diretrizes de polÍticas para a aprendizagem mÓvel

19
Páginas 20 à 34 Edilene Lima Natalie Jenifer Suelen Dias

Upload: natalie-jenifer

Post on 22-Jan-2018

144 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Páginas 20 à 34

Edilene Lima

Natalie Jenifer

Suelen Dias

Page 2: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Hoje, com os aparelhosmóveis é possível transferir aaprendizagem para diversosambientes, que aumentam acompreensão do individuo.

Por muito tempoconsiderou-se a educaçãoformal aquela que consistiaàs quatro paredes da umasala de aula.

Apoiar a aprendizagem fora da sala de aula

Os pioneiros dos aplicativos móveis desenvolveram modelos a fim de facilitar a aprendizagem em diversas disciplinas, como história e química.

Page 3: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Existem hoje vários aplicativos que proporcionam aos usuáriospasseios virtuais por cidades, indicando pontos arquitetônicos efornecendo informações sobre seu projeto, sua construção e seusignificado.

Como exemplo: Os softwares que são disponíveis em tablets,ajudam estudantes de engenharia a “ver” a localização de apoiosestruturais no interior de determinadas pontes, quando observadasde diferentes ângulos.

Page 4: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

O acesso em nuvem, comocomputação e o arquivamento,simplificam a educação, fornecendoexperiências de aprendizagemcontínuas e atualizadas. Issoindependentemente do aparelhousado para acessar tais conteúdos.

Com estes recursos armazenadosem servidores remotos, osestudantes tem acesso a materiaisem uma ampla variedade deaparelhos (incluindo computadoresde mesa, laptops, tablets etelefones celulares).

Potencializar a aprendizagem sem solução de continuidade

Page 5: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Vantagens do computador fixo:Melhor para escrever documentos erealizar pesquisas extensas nainternet.

Vantagens do aparelho móvel: Podemelhor servir para dar entrada àcoleta de informações fragmentadase para anotar ideias exploratórias.

Page 6: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Existem softwares que sincronizam o trabalho em diferentesaparelhos, permitindo que um estudante possa continuar adesenvolver, em um aparelho móvel, um trabalho quecomeçou em um computador fixo, e vice-versa. Garantindoassim a experiência de aprendizagem.

Com o processo em "nuvem", hoje o aluno precisa apenas deuma conexão com a internet.

Page 7: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Os aparelhos móveis facilitam aaprendizagem, ao superar os limites entre aaprendizagem formal e a não formal.Com um aparelho móvel, qualquer estudantepode acessar facilmente materiaissuplementares, com o intuito de esclarecerideias introduzidas por um mediador na salade aula.

Criar uma ponte entre a aprendizagem formal e a não formal

Como exemplo: Os aplicativos usados naaprendizagem de idiomas, permitem por meiode alto-falantes e microfones embutidos nostelefones celulares que falem e ouvem osalunos. Antes isso ocorria apenas com apresença do professor.

Page 8: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

As tecnologias móveis ajudam a assegurar que as aprendizagens, dentro e fora da sala de aula, apoiem-se mutuamente.

Page 9: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Aparelhos móveis podem, assim,ajudar a assegurar a continuidadeda educação durante tempos decrise. O conserto da infraestruturamóvel, depois de um desastre oude um conflito, é mais fácil erápido do que o de qualquer outrainfraestrutura, como estradas eescolas.

Minimizar a interrupção educacional em áreas de conflito e desastre

Aliviar as interrupções educacionais em áreas de pós-conflito epós-desastre acelera a recuperação e ajuda a reconstruirsociedades frágeis.

Page 10: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Aparelhos móveis podem melhorar dramaticamente a aprendizagem de estudantes com deficiências físicas.

Deficiência auditiva : Os estudantes utilizam aparelhos móveis e Serviço de Mensagens Curtas (SMS) para ter acesso ao currículo e interagir com os colegas.

Deficiência visual: um telefone celular equipado com uma câmera em um instrumento que lê textos em voz alta.

