direito laboral atualizaÇÕes À lei de entrada e … · requerente e detê-la, em custódia ,para...

2
WWW.CAIADOGUERREIRO.COM O novo regulamento referente à Lei de Entrada e Saída do Território Nacional, entra em vigor a parr de 1 de Outubro deste ano. As alterações são dirigidas aos cidadãos estrangeiros dentro e fora de Portugal que pretendam solicitar um visto ou uma Autorização de Residência. O principal objecvo deste novo regulamento é simplificar os procedimentos exigidos para a concessão do visto ou da Autorização de Residência, a fim de poupar ao Requerente tempo e sobretudo, custos. As principais alterações foram as seguintes: Procedimentos Simplificados: • Para acompanhar a Era digital em que vivemos, a maior parte dos procedimentos serão digitais (evitando-se assim, deslocações desnecessárias) e podem ser finalizados em outras instalações do SEF fora da área de residência do Requerente. • Ao SEF é solicitado a reulização de toda a documentação previamente fornecida pelo Requerente e detê-la, em custódia ,para evitar pedidos e incómodos desnecessários. • Os pedidos para a renovação de Autorização de Residência e para a concessão de Autorização de Residência para tulares de visto podem ser submedos através da plataforma eletrónica. Entrada Irregular em Território Nacional: • Um indivíduo que tenha entrado irregularmente em Portugal, mas que atenda a todos os outros requisitos para obter um visto de residência e que esteja a trabalhar em Portugal há mais de um ano, poderá agora beneficiar de um regime exepcional baseado em razões humanitárias para obter a Autorização de Residência. DIREITO LABORAL ATUALIZAÇÕES À LEI DE ENTRADA E SAÍDA DO TERRITÓRIO NACIONAL:

Upload: doanhuong

Post on 03-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

WWW.CAIADOGUERREIRO.COM

O novo regulamento referente à Lei de Entrada e Saída do Território Nacional, entra em vigor a partir de 1 de Outubro deste ano. As alterações são dirigidas aos cidadãos estrangeiros dentro e fora de Portugal que pretendam solicitar um visto ou uma Autorização de Residência.

O principal objectivo deste novo regulamento é simplificar os procedimentos exigidos para a concessão do visto ou da Autorização de Residência, a fim de poupar ao Requerente tempo e sobretudo, custos.

As principais alterações foram as seguintes:

Procedimentos Simplificados:

• Para acompanhar a Era digital em que vivemos, a maior parte dos procedimentos serão digitais (evitando-se assim, deslocações desnecessárias) e podem ser finalizados em outras instalações do SEF fora da área de residência do Requerente.

• Ao SEF é solicitado a reutilização de toda a documentação previamente fornecida pelo Requerente e detê-la, em custódia ,para evitar pedidos e incómodos desnecessários.

• Os pedidos para a renovação de Autorização de Residência e para a concessão de Autorização de Residência para titulares de visto podem ser submetidos através da plataforma eletrónica.

Entrada Irregular em Território Nacional:

• Um indivíduo que tenha entrado irregularmente em Portugal, mas que atenda a todos os outros requisitos para obter um visto de residência e que esteja a trabalhar em Portugal há mais de um ano, poderá agora beneficiar de um regime exepcional baseado em razões humanitárias para obter a Autorização de Residência.

DIREITOLABORAL

ATUALIZAÇÕES À LEI DE ENTRADA E SAÍDA DO TERRITÓRIO NACIONAL:

Aprovações mais rápidas para estudantes, empresários e requerentes altamente qualificados:

• Qualquer pessoa que realize uma atividade altamente qualificada irá beneficiar de uma análise mais rápida do processo. O mesmo acontecerá para os estudantes que vierem de países de língua oficial portuguesa e que solicitem o visto ou a Autorização de Residência (ficarão dispensados da entrevista e da apresentação do comprovativo de subsistência).

• O titular de Autorização de Residência para estudo, que pretenda exercer uma actividade professional por conta própria ou de outrém, poderá solicitar uma alteração da sua Autorização de Residência junto ao SEF.

Maior apoio ao investimento estrangeiro:

• Vão ser inauguradas representações locais para prestar informações especializadas aos investidores.

• Foi criada a Autorização de Residência permanente para investidores, que lhes atribui um cartão de 5 anos sem períodos mínimos de permanência em território nacional.

• Os investidores no âmbito da Autorização de Residência por Investimento (ARI), que tenham feito uma transferência de capitais no montante igual ou superior a €1.000.000, poderão renovar as suas Autorizações de Residência baseados em qualquer outro tipo de investimento legalmente previsto, desde que o valor do investimento se mantenha igual.

Novos procedimentos para pessoas com necessidades específicas:

• Trabalhadores sazonais, trabalhadores transferidos internamente, estudantes em regime de mobilidade, pesquisadores e empresas estrangeiras poderão agora obter o visto ou a Autorização de Residência em Portugal através de procedimentos simplificados.

Mais uma vez, o governo português está a fazer esforços no sentido de atender aos pedidos de investidores estrangeiros. Com esta nova regulamentação, prevê-se a regularização da situação de muitos imigrantes e o aumento da migração para Portugal por certos grupos, como estudantes, formadores, investidores e star-ups.

www.caiadoguerreiro.com

THE WORLDIS OUR OFFICE

PortoPraça Mouzinho de Albuquerque, 113 - 5º4100-359 Porto T: +351 220 185 568

LisboaRua Castilho, 39 - 15º1250-068 Lisboa T: +351 213 717 000 F: +351 213 717 001

AlgarveRua de Santo António, nº2 A - 1º piso8000-283 Faro T: +351 289 102 458

conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídicoespecífico: esse supõe uma situação concreta bem determinada. Porfavor contacte-nos para qualquer esclarecimento adicional tido por

necessário relativo à aplicação da lei.Sara Sousa Rebolo

[email protected]

WWW.CAIADOGUERREIRO.COM

Para mais informações sobre este tema,por favor contactar: