diário oficial - 01/12/2012

24
Show do Sambô marca Dia do Samba em Guarujá PÁGINA 24 2 de dezembro temporada de verão A partir da próxima semana, a Cidade contará com o reforço de 50 guarda-vidas, para apoiar o efetivo do Corpo de Bombei- ros durante a Temporada de Verão PÁGINA 3 Município contrata guarda-vidas temporários Dia dos deficientes é comemorado com programação especial PÁGINA 9 virada inclusiva Projeto social oferece 30 vagas para curso gratuito PÁGINA 4 garçom Diário Oficial GUARUJÁ Sábado, 1 de dezembro de 2012 Ano 11 Edição: 2655 Distribuição gratuita

Upload: prefeituraguaruja

Post on 05-Jun-2015

1.442 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diário Oficial - 01/12/2012

Show do Sambô marca Dia do Samba em

GuarujáPágina 24

2 de dezembro

temporada de verão

A partir da próxima semana, a Cidade contará com o reforço de 50 guarda-vidas, para apoiar o efetivo do Corpo de Bombei-ros durante a Temporada de Verão

Página 3

Município contrataguarda-vidas temporários

Dia dos deficientes é comemorado

com programação especial

Página 9

virada inclusiva

Projeto social oferece 30

vagas para curso gratuito

Página 4

garçom

Diário OficialGUARUJÁSábado, 1 de dezembro de 2012 • Ano 11 • Edição: 2655 • Distribuição gratuita

Page 2: Diário Oficial - 01/12/2012

Cozinheiro é uma das vagasoferecidas pelo PAT

empregos

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Guarujá oferece 15 oportunida-des de emprego para segunda-feira, 3. Há vagas para garçom, encarregado de limpe-

za, copeiro de restaurante, cozinheiro de restaurante, operador de vendas e oficial de serviços gerais.

Para concorrer às vagas, os candidatos além de cumprir os requisitos exigidos para as áreas, devem apresentar a Carteira de Trabalho, documento de identidade (RG) e currículo. Para aqueles que ainda não se cadastraram junto ao órgão, o atendimento é das 9 às 12 horas.

Ao todo, são distribuídas 30 senhas diárias para a realização do cadastro, que também pode ser feito pelo site www.maisemprego.mte.gov.br. É necessário ter em mãos o CPF, RG, Carteira de Trabalho e o número do PIS.

O PAT de Guarujá está localizado na Rua Cunhambebe, 500 – Vila Alice e funciona das 9 às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3341-3431.

Confira as vagas:

Órgão conta com 15 oportuni-dades para ingresso no mercado de trabalho nesta segunda-feira

GArçoM1 vaga6 meses sem comprovação em CTPSEnsino Fundamental completo

EnCArrEGAdo dE LiMPEzA1 vaga6 meses com comprovação em CTPSEnsino Médio completo

CoPEiro dE rEsTAurAnTE1 vaga6 meses sem comprovação em CTPSEnsino Médio completo

CozinhEiro dE rEsTAurAnTE1 vaga6 meses sem comprovação em CTPSEnsino Fundamental completo

oPErAdor dE VEndAs10 vagas6 meses sem comprovação em CTPSEnsino Médio completo

ofiCiAL dE sErViços GErAis1 vaga6 meses com comprovação em CTPSEnsino Fundamental completo

sÁbAdo1 de dezembro de 20122 GUARUJÁ

Diário Oficial

Unidade Fiscal do Município R$ 2,14ex

pedi

ente O noticiário relativo às

atividades da Câmara Municipal, bem como a produção e edição de

seus atos oficiais, são de responsabilidade exclusiva

do Poder Legislativo.

Gabinete da PrefeitaAvenida Santos Dumont, 800 • Tel. 3308.7470 PabX 3308.7000 • Ramais 7472 • 7407 • 7409bairro Santo Antônio • CEP 11432-440 site: www.guaruja.sp.gov.br e-mail: [email protected]

| diretora • Wanda Fernandes • Mtb. 27.855| Projeto gráfico • Diego Rubido| diagramação • Marcos Caridade e Diego Andrade

Noticiário produzido a partir de material da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarujá

| impressão: Gráfica Diário do Litoral | tiragem: 10 mil exemplares

GUARUJÁDiário Oficial Doe viDaDoe sangUe

Colabore com o Banco de Sangue do Hospital Santo Amaro

Page 3: Diário Oficial - 01/12/2012

guarda-vidas

Município reforça segurança nas praias com contração de temporários

A partir desta segunda-feira, 3, a Cidade contará com mais 50 profissionais para garantir a segurança dos banhistas

A partir desta segunda-feira, 3, os guarda-vidas temporários (GVT’s) aprovados

no processo seletivo iniciarão as atividades nas praias de Gua-rujá. No total, 50 profissionais foram contratados para apoiar o efetivo local durante a tempo-rada de verão 2012/2013.

De acordo com o tenente do Grupamento dos Bombeiros Marítimos do Corpo de Bom-beiros de São Paulo, Ricardo Fernando de Barros Junior, 151 candidatos se inscreveram para o processo seletivo. Após pas-sarem por provas de resistência física e teórica, divididas em duas etapas, 80 seguiram para fase eliminatória, que definiu os 50 classificados. O salário

dos profissionais contratados é de R$ 1.100,00 mais o adicional de insalubridade. “Já selecio-namos e fizemos a distribuição em quais praias os GVT’S irão atuar. Aprovamos aqueles que obtiveram os melhores resulta-dos em todas as etapas do trei-namento”, disse Barros Júnior.

O tenente explicou ainda que a distribuição foi feita de acordo com as estatísticas de periculosidade apresentadas. “Temos exemplo de praias que, durante todo o ano, a deman-da de banhistas é baixa, mas quando chegam as férias e o verão essa triplica muito, como é o caso da Prainha Branca”, conta.

A distribuição dos guarda-vidas temporários nas praias será a seguinte: Enseada (16), Pitangueiras (12), Prainha Branca(6); Tombo (4), Astúrias (4), Pernambuco (4), Perequê (2) e Guaiúba (2).

As ações de ronda durante a alta temporada de verão são feita pelo ar, mar e terra, com apoio de helicóptero, botes, lanchas e motos-aquáticas.

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 3GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 4: Diário Oficial - 01/12/2012

projeto neemias

passe livre

Centro de capacitação oferece curso gratuito de garçom

Prazo para devolução do cartão de transporte começa na segunda-feira

Instituição subvencionada pela Prefeitura disponibiliza 30 vagas para maiores de 16 anos

O prazo de inscrições para o curso de gar-çom do Centro de Capacitação para a

Vida - Projeto Neemias encerra, na próxima terça-feira, 4. A ini-ciativa, que conta com o apoio da Prefeitura, oferece 30 vagas.

O objetivo da capacitação é atender as demandas específicas do mercado, visando a qualifica-ção e reciclagem de profissionais necessários. Podem participar maiores de 16 anos.

As inscrições devem ser feitas das 14 às 18 horas, na sede da instituição, localizada na Aveni-da Atlântica, 881, Enseada, em frente à Unaerp. Para se inscre-ver, o candidato deve apresentar xerox dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de resi-dência e atestado de escolaridade (acima do 6º ano). Informações e inscrições pelo telefone (13) 3392-2755.

A Prefeitura informa que os alunos contemplados com o be-nefício Passe Livre devem devol-ver os seus cartões de transporte a partir desta segunda-feira, 3. Os beneficiados devem se dirigir às secretarias das unidades em que estudam, das 8 às 18 horas. O prazo para devolução termina no dia 12 de dezembro.

Os estudantes que devolverem os cartões no prazo e efetuarem suas matrículas para 2013 recebe-rão o benefício antes do primeiro dia de aula. A Secretaria de Edu-cação reforça que as unidades só terão os cartões no período indicado. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3308-7703.

Inscrições terminam dia 4

Fotos Reprodução

sÁbAdo1 de dezembro de 20124 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 5: Diário Oficial - 01/12/2012

ballet na praça

Espetáculo ao ar livre é opção de lazer neste fim de semana

“A Dança ao Alcance de Todos” é o tema da apresentação que envolve 90 bailarinos do Roda Dançante

Quem for à Praça das Bandeiras poderá conferir a graciosidade e o talento dos bailarinos da ONG, que apresentarão balé clássico, sapateado americano e flamenco

O Projeto Ballet na Pra-ça 2012, promovido pelo Círculo de Inte-gração Roda Dançan-

te, terá duas novas apresentações neste sábado, 1, e domingo, 2, às 18 horas, na Praça das Bandeiras, na Praia das Pitangueiras. A ini-ciativa conta com a parceria das secretarias municipais de Cultura e de Educação, além do Rotary de Vicente de Carvalho.

“A Dança ao Alcance de To-dos” é o tema do espetáculo que envolve 90 bailarinos da ONG, com apresentações de balé clás-sico, sapateado americano e fla-menco. A coordenadora geral do projeto, Ariadne Moreno, explica que a ação começou em 2011 e, devido ao resultado positivo, se repete este ano. “O projeto é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer o balé clássico. Há uma ótima aceitação do público que tem prestigiado as nossas apresentações”, disse Ariadne.

Pedro R

ezende

Curta a página da Prefeitura no

www.facebook.com/prefeitura.guaruja

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 5GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 6: Diário Oficial - 01/12/2012

desempenho

Colecionadora de vários títulos, Amara Felix faturou o bicampeonato na Maratona de Curitiba, no último dia 18

INCENTIVO - Guarujaense é beneficiada pelo Bolsa Atleta, programa instituído por lei municipal, no início do ano, que contempla os atletas da Cidade com auxílio financeiro

Amara Felix, de 66 anos de idade, tinha todos os motivos para continuar cui-

dando da casa onde trabalhava e descansar nos tempos livres. No entanto, não é assim que ela es-colheu viver. Na terceira-idade, Amara tornou-se maratonista profissional e está vencendo provas no Brasil e no exterior. O último feito foi a vitória na 3ª Maratona Caixa de Curitiba, no último dia 18, onde se sagrou bicampeã.

A história de Amara no es-porte teve início há oito anos, quando começou a correr para cuidar da saúde. Em viagem aos Estados Unidos para visitar familiares, ela decidiu participar da Corrida do Avô, em Oregon. Para a própria surpresa, Amara chegou à primeira colocação da prova feminina. “Comecei a correr pelo bem-estar, não ima-ginava que venceria minha pri-meira corrida. Foi emocionante, um momento que eu nunca vou esquecer”, confessou.

Desde então, a atleta de Guarujá vem colecionando tro-féus e medalhas. Ela já ganhou a Meia-Maratona de São Paulo e do Rio de Janeiro, além da Maratona do Rio, provas reco-nhecidas internacionalmente. Atualmente, corre na categoria Feminino Master (65 a 69 anos). A distância de uma maratona é

de 42,195 quilômetros.Nos Jogos Regionais dos

Idosos (JORI) de 2011, realiza-dos em São José dos Campos, Amara ficou na 2ª posição da sua categoria. A colocação deu a ela uma vaga no Programa Bolsa Atleta. Com o auxílio da Prefeitura, a maratonista dei-xou o emprego para dedicar-se totalmente à carreira.

Em 2012, Amara conseguiu uma vitória no Chile, outra na Maratona de Curitiba, um 4º lugar em Foz do Iguaçu e três vitórias em cinco corridas do Campeonato Santista. Agora, aguarda a divulgação da pontu-ação geral para saber se alcan-çou o tetracampeonato dessa prova que é, de acordo com ela, a mais competitiva do Brasil.

Ao contrário do que se pode pensar ao analisar essa carreira vitoriosa, Amara não é compe-

titiva. “Gosto de vencer como todo mundo, mas não entro nas corridas para vencer. Só penso em cruzar a linha de chegada, não gosto de rivalidade”, con-tou.

SaúdeDesde que entrou para o

Bolsa Atleta e largou o em-prego, Amara vai à academia duas vezes por semana e corre diariamente, somando 60 km semanais. “Poder me dedicar exclusivamente à corrida foi ótimo. Quando você começa a correr, não quer mais parar. O meu vício é o esporte”, disse.

A maratonista aconselha todos os idosos a praticarem ati-vidades físicas. “Eu falo para a velharada (sic) levantar do sofá e sair de casa. Quem pratica esporte não depende de remédio para ter saúde”, afirmou Ama-

ra, bem-humorada.

BolSa atletaO Bolsa Atleta é regula-

mentado pela Lei Municipal 3.815/2010, sancionada em janeiro deste ano. Trata-se de um incentivo financeiro que tem como objetivo fazer com que os guarujaenses representem o Município em competições de níveis estadual, nacional, internacional, olímpico e para-olímpico, valorizando assim o esportista do Município.

O repasse é feito pela Pre-feitura por cinco ou dez meses, de acordo com avaliação da Secretaria de Esporte e Lazer. O benefício é dividido pelas categorias: atleta estadual (R$ 300), atleta Nacional (R$ 400), atleta internacional (R$ 500) e atleta olímpico ou paraolímpico (R$ 600).

Aos 66 anos, maratonista é exemplo de vitalidade

sÁbAdo1 de dezembro de 20126 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 7: Diário Oficial - 01/12/2012

karatê e kobu-do

Guarujaenses faturam dois ouros no Campeonato Brasileiro

Ramon e Pablo Mello conquistaram os títulos de bicampeão e campeão, respectivamente, no kata e kumite; os irmãos também garantiram duas medalhas de bronze na competição realizada em Itapecerica da Serra, no último fim de semana

Os irmãos caratecas estão classificados para o Sul-americano que acontece em Fevereiro no Paraguai

No último domingo, 25, os irmãos Pa-blo e Ramon Mello se destacaram no

XVI Campeonato Brasileiro de Karatê e Kobu-do realizado na Associação Atlética do Banco do Brasil, em Itapecerica da Serra.

Pablo (15 anos) conquistou medalha de ouro em luta de combate (kumite) e bronze em Kata. Já Ramon (10 anos), da categoria faixa verde, foi bi campeão brasileiro, ganhando medalha de ouro em kata e bronze em luta de combate.

Os atletas treinam com o mestre Masahiro Shinzato, na academia Okinawa Shorin-ryu. Com vários títulos, entre eles o Paulista, Brasileiro e Sul-Americano, juntos os irmãos colecionam 320 medalhas e 17 troféus. No momento, os dois treinam para o Sul-Americano 2013, que acontece no mês de fevereiro, em Assunção (Para-guai).

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 7GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 8: Diário Oficial - 01/12/2012

“não gagueja agora, max”

Perequê tem sessão de cinemacom curta-metragem de alunos

Trabalho de estudantes da Escola Benedicta Blac foi o melhor de todo o Estado de São; como prêmio, grupo ganhou produção de filme

Estudantes da escola municipal foram os protagonistas da produção audiovisual exibida na Praia do Perequê

O calçadão da Praia do Perequê se transfor-mou em um cinema ao ar livre, na noite

da última quarta-feira, 28, com a exibição do curta-metragem “Não Gagueja Agora, Max”. E nesta produção audiovisual, as estrelas principais são os alunos da Escola Municipal Benedicta Blac Gonzalez (Avenida Rio Solimões, s/n – Jardim Umua-rama - Perequê). Os estudantes deram um verdadeiro show de interpretação na exibição do produto final.

Realizado pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), o evento marcou o encerramento do Sarau Cultural, que faz parte do Projeto Circuito Cultural – Cinema e Teatro na Escola. A iniciativa é feita em conjunto com o Ministério da Cultura e o patrocínio do grupo H Melillo.

A diretora de Ensino Funda-mental parabenizou os alunos pelo brilhantismo exposto no curta. “Vocês alunos são home-nageados nesta noite por todo esse belo trabalho realizado, que demonstra a colaboração com o crescimento da Cidade. Isso de-monstra ainda a capacidade de vocês de ressaltar as coisas boas que acontecem em Guarujá”.

No evento, foram entregues certificados de participação do Circuito Cultural, aos alunos e representantes das escolas parti-cipantes. De Guarujá, foram dez unidades de ensino municipais, que envolveram cerca de 400

estudantes.Ainda durante a cerimônia,

inicialmente houve apresentação das etapas do projeto, como oficinas pedagógicas e produção de filmes de curta-metragem. E depois, a atração principal, com a exibição do filme “Não Gagueja Agora Max”.

Na pele do protagonista Max está o aluno Pedro Henrique Guimarães Silva (9ºB). “Estou muito feliz em poder ver o filme pronto hoje. Foi uma experiên-cia bem legal para todos nós e ver esse resultado”, comentou o jovem ator.

A iniciativa é uma maneira de incentivar novos talentos, conforme ressalta a coordena-dora de Educação Artística da Secretaria de Educação, Gislene Fortunato Canfild Santos. “É um projeto muito bacana, pois tem o intuito de promover a cultura, leitura, a contação de histórias e a criatividade dos alunos”.

Para o coordenador admi-nistrativo da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) - Regional Taubaté, Antonio Carlos Es-cobar, “é uma imensa alegria”

poder representar a empresa em Guarujá. “Neste projeto, a gente procura trabalhar temas do dia-a-dia como: meio ambiente, problemas do lixo e energia elé-trica”, explicou.

“Não GaGueja aGora, Max!”O roteiro foi escrito por

Hellen de Melo (8ªB); Daiane Alves Machado, Débora Oli-veira Reis, Nathaly de Oliveira e Letícia Nunes de Souza (8ºC) e Pedro Henrique Guimarães Silva (9ºB), durante as ofici-nas de “contação” de histórias promovidas em abril e maio

pelo Circuito Cultural, em dez escolas da rede municipal. Uma comissão julgadora avaliou as dez histórias, considerando o potencial para produção cinema-tográfica e selecionou o roteiro escrito pelos alunos da Escola Benedicta Blac.

O curta-metragem conta a história de um menino gago que se incomoda com a sujeira da escola. Ao apresentar um traba-lho sobre o assunto, é zombado pelos colegas de classe, menos por Laila, que, sensibilizada pela situação, decide ajudar Max a superar sua gagueira.

Pedro R

ezende

sÁbAdo1 de dezembro de 20128 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 9: Diário Oficial - 01/12/2012

atividades e lazer

Guarujá realiza 3ª Virada inclusiva Exposição, dança, poesia e apresentações musicais marcam o evento realizado em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Defi-ciência, em parceria com a Secretaria de

Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promove, a 3ª Virada Inclusiva, neste sábado, 1º, das 14 às 17 horas, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. O objetivo do evento é celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que é comemo-rado em 3 de dezembro.

A Virada Inclusiva é orga-

nizada em conjunto por órgãos públicos e instituições da socie-dade civil, com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo. Participam da iniciativa, as en-tidades que atendem deficientes no Guarujá: Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá (APAAG), Associação de Deficientes da Ilha de Santo Amaro (ADISA), Centro de Re-cuperação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI),

Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS), Asso-ciação de Pais e Amigos dos Ex-cepcionais de Guarujá (APAE) e secretarias municipais.

A programação do evento in-clui exposição de trabalhos rea-lizados pelas instituições, dança inclusiva, contos e poesias. O evento contará com apresen-tação da Camerata de Violões Maestro Antônio Manzione, sob a regência do professor Fabiano Rabelo e Felipe Ramos.

Rep

rodu

ção

Pessoas com e sem deficiência podem participam das atividades realizadas pelo Município em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, neste sábado

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 9GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 10: Diário Oficial - 01/12/2012

unidade de assuntos estratégicos

Atos oficiAis

d E C R E T o N.º 10.108.

“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 34808/18/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 2.027.097,91 (dois milhões, vinte e sete mil, noventa e sete reais e noventa e um centavos), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o superávit financeiro verificado no exercício de 2011 dos recursos transferidos pelo Governo do Estado de São Paulo, através do De-partamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, destinados às obras de drena-gem do Rio Acaraú, no valor de R$ 2.027.097,91 (dois milhões, vinte e sete mil, noventa e sete reais e noventa e um centavos).Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.

PREFEITA“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso suplementarR$

25.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 17 sANEAMENTo

25.01.00 17 512 sANEAMENTo bÁsICo URbANo

25.01.00 17 512 2001 INFRAEsTRUTURAs EsPECIAIs

25.01.00 17 512 2001 1 019 obras de drenagem

25.01.00 17 512 2001 1 019 4 despesas de capital

25.01.00 17 512 2001 1 019 4 4 investimentos

25.01.00 17 512 2001 1 019 4 4 90 aplicações diretas 92

transferências e convênios esta-duais vinculados - exercícios ante-riores

2.027.097,91

subtotal 2.027.097,91

Total 2.027.097,91

d E C R E T o N.º 10.109.

“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 34812/18/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 790.947,83 (setecentos e noventa mil, novecentos e quarenta e sete reais e oitenta e três centavos), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o superávit financeiro verificado no exercício de 2011 dos recursos transferidos pelo Governo do Estado de São Paulo, através do De-partamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, destinados às obras na ciclovia da Av. Adhemar de Barros, no valor de R$ 790.947,83 (setecentos e noventa mil, novecentos e quarenta e sete reais e oitenta e três centavos).Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.

PREFEITA“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso suplementarR$

25.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 15 URbANIsMo

25.01.00 15 451 INFRAEsTRUTURA URbANA

25.01.00 15 451 2001 INFRAEsTRUTURAs EsPECIAIs

25.01.00 15 451 2001 1 016 melhoria da infra-estrutura urbana

25.01.00 15 451 2001 1 016 4 despesas de capital

25.01.00 15 451 2001 1 016 4 4 investimentos

25.01.00 15 451 2001 1 016 4 4 90 aplicações diretas 92

transferências e convênios estaduais vinculados - exercí-cios anteriores

790.947,83

subtotal 790.947,83

Total 790.947,83

d E C R E T o N.º 10.110.“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 34810/18/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 826.979,67 (oitocentos e vinte e seis mil, novecentos e setenta e nove reais e sessenta e sete centavos), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o superávit financeiro verificado no exercício de 2011 dos recursos transferidos pelo Governo do Estado de São Paulo, através do De-partamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, destinados às obras no calçadão da Praia da Enseada, no valor de R$ 826.979,67 (oitocentos e vinte e seis mil, novecentos e setenta e nove reais e sessenta e sete centavos).Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

sÁbAdo1 de dezembro de 201210 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 11: Diário Oficial - 01/12/2012

Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.PREFEITA“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso suplementarR$

25.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 15 URbANIsMo

25.01.00 15 451 INFRAEsTRUTURA URbANA

25.01.00 15 451 2001 INFRAEsTRUTURAs EsPECIAIs

25.01.00 15 451 2001 1 017 urbanização da orla marítima

25.01.00 15 451 2001 1 017 4 despesas de capital

25.01.00 15 451 2001 1 017 4 4 investimentos

25.01.00 15 451 2001 1 017 4 4 90 aplicações diretas 92

transferências e convênios estaduais vinculados - exercí-cios anteriores

826.979,67

subtotal 826.979,67

Total 826.979,67

d E C R E T o N.º 10.111.“Dispõe sobre a abertura de créditos adicionais suplementares, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 34238/125763/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso IV do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com recurso proveniente da anulação parcial da dotação (art. 43, § 1.º, III, Lei 4.320/64), constante do Anexo II deste decreto, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.PREFEITA

“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXO I - SUPLEMENTAÇÕES

Órgão Fun Sub Progr Ação Descrição Fonte de Recurso

SuplementarR$

07.00.00 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA

07.02.00 FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

07.02.00 08 ASSISTÊNCIA SOCIAL

07.02.00 08 244 ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA

07.02.00 08 244 1004 ASSISTÊNCIA SOCIAL

07.02.00 08 244 1004 2 152 implantação, ampliação e manutenção da segurança alimentar (restaurante popular, banco de alimentos e cozinha comunitária)

07.02.00 08 244 1004 2 152 3 despesas correntes

07.02.00 08 244 1004 2 152 3 3 outras despesas correntes

07.02.00 08 244 1004 2 152 3 3 90aplica-ções diretas

1 tesouro 15.000,00

Subtotal 15.000,00

Total 15.000,00

ANEXo II - ANULAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso

AnularR$

07.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo soCIAL E CIdAdANIA

07.02.00 FUNdo MUNICIPAL dE AssIsTÊNCIA soCIAL

07.02.00 08 AssIsTÊNCIA soCIAL

07.02.00 08 243 AssIsTÊNCIA À CRIANÇA E Ao AdoLEsCENTE

07.02.00 08 243 1004 AssIsTÊNCIA soCIAL

07.02.00 08 243 1004 2 145 manutenção e ampliação dos serviços de proteção especial de alta com-plexidade às crianças e adolescentes

07.02.00 08 243 1004 2 145 3 despesas correntes

07.02.00 08 243 1004 2 145 3 3 outras despesas correntes

07.02.00 08 243 1004 2 145 3 3 90 aplicações diretas 1 tesouro 15.000,00

subtotal 15.000,00

Total 15.000,00

d E C R E T o N.º 10.112.

“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”

MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,

Considerando o que consta no processo administrativo n.º 33604/125763/2012;

d E C R E T A :

Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.

Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o excesso de arrecadação dos recursos

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 11GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 12: Diário Oficial - 01/12/2012

provenientes do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Assistência Social, em razão da expansão dos serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua – Termo de Aceite 2012, no valor de R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais).

Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e publique-se. Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.

PREFEITA“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso suplementarR$

07.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo soCIAL E CIdAdANIA

07.02.00 FUNdo MUNICIPAL dE AssIsTÊNCIA soCIAL

07.02.00 08 AssIsTÊNCIA soCIAL

07.02.00 08 244 AssIsTÊNCIA CoMUNITÁRIA

07.02.00 08 244 1004 AssIsTÊNCIA soCIAL

07.02.00 08 244 1004 2 147 manutenção e ampliação dos serviços de proteção especial de alta com-plexidade ao migrante e pessoa em situação de risco

07.02.00 08 244 1004 2 147 3 despesas correntes

07.02.00 08 244 1004 2 147 3 3 outras despesas correntes

07.02.00 08 244 1004 2 147 3 3 90 aplicações diretas 5

transferências e convênios federais vinculados

21.000,00

subtotal 21.000,00

Total 21.000,00

d E C R E T o N.º 10.113.

“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 34815/18/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 27.906,39 (vinte e sete mil, novecentos e seis reais e trinta e nove centavos), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o superávit financeiro verificado no exercício de 2011 dos recursos transferidos pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Fundo Estadual de Saúde, destinados aos programas de Assistência Farmacêutica, no valor de R$ 27.906,39 (vinte e sete mil, novecentos e seis reais e trinta e nove centavos).

Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.PREFEITA“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012

Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recursosuple-mentar

R$

16.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE sAÚdE

16.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE sAÚdE

16.01.00 10 sAÚdE

16.01.00 10 303 sUPoRTE PRoFILÁTICo E TERAPÊUTICo

16.01.00 10 303 1001 sAÚdE dE QUALIdAdE PARA Todos

16.01.00 10 303 1001 2 160 estrutura da assistência farmacêutica

16.01.00 10 303 1001 2 160 3 despesas correntes

16.01.00 10 303 1001 2 160 3 3 outras despesas correntes

16.01.00 10 303 1001 2 160 3 3 90 aplicações diretas 92

transferências e convênios estaduais vinculados - exer-cícios anteriores

27.906,39

subtotal 27.906,39

Total 27.906,39

d E C R E T o N.º 10.114.“Dispõe sobre a abertura de créditos adicionais suplementares, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso IV do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 45.460,00 (quarenta e cinco mil, quatrocentos e sessenta reais), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com recurso proveniente da anulação par-cial da dotação (art. 43, § 1.º, III, Lei 4.320/64), constante do Anexo II deste Decreto, no valor de R$ 45.460,00 (quarenta e cinco mil, quatrocentos e sessenta reais).Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.PREFEITA

“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

sÁbAdo1 de dezembro de 201212 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 13: Diário Oficial - 01/12/2012

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso

suplementarR$

24.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE FINANÇAs

24.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE FINANÇAs

24.01.00 04 AdMINIsTRAÇÃo

24.01.00 04 123 AdMINIsTRAÇÃo FINANCEIRA

24.01.00 04 123 4004 GEsTÃo dA AdMINIsTRAÇÃo PÚbLICA

24.01.00 04 123 4004 2 197 manutenção dos serviços da secretaria de finanças

24.01.00 04 123 4004 2 197 3 despesas correntes

24.01.00 04 123 4004 2 197 3 3 outras despesas correntes

24.01.00 04 123 4004 2 197 3 3 90 aplicações diretas 1 tesouro 45.460,00

subtotal 45.460,00

Total 45.460,00

ANEXo II - ANULAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso

AnularR$

24.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE FINANÇAs

24.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE FINANÇAs

24.01.00 28 ENCARGos EsPECIAIs

24.01.00 28 843 sERVIÇo dA dÍVIdA INTERNA

24.01.00 28 843 4004 GEsTÃo dA AdMINIsTRAÇÃo PÚbLICA

24.01.00 28 843 4004 0 005 despesas de encargos gerais do município - dívida interna

24.01.00 28 843 4004 0 005 3 despesas correntes

24.01.00 28 843 4004 0 005 3 3 outras despesas correntes

24.01.00 28 843 4004 0 005 3 3 90 aplicações diretas 1 tesouro 45.460,00

subtotal 45.460,00

Total 45.460,00

d E C R E T o N.º 10.115.

“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 34813/18/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 790.947,83 (setecentos e noventa mil, novecentos e quarenta e sete reais e oitenta e três centavos), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o superávit financeiro verificado no

exercício de 2011 dos recursos transferidos pelo Governo Federal destinados ao ensino profissio-nalizante – Programa Pro-Jovem Urbano, no valor de R$ 790.947,83 (setecentos e noventa mil, novecentos e quarenta e sete reais e oitenta e três centavos).Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.PREFEITA“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012

Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digiteie assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso suplementarR$

12.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE EdUCAÇÃo

12.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE EdUCAÇÃo

12.01.00 12 EdUCAÇÃo

12.01.00 12 363 ENsINo PRoFIssIoNAL

12.01.00 12 363 1002 EdUCAÇÃo AMPLA E dE QUALIdAdE

12.01.00 12 363 1002 2 034 manutenção dos serviços de ensino profissionalizante

12.01.00 12 363 1002 2 034 3 despesas correntes

12.01.00 12 363 1002 2 034 3 3 outras despesas correntes

12.01.00 12 363 1002 2 034 3 3 90 aplicações diretas 95

transferências e convênios federais vincula-dos - exercícios anteriores

790.947,83

subtotal 790.947,83

Total 790.947,83

d E C R E T o N.º 10.116.

“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 35172/18/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 652.446,97 (seiscentos e cinquenta e dois mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e noventa e sete centavos), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o superávit financeiro verificado no exercício de 2011 dos recursos transferidos pelo Governo Federal, através de convênio com o Mi-nistério das Cidades, destinados ao programa FNHIS Acaraú de obras de infraestrutura e habitação na Santa Madalena e Av. Atlântica, no valor de R$ 652.446,97 (seiscentos e cinquenta e dois mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e noventa e sete centavos).

Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 13GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 14: Diário Oficial - 01/12/2012

PREFEITA“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso suplementarR$

25.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 16 HAbITAÇÃo

25.01.00 16 482 HAbITAÇÃo URbANA

25.01.00 16 482 1005 HAbITAÇÃo dIGNA

25.01.00 16 482 1005 1 074 reurbanização de assentamentos sub-normais

25.01.00 16 482 1005 1 074 4 despesas de capital

25.01.00 16 482 1005 1 074 4 4 investimentos

25.01.00 16 482 1005 1 074 4 4 90 aplicações diretas 95

transferências e convê-nios federais vinculados - exercícios anteriores

652.446,97

subtotal 652.446,97

Total 652.446,97

d E C R E T o N.º 10.117.“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 34816/18/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 25.451.316,52 (vinte e cinco milhões, quatrocentos e cinquenta e um mil, trezentos e dezesseis reais e cinquenta e dois centavos), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o superávit financeiro verificado no exercício de 2011 dos recursos transferidos pelo Governo Federal, através de convênio com o Mi-nistério das Cidades, destinados às obras de infraestrutura e habitação da favela Porto-Cidade, no valor de R$ 25.451.316,52 (vinte e cinco milhões, quatrocentos e cinquenta e um mil, trezentos e dezesseis reais e cinquenta e dois centavos).Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.PREFEITA

“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso suplementarR$

25.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 16 HAbITAÇÃo

25.01.00 16 482 HAbITAÇÃo URbANA

25.01.00 16 482 1005 HAbITAÇÃo dIGNA

25.01.00 16 482 1005 1 074 reurbanização de assentamentos sub-normais

25.01.00 16 482 1005 1 074 3 despesas correntes

25.01.00 16 482 1005 1 074 3 3 outras despesas correntes

25.01.00 16 482 1005 1 074 3 3 90 aplicações diretas 95

transferências e convênios federais vinculados - exercícios anteriores

190.000,00

25.01.00 16 482 1005 1 074 4 despesas de capital

25.01.00 16 482 1005 1 074 4 4 investimentos

25.01.00 16 482 1005 1 074 4 4 90 aplicações diretas 95

transferências e convênios federais vinculados - exercícios anteriores

25.261.316,52

subtotal 25.451.316,52

Total 25.451.316,52

d E C R E T o N.º 10.118.

“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 34811/18/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 932.684,74 (novecentos e trinta e dois mil, seiscentos e oitenta e quatro reais e setenta e quatro centavos), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o superávit financeiro verificado no exercício de 2011 dos recursos transferidos pelo Governo do Estado de São Paulo, através do De-partamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, destinados às obras de reurba-nização da Praia da Enseada – 4ª fase, no valor de R$ 932.684,74 (novecentos e trinta e dois mil, seiscentos e oitenta e quatro reais e setenta e quatro centavos).Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.PREFEITA

“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recursosuplemen-

tarR$

25.00.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

25.01.00 sECRETARIA MUNICIPAL dE dEsENVoLVIMENTo E GEsTÃo URbANA

sÁbAdo1 de dezembro de 201214 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 15: Diário Oficial - 01/12/2012

25.01.00 15 URbANIsMo

25.01.00 15 451 INFRAEsTRUTURA URbANA

25.01.00 15 451 2001 INFRAEsTRUTURAs EsPECIAIs

25.01.00 15 451 2001 1 017 urbanização da orla marítima

25.01.00 15 451 2001 1 017 4 despesas de capital

25.01.00 15 451 2001 1 017 4 4 investimentos

25.01.00 15 451 2001 1 017 4 4 90 aplicações diretas 92

transferências e convê-nios estaduais vinculados - exercícios anteriores

932.684,74

subtotal 932.684,74

Total 932.684,74

d E C R E T o N.º 10.119.“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar, autorizada pela Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011.”MARIA ANToNIETA dE bRITo, Prefeita Municipal de Guarujá, no uso de suas atribuições legais; e,Considerando o que consta no processo administrativo n.º 34814/18/2012;

d E C R E T A :Art. 1.º Fica aberto ao orçamento corrente, com fundamento na autorização contida no inciso I do art. 7.º da Lei n.º 3.904, de 05 de dezembro de 2011, o crédito adicional suplementar no valor de R$ 318.558,39 (trezentos e dezoito mil, quinhentos e cinquenta e oito reais e trinta e nove centavos), conforme programação constante do Anexo I deste Decreto.Art. 2.º O crédito aberto por este Decreto será coberto com o superávit financeiro verificado no exercício de 2011 dos recursos vinculados ao Fundo Municipal de Solidariedade – FSSM, no valor de R$ 318.558,39 (trezentos e dezoito mil, quinhentos e cinquenta e oito reais e trinta e nove centavos).Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se e publique-se.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 30 de novembro de 2012.PREFEITA“ORÇ”/dllRegistrado no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012

Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que o digitei e assino

ANEXo I - sUPLEMENTAÇÕEs

Órgão Fun sub Progr Ação descrição Fonte de Recurso suplementarR$

21.00.00 UNIdAdE dE AssUNTos EsTRATÉGICos

21.01.00 UNIdAdE dE AssUNTos EsTRATÉGICos

21.01.00 08 AssIsTÊNCIA soCIAL

21.01.00 08 244 AssIsTÊNCIA CoMUNITÁRIA

21.01.00 08 244 4004 GEsTÃo dA AdMINIsTRAÇÃo PÚbLICA

21.01.00 08 244 4004 2 003 manutenção do fundo social de solidariedade

21.01.00 08 244 4004 2 003 3 despesas correntes

21.01.00 08 244 4004 2 003 3 3 outras despesas correntes

21.01.00 08 244 4004 2 003 3 3 90aplica-ções diretas

93

recursos próprios de fundos especiais de despesa vinculados - exercícios anteriores

218.558,39

21.01.00 08 244 4004 2 003 4 despesas de capital

21.01.00 08 244 4004 2 003 4 4 investimentos

21.01.00 08 244 4004 2 003 4 4 90aplica-ções diretas

93

recursos próprios de fundos especiais de despesa vinculados - exercícios anteriores

100.000,00

subtotal 318.558,39

Total 318.558,39

Portaria N.º 1935/2012.-MARIA ANTONIETA DE BRITO, PREFEITA MUNICIPAL DE GUARUJÁ, usando das atribuições que a Lei lhe confere,

R E s o L V E :DESIGNAR os servidores LUÍS FERNANDO SCALZITTI FIORETTI - Pront. n.º 15.519, Contador, porta-dor da CRC n.º 1SP175.702/0-8, e ÉLSON MACEIÓ DOS SANTOS – Pront. n.º 17.413, Secretário Mu-nicipal de Cultura, para exercerem, respectivamente, as funções de Gestor e Responsável Técnico do convênio a ser firmado com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.Registre-se, publique-se e dê-se ciência.

Prefeitura Municipal de Guarujá, 29 de novembro de 2012.PREFEITA

“CULT”/dllRegistrada no Livro Competente,“UAE GBPRE”, em 29.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que a digitei e assino

Portaria N.º 1937/2012.-MARIA ANToNIETA dE bRITo, PREFEITA MUNICIPAL dE GUARUJÁ, usando das atribuições que a Lei lhe confere;

R E s o L V E :NOMEAR os servidores a seguir relacionados, Titulares e Suplentes, para comporem o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal, junto ao Guarujá Previdência, conforme a Lei Complemen-tar n.º 135, de 04 de abril de 2012, e Lei Municipal n.º 3.949, de 27 de junho de 2012, com efeitos financeiros a partir de 01 de janeiro de 2013:

CoNsELHo dE AdMINIsTRAÇÃo:I – Presidente:a) Conceição Aparecida da Fonseca Nogueira – Pront. n.º 8.633;II – Vice-Presidente:a) Rosangela Andrade da Silveira – Pront. n.º 10.580 – Titular;b) Paulo Roberto Morgado – Pront. n.º 12.464 – Suplente;III – Secretário Geral:a) Itamara G. Nascimento de Moraes – Pront. n.º 5.413 – Titular;b) Williams Wallace Rodrigues Silva – Pront. n.º 13.759 – Suplente;IV – Representante dos Servidores Ativos:a) Rose Helena Santana Gomes – Pront. n.º 11.530 – Titular;b) Valéria Rodrigues – Pront. n.º 2.451 – Titular;c) Heleno Ferreira dos Santos – Pront. n.º 13.778 – Titular; d) Roberto Jamir de Aguiar – Pront. n.º 12.430 – Titular; e) Heronício Cosmo da Silva – Pront. n.º 5.831 – Titular; f ) Sandra Bernardo dos Santos – Pront. n.º 12.371 – Suplente; g) Elias de Oliveira Filho – Pront. n.º 11.169 – Suplente; h) Paulo Vicente Silva – Pront. n.º 12.659 – Suplente; i) Rosangela Moreira Lima Barreto – Pront. n.º 10.565 – Suplente;

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 15GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 16: Diário Oficial - 01/12/2012

j) Ana Célia Rosa Marques – Pront. n.º 12.030 – Suplente;V – Representante dos Servidores Inativos:a) Manoel Antonio Tomaz – Titular;VI – Representante da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Município de Guarujá:a) Armando Luiz Palmieri – Pront. n.º 17.993;

Conselho Fiscal:I – Presidente:a) Everton Sant’ana – Pront. n.º 13.363 – Titular;b) Ronaldo da Silva Guimarães – Pront. n.º 10.253 – Suplente;II – Representante dos Servidores Ativos:a) Darci Pereira de Macedo – Pront. n.º 14.531 – Titular;b) Alexandre Santos de Brito – Pront. n.º 16.626 – Titular;c) Fernando Antonio Gonçalves de Melo – Pront. n.º 2.699 – Ti-tular;d) Luzia Aparecida Norbiate – Pront. n.º 3.935 – Suplente;e) Erika Guerra de Lima – Pront. n.º 14.470 – Suplente;f ) Elda Santos da Costa Silva – Pront. n.º 12.504 – Suplente;III – Representante da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Município de Guarujá:a) Edler Antonio da Silva – Pront. n.º 16.946 – Titular.Registre-se, publique-se e dê-se ciência.

Prefeitura Municipal de Guarujá, 30 de novembro de 2012.PREFEITA

“ADM”/dllRegistrada no Livro Competente “UAE GBPRE’, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que a digitei e assino

Portaria N.º 1938/2012.-MARIA ANToNIETA dE bRITo, PREFEITA MUNICIPAL dE GUARUJÁ, usando das atribuições que a Lei lhe confere,

R E s o L V E :NoMEAR a sr.ª CÉLIA RodRIGUEs RIbEIRo – Pront. n.º 14.621, para o cargo de provimento em comissão, símbolo DAS-1, de Diretor Presidente, junto ao GUARUJÁ PREVIDÊNCIA, com efeitos financeiros a partir de 01 de janeiro de 2013.Registre-se, publique-se e dê-se ciência.

Prefeitura Municipal de Guarujá, 30 de novembro de 2012.PREFEITA

“ADM”/dllRegistrada no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que a digitei e assino

Portaria N.º 1939/2012.-MARIA ANToNIETA dE bRITo, PREFEITA MUNICIPAL dE GUARUJÁ, usando das atribuições que a Lei lhe confere,

R E s o L V E :NOMEAR o Sr. JOSÉ SEBASTIÃO DOS REIS – Pront. n.º 7.130, para o cargo de provimento em comissão, símbolo DAS-10, de Dire-tor Administrativo Financeiro, junto ao GUARUJÁ PREVIDÊNCIA, com efeitos financeiros a partir de 01 de janeiro de 2013. Registre-se, publique-se e dê-se ciência.

Prefeitura Municipal de Guarujá, 30 de novembro de 2012.PREFEITA

“ADM”/dllRegistrada no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que a digitei e assino

Portaria N.º 1940/2012.-MARIA ANToNIETA dE bRITo, PREFEITA MUNICIPAL dE GUARUJÁ, usando das atribuições que a Lei lhe confere,

R E s o L V E :NOMEAR o Sr. NORBERTO DOS SANTOS PIO – Pront. n.º 14.885, para o cargo de provimento em comissão, símbolo DAS-10, de Diretor de Previdência, junto ao GUARUJÁ PREVIDÊNCIA, com efeitos financeiros a partir de 01 de janeiro de 2013.Registre-se, publique-se e dê-se ciência.

Prefeitura Municipal de Guarujá, 30 de novembro de 2012.PREFEITA

“ADM”/dllRegistrada no Livro Competente“UAE GBPRE”, em 30.11.2012Débora de Lima LourençoPront. n.º 11.901, que a digitei e assino

EXTRATo dE TERMo dE AdITAMENTo dE CoNTRAToCoNTRATo AdMINIsTRATIVo N°. 153/2012 TA 01ToMAdA PERÇos N.º 05/2012PRoCEsso AdMINIsTRATIVo Nº. 7995/125987/2012CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNICÍPAL DE GUARUJÁCoNTRATAdA: K.L.E. ENGENHARIA LTDAobJETo: Conclusão da reforma e ampliação da UPA Profº Dr. Matheus Santamaria – Antigo PAM Rodoviária. Resolvem as par-tes prorrogar o prazo contratual por mais 30 (trinta) dias a partir de 03/12/2012, conforme justificativas e parecer jurídico cons-tantes no processo administrativo nº 22844/182051/2012 nos termos do que dispõem os artigos 57, § 1º, inciso IV, da Lei Fe-deral nº 8666/93; Os serviços ora contratados serão diretamente acompanhados e fiscalizados, em todas as fases, pela Secreta-ria de Desenvolvimento e Gestão Urbana, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela Contratada nos termos do art. 67, da Lei Federal nº 8666/93; Data da Assinatura: 09/11/2012.

EXTRATo dE TERMo dE AdITAMENTo dE CoNTRAToCoNTRATo AdMINIsTRATIVo N°. 243/2011 T.A 01PREGÃo PREsENCIAL Nº 103/2011PRoCEsso AdMINIsTRATIVo Nº. 4743/147244/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNICÍPAL DE GUARUJÁCoNTRATAdA: INTEGRAL PROJETOS E COMÉRCIO DE IMPORTA-ÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA EPPobJETo: Contratação de empresa técnica especializada para a manutenção preventiva e corretiva de todo o sistema de moni-toramento, atendimento e despacho e sistema de transmissão de imagens via rádio digital instalado atualmente. Resolvem as partes prorrogar o contrato por mais 12 (doze) meses, no valor de R$ 950.702,85 (novecentos e cinquenta mil, setecentos e dois reais e oitenta e cinco centavos) e correndo as despesas por conta da dotação orçamentária nº. 10.01.00.06.181.3003.2.178.3.3.90.39.00 (449), conforme justificativas constantes no processo administrativo nº 22859/180665/2012, nos termos do que dispõe o artigo 57, II da Lei Federal n°. 8.666/93; Os serviços ora contrata-dos serão diretamente acompanhados e fiscalizados, em todas as fases, pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela contratada, nos termos do art. 67, da Lei Federal nº 8666/93; Data da assinatura: 28 de novembro de 2012.

EXTRATo dE TERMo dE AdITAMENTo dE CoNTRAToCoNTRATo AdMINIsTRATIVo N°. 048/2012 TA 02CoNCoRRENCIA PUbLICA N.º 13/2012

PRoCEsso AdMINIsTRATIVo Nº. 24800/026/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNICÍPAL DE GUARUJÁCoNTRATAdA: TERRACOM CONSTRUÇÕES LTDAobJETo: Drenagem, guias, sarjetas e pavimentação em vias do Jardim Progresso. Resolvem as partes prorrogar o prazo contra-tual por mais 90 (noventa) dias a partir de 12/11/2012, conforme justificativas e parecer jurídico constantes no processo adminis-trativo nº 22844/182051/2012 nos termos do que dispõem os artigos 57, § 1º, inciso III, da Lei Federal nº 8666/93; Os serviços ora contratados serão diretamente acompanhados e fiscaliza-dos, em todas as fases, pela Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Urbana, que zelará pelo fiel cumprimento das obriga-ções assumidas pela Contratada nos termos do art. 67, da Lei Federal nº 8666/93; Data da Assinatura: 09/11/2012.

EXTRATo dE TERMo dE AdITAMENTo dE CoNTRAToCoNTRATo AdMINIsTRATIVo N°. 167/2012 TA 01ToMAdA PERÇos N.º 06/2012PRoCEsso AdMINIsTRATIVo Nº. 7331/125987/2012CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNICÍPAL DE GUARUJÁCoNTRATAdA: PONTO FORTE CONSTRUÇÕES E EMPREENDI-MENTOS LTDAobJETo: Ampliação de drenagem, recapeamento, pavimen-tação e recuperação de passeios e passarelas na Av. Antonio Correia. Resolvem as partes prorrogar o prazo contratual por mais 60 (sessenta) dias a partir de 07/12/2012, conforme justifi-cativas e parecer jurídico constantes no processo administrativo nº 29646/147289/2012 nos termos do que dispõem os artigos 57, § 1º, incisos I e IV, da Lei Federal nº 8666/93; Os serviços ora contratados serão diretamente acompanhados e fiscalizados, em todas as fases, pela Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Urbana, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assu-midas pela Contratada nos termos do art. 67, da Lei Federal nº 8666/93; Data da Assinatura: 09/11/2012.

EXTRATo dE TERMo dE AdITAMENTo dE CoNTRATo

CoNTRATo AdMINIsTRATIVo N°. 243/2011 T.A 01PREGÃo PREsENCIAL Nº 103/2011PRoCEsso AdMINIsTRATIVo Nº. 4743/147244/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNICÍPAL dE GUARUJÁCoNTRATAdA: INTEGRAL PRoJETos E CoMÉRCIo dE IM-PoRTAÇÃo E EXPoRTAÇÃo LTdA EPPobJETo: Contratação de empresa técnica especializada para a manutenção preventiva e corretiva de todo o sistema de moni-toramento, atendimento e despacho e sistema de transmissão de imagens via rádio digital instalado atualmente. Resolvem as partes prorrogar o contrato por mais 12 (doze) meses, no va-lor de R$ 950.702,85 (novecentos e cinquenta mil, setecentos e dois reais e oitenta e cinco centavos) e correndo as despesas por conta da dotação orçamentária nº. 10.01.00.06.181.3003.2.178.3.3.90.39.00 (449), conforme justificativas constantes no pro-cesso administrativo nº 22859/180665/2012, nos termos do que dispõe o artigo 57, II da Lei Federal n°. 8.666/93; Os serviços ora contratados serão diretamente acompanhados e fiscalizados, em todas as fases, pela Secretaria Municipal de Defesa e Convi-vência Social, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela contratada, nos termos do art. 67, da Lei Federal nº 8666/93; Data da assinatura: 28 de novembro de 2012.

sÁbAdo1 de dezembro de 201216 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 17: Diário Oficial - 01/12/2012

secretarias municipais

Atos oficiAis

administração

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Prefeitura Municipal de Guarujá, Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Administração, convoca o(a) Sr.(a.) AMILCAR EVENGELIsTA – prontuario nº 13.308, para que no prazo de três (03) dias úteis a contar da publicação deste, com-pareça junto a Diretoria de Gestão de Pessoas (2º andar - sala nº 65), desta Prefeitura Municipal, sito a Av. Santos Dumont, n° 640, Bairro do Santo Antonio, no horário das 08:00 às 12:00 horas e das 15:00 às 18:00 horas para tomar ciência do que foi decidido no processo administrativo nº 16.717/2010. O não atendimento a este Edital de Convocação permitirá que a Prefeitura de Guarujá adote as medidas legais cabíveis em ra-zão do que consta no processo citado..

Guarujá, 30 de novembro de 2012.Flavio Poli

diretor de Gestão de Pessoas

CoNCEssÃo dE LICENÇA sEM VENCIMENTo A Prefeitura Municipal de Guarujá, Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Administração , torna publico que foi concedido a Licença sem Vencimentos por dois (02) anos a partir do dia 11/12//2012 a servidora municipal a sra. MA-RINEZ RodRIGUEs dE MoURA, prontuário n° 17.087, em conformidade com o que ficou decidido no processo adminis-trativo n° 32.299/2012, com a fundamentação legal do artigo 2° da lei municipal n° 3.048.

Guarujá, 30 de novembro de 2012.Flavio Poli

diretor de Gestão de Pessoas

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Prefeitura Municipal de Guarujá, Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Administração, convoca o(a) Sr.(a.) JosIAs MACIEL CENEdEsE – prontuario nº 14.407, para que no prazo de três (03) dias úteis a contar da publicação deste, compareça junto a Diretoria de Gestão de Pessoas (2º andar - sala nº 65), desta Prefeitura Municipal, sito a Av. Santos Dumont, n° 640, Bairro do Santo Antonio, no horário das 08:00 às 12:00 horas e das 15:00 às 18:00 horas para tomar ciência do que foi decidido no processo administrativo nº 21.647/2012.O não atendimento a este Edital de Convocação permitirá que a Prefeitura de Guarujá adote as medidas legais cabíveis em ra-zão do que consta no processo citado..

Guarujá, 30 de novembro de 2012.Flavio Poli

diretor de Gestão de Pessoas

educação

CoMUNICAdoRENoVAÇÃo – boLsA dE EsTUdo

A Comissão de Bolsa de Estudos, instituída através do de-creto 8040/2007, comunica aos alunos contemplados com Bolsa de Estudo Integral/UNAERP, que deverão com-parecer ao expediente da Secretaria de Educação, sito à Av. Santos Dumont, 640 – 1º andar – Bairro Santo Antônio – Guarujá, a partir de 04/12/2012, para requerer RENOVA-ÇÃO da referida bolsa para o próximo semestre.

Guarujá, 30 de novembro de 2012.Profª Arinda Piacentini de o. e oliveira

Presidente da Comissão

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Direção da E.M. “Adelaide Fernandes”, serve-se do presente edital para convocar os membros do Conselho de Escola para Reunião Extraordinária a ser realizada aos cinco dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às quatorze horas, em uma das de-pendências desta Unidade Escolar, situada à Rua José Terto dos Santos Filho, 138 – Jardim Mar e Céu – Guarujá – SP, para tratar da seguinte ordem do dia: tomada de decisões sobre despesas referentes a utilização das verbas, prestação de contas do ano e demais assuntos pertinentes.

