diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

16
PATO BRANCO | SEGUNDA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2015 | ANO XXIX | NÚMERO 6359 | EDIÇÃO REGIONAL | R$ 2,00 | DIARIODOSUDOESTE.COM.BR Pág. 5 CIDADE REGIONAL ESPORTE SEGURANÇA PARANÁ Exposição .Ruivice será promovida pelo Sesi até o final do mês de maio. Ao todo são 27 fotografias, que retratam pessoas de Pato Branco e região. Pág. 3 Com o resultado, a equipe de Pato Branco busca a classificação contra o Paranavaí, no próximo domingo (26) Pág. 9 Fotógrafa de PB expõe fotos de pessoas ruivas Empate no “clássico das penas” Melhorias estão sendo feitas nos bairros Jardim Brasília, Santa Terezinha, Vista Alegre e Bela Vista. Além dos asfaltos, algumas ruas receberão drenagem, pintura e sinalização. Pág. 5 Rapaz é morto a tiros em Pato Branco Estado registra número recorde de transplantes de órgãos Autor do crime foi preso em Quilombo (SC) na manhã de sábado, após trabalho da Polícia pato-branquense em parceria com a Militar e Civil de Santa Catarina. Pág. 15 Os 116 procedimentos realizados somente no primeiro trimestre deste ano é o maior já registrado pelo Estado, desde a criação da Central Estadual de Transplantes em 1995. Pág. 7 Manifesto pede fim da violência contra a mulher em Coronel Vivida Bairros ganham novos asfaltos em Clevelândia Gerson Thimóteo / Rede Massa Assessoria

Upload: diario-do-sudoeste

Post on 21-Jul-2016

255 views

Category:

Documents


24 download

DESCRIPTION

Edição 6359

TRANSCRIPT

Page 1: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

PATO BRANCO | SEGUNDA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2015 | ANO XXIX | NÚMERO 6359 | EDIÇÃO REGIONAL | R$ 2,00 | DIARIODOSUDOESTE.COM.BR

Pág. 5

CIDADE

REGIONAL

ESPORTE

SEGURANÇA

PARANÁ

Exposição .Ruivice será promovida pelo Sesi até o fi nal do mês de maio. Ao todo são 27 fotografi as, que retratam pessoas de Pato Branco e região. Pág. 3

Com o resultado, a equipe de Pato Branco busca a classifi cação contra o Paranavaí, no próximo domingo (26) Pág. 9

Fotógrafa de PB expõe fotos de pessoas ruivas

Empate no “clássico das penas”

Melhorias estão sendo feitas nos bairros Jardim Brasília, Santa Terezinha, Vista Alegre e Bela Vista. Além dos asfaltos, algumas ruas receberão drenagem, pintura e sinalização. Pág. 5

Rapaz é morto a tiros em Pato Branco

Estado registra númerorecorde de transplantesde órgãos

Autor do crime foi preso em Quilombo (SC) na manhã de sábado, após trabalho da Polícia pato-branquense em parceria com a Militar e Civil de Santa Catarina. Pág. 15

Os 116 procedimentos realizados somente no primeiro trimestre deste ano é o maior já registrado pelo Estado, desde a criação da Central Estadual de Transplantes em 1995. Pág. 7

Manifesto pede fi m da violência contra a mulher em Coronel Vivida

Bairros ganham novos asfaltos em Clevelândia

Gerson Thimóteo / Rede Massa

Assessoria

Page 2: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A2 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 Política

Folha PressBahIa

No momento em que o PSDB articula um pedido de impeachment do governo de Dilma Rousseff, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a medida de-pende de fatos objetivos e que seria “precipi-tação” abrir um processo neste momento.

“Como um partido pode pedir impea-chment antes de ter um fato concreto? Não pode!”, reagiu FHC, que participou de um se-minário ao lado de outros ex-presidentes lati-no-americanos, no Fórum de Comandatuba, no Sul da Bahia.

Sem citar especificamente o PSDB, o tu-cano afirmou que “não faz sentido” que os

partidos antecipem esse movimento enquan-to não houver decisões de tribunais ou pro-vas concretas de irregularidades cometidas pela presidente.

“Impeachment não pode ser tese. Ou houve razão objetiva ou não houve razão ob-jetiva. Quem diz se é objetiva ou não é a Jus-tiça, a polícia, o tribunal de contas. Os parti-dos não podem se antecipar a tudo isso, não faz sentido”, declarou. “Você não pode fazê-lo fora das regras da democracia, tem que espe-rar essas regras serem cumpridas. Qualquer outra coisa é precipitação.”

O PSDB, presidido pelo senador Aécio Ne-ves (MG), encomendou pareceres de juristas so-bre a viabilidade de um pedido de impeachment de Dilma Rousseff. Uma das possíveis motiva-

Agência BrasilBRaSílIa

A defesa de João Vaccari Neto proto-colou, na noite de sexta-feira (17), por vol-ta das 22h, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), um pedido de habeas cor-pus para o tesoureiro afastado do PT. Segun-do os advogados, o pedido de habeas corpus para Vaccari se justifica porque ele “está so-frendo constrangimento ilegal” emanado da ordem de prisão. A prisão foi decretada pelo Juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Criminal Fede-ral de Curitiba.

O documento sustenta que a prisão foi realizada com base em informações obtidas apenas por declarações feitas em declação premiada, sem qualquer outra prova, e diz que “a declaração por si só não tem força probatória”. De acordo com os advogados de Vaccari, é necessário comprovar a ver-são do delator “para que se possa produzir efeito jurídico penal contra alguém”. “Pois é exatamente isto que está acontecendo neste caso, em que palavra de delator, sem qual-quer outra prova, se admite como verdade absoluta, a ensejar a prisão de alguém”, des-

ções seria a irregularidade de manobras fiscais feitas pelo governo em 2014 para fechar as contas do ano - as chamadas “pedaladas” fiscais.

O ex-presidente reagiu ainda a afirma-ções do ministro Luís Inácio Adams (Advo-cacia-Geral) de que essas manobras fiscais também aconteceram no governo tucano, em 2001 e 2002.

“Eu não sei essa mecânica do dia a dia, mas duvido que tenha havido alguma coisa desta magnitude. Certamente não. E, se foi feito, foi errado. Um erro não justifica o ou-tro”, disse FHC.

