diptico cybex portugal 11

2
www.milleniumbaby.com Este é um conselho de: A SEGURANÇA RESPONSÁVEL www.prp.pt www.acp.pt Os riscos de uma utilização incorreta das cadeiras de segurança Utilizar um sistema de retenção de crianças não é suficiente para garantir a segurança dos mais pequenos. Para que as crianças viagem com a máxima proteção deve utilizar uma cadeira de qualidade, com bons resultados nas provas de impacto e que seja fácil de utilizar. Verifique se a cadeira está bem instalada no veículo e que a criança esteja sentada correta e confortavelmente. Ao comprar uma cadeira de segurança infantil deve ter em conta: - Procure na cadeira a etiqueta de homologação europeia (norma R44/04) - Consulte os relatórios dos testes de segurança dos sistemas de retenção de crianças e sua utilização efetuados anualmente e publicados pelos diversos clubes automobilísticos e organizações de defesa do consumidor. - Utilize o sistema que melhor se adapte ao peso e estatura da criança e verifique a correta instalação da cadeira (seja ela através do cinto de segurança ou com o sistema ISOFIX). - Comprove também que este sistema de fixação do automóvel funciona corretamente. OS DEZ MANDAMENTOS DA SEGURANÇA INFANTIL NO AUTOMÓVEL Recorde que uma correta utilização da cadeira aumentará a sua eficácia. - Num automóvel a criança deve viajar sempre numa cadeira de segurança. - A cadeira deve estar firmemente instalada, sem folgas, com o encosto de cabeça e os arneses devidamente ajustados. - Leia as recomendações do fabricante e tenha atenção para que a criança não retire o arnês ou cintos do automóvel e não ponha os braços e tronco fora deste sistema de proteção. - Se a instalação da cadeira é no sentido contrário ao da marcha e no banco da frente desligue o airbag frontal do lado do passageiro. - Todos os ocupantes do veículo, ou animais de estimação que viajem a bordo, devem ir corretamente sentados e os objetos soltos devidamente guardados. – O uso do sistema de retenção de crianças é obrigatório por lei. Se não o usar, pode ser multado e, mais importante, a criança não viaja em segurança. Recorde! Sempre que uma criança viajar num veículo, deverá ser transportada num sistema de retenção corretamente instalado e adequado ao seu peso e altura.

Upload: lethuy

Post on 10-Jan-2017

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diptico CYBEX portugal 11

www.milleniumbaby.com

Este é um conselho de:

A SEGURANÇARESPONSÁVEL

www.prp.ptwww.acp.pt

Os riscos de uma utilizaçãoincorreta das cadeiras de segurança

Utilizar um sistema de retenção de crianças não é suficiente para garantir a segurança dos mais pequenos. Para que as crianças viagem com a máxima proteção deve utilizar uma cadeira de qualidade, com bons resultados nas provas de impacto e que seja fácil de utilizar. Verifique se a cadeira está bem instalada no veículo e que a criança esteja sentada correta e confortavelmente.

Ao comprar uma cadeira de segurança infantil deve ter em conta:- Procure na cadeira a etiqueta de homologação europeia (norma R44/04)- Consulte os relatórios dos testes de segurança dos sistemas de retenção de crianças e sua utilização efetuados anualmente e publicados pelos diversos clubes automobilísticos e organizações de defesa do consumidor.- Utilize o sistema que melhor se adapte ao peso e estatura da criança e verifique a correta instalação da cadeira (seja ela através do cinto de segurança ou com o sistema ISOFIX).- Comprove também que este sistema de fixação do automóvel funciona corretamente.

OS DEZ MANDAMENTOS DA SEGURANÇA INFANTIL NO AUTOMÓVEL

Recorde que uma correta utilização da cadeira aumentará a sua eficácia.- Num automóvel a criança deve viajar sempre numa cadeira de segurança.- A cadeira deve estar firmemente instalada, sem folgas, com o encosto de cabeça e os arneses devidamente ajustados.- Leia as recomendações do fabricante e tenha atenção para que a criança não retire o arnês ou cintos do automóvel e não ponha os braços e tronco fora deste sistema de proteção.- Se a instalação da cadeira é no sentido contrário ao da marcha e no banco da frente desligue o airbag frontal do lado do passageiro.- Todos os ocupantes do veículo, ou animais de estimação que viajem a bordo, devem ir corretamente sentados e os objetos soltos devidamente guardados.– O uso do sistema de retenção de crianças é obrigatório por lei. Se não o usar, pode ser multado e, mais importante, a criança não viaja em segurança.

