Toque do Queijo é que você fica comele até conseguir passá-lo para outra pessoa. Masninguém chegava nem a dez metros de mim, entãoeu percebi que ficaria com o Toque do Queijo até ofinal do ano letivo.Por sorte, tinha um garoto novo na escola chamadoJeremy Pindle, então deu para resolver ESSE problema.Minha primeira aula foi de Matemática e o professorme pôs bem ao lado do Alex Aruda, o menino maisinteligente da classe.

Bem-vindo Àescola, Jeremy!

tapa

10

Page 12: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

É SUPERFÁCIL colar do Alex, porque ele sempretermina a prova cedo e põe a folha no chão, aolado dele. Então, se eu entrar numa enrascada,é bom saber que posso contar com o Alex para metirar dessa.Crianças cujos sobrenomes começam com as primeirasletras do alfabeto são as mais chamadas peloprofessor, e é por isso que acabam sendo as maisinteligentes.Algumas pessoas acham que não é verdade, mas,se você quiser aparecer na minha escola, eu possoprovar.Só consigo pensar em UM garoto que quebrou aregra do sobrenome e é o Peter Utrecca. O Peterfoi o mais inteligente da classe até o quinto ano.

alex arudachristopher ziegel

11

Page 13: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Foi aí que o pessoal começou a pegar no pé dele,falando como soava o final do seu sobrenome.Hoje em dia, o Peter NUNCA levanta a mão e éum aluno bem mediano.Acho que me sinto meio mal a respeito de todo onegócio do Eca e do que aconteceu com o Peter.Mas é difícil não assumir o crédito pela históriasempre que ela vem à tona.

Professor,a respostapara essapergunta

É…Eca!Eca!

Isso!Eca! Eca!

Eu comeceiisso.

12

Page 14: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

De qualquer forma, hoje consegui lugares bemdecentes em todas as aulas, menos na sétima:História. Meu professor é o sr. Huff e algo me dizque o Rodrick foi seu aluno alguns anos atrás.Quarta-feiraA mamãe tem feito o Rodrick e eu ajudarmos maisna casa e agora nós dois somos responsáveis porlavar a louça todas as noites.A regra é que nós não podemos ver TV nemjogar videogame enquanto toda a louça não estiverlavada. Mas deixa eu dizer que o Rodrick é oPIOR parceiro do mundo para lavar louça.

Sr. Heffley, vocÊ vaisentar aqui do lado

da minha mesa.13

Page 15: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Assim que o jantar termina, ele sobe para obanheiro e fica lá acampado por uma hora. Quandoele desce, eu já acabei.Mas se eu reclamo para a mamãe e o papai, o Rodricksempre vem com a mesma desculpa esfarrapada:Acho que a mamãe e o papai estão preocupadosdemais com meu irmão caçula, o Manny, para seenvolverem numa briga entre mim e o Rodrick agora.

Estou prontopra comeÇar!Meu corpotem ritmoprÓprio.

14

Page 16: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Ontem, o Manny fez um desenho na creche, e amamãe e o papai ficaram bem preocupados quando oencontraram na mochila dele.A mamãe e o papai acharam que eram ELESrepresentados no desenho, então agora têm sido“só amor” na frente do Manny.Eu sei quem era REALMENTE no desenho:o Rodrick e eu.

Te amotaaanto!

E euamotanto

VOCÊ!15

Page 17: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Tivemos uma briga feia a respeito do controleremoto na outra noite, e o Manny estava láassistindo a tudo. Mas a mamãe e o papai nãoprecisam saber DESSA parte.Quinta-feiraOutra razão para o meu verão ter sido meio ruimfoi o fato de o meu melhor amigo, o Rowley, terpassado as férias praticamente inteiras viajando.Acho que ele foi para a América do Sul ou coisa dotipo, mas, para ser honesto, não tenho certeza.Não sei se isso faz de mim uma pessoa má ou algoassim, mas acho difícil me interessar pelas férias dosoutros.

AÍ a gentevai pegar um

barco e descerpor esse rio…Mm hmm… ei,vocÊ jÁ tinhanotado estapinta antes?

16

Page 18: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Além disso, a família do Rowley está sempre viajandopara algum lugar maluco do mundo, e eu nuncaconsigo acompanhar direito para onde eles vão.A outra razão pela qual eu não ligo para as viagensdo Rowley é porque, toda vez que chega de uma desuas férias, ele sempre a enfia pela minha goela abaixo.No ano passado, a família do Rowley foi à Austráliapor dez dias, mas, pelo jeito que ele agiu depois devoltar, parecia que tinha passado a vida toda lá.Outra coisa muito irritante é que, toda vez queo Rowley vai para algum país novo, ele entra emqualquer moda que estiver pegando por lá.

eia,guri!

17

Page 19: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Como na vez em que o Rowley voltou da Europa, doisanos atrás, e ficou vidrado nesse cantor pop chamado“Joshie”, que parece ser um grande astro ou coisa dotipo. Então o Rowley apareceu com as malas cheias de CDs, cartazes e outros trecosdo tal Joshie.Dei uma olhada na foto do CD e disse ao Rowleyque o Joshie era para garotas de seis anos, mas elenão acreditou em mim. Só falou que eu estava cominveja, porque era ele quem tinha “descoberto” oJoshie.E o que mais irritava era que agora esse cara tinhase tornado o novo herói do Rowley. Então, quandoeu tentava falar qualquer coisa crítica sobre ele, oRowley não queria ouvir.

JoshieCoraÇÃo

animalselvagem

18

Page 20: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Falando em países estrangeiros, hoje, na aula deFrancês, a Madame Lefrere disse que esse ano nósvamos escolher alguém para trocar correspondências.Quando o Rodrick estava no ensino fundamental,trocava cartas com uma garota holandesa dedezessete anos. Eu sei porque vi as cartas nagaveta de tranqueiras dele.

JoshieO Joshie diz que

voCÊ deve respeitarseus pais e seguir

seus sonhos!

Eu gostodos dias

ensolarados& sorvete.

Você também?19

Page 21: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quando a Madame Lefrere distribuiu os questionários,eu fiz questão de assinalar as opções que me dariamuma amiga-correspondente como a do Rodrick.Mas depois que a Madame Lefrere leu minha ficha,ela me fez recomeçar e escolher de novo. Disseque eu tinha de escolher um garoto da minhaidade E que ele tinha de ser francês. Então asminhas expectativas para a experiência de amigo-correspondente não são exatamente as maiores.Mamãe decidiu começar a fazer o Rodrick me buscardepois da aula, como ele fazia depois do treinode natação. Acho que isso quer dizer que ela nãoaprendeu com AQUELA experiência. Mas eu sim.Então, quando o Rodrick me pegou hoje, pedi paraele, por favor, pegar leve nas freadas.Sexta-feira

Je m’appelle“Philippe.”

20

Page 22: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rodrick disse que tudo bem, mas desviou do caminhoe foi atrás de todas as lombadas da cidade.Quando saí da van, chamei o Rodrick de manezão,e aí partimos para as vias de fato. A mamãe viu odesenrolar da coisa toda da janela da sala.

devagar

blamai!bomp

21

Page 23: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A mamãe nos fez entrar e sentar à mesa dacozinha. Aí ela disse que o Rodrick e eu teríamos deresolver nossas diferenças de uma “maneira civilizada”.Ela falou que nós dois devíamos escrever o quetínhamos feito de errado e depois fazer um desenhopara acompanhar. E eu sei exatamente onde amamãe queria chegar com ESSA ideia.A mamãe já foi professora da pré-escola e, sempreque algum menino fazia alguma coisa errada, ela omandava fazer um desenho daquilo. Acho que a ideiaera fazer o garoto se sentir envergonhado do quetinha feito para que não fizesse de novo.

Não vou quebrar osgizes de cera porqueisso deixa as outrascrianças muito tristes.

Page 24: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Bem, a ideia da mamãe pode ter funcionado muitobem com crianças de quatro anos, mas ela vai ter depensar em algo melhor se quiser que o Rodrick e eunos entendamos.

Não vou xingar o Rodrick.BebÊ

chorÁo!

Uaaaah!Não vou empurrar o Gregory.

aaaah!23

Page 25: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A verdade é que o Rodrick pode me tratar do jeitoque quiser porque eu não posso fazer nada a respeito.E que ele é o único que sabe de uma coisa MUITOconstrangedora que aconteceu comigo durante o verãoe tem usado isso contra mim desde então. Assim,se eu dedurar qualquer coisa que ele tenha feito, oRodrick vai contar meu segredo para o mundo inteiro.Eu só gostaria de saber de algum podre DELEpara equilibrar um pouco as coisas.Eu sei de UMA coisa constrangedora sobre oRodrick, mas não acho que isso vai me ajudar.Quando entrou no segundo ano do ensino médio, eleficou doente no dia em que tiraram as fotos dos alunos.Então a mamãe falou para o papai enviar a foto decalouro do Rodrick para a escola usar no anuário.Não me pergunte como o papai se embananou,mas ele mandou a foto do segundo ano do ensinofundamental do Rodrick.24

Page 26: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E, acredite se quiser, eles publicaram a foto.Infelizmente, o Rodrick foi esperto o bastante paraarrancar essa página do anuário dele. Então, sefor para encontrar alguma coisa para usar contra elealgum dia, acho que vou ter de continuar procurando.Quarta-feiraDesde que a mamãe deixou a tarefa de lavar alouça para mim e o Rodrick, o papai tem descidoao porão depois do jantar, para trabalhar na suaminiatura de campo de batalha da Guerra Civil.

Harrington,LeonardHatley,AndrewHeffley,RodrickHills,

Heather25

Page 27: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O papai passa pelo menos três horas por noitelá embaixo trabalhando naquela coisa. Acho queele ficaria feliz em passar o fim de semana inteirotrabalhando no seu campo de batalha, mas a mamãetem OUTROS planos para ele.A mamãe gosta de alugar essas comédias românticase faz o papai assisti-las com ela. Mas eu sei que elesó fica esperando pela primeira chance de fugir edescer de volta ao porão.Sempre que o papai não pode estar no porão, ele seassegura de que nós, crianças, fiquemos longe de lá.

BeijoAmasso

26

Page 28: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O papai não nos deixa chegar PERTO do seucampo de batalha, porque acha que vamos estragaralguma coisa.E hoje, mais cedo, ouvi o papai dizer uma coisa aoManny para ter certeza de que ELE não meteriao nariz lá embaixo também.Hoje o Rowley apareceu na minha casa. O papainão gosta quando ele vem, porque sempre diz que oRowley é “propenso a acidentes”. Acho que é porcausa daquela vez que o Rowley jantou aqui e deixoucair um prato, que quebrou.Sábado

Acho que ouviuns grunhidos

vindos do porÃo.27

Page 29: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Então, agora o papai acha que o Rowley vaiarruinar todo o seu campo de batalha da GuerraCivil em um único movimento desastrado.Agora, sempre que o Rowley aparece aqui em casa,ele tem a mesma recepção:

DÃ.BoingO porÃo

estA proibido.Sim,

senhor.28

Page 30: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O pai do Rowley também não gosta de MIM. É porisso que eu não tenho mais ido muito à casa dele.Na última vez que passei a noite na casa doRowley, nós assistimos a esse filme no qual unsgarotos inventavam uma língua secreta que nenhumadulto conseguia entender.

Bígol bÓdolbrup bop!

Bork!TraduÇÃo: exatamente Às 2:30, vamos

todos jogar os livros no chÃo.Nós achamos isso bem legal e tentamos entendercomo se falava na mesma língua que os garotosusavam no filme.Mas não conseguimos pegar bem o jeito da coisa,então inventamos nossa PRÓPRIA língua secreta.29

Page 31: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Aí testamos no jantar.Seu-pa pai-pa

tem-pacheiro-pa demulher-pa!

Hi, hi,hi!

Mas o pai do Rowley deve ter descoberto o nossocódigo, porque eu acabei sendo mandado para casaantes da sobremesa. E nunca mais fui convidadopara passar a noite na casa deles desde então.30

Page 32: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Hoje, quando o Rowley passou aqui em casa, trouxeum monte de fotos de sua viagem. Ele disse quea melhor parte das férias foi quando embarcaramnum safári pelo rio e me mostrou todas essas fotostremidas de aves e coisas assim.Eu já fui ao parque de diversões Reino Selvagemuma porção de vezes, e eles têm esse passeio nascorredeiras com uns animais robôs incríveis, comogorilas e dinossauros.Se me perguntassem diria que os pais do Rowleydeveriam ter economizado dinheiro e levado o garoto lá.

VocÊ viu algumtubarÃo lutandocom tarÃntulas

gigantes?NÃo. E tubarÕesnÃo lutam com

tarÂntulas.No ReinoSelvagem,

lutam.31

Page 33: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas é claro que o Rowley não queria ouvir sobreas MINHAS experiências, então ele simplesmentejuntou as fotos e voltou para casa.Hoje, depois do jantar, a mamãe fez o papai assistir aum dos filmes que ela alugou, mas ele queria mesmo eratrabalhar no seu campo de batalhas da Guerra Civil.Quando a mamãe se levantou para ir ao banheiro, opapai enfiou uns travesseiros debaixo das cobertas do seulado da cama, para que parecesse que tinha dormido.A mamãe só descobriu a artimanha do papai depoisque o filme já tinha acabado.Ela fez o papai ir para cama, mesmo sendo apenas8:30.32

Page 34: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E agora o Manny dorme na cama deles, porquetem medo do monstro que mora no porão.

ZZZZ

Terça-feiraPensei que não precisaria mais ouvir sobre a viagemdo Rowley, mas eu estava errado. Ontem, nossoprofessor de Estudos Sociais pediu ao Rowley paracontar à classe tudo sobre as férias dele, e hoje elefoi à escola usando uma roupa ridícula. Mas o PIORfoi quando algumas garotas foram até o Rowley noalmoço e começaram a puxar o saco dele.

Conta maispara a gentesobre a sua

viagem?“SI!” HEH,

HEH.33

Page 35: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas aí eu me dei conta de que talvez aquilo nãofosse tão ruim assim. Então comecei a desfilar oRowley pelo refeitório porque, afinal de contas, eleÉ meu melhor amigo.

O Rowleyacabou de voltar

da Dakotado Sul!

AmÉricado Sul!

Tanto faz!SábadoO papai tem me levado ao shopping todo sábadonas últimas semanas. Primeiro, achei que era porqueele queria passar mais tempo comigo. Mas aí percebique ele só queria estar fora de casa enquantoa banda do Rodrick ensaiava, o que eu entendoperfeitamente.Rodrick e sua banda de heavy metal ensaiam noporão todo fim de semana.34

Page 36: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O vocalista da banda é um cara chamado BillWalter, e o papai e eu trombamos com ele ao sairde casa hoje.

Dia,sr. Heffley!

O Bill não tem emprego e ainda mora com os pais,mesmo tendo trinta e cinco anos.Tenho certeza de que o pior medo do papaié que o Rodrick veja o Bill como algum tipo demodelo de comportamento e que queira seguir ospassos dele.Então, toda vez que o papai vê o Bill, ele fica demau humor pelo resto do dia.35

Page 37: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A razão pela qual o Rodrick convidou o Bill paraentrar na banda foi porque o Bill tinha sido eleitoo “Mais Provável Futuro Astro do Rock” quandoELE estava no ensino médio.