ProtestosFernando Henrique Cardoso também

recomendou cautela ao PSDB na interlocu-ção com movimentos de rua que fizeram pro-testos pela queda de Dilma nos últimos me-ses.

“É preciso respeitar a natureza desses movimentos. Se esses movimentos acharem que um partido qualquer vai querer captu-rá-los, eles vão embora. Não é um processo manipulável por partidos”, afirmou o ex-pre-sidente tucano, acrescentando que a partici-pação de líderes do PSDB nas manifestações de rua “é livre”.

Maioridade penalO ex-presidente também se posicio-

nou de maneira oposta aos parlamentares do PSDB sobre a proposta de redução da maioridade penal. FHC disse que a medi-da em discussão no Congresso é “arrisca-da”, apesar de os quatro deputados tuca-nos presentes na votação da Comissão de Constituição e Justiça terem sido favorá-veis à proposta.

“Eu acho a redução arriscada. Se você re-duz para 16 anos, aí o bandido vai pegar uma criança de 15 anos para dizer que não é cul-pado”, afirmou.

O ex-presidente defendeu que o país adote uma pauta “de avanços, de progresso” e definiu a distribuição de renda e a igualda-de de sexos como cláusulas pétreas. “Eu não creio que a sociedade brasileira seja conser-vadora. Eu não sou. Acho que temos que ter coerência na vida.”

FinanciamentoO tucano ironizou a decisão da direção

nacional do PT de vetar doações de empre-sas a seus diretórios, na esteira da prisão do ex-tesoureiro João Vaccari Neto, acusado de corrupção.

“Depois da porta arrombada eles querem fechar a porta? É uma proposta que está fora de momento. Tem que explicar primeiro se houve abuso de recursos públicos. Isso é uma jogada política.”

FHC diz que movimento por impeachment é precipitado

Defesa de Vaccari entra com pedido de habeas corpus no TRF4

Defesa de Vaccari argumenta que prisão não pode ser fundamentada em delação premiada

Arquivo/Agência Brasilseus familiares”. O documento é finalizado com o pedido de liberdade de Vaccari.

Quanto à alegação do juiz federal Ser-gio Moro de que Vaccari deveria permane-cer preso preventivamente, por causa de seu poder de influência e pela possibilidade de atrapalhar as investigações, o texto da defesa diz que “a elucubração de que o paciente, por ocupar posição de destaque em partido polí-tico, deverá interferir nas investigações ou na instrução processual, é julgar cautelarmen-te por hipótese, o que o STF [Supremo Tri-bunal Federal] tem rechaçado reiteradamen-te em tantas e tantas decisões”.

O tesoureito afastado do PT foi preso na quarta-feira (15), pela Polícia Federal (PF), em São Paulo, e levado para Curitiba. A pri-são ocorreu durante a décima segunda etapa da Operação Lava Jato. Vaccari foi detido em casa.

Ele é acusado de corrupção passiva e la-vagem de dinheiro, com base em depoimen-tos de delatores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Segundo os delatores, Vac-cari intermediou doações de propina em contratos com fornecedores da Petrobras e o dinheiro foi usado para financiar campa-nhas políticas.

taca a peça da defesa.O texto alega que a decisão para que o

tesoureiro afastado do PT fosse preso “está também lastreada em meras suspeitas sobre movimentação financeira e fiscal, sem que o

Estado, previamente, perquirisse a investigar tais suspeitos, nem ao menos, para dar opor-tunidade ao paciente de se explicar, de escla-recer e comprovar a absoluta licitude de seu movimento bancário e fiscal, bem como de

Page 3: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A3DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 |Cidade

AssessoriaPato Branco

 A Prefeitura de Pato Branco re-

cebeu dois mil cobertores da Cam-panha do Agasalho - Espalhe Calor, promovida pelo Provopar Estadu-al, juntamente com o Governo do Estado, Banco do Brasil e empresas parceiras. A entrega, feita na sexta--feira (17), foi destinada a mil famí-lias pato-branquenses e ocorreu no bairro Morumbi, com a presença da presidente do Provopar Estadu-al, Carlise Kwiatkowski, do prefeito Augustinho Zucchi, vereadores, li-deranças comunitárias e autorida-des políticas da região.

Conforme o prefeito Augusti-nho Zucchi, o gesto solidário do Go-verno do Estado se soma ao traba-lho de assistência e desenvolvimento social realizado pelo Município. “O Governo do Paraná demonstra, mais uma vez, o compromisso assumido com Pato Branco, na realização de

Paloma [email protected]

Até o dia 22 de maio ocorre no Teatro Sesi de Pato Branco a exposi-ção.Ruivice, pela fotógrafa Elisa Ro-hweder. Ao todo são 27 fotografias que retratam pessoas ruivas de Pato Branco e região.

“Recebi o convite do Sesi no início de fevereiro, me motivando a ter uma ideia de explorar algo que eu não havia trabalhado ainda. En-tão lembrei de ter visto um livro de Gustavo Lacerda, com fotografias exclusivamente de albinos. Como albinos é algo muito mais raro em nossa região, resolvi fazer sobre rui-vos”, descreveu Elisa, que é natu-ral de Abelardo Luz, mas mora em Pato Branco desde 1995.

A jovem de 25 anos é fotógrafa há dois. Ela conta que o projeto le-vou aproximadamente dois meses para ser feito, entre o contato com as pessoas, os ensaios, até a finali-zação do trabalho. “Neste projeto foram fotografadas 17 pessoas, de várias faixas etárias, tanto de Coro-nel Vivida, quanto de São Louren-ço do Oeste, Pato Branco, Curiti-ba, enfim todas com ligação a Pato Branco”, revelou.

VoluntáriosSegundo Elisa, a maioria dessas

pessoas fotografadas ela não conhe-cia. “A primeira pessoa com quem conversei foi a minha prima e, atra-

Prefeitura de Pato Branco e Provopar atendem mil famílias com cobertores

Entrega dos cobertores foi no bairro Morumbi, com a presença do prefeito Augustinho Zucchi e da presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, entre outras autoridades locais

Banco do Brasil e dos demais par-ceiros, estamos chegando antes das baixas temperaturas. As famílias de Pato Branco merecem esse carinho. Por isso, continuaremos trabalhan-do junto com o prefeito Zucchi, para desenvolver essas ações”, enfa-tizou Carlise.