Recorde!Sempre que uma criança viajar num veículo, deveráser transportada num sistema de retenção corretamente instalado e adequado ao seu peso e altura.

Page 2: Diptico CYBEX portugal 11

TIL?

ECE GRUPO 0+(0-13 KG)

ECE GRUPO I(9-18 KG)

ECE GRUPO II/III(15-36 KG)

ESCOLHA UMA CADEIRA SEGURA E UTILIZE-A CORRETAMENTE

Quando viajamos com uma criança no automóvel estamos conscientes de que a sua segurança faz parte da nossa responsabilidade. Por isso, sempre que viajar com uma criança com uma altura inferior a 1,50m e menos de 12 anos de idade, deverá utilizar um sistema de retenção devidamente adequado ao seu tamanho e peso. Mas só a utilização de um sistema de retenção para crianças, apesar da sua extrema importância, não é suficiente. Deve-mos sempre assegurar-nos da sua correta instalação, bem como que a criança viaja segura, cómoda e protegida numa cadeira de qualidade.

Os estudos realizados pelo ACP (Automóvel Club de Portugal) e a PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa) em conjunto com a CYBEX revelam que um dos principais problemas ao viajar num automóvel com crianças é que estas retiram os braços para fora do sistema do arnês ou dos cintos de proteção do automóvel, e por vezes, também podem conseguir soltar a própria cadeira, o que contribui para o aumento da distracção do condutor.

Quando adquirir uma cadeira de segurança infantil procu-re uma que cumpra com a última norma de homologação europeia, que será a mais exigente, e informe-se acerca dos sistemas que tenham obtido os melhores resultados nos testes de segurança, onde se analisa a proteção contra o impacto, a facilidade de utilização e conforto. Não aceite cadeiras em segunda mão e evite aquelas que aparentam ter marcas ou sinais de desgaste na estrutura.

(Ao utilizar um sistema de retenção de crianças insta-lado de forma correta poderá reduzir até 75% o risco de ferimentos.)

QUE SISTEMAS DE SEGURANÇA POSSUI UMA CADEIRA INFANTIL?

1. O cinto de segurançaO cinto de segurança do automóvel tem duas funções:- Fixar a cadeira infantil. A cadeira vai fixa ao assento do veículo através do cinto de segurança.

- Proteger a criança. O cinto do automóvel também protege a criança quando esta passa a utilizar uma cadeira do grupo 2 e 3, que vai dos 15 kg aos 36 kg.

2. O sistema de fixação ISOFIXO sistema ISOFIX consiste num sistema de fixação da cadeira infantil ao automóvel, composto por três pontos de fixação ou apoio: dois situados na

base entre o assento e o encosto do veículo e um terceiro ponto de fixação situado na parte traseira do encosto do automóvel (TopTether) ou umaperna de apoio que vai desde a cadeira até ao chão do veículo. Este sistema

aumenta a segurança das crianças e facilita a instalação dos sistemas de retenção de crianças, reduzindo os erros de colocação.

3. O sistema de arnêsOs arneses (cintos incorporados na própria cadeira) servem para prender a criança ao sistema de retenção. Este dispositi-vo presente nos grupos 0,0 + e 1 (de recém-nascido até aos 18kg) deverá ser colocado sem folgas e ajustado. Devemos termuita atenção e verificar que a criança não retira os braços para fora deste sistema, uma vez que aumenta o risco de ferimentos graves em caso de acidente.

4. Almofada de segurançaÉ um sistema inovador de proteção para crianças no grupo 1 (9 - 18 kg). Elimina anecessidade de utilização dos arneses, minimizando o risco das crianças retirarem os braços para fora, e reduz o risco de lesões cervicais num impacto. Este sistema, em caso de acidente, absorve a energia e distribui a força gerada no impacto. Sem esta almofada o sistema de retenção pode ser utilizado a partir do grupo 2 (a partir dos 15 kg).

5. Outros dispositivos de segurançaCada fabricante incorpora as suas próprias inovações e versões dos sistemas de proteção, como é o caso protetores de impacto lateral, o encosto de cabeça com diferentes alturas, etc. Informe-se numa loja da especialidade acerca da segurança do seu sistema de retenção e adquira sempre os que tenham obtido os melhores resultados em segurança.

Leia os manuais de todos os fabricantes para conhecer melhor as características de segurança dos sistemas de retenção.