direitopenal

5
DIREITO PENAL 01(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 – Seccional SP) Um delegado de polícia, querendo vingar-se de um desafeto, prendeu-o sem qualquer justificativa, amedrontando-o com o seu cargo. Descobriu, posteriormente, que já existia mandado de prisão preventiva contra aquele cidadão, cabendo a ele, delegado, cumpri-lo. Nessa situação, a conduta do delegado A está amparada pelo estrito cumprimento do dever legal. B está acobertada pelo exercício regular de direito. C está amparada pelo estrito cumprimento do dever legal putativo. D não está acobertada por qualquer excludente de ilicitude. 02(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 – Seccional SP) Assinale a opção correta acerca da imunidade judiciária. A Caso um advogado militante, na discussão da causa, acuse o promotor de justiça de prevaricação durante uma audiência, o crime de calúnia estará amparado pela imunidade judiciária. B Uma advogada que, ao redigir uma petição, difame terceira pessoa que não é parte no processo judicial estará amparada pela imunidade judicial. C Considere que o advogado da empresa X, na redação de uma petição, injurie um de seus ex-empregados, ora reclamante, sem que tal injúria tivesse relação com a reclamação trabalhista em curso. Nesse caso, para o reconhecimento da referida imunidade, é dispensável que as imputações ofensivas tenham relações de pertinência com o thema decidium. D Caso um advogado, em razão do ardor com que defende os interesses de seus clientes, eventualmente, faça alusões ofensivas à honra da parte contrária, desprovidas de animus ofendendi, ele estará amparado pela imunidade judiciária, prevista no Código Penal, visto que não constitui injúria ou difamação punível a ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador. 03(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 – Seccional SP) Alguém que tenha, em sua residência, para consumo pessoal, substância entorpecente, sem autorização legal, pratica, segundo a nova legislação sobre o tema, conduta caracterizada como A contravenção. B crime.

Upload: carol

Post on 25-Sep-2015

4 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

exercícios

TRANSCRIPT

  • DIREITO PENAL

    01(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) Um delegado de polcia, querendo vingar-se de um desafeto, prendeu-o sem qualquer justificativa, amedrontando-o com o seu cargo. Descobriu, posteriormente, que j existia mandado de priso preventiva contra aquele cidado, cabendo a ele, delegado, cumpri-lo.

    Nessa situao, a conduta do delegado

    A est amparada pelo estrito cumprimento do dever legal.

    B est acobertada pelo exerccio regular de direito.

    C est amparada pelo estrito cumprimento do dever legal putativo.

    D no est acobertada por qualquer excludente de ilicitude.

    02(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) Assinale a opo correta acerca da imunidade judiciria.

    A Caso um advogado militante, na discusso da causa, acuse o promotor de justia de prevaricao durante uma audincia, o crime de calnia estar amparado pela imunidade judiciria.

    B Uma advogada que, ao redigir uma petio, difame terceira pessoa que no parte no processo judicial estar amparada pela imunidade judicial.

    C Considere que o advogado da empresa X, na redao de uma petio, injurie um de seus ex-empregados, ora reclamante, sem que tal injria tivesse relao com a reclamao trabalhista em curso. Nesse caso, para o reconhecimento da referida imunidade, dispensvel que as imputaes ofensivas tenham relaes de pertinncia com o thema decidium.

    D Caso um advogado, em razo do ardor com que defende os interesses de seus clientes, eventualmente, faa aluses ofensivas honra da parte contrria, desprovidas de animus ofendendi, ele estar amparado pela imunidade judiciria, prevista no Cdigo Penal, visto que no constitui injria ou difamao punvel a ofensa irrogada em juzo, na discusso da causa, pela parte ou por seu procurador.

    03(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) Algum que tenha, em sua residncia, para consumo pessoal, substncia entorpecente, sem autorizao legal, pratica, segundo a nova legislao sobre o tema, conduta caracterizada como

    A contraveno.

    B crime.

  • C infrao penal sui generis.

    D fato atpico.

    04(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) Assinale a opo correta quanto s formas de exteriorizao da conduta tpica.

    A O crime de seqestro exige uma conduta omissiva.

    B O crime de omisso de socorro classificado como omissivo imprprio.

    C A apropriao de coisa achada delito de conduta omissiva e comissiva ao mesmo tempo.