Em Pato Branco, a campanha conta com apoio da União de Bair-ros, através do trabalho voluntário dos presidentes, enaltecido pela se-cretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Sil-va. “Esses cobertores vêm para com-plementar a nossa campanha do agasalho e manter as famílias pato--branquenses mais aquecidas. Es-tamos felizes por recebermos esse comprometimento por parte do Provopar e do Governo do Estado”, completou Anne.

 Para quem precisa

Mãe de quatro filhos, Janete Vieira de Mello, 30 anos, moradora

do bairro Morumbi, contou que os cobertores chegaram em boa hora. “Vai ajudar, porque a família é gran-de. Os cobertores irão para as crian-ças”, disse.

Tereza Rogério de Lima, 49 anos, moradora do bairro Alvorada, revelou que se não fosse a ajuda, di-ficilmente conseguiria comprar co-bertores para dar ao filho e ao neto. “É um dinheirinho que posso eco-nomizar, porque tenho o aluguel, água e luz pra pagar com um salário mínimo. Esse projeto é muito bom, quem recebe tem que cuidar, porque pra comprar não é fácil”, reforçou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro São João, Val-mor Domingo, ressalta a importân-cia das doações às famílias carentes. “Têm muitas famílias que necessi-tam mesmo, porque o inverno está aí e elas passam por um pouco de dificuldade. Agradecemos com o maior prazer, porque isso incentiva as famílias”, enfatizou.

projetos sociais, como também nas demais áreas. Esse apoio reforça as nossas ações, para continuarmos cuidando das famílias que mais pre-cisam”, salientou.

A presidente do Provopar Esta-dual destacou o planejamento desen-volvido, que garante que as ações che-

guem aos municípios paranaenses antes do início do inverno, visando atender famílias em vulnerabilidade social. Segundo ela, em quatro anos, a Campanha Espalhe Calor entregou mais de 550 mil cobertores.

“Graças ao compromisso do Governo do Estado, do apoio do

Exposição. Ruivice em Pato BrancoAs fotografias estão expostas no Sesi de Pato Branco até final de maio

A jovem de 25 anos é fotógrafa há dois

do Sesi, Maurício Mezzomo, expli-ca que o convite para que Elisa fi-zesse essa exposição surgiu após a fotógrafa conquistar o primeiro lu-gar em um concurso de fotogra-fia no ano passado, promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

“Nós a convidamos e ela acei-tou, perguntando se havia algum tema e eu deixei livre, justamente pela confiança em seu trabalho. E ela fez então um projeto totalmente específico para essa exposição. São fotografias maravilhosas e um tra-balho único na região”, afirmou.

As visitas podem ser feitas gra-tuitamente no Teatro Sesi, localiza-do na rua Xingu, 833. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Nas quartas, sextas e sábados, o público pode visitar a exposição também a partir das 18h30, antes das sessões de cinema.

vés dela, foram surgindo outros contatos via Facebook. Eu os abor-dava, de maneira bem delicada, ex-plicando sobre o projeto, qual era o intuito e se topariam fazer os en-saios. Todos foram bastante recepti-vos, tanto que um indicava o outro”, descreveu a fotógrafa.

Ela acrescentou que todas as pessoas fotografadas foram volun-tárias e nenhuma é modelo pro-fissional. A fotógrafa falou que em cada ensaio foram tiradas aproxi-madamente 150 fotos, sendo que cada um dos modelos foram pre-senteados com os seus retratos.

Quanto aos ambientes em que ocorreram os ensaios, Elisa conta que não houve muita preocupa-ção. “As fotos foram feitas em pra-ças, parques, rios, enfim, lugares em que tinha pouca movimenta-ção e não houvesse carros, casas, poluições visuais, sendo o mais natural possível. O foco mesmo era o retrato e o fundo era uma consequência do lugar em que es-távamos”, disse.

AgradecimentoA profissional agradece ao Sesi

pelo convite da exposição e aos vo-luntários que abraçaram o proje-to. “Gostaria de agradecê-los de coração, por terem topado. Por-que quando lançamos um projeto não sabemos o seu desfecho. Isso foi muito especial, porque marcou a minha vida como profissional e como pessoa. Eles foram a peça fundamental, afinal não teria retra-to algum se não fossem eles. Então é um obrigado bem de coração mes-mo, porque foi bem bacana”.

ExposiçãoO analista técnico em Cultura Esta é uma das 27 fotos da exposição

Elisa Rohweder

Page 4: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A4 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 Cidade

Contato [email protected] Branco Pr CEP 85 505 183 edição 565 - 20/04/15

Comissão de Editoração da ALAP Apoio DIÁrIO DO SUDOESTE .

Visite nosso SITE www.alap.org.br

ALAP

No dia 17 de abril de 2015, no Teatro Naura Ri-gon, dentro do Projeto Li-vro Ação, projeto da Acade-mia de Letras e Artes de Pato Branco em parceria com o Departamento de Cultura, coordenação de Eliane So-macal Gauze, foi lançado o livro de poesias Laços de Amor, de Elizabeth Maria Chemin Bodanese.

No lançamento,

Elizabeth assim se expres-sou: “Laços de Amor, não são apenas elos, são laços com a família, com a pátria, com poetas, com escrito-res, com a língua portugue-sa.Descreve meus sonhos, sentimentos, a forma como particularmente vejo o mundo.Cada palavra, cada combinação é fruto de uma emoção e de um sentimen-to que vivi”.

A Academia de Letras e Artes de Pato Branco, orgu-lha-se de seus acadêmicos. Nessa semana do Livro Ação

os confrades participaram ativamente em diversas ocasi-ões. Oficinas, apresentação de Livros, presenças, Quadros

da ALAP e, a idealizadora a Confreira Eliane. A todos o muito obrigado, e em especial o,

Lançamento do livro Laços de Amor

Redaçã[email protected]

Dando sequência às reuni-ões, que a administração mu-nicipal de Pato Branco vem re-alizando com o Sindicato dos Funcionários Públicos Munici-pais de Pato Branco, Associação dos Professores e a mesa executi-va da Câmara de Vereadores; foi realizado mais um encontro no dia 10 deste mês e novos avanços foram conquistados pela classe.