Mais Provável Futuro Astro do RockBill Walter

Anna WrenthamAs coisas ainda não deram muito certo para o Bill.E acho que ouvi que a Anna Wrentham está na cadeia.Enfim, hoje o papai e eu ficamos no shopping poralgumas horas, mas quando voltamos, o ensaio dabanda do Rodrick ainda não tinha acabado. Davapara ouvir as guitarras e a bateria a uma quadrade distância e tinha um bando de adolescentes emfrente de casa.36

Page 38: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Acho que eles devem ter ouvido a música vindo doporão e foram atraídos por ela, mais ou menos comoas mariposas são atraídas por uma fonte de luz.Quando o papai viu todos aqueles adolescentes na portade casa, ficou COMPLETAMENTE maluco.Ele entrou correndo em casa para chamar a polícia,mas a mamãe o deteve antes que discasse o número.Ela disse que aqueles adolescentes não estavam fazendomal algum e que só estavam “apreciando” a música doRodrick. Mas eu nem sei como ela conseguiu fazer carade séria enquanto dizia aquilo. E se você um dia ouvissea banda do Rodrick, saberia o que quero dizer.37

Page 39: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O papai não conseguiu relaxar com todos aquelesadolescentes em frente de casa.Então ele foi para o andar de cima e pegou seusom portátil. Aí o papai pôs um CD de músicaclássica para tocar. E você não iria ACREDITARcomo a calçada esvaziou rapidinho depois daquilo.38

Page 40: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O papai ficou bem orgulhoso consigo mesmo por tertido essa ideia. Mas a mamãe o acusou de se livrardos “fãs” do Rodrick de propósito.

O que foi?NÃo posso ouvir

minha mÚsicatambÉm?

DomingoHoje no carro, indo para a igreja, estava fazendocaretas para o Manny, tentando fazê-lo rir. Teveuma careta que o fez rir tanto que saiu suco demaçã pelo nariz dele.

Buah,HÁ, HÁ!

39

Page 41: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas aí a mamãe disse:VOCÊ podia

ter MATADOseu irmÃo!

Bom, depois que ela pôs essa ideia na cabeçado Manny, a diversão acabou.Viu? Essa é a razão pela qual eu mantenhodistância do Manny. Toda vez que tento medivertir um pouco com ele, acabo me arrependendo.Lembro de quando era menor e a mamãee o papai me contaram que eu teria um irmãozinho. Fiquei MUITO animado.40

Page 42: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Depois de todos aqueles anos com o Rodrickabusando de mim, eu estava mais do que prontopara subir uma posição na cadeia alimentar.

iaah!Chute

iaah!Chute

Mas a mamãe e o papai sempre foramSUPERPROTETORES com o Manny e não me deixamencostar um dedo nele, mesmo quando merece muito.Que nem no outro dia, quando eu liguei meuvideogame e ele não funcionou. Abri o aparelho edescobri que o Manny tinha enfiado um biscoito dechocolate no lugar onde se põe o CD do jogo.41

Page 43: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E é claro que o Manny usou a mesma desculpa queSEMPRE usa quando quebra minhas coisas.

Eu sÓ temtlÊs anos!

Eu queria muito dar uma no Manny, mas não davapara fazer nada com a mamãe parada ali do lado.Ela disse que teria uma “conversa” com o Manny,e os dois foram para o andar debaixo. Meia horadepois, eles voltaram ao meu quarto, e o Mannyestava segurando alguma coisa nas mãos.

Desculpa,mamÃo.

42

Page 44: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Era uma bola de papel-alumínio com alguns palitosde dente espetados nela.Não me pergunte como isso deveria supostamentecompensar pelo meu videogame quebrado. Fui jogarfora aquela coisa idiota, mas a mamãe não me deixoufazer nem mesmo ISSO.

Seu irmÃoFEZ isso

para vocÊ!Na primeira chance que pintar, essa coisa vai para olixo. Porque, guarde minhas palavras, se eu não melivrar disso, vou acabar sentando em cima.43

Page 45: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mesmo o Manny me deixando totalmente louco, existeUMA razão para eu gostar de tê-lo por perto. Desdeque começou a falar, o Rodrick parou de me obrigar avender barras de chocolate para arrecadar fundos paraa escola. E, acredite, eu sou grato por ISSO.

Antes…Mm… OlÁ…O senhor

gostaria deajudar…

NÃo estouinteressado!

Agora…OcÊ quÉ um

socolate?Que

gracinha!44

Page 46: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Segunda-feiraHoje, a Madame Lefrere nos fez escrever as primeirascartas para nosso amigo-correspondente. Escolherampara mim um garoto chamado Mamadou Montpierre,e acho que ele mora em algum lugar na França.Eu sei que tenho de escrever em francês e o Mamadoudeve escrever na minha língua, mas, para ser honesto,escrever em outra língua é um bocado difícil.Então, não vejo razão para nós dois nosestressarmos com toda essa história deamigo-correspondente.

Caro Mamadou,Em primeiro lugar, acho que a gente

deveria escrever na minha língua, para facilitaras coisas.Aliás, lembra que eu falei que iria acabar sentandona bola espinhosa de papel-alumínio do Manny?Pois é, eu estava meio certo.45

Page 47: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O Rowley veio aqui hoje para jogar videogame eELE acabou sentando na coisa.Para ser honesto, na verdade estou meio aliviado.Perdi aquela coisa uns dias atrás e estou feliz queela tenha finalmente aparecido.

passapassa

E, durante toda a confusão, joguei o “presente” doManny no lixo. Mas algo me diz que a mamãe nãoteria me impedido dessa vez.Quarta-feiraO Rodrick tem que entregar um trabalho de inglêsamanhã e, pela primeira vez na vida, a mamãe o estáobrigando a fazer o trabalho sozinho. O Rodricknão sabe digitar, então ele normalmente escreve seustrabalhos no papel e depois passa para o papai.46

Page 48: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas quando o papai lê as coisas do Rodrick,encontra todo tipo de erros factuais.

Bom, para comeÇar,cristÓvÃo colombo

nÃo escreveu “a divina comÉdia”.

O Rodrick não liga muito para os erros, então sódiz para o papai digitar do jeito que está.Mas o papai não aguenta digitar um trabalho comerros, então ele reescreve tudo, desde o começo.Aí, alguns dias depois, o Rodrick traz para casao trabalho com a nota e age como se ele mesmo otivesse feito.47

Page 49: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Isso vem acontecendo há alguns anos e acho quea mamãe resolveu dar um basta nessa história.Então, esta noite ela falou para o papai que oRodrick ia ter que fazer seu PRÓPRIO trabalhodessa vez e que o papai estava proibido de ajudar.O Rodrick foi para a sala do computador depois dojantar e dava para ouvi-lo digitar uma letra a cadaminuto, mais ou menos.Deu para perceber que o barulho da digitação doRodrick estava deixando o papai lelé da cuca. Alémdisso, o Rodrick saía da sala a cada dez minutospara perguntar alguma coisa besta para o papai.

Onde ficamesmo a barra

de espaÇo?48

Page 50: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Depois de umas duas horas, o papai não aguentou mais.Ele esperou a mamãe ir se deitar e depois escreveuo trabalho inteirinho. Então, acho que isso querdizer que o esquema do Rodrick está a salvo, pelomenos por enquanto.

DigitaDigitaDigita

Tenho um relatório de livro para entregar amanhã,mas não estou preocupado.Eu descobri o segredo de escrever relatórios delivros há muito tempo. Tenho explorado o mesmolivro nos últimos cinco anos: “Sherlock Sammy atacanovamente”.49

Page 51: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Tem umas vinte historinhas no “Sherlock Sammyataca novamente”, mas eu trato cada históriacomo se fosse um livro inteiro, e o professor nuncapercebe.Essas histórias do Sherlock Sammy são todasiguais. Algum adulto comete um crime e aí oSherlock Sammy descobre tudo e deixa a pessoacom cara de idiota.

O seu primeiro erro,sr. Beasley, foi ter

esquecido de converteros graus celsiuspara fahrenheit!

Nerd!A essa altura, já sou um especialista em escreverrelatórios. Tudo o que você tem de fazeré escrever exatamente o que o professor quer ler,e pronto.50

Page 52: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Cara, o Sherlock Sammyé tão esperto, apostoque é porque ele lê muitoslivros.

apostoquevocêestá

certo !

Tinha um monte depalavras difíceis nolivro, mas eu as procureino dicionário e agorasei o que querem dizer.

Pareceque vocêtambém

tem umpouco de

“cãofarejador” !

A+51

Page 53: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

OutubroSegunda-feiraTinha um garoto chamado Chirag Gupta que era umdos meus amigos no ano passado, mas ele se mudouem junho. A família dele deu uma grande festa dedespedida e toda a vizinhança foi. Mas acho que afamília do Chirag deve ter mudado de ideia, porquehoje ele estava de volta à escola.Todo mundo ficou feliz em rever o Chirag, masalguns de nós decidimos nos divertir um pouco comele antes de lhe dar oficialmente as boas-vindas.Então, basicamente, fingimos que ele não tinha voltado.

Cara, quesaudades do

Chirag.É...

como serÁque eleestÁ?

Ei, gente!Estou bem

aqui!52

Page 54: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Tenho de admitir que foi bem engraçado.VocÊ ouviu

algumacoisa?NÃo...

deve tersido ovento!

No almoço, o Chirag sentou ao meu lado. Eu tinhaum biscoito de chocolate sobrando na minha lancheirae fiz questão de chamar atenção para isso.

Queria que o Chiragestivesse aqui.

Ele adorava biscoitosde chocolate.Mas eu estoubem AQUI do

seu lado!Nem estoucom tanta

fome...53

Page 55: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

OK, talvez essa tenha sido um pouco cruel.(mastiga, mastigaengole, engole)

Acho que amanhã vamos dar um tempo com oChirag. Mas, por outro lado, essa história toda doChirag Invisível pode se tornar o novo “Eca”.Terça-feiraCerto, a piada do Chirag Invisível ainda estárolando e agora a CLASSE inteirinha estáparticipando. Não quero pôr o carro na frentedos bois nem nada, mas acho que eu posso tergarantido o título de Palhaço da Turma com essa.Na aula de Ciências, o professor pediu para eucontar o número de pessoas na sala para que elesoubesse quantos pares de óculos de proteção tinhaque pegar no armário.54

Page 56: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Então dei um supershow ao contar todo mundo nasala, menos o Chirag.

...33 ...34!Tem 34 pessoas

nesta classe.Bem, isso realmente abalou o Chirag. Ele selevantou e começou a gritar, e foi muito difícil olharpara frente e fingir que ele não estava lá.

EU... TAMBÉM...SOU... UM... SER...

HUMANO!55

Page 57: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Queria dizer que nunca tínhamos dito que ele nãoera um ser humano, apenas que era um ser humanoINVISÍVEL. Mas consegui manter a boca fechada.Antes que você venha me dizer que sou um mau amigopor tirar onda com o Chirag, deixe-me fazer minhadefesa: sou menor do que cerca de 95% dos garotos daminha escola, então, na hora de escolher alguém parapregar uma peça, as minhas opçÕes são bem limitadas.Além disso, não tenho 100% de culpa por imaginarisso. Acredite se quiser, foi a mamãe quem me deuessa ideia. Teve uma vez, quando eu era pequeno,que estava brincando debaixo da mesa da cozinha, eela veio me procurar.

AlguÉm viuo Gregory?

56

Page 58: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Não sei o que me deu, mas decidi fazer uma piadacom a mamãe e continuei escondido.A mamãe andou pela casa inteira chamando pelomeu nome. Acho que ela acabou me vendo debaixoda mesa, mas continuou fingindo não saber ondeeu estava.

Pobre Gregory,sozinho na neve.

Oh, bu hu hu.Achei tudo aquilo bem engraçado e provavelmenteteria ficado escondido ali embaixo por mais umtempo, mas a mamãe acabou me fazendo cederquando falou que iria dar a minha coleção dechicletes para o Rodrick.57

Page 59: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Então, se quiser acusar alguém pela piada doChirag Invisível, agora você sabe a quem culpar.Quinta-feiraBom, ontem o Chirag meio que desistiu de tentarfazer alguém da nossa classe falar com ele. Mashoje ele descobriu nossa fraqueza.

Rowley,VOCÊ acha

que euexisto?

NÃo! EunÃo consigoescutar e nem

ver vocÊ!58

Page 60: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Esqueci COMPLETAMENTE do Rowley. Quandoa piada começou, fiz questão de mantê-lo longedo Chirag, porque tinha a sensação de que ele iriaestragar a brincadeira.Mas acho que fiquei confiante demais e baixei minhaguarda.O Chirag foi para cima do Rowley na hora doalmoço e chegou muito perto de fazê-lo ceder.

Se vocÊ disserque eu existo,

te dou essasalsicha!

Percebi que o Rowley estava quase abrindo o bico,então tive de agir rápido. Falei para todo mundoque tinha uma salsicha flutuando em cima da nossamesa. Aí peguei a salsicha do ar e a comi em duasmordidas.59

Page 61: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Assim, graças ao meu raciocínio rápido, conseguimosmanter a piada viva.

(mastiga, engole).NÃo É tÃo bom

quanto umcachorro-quente.

Mas isso deixou o Chirag MUITO bravo. Elecomeçou a socar meu braço, mas claro que eu tinhade fingir que não estava percebendo.E, para falar a verdade, isso não foi fácil. OChirag pode ser pequeno, mas sabe dar um soco.

Tem uma pulga respirandoem mim? Porque pareceque tem uma pulguinha

respirando em mim.socosoco

60

Page 62: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Sexta-feiraBom, acho que o Chirag deve ter reclamado daminha piadinha para algum professor, porque hojefui chamado à diretoria.Quando cheguei na sala do vice-diretor Roy, eleestava bem bravo. Sabia tudo sobre como eu tinhacomeçado a brincadeira e me fez um discurso sobre“respeito”, “decência” e tudo mais.Mas, por sorte, o sr. Roy tinha entendido erradoum fato crucial, que era a identidade da pessoa emquem nós estávamos pregando a peça. Assim, aparte de pedir desculpas ficou bem mais fácil.

Queria pedir mildesculpas, e agora eureconheÇo que vocÊ

existe, Sharif.sr.roy

61

Page 63: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O sr. Roy pareceu bem satisfeito com as minhasdesculpas e me deixou ir sem nem me dar nenhumapunição.Sempre ouvi falar que quando o sr. Roy acaba depassar um sermão num aluno, ele o libera com umtapinha nas costas e um pirulito. E agora possodizer em primeira mão que é verdade.

lambe

SábadoA festa de aniversário do Rowley é amanhã, então amamãe me levou ao shopping para comprar um presente.Escolhi um game superbacana que acabou de sair eentreguei para a mamãe pagar. Mas ela disse que eutinha de comprar com meu PRÓPRIO dinheiro.62

Page 64: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Falei que, em primeiro lugar, não tinha dinheiro algum.E em segundo lugar, se eu TIVESSE algumdinheiro, não o desperdiçaria com o ROWLEY.A mamãe não ficou muito feliz com o que eu disse, mas nãoé MINHA culpa se estou duro. Tive um emprego nesteverão, é verdade, mas as pessoas que me contrataram mederam um golpe, então não ganhei nem um centavo.Nós temos uns vizinhos, os Fuller, que moram aalgumas casas daqui, e eles sempre saem de fériasno verão.Eles costumam deixar a cadela deles, a Princesa, numhotel para cães. Mas neste ano disseram que mepagariam cinco pratas por dia se desse comida e a levassepara passear. Achei que ganharia o suficiente paracomprar uma pilha de games com toda aquela grana.63

Page 65: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas acho que a Princesa é tímida em se tratandode ir ao banheiro na frente de estranhos, entãoeu acabava passando um tempão parado debaixodo sol quente esperando que essa cadela besta seapressasse e fizesse o que tinha de fazer.