    D A apropriao indbita previdenciria crime de conduta comissiva, apenas.

    05(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) Em cada uma das opes abaixo, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. No que se refere reparao do dano no Cdigo Penal, assinale a opo em que a assertiva est correta.

    A Pedro cometeu crime de furto, mas reparou o dano vtima, por ato voluntrio, na audincia de instruo criminal. Nessa situao, a reparao do dano causa de diminuio de pena.

    B Zeca foi condenado por roubo e, para reabilitar-se, consultou seu advogado, informando-lhe que j haviam passado mais de dois anos da extino da pena, que manteve domiclio no pas durante o referido prazo e que nada havia a desabonar sua conduta pblica ou privada. Informou, ainda, que no reparou o dano causado pelo crime nem possua documentos que demonstrassem a impossibilidade de faz-lo. Nessa situao, a reparao do dano no condio para a reabilitao.

    C Hugo foi condenado pena privativa de liberdade de dois anos de recluso. Cumpriu mais de um tero da pena, comprovou comportamento satisfatrio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo e aptido para prover a prpria subsistncia mediante trabalho honesto. Nessa situao, a reparao do dano no condio para concesso do livramento condicional.

    D Eduardo, funcionrio pblico, praticou peculato culposo. Nessa situao, a reparao do dano, caso preceda sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade.

    06(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) Pedro e Jos prepararam e guardaram em depsito, para fins de difuso ilcita, aproximadamente 13.410 g de merla e 2.830 g de cocana. Ambos foram autuados em flagrante delito.

    Na situao hipottica descrita, o tipo penal pode ser classificado como

  • A aberto. B composto. C mandamental. D derivado.

    07(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) Ernesto, funcionrio pblico, aps se aposentar, permitiu o fornecimento de sua senha de acesso aos bancos de dados da administrao pblica a Vincius, que, por acaso, acabou perdendo a senha.

    Na situao narrada, a conduta de Ernesto

    A atpica, por se tratar de funcionrio pblico aposentado.

    B atpica, porque no houve prejuzo para a administrao pblica.

    C tpica e consiste em violao de sigilo funcional atravs de sistema informatizado.

    D tpica e consiste em insero de dados falsos em sistema de informaes.

    08(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) Assinale a opo correta no que se refere aos casos de violncia domstica e familiar contra a mulher.

    A possvel a priso preventiva no crime de ameaa, punido com deteno, se resulta de violncia contra a mulher no mbito familiar.

    B Para a concesso de medidas protetivas de urgncia, necessria a audincia das partes.

    C Permite-se a aplicao, nos casos de violncia domstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta bsica.

    D Nas aes penais pblicas condicionadas representao da ofendida, no ser admitida renncia representao.

    09(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) De acordo com a Lei de Execuo Penal, assinale a opo correta.

    A Aquele que cumpre pena no regime semi-aberto e preenche os requisitos objetivo e subjetivo para a progresso de regime tem direito a progredir para o regime aberto, mesmo que esteja desempregado e sem qualquer proposta de trabalho.

    B O detento que cumpre pena em regime fechado pode obter permisso para sair do estabelecimento, mediante escolta, no caso de falecimento de companheira, por exemplo.

    C O recolhimento do beneficirio de regime aberto em residncia particular no admitido quando se tratar de condenado acometido de doena grave.

    D O condenado que cumpre pena em regime fechado pode obter autorizao para sada temporria do estabelecimento, sem vigilncia direta, no caso de visita famlia.

  • 10(Cespe-Unb/Exame da OAB/EXAME 135 Seccional SP) Assinale a opo correta acerca do recurso de apelao.

    A O regular processamento de recurso de apelao do condenado depende do seu recolhimento priso.

    B O Cdigo de Processo Penal (CPP) no permite que o apelante recorra de apenasuma parte da sentena, como, por exemplo, do regime de cumprimento da pena, visto que a apelao deve ser interposta em relao a todo o julgado.

    C O acesso instncia recursal superior consubstancia direito que se encontra incorporado ao sistema ptrio de direitos e garantias fundamentais.

    D A apelao da sentena absolutria impedir que o ru seja posto imediatamente em liberdade.

  • RESPOSTAS

    01-D 02-D 03-B 04-C 05-D 06-B 07-C 08-A 09-B 10-C