Guarujá, 26 de novembro de 2012.Tatiana dip Rossi Moraes

Diretora da Unidade de Ensino Pront.: 9.504

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Direção da E.M. “Adelaide Fernandes”, serve-se do presente edital para convocar os membros da Associação de Pais e Mes-tres para Reunião Extraordinária a ser realizada aos cinco dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às quinze horas em primeira chamada, e às quinze horas e trinta minutos em segun-da chamada, em uma das dependências desta Unidade Escolar, situada à Rua José Terto dos Santos Filho, 138 – Jardim Mar e Céu – Guarujá – SP, para tratar da seguinte ordem do dia: apre-sentação dos balancetes do quarto, quinto e sexto bimestre, tomada de decisões sobre verbas e compras e demais assuntos pertinentes.

Guarujá, 26 de novembro de 2012.Tatiana dip Rossi Moraes

Diretora da Unidade de Ensino Pront.: 9.504

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Direção da EM Constantino Michaello Conde serve-se do pre-sente Edital para convocar pais, professores, funcionários, mem-bros da APM, Conselho de Escola e demais pessoas da comu-nidade para Assembleia Geral a ser realizada aos cinco dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às dez horas, em uma das dependências desta Unidade de Ensino, situada à Rua Reinaldo Ribeiro de Almeida s/n, vila Zilda para tratar da seguinte ordem do dia: Análise e aprovação dos balancetes referentes ao segun-do semestre e outros assuntos pertinentes ao bom andamento da Escola.

Guarujá, 29 de novembro de 2012Núbia Xavier da silva

Diretor de Unidade de EnsinoPront. 12.125

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal “Constanti-

no Michaello Conde”, serve-se do presente edital para convocar pais, professores, funcionários, membros da APM e demais pes-soas da comunidade para a Assembleia Geral a ser realizada aos cinco dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às nove ho-ras em primeira chamada, e às nove horas e trinta minutos em segunda chamada, em uma das dependências desta Unidade de Ensino, situada à Rua Reinaldo Ribeiro de Almeida, s/nº, Vila Zilda, para tratar da seguinte ordem do dia: Análise e aprovação dos balancetes do segundo semestre e outros assuntos perti-nentes ao bom andamento da Escola.

Guarujá, 29 de novembro de 2012Núbia Xavier da silva

Diretor de Unidade de EnsinoPront. 12.125

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Associação de Amigos do Centro Comunitário Vereador An-dré Luiz Gonzalez serve-se do presente edital para convocar a comunidade, professores e funcionários para Assembleia Geral a ser realizada no quinto dia do mês de dezembro de dois mil e doze, às quinze horas em primeira chamada e às quinze ho-ras e trinta minutos em segunda chamada, nas dependências deste CAEC, situado à Travessa 268, Quadra 77 s/n° Morrinhos II – Guarujá, para tratar da seguinte ordem do dia: Aprovação do balancete anual de prestação de contas das verbas do convênio e de recursos próprios 2012.

Guarujá, 28 de junho de 2012.Vilma Mª de Almeida Reis

Pront. 12.155

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Direção da EM “Dr. Oswaldo Cruz – Unidade II”, serve-se do presente edital para convocar membros do Conselho de Escola e demais pessoas da comunidade para a Assembleia Geral a ser realizada aos seis dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às dezoito horas, nas dependências desta Unidade Escolar, situ-ada à Av. Presidente Vargas nº 485 – Parque Estuário - Guarujá, para tratar da seguinte ordem do dia: Aprovação dos balancetes do P.D.D.E., do convênio P.M.G. e demais verbas de 2012; Desti-nação das verbas do convênio P.M.G. e P.D.D.E.; Adequação das normas de conduta e avaliação anual dos trabalhos.

Guarujá, 12 de Novembro de 2012.Adriana Cristina da silva Meyran

Diretora da Unidade de EnsinoPront.:10.502

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Direção da EM “Dr. Oswaldo Cruz – Unidade II”, serve-se do presente edital para convocar pais, professores, alunos maiores de idade, funcionários, membros da A.P.M. e demais pessoas da comunidade para a Assembleia Geral a ser realizada aos seis dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às dezoito horas em primeira chamada, e às dezoito horas e trinta minutos em segunda chamada, nas dependências desta Unidade Escolar, si-tuada à Av. Presidente Vargas nº 485 – Parque Estuário - Guarujá, para tratar da seguinte ordem do dia: Aprovação dos balancetes do P.D.D.E., do convênio P.M.G. e demais verbas de 2012; Desti-nação das verbas do convênio P.M.G e P.D.D.E..

Guarujá, 12 de Novembro de 2012.Adriana Cristina da silva Meyran

Diretora da Unidade de EnsinoPront.: 10.502

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 17GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 18: Diário Oficial - 01/12/2012

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Direção da E.M. “Professora Maria de Lourdes G. de Oliveira”, serve-se do presente edital para convocar membros do Conse-lho de Escola, pais, professores, funcionários e demais pessoas da comunidade para a Assembleia Geral a ser realizada aos cin-co dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às nove horas, em uma das dependências desta Unidade Escolar, situada à Ala-meda Duartina 95- Vila Áurea, para tratar da seguinte ordem do dia: Assuntos pertinentes ao segundo semestre e demonstração dos balancetes referentes ao ano de 2012.

Guarujá, 30 de novembro de 2012Carla Andréa Teixeira dos santos

Diretora da Unidade de EnsinoPront.: 8195

EdITAL dE CoNVoCAÇÃoA Direção da EM “Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Oliveira”, serve-se do presente edital para convocar membros da A.P.M., Conselho de Escola, pais, professores, funcionários e demais pessoas da comunidade para a Assembleia Geral a ser realizada aos cinco dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às dez horas em primeira chamada, e às dez horas e trinta mi-nutos em segunda chamada, em uma das dependências desta Unidade Escolar, situada à Alameda Duartina 95 - Vila Áurea, para tratar da seguinte ordem do dia: Recursos da verba PDDE/FNDE, demonstração dos balancetes referentes ao ano de 2012 da A.P.M. recurso próprio e Convênio/PMG.

Guarujá, 30 de novembro de 2012Carla Andréa Teixeira dos santos

Diretora da Unidade de EnsinoPront.: 8195

desenvolvimento e gestão urbana

dEsPACHoEdital: CONCORRÊNCIA PÚBLICA 06/2012Processo Administrativo: 14408/125987/2012Objeto: INFRAESTRUTURA EM VIAS DE VICENTE DE CARVALHO – PAECARÁ.Em vista aos elementos constantes no processo quanto às aná-lises efetuadas nas propostas apresentadas ao edital de Con-corrência Pública 06/2012, decido CLASSIFICAR em 1º lugar a empresa TERRACOM CONSTRUÇÕES LTDA, licitante habilitada que apresentou o menor preço global.

Guarujá, 30 de novembro de 2012.AVERALdo MENEZEs ALMEIdA

Presidente da Comissão Permanente deLicitaçoes de obras e serviços de Engenharia

desenvolvimento social e cidadania

REsoLUÇÃo NoRMATIVA 32/2012O Conselho Municipal de Assistência Social no uso de suas atribuições normativas e de controle social frente à Política Municipal de Assistência Social do Município de Guarujá, regu-lamentado pelas leis 8.742 de 7 de dezembro de 1993-LOAS e 12.435 de 6 de julho de 2011, aprova o Plano de Ação para Co-financiamento 2013 com o Governo Estadual, para prestação de Serviços Socioassistenciais, através da Secretaria Municipal

de Desenvolvimento Social e Cidadania de Guarujá.Guarujá, 28 de novembro de 2012

Regina Rodrigues da CostaPresidente

REsoLUÇÃo NoRMATIVA 33/2012O Conselho Municipal de Assistência Social no uso de suas atri-buições normativas e de controle social frente à Política Munici-pal de Assistência Social do Município de Guarujá, regulamen-tado pelas leis 8.742 de 7 de dezembro de 1993-LOAS e 12.435 de 6 de julho de 2011 , suspende a inscrição da entidade Casa de Assistência Irmã Sheilla.

Guarujá, 28 de novembro de 2012

Regina Rodrigues da CostaPresidente

Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adoles-cente de Guarujá

REsoLUÇÃo CMdCA Nº 18 / 2012Plano de Ação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Aplicação de Recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarujá

PARTE 1 – INTRODUÇÃO 1) Apresentação

O presente Plano de Ação e de Aplicação dos Recursos do Fun-do Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) voltado para a área de crianças e adolescentes do Guarujá é o resultado de um processo participativo de planejamento, re-alizado em conjunto com as entidades governamentais e não governamentais do município, representadas no Colegiado do CMDCA.

Tem com ponto de partida as conclusões do Diagnóstico realiza-do pelo Projeto Ação Proteção, que busca articular, sensibilizar e capacitar atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e da rede de proteção integral por meio de ações de mobilização, prevenção e capacitação para o atendimento a crianças, adolescentes e famílias em situação de violência sexual.

Foram realizados levantamentos junto às organizações governa-mentais e não governamentais reuniões de estudos e encontros para discussões, culminando com a elaboração do relatório.

A base para as informações aqui consolidadas é o Diagnósti-co, apresentado e discutido no Colegiado do CMDCA em duas oportunidades, nas reuniões de seis e de dezoito de setembro de 2012, com a análise da situação das violações dos direitos das crianças e adolescentes nas diferentes regiões da cidade, com o fundamento metodológico nas definições do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conhecendo a situação de cada região da cidade, com os dados atuais fornecidos pelo Diagnóstico, foi possível extrair propostas para as linhas de ação e ações específicas, voltadas para as áreas de maior vulnerabilidade, que apresentam menor garantia de direitos e para os problemas de maior impacto na cidade, a par-tir de indicadores. Estes indicadores devem merecer o acompa-nhamento e atualizações periódicas, possibilitando a avaliação

dos resultados das ações e políticas públicas desenvolvidas. Em resumo, o planejamento com base no diagnóstico mostrou o que necessita ser feito e possibilitará verificar se as mudanças desejadas foram alcançadas e em que medida.

O presente documento, tendo como referencia a Resolução CMDCA nº 15/2007, é o resultado de um processo participativo amplo, a exemplo dos anteriores. Reúne os elementos técnicos (fornecidos pelo diagnóstico) e políticos (pela participação co-letiva) necessários para um planejamento realista e objetivo. Ao mesmo tempo fornece um retrato direto do atual estágio de desenvolvimento e amadurecimento das entidades governa-mentais e não governamentais que atuam na área de crianças e adolescente no nosso município.

Ao grupo referido, integrado pelos vários segmentos governa-mentais e não governamentais, recebe o credito pela autoria coletiva do presente Plano de Ação e de Aplicação.

O Plano é composto por:Apresentação•Resumo do Diagnostico•Linhas de ação•Campanhas•Linhas de estruturação•Recomendações•Estratégias de sustentabilidade•Critérios de financiamento•Aplicação dos recursos•

2) Objetivo geral O objetivo maior do Plano de Ação e de Aplicação é, priorita-riamente, definir ações e fundamentar decisões sobre a desti-nação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), conforme estabelece a legislação respectiva, alcançando todos os órgãos governamentais e não governamentais para a área de crianças e adolescentes do Gua-rujá.

PARTE 2 – Resumo do Diagnóstico1) Variação populacional nos últimos 10 anos. Segundo o último Censo do IBGE (2010) o município conta com 290.752 habitantes. O Censo de 2000 contabilizou a população fixa de 264.812 habitantes. A taxa de crescimento anual da po-pulação no período de 2000/2010 foi de: 0,95 % a.a.As crianças e adolescentes (Censo/ 2010) representam 33,20 % da população e estão distribuídos pelas seguintes faixas etá-rias:- 00 a 04 anos: 21.439 (7,40%); - 05 a 09 anos: 22.828 (7,90%);- 10 a 14 anos: 26.576 (9,10%);- 15 a 19 anos: 25.462 (8,80%).

2) Saneamento básicoUm dos grandes problemas que o município enfrentou duran-te décadas, incluindo-se a última, foi o saneamento básico e o abastecimento de água, que se agravava nos meses de verão, quando a chamada população flutuante aumenta significativa-mente.Atualmente, nos meses da alta temporada, a cidade chega a contar com mais de um milhão de pessoas, mas felizmente, fo-ram reduzidos os problemas de falta de água nos bairros peri-féricos e o saneamento básico foi ampliado, conforme os dados a seguir: - Domicílios com saneamento adequado: 81,1%;- Domicílios com saneamento semi-adequado: 18,6%;

sÁbAdo1 de dezembro de 201218 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 19: Diário Oficial - 01/12/2012

- Domicílios com saneamento inadequado: 0,3%.A coleta domiciliar do lixo atinge 99,2% das residências.

3) As submoradias – uma questão social A ocupação urbana do Guarujá tem como característica as resi-dências de luxo na orla marítima e as edificações precárias cons-truídas em terrenos ocupados irregularmente, sem nenhuma infraestrutura. Conforme o estudo sobre os assentamentos irregulares, reali-zado pela Fundação Getúlio Vargas, em 2002, distribuídas em 56 assentamentos irregulares, com alta vulnerabilidade social, residiam 78.596 famílias, em 27.776 domicílios. 4) As vulnerabilidades das famíliasCom relação à vulnerabilidade das famílias, de acordo com da-dos do Cadastro Único, Guarujá tem um total de 28.119 famílias cadastradas, sendo: - 26.811 famílias com renda mensal até ½ salário mínimo; - 23.886 famílias com renda mensal até R$ 140,00. Os dados do Censo (2010) apontam para um significativo nú-mero de famílias situadas na linha de pobreza, isto é com renda mensal per capita inferior a setenta reais por domicilio. Confor-me o Censo, 4% da população ou 11.754 indivíduos sobrevivem na pobreza extrema.