Vamos

LÁ!Eu esperava e esperava e nada acontecia. Aí euacabava levando a cachorra de volta para dentro.Mas TODA vez que eu ia embora, a Princesaemporcalhava o hall e eu tinha de limpar no diaseguinte. Lá pelo fim do verão, fiquei esperto e medei conta de que seria muito mais fácil limpar todasas porcarias dela de uma vez só, em vez de fazerisso todo santo dia.64

Page 66: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Então eu dei comida e a deixei fazer o queprecisava no chão do hall por umas duas semanas.Aí, um dia antes da data marcada para a volta dosFuller, subi a rua com todo o meu material de limpeza.Mas adivinhe só? Os Fuller encurtaram a viagem echegaram um dia mais CEDO.Acho que eles não sabiam que é de bom-tom telefonarantes para avisar as pessoas quando se muda de planos.65

Page 67: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Hoje à noite, a mamãe convocou uma reunião comigoe com o Rodrick. Ela disse que nós dois estamossempre reclamando que não temos dinheiro, entãoela inventou um jeito para ganharmos algum.Aí ela apareceu com um dinheiro de brinquedoque deve ter tirado de algum jogo e o chamoude “Grana da Mamãe”. Ela falou que poderíamosganhá-lo fazendo trabalhos, boas ações e coisasdo tipo, e que poderíamos trocá-lo por dinheiro deVERDADE.Para começar, a mamãe entregou $1.000 para cadaum de nós. Pensei que tinha ficado rico. Mas aíela explicou que cada Grana da Mamãe valia só umcentavo do dinheiro de VERDADE.Ela disse que devíamos economizar nossa Granada Mamãe e, se fôssemos pacientes, poderíamoscomprar algo que realmente quiséssemos.66

Page 68: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas o Rodrick trocou toda a grana dele antesmesmo de a mamãe terminar de falar.Aí, ele foi até a loja de conveniência e gastou tudonumas revistas de heavy metal.Se o Rodrick quer desperdiçar o dinheiro dele dessejeito, pode ficar à vontade. Mas eu vou ser espertocom a MINHA Grana da Mamãe.DomingoHoje foi a festa de aniversário do Rowley, noshopping. Tenho certeza de que teria me divertidomuito se tivesse sete anos de idade.67

Page 69: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Essa era a média de idade das crianças na festa doRowley. Ele convidou toda a sua equipe de caratê,e a maioria desses garotos ainda está nos primeirosanos do ensino fundamental. Eu só gostaria de tersabido antes que iria ser assim, para poder faltarna festa.Começamos com umas brincadeiras de festa bemretardadas, como grudar o rabo no burro e coisasassim. A última que jogamos foi esconde-esconde.Meu plano era me esconder na piscina de bolinhase ficar lá até a festa acabar. Mas já tinhaOUTRO menino lá.Acabamos descobrindo que esse garoto não era dafesta do Rowley. Ele estava na festa de aniversárioANTERIOR, que tinha acontecido uma hora antes.68

Page 70: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Acho que ele deve ter se escondido lá na hora doesconde-esconde e ninguém o ENCONTROU.Então a festa do Rowley teve que parar enquantoos funcionários tentavam achar os pais do moleque.Depois de resolvido o caso, comemos bolo e olhamoso Rowley abrir os presentes. Era, na maioria, ummonte de brinquedos para criança, mas ele pareceubem feliz.

ÊÊÊÊÊ!Dinoatiradores

69

Page 71: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Aí, os pais do Rowley lhe deram um presente.E adivinhe só? Era um DIÁRIO.Isso meio que me incomodou, porque eu sei que oRowley pediu um diário aos pais só para ser igual amim. Depois de abrir o presente, ele disse:

Podemos noschamar de “GÊmeos

do DiÁrio”!Fiz o garoto entender exatamente o que achavadessa ideia dando um soco no seu braço. Erealmente não me importo se era aniversário dele.

Aiii...esfregaesfrega

70

Page 72: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Preciso dizer uma coisa. Fiquei bravo com a mamãepor ter comprado para mim um diário que parecia demenina. Mas depois de ver o do Rowley, não estoumais tão bravo assim.

DocesSegredosDIÁRIO

Ultimamente, o Rowley tem colado TOTALMENTEem mim. Ele lê as mesmas revistinhas que eu leio, bebeo mesmo tipo de refrigerante que eu bebo, tudo mais.A mamãe diz que eu deveria ficar “lisonjeado”, mas,para falar a verdade, isso está me dando arrepios.Há uns dois dias, fiz uma experiência para ver atéonde o Rowley iria com essa história.71

Page 73: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Enrolei uma das pernas da minha calça, amarrei umlenço no tornozelo e fui para a escola assim.E, é claro, no dia seguinte, o Rowley chegou naescola usando exatamente a mesma coisa.E foi assim que acabei na sala do vice-diretor Roypela segunda vez em uma semana.

Tem unsmarginais na frente

de casa usando“roupas de gangue”.

Segunda-feiraPensei que tivesse me safado do caso do ChiragInvisível. Mas, cara, eu estava errado.72

Page 74: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Esta noite, a mamãe recebeu uma ligação do PAIdo Chirag. O sr. Gupta contou tudo sobre a peçaque estávamos pregando no filho dele e disse que euera o líder do bando.Quando a mamãe me questionou, disse que não faziaideia sobre o que o pai do Chirag estava falando.Aí a mamãe me levou até a casa do Rowley paraouvir o que ELE tinha a dizer.Por sorte, estava preparado para esse tipo desituação. Eu já tinha treinado o Rowley para ocaso de sermos descobertos. Se negássemos tudo,não haveria problema.73

Page 75: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas no momento em que a mamãe começou a fazerperguntas ao Rowley, ele entregou tudo.Então, depois da nossa visita ao Rowley, a mamãeme levou à casa do Chirag para eu me desculpar.E, tenho que dizer, ISSO não foi tão divertido.O sr. Gupta não pareceu muito impressionado como meu pedido de desculpas mas, acredite ou não, oChirag levou a coisa bem na boa.74

Page 76: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Depois que pedi desculpas, o Chirag me convidoupara jogar videogame. Acho que ele ficou tãoaliviado de ter um colega falando com ele de novoque decidiu me perdoar por todo o incidente.

Chips

Então, acho que eu o perdoo também.Terça-feiraMesmo depois de o Chirag ter livrado minha caraontem à noite, a mamãe ainda não estava satisfeita.Ela não ficou tão brava pela piada nem por comoeu tratei o Chirag. Ela só ficou brava porque euMENTI sobre isso.Então a mamãe falou que vai me deixar de castigopor um MÊS se me pegar mentindo de novo.75

Page 77: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E isso quer dizer que é melhor tomar cuidado,porque a mamãe não vai esquecer o que disse.Quando se trata das vezes que fiz besteira,ela tem uma memória de elefante.

Esta É a segundavez que vocÊsuja a cozinha

de lama!(Primeira vez: seis anos atrÁs)

No ano passado, a mamãe me pegou mentindo, e eupaguei o preço por isso.Ela fez uma casa de pão de mel uma semana antesdo Natal e colocou em cima da geladeira. A mamãedisse que ninguém podia encostar no bolo até ojantar da noite de Natal.76

Page 78: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas não consegui me segurar. E toda noite descia semninguém me ver para pegar um pedacinho da casa depão de mel. Tentei comer só um pedaço bem pequeno decada vez, para que a mamãe não percebesse.Era muito difícil me limitar a uma só balinha ou umasó migalha de pão de mel toda noite, mas consegui,mesmo assim.77

Page 79: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Eu não sabia o quanto tinha comido até a mamãepegar a casa de cima da geladeira na noite de Natal.Quando a mamãe me acusou de comer todo o doce, euneguei. Mas gostaria de ter confessado de uma vez,porque essa mentirinha se virou totalmente contra mim.A mamãe tinha acabado de ser contratada paraescrever uma coluna para os pais num jornal daregião e estava sempre procurando temas. Assim, esseincidente acabou me fazendo virar uma celebridade local.

Quando seu filhoestá sendo enganadorSusanHeffleyAs semanas antes do Natal podem seruma fonte de estresse para uma cri-ança e fomentar tentações imprevis-tas. Meu filho, Gregory, descobriu que78

Page 80: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Sabe, agora que eu penso a respeito, a mamãe nãoé exatamente um exemplo de honestidade quando setrata dela MESMA.Lembro de quando era pequeno e ela descobriu que eunão estava escovando os dentes toda noite. Ela fingiuum telefonema ao dentista. E essa ligação é a razãopela qual eu ainda escovo os dentes quatro vezes por dia.

Dr. Kratz, vocÊtem dentaduras para

garotinhos? Ah, sÓ demadeira? Acho que vai

ser o jeito, entÃo.Sexta-feiraBem, já faz três dias e eu mantive minha promessaà mamãe. Tenho sido 100% honesto o tempo todoe, acredite se quiser, não é tão difícil.79

Page 81: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Na verdade, é libertador. Já estive em umas duassituaçÕes em que fui bem mais honesto do que teriasido há uma semana.Por exemplo, no outro dia tive uma conversa comesse vizinho chamado Shawn Snella.

Quando eucrescer queroser um jogador

profissionalde basquete!

Pense bem, Shawn!Nenhum dos seus paistem mais de um metroe sessenta e vocÊ É oÚnico menino de seisanos com 90 quilos

que eu conheÇo!

Uaaah!NÃo posso

mentir.80

Page 82: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E ontem, a família do Rowley deu uma festa deaniversário para o avô dele.

Ano quevem, queroum bolo de

CHOCOLATE!Isso seestiver

VIVOno ano

que vem!Ei, sÓ estoutentando ser realista!

A maioria das pessoas parece não gostar de alguémhonesto como eu. Então não me pergunte como oGeorge Washington acabou virando presidente.81

Page 83: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

SábadoHoje eu atendi o telefone e era a sra. Gillman daAssociação de Pais e Mestres querendo falar com amamãe. Tentei passar o telefone, mas a mamãe mecochichou para dizer à sra. Gillman que ela não estava.Não consegui perceber se a mamãe estava meaplicando uma pegadinha para eu mentir ou o QUÊ,mas de jeito nenhum eu ia quebrar a minha onda dehonestidade por uma coisa besta como ESSA.Então fiz a mamãe ir à calçada antes de dizeralguma coisa para a sra. Gillman.

Minha mÃe nÃoestÁ dentro de

casa agora.82

Page 84: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E pelo olhar que a mamãe me deu quando voltoupara dentro, tenho a sensação de que ela não vaimais cobrar minha promessa de honestidade.Segunda-feiraHoje era Dia da Carreira na escola. Eles têm essedia todo ano para fazer com que a gente comece apensar no futuro.Eles trouxeram um monte de adultos que tinham cadaqual um emprego diferente. Acho que a ideia é que nósaprendamos sobre uma profissão que nos interesse eassim vamos saber o que queremos ser quando crescer.Mas o que REALMENTE acontece é que você sódescobre quais empregos estão fora de questão.

EngenheiroElétrico

Formular conceitosde operação

Escrever planos eprocedimentosIntegrar planose procedimentos

E É por issoque eu ADORO

ser umengenheiroelécetrico!

83

Page 85: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Depois das apresentaçÕes, tínhamos que preencheruns questionários. A primeira pergunta era: “Ondevocê acha que vai estar daqui a quinze anos?”Sei EXATAMENTE onde vou estar em quinze anos: naminha piscina, na minha mansão, contando meu dinheiro.Mas não tinha nenhuma resposta com ESSA opção.Os questionários deveriam prever que tipo deemprego você vai ter quando crescer. Quandoterminei, procurei meu emprego na tabela e saiu“Balconista”.Bom, deve ter alguma coisa errada no jeito comoeles preparam esses questionários, porque eu nãoconheço nenhum balconista que seja bilionário.84

Page 86: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Alguns garotos também ficaram insatisfeitos comos empregos deles. Mas o professor disse que nãodevíamos levar essas coisas muito a sério.Bom, tente dizer isso para o Edward Mealey. Noano passado, ele tirou “Faxineiro” na tabela deempregos, e os professores têm tratado o Edwarddiferente desde então.

Edward, vocÊpoderia limpar

esse sucoderramado?

apressaapressa

O Rowley tirou “Enfermeiro” na tabela de empregose pareceu bem contente. Algumas garotas tambémtiraram Enfermeira e ficaram de papo com eledepois da aula.85

Page 87: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

SábadoNo ano que vem, preciso me lembrar de sentar dolado do Rowley para copiar as respostas dele eentrar nessa também.O Rodrick e eu estávamos sem fazer nada hoje,então a mamãe nos mandou para a casa da vovó,para juntar as folhas secas dela.A mamãe disse que pagaria $100 da Grana da Mamãepara cada saco que enchêssemos. E mais: a vovó falou quenos daria chocolate quente quando tivéssemos terminado.Eu realmente não estava a fim de trabalhar numsábado, mas precisava do dinheiro. Além disso,a vovó faz um chocolate quente incrível. Entãopegamos uns rastelos e sacos plásticos na garageme fomos para a casa da vovó.86

Page 88: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Fiquei com uma metade do jardim, e o Rodrickficou com a outra. Mas, dez minutos depois,o Rodrick veio até mim e disse que eu estavafazendo tudo errado.

NÃo, nÃo,nÃo!

Ele falou que eu estava pondo folhas DEMAISem cada saco e que, se os amarrasse mais perto dofundo, poderia acabar o serviço bem mais rápido.87

Page 89: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Viu só? Esse é o tipo de conselho que um irmãomais velho DEVE dar.

ahhhh!Depois que o Rodrick me mostrou o truque,enchemos um saco depois do outro. Na verdade,acabamos com eles em meia hora.A vovó não pareceu muito contente em fazer ochocolate quente quando entramos. Mas, como dizempor aí, trato é trato.Segunda-feiraDesde o Dia da Carreira, o Rowley tem passado oalmoço com umas meninas que se sentam na mesa docanto no refeitório. Acho que o grupo deles é comoas Futuras Enfermeiras da América ou coisa do tipo.88

Page 90: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Não me pergunte sobre o QUE eles conversam.Eles só ficam cochichando e dando risadinhas comose fossem alunos do primeiro ano.

Psst, psst,psst!

Hi, hi,hi!

