direito administrativo - amazon s3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 direito administrativo aula...

18
Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello AULA 7

Upload: others

Post on 17-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

Direito Administrativo

Profª Tatiana Marcello

AULA 7

Page 2: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar
Page 3: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

3concurseiro.vip

Direito Administrativo

AULA 07

Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar os estudos para gabaritarmos a prova do dia 21/10!

Organização da Administração Pública

Para iniciar a aula de hoje, vamos ver a parte da Organização da nossa Administração. Esses tópicos normalmente caem bastante nas provas de concursos, por isso vamos sair daqui sabendo todas as diferenças e os conceitos importantes.

Concentração x Desconcentração

Centralização x Descentralização

O DL 200/1967 dispõe sobre a organização da Administração Pública Federal, promovendo uma descentralização e flexibilização administrativa. Porém, é extensível aos demais entes como norma geral.

• É um decreto federal e foi usado como base para organizar a administração de todos os entes (estadual, federal, municipal).

A Administração Federal compreende:

O que é a Administração Direta. São os órgãos públicos. Na união, temos os órgãos públicos federais, nos estados os estaduais e nos municípios os órgão públicos municipais.

A administração direta, através dos seus próprios órgãos, já não estava conseguindo dar conta de suas atribuições de forma eficiente, ocasião em que começaram a criar novas entidades, pessoas jurídicas, especializadas para cuidar de determinados assuntos. O INSS, por exemplo, é uma autarquia, uma entidade da administração indireta federal.

Page 4: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

4 concurseiro.vip

Abaixo, coloquei uma tabela para entendermos as diferenças entre ÓRGÃO e ENTIDADE.

Composição da Administração Pública (critério subjetivo ou formal):

ÓRGÃOS (adm direta) + AGENTES PÚBLICOS (servidor – VOCÊ) + ENTIDADES (adm indireta)

O órgão é uma unidade de atuação que integra a estrutura da administração direta ou também da administração indireta (um órgão dentro do INSS). É só uma peça que integra a entidade. Não tem personalidade jurídica, se eu entrar na justiça contra o MPU, devo acionar a UNIÃO e não o órgão.

A entidade é uma unidade de atuação dotada de PERSONALIDADE JURÍDICA. É a própria pessoa. jurídica. Temos entidades políticas (união, estados, municípios e df) e as administrativas (autarquia, fundação pública, empresa pública e sociedade de economia mista). Tem autonomia.

Page 5: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

MPU VIP – Direito Administrativo – Profª Tatiana Marcello

5concurseiro.vip

Pela imagem acima, conseguimos criar uma analogia. Um coração, sozinho, não faz nada. Ele precisa estar dentro do corpo para poder ser utilizado.

Quem são as entidades?

Temos as entidades Políticas e Administrativas. As entidades políticas têm competência legislativa (podem criar lei) e é composta pelos órgãos da União, dos estados, dos municípios e do DF. As administrativas não tem competência legislativa, ou seja, não criam leis; e são compostas pelas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

• Concentração Administrativa – desempenho das atribuições administrativas por meio de órgão público sem divisão interna, ou seja, a ausência de distribuição de tarefas entre as repartições internas (algo raríssimo);

X

• Desconcentração Administrativa – as atribuições são distribuídas entre órgãos públicos, mas dentro da mesma pessoa jurídica.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• Centralização Administrativa – estado desempenhando suas atribuições através de seus próprios órgãos e agentes da Administração Direta (U, E, M e DF);

X

• Descentralização Administrativa – as competências são atribuídas a outra pessoa física ou jurídica (administração indireta ou para iniciativa privada).

Vamos pensar juntos.

A Concentração Administrativa é “alguém” querendo abraçar tudo sozinho, sem dividir tarefas, uma pessoa trabalhando sozinha (atendendo, fazendo relatórios, limpando o prédio, etc).

Page 6: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

6 concurseiro.vip

A desconcentração é justamente o oposto, é distribuir as competências, os serviços, as atividades. Essa desconcentração é a criação de órgãos e distribuição de atribuições dentro da mesma pessoa jurídica.

A descentralização é distribuir para outras entidades, outras pessoas jurídicas. A própria administração direta cria, através de lei, essas entidades e descentraliza atribuições para outra pessoa jurídica.