5) Qualificação profissional Embora a oferta de empregos tenha crescido nos últimos anos, principalmente em função da expansão das atividades ligadas ao porto de Santos, do comércio local, com a instalação de gran-des lojas (hipermercados, multimarcas, etc.) e da hotelaria, a qualificação da população não evoluiu no mesmo ritmo.

6) As condições da educaçãoAs dificuldades apresentadas concentram-se nas duas pontas do processo educacional formal: - Insuficiência de Creches, principalmente nos territórios de maior vulnerabilidade social;- Evasão escolar no Ensino Médio (não configurando evasão pro-priamente dita, pois muitos adolescentes, na faixa etária de 15 a 17 anos permanecem matriculados com alto índice de faltas e rendimento escolar baixo).Outras dificuldades apontadas são a insuficiência de:- atividades socioeducativas e de lazer nos bairros periféricos;- vagas nos CAECs para o atendimento da demanda existente;- equipamentos de educação nos bairros de maior vulnerabili-dade social.

7) As condições da saúde O Guarujá está entre os municípios do Estado de São Paulo que apresentaram os índices mais elevados de mortalidade infantil

Indicador (Vida e Saúde)

Ano 2000 (%)

Ano 2005 (%)

Ano 2006 (%)

Ano 2007 (%)

Ano 2008 (%)

Ano 2010 (%)

Taxa de Mortalidade Infantil (por mil nascidos

vivos)

18,3 16,1 17,7 17,4 16,0 19,2

A TMI (taxa de mortalidade infantil) é utilizada para avaliar as condições de vida e de saúde de uma população. O seu compor-tamento é estreitamente relacionado ao acesso e à qualidade dos serviços de saúde e de saneamento básico, assim como a fatores ambientais e socioeconômicos. Problemas relacionados aos casos de violação de direitos de crianças e adolescentes que chegam aos serviços de saúde;

- Subnotificação;- Fluxo de atendimento confusoOutros problemas apontados são:- Dificuldade de acesso e permanência dos adolescentes nos programas de tratamento para dependentes químicos;- Ausência de programas de atendimentos específicos para a população adolescente;- Dificuldades das gestantes para realizar o pré-natal, colocando em risco a gestação e o nascimento das crianças;- Aumento no numero de gestantes usuárias de drogas.

8) As condições de assistência socialOs problemas com maior destaque são:- Acentuado número de instituições de Acolhimento para Crian-ças e Adolescentes, em comparação a outros municípios com porte e características semelhantes; - Insuficiência de programa específico para o enfrentamento da ESCCA – Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescen-tes;- Insuficiência de programa de atenção específico para crianças em situação de rua (praticantes de malabares);- Insuficiência de programas e projetos de prevenção da violên-cia contra crianças e adolescentes nos bairros que apresentam maior vulnerabilidade;- Elevação do numero de adolescentes em conflito com a lei, cumprindo medida socioeducativa;

9) Os Conselhos TutelaresOs dois Conselhos Tutelares (Guarujá e Vicente de Carvalho) não contam com estrutura necessária para a realização dos traba-lhos, como pessoal administrativo, apoio técnico especializado e a informatização dos dados da população atendida.A implantação do SIPIA é uma prioridade apontada. Não há registro sistemático e levantamento estatístico dos atendimen-tos. As principais violações de direitos apontadas pelos conselheiros tutelares são: - Maus tratos: Negligência, Violência Física, Psicológica e Aban-dono; - Abuso sexual; - Conflito Familiar; - Falta de vagas e evasão escolar;- Drogadição.

10) Atos infracionaisNo período de janeiro a julho de 2012 os órgãos de segurança pública do município – Policia Militar e Policia Civil registraram 192 atos infracionais.Os adolescentes autores de atos infracionais, estão distribuídos por todo o município, cobrindo dois terços do total de bairros, com registros de moradia proveniente de 20 bairros, dentre os 29 bairros oficiais existentes. O numero maior de adolescentes infratores residentes em de-terminados bairros, coincide com o nível de vulnerabilidade e as condições da população local. Nos bairros periféricos onde se concentram zonas de tráfico de drogas, com o predomínio de organizações criminosas temos um número maior de delitos relacionados ao tráfico e porte de entorpecentes (59 registros - 38% do total) cometidos pelos adolescentes residentes.Nas demais regiões que apresentam vulnerabilidade marcada pela acentuada pobreza e exclusão social, os atos infracionais mais registrados por adolescentes residentes foram os crimes contra o patrimônio (furto e tentativa: 49 registros e o roubo e a tentativa: 23 registros) e as lesões corporais (17%).Quanto ao local das ocorrências, a maior incidência de atos infra-

cionais cometidos por adolescentes ocorre nos bairros de maior concentração turística (maior numero de furtos e roubos).Os atos infracionais mais cometidos pelos adolescentes: furto e tentativa (49%), tráfico de entorpecentes e porte (31%) e roubo e tentativa (12%).

No período citado os adolescentes infratores, apresentaram as seguintes características:- Numero de adolescentes do sexo masculino: 176 (92%)

- Numero de adolescentes do sexo feminino: 16 (08%)

- Faixa etária de maior incidência: entre 15 a 17 anos para ambos os sexos.

11) Acolhimento Institucional O Poder Judiciário registra a existência de 113 crianças e adoles-centes em unidades de acolhimento, 64 meninos e 49 meninas.A maior incidência é na faixa etária de 0 a 3 anos.A negligência e o abandono são as violações que mais geram acolhimentos para ambos os sexos nesta faixa de idade. Segundo os responsáveis por instituições de acolhimento, no úl-timo ano aumentou significativamente o número de bebês que ao nascer já são encaminhados para o acolhimento, por se tratar de crianças cujas mães são usuárias de crack. Em 28% dos casos de acolhimento de crianças e adolescentes, a questão da violação dos direitos está associada à drogadição dos pais, evidenciando estreita relação entre a negligência (geradora do maior número de casos de acolhimento) e o uso de drogas.

A negligência, associada à drogadição dos responsáveis, resulta em 47% dos casos em acolhimento institucional.

Serviços de proteção especial/localização geográfica:Acolhimentos institucionais:a)

Alma (NG)Lar Maanaim (NG)

Casa do Menor (NG) Casa Padre Orlando (NG) Casa Irmã Dolores (NG)Abrigo Provisório I (G)Abrigo Provisório II (G)

Fundação Casa (G)

0/6 anos0/18anos6/12 anos

12/18 anos (M)12/18 anos (F)

0/12 anos12/18 anos12/18 anos

ItapemaEnseada

Santa RosaSanta RosaSanta RosaSanta RosaSanta RosaSanta Rosa

Programas/serviços de proteção especial/localização b) geográfica:

CAPS i (G) REAVIVAS (G)

CREAS (G) Meninos da Enseada (NG)

Joana d’Arc (NG)

Santa RosaPitangueirasPitangueiras

EnseadaVicente de Carvalho

12) Características das Regiões Territoriais de GuarujáA região I é integrada pelos bairros de Santo Antonio, (1)

Santa Rosa, Pitangueiras, Astúrias, Tombo, Guaiuba e Marinas, onde estão concentrados serviços de atendimento especializa-do para crianças e adolescentes nas áreas de saúde e assistên-cia.

A região II (Jardim Progresso, Itapema, Parque Estu-(2) ário, Pae Cara, Vila Áurea, Retroporto, Jardim Boa Esperança, Porto e Conceiçãozinha) é a de maior extensão territorial, com a maior população fixa e a maior quantidade de bairros. Conta com vários serviços destinados ao atendimento de crianças e adolescentes, mas insuficientes para atender a demanda.O abuso, a exploração sexual e o trabalho infantil são violações recorrentes, segundo dados do Conselho Tutelar e do Centro de Referencia em Assistência Social, em pelo menos dois bairros

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 19GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 20: Diário Oficial - 01/12/2012

desta região (Porto e Pae Cara).Na região do Porto (conhecida como Sítio Conceiçãozinha) é grave a questão do tráfico de dro-gas e do domínio territorial dos traficantes, com alguns setores fechados ao acesso, sendo controlado por grupos organizados. Segundo informações de profissionais que atuam neste territó-rio, muitos adolescentes são aliciados para o tráfico de drogas e para a exploração sexual comercial.

A região III (Enseada, Jardim Virginia, Mar e Céu, Tor-(3) tuga, Pernambuco, Jardim Acapulco, Perequê, Santo Amaro e Guararu) reflete bem os contrastes sociais, ainda muito presente na cidade. De um lado, um acentuado número de assentamen-tos irregulares, problemas com tráfico de drogas, população vi-vendo em submoradias e com dificuldades para o acesso aos serviços. De outro a extensa orla da praia, com uma população residente de maior poder aquisitivo e com muitos serviços, co-mércio e atrativos em geral, acessíveis a uma minoria que pode pagar por eles.

Na região IV composta dos bairros de Crumaú, Morrinhos, (4) Vila Zilda e Cachoeira, o destaque é para a acentuada expansão de Morrinhos. Hoje já há Morrinhos I, II, III, IV e V. Tem uma infra-estrutura básica, com equipamentos e serviços de saúde, educa-ção e assistência. Com o aumento da população local são insufi-cientes. O CRAS que atende esta região situa-se neste bairro. 13) Áreas territoriais de maior vulnerabilidadeO quadro a seguir apresenta as áreas territoriais de maior vulnerabilidade, a região respectiva e os fatores geradores da vulnerabilidade:

Bairros/distritos mais vulneráveis (Região) Fatores geradores de vulnerabilidade

1 – Santa Rosa (I) 1, 5, 6, 8, 10, 25, 26, 27, 28 e 30

2 – Santo Antonio (I) 5, 6, 9, 13, 23,28 e 30

3 – Marinas (I) 6, 13,11, 14, 17 e 30

4 – Porto (II) 2, 3, 5, 6, 7, 12, 14, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 23, 26, 27 e 30

5 – Pae Cara (II) 4, 8, 12, 17, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 e 30

6 – Vila Áurea (II) 1, 13, 14, 28 e 30

7 – Enseada (III) 5, 6, 7, 9, 11, 13, 14, 23, 24, 25, 28 e 30

8 – Perequê (III) 1, 9, 11, 12, 19, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30

9 – Mar e Céu (III) 4, 12, 15, 22 e 30

10 – Cachoeira (IV) 2, 3, 5, 6, 7, 13, 14, 20, 23, 28 e 30

11 – Vila Zilda (IV) 5, 6, 13, 9, 22, 23 e 30

12 – Morrinhos (IV) 1, 5, 6, 14, 23, 28 e 30

Legendas:Acesso parcial da população infanto-juvenil aos 1-

serviços ofertados pela rede;Dificuldade de acesso a serviços e informações;2- Dificuldade de acesso a lazer e esporte; 3- Dificuldade de acesso aos programas socioeducativos 4-

por falta de vagas; Falta de segurança; 5- Qualidade e condições de vida; 6- Densidade de moradores por cômodo;7- Consumo de álcool e drogas;8- Drogadição;9- Baixa qualificação profissional;10-

Desqualificação para o trabalho;11- Pobreza e pobreza acentuada; 12- Renda; 13- Escolarização; 14- Frequência escolar baixa; 15- Desvalorização da importância escolar;16- Questões familiares; 17- Questões familiares (educação e limites) relacionadas 18-

à cultura;Crianças e adolescentes ociosos; 19- Envolvimento com o narcotráfico;20- Trabalho infantil;21- Muitas faixas de vulnerabilidade (desemprego do 22-

genitor, genitores no trabalho, adolescentes cuidando dos irmãos mais novos, consumo de álcool e drogas);

Violência Sexual;23- Negligencia;24- Abandono;25- Violência psicológica;26- Violência moral;27- Violência física;28- Maus tratos;29- Envolvimento em atos infracionais.30-

A frequência das incidências dos fatores geradores de vulnera-bilidade é a seguinte:

Envolvimento com atos infracionais: 12a) Qualidade e condições de vida (8); Densidade de b)

moradores por cômodo (3)Renda (6), pobreza/pobreza acentuada (4);c) Acesso parcial da população infanto-juvenil aos d)

serviços ofertados pela rede (4), dificuldade de acesso: aos serviços e informações (2), ao lazer e esporte (2) e aos programas socioeducativos por falta de vagas (2);

Escolarização (6), baixa frequência escolar (1) e e) desvalorização da importância escolar (1);

Falta de segurança (7);f) Violência sexual (6);g) Violência física (6);h) Drogadição (3) e consumo de álcool e drogas (2);i) Desqualificação/baixa qualificação para o trabalho j)

(4);Questões familiares (3) e questões familiares k)

(educação e limites) relacionadas à cultura (1);Abandono (4);l) Violência psicológica (4);m)

Violência Moral (4);n) Múltiplas faixas de vulnerabilidade: desemprego do o) genitor, genitores no trabalho, adolescentes cuidando dos irmãos mais novos, consumo de álcool e drogas (3);Negligencia (3);p) Crianças e adolescentes ociosos (2); q) Envolvimento com o narcotráfico (2);r) Trabalho infantil (1);s) Maus tratos (1).t)

Conforme aponta o diagnóstico preliminar as áreas de maior vulnerabilidade são também as que concentram maior popula-ção residente, com famílias numerosas e alta densidade de mo-radores por cômodos. Todas as áreas apresentam características semelhantes quanto aos fatores geradores de vulnerabilidade:- Baixa escolaridade; - Violência doméstica; - Falta de Segurança; - Falta de qualificação profissional;

- Subempregos – informalidade exercida pelos responsáveis pela família;

14) Visão geral das potencialidades e fragilidades do municí-pioPrincipais potencialidadesAcesso à educação e permanência nos primeiros anos de esco-laridade (1º ao 9º ano).Reforma de núcleos de educação infantil com ampliação de va-gas neste segmento. Aumento da cobertura de saneamento básico nas regiões mais carentes, cobrindo quase a totalidade do Município. Trabalho do CMDCA para (re) articular a Rede Socioassistencial do Município, por meio de uma vasta agenda de eventos na área da Criança e do Adolescente. Implantação de sistemas de qualificação profissional para a população mais vulnerável, com a oferta de cursos em parceria com SENAC e SENAI, principalmente. Avanço na assistência global das famílias mais vulneráveis, com a descentralização e acesso aos serviços básicos de prote-ção por meio dos CRAS.Ampliação do sistema de saúde com o aumento de equipa-mentos destinados ao pronto atendimento, atendimento bá-sico e saúde da família.Descentralização de ação com a Criação de mais um posto de distribuição de medicamentos – Farmácia do Povo em Vicente de Carvalho.Melhoria da Iluminação da praia da Enseada, com vistas no au-mento da segurança para munícipes e turistas.