Só posso dizer que é melhor que não estejamfalando de MIM.Lembra que eu falei que o Rodrick é o únicoque sabe daquela coisa muito constrangedoraque aconteceu comigo no verão? Bem, o Rowleysabe a SEGUNDA coisa mais constrangedoraque já aconteceu comigo, e eu não preciso deledesenterrando essa.Lá no quinto ano, tinha um projeto na aula deEspanhol. Devíamos fazer um número de comédia nafrente da classe, e o Rowley era o meu parceiro.89

Page 91: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Tínhamos de apresentar a coisa toda em espanhol.O Rowley me perguntava o que eu faria por umdoce, e eu dizia que plantaria bananeira.

estarioparadoen mi

ay-ay-ay!Mas quando tentei ficar de cabeça para baixo, medesequilibrei e meu traseiro atravessou a parede.Bem, a escola nunca se preocupou em consertar o buraco,então a marca da minha bunda ficou em exposição na salada sra. Gonzales pelo resto do tempo que estudei ali.E se o Rowley estiver espalhando essa história,pode acreditar que eu vou contar para todo mundoquem comeu o Queijo.90

Page 92: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quarta-feiraHoje me dei conta de que, se eu quiser saber o que oRowley e aquelas garotas falam no almoço, tudo quetenho a fazer é ler o DIÁRIO dele. Aposto que estáescrevendo todo tipo de fofoca quente naquela coisa.O problema é que o diário do Rowley estáTRANCADO. Então, mesmo que eu consiga pegá-lo,não teria como abrir. Mas aí pensei numa coisa. Tudoo que tinha de fazer era comprar exatamente o mesmodiário que ELE tem, e então eu teria uma chave.Assim, fui à livraria hoje à noite e peguei o últimoexemplar da prateleira. Só espero que ter compradoessa coisa tenha valido a pena, porque tive quedesembolsar metade da minha Grana da Mamãe paraisso. E não acho que o papai gostou muito da ideiade eu comprar um diário Doces Segredos também.91

Page 93: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quinta-feiraHoje, depois da Educação Física, vi que o Rowleytinha deixado seu diário acidentalmente no banco.Então, quando a barra estava limpa, usei minhanova chave e, como era de se esperar, funcionou.Abri o diário e comecei a ler.

Querido Diário,Hoje eu brinquei de

novo com meus bonecosDinoatiradores. Era oMeca-rex x Triceráclopee o Meca-rex mordeu orabo do Triceráclope.

AI!DIACHO.

92

Page 94: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

SábadoFolheei o resto do diário para ver se tinha o meunome escrito em algum lugar, mas era só páginae mais página desse lixo.Depois de ver o que se passa na cabeça doRowley, comecei a me perguntar por que aindasou amigo dele.As coisas estiveram ótimas em casa esta semana.O Rodrick pegou uma gripe e não tem energia parame incomodar. E o Manny está na casa da vovó,então tenho ficado com a TV só para mim.

Aí o Triceráclope sevirou e disse ah, é,o que você acha dissoe ele atirou bem nobumbum do Meca-rex.

AINÃO

VALEU.

93

Page 95: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Ontem, a mamãe e o papai fizeram um anúnciosurpresa. Eles disseram que iriam passar a noitefora e que o Rodrick e eu seríamos os responsáveispela casa.Essa foi uma grande notícia, já que a mamãe e opapai NUNCA nos deixaram sozinhos antes.Acho que eles sempre tiveram medo de que, sefossem embora, o Rodrick daria uma festa dearromba e quebraria a casa toda.Mas com ele nocauteado pela gripe, os dois devemter visto uma grande oportunidade. Então,depois de a mamãe nos dar um discurso sobre“responsabilidade”, “confiança” e tudo mais,eles saíram.94

Page 96: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

No SEGUNDO em que a mamãe e o papaiatravessaram a porta, o Rodrick pulou do sofá epegou o telefone. Aí ele ligou para todos os amigosque conhecia e contou que ia dar uma festa.Pensei em ligar para a mamãe e o papai e contaro que o Rodrick estava aprontando, mas eu nuncaESTIVE numa festa de colegiais antes, entãofiquei curioso. Decidi ficar calado e absorver tudo.O Rodrick me disse para pegar algumas mesasdobráveis no porão e trazer uns sacos de gelodo freezer lá debaixo. Os amigos do Rodrickcomeçaram a aparecer lá pelas 7:00 e, antes quevocê pudesse perceber, havia carros estacionados narua inteira.95

Page 97: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A primeira pessoa a entrar pela porta foi o amigodo Rodrick, Ward. Um bando de pessoas começoua aparecer depois disso, e o Rodrick me falou queiríamos precisar de mais mesas. Então desci aescada para pegá-las.Mas assim que coloquei os pés no porão, ouvi aporta se trancar atrás de mim.

clicBati na porta, mas o Rodrick aumentou o volumeda música para cobrir o meu barulho. Assim, fiqueipreso lá embaixo.Cara, eu devia saber que o Rodrick faria algumacoisa do tipo.96

Page 98: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Acho que foi idiota da minha parte pensar que oRodrick me deixaria participar da ação.Pelo som, parece que foi uma festa e tanto. Achoaté que GAROTAS apareceram a certa altura,mas não deu para ter muita certeza, porque eradifícil acompanhar o que estava acontecendo sóolhando a parte debaixo dos sapatos das pessoas.A festa ainda estava a toda às 2:00 da manhã,mas foi aí que desisti. Passei a noite numa dascamas sobressalentes do porão, mesmo elas estandosem cobertas. Eu quase congelei até a morte, masnão tinha chance NENHUMA de usar um cobertorda cama do Rodrick.97

Page 99: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Alguém deve ter destrancado a porta do porãodurante a noite porque, quando acordei hoje demanhã, ela estava aberta. E quando subi a escada,parecia que um furacão tinha passado pela sala.O último dos amigos do Rodrick só foi emboraàs 3:00 da tarde. E, assim que todo mundose mandou, o Rodrick me disse que tinha deajudá-lo a limpar a casa.Falei para o Rodrick que ele estava louco se achavaque eu iria ajudar. Mas aí ele disse que se fossepego por causa da festa, me levaria JUNTO.98

Page 100: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Ele falou que se eu não ajudasse a limpar abagunça, contaria a todos os meus amigos sobre acoisa que aconteceu comigo no verão.Não acredito que o Rodrick jogou sujo desse jeito,mas dava para perceber que ele estava falandosério, então eu comecei a trabalhar.

vruumA mamãe e o papai iriam voltar às 7:00, e aindatínhamos um MONTE de trabalho pela frente.Não foi fácil apagar todos os vestígios da festa,porque os amigos do Rodrick tinham deixado lixoem um monte de lugares malucos. A certa altura,quando fui comer uma tigela de cereais, metade deum pedaço de pizza caiu da caixa.99

Page 101: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

OiRodrick

Lá pelas 6:45, nós tínhamos ajeitado bem ascoisas. Subi a escada para tomar um banho e foi aíque vi a mensagem escrita na parte de dentro daporta do banheiro.Tentei apagar aquilo com água e sabão, mas quemquer que tenha escrito aquele negócio deve terusado um marcador permanente.A mamãe e o papai iam chegar em casa a qualquermomento. Achei que estivéssemos perdidos. Mas aío Rodrick teve uma ideia de gênio. Ele disse quepodíamos tirar a porta e TROCÁ-LA por umaporta de armário do porão.Então pegamos umas chaves de fenda e mãos à obra.100

Page 102: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Nós conseguimos, finalmente, tirar a porta dasdobradiças e carregá-la para baixo.Aí pegamos a porta do armário do quarto doRodrick, no porão, e a levamos para CIMA.101

Page 103: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Conseguimos acabar, em cima da hora. O carro damamãe e do papai estacionou bem quando estávamosapertando o último parafuso.Dava para perceber que eles estavam bem aliviadosem ver que a casa não tinha pegado fogo.

farejafareja

Não acho que estamos totalmente a salvo. Porque,pelo jeito que o papai estava fuçando pela casa estanoite, tenho certeza de que não vai demorar atéele descobrir sobre a festa.Bem, o Rodrick pode ter tido sorte dessa vez, mastudo que posso dizer é que ele deveria estar feliz queo MANNY não estava aqui para ver a festa. O Mannyé um GRANDESSÍSSIMO dedo-duro. Na verdade,ele tem me dedurado desde que aprendeu a falar. Até jáme entregou por coisas que fiz ANTES que ele falasse.102

Page 104: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quando eu era pequeno, quebrei a porta de vidroda sala. A mamãe e o papai não tinham provanenhuma que me responsabilizasse e não podiamme culpar, por isso fiquei tranquilo. Mas o Mannyestava lá quando aconteceu e, dois anos depois, eleme dedurou.Então, depois que o Manny começou a falar, tivede me preocupar com todas as coisas ruins que eleme viu fazer quando era bebê.

O mamÃozogou peda na zanelona.

esguichaesguicha

103

Page 105: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Segunda-feiraEu mesmo era um grande dedo-duro antes deaprender minha lição. Uma vez entreguei o Rodrickpor ter dito um palavrão. A mamãe me perguntouqual palavra ele tinha dito e eu soletrei para ela.Era uma palavra bem grande também.Bom, acabei com um sabonete na boca por sabersoletrar um palavrão, e o Rodrick escapou ileso.Amanhã, tenho que entregar um trabalho deinglês. Preciso escrever uma “alegoria”.Isso é, basicamente, uma história que diz umacoisa, mas quer dizer outra. Estava difícil meinspirar, mas aí vi o Rodrick lá fora, fuçando nasua van, e tive uma ideia.104

Page 106: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rory Faz Besteirapor Greg Heffley

Era uma vez um macaco chamado Rory. Ele moravacom uma família que o amava muito, apesar de estarsempre fazendo besteira.

rory!!!Um dia, Rory tocou a campainha sem querer, e todomundo pensou que ele tinha feito de propósito. Então,deram-lhe algumas bananas como recompensa.

VocÊ É tÃoesperto, Rory!

Iii!Iii!

105

Page 107: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rory andava por aí pensando que era algum tipo demacaco gênio ou coisa que o valha. E um dia, eleouviu o dono dizer:Então, a mente primitiva do Rory se apressou em for-mular um plano. E foi isso o que ele acabou bolando:Rory trabalhou o dia e a noite inteiros e, para encurtara história, o resultado não foi um carro consertado.

Meu carroquebrou!

Rory... koncerta...

karro!rory!!!

106

Page 108: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Depois que tudo acabou, Rory aprendeu umalição valiosa: Rory é um macaco. E macacos nãoconsertam carros.

FIMDepois de terminar meu trabalho, mostrei aoRodrick. Achei que ele não entenderia e, de fato,eu estava certo.

MacacosnÃo sabemler, idiota.

Como disse antes, o Rodrick sabe que me tem napalma da mão com aquela coisa “secreta”. Então,tenho que tirar onda do jeito que dá.

FRÄWDAXEIA

107

Page 109: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quarta-feiraHoje foi o primeiro dia de pré-escola do Manny e,aparentemente, as coisas não correram tão bem.Todos os outros meninos da escola do Mannycomeçaram em setembro, mas ele não sabia ir aobanheiro sozinho até a semana passada, e é por issoque teve de esperar até agora para sair da creche.A pré-escola do Manny estava tendo sua festa deDia das Bruxas hoje, então aquela não foi a melhorocasião para apresentá-lo aos seus colegas.As professoras do Manny tiveram que ligar para amamãe no trabalho para ir buscá-lo.108

Page 110: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Lembro do MEU primeiro dia na pré-escola.Eu não conhecia ninguém e fiquei um tantoamedrontado de ficar junto com um monte degarotos novos. Mas um menino chamado Quinnchegou e começou a falar comigo.

VocÊ gostade sorvete?

Gosto!EntÃo porque nÃo

se CASA com ele?

Não entendi que era uma piada, então fiquei meiobolado.109

Page 111: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

VocÊ vaicrescer e se

casar com um sorvete! HÁ!

Falei para a mamãe que não queria voltar para a pré-escola e contei sobre o Quinn e o que ele tinha dito.Mas a mamãe me disse que o Quinn estava só sendobesta e que eu não tinha de escutá-lo.Depois que ela me explicou a piada, acabei achandobem engraçada. Não via a hora de voltar à escolano dia seguinte e experimentá-la com alguém.Mas ela não teve exatamente o mesmo efeito.110

Page 112: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

NovembroSegunda-feiraJá faz uma semana desde a festa do Rodrick,e eu parei de me preocupar com a possibilidadede a mamãe e o papai nos pegar por causa dela.Mas lembra daquela porta do banheiro que trocamos?Bem, tinha me esquecido dela até esta noite.O Rodrick estava no meu quarto, me enchendo,quando o papai entrou no banheiro. Uns dois segundosdepois, ele falou uma coisa que fez o Rodrick gelar.Pensei que estivesse tudo acabado. Se o papaisoubesse da PORTA, era só uma questão detempo para que descobrisse sobre a festa.

Ei... estaporta nÃotrancava?

111

Page 113: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Terça-feiraMas o papai não ligou os pontos.Sabe, acho que não seria tão mal se a mamãe e opapai descobrissem sobre a festa. O Rodrick ficariade castigo, o que seria ANIMAL. Então, se eudescobrir um jeito de entregar tudo, sem o Rodrickficar sabendo, vou mandar ver.Hoje, recebi a primeira carta do meu amigo-correspondente francês, Mamadou. Decidi reverminha atitude e me aplicar com força total nessahistória. Então, hoje, quando escrevi para oMamadou, tentei ajudá-lo ao máximo.

acho queestou ficando

gagÁ.ahhhhh…

112

Page 114: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Acho uma besteira a Madame Lefrere proibir oe-mail com nossos correspondentes. O AlbertMurphy já se correspondeu algumas vezes com o seuamigo e isso está custando uma fortuna em selos.

Caro Gregory,É um privilégio

conhecê-lo. MamadouCaro Mamadou,Tenho certeza que “conhessê-lo” écom dois “s”.Sem dúvida, acho que você precisamelhorar sua ortografia. Sinceramente, Greg

Caro Jacques-Quantos anosvocê tem?

Caro Albert,12.

Caro Jacques-Ah.

CUSTO: $14113

Page 115: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Sexta-feiraEsta noite, os pais do Rowley saíram para jantar,e por isso chamaram uma babá. Não sei por que oRowley não pode cuidar de si mesmo por umas poucashoras, mas, acredite, não estou reclamando. A babádele é a Heather Hills, e ela é a garota mais bonitado ensino médio da Escola de Crosslands.Então, sempre que os Jefferson saem, façoquestão de estar na casa do Rowley a tempo paraa “hora da história”.

DÁ parair maispara olado?

Desculpe...nÃo tem espaÇo

suficiente.chips

Esta noite, cheguei no Rowley lá pelas 8:00.Até pus um pouco do perfume do Rodrick para aHeather ficar com uma boa impressão.114

Page 116: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Bati na porta e esperei a Heather abrir. Mas fuipego meio de surpresa quando o vizinho do Rowley,Leland, atendeu no lugar dela.Não acredito que os pais do Rowley trocarama Heather pelo LELAND. Eles deveriam, pelomenos, ter checado comigo antes de fazer uma coisaestúpida DESSAS.Assim que percebi que a Heather não estava lá,me virei para voltar para casa. Mas o Rowley meperguntou se eu não queria ficar para jogar Magiae Monstros com ele e o Leland.

OlÁ!Grito!!!

115

Page 117: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A única razão de eu ter dito “sim” foi porque acheique era algum tipo de game. Mas aí descobri que sejoga isso com lápis, papel e uns dados especiais, eque você deve usar a “imaginação”, ou sei lá o quê.No fim das contas, acabou sendo bem divertido,principalmente porque no Magia e Monstros dápara fazer todas as coisas que você nunca poderiafazer na vida real.

Queimeias sobrancelhasdo Rowley comum maÇarico.Aaaaaiii...

Quando cheguei em casa, contei para a mamãe tudosobre o Magia e Monstros e como o Leland era umMestre de Jogo animal. Rodrick me ouviu falando doLeland e disse que ele é o maior nerd do ensino médio.116

Page 118: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas isso veio de um cara que passa suas noites desábado colocando vômitos falsos sobre os carros doestacionamento do shopping. Então, acho que nãovou levar muito a sério a opinião do Rodrick.Tenho ido à casa do Leland toda tarde, depois daaula, para jogar Magia e Monstros. Hoje, estavaindo para lá de novo, quando a mamãe me parou naporta.