Nós temos a Administração Direta. Vamos pensar juntos nesse exemplo: na Adm Direta da União, em que o Presidente quer fazer tudo sozinho. Nesse caso, temos uma administração CONCENTRADA. Quando o presidente se dá conta de que não consegue fazer tudo sozinho, ele começa a criar alguns órgãos (ministério da saúde, da segurança, etc). Tudo isso dentro da mesma pessoa jurídica (UNIÃO). Nesse caso, temos uma DESCONCENTRAÇÃO.

Quando os órgãos públicos não começam a dar conta de tudo, eles começam a DESCENTRALIZAR e a criar novas entidades para ajudar. A descentralização ocorre, em regra, para a administração indireta, por outorga, mas em alguns casos pode ser feita para a iniciativa privada, por delegação. Nesse caso, são as concessionárias, permissionárias e autorizatários.

Quando a administração transfere por OUTORGA, ela transfere a titularidade e a execução do serviço. Essa transferência é por LEI. Todas as responsabilidades serão da nova entidade. Quando a administração transfere por DELEGAÇÃO, ela transfere somente a execução do serviço. Essa transferência é por CONTRATO.

Para nunca mais esquecer:

Page 7: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

MPU VIP – Direito Administrativo – Profª Tatiana Marcello

7concurseiro.vip

Diferenciação entre DESCONCENTRAÇÃO e DESCENTRALIZAÇÃO:

IMPORTANTE:

• Na desconcentração há uma hierarquia entre os órgãos. Um vai obedecer o outro. E na descentralização não há uma hierarquia entre o órgão e a entidade, o que existe é uma vinculação e não subordinação. Existe um controle finalístico, de supervisão.

• Os órgãos, por não ter responsabilidade jurídica, não respondem por danos causados à terceiros; quem vai responder é a pessoa jurídica responsável (União, Estado, Município ou DF). As entidades respondem juridicamente.

Vou criar um exemplo pra vocês.

No início da Casa do Concurseiro, eram 3 donos. Os 3 donos eram professores e faziam tudo dentro da empresa. Enquanto um ministrava aula, o outro filmava e o outro atendia. No intervalo, um fazia o material, o outro postava nas redes sociais e o outro limpava a sala de aula. Essa administração era CONCENTRADA. Como a Casa foi crescendo, isso foi se tornando insustentável, então eles decidiram criar novos setores, um para marketing, outro pra aulas, outro para materiais, outro para atendimento aos alunos, e assim por diante. Esse ato é o de

Page 8: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

8 concurseiro.vip

criar órgãos, ou seja, fizeram uma DESCONCENTRAÇÃO. Como o pessoal não deu conta de algumas atividades, eles precisaram DESCENTRALIZAR algumas atribuições, contrataram uma outra empresa especializada e com independência financeira para cuidar das apostilas, uma pessoa jurídica que já existia no mercado: a Fábrica das Apostilas. Outra opção seria criar uma nova pessoa jurídica própria, específica para isso. No primeiro caso foi uma descentralização para a iniciativa privada e no segundo caso foi uma descentralização para a administração indireta.

O João, da Fabrica das Apostilas, fazia tudo sozinho dentro dessa empresa. Como a Casa do Concurseiro trouxe muito trabalho para a empresa, João começou a não dar conta de tudo sozinho, ocasião em que decidiu DESCONCENTRAR as atividades, criando novos órgãos dentro da sua entidade.

Afirmações trazidas em questões de concurso:

• “A centralização consiste na execução das tarefas administrativas pelo próprio Estado, por meio de órgãos internos integrantes da administração direta”.

• “Diferentemente da descentralização, em que a transferência de competências se dá para outra entidade, a desconcentração é processo eminentemente interno, em que um ou mais órgãos substituem outro, com o objetivo de melhorar e acelerar a prestação do serviço público”.

(MPU – ANALISTA) Julgue o item a seguir, referente às autarquias federais. A criação de autarquia é uma forma de descentralização por meio da qual se transfere determinado serviço público para outra pessoa jurídica integrante do aparelho estatal.

(X) CERTO ( ) ERRADO

(CESPE – STM – 2018) A descentralização administrativa consiste na distribuição interna de competências agrupadas em unidades individualizadas.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – SUPERIOR – 2018) Os órgãos não dotados de personalidade jurídica própria que exercem funções administrativas e integram a União por desconcentração, componentes de uma hierarquia, fazem parte da administração direta.