Conforme o prefeito Augus-tinho Zucchi, durante o encontro ocorrido em março, ficou estabe-lecido que no dia 30 de março, a prefeitura pagaria a data base, com reajuste salarial de 7,68%, para to-dos os funcionários. No entanto, em relação aos professores, houve um pedido para que o município fizesse um esforço para chegar até os 13,1%.

Desta forma, além do paga-mento dos 7,68% agora faltam mais 5,3%, para se chegar até os 13,1%, que a categoria solicita.

Durante a reunião deste mês, então foi feito um acordo de que a prefeitura vai repassar aos professo-res, 3% nesse mês e os outros 2% na data do dia 10 de maio.

“É algo merecido para eles, mas veja bem. Há uma crise nacional, dificuldades imensas, mas estamos fazendo o possível para que tenha-mos uma condição boa, para que os nossos professores possam ter essa possibilidade. Então, buscamos economizar o possível para fazer isso, mesmo que não fosse obriga-ção do município fazer esse repas-se. Porque nós já estávamos cum-prindo com o piso nacional. Nós estamos fazendo, porque eu acho que é importante para os professo-res, para o município e para a edu-cação”, relatou Zucchi.

Ele também informou que além da questão salarial, o quadro funcional dos professores será dis-cutido nos próximos dias. Sendo que no dia 10 de maio, haverá uma nova reunião para discutir essa, en-tre outras questões.

O presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Pato Branco, Nélcio Renato Al-ves Ferreira, disse que a catego-ria conseguiu uma boa negociação com a prefeitura e que isso tem sido possível, porque o prefeito está aberto para conversar.

“Temos uma boa negociação com o prefeito. Todo o dia 10 nos encontramos no gabinete e discuti-mos as questões que temos via sin-dicato e via associação dos profes-sores. Temos conseguido discutir claramente. Não há impedimen-to nenhum, ele nos ouve, analisa e depois discutimos novamente. Ele é bem acessível”, destacou.

AssessoriaPaTO BRancO

 O novo sistema de abertura,

alteração e baixa de empresas no Paraná que passará a ser exclusiva-mente pela internet, a partir de 30 de abril, foi tema de palestras para empresários e contadores em Pato Branco, na Regional do Sebrae/PR nesta semana. Os eventos promo-vidos pela Junta Comercial do Pa-raná (Jucepar) e Sebrae/PR servi-ram para informar e tirar eventuais dúvidas sobre o Programa Empre-sa Fácil, que faz parte da implan-tação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Le-galização de Empresas e Negócios (Redesim) no Estado.

O consultor Luiz Marcelo Padi-lha, coordenador estadual de Políti-cas Públicas do Sebrae/PR, explica que o novo sistema trará mais agi-lidade, pois o empresário não fica-rá mais correndo de porta em por-ta, podendo fazer todo o processo de forma online. O portal www.em-

Prefeitura de Pato Branco negocia salário com professores

Sistema de abertura online de empresas é debatido por empresários e contabilistas

Programa Empresa Fácil que integra a Redesim, foi tema de palestras em Pato Branco

Palestras realizada em Pato Branco foi destinada para empresários e contadores da regional do Sebrae/PR

preendedor precisa enviar toda a documentação necessária uma úni-ca vez. No Paraná, segundo Padi-lha, 80 municípios já aderiram ao sistema. Destes, 27 estão integra-dos, sendo dois na região sudoeste, em Capanema e Chopinzinho.

Agilidade e desburocratização

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), Mauro Kalinke, a plataforma repre-senta os primeiros passos concretos de um trabalho de anos em favor da desburocratização.

“O sistema vai agilizar e muito a parte de processos para os empre-sários e também para as empresas de contabilidade, pois diminuirá o trânsito de documentos. Quando o sistema estiver integrado na sua to-talidade, você poderá inserir todos os dados numa única plataforma, acabando com o retrabalho. Assim, o profissional da área contábil terá tempo para prestar uma assessoria, o que poderá melhorar, inclusive, a atuação do empresário no seu ne-gócio”, analisa.

Há 30 anos na área contábil em Pato Branco, o empresário Sér-gio Bebber, acredita que o Empresa Fácil Paraná, quando integrado na sua totalidade, facilitará o trabalho

dos contabilistas. “Há muito se fala em desburocratização. Agora, esta-mos começando um processo que vai fazer  a simplificação do traba-lho pelo meio digital, com agilida-de e rapidez, o que é fundamental para o mundo atual, competitivo e que exige celeridade nos processos e serviços”, pondera.

A empresária Daiani Eliza Ba-rônio participou com a família da palestra sobre a Redesim, aprovou a nova plataforma. Apenas lamentou que não tenha chegado antes, pois acredita que se tivesse esse recur-so no começo do empreendimento, teria evitado problemas e gasto me-nos tempo.

“O sistema promete ser ágil e traz uma parte importante que é o acesso a informações, bem como o acompanhamento do trâmite dos documentos, de forma online. Estava na hora dos empresários terem essa facilidade para melho-rar e ganhar tempo com menos burocracia.”

Apoiaram a Jucepar e o Se-brae/PR na realização dos even-tos em Pato Branco, a Federação das Indústrias do Estado do Para-ná (Fiep), o  Sescap-PR, o Conse-lho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), a Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), a Federação do Comércio do Para-ná (Fecomércio) e a Federação das Associações Comerciais e Empre-sariais do Paraná (Faciap). 

presafacil.pr.gov.br também dispo-nibiliza um acervo de informações pertinentes, principalmente para quem vai abrir uma empresa.

“Para o empreendedor, vai me-lhorar significativamente na agili-dade, informação e segurança. Para

o poder público, é uma forma de otimizar recursos, automatizar e melhorar processos. Empreendi-mentos de baixo risco, como um escritório de contabilidade peque-no ou uma loja de confecção, por exemplo, poderão ser abertos com rapidez, sem necessidade de visto-ria prévia dos bombeiros e da vigi-lância sanitária”, detalha Padilha. 

A nova plataforma integra os principais órgãos envolvidos em processos de abertura e baixa de empresas, como prefeituras, Juce-par, Corpo de Bombeiros, Vigilân-cia Sanitária, Secretaria Estadual de Fazenda e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Dessa forma, o em-

Page 5: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A5DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 |Regional

Paloma [email protected]

Tendo em vista os vá-rios casos de violência con-tra a mulher que ocorreram nos últimos tempos em Co-ronel Vivida — em especial o registrado na terça-feira (14), quando um homem atacou mãe e filha a golpes de facão — foi realizado um manifes-to na tarde de sexta-feira (17) no município.