Quediabos?

Quarta-feirahar, har, har!

Ela andava muito desconfiada com toda essahistória de Magia e Monstros.117

Page 119: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E, pelas perguntas que me tem feito, parece queela acha que o Leland está nos ensinando bruxariaou coisa do tipo. Por isso, hoje a mamãe disse quequeria ir COMIGO para nos ver jogar.Eu IMPLOREI para ela não ir, porque, paracomeçar, sei que não aprovaria toda a violência quetem no jogo.

ftttftttfttt

Além disso, eu sabia que a presença delairia arruinar completamente a experiência paratodo mundo.118

Page 120: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quando implorei para a mamãe não ir junto, isso sóAUMENTOU a desconfiança dela. Então, agoranão tinha jeito de fazê-la mudar de ideia.O Rowley e o Leland não estavam nem aí com o fatode a mamãe ter ido comigo, mas eu não conseguia medivertir, porque me sentia um completo idiota jogandona frente dela.

Ãhn... meu magoTalroc invoca a

magia de Talrune.Achei que a mamãe ia acabar se entediando evoltando para casa, mas ela ficou. E bem quandopensei que finalmente iria embora, a mamãe disseque ELA queria jogar também.Aí o Leland começou a criar um personagem para amamãe, apesar da minha tentativa de sinalizar a eleque aquilo era um grande erro.119

Page 121: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quando Leland criou um personagem para ela, amamãe falou que queria ser MINHA MÃE no jogo.Pensei rápido e disse que todos os personagensno Magia e Monstros eram órfãos, então ela nãopodia ser minha mãe.E a mamãe acreditou em mim. Mas perguntou aoLeland se o NOME do seu personagem podia ser“Mamãe”, e ele disse “sim”.Tenho que dar crédito a ela por ter encontradoessa saída, mas isso aniquilou totalmente o resto dojogo para mim.

Dou umacoxa de

peru para...“MamÃe”.

Obrigado,amorzinho!

120

Page 122: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mesmo a mamãe não sendo tecnicamente minha mãeno jogo, ela certamente AGIU como se fosse.Teve um momento em que nossos personagens estavamnuma taverna esperando um espião chegar, e o meuanão, Grimlon, pediu uma caneca de hidromel. Essabebida é meio que nem cerveja no Magia e Monstros,e acho que a mamãe não aprovou ISSO.A pior parte do jogo foi quando tivemos deentrar numa batalha. Sabe, o objetivo do Magia eMonstros é matar o máximo de monstros possívelpara acumular pontos e passar de fase.

A MamÃeacidentalmente

esbarra no braÇo doGrimlon e derruba

a bebida dele.121

Page 123: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas acho que a mamãe não pegou o espírito da coisa.Depois de mais ou menos uma hora nesse ritmo,decidi ir embora. Juntei minhas coisas e fui para acasa com a mamãe.

VocÊs encontramum bando de Orcs...

e eles estÃo

FAMINTOS!NÓs damosa eles toda a

nossa comida!122

Page 124: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

No caminho, a mamãe não parou de falar do Magiae Monstros. Comentava sobre como isso podia ajudarminhas “habilidades matemáticas” e coisas assim.Tudo que posso dizer é: espero que ela não estejaplanejando virar uma jogadora assídua. Porque, naprimeira chance que eu tiver, a “Mamãe” vai serentregue a um bando de Orcs.Hoje, depois da aula, a mamãe me levou a umalivraria e comprou praticamente todos os livros deMagia e Monstros que tinham na prateleira. Eladeve ter deixado uns $200 e nem me fez gastaruma única Grana da Mamãe.Percebi que talvez tivesse julgado a mamãe rápidodemais e que talvez não fosse tão ruim assim tê-lano nosso grupo, afinal.Quinta-feira123

Page 125: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Eu estava pronto para levar meus livros novos paraa casa do Leland, mas foi aí que descobri que tinhaum porém.A mamãe tinha, na verdade, comprado todos esseslivros para que o RODRICK e eu jogássemosMagia e Monstros juntos. Ela disse que era um bomjeito de nós dois resolvermos nossas diferenças.A mamãe falou que queria que o Rodrick fosse oMestre de Jogo, como o Leland. Aí ela jogou a pilhade livros na cama dele e o mandou começar a estudar.Já tinha sido ruim o bastante ter que jogar nafrente da mamãe na casa do Leland, mas eu sabiaque jogar com o Rodrick seria umas dez vezes pior.124

Page 126: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A mamãe estava falando sério sobre o Rodrick e eujogarmos juntos, então sabia que ia ter de encararessa. Gastei mais ou menos uma hora no meu quartoinventando personagens com nomes dos quais oRodrick não poderia caçoar, como “Joe” e “Bob”.Assim que terminei, encontrei o Rodrick na cozinhae começamos nosso jogo.Acho que devo agradecer por tudo ter acabado tãorápido. E só espero que a mamãe tenha guardadoas notas fiscais dos livros.

VocÊ e seu grupo depanacas caem num poÇo

cheio de dinamite e explodem. Fim.

125

Page 127: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Sexta-feiraOs professores têm realmente ficado em cima dosgarotos este ano, para não colarem uns dos outros.Lembra que eu disse estar feliz em ser posto aolado do Alex Aruda na aula de Matemática? Bem,ISSO não me ajudou em nada.A sra. Lee é minha professora de Matemáticae acho que ela também deu aula para o Rodrick.Porque essa mulher me vigia que nem uma ÃGUIA.Às vezes penso que seria muito bacana se eu tivesseum olho de vidro ou algo assim. Em primeiro lugar,poderia usá-lo para pregar todo tipo de peça nosmeus amigos.Mas o verdadeiro motivo de eu ter um olho assimseria para tirar notas melhores.

PensarÁpido!

TÁ, mas oque É isso?

126

Page 128: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

No primeiro dia de aula, eu apontaria meu olho devidro para baixo, assim:

olhode vidroolho

de verdadeEu diria o seguinte para o professor: “Olha, sóqueria dizer que eu tenho um olho de vidro. Entãonão pense que estou olhando a prova dos outros”.

Certinho.Obrigado por me avisar.

Aí, durante uma prova, eu apontaria meu olhode vidro para minha própria folha de papel eolharia a prova de algum CDF com meu olhoVERDADEIRO.127

Page 129: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Eu poderia colar tudo! E o professor seria muitoburro para notar.

Pobregaroto do olho

de vidro.Infelizmente, eu NÃO tenho um olho de vidro.Então, se a mamãe me perguntar por que fui malna prova de Matemática hoje, essa é minha desculpa.DomingoO Rodrick tem pedido dinheiro à mamãe e ao papaiultimamente. Acho que o programa da Grana daMamãe não tem funcionado muito para ele. Elatentou dar mais trabalhos para o Rodrick ganharmais dinheiro, mas isso não está indo muito bem.

É ASSIMque vocÊ

faz?VocÊ temde usar um

pano LIMPO,filho!

128

Page 130: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas, hoje à noite, a mamãe descobriu um jeitode fazer o Rodrick ganhar algum. Minha escolamandou uma carta dizendo que a aula de Música foicancelada por cortes no orçamento, e que então ospais deviam pôr os filhos em aulas particulares.A mamãe disse a ELE para me dar aulas particularesde bateria e que ela o PAGARIA por isso.Acho que a mamãe teve essa ideia porque,ultimamente, o Rodrick tem contado a todo mundoque é um “baterista profissional”.Tem um espetáculo chamado “Maluquices daComunidade” no qual todos os pais da vizinhançafazem apresentações de comédia e que está emcartaz no teatro local há umas duas semanas.129

Page 131: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Numa noite o baterista ficou doente, o Rodrickentrou no lugar dele e recebeu cinco pratas por isso.

(piada cafona,piada cafona)

IÃc, iÃc,IÃC!

ba-dumplÁs

Não sei se isso realmente faz do Rodrick um“baterista profissional”, mas isso não me impediu deusar o fato para ganhar pontos com as garotas daescola.

Meu irmÃo É um

BATERISTAPROFISSIONAL!

130

Page 132: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quando a mamãe falou para o Rodrick que deviacomeçar a me dar aulas de bateria, ele não seanimou muito com a ideia. Mas aí, ela disse quepagaria dez pratas por aula e que eu poderiaarranjar alguns amigos para se inscrever também.Então agora tenho que recrutar umas pessoas paraa Academia de Bateristas do Rodrick. E já dápara ver que isso não vai ser muito divertido.Segunda-feiraNão consegui convencer nenhum dos meus amigosa entrar na escola de bateria do Rodrick, forao Rowley, e eu meio que tive de passar a pernaNELE para que entrasse. O Rowley está sempredizendo que quer aprender a tocar percussão, massó os pratos que se usam nas bandinhas.

plÁs131

Page 133: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Eu contei para o Rowley que estava CERTO deque o Rodrick cobriria toda essa parte na quartasemana do curso e isso o deixou bem animado.Apenas fiquei feliz por não ser obrigado a ter aulasde bateria sozinho.Rowley veio depois da escola e nós descemos ao porãopara nossa primeira aula. O Rodrick começou nosmostrando alguns exercícios de bateria bem básicos.Só tinha uma almofada para estudo e duasbaquetas, então o Rowley teve de usar um pratode papelão e uns talheres de plástico. Mas achoque é o que acontece quando você é o último a seinscrever para uma aula.

tappititaptap

doinc

132

Page 134: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Após uns quinze minutos, Rodrick recebeu umaligação do Ward, e isso pôs fim a nossa primeiraaula.

Classedispensada mais

cedo hoje.A mamãe não ficou muito contente em ver oRowley e eu subindo tão cedo, então ela nosmandou de volta para o porão. Ela disse para nãosubirmos até que o Rodrick nos desse, pelo menos,uma lição de casa. Então ele nos deu.

Sua liÇÃo decasa É ouvir

alguma mÚsica quetenha bateria.

133

Page 135: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Terça-feiraHoje, o Rowley e eu tivemos aula de bateria com oRodrick de novo.Bem, o Rodrick pode ser um bom baterista,mas não é um bom professor. Nós nos empenhamospara acompanhar os exercícios que o Rodrickensinou, mas, cada vez que errávamos, ele ficavafrustrado.

Errado,Errado,Errado!

ops.tip

tÁppitidonic

Ele acabou ficando tão cheio que pegou nossasbaquetas. O Rodrick sentou na bateria dele e nosdisse para “observar e aprender”. Aí começou afazer um solo superlongo que não tinha nada a vercom os exercícios que ele estava nos ensinando.134

Page 136: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

plÁsba-dum

bidibumbop

tumpbomp

O Rodrick nem tirou os olhos da bateria quandonos levantamos e fomos para o andar de cima.Apesar disso, eu não reclamo. Porque, no meu modo dever, assim todo mundo sai ganhando.

ba-dum bum plÁs bam

Quinta-feiraNós temos que entregar um trabalho de Histórialogo antes do Dia de Ação de Graças, e é melhoreu começar a levar isso a sério.135

Page 137: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Os professores estão ficando mais exigentes com relaçãoaos nossos trabalhos, e o jeito que eu normalmente façoas coisas não está mais funcionando tão bem.Na semana passada, tivemos que entregar um trabalhode Ciências, e a sra. Breckman disse que tínhamos deescolher um animal sobre o qual quiséssemos escrever.Escolhi o alce. Eu sei que deveria ter ido à bibliotecapara pesquisar, mas acabei decidindo improvisar.

O Incrível Alcepor Greg Heffley

Dieta:O alce come muitas e muitas coisas, masa lista seria grande demais para pôr nestetrabalho. Então, vou economizar o tempode todos listando apenas as coisas que oalce NÃO come.

CHICLETE METAL PIZZASua pizza,

senhor.NÃo, obrigado...

NÃo posso.

Page 138: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mesmo havendo habitats do alce em todo lugar,ele está quase extinto.

Mas a gentee bem mais

distinto do queos antilopes.

Eu disseextinto!

AH.Todo mundo sabe que os alces evoluíram dospássaros, assim como as pessoas. Mas em algum lugarda linha evolutiva, as pessoas ficaram com braços, eos alces acabaram com aqueles chifres inúteis.

eba!Saco.

FIM

Page 139: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Na verdade, achei que tinha feito um belo trabalho.Mas a sra. Breckman deve ser uma especialista emalces ou coisa do tipo, porque me fez ir à bibliotecae recomeçar o trabalho do zero.E meu PRÓXIMO trabalho não vai ser mais fácil.Tenho que escrever um poema sobre a primeira décadado século 20 para a aula da sra. Huff e não seibulhufas de História OU poesia. Então acho que émelhor eu começar a meter o nariz nos livros.Segunda-feiraOntem eu estava no Rowley, jogando jogos detabuleiro, e aconteceu a coisa mais louca. Quandoo Rowley estava no banheiro, notei que havia umpouco de dinheiro de brinquedo saindo da caixa deum dos outros jogos.

vinte

138

Page 140: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Não acreditei no que vi. Porque o dinheiro de brinquedodentro daquele jogo era EXATAMENTE do mesmotipo que a mamãe usa para a Grana da Mamãe.Quando eu contei, tinha algo como $100.000 emdinheiro vivo naquela caixa.Só levei uns dois segundos para perceber o quetinha de fazer em seguida.

Qual jogovamos jogar

agora?Tenhoque ir!

Quando cheguei em casa, corri para o andar de cimae soquei o dinheiro debaixo do meu colchão. Revireina cama a noite inteira tentando pensar no quefazer com minha nova Grana da Mamãe.139

Page 141: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Provavelmente a mamãe notaria a diferença entre aGrana da Mamãe falsa e a verdadeira. Então, hojede manhã resolvi fazer uma pequena experiência.Perguntei à mamãe se podia trocar um pouco deGrana da Mamãe para comprar selos, pois queriaescrever para meu amigo-correspondente. Eu estavarealmente nervoso quando entreguei o dinheiro a ela.Mas ela pegou a grana sem nem piscar.Que sorte! Acho que consigo fazer esses$100.000 durarem até o ensino médio, talvez atémais. Talvez eu nem tenha que arranjar um empregode verdade depois.O truque vai ser não trocar muito dinheiro de uma vezsó, senão a mamãe vai saber que tem algo errado.140

Page 142: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E tenho que me lembrar de ganhar alguma Granada Mamãe verdadeira de vez em quando para nãolevantar muitas suspeitas.Mas vou dizer uma coisa, não vou usar o dinheiroque a mamãe me deu para comprar selos.Recebi ontem uma foto do meu amigo-correspondente, o Mamadou, e isso realmente matouqualquer chance de escrever de volta para ELE.

“Super Joia”

Les141

Page 143: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Terça-feiraMeu grande trabalho de História é para amanhã,mas eles têm falado a semana inteira que vai cair umMONTE de neve amanhã.Então eu não tenho me preocupado tanto assim.Lá pelas 10 da noite, dei uma espiada pela janelapara ver o quanto de neve já tinha caído. Mas nãoacreditei no que vi quando abri a cortina.

Page 144: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Cara, estava contando que a aula fosse CANCELADAamanhã. Liguei a televisão no noticiário para ver oque tinha acontecido, mas o homem do tempo estavacontando uma história TOTALMENTE diferente doque tinha dito três horas antes.

Demossorte destavez, hein,

Bob!É issomesmo,Barbara!