(X) CERTO ( ) ERRADO

(CESPE) Acerca de organização administrativa e ato administrativo, julgue os itens a seguir. A existência de diversos ministérios, com atribuições distintas, constitui exemplo de descentralização administrativa.

( ) CERTO (X) ERRADO

(TCE–PA – 2016 – AUDITOR) Com relação à organização administrativa e às licitações, julgue os próximos itens. Em razão da complexidade das atividades incumbidas à administração pelas normas constitucionais e infralegais, existem, nos estados, diversas secretarias de estado com competências específicas, notadamente em função da matéria. Essa distribuição de atribuições denomina-se descentralização administrativa.

( ) CERTO (X) ERRADO

Page 9: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

MPU VIP – Direito Administrativo – Profª Tatiana Marcello

9concurseiro.vip

(CESPE – 2016) A respeito da administração direta e indireta e da centralização e da descentralização administrativa, julgue os itens seguintes. A descentralização administrativa pressupõe a transferência, pelo Estado, da execução de atividades administrativas a determinada pessoa, sempre que o justificar o princípio da eficiência.

(X) CERTO ( ) ERRADO

(CESPE – 2016) A respeito da centralização, descentralização, concentração e desconcentração e da organização administrativa da União, julgue os itens subsequentes. A desconcentração de serviços é caracterizada pelas situações em que o poder público cria, por meio de lei, uma pessoa jurídica e a ela atribui a execução de determinado serviço.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – DEFENSOR DPU) Acerca da organização da administração pública federal, julgue o item abaixo. Considera-se desconcentração a transferência, pela administração, da atividade administrativa para outra pessoa, física ou jurídica, integrante do aparelho estatal.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE) Acerca dos conceitos ligados à organização administrativa, julgue os itens seguintes. A descentralização é caracterizada pela distribuição de competência de forma externa, ou seja, de uma pessoa jurídica para outra criada para esse fim específico, o que resulta em uma relação hierárquica entre elas.

( ) CERTO (X) ERRADO

Administração Direta (centralizada)

• O DL 200/1967 dispõe sobre a organização da Administração Pública Federal, promovendo uma descentralização e flexibilização administrativa. Porém, é extensível aos demais entes como norma geral.

• A Administração Federal compreende:

Conceito: “Administração direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, de atividades administrativas” (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo).

Page 10: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

10 concurseiro.vip

A administração Direta se constitui dos órgão públicos dos entes políticos (União, E, M e DF). Administração direta é sinônimo de administração centralizada.

Algumas características:

• Composta por órgãos dos entes políticos União, Estados, DF e Municípios;

• São pessoas jurídicas de direito público.

• Possuem competência legislativa e administrativa;

• Exigência de concurso público para ingresso de seus agentes;

• Quadro de pessoal composto por servidores estatutários;

• Obrigatoriedade de licitação para a aquisição de bens e serviços.

Administração Indireta (descentralizada)

• O DL 200/1967 dispõe sobre a organização da Administração Pública Federal, promovendo uma descentralização e flexibilização administrativa. Porém, é extensível aos demais entes como norma geral.

• A Administração Pública compreende:

A administração indireta é composta por ENTIDADES, por pessoas jurídicas.

Conceito: “Administração indireta é o conjunto pessoas jurídicas (desprovidas de autonomia política) que, vinculadas à administração direta, têm a competência para o exercício, de forma descentralizada, de atividades administrativas” (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo).

                Obs.: nem toda entidades da A.I é criada para exercer funções administrativas ou serviço público, pois existem EP e SEM que são criadas para a exploração de atividades econômicas, conforme previsto na CF (art. 173).

Page 11: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

MPU VIP – Direito Administrativo – Profª Tatiana Marcello

11concurseiro.vip

Algumas características:

• Composta pelos entes administrativos Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.;

• Possuem apenas competência administrativa;

• Possuem personalidade jurídica + capacidade judiciária;

• Criação e extinção dependem de LEI; (em alguns casos a lei cria e em outros a lei autoriza a criação);

• Em regra, sujeitam-se a licitação e concurso público;

• Relação de vinculação à Administração Direta (não há hierarquia ou subordinação), sofrendo controle administrativo (tutela ou supervisão, não é um controle igual ao do órgão).

