dicas josh 2

2
Resposta imune natural x adquirida: a resposta imune natural é a linha de defesa inicial e está programada para responder rapidamente a infecção, já a adquirida é estimulada pela exposição à agentes infecciosos e ela aumenta com exposições posteriores de um microorganismo que já involuiu. Natural Adquirida Especificidade Para estruturas compartilhadas por grupos de mieróbios relacionados Para antígenos microbianos e não- microbianos Diversidade Limitada Muito grande devido a recombinação de segmentos genéticos Memória Não Sim Auto-tolerânica Sim Sim Componentes Pele, epitélio das mucosas, substâncias antimicrobianas, proteínas de complemento, citocinas, macrófagos, neutrófilos e células NK. Linfócitos nos epitélios, anticorpos secretados nas superfícies epiteliais, anticorpos e linfócitos circulantes. Isótipos das Igs o IgG: é monomérica; tem 4 subclasses (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4); é a que apresenta maior concentração sérica (75%); principal no espaço extra-vasculas; transferência placentária (exceto IgG2); fixa complemento; opsonização. o IgA: é dimérica, mas pode ser monomérica; segunda mais concentrada; imunidade mucosa; presente em maior quantidade nas secreções (lágrima, saliva, colostro, muco); pode se ligar às células PMN. o IgM: é pentamérica, mas pode ser monomérica; terceira mais comum; primeira produzida pelo ser humano e

Upload: raimundo-junior

Post on 05-Jan-2016

221 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Dicas de Imuno

TRANSCRIPT

Page 1: Dicas Josh 2

Resposta imune natural x adquirida: a resposta imune natural é a linha de defesa inicial e está programada para responder rapidamente a infecção, já a adquirida é estimulada pela exposição à agentes infecciosos e ela aumenta com exposições posteriores de um microorganismo que já involuiu.

Natural AdquiridaEspecificidade Para estruturas

compartilhadas por grupos de mieróbios relacionados

Para antígenos microbianos e não-microbianos

Diversidade Limitada Muito grande devido a recombinação de segmentos genéticos

Memória Não SimAuto-tolerânica Sim SimComponentes Pele, epitélio das mucosas,

substâncias antimicrobianas, proteínas de complemento, citocinas, macrófagos, neutrófilos e células NK.

Linfócitos nos epitélios, anticorpos secretados nas superfícies epiteliais, anticorpos e linfócitos circulantes.

Isótipos das Igso IgG: é monomérica; tem 4 subclasses (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4); é a que

apresenta maior concentração sérica (75%); principal no espaço extra-vasculas; transferência placentária (exceto IgG2); fixa complemento; opsonização.

o IgA: é dimérica, mas pode ser monomérica; segunda mais concentrada; imunidade mucosa; presente em maior quantidade nas secreções (lágrima, saliva, colostro, muco); pode se ligar às células PMN.

o IgM: é pentamérica, mas pode ser monomérica; terceira mais comum; primeira produzida pelo ser humano e pelas células B; fixa complemento; liga à membrana do linfócito B na forma monomérica; lise de microorganismos; boa aglutinadora.

o IgE: monomérica com domínio extra (Ch4); é a menos comum; liga avidamente à receptores Fc nos basófilos e mastócitos; reações alérgicas e defesa contra helmintos; fixa em eosinófilos.

o IgD: é monomérica com traços no soro; função desconhecida; receptor a antígeno de células B naïve.

Genética das Igs: o rearranjo genético para a produção de imunoglobulina é feito em dois momentos. O primeiro é o rearranjo das cadeias pesadas, que é feito em três partes:

1. Ocorre a escolha e quebra de uma região D (diversidade) e escolha e quebra de uma região J (junção) e então união DJ;

2. Ocorre a escolha e quebra de uma região V (variável) e sua união com a região DJ, formando uma região DJ.

Page 2: Dicas Josh 2

3. Ocorre a escolha e quebra de uma região C (constante) e sua união com a região VDJ, formando sequencia gênica VDJC que está transcrita.

No segundo momento, ocorre o rearranjo das cadeias leves, que é feito em duas etapas:

1. Ocorre a escolha e quebra de uma região J e a escolha e quebra de um rearranjo V, que irão se unir e formar a região VJ.

2. Ocorre a escolha e quebra de uma região C e sua união com a região VJ, formando sequencia genica VDJ que está transcrita.

ELISA: existem três tipos:1. Indireta: para detectar principalmente Ab.2. Direto ou sanduiche: para detectar principalmente Ag.3. Competitivo: detecta Ag com baixo peso molecular (monovalente).