direito processual civil - qcon-assets-production.s3 ...... processo, mas exclusão do autor incapaz...

33
DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof(a). Bethania Senra Suspensão do Processo Parte 1

Upload: nguyennhan

Post on 25-Jan-2019

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIREITO

PROCESSUAL CIVIL

Prof(a). Bethania Senra

Suspensão do Processo –Parte 1

Suspensão do Processo

Suspensão do processo:

- Noções gerais: Consiste na suspensão do procedimento, aparalisação da marcha processual, com a vedação a que sepratiquem atos processuais.

- Classificação: suspensão própria (paralisação total e irrestritado processo) e suspensão imprópria (quando algo continua amover-se no período de suspensão, como por exemplo quandoo incidente de suspeição é instaurado).

- A suspensão do processo depende de decisão judicial.

Suspensão do Processo

- A suspensão do processo é, ao lado da sua extinção semresolução de mérito, o que se denomina de crise doprocedimento ou crise da instância, pois são hipóteses em quenão se atinge seu objetivo principal, que é a solução do objetolitigioso.

- Salvo decisão judicial em contrário, a tutela antecipadaconservará a eficácia durante a suspensão do processo (art.296, parágrafo único, CPC).

- Hipóteses de suspensão do processo (art. 313, CPC):

Suspensão do Processo

- Morte ou perda da capacidade processual da parte,representante legal ou advogado:

CPC, art. 313. Suspende-se o processo:

I - pela morte ou pela perda da capacidade processual dequalquer das partes, de seu representante legal ou de seuprocurador;

- Conceito de parte envolve não apenas o autor e o réu, mastambém o assistente, o denunciado, o opoente, bem comoquem é parte apenas em um incidente.

Suspensão do Processo

- Apesar da lei fazer menção à morte da parte, deve-seentender como fazendo menção também à extinção da pessoajurídica.

- A morte do autor pode dar ensejo à extinção do processo se odireito for intransmissível (art. 485, IX, CPC).

CPC, art. 313, §1º. Na hipótese do inciso I, o juiz suspenderá oprocesso, nos termos do art. 689.

CPC, art. 687. A habilitação ocorre quando, por falecimento dequalquer das partes, os interessados houverem de suceder-lheno processo.

Suspensão do Processo

CPC, art. 689. Proceder-se-á à habilitação nos autos do processoprincipal, na instância em que estiver, suspendendo-se, apartir de então, o processo.

CPC, art. 313, § 2o Não ajuizada ação de habilitação, ao tomarconhecimento da morte, o juiz determinará a suspensão doprocesso e observará o seguinte:

I - falecido o réu, ordenará a intimação do autor para quepromova a citação do respectivo espólio, de quem for osucessor ou, se for o caso, dos herdeiros, no prazo quedesignar, de no mínimo 2 (dois) e no máximo 6 (seis) meses;

Suspensão do Processo

II - falecido o autor e sendo transmissível o direito em litígio,determinará a intimação de seu espólio, de quem for osucessor ou, se for o caso, dos herdeiros, pelos meios dedivulgação que reputar mais adequados, para que manifesteminteresse na sucessão processual e promovam a respectivahabilitação no prazo designado, sob pena de extinção doprocesso sem resolução de mérito.

- A morte ou perda da capacidade do representante legal daparte equivale à perda da capacidade processual da parte,razão pela qual se aplica o art. 76 do CPC.

Suspensão do Processo

CPC, art. 76. Verificada a incapacidade processual ou airregularidade da representação da parte, o juiz suspenderá oprocesso e designará prazo razoável para que seja sanado ovício.

§ 1o Descumprida a determinação, caso o processo esteja nainstância originária:

I - o processo será extinto, se a providência couber ao autor;

II - o réu será considerado revel, se a providência lhe couber;

III - o terceiro será considerado revel ou excluído do processo,dependendo do polo em que se encontre.

Suspensão do Processo

§ 2o Descumprida a determinação em fase recursal perantetribunal de justiça, tribunal regional federal ou tribunal superior,o relator:

I - não conhecerá do recurso, se a providência couber aorecorrente;

II - determinará o desentranhamento das contrarrazões, se aprovidência couber ao recorrido.

- Se houver litisconsórcio ativo e apenas um dos autores nãoregularizar a sua capacidade processual, não haverá extinção doprocesso, mas exclusão do autor incapaz (contra essa decisãocabe agravo de instrumento – art. 1015, VII, CPC).

DIREITO

PROCESSUAL CIVIL

Prof(a). Bethania Senra

Suspensão do Processo –Parte 2

Suspensão do Processo

CPC, art. 313, § 3o No caso de morte do procurador de qualquerdas partes, ainda que iniciada a audiência de instrução ejulgamento, o juiz determinará que a parte constitua novomandatário, no prazo de 15 (quinze) dias, ao final do qualextinguirá o processo sem resolução de mérito, se o autor nãonomear novo mandatário, ou ordenará o prosseguimento doprocesso à revelia do réu, se falecido o procurador deste.

- Falecido o réu antes da citação, não é caso de suspensão doprocesso, devendo o autor promover a citação do espólio ousucessores.