Benefícios particulares da aprendizagem móvel

Page 11: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Dislexo: textos podem ser reformatados em aparelhos digitais com pequenas telas, para melhorar a velocidade e a compreensão da leitura

Page 12: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Projetos existentes na Ásia, na África ena América do Norte usam telefonescelulares para racionalizar e simplificar acomunicação entre professores queensinam disciplinas similares, ou entregrupos de estudantes. Esses projetoscontribuem para incutir nos estudantesum senso de profissionalismo ecamaradagem.

Mensagens enviadas por aparelhosmóveis são mais rápidas, confiáveis,eficientes , baratas e facilitam a troca deinformações além da maior probabilidadede alcance do público-alvo

Melhorar a comunicação e a administração

Page 13: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Em muitos países, a comunicação entre escolas e órgãos gestoresmunicipais, estaduais e nacionais é lenta e não confiável. Selta, aprovincia argentina criou o Projeto Gema (Gestão para a Melhoria dasAprendizagens), com a cooperação do UNICEF visando melhorar osresultados da aprendizagem, desenvolvendo capacidades de gestãobaseadas em evidências, nas escolas e nos níveis administrativos. Umdos seus componentes centrais é um sistema que investiga dadosescolares por meio de uma série de mensagens automáticas SMS

Estudo de caso

Essa e outras iniciativas semelhantes melhoraram a tomada dedecisões, ao disponibilizar aos gestores educacionais dados demelhor qualidade, nos momentos oportunos e com boa relaçãocusto-eficiência.

Page 14: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

As tecnologias móveis são um bom recurso se comparada aos livros didáticos, embora esse projeto seja caro em termos absolutos, ele deve ser comparado aos custos de compra, aquisição, distribuição e atualização dos mesmos.

Se faz necessário comparar e contrastar a funcionalidade e as limitações de tablets em relação aos livros.

Aparelhos móveis podem melhorar a relação custo-eficiência, ao oferecer ricos conjuntos de recursos a preços cada vez mais baixos.

Iniciativas que transformam aparelhos móveis em ferramentas para a aprendizagem, e, ao mesmo tempo, asseguram equidade de oportunidades para estudantes e geralmente fornecem soluções a preços razoáveis para os desafios educacionais.

Melhorar a relação custo-eficiência

Page 15: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Para concretizar os benefícios específicos da aprendizagem móvel, a UNESCO recomenda que os formuladores de políticas desenvolvam as ações descritas a seguir:

Benefícios particulares da aprendizagem móvel

Page 16: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Examinar os potenciais e os desafios educacionais específicosoferecidos pelas tecnologias móveis e, quando apropriado,incorporá-los nas políticas amplas de TIC na educação.

Evitar proibições plenas do uso de aparelhos móveis. Essasproibições são instrumentos grosseiros que geralmenteobstruem as oportunidades educacionais e inibem a inovaçãodo ensino e da aprendizagem, a não ser que sejamimplementadas por motivos bem fundamentados.

Criar ou atualizar as políticas referentes à aprendizagem móvel

• Fornecer orientação sobre como novosinvestimentos em tecnologia podem funcionarem conjunto com os investimentos e asiniciativas educacionais existentes.

Page 17: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

O investimento governamental na formação deprofessores é mais importante que o investimento naprópria tecnologia. Sem essa formação os professoresfrequentemente utilizam a tecnologia para “fazercoisas velhas de formas novas”, ao invés detransformar e melhorar abordagens de ensino eaprendizagem.

Treinar professores sobre como fazer avançar a aprendizagem por meio de tecnologiasmóveis

Page 18: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Priorizar o desenvolvimento profissional

dos professores. O sucesso da

aprendizagem móvel depende da

capacidade dos professores para aumentar

as vantagens educacionais dos aparelhos

móveis.

Fornecer treinamentos técnico e

pedagógico necessários aos professores,

introduzindo soluções e oportunidades de

aprendizagem móvel. Embora muitos

professores saibam usar aparelhos

móveis, muitos não o sabem, e, à medida

que se tornam mais versáteis e

complexos, os aparelhos tendem a se

tornar ainda mais difíceis de usar.

Para que isso aconteça recomenda-se:

Page 19: DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Estimular os institutos de formação de professores a incorporar a aprendizagemmóvel em seus programas e currículos.

Fornecer oportunidades para que educadores compartilhem estratégias para aintegração efetiva de tecnologias em instituições com recursos e necessidadessemelhantes.