Principais fragilidadesAumento significativo no índice de mortalidade infantil, princi-palmente devido às falhas na realização de pré-natal e parto.Aumento do numero de adolescentes que praticam atos infra-cionais e cumprem Medidas Socioeducativas. Aumento da evasão escolar dos adolescentes que frequentam o ensino médio.Alto índice de crianças e adolescentes em Acolhimento Institu-cional, com acentuada permanência nas Instituições. Fragilidade do Município em atender crianças e adolescentes dos bairros mais vulneráveis com relação à creches para a faixa de 0 a 5 anos e atividades sócio-educativas e culturais para a faixa de 7 a 16 anos. Alto índice de pobreza e de desqualificação para o trabalho, com acentuado número de moradias irregulares (encostas de morros, áreas de risco ambiental e palafitas) e cultura de tute-la do Estado por parte da população mais vulnerável, além da pouca valorização da educação formal por estas famílias.

15) Dificuldades que afetam a política de proteção integral da criança e do adolescente.O diagnostico realizado aponta alguns obstáculos para a polí-tica de proteção integral dirigida às crianças e adolescentes no Guarujá, que foram validados pelos representes do governo e da sociedade civil, presentes na reunião de trabalho realizada em 09/11/2012. São eles:

I – NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO- Insuficiência de Creches, principalmente nos territórios de maior vulnerabilidade social;

sÁbAdo1 de dezembro de 201220 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 21: Diário Oficial - 01/12/2012

- Evasão escolar no Ensino Médio (não configurando evasão pro-priamente dita, pois muitos adolescentes, na faixa etária de 15 a 17 anos permanecem matriculados com alto índice de faltas e baixo rendimento escolar); - Insuficiência de atividades socioeducativas e de lazer nos bair-ros periféricos;- Insuficiência de vagas nos CAECs para o atendimento da de-manda existente;- Insuficiência de equipamentos de educação nos bairros de maior vulnerabilidade social;- Baixa adesão por parte dos adolescentes deficientes nas ativi-dades oferecidas nos CAECs; - Ausência de programas/projetos de atendimento psicopeda-gógico específicos para crianças e adolescentes com dificulda-des de aprendizagem;II – NO ÂMBITO DA SAÚDE- Alto índice na TMI;- Dificuldades de acesso aos serviços de saúde por parte da po-pulação mais vulnerável;- Dificuldades das gestantes para realizar o pré-natal completo;- Significativo número de gestantes jovens que são usuárias de drogas;- Subnotificação nos casos de violência contra crianças e ado-lescentes;- Insuficiência de programa específico para o atendimento à saúde do adolescente;- Dificuldade de acesso e permanência dos adolescentes nos programas para o tratamento de dependentes químicos;

III – NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL- Insuficiência de programas e projetos de prevenção da violên-cia contra crianças e adolescentes nos bairros que apresentam maior vulnerabilidade;- Acentuado número de Instituições de Acolhimento para Crian-ças e Adolescentes;- Insuficiência de programa específico para o enfrentamento da ESCCA – Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescen-tes;- Insuficiência de programa de atenção específico para erradica-ção do trabalho infantil; - Insuficiência de programa de acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade;- Elevação do numero de adolescentes em conflito com a Lei, cumprindo medida socioeducativa; - Insuficiência de programas/projetos de qualificação para o tra-balho, destinados ao público adolescente e jovem;IV - Situações Específicas- Crianças e adolescentes usuários de drogas e envolvidos com o narcotráfico;- Dificuldades para a realização adequada da primeira escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual – (desarticu-lação entre os atores da rede: Segurança Pública, Saúde, Assis-tência e Conselhos Tutelares);- Conflitos familiares permeados pelo alcoolismo, drogadição, qualificação profissional baixa e subemprego dos chefes de fa-mília.3ª PARTE – PLANO DE AÇÂO1) Linhas de AçãoAs linhas de ação estabelecem as grandes vertentes de atuação do CMDCA e das organizações governamentais e não governa-mentais da área de crianças e adolescentes e estão detalhadas

em ações específicas.

As linhas de ação e as ações específicas serão desenvolvidas nas doze áreas apontadas pelo Diagnóstico como de maior vulne-rabilidade. A rápida analise dos fatores indicados como geradores das vul-nerabilidades aponta para o que se segue:A geração de renda merece especial atenção, pelos reflexos diretos e marcantes em inúmeras das condições de vulnerabi-lidade apontadas, como por exemplo: a pobreza e a pobreza acentuada, a qualidade e as condições de vida, a densidade de moradores por cômodo, as múltiplas faixas de vulnerabilidade (desemprego do genitor, genitores no trabalho, adolescentes cuidando dos irmãos mais novos, consumo de álcool e drogas), a desvalorização da importância escolar, o trabalho infantil etc;A falta de segurança aparece como fator relevante de vulnerabi-lidade, com reflexos em outros fatores, como a própria qualida-de e condições de vida;A atenção à educação de crianças e adolescentes, responsabi-lidade do governo municipal e estadual, com reflexos na baixa escolarização, na falta de frequência à escola, na ociosidade de crianças e adolescentes, na desqualificação/baixa qualificação para o trabalho etc;O aumento da oferta pela rede, de informações e serviços à po-pulação infanto-juvenil, com a eliminação das dificuldades para o acesso aos diversos serviços, ao lazer, ao esporte e ampliação do numero de vagas dos programas socioeducativos, com pos-síveis reflexos nos fatores apontados: crianças e adolescentes ociosos e trabalho infantil;Atenção especial às ações de prevenção a drogadição e ao con-sumo de álcool e drogas, que pode levar crianças e adolescentes ao envolvimento com o narcotráfico;Atenção especial às ações de prevenção da violência contra crianças e adolescentes, que fere, principalmente, os direitos de liberdade, respeito e dignidade, chegando a determinar até a desagregação da família, impedindo também o direito à convi-vência familiar e comunitária; Intensificar as ações com o foco na família (violência doméstica, questões familiares em geral e as questões familiares - educa-ção e limites - relacionadas à cultura), principalmente nas áreas que apontam múltiplas faixas de vulnerabilidade (desemprego do genitor, genitores no trabalho, adolescentes cuidando dos irmãos mais novos, consumo de álcool e drogas);Intensificar a atuação com o foco na família, principalmente nas áreas que apontam múltiplas faixas de vulnerabilidade, espe-cialmente com ações de prevenção a drogadição e ao consumo abusivo de álcool e drogas;Intensificar a oferta para o publico adolescente de programas de preparação e qualificação para enfrentar a desqualificação/baixa qualificação para o trabalho;Permanente preocupação com o combate ao trabalho infantil.

As linhas de ação poderão ser desenvolvidas em outras áreas da cidade, para as quais o Diagnóstico apontar que os indicadores específicos relacionados indicam maior vulnerabilidade. Os in-dicadores relacionados fazem parte do Diagnóstico.Linha de ação 1: acesso permanência e sucesso de crianças e adolescentes na escolaIndicadores relacionados: defasagem (fundamental), defasa-gem (médio), não aprovação (médio), adolescentes fora da es-

cola, crianças fora da escola.

Linha de ação 2: adolescentes envolvidos com ato infracionalIndicadores relacionados: envolvimento com ato infracional.

Linha de ação 3: saúde materno-infantilIndicadores relacionados: mortalidade infantil, pré-natal insufi-ciente, baixo peso ao nascer, IRA.

Linha de ação 4: agressão a criançasIndicadores relacionados: agressão a crianças, violações dos di-reitos.

Linha de ação 5: geração de renda e fortalecimento familiarIndicadores relacionados: baixa renda, desemprego juvenil, tra-balho infantil, responsável adolescente.

Linha de ação 6: saúde sexual e reprodutiva na adolescência Indicadores relacionados: gravidez precoce, curetagem pós-aborto na adolescência.

Linha de ação 7: Inclusão de pessoas com DeficiênciaIndicadores relacionados: aumento de demanda e demanda re-primida.2. Ações EspecíficasAs ações específicas constituem as formas prioritárias de ação definidas no processo de planejamento. Cada uma delas diz res-peito a uma ou mais de uma linha de ação e definem os objetos prioritários de destinação de recursos do Fundo Municipal. É em torno destas ações específicas que o CMDCA organizará editais para financiamento de projetos e buscará articulações interse-toriais, sendo recomendável que sejam igualmente adotados pelos agentes públicos governamentais.Aumentar o numero de centros de esporte, cultura e lazer, bem como busca de parcerias intersecretariais para utilização dos espaços escolares, Centros Comunitários e ONG’s para essas ações.Implantar programas e projetos específicos de educação com-plementar à educação escolar.Implantar programas de prevenção; ampliar o serviço e fortale-cer o atendimento a casos de drogadição de crianças e adoles-centes e suas respectivas famílias.Implantar o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CE-DECA), que assumiria a assistência jurídica aos autores de ato infracional e seus familiares e outras situações. Ampliar programas e projetos de atenção integral na primeira infância, incluindo suplementação alimentar e grupos de esti-mulação precoce às crianças de baixo peso, descentralizado na comunidade.Implantar programas e projetos de prevenção à violência con-tra crianças, incluindo o fortalecimento de redes locais (lideran-ças comunitárias, agentes comunitários de saúde, Pastoral da Criança, escolas, creches, unidades de CRAS e CREAS, unidades básicas de saúde, unidade de saúde de famílias e pronto atendi-mento, entidades governamentais e não governamentais, etc) e a criação de equipes itinerantes interdisciplinares especializadas em prevenção à violência nas comunidades de maior vulnerabi-lidade, utilizando os equipamentos existentes (exemplo: CRAS, Centros Comunitários, etc).Ampliar e fortalecer programas e projetos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, incluindo o trata-

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 21GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 22: Diário Oficial - 01/12/2012

mento integral à família e ao agressor;Ampliar e fortalecer programas e projetos de atendimento para crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual comercial; Implantar programas e projetos de coleta seletiva, de recicla-gem, de educação ambiental e de monitores ambientais, numa perspectiva educacional e de geração de renda, buscando par-ceria com as áreas de educação, meio ambiente, assistência so-cial e com lideranças comunitárias.Implantar programas e projetos de capacitação profissional e colocação no mercado de trabalho para adolescentes, incluindo criação de núcleos de atendimento itinerante nas comunidades, com foco nas necessidades concretas do mercado da região (tu-rismo, hotelaria, gastronomia etc.). Implantar programas e projetos de desenvolvimento e forta-lecimento dos núcleos familiares e comunitários objetivando a construção da cidadania e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ampliar programas e projetos de saúde sexual e reprodutiva para adolescentes, com atendimento de adolescentes grávidas e o parceiro e ações preventivas (orientação psicossocial, plane-jamento familiar, cuidados pré e pós-parto), com atenção espe-cial para a prevenção dos casos de 2ª e 3ª gravidez. Fortalecer e ampliar programas e projetos voltados para crian-ças e adolescentes com deficiência física e outros transtornos. Implantar programas e projetos voltados à prevenção de aci-dentes, suicídios e outras causas de mortalidade juvenil.Implantar programas e projetos para ações de incentivo ao aco-lhimento não institucional, sob a forma de guarda, de acordo com o ECA.3. CampanhasAs campanhas são ações de comunicação com a sociedade em geral, que podem ser desenvolvidas por qualquer meio (órgãos de comunicação de massa, mobilizações comunitárias, publica-ções específicas etc.) e em diferentes abrangências (sociedade toda, locais de atendimento, comunidades específicas, escolas etc.). Poderão ser desenvolvidas diretamente pelo CMDCA ou por meio de acordos e parcerias, em torno dos seguintes te-mas:Combate à agressão contra crianças e adolescentesDifusão e conscientização a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos direitos de cidadania em geral (leis trabalhis-tas, direitos sociais como moradia, educação, saúde, etc.).Importância da participação da família quanto ao acompanha-mento de crianças e adolescentes na escola, nos atendimentos de saúde, etc.Incentivo às empresas na contratação de jovens de LA e outras medidas sócio-educativas (emprego e profissionalização)Prevenção em saúde (Infecção Respiratória Aguda, diabetes, obesidade infantil, DST/AIDS, suicídio, etc.).Orientação e prevenção sobre saúde sexual e reprodutiva na adolescência Divulgação dos mecanismos de incentivo previstos na legisla-ção do Imposto de Renda para elevar as doações de pessoas fí-sicas e jurídicas para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do AdolescenteDesenvolvimento de campanhas voltadas para o Sistema de Ga-rantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)4. Linhas de EstruturaçãoAs linhas de estruturação dizem respeito à organização e for-talecimento do atendimento a crianças e adolescentes. É ativi-dade complementar, com impacto na garantia dos direitos das