Suspensão do Processo

- Convenção das partes:

CPC, art. 313. Suspende-se o processo:

II - pela convenção das partes;

(...)

§ 4o O prazo de suspensão do processo nunca poderá exceder 1(um) ano nas hipóteses do inciso V e 6 (seis) meses naquelaprevista no inciso II.

- Se as partes não convencionaram expressamente o prazo,subentende-se que optaram pelo prazo máximo.

Suspensão do Processo

- Trata-se de um negócio jurídico processual que se submete àaprovação do órgão jurisdicional para que se produza o seuefeito.

- Não há necessidade de motivação expressa no acordo desuspensão do processo, razão pela qual o juiz não pode, emregra, recusar a homologação.

- Arguição de impedimento e suspeição:

CPC, art. 313. Suspende-se o processo:

III – pela arguição de impedimento ou de suspeição;

DIREITO

PROCESSUAL CIVIL

Prof(a). Bethania Senra

Suspensão do Processo –Parte 3

Suspensão do Processo

- Trata-se de um negócio jurídico processual que se submete àaprovação do órgão jurisdicional para que se produza o seuefeito.

- Não há necessidade de motivação expressa no acordo desuspensão do processo, razão pela qual o juiz não pode, emregra, recusar a homologação.

- Arguição de impedimento e suspeição:

CPC, art. 313. Suspende-se o processo:

III – pela arguição de impedimento ou de suspeição;

Suspensão do Processo

CPC, art. 146. No prazo de 15 (quinze) dias, a contar doconhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou asuspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo,na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-lacom documentos em que se fundar a alegação e com rol detestemunhas.

§ 1o Se reconhecer o impedimento ou a suspeição ao receber apetição, o juiz ordenará imediatamente a remessa dos autos aseu substituto legal, caso contrário, determinará a autuaçãoem apartado da petição e, no prazo de 15 (quinze) dias,apresentará suas razões, acompanhadas de documentos e derol de testemunhas, se houver, ordenando a remessa doincidente ao tribunal.

Suspensão do Processo

§ 2o Distribuído o incidente, o relator deverá declarar os seus efeitos,sendo que, se o incidente for recebido:

I - sem efeito suspensivo, o processo voltará a correr;II - com efeito suspensivo, o processo permanecerá suspenso até ojulgamento do incidente.

§ 3o Enquanto não for declarado o efeito em que é recebido oincidente ou quando este for recebido com efeito suspensivo, atutela de urgência será requerida ao substituto legal.

CPC, art. 148. Aplicam-se os motivos de impedimento e desuspeição:

I - ao membro do Ministério Público;II - aos auxiliares da justiça;

Suspensão do Processo

III - aos demais sujeitos imparciais do processo.§ 1o A parte interessada deverá arguir o impedimento ou asuspeição, em petição fundamentada e devidamente instruída,na primeira oportunidade em que lhe couber falar nos autos.

§ 2o O juiz mandará processar o incidente em separado e semsuspensão do processo, ouvindo o arguido no prazo de 15(quinze) dias e facultando a produção de prova, quandonecessária.

- Admissão do incidente de resolução de demandas repetitivas:

Suspensão do Processo

CPC, art. 313. Suspende-se o processo:IV- pela admissão de incidente de resolução de demandasrepetitivas;

- Em verdade, o inciso deveria referir-se à admissão dojulgamento de casos repetitivos, gênero de que são espécies oincidente de resolução de demandas repetitivas (art. 976 e ss.,CPC) e o julgamento dos recursos especiais e extraordináriosrepetitivos (art. 1037, II, CPC).

CPC, art. 976. É cabível a instauração do incidente de resolução dedemandas repetitivas quando houver, simultaneamente:

Suspensão do Processo

I - efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobrea mesma questão unicamente de direito;

II - risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

CPC, art. 982. Admitido o incidente, o relator:I - suspenderá os processos pendentes, individuais ou coletivos, quetramitam no Estado ou na região, conforme o caso;

§ 1o A suspensão será comunicada aos órgãos jurisdicionaiscompetentes.

§ 2o Durante a suspensão, o pedido de tutela de urgência deverá serdirigido ao juízo onde tramita o processo suspenso.

Suspensão do Processo

CPC, art. 1036. Sempre que houver multiplicidade de recursosextraordinários ou especiais com fundamento em idêntica questãode direito, haverá afetação para julgamento de acordo com asdisposições desta Subseção, observado o disposto no RegimentoInterno do Supremo Tribunal Federal e no do Superior Tribunal deJustiça.

CPC, art. 1037 Selecionados os recursos, o relator, no tribunalsuperior, constatando a presença do pressuposto do caput do art.1.036, proferirá decisão de afetação, na qual:

II - determinará a suspensão do processamento de todos osprocessos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre aquestão e tramitem no território nacional;

DIREITO

PROCESSUAL CIVIL

Prof(a). Bethania Senra

Suspensão do Processo –Parte 4

Suspensão do Processo

- Prejudicialidade ou preliminaridade externa:

CPC, art. 313. Suspende-se o processo:

V - quando a sentença de mérito:

a) depender do julgamento de outra causa ou da declaração deexistência ou de inexistência de relação jurídica que constituao objeto principal de outro processo pendente;

- Em verdade, a sentença de mérito é qualquer decisão demérito, inclusive acórdão.