Criação das Entidades da Administração Indireta

CF, art. 37, XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

Todos vão depender de lei específica. Na autarquia, a lei específica CRIA; já nas demais a lei específica AUTORIZA A CRIAÇÃO. O que isso significa? A criação é imediata, no momento que a lei cria, ela já existe (por mais que não tenha prédio ainda, pessoas trabalhando, etc). Já nas empresas, fundações e sem, a lei vai autorizar a criação. Depois disso, inicia o processo de criação.

Outras entidades que integram a Administração Indireta:

• Agências Executivas (Lei 9.649/98) – não é nova forma de entidade e sim uma “qualificação” que se dá a uma Autarquia ou Fundação, para que tenha maior autonomia;

• Agências Reguladoras (ex.: ANATEL, ANS, ANVISA) – não é nova forma e sim uma espécie de “Autarquia em regime especial”, para que tenha maior estabilidade e independência;

Page 12: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

12 concurseiro.vip

• Consórcio Público ou Associação Pública (Decreto 6.017/2007 – ex.: consórcio olímpico) quando vários entes da federação se juntam para um objetivo comum; não é nova forma de entidade, mas integra a A.I. quando tiver personalidade jurídica de direito público, neste caso, terá natureza Autárquica.

• Obs.: As Entidades Paraestatais NÃO integram a Administração Indireta. São pessoas privadas que colaboram com o Estado no desempenho de atividades de interesse público, sem fins lucrativos (ex.: SENAI, SESI, SESC, OSCIP). As entidades paraestatais não são administração pública.

AUTARQUIA

Conceito: O DL 200/1967 define como Autarquia – o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

Ou seja, autarquia é a entidade de administração indireta mais parecida com os próprios órgãos públicos. É como se fosse uma continuação do próprio estado. Ela é um serviço autônomo.

• Autarquia é criada para cumprir uma função típica do Estado, como se fosse uma continuação” do Estado.

Algumas características da Autarquia:

• Criadas e extintas diretamente por lei (CF, art. 37, XIX), não precisando de registro;

• Possuem personalidade jurídica de direito público (se sujeitam ao regime jurídico de direito público – têm as mesmas prerrogativas de Estado);

• Exercem atividades típicas de Estado;

• Em regra, sujeitam-se a licitação e concurso público.

• Trata-se de um serviço público personificado;

• Seus agentes são servidores públicos estatutários.

Espécies de autarquias:

• Autarquia Comum ou Ordinária – não tem peculiaridades, sendo criadas com as

• características previstas no DL 200 (ex.: INSS).

• Autarquia Sob Regime Especial – quando há alguma peculiaridades além do previsto no regime comum ou ordinário da lei (ex.: agências reguladoras, como ANAC, ANATEL, ANS);

• Autarquia Fundacional – é quando uma Fundação Pública é instituída diretamente por lei, com personalidade jurídica de direito público (é quando tenho uma fundação pública criada da mesma forma que uma autarquia, ou seja, diretamente por lei, vai ter personalidade jurídica de direito público);

• Associação Pública (Consórcios públicos) – (Decreto 6.017/2007 – ex.: consórcio olímpico) integram a A.I. quando tiver personalidade jurídica de direito público, tendo natureza Autárquica.

Page 13: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

MPU VIP – Direito Administrativo – Profª Tatiana Marcello

13concurseiro.vip

FUNDAÇÃO PÚBLICA

Conceito: O DL 200/1967 define como Fundação Pública – a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União (pode ser estado, município tbm) e de outras fontes.

• É sem fins lucrativos! Criada em virtude de autorização legislativa.

Personalidade Jurídica de direito público X privado

A Fundação Pública pode se dividir em Fundação Pública com personalidade jurídica de direito pública e em Fundação Pública com personalidade jurídica de direito privado. No nosso decreto dizia que a fundação pública é uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado; mas a Constituição Federal surgiu depois com a possibilidade de ter uma fundação pública com personalidade jurídica de direito público, assim como uma Autarquia (criada diretamente por lei)

A ADMINISTRAÇÃO DIRETA, AUTÁRQUICA E FUNDACIONAL são servidores ESTATUTÁRIOS. Porém, a doutrina entende que se for uma fundação pública de direito público, é estatutário; mas se for uma fundação pública de direito privado, é celetista.