HÁ hÁ hÁ!Isso queria dizer que eu tinha de dar um gás nomeu trabalho de História. O problema é que estavatarde demais para ir à biblioteca, e não temosnenhum livro em casa sobre a primeira década doséculo 20. Sabia que tinha de pensar em algo rápido.Aí eu tive uma grande ideia.143

Page 145: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O papai já tinha salvado o Rodrick um MILHÃOde vezes com seus trabalhos escolares. Então,pensei que ele podia me ajudar também.Contei ao papai sobre a minha situação, achando que iriame ajudar sem pensar duas vezes. Mas, em se tratandode trabalhos escolares, acho que ele aprendeu a lição.

Boa sorte,meu filho!

Rodrick deve ter me ouvido falar com o papai, porqueele me disse para segui-lo até o andar debaixo.Lembra que o Rodrick teve aula com o sr. Huff, meuprofessor de História, na escola? Bom, acontece queo sr. Huff deu EXATAMENTE a mesma lição paraa classe do Rodrick quando ele estava no meu ano.144

Page 146: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O Rodrick deu uma fuçada na sua gaveta detranqueiras e encontrou o velho trabalho. Aí eledisse que me venderia por cinco pratas.Falei que não tinha nenhuma CHANCE de eufazer isso.Era bastante tentador, admito. Porque, númeroum, como todos os trabalhos do Rodrick passarampelo papai, eu sabia que ele tinha tirado uma notaboa. E número dois, estava numa daquelas capas deplástico que os professores adoram.Além disso, eu tinha um monte de Grana da Mamãedebaixo do meu colchão, no andar de cima, e sabiaque poderia pagar o Rodrick com aquilo.145

Page 147: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas eu não podia fazer isso. Quer dizer, jácolei de outras pessoas em provas e tal, masCOMPRAR um trabalho de alguém era levar acoisa toda a um outro patamar.Então decidi que iria ter de sentar a bunda nacadeira e fazer eu mesmo o trabalho.Comecei a pesquisar no computador, mas lápela meia-noite, a pior coisa possível aconteceu:acabou a luz.

apagapop

Foi aí que eu soube que estava numa bela enrascada.Sabia que iria bombar em História se não entregasseo trabalho. Então, mesmo contrariado, decidiaceitar a oferta do Rodrick.146

Page 148: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Juntei $500 da Grana da Mamãe e voltei aoporão. Mas o Rodrick não me deixou sair dessatão fácil.

Meu preÇoaumentou.

Rodrick disse que seu novo preço era $20.000 emGrana da Mamãe. Falei que não tinha isso, entãoele simplesmente se virou e voltou a dormir.Àquela altura eu estava realmente desesperado.Então subi a escada, peguei um bom punhadode notas de mil e levei-as de volta ao quarto doRodrick. Entreguei o dinheiro, e ele me deu otrabalho. Me senti realmente mal pelo que fiz, mastentei não pensar nisso e fui dormir.147

Page 149: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quarta-feiraNo ônibus, a caminho da escola, tirei o trabalhodo Rodrick da minha mochila. Mas foi só dar umaolhada para perceber que havia algo muito errado.

Oh, oh.Para começar, o poema não estava digitado, e simescrito à mão pelo Rodrick.Foi aí que caiu a ficha: o papai só começou afazer os trabalhos do Rodrick no ensino MÉDIO.Então, isso queria dizer que aquele era um trabalhodo PRÓPRIO Rodrick.Comecei a ler para ver se ainda dava para usá-lo.Mas aparentemente o Rodrick era ainda pior naspesquisas do que EU.148

Page 150: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Cem Anos Atráspor Rodrick Heffley

Às vezes me perguntoSentado à beira do caisCoisas do tipo “como era o mundoCem anos atrás”.Homens da caverna montavam dinossauros?Cresciam flores, aliás?A gente pode imaginar, mas isso foiCem anos atrás.Se construíssem uma máquina do tempoE me mandassem em missão de pazEu poderia ver o que é que pegavaCem anos atrás.Aranhas gigantes dominavam a terra?Nevava nos desertos? Tanto tempo faz...Me pergunto o que aconteceuCem anos atrás.

Me procure!

Page 151: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Acho que aprendi a lição sobre comprar o trabalhode alguém. Pelo menos sobre comprar do RODRICK.Quando veio a terceira aula, eu não tinha nadapara entregar ao sr. Huff. Acho que isso quer dizerque vou ficar de recuperação em História.E meu dia piorou bastante depois disso. Quandocheguei da escola, a mamãe estava me esperando naporta da frente.Sabe aquelas notas que usei para pagar o Rodrick?Bom, ele tentou trocar TODAS de uma vez só paracomprar uma moto usada. Tenho certeza de que amamãe soube que tinha algo estranho, já que o Rodrickjamais ganhou sozinho uma única Grana da Mamãe.150

Page 152: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rodrick contou para a mamãe de onde tinha tirado odinheiro, e ela fuçou no meu quarto até encontrar meuesconderijo debaixo do colchão. Ela sabia que nunca tinhaposto $100.000 em circulação, então confiscou TODA aminha bufunfa, até a que eu tinha ganhado de verdade.Acho que esse é o fim do programa da Grana da Mamãe.Para ser honesto, estou meio que aliviado. Dormirsobre aquela pilha de dinheiro toda noite estavarealmente me estressando.A mamãe ficou furiosa por eu ter tentado armaruma para ela desse jeito, então me deu um castigo.Mas eu me livrei disso antes do jantar.

A mamÃe disseque a gente

tem que limpara garagem.

Droga.151

Page 153: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quinta-feiraHoje foi Dia de Ação de Graças, e tudo começoucomo sempre começa: com a tia Loretta aparecendoduas horas adiantada.Mamãe sempre obriga o Rodrick e eu a “fazermossala” para a tia Loretta, e isso quer dizer falarcom ela até o resto da família aparecer.As maiores brigas que o Rodrick e eu já tivemosforam para ver quem tinha que cumprimentá-laprimeiro.152

Page 154: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O resto da família começou a chegar aos poucos a partirdas 11:00. O irmão do papai, o tio Joe, e seus filhosforam os últimos a aparecer por volta de 12:30.Os filhos do tio Joe chamam o papai da mesma coisa.

Oi tiaFlank!

A mamãe acha uma graça, mas o papai jura que otio Joe diz para os filhos falarem isso de propósito.As coisas estão bem tensas entre o papai e o tioJoe. O papai ainda está bravo com o tio Joe poruma coisa que ele fez no ÚLTIMO Dia de Ação deGraças. Naquela época, o Manny tinha acabado decomeçar o treinamento para usar a privada e estavaindo muito bem. Na verdade, faltavam provavelmenteumas duas semanas para ele sair das fraldas.153

Page 155: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas o tio Joe disse uma coisa para o Manny quemudou tudo.

Toma cuidado com o“monstro da privada”,

garotinho!Levou seis meses para o Manny botar o pé dentrodo banheiro de novo.Toda vez que o papai trocava uma fralda sujadepois disso, eu o ouvia amaldiçoando o tio Joe emvoz baixa.Nós comemos lá pelas 2:00, e depois as pessoasforam para a sala conversar. Não estava a fim deconversar, e então fui jogar videogame.154

Page 156: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Acho que o papai acabou ficando cheio da famíliatambém e desceu para trabalhar no seu campo debatalha da Guerra Civil. Só que ele se esqueceude trancar a porta do porão, e o tio Joe foiatrás dele.Tio Joe parecia interessado naquilo em que o papai estavatrabalhando, então o papai explicou tudo para ele.Papai fez um grande discurso para o tio Joe sobreo 150º regimento e o papel que ele desempenhou emGettysburg, e passou uma meia hora descrevendotoda a batalha.Mas acho que o tio Joe não estava dando atençãoao discurso do papai.

Belos

BRINQUEDOS,mano!

155

Page 157: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O Dia de Ação de Graças não durou muito depoisdaquilo. O papai subiu e aumentou o termostato atéficar abafado e todo mundo cair fora. E é mais oumenos assim que acaba todo ano o Dia de Ação deGraças aqui em casa.

DEZEMBROSábadoLembra quando eu disse que a mamãe e o papai iamacabar descobrindo sobre a festa do Rodrick? Bom,hoje isso finalmente aconteceu.A mamãe mandou o papai pegar as fotos do Dia deAção de Graças e, quando ele voltou, dava para verque não estava feliz com alguma coisa.156

Page 158: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A foto na mão do papai era da festa do Rodrick.Parece que um dos amigos do Rodrick tinhaacidentalmente tirado uma foto com a câmera damamãe, que ela deixa na estante em cima do som.E quando ele tirou a foto, capturou toda a cena.157

Page 159: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rodrick tentou negar que tinha dado uma festa.Mas estava tudo lá, na foto, então não haviamuito o que dizer.A mamãe e o papai pegaram as chaves do carro doRodrick e disseram que seu castigo era não podersair de casa por um MÊS inteiro.Eles ficaram bravos até COMIGO, porque disseramque eu era “cúmplice” do Rodrick. Assim, sobrou paramim uma proibição de duas semanas sem videogame.DomingoA mamãe e o papai estão na cola do Rodrick desdeque souberam da festa. O Rodrick normalmentedorme até as 2:00 da tarde nos finais de semana,mas hoje o papai o fez sair da cama às 8:00 damanhã.Fazer o Rodrick levantar cedo é um grande golpepara ele, porque o Rodrick ADORA dormir. Umavez, no outono passado, ele dormiu por trinta eseis horas SEGUIDAS.158

Page 160: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Ele dormiu desde a noite de terça-feira até amanhã de quinta e nem percebeu que tinha perdidoum dia inteiro de sua vida até quinta à noite.

Ei... cadÊ ojogo de futebol de

quarta Á noite?Mas parece que o Rodrick descobriu um jeito dedriblar a nova regra das 8:00. Agora, quandoo papai diz para o Rodrick sair da cama, elesimplesmente arrasta as coisas dele para cima edorme no sofá até a hora do almoço. Então achoque o Rodrick ganhou essa parada.159

Page 161: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Terça-feiraA mamãe e o papai vão viajar neste fim de semana,e o Rodrick e eu vamos ficar na casa do vovô. Elesdisseram que IAM nos deixar ficar em casa, masnós provamos que não dá para nos deixar sozinhos.O vovô mora nas Torres do Descanso, que é umlar de idosos. Tive que passar uma semana lá com oRodrick, há alguns meses, e foi o ponto baixo detodo o meu verão.Manny vai ficar com a vovó esse final de semana, eeu daria QUALQUER coisa para trocar de lugarcom ele. A vovó tem sempre refrigerante, bolo etudo mais na geladeira, e ela tem TV a cabo comtodos os canais de filme.

chips

160

Page 162: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A razão pela qual o Manny vai ficar lá é porque eleé o queridinho da vovó. E tudo que você precisa fazeré dar uma olhada na geladeira dela para ter a prova.Mas se alguém acusa a vovó de preferir o Manny,ela fica na defensiva.

Eu amo todosos meus netos

igualmente.161

Page 163: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E também não são só as fotos na geladeira. Avovó tem desenhos e coisas do Manny penduradosnas paredes da casa inteira.A única coisa MINHA que a vovó tem é esse recadoque escrevi para ela quando tinha seis anos. Euestava bravo porque ela não queria me dar sorveteantes do jantar, então foi isso o que escrevi:A vovó guardou esse papel por todos esses anos, eela AINDA me cobra por isso.

Eu teodeio Vovó

E eis o queo meu querido neto

GREGORY fez para mim!162

Page 164: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

SábadoAcho que todo avô tem seu favorito, e eu possoentender. Mas pelo menos o vovô é direto quantoa isso.Bom, hoje a mamãe e o papai largaram oRodrick e eu na casa do vovô, como disseramque fariam.Comecei a procurar maneiras de me entreter, masnão existe nada no apartamento do vovô que sejadivertido de fazer, então eu só sentei junto com elee assisti à TV. Mas o vovô nem assiste a programasde verdade. Ele só deixa a TV ligada na câmera desegurança que fica no saguão de entrada do prédio.

GregoryÉ meu

favorito!163

Page 165: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E depois de algumas horas DISSO, você meio quecomeça a enlouquecer.Lá pelas 5:00, o vovô fez o jantar para nós.Ele faz essa coisa horrível que se chama “sopa depepino” e é a pior coisa que você já provou.É basicamente um punhado de feijões verdes epepinos boiando numa piscina de vinagre.

Ah, claro! Barry Grossmantem tempo para caminharpor trÊs horas, mas nÂo

para devolver meuaspirador!

164

Page 166: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rodrick sabe que eu odeio sopa de pepino mais doque QUALQUER outra coisa, então, da últimavez que ficamos na casa do vovô, ele fez questão deencher meu prato.Tive que ficar lá e engolir cada pedaço para nãoferir os sentimentos do vovô.E adivinhe qual foi minha recompensa por limpar oprato?

Greg ADORAsopa depepino!LÁ vaimais!plop

165

Page 167: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Esta noite, o vovô nos serviu a sopa, e euagi como se fosse comê-la. Mas aí simplesmenteenfiei tudo no meu bolso quando não tinhaninguém olhando.Foi uma sensação bem nojenta quando o vinagre friocomeçou a escorrer pela minha perna, mas acredite,foi mil vezes melhor do que ter de COMER aquilo.Depois do jantar, nós três fomos para a sala deestar. O vovô tem um monte desses jogosde tabuleiro muito velhos e sempre nos faz jogarcom ele.Tem um chamado “Chacoalha-Panças”, no qual umjogador lê um cartão e o outro tenta não rir.

pinga

166

Page 168: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Eu sempre venço o vovô, principalmente porque aspiadas não fazem nenhum sentido para mim.

Priorizar a polÍticaeconÔmica emdetrimento da

responsabilidade fiscalÉ como pÔr o carro na

frente dos bois.Ho, ho,

ho!

Buahahaha!Eu também sempre venço o Rodrick, mas isso éporque ele perde de propósito. Sempre que é aminha vez de ler um cartão, ele faz questão deestar com a boca cheia de leite.167

Page 169: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Às 10:00, estava pronto para ir deitar. Mas oRodrick ocupou o sofá e isso significou que eu tinhade dormir com o vovô de novo.Tudo que posso dizer é que, se a mamãe e o papaiestavam querendo me dar uma lição por acobertar oRodrick, missão cumprida.

VocÊ pode pÔrmeus dentes

naquele copo?DomingoRodrick tem um grande projeto para entregar naFeira de Ciências que vai ser antes do feriado deNatal, e parece que a mamãe e o papai o estãoobrigando a fazer esse trabalho sozinho.168

Page 170: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

No ano passado, o projeto de ciência do Rodrickse chamava “Será que Ver Filmes Violentos Faz asPessoas Terem Pensamentos Violentos?”Acho que a ideia era fazer as pessoas verem filmesde terror e depois desenhar, para mostrar como osfilmes as afetavam.Mas na verdade era só uma desculpa para o Rodricke seus amigos ficarem vendo filmes de terror nomeio da semana.

Grito!Nhac!

Os amigos do Rodrick fizeram a parte de ver osfilmes, mas não fizeram um único desenho. E navéspera da Feira de Ciências, o Rodrick não tinhanada para mostrar.169

Page 171: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Então a mamãe, o papai e eu tivemos que livrar a caradele. O papai digitou o trabalho, a mamãe preparou ocartaz e eu tive de fazer uma porção de desenhos.Fiz o possível para imaginar o que adolescentesdesenhariam depois de assistir a filmes violentos.A coisa REALMENTE chata foi que a mamãe medeu uma bronca quando viu meus desenhos, porquedisse que eles eram “perturbadores”. E foi por issoque eu só pude assistir a filmes de censura livre peloresto do ano.Mas se você quer falar sobre “perturbador”, deviater visto alguns dos desenhos que o Manny estavafazendo naquela época.170

Page 172: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Uma noite, o Rodrick deixou acidentalmente umdos seus filmes de terror no aparelho de DVD, equando o Manny foi ver desenho animado no diaseguinte, acabou vendo o filme do Rodrick.