crianças e adolescentes. Devido a seu próprio caráter, a elas não se aplicam os critérios de territorialização.Aprofundar a organização em rede;Intensificar as medidas para o funcionamento de cadastro de crianças e adolescentes atendidos e suas famílias, garantindo o mapeamento constante das demandas e a identificação de ca-sos específicos na família, que demandam encaminhamentos; Atualizar, a cada dois anos, o Diagnóstico da Situação de Crian-ças e Adolescentes, para acompanhamento dos impactos das políticas públicas, ações e programas na área de crianças e ado-lescentes;Definir formas de incentivo para que as organizações não gover-namentais iniciem e mantenham atividades em áreas de maior vulnerabilidade, dentro das linhas de ação previstas neste pla-no;Desenvolver programas de capacitação para conselheiros de di-reitos, entidades e gestores;Realizar programas de capacitação para professores, educa-dores, profissionais de saúde, outros agentes que atuam com crianças e adolescentes, para identificação e encaminhamento de casos de violência, prevenção, e de casos de drogadição, sui-cídios, além de outros temas relacionados ao ECA e aos direitos de crianças e adolescentes;Capacitação continuada e supervisão profissional do programa de Liberdade Assistida, das demais medidas sócio-educativas;Realizar programas de capacitação e supervisão profissional para a equipe dos Acolhimentos Institucionais e para equipes que trabalham nos demais serviços, programas e projetos de proteção especial;Realizar programa de capacitação continuada especifica para os conselheiros tutelares e de direitos;Dotar os Conselhos Tutelares da infraestrutura necessária ao seu funcionamento e equipe técnica especializada;Estabelecer ações que possam continuamente melhorar a atua-ção articulada da Rede socioassistencial.5. SustentabilidadeAs estratégias de sustentabilidade são as ações a serem desen-volvidas para aumentar os recursos do Fundo Municipal dos Di-reitos da Criança e do Adolescente.Campanhas de comunicação para elevar as doações de pessoas físicas e empresas para o Fundo Municipal.Buscar financiamentos junto ao governo federal e estadual para a construção de equipamentos.Celebração de acordos, convênios e parcerias com outros ór-gãos públicos e com a iniciativa privada para o financiamento de programas, projetos e ações.Identificação de outras fontes de recursos que possam financiar programas, projetos e ações no município.4ª Parte - Aplicação dos Recursos do Fundo Municipal dos Direi-tos da Criança e do Adolescente1) Os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente serão aplicados para o financiamento de ações go-vernamentais e não governamentais relativas a: I - Desenvolvimento de projetos e serviços complementares ou inovadores, por tempo determinado, não excedendo a 3 (três) anos, da política de promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente; II - Acolhimento, sob a forma de guarda, de criança e de ado-lescente, órfão ou abandonado, na forma do disposto no art. 227, § 3º, VI, da Constituição Federal e do art. 260, § 2º da Lei n° 8.069/90, observadas as diretrizes do Plano Nacional de Promo-

ção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária; III - Programas e projetos de pesquisa, de estudos, elaboração de diagnósticos, sistemas de informações, monitoramento e avaliação das políticas públicas de promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente; IV - Programas e projetos de capacitação e formação profissional continuada dos operadores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; V - Desenvolvimento de programas e projetos de comunica-ção, campanhas educativas, publicações, divulgação das ações de promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente;VI - Ações de fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, com ênfase na mobilização social e na articulação para a defesa dos direitos da criança e do ado-lescente.

2) Não serão utilizados os recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente:I – Para as transferências sem a deliberação do Conselho Muni-cipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarujá; II – No pagamento, manutenção e funcionamento dos Conse-lhos Tutelares; III – Na manutenção e funcionamento do próprio CMDCA; IV – Para o financiamento das políticas públicas sociais básicas, em caráter continuado, e que disponham de fundo específico, nos termos definidos pela legislação pertinente; V – Para os investimentos em aquisição, construção, reformas, manutenção e/ou aluguel de imóveis públicos e/ou privados, ainda que de uso exclusivo da política da infância e da adoles-cência;VI – Nas despesas que não se identifiquem diretamente com a realização dos objetivos do Fundo ou nos serviços determinados pela lei municipal respectiva, exceto em situações emergenciais ou de calamidade pública previstas em lei. Esses casos excepcio-nais devem ser aprovados pelo plenário do CMDCA. 3) Distribuição da aplicação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente:I - 75% nas ações específicas prioritárias definidas no Plano de Ação e Aplicação, inclusive para as campanhas, sendo que até 10% desse total poderão ser destinados a ações que, embora não previstas no Plano como ação específica, estejam de acordo com as Linhas de Ação;II - 20% nas Ações Estruturantes definidas neste Plano de Ação e Aplicação;III - 5% para ações de incentivo ao acolhimento, de acordo com o parágrafo 2, do artigo 260 do ECA.4) Estes percentuais são aplicáveis aos recursos depositados nas contas do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Ado-lescente. 5) Os recursos obtidos por meio de acordos, convênios e par-cerias com entidades públicas, entidades privadas e órgãos in-ternacionais, conforme previsto nas Formas de Sustentabilidade do Plano de Ação e Aplicação, não estão sujeitos aos percentu-ais definidos acima e não entram em seu cálculo, devendo ser aplicados conforme estabelecido nos termos dos acordos, con-vênios ou parcerias estabelecidos.6) Os recursos obtidos através da captação através de projetos

sÁbAdo1 de dezembro de 201222 GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 23: Diário Oficial - 01/12/2012

referendados e autorizados pelo Colegiado do CMDCA, não es-tão sujeitos aos percentuais definidos acima e não entram em seu cálculo, devendo ser aplicados conforme estabelecido nos termos dos acordos, convênios ou parcerias estabelecidos.7) Os percentuais aqui definidos serão analisados e poderão ser revistos pelo Colegiado do CMDCA seis meses após a entrada em vigor deste Plano.7. Critérios de FinanciamentoOs critérios de financiamento são as diretrizes utilizadas pelo CMDCA para as decisões sobre a concessão de recursos ou au-torização para captação para os projetos que lhe forem apre-sentados, sem prejuízo do cumprimento de todas as exigências legais.1) O projeto deverá estar de acordo com as linhas de ação, com as ações específicas ou com as ações estruturantes previstas neste Plano.2) O projeto deverá ser desenvolvido nas áreas vulnerabilidade ou em áreas nas quais os indicadores relacionados comprovem a necessidade da linha de ação à qual o projeto atende, articula-do as ações dos CRAS ou CREAS, conforme o seu objetivo.3) O projeto deverá indicar metas a serem alcançadas em termos de indicadores de processo, resultados esperados e impactos.4) Às ações estruturantes, por suas próprias características, não se aplica à exigência de ligação a áreas territoriais de priorida-de.5) Os recursos destinados para os projetos serão distribuídos mediante a participação no Concurso de Projetos do CMDCA, realizado anualmente;6) A organização governamental ou não governamental poderá solicitar autorização para a captação de recursos para projetos, atendidos os requisitos legais, os estabelecidos neste documen-to e em outros documentos normativos do CMDCA.

Guarujá, 30 de novembro de 2012. Joselito da silva borges

Primeiro secretario do CMdCA

Maria Lucia RibeiroPresidente do CMDCA

2ª versão: 30/novembro/2012

câmara

Atos oficiAis

34ª sessão ordináriaem 04 de dezembro de 2012ORDEM DO DIA1 – Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 002/2012, do Verea-dor Cândido Garcia Alonso (+04)“Dá nova redação ao Artigo 91, da Lei Orgânica do Município de Guarujá”, com Pareceres da Comissão de Justiça e Redação e da Comissão Especial de Mérito. 2ª discussão e votação (Art. 138 do Regimento Interno). Já distribuído.2 – Projeto de Lei nº 028/2012, do Vereador Cândido Garcia Alonso“Cria o Programa Municipal de erradicação das Ligações Clan-destinas de Esgoto, e dá outras Providências”. Discussão e vo-tação únicas, adiadas (Art. 181, § 2º do Regimento Interno). Já distribuído.

3 – Projeto de Lei nº 125/2009, do Vereador Jaime Ferreira de Lima Filho“Dispõe sobre a fixação de placas contendo os horários de saída, tempo médio da rota nas respectivas paradas e percursos nos terminais e abrigos de ônibus da cidade de Guarujá”. Discussão e votação únicas (Art. 181, § 2º do Regimento Interno).5 – Projeto de Lei nº 084/2012, do Vereador Ituo Sato“Autoriza o Poder Executivo a implantar academias de ginástica ao ar livre, para portadores de necessidades especiais, em pra-ças públicas do Município de Guarujá”, com Parecer favorável do Relator Especial, Vereador Nelsomar Guedes Coutinho. Dis-cussão e votação únicas, adiadas (Art. 181, § 2º do Regimento Interno). Já distribuído.6 – Projeto de Lei nº 083/2012, do Vereador Ituo Sato“Determina que a Prefeitura Municipal de Guarujá informe a população, através do órgão competente, sobre a situação da pavimentação das ruas do município”, com Parecer favorável do Relator Especial, Vereador Nelsomar Guedes Coutinho. Dis-cussão e votação únicas, adiadas (Art. 181, § 2º do Regimento Interno). Já distribuído.7 – Projeto de Lei nº 082/2012, do Vereador Ituo Sato“Dispõe sobre a autorização ao Poder Executivo para instituir o Programa BAIRRO DIGITAL no âmbito do Município de Guarujá, na forma que especifica”, com Parecer favorável do Relator Espe-cial, Vereador Nelsomar Guedes Coutinho. Discussão e votação únicas, adiadas (Art. 181, § 2º do Regimento Interno). Já distri-buído.8 – Requerimento nº 181/2012, do Vereador Ronald Luiz Nicolaci FincattiRequer do Executivo diversas informações acerca da contrata-ção da Empresa Agrícola e Comercial Monte Azul. Discussão e votação únicas, adiadas (Art. 181, § 2º do Regimento Interno). Já distribuído.9 – Requerimento nº 188/2012, do Vereador Edilson Dias de An-dradeRequer do Executivo Municipal diversas informações acerca dos concursos públicos realizados entre os anos de 2009 e 2012 visando o preenchimento de vagas e eventuais lacunas de re-cursos humanos em algumas Secretarias. Discussão e votação únicas, adiadas (Art. 181, § 2º do Regimento Interno). Já distri-buído.10 – Requerimento nº 199/2012, do Vereador Valter SumanRequer do Executivo Municipal diversas informações acerca do contrato realizado entre a municipalidade e a empresa Arco Iris Sinalização Viária LTDA.. Discussão e votação únicas, adiadas (Art. 181, § 2º do Regimento Interno). Já distribuído.11 – Projeto de Lei nº 114/2012, da Mesa Diretora“Altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.873, de 1 de maio de 2011 e dá outras providências”, com Parecer favorável do Relator Especial, Vereador Arnaldo do Nascimento e Emenda dos Se-nhores Vereadores. 2ª discussão e votação (Art. 181, § 1º, “a” do Regimento Interno). Já distribuído.Departamento Legislativo, em 30 de novembro de 2012.

Fernando de Matos FagundesChefe do departamento Legislativo

de Acordo - dr. Clayton Pessoa de Melo Lourençodiretor Jurídico

www.facebook.com/prefeitura.guaruja

Curta a página da Prefeitura no

dIsQUE dENGUE

0800 779 8000das 8 às 18 horas

sÁbAdo1 de dezembro de 2012 23GUARUJÁ

Diário Oficial

Page 24: Diário Oficial - 01/12/2012

Dia Nacional do samba é comemorado com sambô

Evento também contará com participação do grupo

Samba na Laje, que agita o palco na Praça 14 Bis, a

partir das 16h30

O clamor da canção “Não deixe o samba morrer”, eternizada na voz da cantora Alcione, ain-da ecoa nos quatro cantos do

mundo. A música, que traz nos seus versos a história de um cantor apaixonado pelo batuque tradicionalmente brasileiro, retrata o receio dele de ver o samba se acabar, pe-dindo aos mais novos não deixarem o ritmo “morrer”.

O pedido feito em 1975, ano da com-posição da música, foi atendido. Diversos cantores regravaram o sucesso de Aloísio e Edson Conceição no decorrer dos anos. Hoje o samba é reconhecido como patrimô-nio nacional, tanto que ganhou uma data para ser relembrado pela eternidade: 02 de dezembro.

E neste domingo, 2, data de comemo-ração do Dia Nacional do Samba, Guarujá traz uma atração especial. O grupo Sambô, sucesso em todo o Brasil, se apresenta no palco da Praça 14 Bis, a partir das 20 horas, na festa especial preparada pela Prefeitura de Guarujá em alusão a data.

Porém, as festividades do Dia Nacional do Samba não ficam por ai. Abrindo o show principal da noite, o grupo Samba na Laje, de Guarujá, agita o palco da praça da 14 Bis a partir das 16h30. As apresentações são gratuitas.

show

sÁbAdo1 de dezembro de 201224 GUARUJÁ

Diário Oficial