A ação foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Coro-nel Vivida (CMDM), em par-ceria com o departamento de Saúde. A passeata pacífica teve início em um posto de combustível do município, seguindo até a praça Getúlio Vargas, na qual foram feitas alguns pronunciamentos so-bre o assunto.

Em seguida, a comuni-dade prosseguiu a caminha-da até o Fórum da Comar-ca de Coronel Vivida, onde penduraram os cartazes que utilizaram no manifesto.

Segundo a diretora do departamento de Saúde, Li-

Dayanne do [email protected]

Os bairros Jardim Bra-sília, Santa Terezinha, Vista Alegre e Bela Vista, no mu-nicípio de Clevelândia, em breve estarão de cara nova. A prefeitura está com quatro projetos em execução, para a realização de pavimentação asfaltica, em várias ruas des-ses bairros.

No Jardim Brasília, por exemplo, que inclui a colo-cação de asfalto novo e reca-peamento asfaltico, quando o trabalho for concluído, daqui mais ou menos uns 90 dias, já estará inclusa a pintura das ruas e a sinalização.

O engenheiro civil, do departamento de Obras, An-dré Doarte, informou que a área total que receberá as-falto é de aproximadamen-te 15,126 m². Entre as ruas que estão recebendo as me-lhorias, destacam-se a rua Roraima, Pernambuco, Ron-dônia, Amapá, Alagoas e Fernando de Noronha. Para está obra, estão sendo inves-tidos cerca de R$ 540 mil.

Neste bairro está loca-lizada a Escola Municipal Dalva Ana Bortolini. Por isso, além dos moradores, os pais que costumam levar

os filhos para escola, serão beneficiados.

A diretora da escola, Su-zana Zanin Vailatti disse que o asfalto novo é necessá-rio, porque a rua tinha mui-tos buracos e já estava difícil para andar com os carros. A população já registrava mui-tas reclamações. “Agora, tan-to os pais, como os morado-res do bairro estão felizes e nós aqui da escola também, porque a gente precisa vir de carro lá do centro. Então o novo asfalto vai melhorar bastante”, comentou.

Bairro Vista AlegreOutro bairro que terá as-

falto é o Vista Alegre. Lá se-rão asfaltadas mais de dez ruas. Entre elas: a Rua Liber-dade, Guarany e Major Sen-sação Carneiro. Essas, além do asfalto, receberão tam-bém os passeios. O projeto ainda inclui as ruas 28 de Ju-nho, Ondina Rocha Loures, Dr. Piragibi de Araújo, Tra-vessa Norte-Sul, Alaor Silvei-ra, 20 de Novembro, Pedro Pacheco Sobrinho, Raphael Pocai e João L. Oguari.

A moradora Lore-ni Paim de Farias, mora na rua Alaor Silveira. Ela dis-se que há tempos eles espe-ram pelo asfalto em frente

Comunidade pede fim da violência contra a mulher em manifestode violência doméstica. En-tão não podemos aceitar que isso aconteça, pois somos um município pequeno, bom de se viver, por isso as manifes-tações para que esses dados se modifiquem e se alterem”, destacou.

SuporteSegundo a presiden-

te do CMDM, Ronisa Bisco-li, quando são registrados os casos de violência à mulher, o conselho dá total apoio às agredidas. “Nos registros, ge-ralmente o conselho tem li-berdade para ir até essas mu-lheres. Normalmente elas que nos procuram pedindo ajuda financeira, psicológica, jurídica, enfim, e todo esse apoio que é dado inclusive também pela administração municipal”, descreveu.

Ela também destacou a importância do manifesto. “Com certeza é um meio da população pedir aos meios da justiça e de nós do Con-selho da Mulher uma posi-ção do que está acontecen-do, do que está sendo feito. E nós não temos conheci-

mento do que está sendo feito para dar essa respos-ta para a comunidade. E eu acho que a população mere-ce”, acrescentou.

PrisãoAinda, no final da tar-

de de sexta-feira (17), os po-liciais civis da delegacia de Coronel Vivida cumpriram mandado de prisão contra Mauro Cesco, acusado de

agredir a golpes de facão — na terça-feira (14) — as duas mulheres.

Segundo informações dos sites de notícia de Coro-nel Vivida, Mauro teria ido à Pato Branco e se entregado espontaneamente. Ele está preso na 5ª subdivisão poli-cial de Pato Branco. As mu-lheres, que foram feridas, continuam internadas e estão se recuperando das lesões.

liane Fontanive, a iniciati-va se deu para demonstrar a insatisfação da sociedade em relação aos acontecimentos em Coronel Vivida.

“É uma forma de mos-trarmos a nossa indignação perante a essas situações de violência que tivemos nas últimas semanas. Porque hoje temos índices altíssi-mos de mulheres e crianças expostas à violência, sendo que quando é identificado o agressor a justiça tem que ser feita o mais breve possí-vel para evitar novas mor-

tes”, desabafou.

DadosNa oportunidade, a ve-

readora e enfermeira do de-partamento de Saúde, Lisete Engelmann, explanou a co-munidade alguns dados refe-rentes aos casos de violência.

“Segundo o setor de Epi-demiologia, em 2013 foram registrados em nosso mu-nicípio 85 casos de violên-cia doméstica. Já em 2014 fo-ram 112 casos. E, desde 2012, ao todo foram seis óbitos de mulheres que foram vítimas

Manifestantes se deslocando até o Fórum da Comarca de Coronel Vivida

Quatro bairros ganham asfalto em Clevelândia

de casa, pois como a rua ain-da é de chão batido, quando chove fica complicado sair de casa. “Com o asfalto não va-mos mais ter que sujar o cal-çado para ir trabalhar. Ano passado, por exemplo, quan-do eu trabalhava na Apae, eu chegava lá e tinha que levar outro calçado de tanto barro que tinha que passar até che-

gar na rua ali de cima, que tem asfalto. Os outros mo-radores enfrentam a mesma situação. Quando precisa le-var alguém para o hospital, porque está doente, tem que sair pelo meio do barro. En-tão acho que a vinda do as-falto vai ser bom”.