Grito!Nhac!

Vi uns desenhos do Manny depois disso, e algunseram suficientes para dar pesadelos em mim.171

Page 173: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Terça-feiraA mamãe e o papai deram prazos para o Rodrickterminar seu projeto de ciência, e hoje às 6:00 erapara ele lhes dizer qual seria o tema do seu experimento.Mas às 6:45 as coisas não pareciam ir muito bem.Rodrick assistia a um programa sobre o que acontececom os astronautas depois que passam muito tempo noespaço. O programa falava que, quando eles voltavam àTerra, estavam mais ALTOS do que antes de sair.E o motivo para isso é que não há gravidade no espaço,então as colunas deles se descomprimem, ou coisa do tipo.Bom, isso deu ao Rodrick a ideia que ele estavaprocurando.172

Page 174: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rodrick falou à mamãe e ao papai que iria fazerseu experimento de ciência sobre o efeito da“gravidade zero” na coluna vertebral. E pelo jeitoque o Rodrick estava falando do assunto, vocêpensaria que os resultados da experiência dele iriambeneficiar a humanidade.O papai pareceu bem impressionado. Ou talvez ele sóestivesse aliviado pelo Rodrick ter conseguido cumprira sua primeira tarefa. Mas acho que ele começou a veras coisas de maneira um pouco diferente mais tarde,quando disse para o Rodrick levar o lixo para fora.

NÂo posso.Estou

pesquisando.173

Page 175: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quarta-feiraOntem, na escola, anunciaram que haveria testespara o grande Show de Talentos.Assim que fiquei sabendo, tive uma ideia ANIMALpara um quadro de comédia que o Rowley e eupoderíamos fazer. Mas admito que a razãoVERDADEIRA de ter escrito isso foi para ter umadesculpa para falar com a Holly Hills, que é irmã daHeather Hills, e a garota mais popular do meu ano.

O Garoto cujaFamília Pensa que

Ele É um CÃOOlha, amor!

Nosso cÃo estade pÉ sobre aspatas traseiras!

Sou umapessoa,

e nÃo umcÃo!

Page 176: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Ei, vocÊnÂo pode ficarno sofÁ, seu

vira-lata burro!Mas eu nÂo

sou um cÂo, souseu filho!

NÂorosne paraMIM!

Vamos fazer umaviagem romÂntica.

VocÊ vai ter deficar no canil!

Mas euquero

ir COMvocÊs!

TÁ,au, au,au paravocÊ

tambÉm!

Fim.

Page 177: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

CrÉditosAutor – Greg Heffley

Diretor – Greg HeffleyPai – Greg HeffleyMÃe – Holly Hills

Garoto-CÃo – Rowley JeffersonMostrei o roteiro para o Rowley, mas ele não ficoumuito entusiasmado com a ideia.Você pensaria que o Rowley ficaria feliz por eufazer dele um grande astro. Mas, como a mamãesempre diz, tem certas pessoas que não dá paraagradar.

Afasta176

Page 178: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quinta-feiraRowley encontrou OUTRA pessoa para ser seuparceiro no Show de Talentos. Ele vai fazer umnúmero de mágica com um menino da sua aula decaratê chamado Scotty Douglas.E se você quer saber se estou com ciúme, deixe-mecolocar desta maneira: Scotty Douglas está noPRIMEIRO ANO. Então o Rowley vai tersorte se não apanhar na escola por isso.Vão fazer um grande Show de Talentos para todosos anos. Isso quer dizer que o Rodrick e suabanda vão estar na mesma competição que o Rowleye o Scotty Douglas.O Rodrick está TODO animado com o Show deTalentos. A banda dele nunca tocou na frentede um público grande, então enxergam isso como agrande oportunidade de serem notados.177

Page 179: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rodrick ainda está de castigo, mas a regra é queele não pode sair de casa. Então a banda dele vemtodo dia e ensaia no porão. Acho que o papai estácomeçando a desejar que tivesse dito a punição doRodrick de um jeito um pouco diferente.

Ba-dum bumplÁs bam

Mas se a banda do Rodrick realmente acha que podeganhar o Show de Talentos, é melhor começarem alevar a coisa a sério e tocar música pra valer. Porqueeles passaram os dois últimos ensaios brincando com umnovo pedal de eco que arranjaram no fim de semana.

AlguÉmpeidou peidoupeidou peidou

peidou

178

Page 180: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Sexta-feiraO papai encerrou o castigo do Rodrick duassemanas mais cedo, porque ele estava ficando birutade ouvir o ensaio do Fräwda Xeia todo dia. Estanoite o Rodrick foi à casa do Ward para passar ofim de semana.O Rodrick fora de casa significava que o porão estavalivre. Então convidei o Rowley para passar a noite.Nós dois compramos uma porção de doces erefrigerantes, e o Rowley trouxe a TV portátildele. Até conseguimos alguns filmes de terrordo Rodrick, então estava tudo pronto. Mas aí amamãe desceu com o Manny.

Olha quemveio SE

JUNTARa vocÊs!

chips

179

Page 181: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A única razão para a mamãe largar o Manny comigoe com o Rowley era para ele poder nos espionar econtar para ela se fizéssemos alguma coisa errada.Toda vez que alguém veio dormir aqui, o Mannyestragou tudo. A última vez que o Rowley veio foia PIOR.O Manny deve ter ficado com frio no meio da noitee entrou no saco de dormir do Rowley para seaquecer.Isso assustou o Rowley o bastante para ele voltarpara casa mais cedo. E ele nunca mais passou anoite aqui desde então.

Grito !!!180

Page 182: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Parecia que o Manny ia estragar OUTRA dormida emcasa. O Rowley e eu não podíamos ver nossos filmes deterror com o Manny por perto, então decidimos, emvez disso, apenas jogar jogos de tabuleiro.Mas estou enjoado de jogos de tabuleiro e, alémdisso, o Rowley estava meio que me deixando maluco.Ele precisava ir ao banheiro a cada cinco minutos e,sempre que voltava, chutava um travesseiro para ooutro lado do quarto.Pode ter sido engraçado nas duas primeiras vezes,mas aí isso começou realmente a me dar nos nervos.Então, da vez seguinte que o Rowley foi aobanheiro, eu preguei uma peça nele.

Tooomaa!Chute

181

Page 183: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Pus um dos pesos do papai debaixo de umtravesseiro. E, como era de se esperar, quando oRowley desceu a escada, deu um chutão nele.Bom, essa foi a gota d’água. Rowley começou achoramingar como um bebê, e eu não conseguia acalmá-lo.E com todo o escândalo que ele estava fazendo, amamãe desceu para o porão.Ela deu uma olhada no dedão do Rowley e pareceubem preocupada. Acho que a mamãe está preocupadacom o fato de o Rowley se machucar aqui em casadepois do incidente da bola de papel-alumínio, entãoela o levou de carro de volta para casa.Fiquei feliz por ela não perguntar o que tinha acontecido.182

Page 184: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Assim que a mamãe e o Rowley saíram pela porta,sabia que tinha de dar um jeito no Manny.Ele me viu colocar o peso debaixo do travesseiro, eeu sabia que ele ia contar para a mamãe. Então,tive uma ideia para impedi-lo de me dedurar.Enchi umas malas e contei ao Manny que ia fugirde casa para não ter de encarar a mamãe pelo quetinha feito.Aí atravessei a porta e agi como se estivesse indoembora de vez.

Adeus,Ó famÍlia,

adeus,adeus,adeus!

183

Page 185: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Peguei essa ideia do Rodrick. Ele costumava usaro mesmo tipo de truque comigo quando ELE faziaalguma besteira e sabia que eu iria contar. Elefingia que estava fugindo e aí, cinco minutos depois,voltava para dentro de casa.E nessa hora, eu já estava pronto para perdoarqualquer coisa que ele tivesse feito.Então, depois de contar ao Manny que estavaindo embora, fechei a porta e esperei lá fora poralguns minutos. E quando abri a porta, esperavaque ele estivesse chorando na entrada. Mas oManny não estava onde eu o tinha deixado. Comeceia andar pela casa procurando por ele, e adivinheonde estava?184

Page 186: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

No porão, comendo meus doces.engolemastiga

Seja como for, se deixar o Manny comer meus docesé o preço que tenho de pagar para mantê-localado, posso viver com isso.SábadoDepois que acordei hoje de manhã, desci para acozinha. Mas bastou olhar para a cara da mamãepara saber que o Manny tinha me entregado.

chips

185

Page 187: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O Manny contou tudo para a mamãe. Até faloudos filmes de terror. Nem me pergunte como elesabia DISSO.A mamãe me fez ligar para o Rowley para medesculpar, mas aí ela me fez pedir desculpas para osPais dele também. Então eu não acho que vou serconvidado para ir à casa do Rowley tão cedo.Aí a mamãe ficou no telefone com a sra. Jefferson.Ela falou que o dedão do pé do Rowley quebrou eque ele tinha de ficar em casa por uma semana.Então, a sra. Jefferson disse que o Rowley está“com o coração partido” porque vai ter de perder ostestes do Show de Talentos. E ele praticou a semanainteira seu número de mágica com o Scotty Douglas.186

Page 188: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Aí a mamãe disse que eu ficaria FELIZ emsubstituir o Rowley nos testes. Comecei a puxar amanga da mamãe para ela saber que essa era umaPÉSSIMA ideia, mas claro que ela simplesmente meignorou.Depois que a mamãe saiu do telefone, falei para elaque a última coisa que precisava na escola era estarno palco fazendo truques de mágica com um garotoque um ano atrás ainda usava fraldas.Mas a mamãe me fez ir até o fim de qualquer jeito.Ela me levou até a casa do Scotty e explicoua situação à mãe dele. Agora não tinha comoescapar dessa.187

Page 189: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

A sra. Douglas me convidou para entrar, e oScotty e eu subimos ao quarto dele para começara praticar. Bom, a primeira coisa que descobri eraque o Rowley e o Scotty não eram parceiros iguaisnessa empreitada. O Rowley era, na verdade, oASSISTENTE do Scotty.Eu disse ao Scotty que não iria de jeitoNENHUM ser assistente de mágico para ummenino do primeiro ano. Mas ele falou que o kit demágicas era DELE e começou a fazer um escândalo.Então, aceitei a ideia só para manter o Scottycalado porque, acredite, eu não precisava de maisconfusão.Aí o Scotty me deu uma camisa toda coberta comlantejoulas brilhantes e disse que era o meu figurino.

kit demÁgica

188

Page 190: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Parecia algo que a vovó usaria para ir ao bingo. Faleipara o Scotty que talvez eu pudesse usar uma coisamais bacana, como uma jaqueta de couro, mas eledisse que não seria “mágico” o suficiente.De qualquer maneira, descobri que tudo que tenho defazer no número é entregar um acessório ao Scotty devez em quando, então talvez não seja tão ruim assim.Mas me pergunte de novo o que eu penso se nóstivermos de fazer o número no palco, na frente dequinhentas pessoas em vez da irmãzinha do Scotty.

Meu plÓximotluque É...

kit demÁgica

DomingoVou falar uma coisa boa que resultou de terensaiado esse número de mágica com o ScottyDouglas: tive um monte de ideias boas para maisquadrinhos do Creighton, o Cretino.189

Page 191: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rowley parou de fazer a tira do “Epa Neném!”para o jornal da escola alguns meses atrás, porquequeria ter mais tempo para brincar com seus bonecosDinoatiradores. Isso quer dizer que o empregode cartunista está vago mais uma vez e talvez eutenha uma chance.

Vou fazer estamaÇÃ desaparecer.

Caramba!Tchà nÃ!

A maÇÃ nÃodesapareceu,

vocÊ sÓcomeu ela!Opa, vocÊ

descobriu omeu truque.vocÊ nemcomeu elainteira!

Ok, olha sÓ.

ISSOnÃo foi

mÃgico?Isso nÃoÉ mÃgica,e sÓ um

isqueiro!FlicOps.

Pensei queera mÃgica.Uuu! vocÊnÃo É um

mÃgico, É umidiota!

E esse neme um chapeude mÃgico.

É um chapeude Abraham

Lincoln!Ops.Fim.

190

Page 192: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Segunda-feiraBoas novas no Show de Talentos. Os testes foramhoje, e o Scotty e eu não entramos.OK, talvez eu pudesse ter feito um trabalhomelhor como assistente do Scotty. Mas nãoestraguei as coisas de PROPÓSITO. Só me esquecide passar os acessórios para ele uma ou duas vezes.Nós fomos os ÚNICOS que não passaram, e issoé, na verdade, meio constrangedor.Sei que o nosso número não era exatamente omelhor que estava no teste hoje, mas também nãoera o PIOR. Alguns dos números que passarameram bem mais bestas que o nosso.

kit demÃgica

191

Page 193: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Um menino do jardim-de-infância chamado HarryGilbertson passou e tudo o que ele fez foi andar depatins fazendo oitos em volta de um som portátilque estava tocando “Maria Chiquinha”.A banda do Rodrick também entrou, e ele estáagindo como se isso fosse um grande feito.Como disse antes, o Rodrick está muito animadocom o Show de Talentos. Na verdade, ele terminouseu projeto para a Feira de Ciências um dia maisCEDO para poder ensaiar um pouco mais com abanda antes da grande noite.Mas quando o Rodrick entregou o projeto, seuprofessor de Ciências falou que ele teria de recomeçarcom uma ideia completamente diferente. Ele disse queo Rodrick não usou o “método científico” com umahipótese, uma conclusão e tudo mais.192

Page 194: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rodrick disse ao professor que realmente tinhacrescido um sexto de centímetro durante o experimentode “gravidade zero”, então tinha alguma coisa aí.Mas o professor dele disse que esse é um crescimentonormal para um garoto da idade do Rodrick em um mês.Bem, isso é realmente ruim para mim, porquetinha decidido fazer o meu projeto para a Feira deCiências baseado na “gravidade zero” também.E agora parece que toda a pesquisa que eu fiz foiuma grande perda de tempo.193

Page 195: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O papai falou para o Rodrick que ele vai ter quedeixar de lado o Show de Talentos para fazer umnovo experimento, mas o Rodrick disse que não.Rodrick disse ao papai que não se IMPORTA maiscom a escola. Falou que o plano dele é ganhar o Showde Talentos e usar a fita do espetáculo para conseguirum contrato com uma gravadora. Aí ele vai abandonara escola e ficar com a banda em tempo integral.Para mim soa como um péssimo plano, mas acho queo papai está bastante aberto à ideia.194

Page 196: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quarta-feiraEssa noite foi o grande Show de Talentos. Eunão queria ir, nem o papai. Mas a mamãe nos fez irpara demonstrar nosso apoio ao Rodrick.O Rodrick e a mamãe foram mais cedo à escolapara levar umas coisas que a banda dele precisava,então o papai teve de ir na van com o Bill. E elenão ficou muito feliz quando encontrou seu chefe noestacionamento.

E AÍFRANK!