Suspensão do Processo

- A relação de dependência entre causas pendentes podeocorrer de duas formas:

a) Uma causa é prejudicial a outra, ou seja, a solução que se dera uma causa pode interferir na solução que se der a outra.

b) Uma causa é preliminar a outra, ou seja, a solução que se dera uma pode impedir o exame da outra.

- Somente haverá suspensão do processo se não for possível areunião das causas pendentes em um mesmo juízo, já que ovínculo de dependência gera conexão.

Suspensão do Processo

CPC, art. 313, § 4o O prazo de suspensão do processo nuncapoderá exceder 1 (um) ano nas hipóteses do inciso V e 6(seis) meses naquela prevista no inciso II.

§ 5o O juiz determinará o prosseguimento do processo assim queesgotados os prazos previstos no § 4o.

- Verificação de um fato ou da produção de uma prova:

CPC, art. 313. Suspende-se o processo:V - quando a sentença de mérito:b) tiver de ser proferida somente após a verificação dedeterminado fato ou a produção de certa prova, requisitada aoutro juízo;

Suspensão do Processo

- Essa suspensão deve durar no máximo um ano (art. 313, §4º,CPC).

CPC, art. 377. A carta precatória, a carta rogatória e o auxíliodireto suspenderão o julgamento da causa no caso previsto noart. 313, inciso V, alínea “b”, quando, tendo sido requeridosantes da decisão de saneamento, a prova neles solicitada forimprescindível.

Parágrafo único. A carta precatória e a carta rogatória nãodevolvidas no prazo ou concedidas sem efeito suspensivopoderão ser juntadas aos autos a qualquer momento.

DIREITO

PROCESSUAL CIVIL

Prof(a). Bethania Senra

Suspensão do Processo –Parte 5

Suspensão do Processo

- Força maior:

CPC, art. 313. Suspende-se o processo:VI - por motivo de força maior;

- Trata-se de um evento imprevisto e insuperável, estranho àvontade das partes. Uma vez verificada a força extraordinária,não há discricionariedade judicial.

- Determinada a suspensão, a eficácia da decisão retroage adata da ocorrência do evento, considerando-se suspenso oprocesso desde então.

Suspensão do Processo

- Pendência de processo perante tribunal marítimo:CPC, art. 313. Suspende-se o processo:VII - quando se discutir em juízo questão decorrente deacidentes e fatos da navegação de competência do TribunalMarítimo;

- Trata-se de um tribunal administrativo cuja competênciaabrange as decisões sobre acidente e fatos da navegação (art.1º da Lei 2.180/1954).

- Não se trata de órgão jurisdicional: suas decisões constituemsomente elemento de prova em ação judicial, com presunçãorelativa.

Suspensão do Processo

- Registre-se, porém, que o Tribunal Marítimo pode funcionarcomo juízo arbitral e, portanto, possuir atribuição jurisdicional,se assim for constituído pelos interessados em litígiospatrimoniais decorrentes de acidentes ou fatos da navegação(art. 16, “f”, Lei 2.180/1954).

- Decisão de mérito depender da verificação da ocorrência dedelito:

CPC, art. 315. Se o conhecimento do mérito depender deverificação da existência de fato delituoso, o juiz podedeterminar a suspensão do processo até que se pronuncie ajustiça criminal.

Suspensão do Processo

§ 1o Se a ação penal não for proposta no prazo de 3 (três)meses, contado da intimação do ato de suspensão, cessará oefeito desse, incumbindo ao juiz cível examinar incidentementea questão prévia.

§ 2o Proposta a ação penal, o processo ficará suspenso peloprazo máximo de 1 (um) ano, ao final do qual aplicar-se-á odisposto na parte final do § 1o.

- Isso ocorre, por exemplo, na ação civil ex delicto: se no juízopenal for reconhecida a ausência de materialidade do delito oua negativa da autoria, a ação civil deverá ter seu pedidojulgado improcedente.

Suspensão do Processo

- Outros casos de suspensão:

CPC, art. 313. Suspende-se o processo:VIII - nos demais casos que este Código regula.

Exemplos: em razão da instauração de incidente dedesconsideração da personalidade jurídica (art. 134, §3º,CPC); em razão da impugnação ao cumprimento de sentença(art. 525, §5º, CPC) ou de oposição de embargos à execução(art. 919, §1º, CPC); etc.

Suspensão do Processo

- Prática de atos durante a suspensão do processo:

CPC, art. 314. Durante a suspensão é vedado praticar qualquerato processual, podendo o juiz, todavia, determinar arealização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável,salvo no caso de arguição de impedimento e de suspeição.

CPC, art. 146, § 3o Enquanto não for declarado o efeito em que érecebido o incidente ou quando este for recebido com efeitosuspensivo, a tutela de urgência será requerida ao substitutolegal.