Algumas características das Fundações Públicas:

• Lei específica autoriza a criação e extinção, mas precisa de registro (CF, art. 37, XIX); se for Fundação Pública com personalidade jurídica de direito público, a lei cria;

• Possuem personalidade jurídica de direito público ou de direito privado (dependendo da sua criação);

• Exercem funções sem fins lucrativos;

Page 14: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

14 concurseiro.vip

• Trata-se de um patrimônio público personificado;

• Seus agentes são servidores públicos estatutários (fundação pública de direito público, a doutrina entende que se for privado, é celetista).

EMPRESA PÚBLICA x SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

São as chamadas Empresas Estatais. É como se fosse uma empresa normal, mas do Estado. É como se fosse a Casa do Concurseiro, por exemplo, mas do Estado.

Nosso decreto trouxe os conceitos, mas alguns itens (pintados de azul) são as atualizações.

Conceito Empresa Pública pelo decreto: O DL 200/1967 define como “a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União (ou outro ente federativo – tem que ser público), criado (autorizado) por lei para a exploração de atividade econômica (e/ou prestação de serviço público) que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito”.

Conceito Sociedade de Economia Mista pelo decreto: O DL 200/1967 define como “a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada (autorizada) por lei para a exploração de atividade econômica (e/ou prestação de serviço público), sob a forma de sociedade anônima (S.A.), cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União (ou outro ente federativo) ou a entidade da Administração Indireta”.

Algumas características comuns das EP e SEM:

• Lei específica autoriza a criação e extinção, mas precisa de registro (CF, art. 37, XIX);

• Possuem personalidade jurídica de direito privado (mas o regime jurídico é híbrido, segue regras de direito público e de direito privado);

• Exercem exploração de atividade econômica e/ou serviços públicos;

• Em regra, sujeitam-se a licitação (porém, as regras são mais flexíveis quando for

• exploradora de atividade econômica) e concurso público.

• Em regra, seus agentes são empregados públicos regidos pela CLT (celetistas).

Page 15: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

MPU VIP – Direito Administrativo – Profª Tatiana Marcello

15concurseiro.vip

Algumas características diferentes das EP e SEM:

Agora, vamos resolver algumas questões e treinar o que estudamos hoje!

(CESPE – MPU – ANALISTA) No que se refere à organização administrativa da União, julgue os próximos itens.

Um órgão (pessoa jurídica) integrante da administração indireta está hierarquicamente subordinado à pessoa jurídica da administração direta que o instituiu.

( ) CERTO (X) ERRADO

Page 16: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

16 concurseiro.vip

(CESPE – MPU – ANALISTA) As agências executivas fazem parte da administração direta, e as agências reguladoras integram a administração pública indireta.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – MPU) Verifica-se a existência de hierarquia administrativa entre as entidades da administração indireta e os entes federativos que as instituíram ou autorizaram a sua criação.

( ) CERTO (X) ERRADO (tem vinculação apenas)

(CESPE – MPU) Julgue os itens a seguir, de acordo com o regime jurídico das autarquias.

O instrumento adequado para a criação de autarquia é o decreto, pois o ato é de natureza administrativa e de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo.

( ) CERTO (X) ERRADO (é a lei)

(CESPE – MPU) Julgue os itens a seguir, de acordo com o regime jurídico das autarquias.

Autarquia é entidade dotada de personalidade jurídica própria, com autonomia administrativa e financeira, não sendo possível que a lei institua mecanismos de controle da entidade pelo ente federativo que a criou.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – ANALISTA STM – 2018) Quando criadas como autarquias de regime especial, as agências reguladoras integram a administração direta.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – STM – 2018) As autarquias são pessoas jurídicas criadas por lei e possuem liberdade administrativa, não sendo subordinadas a órgãos estatais.

(X) CERTO ( ) ERRADO

(CESPE – SUPERIOR – 2018) A empresa pública difere da sociedade de economia mista no que se refere à personalidade jurídica: aquela é empresa estatal de direito privado, esta é de direito público.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – SUPERIOR – 2018) As autarquias somente podem ser criadas mediante lei específica, enquanto empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações, que integram a administração indireta, podem ter sua criação autorizada mediante decreto do presidente da República.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – 2018) Em relação ao direito administrativo, julgue o item seguinte.

Somente por decreto específico poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar definir as áreas de atuação.