As equipes estão por en-quanto trabalhando na ter-

raplanagem das ruas e na construção dos bueiros. Mas logo será iniciado o serviço de pavimentação, com a co-locação dos passeios, pin-tura e sinalização. Ao todo, serão investidos nesta obra, em torno de R$ 890 mil. Serão aproximadamente 12.681 m² que devem rece-ber asfalto novo.

Bairros Bela Vista e Santa Terezinha

No bairro Bela Vista, a co-locação dos asfaltos será nas ruas Arnaldo Jacobsen, Olim-pio Branco de Miranda e Cli-mério dos Santos. Lá, além da pavimentação asfaltica, serão executados serviços de drena-gem, colocação dos passeios e a sinalização. A obra custa-rá em torno de R$ 259 mil e serão construídos asfaltos em mais de 3.400 m² de rua.

No bairro Santa Terezi-nha serão asfaltadas as ruas José Cândido Maia, Jecir Brandalise e Santa Terezinha. Serão cerca de 8.800 m² e in-vestimentos em torno de R$ 305 mil. Nesse bairro, as obras ainda não iniciaram, porque dependem das equipes que estão trabalhando ainda nos outros bairros. Contudo, de acordo com a assessoria da prefeitura, até o final do ano todos esses projetos, entre ou-tros que estão planejados, de-verão ser concluídos.

Os valores investidos nas obras de asfaltos, dos quatro bairros são de recursos ad-quiridos no Ministério das Cidades juntamente com o governo federal. Todos tam-bém contam com a contra-partida do município.

Essa é a rua Alaor Silveir, no bairro Vista Alegre, onde mora a dona Loreni. Logo, ela não precisará mais enfrentar o barro para sair de casa

Esse é o estado em que se encontrava a rua Rondônia, no bairro Jardim Brasília

Page 6: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A6 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 Brasil/Mundo

Agência BrasilBRaSílIa

Demarcação das terras indígenas e reconhecimento dos brasileiros sobre a impor-tância dos índios para o país, ainda continuam sendo os de-safios principais do Dia do Ín-dio, comemorado ontem (19). Representantes dos povos in-dígenas que costumam viajar a Brasília para mobilizações e protestos ressaltam a impor-tância que a data tem para a conscientização da sociedade, mas alertam que o tema não deve ficar restrito à celebração do dia 19.

O cacique Piracuman, da etnia Yawalapiti, mora no Parque Indígena do Xingu, no norte de Mato Grosso, e costuma representar os po-vos do Alto Xingu nos even-tos que ocorrem no Brasil e no exterior. Ele afirma que embora o branco comemore a data no dia 19 de abril, para o índio as comemorações ocorrem diariamente, a cada trabalho de plantio, pesca-ria ou outra atividade, como construção de uma oca (ha-bitação indígena brasileira).

Apesar de classificar a comemoração como im-portante para afastar espíri-tos ruins e doenças, o irmão do cacique Aritana, o líder mais importante dos povos do Xingu, explica por que mais de mil pessoas, repre-sentando 200 etnias, vieram

Cerca de 700 imigrantes estão desaparecidos no Mar Mediterrâneo, desde sábado (18), depois que o barco em que viajavam com destino à Itália teria naufragado a 60 milhas da costa da Líbia, in-formaram meios de comuni-cação locais.

As mesmas fontes, ci-tadas pelas agências EFE e AFP, acrescentam que 28 pessoas foram salvas. O bar-co transportava mais 700 pessoas. Pelo menos 24 cor-pos já foram resgatados pelos serviços da Guarda Costeira e a Marinha em colaboração com a Armada de Malta.

O naufrágio teria ocor-rido à noite, segundo o tes-temunho de um dos 28 imi-grantes salvos. O relato foi

A organização não go-vernamental (ONG) Save the Children pediu nes-te domingo (19), uma reu-nião de emergência entre todos os líderes da União Europeia (UE), em bus-ca de um acordo imediato que acabe com os naufrá-gios no Mediterrâneo.

Em comunicado, a or-ganização pediu que os pre-sidentes dos vários países da União Europeia se reú-nam dentro de um prazo máximo de 48 horas para analisar a situação. O do-cumento lembra que a or-ganização já tinha alertado sobre o aumento da tra-vessia de imigrantes devi-do à instabilidade na Líbia, destacando os riscos a que

as crianças são submetidas quando sujeitas a viagens marítimas, sem condições de segurança.

“O que está ocorren-do no Mediterrâneo não é um acidente, é o resultado direto das nossas políticas. Quantas crianças inocentes, assim como as famílias, vão ter de morrer para que os nossos líderes atuem?”, per-gunta a Save the Children.

A União Europeia anunciou que vai promo-ver reunião de urgência com os ministros do Inte-rior e dos Negócios Estran-geiros por causa do nau-frágio da embarcação que transportava 700 imigran-tes, a 60 milhas da costa da Líbia. (Agência Brasil)

ONG pede a países da UE reunião de emergência sobre imigração

Setecentos imigrantes desaparecem em naufrágio no Mediterrâneo

28 pessoas foram salvas, mas barco transportava mais 700

Brazilianpress

confirmado pela porta-voz do Alto Comissariado da Or-ganização das Nações Uni-das para Refugiados na Eu-ropa do Sul, Carlotta Sami.

O imigrante contou que a Guarda Costeira recebeu uma chamada de socorro duran-te a noite, avisando que uma embarcação se encontrava

em perigo. Diante da impos-sibilidade de chegar a tempo, pediu ajuda a um navio por-tuguês que navegava na área, que se desviou até o local.

Quando o navio se apro-ximou da embarcação, os imigrantes “posicionaram-se todos do mesmo lado, provo-cando o naufrágio”.

O navio com bandei-ra portuguesa iniciou en-tão os trabalhos de resgate, até a chegada de unidades da Guarda Costeira italiana, da Marinha Militar e da Ar-mada de Malta, já que o nau-frágio ocorreu nas águas que cercam essa ilha. (Agência Brasil com Agência Lusa)

Brasil precisa recuperar orgulho desua origem, dizem indígenas

Representantes dos povos indígenas ressaltam a importância que a data tem para a conscientização da sociedade e alertam que o tema não deve ficar restrito à celebração do dia 19

podem mudar para onde vai ser homologada, mas um dia ele vai querer voltar pra lá, onde tem parentes enterra-dos. A gente nunca esque-ce”, afirmou o cacique, que também pede que os profis-sionais a serem contratados para trabalhar na Fundação Nacional do Índio (Funai) te-nham experiência para lidar com os povos indígenas e li-gação com o meio ambiente.