O show começou às 7:00 e, deixe-me dizer, achoque foi uma péssima ideia juntar todos os anos paraessa coisa.195

Page 197: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Eram crianças do jardim-de-infância cantando paraseus ursos de pelúcia seguidos por caras de dezoitoanos fazendo solos de speed metal.

E agora,Larry Larkin

vai tocar“Carnificina”.

Arrastaarrasta

Acho que o papai não aprovou o Larry Larkine todos os seus piercings. No meio do solo deguitarra do Larry, o papai se virou e cochichou parao homem sentado ao lado dele:

Qual É a piorcoisa que aquelegaroto poderia

te dizer?O quÊ?

196

Page 198: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Gostaria de ter tido tempo para avisá-lo que o caracom quem ele estava falando era o pai do Larry.

“Oi, pai!”Outro problema em misturar todos os anos foique havia números demais, e o show durou umaETERNIDADE.Às 9:30 eles decidiram começar a fazer dois númerosao mesmo tempo para manter a coisa andando. Àsvezes funcionava bem, como quando puseram a PattyFarrell sapateando enquanto o Spencer Kitt faziamalabarismo. Mas outras vezes não funcionou tãobem, como quando o Terrence James tocou gaitanum monociclo enquanto a Charise Kline lia seupoema sobre o aquecimento global.A banda do Rodrick foi a última atração a subirao palco.197

Page 199: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Antes, o Rodrick me pediu para filmar o show,mas falei que não faria isso de jeito NENHUM.Ele tem sido tão babaca comigo ultimamente que eunão posso acreditar que ele estivesse querendo umfavor meu. Então a mamãe se ofereceu para filmar.A banda do Rodrick ficou junto com o HarryGilbertson, o garoto dos patins. E tenho certezade que o Rodrick não ficou muito feliz com ISSO.

Quem quer

DETONAAAARRRRR?Eu!

SeguranÇa

Vi que o papai não estava sentado ao meu lado enquantoa banda tocava, então dei uma procurada por ele.198

Page 200: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

O papai estava em pé no fundo do ginásio combolas de algodão saindo do ouvido e ficou lá até amúsica terminar.Depois da apresentação da banda do Rodrick, elesentregaram os prêmios. A banda dele não ganhounada, mas o Harry Gilbertson saiu com o prêmio de“Melhor Número Musical”.

SaÍda199

Page 201: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas vocês nunca vão adivinhar quem foi o ganhadordo grande prêmio: Leland, a babá do Rowley.Ele ganhou por seu número de ventríloquo, porqueos juízes disseram que foi “saudável”.Nunca pensei que concordaria com o Rodrick emalguma coisa, mas estou começando a me perguntarse ele não estava certo sobre o Leland ser um nerd.

Ei, quemÉ o boneco

aqui?Depois do show, a banda do Rodrick veio até anossa casa para ver o vídeo da apresentação.Eles estavam todos resmungando sobre como elestinham sido “roubados” e como os juízes não sabemnada de rock and roll.200

Page 202: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Então o plano deles era mandar o vídeo paraalgumas gravadoras e deixar que sua apresentaçãofalasse por si mesma.Eles sentaram em frente à TV, e o Rodrick colocoua fita no aparelho. Mas levou uns trinta segundospara todo mundo perceber que o vídeo era inútil.Lembra que o Rodrick pediu para a mamãe filmaro show? Bem, ela fez um bom trabalho, mas nãoparou de falar durante os primeiros dois minutos.E a câmera captou cada pequeno comentário queela fez.

Essa regata deixaos braÇos do Rodrick

tÃo MAGROS!segurança

201

Page 203: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Toda vez que o Bill botava a língua para fora e amexia para cima e para baixo como uma estrela dorock, dava para ouvir a mamãe dando sua opinião.Na verdade, a única vez que a mamãe paroude falar foi quando o Rodrick fez seu solo debateria. Mas, durante essa parte, a câmera estavabalançando tanto que não dava para ver nada.No começo, o Rodrick e seus colegas de banda ficarammuito bravos. Mas aí, um deles lembrou que a escolatinha filmado o Show de Talentos e parece que vaipassar no canal local de TV a cabo, amanhã à noite.Acho que isso quer dizer que vão todos voltaramanhã para assistir ISSO.

NÃo gosteidisso!

202

Page 204: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Quinta-feiraBem, as coisas ficaram REALMENTE ruins paramim nas últimas horas.Rodrick e seus companheiros de banda chegaram lápelas 7:00 da noite para ver o Show de Talentosna TV. Eles assistiram todo o programa de trêshoras até a banda deles aparecer.A escola até que fez um bom trabalho na filmagemda apresentação, e as coisas pareciam bem até osolo de bateria do Rodrick.Foi aí que a mamãe começou a dançar. E quemestava filmando deu um zoom e deixou a câmeraapontada para ela pelo resto da música.

plecplec

seguranÇa

203

Page 205: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Isso queria dizer que o Rodrick não tinha NADAque pudesse mandar para as gravadoras. E ele ficoufurioso com isso também.Primeiro ele ficou bravo com a mamãe por estragaras coisas. Mas ela disse que se o Rodrick não queriaque as pessoas dançassem, não devia tocar música.Aí o Rodrick veio para cima de MIM. Falou que aculpa era MINHA, porque se tivesse filmado o showcomo ele tinha pedido nada disso teria acontecido.Mas eu disse que talvez, se ele não fosse tãobabaca, teria filmado para ele.Nós começamos a gritar um com o outro. A mamãee o papai nos separaram e mandaram o Rodrickpara o quarto dele e eu para o meu.204

Page 206: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Mas umas duas horas depois desci e encontrei oRodrick na cozinha. Ele estava sorrindo, entãoeu soube que havia algo errado.Rodrick disse que o meu “segredo já era”.A princípio, não sabia do que ele estava falando.Mas aí caiu a ficha: ele estava falando sobre a coisaque me aconteceu neste verão.Corri para o porão e peguei o telefone do Rodrickpara ver se ele tinha feito alguma ligação. E, podecrer, parecia que tinha ligado para TODOS osamigos dele que tinham um irmão ou irmã da minhaidade.Amanhã de manhã, TODO MUNDO na minhaescola vai saber da história. E tenho certezade que o Rodrick exagerou os fatos para deixá-laainda PIOR.205

Page 207: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Agora que meu segredo está na boca do povo,quero registrar o que REALMENTE aconteceu, enão a versão distorcida do Rodrick.Então, lá vai.Durante o verão, o Rodrick e eu tivemos que ficarno apartamento do vovô, nas Torres do Descanso,por alguns dias. Mas não tinha NADA para fazerlá, e eu estava ficando doido.Estava tão entediado que peguei meu velho diárioe comecei a escrever nele. Mas pegar um livro quedizia “diário” na capa na frente do Rodrick foi umGRANDE erro.

hÁ!pega

206

Page 208: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Rodrick pegou meu diário e saiu correndo. Eleprovavelmente teria chegado ao banheiro etrancado a porta se alguém não tivesse deixado o“Chacoalha-Panças” no caminho.

gaaah!tropeÇa

Apanhei o livro do chão, corri para o hall deentrada e fugi escada abaixo. Aí, entrei no banheirodo saguão central e me tranquei numa cabine.Tirei os pés do chão para que o Rodrick nãosoubesse que eu estava ali, caso ele entrasse.Sabia que se o Rodrick pusesse as mãos no meudiário, seria um pesadelo. Então decidi rasgar tudo,jogar os pedacinhos na privada e dar a descarga.Era melhor destruir a coisa toda do que deixar oRodrick pegá-la.207

Page 209: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

rrasga

Mas assim que comecei a rasgar as páginas do livro,ouvi a porta do banheiro abrir. Pensei que era oRodrick, então fiquei completamente imóvel.Não ouvi mais nada, então espiei por cima da cabinepara ver o que estava acontecendo. Foi quandoeu vi uma mulher na frente do espelho, passandomaquiagem.Achei que a senhora tinha entrado acidentalmente nobanheiro masculino, porque as pessoas nas Torres doDescanso estão sempre fazendo coisas assim.208

Page 210: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Eu já ia falar para a senhora que ela estava nobanheiro errado, mas, logo nessa hora, mais alguémentrou. E adivinhe só? Era OUTRA mulher.Foi aí que percebi que era eu quem tinhame embananado, e que estava no banheiroFEMININO.Rezei para que aquelas senhoras só lavassem asmãos e fossem embora para poder sair correndo.Mas elas se sentaram nas cabines dos dois ladosda minha. E toda vez que uma mulher ia sair dobanheiro, outra entrava para tomar o seu lugar.Então, eu não conseguia mais ir embora.209

Page 211: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Se o Rowley pensa que se deu mal quando aquelesgarotos o fizeram comer o Queijo, devia tentarficar preso no banheiro feminino das Torres doDescanso por uma hora e meia.Acho que alguém acabou me ouvindo ali dentro eme denunciou para a portaria. Em poucos minutos,se espalhou pelo prédio a notícia de que tinha um“Bisbilhoteiro” no banheiro feminino.Quando o segurança foi me tirar de lá, todo mundoque morava nas Torres do Descanso já estava nosaguão. E o Rodrick viu toda a coisa se desenrolarlá em cima, pela TV do vovô.

seguran

210

Page 212: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Agora que a história tinha se espalhado, eu sabiaque não podia aparecer na escola. Então falei paraa mamãe que ela ia ter de me transferir para algumoutro lugar, e contei o porquê.A mamãe disse que não devia me preocupar com oque as outras pessoas pensavam. Ela falou que meuscolegas iriam entender que eu tinha apenas cometidoum “simples engano”.Isso só prova de uma vez por todas que a mamãenão entende NADA sobre gente da minha idade.Agora eu estou me mordendo por não termantido minha relação de amigo-correspondentecom o Mamadou. Porque, se tivéssemos mantidocontato, talvez eu pudesse ter ido para a Françacomo aluno de intercâmbio e me escondido LÁ poralguns anos.211

Page 213: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Commentallez-Vous?

É isso AÍ!AÉroport

Tudo que sei é que o único lugar para onde nãoquero ir amanhã é a escola. E parece que éexatamente para lá que eu vou.Sexta-feiraA coisa mais LOUCA aconteceu hoje. Quandoentrei na escola, uns caras me cercaram, e eume preparei para a tiração de sarro. Mas emvez de me atormentar, eles começaram a meCUMPRIMENTAR.

Page 214: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Todo mundo estava apertando a minha mão e dandotapinhas nas minhas costas, e eu não sabia o QUEestava acontecendo.Com todos aqueles caras falando comigo ao mesmotempo, demorou um tempo para eu entender algumacoisa. Mas isso é o que deve ter acontecido.A história que o Rodrick contou para os amigosfoi passada para seus irmãos e irmãs, e aí elescontaram para os amigos DELES.Mas quando a coisa se espalhou, todos os detalhesforam totalmente alterados.Assim, a história começou com a minha entradaacidental no banheiro feminino das Torres do Descansoe terminou comigo infiltrado no vestiário das meninasdo ENSINO MÉDIO da Escola de Crosslands.213

Page 215: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Não acredito que as coisas foram distorcidas assim,mas eu também não ia contar a verdade.

cliccheer

De repente, eu era o herói da escola. Até arranjeium apelido. As pessoas estavam me chamando de“Espionador”.Alguém até me fez uma faixa de Espionador, epode acreditar que a usei na cabeça. Coisas assimNUNCA acontecem comigo, então não ia deixarpassar meu momento de glória.214

Page 216: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E, pela primeira vez na vida, eu soube como era sero garoto mais popular da escola.

smackInfelizmente, as meninas não ficaram tãoimpressionadas comigo quanto os meninos. Na verdade,acho que posso ter algum problema em conseguir alguémpara ir ao Baile do Dia dos Namorados comigo.

VocÊ Énojento!

215

Page 217: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Segunda-feiraLembra de como o Rodrick queria que a banda fossenotada? Bem, ele meio que conseguiu o que queria, porque TODO MUNDOconhece o Fräwda Xeia agora.Acho que alguém deve ter pensado que a fita damamãe soltando a franga no Show de Talentosera bem engraçada, porque está em todo lugar nainternet. E agora todo mundo conhece o RodrickHeffley como o baterista do vídeo da “MamãeDançarina”.Desde então, o Rodrick tem se escondido noporão, esperando que a coisa passe. E, tenho queadmitir, eu meio que sinto pena dele.Também tenho sido gozado na escola por causa dovídeo, mas pelo menos não estou NELE.216

Page 218: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

E mesmo que o Rodrick seja um grande babaca àsvezes, ele É meu irmão.Amanhã é a Feira de Ciências e, se o Rodrick nãoentregar um projeto, vai bombar de ano.Então foi por isso que me ofereci para ajudá-lono projeto dele, mas só por essa última vez.Trabalhamos juntos a noite inteira, e eu não querome gabar, mas nós fizemos um trabalho e tanto.De todo jeito, quando o Rodrick ganhar o PrimeiroPrêmio amanhã, só espero que ele perceba a sorteque tem de ter um irmão como EU.

ASHipótese:

Plantasdevem

espirrar.PLANTAS

Experimento:

Penas PimentaPés

ESPIRRAM?Plantas

nãoespirram.

Page 219: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Table of ContentsCapaTítuloDireitos autoraisDedicaçãoPágina 1Página 2Página 3Página 4Página 5Página 6Página 7Página 8Página 9Página 10Página 11Página 12Página 13Página 14Página 15Página 16Página 17Página 18Página 19Página 20Página 21Página 22Página 23Página 24Página 25Página 26Página 27Página 28Página 29Página 30Página 31Página 32

Page 220: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Página 33Página 34Página 35Página 36Página 37Página 38Página 39Página 40Página 41Página 42Página 43Página 44Página 45Página 46Página 47Página 48Página 49Página 50Página 51Página 52Página 53Página 54Página 55Página 56Página 57Página 58Página 59Página 60Página 61Página 62Página 63Página 64Página 65Página 66Página 67Página 68Página 69Página 70Página 71

Page 221: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Página 72Página 73Página 74Página 75Página 76Página 77Página 78Página 79Página 80Página 81Página 82Página 83Página 84Página 85Página 86Página 87Página 88Página 89Página 90Página 91Página 92Página 93Página 94Página 95Página 96Página 97Página 98Página 99Página 100Página 101Página 102Página 103Página 104Página 105Página 106Página 107Página 108Página 109Página 110

Page 222: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Página 111Página 112Página 113Página 114Página 115Página 116Página 117Página 118Página 119Página 120Página 121Página 122Página 123Página 124Página 125Página 126Página 127Página 128Página 129Página 130Página 131Página 132Página 133Página 134Página 135Página 136Página 137Página 138Página 139Página 140Página 141Página 142Página 143Página 144Página 145Página 146Página 147Página 148Página 149

Page 223: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Página 150Página 151Página 152Página 153Página 154Página 155Página 156Página 157Página 158Página 159Página 160Página 161Página 162Página 163Página 164Página 165Página 166Página 167Página 168Página 169Página 170Página 171Página 172Página 173Página 174Página 175Página 176Página 177Página 178Página 179Página 180Página 181Página 182Página 183Página 184Página 185Página 186Página 187Página 188

Page 224: Diário de um Banana: Rodrick é o cara: 2

Página 189Página 190Página 191Página 192Página 193Página 194Página 195Página 196Página 197Página 198Página 199Página 200Página 201Página 202Página 203Página 204Página 205Página 206Página 207Página 208Página 209Página 210Página 211Página 212Página 213Página 214Página 215Página 216Página 217Sobre o AutorPosteiro