( ) CERTO (X) ERRADO

Page 17: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

MPU VIP – Direito Administrativo – Profª Tatiana Marcello

17concurseiro.vip

(CESPE – 2018 – AUDITOR) As entidades que integram a administração pública indireta incluem as

a) autarquias, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.b) secretarias estaduais, as autarquias e as fundações privada.c) autarquias, as fundações e as organizações sociais.d) organizações sociais, os serviços sociais autônomos e as entidades paraestatais.e) empresas públicas, as sociedades de economia mista e os serviços sociais autônomos.

(CESPE – 2016) Acerca da estrutura da administração federal brasileira, julgue o item seguinte.

Fundações públicas são entidades da administração indireta dotadas de personalidade jurídica de direito público.

( ) CERTO (X) ERRADO (a regra é de direito privado, lembre-se da regra)

(CESPE – 2016) Acerca da estrutura da administração federal brasileira, julgue o item seguinte.

Na administração indireta estão incluídas as fundações públicas, as empresas públicas e as autarquias.

(X) CERTO ( ) ERRADO

(CESPE – 2016) Acerca da estrutura da administração federal brasileira, julgue o item seguinte.

As entidades da administração indireta estão incluídas na estrutura administrativa da Presidência da República e dos ministérios, sendo a eles subordinadas independentemente do enquadramento de sua principal atividade.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – 2016) Julgue o item subsequente, relativos a organização administrativa.

Não existe hierarquia entre o Ministério da Saúde e a ANVISA.

(X) CERTO ( ) ERRADO

(CESPE – 2016 – ANALISTA) As empresas públicas, as sociedades de economia mista e as autarquias têm personalidade jurídica de direito privado.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – 2016 – ANALISTA) Tanto as sociedades de economia mista quanto as empresas públicas devem ter a forma de sociedades anônimas.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – 2017 – ANALISTA TCE) No que tange a regime jurídico- administrativo, organização administrativa e teoria do direito administrativo brasileiro, julgue o item a seguir.

As autarquias e as fundações públicas incluem-se entre as entidades que integram a administração pública indireta.

(X) CERTO ( ) ERRADO

Page 18: Direito Administrativo - Amazon S3 · 2018-10-16 · concurseiro.vip 3 Direito Administrativo AULA 07 Olá, queridos alunos! Que bom tê-los de volta aqui! Agora, vamos continuar

18 concurseiro.vip

(CESPE – 2017) Julgue o próximo item, relativo a poderes, organização administrativa do Estado e controle da administração.

As secretarias municipais de determinado município integram a administração indireta desse ente federado.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – 2015) A respeito da administração pública indireta, julgue os itens a seguir. A administração pública indireta, na esfera federal, compreende as entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público e privado, as quais mantêm relação de subordinação e controle hierárquico com os ministérios com os quais guardam pertinência.

( ) CERTO (X) ERRADO

(CESPE – 2016) A respeito da administração direta, indireta e fundacional, julgue os itens a seguir. As autarquias e as empresas públicas integram a administração indireta e assemelham-se quanto ao modo de criação e ao regime jurídico, pois a criação de ambas depende de autorização legislativa e ambas submetem-se tanto ao regime público como ao regime privado.

( ) CERTO (X) ERRADO (As autarquias são criadas por lei, enquanto a empresa pública é autorizada por lei; a autarquia tem personalidade jurídica de direito público e a empresa pública é de direito privado)

(CESPE) A criação de pessoa jurídica de direito privado integrante da administração pública dá-se por meio da inscrição de seus atos constitutivos no registro público competente, desde que haja autorização legal.

(X) CERTO ( ) ERRADO

(CESPE) Com relação ao direito administrativo, julgue os itens seguintes. Ainda que as sociedades de economia mista sejam pessoas jurídicas de direito privado com capital composto por capital público e privado, a elas aplicam-se os princípios explícitos da administração pública.

(X) CERTO ( ) ERRADO

(CESPE – 2015) Acerca dos conceitos ligados à organização administrativa, julgue os itens seguintes. As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito público.

( ) CERTO (X) ERRADO

Ufa, terminamos! Fizemos uma super revisão no final com todas essas questões e eu espero que vocês revisem tudo. A banca não vai perguntar nada muito longe disso, ok?! Até a nossa próxima aula!