LegitimidadeDaiara Tukano, empos-

sada recentemente como professora da rede pública do Distrito Federal, disse que os brasileiros precisam se orgu-lhar da sua origem indígena. Ela é formada em artes visu-ais pela Universidade de Bra-sília e foi admitida em con-curso público da Secretaria de Educação. De acordo com Daiara, há um problema his-tórico de legitimidade dos povos indígenas.

Segundo a indígena, os povos originários do Con-tinente Americano sofrem hoje uma espécie de “apaga-mento social”.

E acrescentou: “O indí-gena é reconhecido apenas quando mora na aldeia. [Só que] estamos em todos os es-paços, nas universidades, tra-balhando nas cidades e tam-bém no campo. É importante que o Brasil recupere o res-peito e o orgulho [pelo ín-dio]”, disse.

a Brasília na última  sema-na  . “Aquele pessoal que es-tava apontando flechas para a Casa [Palácio do Planal-to] lá era para [todo mun-do] entender que índio está preocupado, que Congresso não está olhando para índio. Aquela Casa só está olhando para progresso, só para des-matamento, plantação, cons-trução de hidrelétrica nos rios. E os índios, que estão há muito tempo aqui estão sen-do ameaçados”, diz.

Piracuman afirma que as mudanças do clima já es-tão afetando as próprias ter-ras indígenas, como a che-gada da chuva fora de época, a devastação de áreas próxi-mas a rios. Segundo ele, em 2014 um tornado atingiu a

região pela primeira vez, da-nificando casas e derruban-do árvores. “A demarcação é importante não só para nós, é para todos. Nós conhece-mos a floresta muito bem. Ela é para nós um filtro, tem oxigênio, muitas ervas medi-cinais. Hoje, os produtores não estão mais respeitando a nascente. O desmatamento chega até lá. Não deixa nem um pezinho de árvore ali. Quando seca, começa a faltar água. Gostaria de pedir para os produtores fazerem o re-florestamento no lugar que eles estragaram”, diz o caci-que, lembrando que há mui-ta soja no estado onde vive.

HomologaçãoÁlvaro Tukano mora em

Brasília e assumiu simbolica-mente neste domingo (19) a direção do Memorial dos Po-vos Indígenas. Pertencente aos povos Tukano, no inte-rior do Amazonas, ele acre-dita que a homologação de três terras indígenas anun-ciada pelo governo federal para esta segunda-feira (20), é um dever do Estado.

“As terras indígenas, ou de toda a Amazônia, é que produzem evaporação, que distribuem água por todo Brasil e a América do Sul. Por isso que o papel da [pre-sidenta] Dilma [Rousseff] é demarcar, homologar, com-bater a violência. É cumprir as leis internacionais, não construir as hidrelétricas. É essa a sabedoria que ela tem

que preservar”, defendeu.Duas terras indígenas

serão homologadas no esta-do do Amazonas: vão aten-der a reivindicações dos po-vos Kaixana e Mura. Os Arara e Juruna receberão a terra indígena Arara da Volta Grande do Xingu, localizada no município Senador José Porfírio (PA), homologa-ção que faz parte do licencia-mento para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Para Piracuman, o motivo é que parte dos ter-ritórios ocupados atualmen-te pelos índios será alagada com a ativação da usina.

“Nós, índios, não esque-cemos onde é nosso lugar tradicional. Os índios não vão esquecer aquilo ali. Eles

Page 7: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A7DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 |Paraná

AssessoriaCURITIba

O número de trans-plantes de órgãos feitos no primeiro trimestre de 2015 é o maior registrado desde a criação da Central Esta-dual de Transplantes, em 1995. Foram 116 procedi-mentos, mais que os 105 de 2013, até então o maior ín-dice obtido. Em compara-ção com o mesmo perío-do de 2011, o aumento foi de 137%. O maior destaque é para rim, com 79 trans-plantes realizados, seguido por 28 de fígado, 5 de cora-ção e 4 de pâncreas. 

De acordo com a di-retora do Sistema Estadu-al de Transplantes, Arle-ne Badoch, o aumento se deve à melhoria na cap-tação e transporte dos ór-gãos, às constantes capaci-tações dos profissionais de saúde e ao trabalho desen-volvido pelas Comissões de Procura de Órgãos e Teci-dos para Transplantes. “As equipes estão descentrali-

zadas e organizam a logísti-ca da procura de doadores na sua região de abran-gência”, afirma a diretora. As comissões atuam na bus-ca ativa de potenciais doa-dores, trabalhando sempre em parceria com as Comis-sões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Teci-dos para Transplante. 

De acordo com a dire-tora, as famílias estão mais seguras para autorizar a do-ação. “Os integrantes das comissões explicam que o transplante é um proces-so transparente, gerencia-do por órgão estadual, com critérios técnicos e subor-dinado ao Sistema Nacio-nal de Transplante”, desta-cou Arlene. 

Irene Coelho de Souza fez o transplante de coração em 21 de março deste ano. Ela entrou na fila de trans-plantes em 2014, por conta de uma insuficiência cardí-aca que se agravou. “É mui-to difícil quando você des-cobre que precisa de um transplante. Mas eu sabia

que era necessário e acre-ditei que ia dar certo. Hoje estou aqui, há 20 dias e me recuperando muito bem”, disse Irene.

Durante a operação, os médicos constaram que as válvulas cardíacas da pa-ciente ainda poderiam ser usadas para outro trans-plante. “Foi uma surpresa, fiquei muito feliz em conse-guir ajudar outras pessoas”.

Fale sobre isso As campanhas feitas

pela Central Estadual de Transplantes também aju-dam a ampliar os procedi-mentos. Em setembro de 2014, a Secretaria da Saúde lançou a campanha Fale So-bre Isso.

“Como a doação só ocorre com a autorização dos familiares mais próxi-mos, é essencial que a von-tade de se tornar doador de órgãos seja discutida em casa. Somente os pa-rentes poderão autorizar a doação quando ocorrer a morte. Por isso o lema

Com profissionais capacitados, Paraná tem número recorde de transplantes

da campanha é Doação de Órgãos – Fale sobre Isso”, explicou Arlene.

A mobilização envolve empresas e instituições par-ceiras de diversas regiões do Paraná. As ações vão desde

inserção da logo da campa-nha em rótulos de produtos comerciais de grande alcan-ce e visualização até a divul-gação em sites e palestras com os funcionários para ampliar a discussão. 

O aumento no núme-ro de doações mostra que o assunto tem sido mais discutido e que as pesso-as estão conscientes da im-portância de se tornarem doadores de órgãos.

Page 8: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A8 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 Social

Destaques

Davi Henrique - 4 meses.Foto: Bia Toledo / Cena Foto Vídeo

O advogado Flori Antonio Tasca e seu filho Pedro Demartini

Brighenti Tasca foram recebidos no CINDACTA II pelo Major Marcos Calderal e conheceram aeronaves

militares e o Centro de Controle de Tráfego Aéreo

Tamieli Avila Tuski esta aniversariando nesse dia 21/04 e recebe os parabéns da equipe do Diário

do Sudoeste, familiares e amigos.

Georgea Zander completou seu 1º Aninho e comemorou com seus pais Jessica e Caciano, seu irmão Alexandre, familiares e

amigos. Foto: Dryka Reck Fotografia.

Page 9: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A9DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 |

Paloma [email protected]

O Pato Branco Esporte Clube tentou um resultado positivo no estádio Anilado, na tar-de de ontem (19), mas o “clássico das penas” contra o Francisco Beltrão, não saiu do 0 a 0.

A equipe pato-branquense teve a sua pri-meira grande oportunidade aos 13 minutos, quando Rocha chutou no meio do gol e o go-leiro Fábio fez a defesa, espalmando a bola para fora. Além dessa chance, o time do Pato teve outras finalizações sem êxito no primei-ro tempo, o que fez com que a equipe estives-se superior à rival.

Já no segundo tempo, a equipe de Fran-cisco Beltrão cresceu no jogo, tendo várias oportunidades de gols, também sem sucesso. Dentre os destaques fica para um pênalti con-tra o Pato, em que a bola bateu na mão direi-ta do jogador Naza, por volta dos 26 minutos,

Empate no clássico entre Pato e BeltrãoCom o resultado, a equipe de Pato Branco busca a vitória contra o Paranavaí, no próximo domingo para se classificar

chucado e entrou Alex.

AvaliaçãoO confronto de ontem foi válido pela sé-

tima rodada da Divisão de Acesso (Segun-dona), sendo que a vitória do Pato garantia a classificação da equipe para a fase do mata--mata da competição. Já o Beltrão está rebai-xado para a Terceira Divisão.

O técnico Pedralli avalia que de fato, no segundo tempo, foi mais difícil para a equipe, “pois o time deles voltou mais posicionado no ataque”, pontuou.

Para o atacante Léo Furtado, a equi-pe pecou bastante na finalização. “Tivemos um pouco mais de chance no primeiro tem-po, porém faltou um pouco de tranquilidade para chegarmos e fazermos o gol. Mas a equi-pe está de parabéns pelo esforço”, admitiu.

Pedralli afirma que nesta semana os trei-nos serão intensificados para a finalização, pois a equipe agora precisa focar no jogo con-tra o Paranavaí, que será realizado no próxi-mo domingo (26).

“Vamos buscar a recuperação desses pon-tos que deixamos escapar em Beltrão, pois ain-da tempos chances de ir para a próxima fase. Para isso, precisamos vencer o Paranavaí, fora de casa, e ganhar do Batel, no dia 3 de maio, quando jogaremos em casa”, observou.

e não foi marcado pelo árbitro.

SubstituiçõesO Pato saiu jogando com Carlinhos,

Rans, Naza, Lucas Marcato, Bruno Vieira, Lucão, Rocha, Dan e Paulo César. Enquanto a equipe de Beltrão, entrou em campo com Fábio, Luan Bastos, Rodrigo, Amaral, Galvão, Vinícius, Zé Luiz, Geremi, Luan Carlos, Eli-velton e Marcelo.

A primeira substituição foi feita na

equipe do Pato Branco, no intervalo, quando o técnico Vilson Pedralli trocou Rans pelo Mateus. Aos 10 minutos do se-gundo tempo, mais duas substituições fo-ram feitas por Pedralli: Ramon entrou no lugar do Paulo César e Marcelo no lugar de Rocha.

Já a equipe de Beltrão fez apenas duas substituições durante o clássico: aos 28 mi-nutos, em que Jeferson entrou no lugar de Galvão; e aos 45, em que Geremi saiu ma-

Gerson Thimóteo / Rede Massa

Com o empate, a equipe do Pato busca a classificação no próximo jogo, que será realizado domingo (26) contra o Paranavaí

Page 10: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A10 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 Esporte

AssessoriaCURITIba

O Coritiba mostrou toda a força do Verdão dentro do Couto Pereira neste domingo (19). O time venceu o Lon-drina pelo placar de 3 a 0, ga-rantindo vaga na grande final do Campeonato Paranaense de 2015.

Com muita disposição, o Coxa tentou desde o primei-ro minuto correr atrás do re-sultado para buscar a vaga na final do paranaense.  A pri-meira chance de gol acon-teceu aos 11 minutos. João Paulo cobrou escanteio, Le-andro Almeida subiu mais

FolhapressSãO PaUlO

Após vencer fora de

casa o jogo de ida da se-mifinal do Campeonato Gaúcho contra o Juven-tude, por 1 a 0, o Grêmio entrou em campo no sá-bado (18) precisando de um empate para avançar à final.

Porém, o time coman-dado por Felipão se impôs dentro de casa e venceu a segunda partida por 2 a 1, se classificando para a final da competição.

A situação ficou mais fácil para o time de Porto Alegre logo aos 28 minu-tos de jogo. Giuliano dri-blou três jogadores e to-cou para Luan. O meia dominou e tocou na saí-da do goleiro para abrir o placar.

A reação do Juventu-de veio ainda no primeiro tempo. Aos 45 minutos, o atacante Douglas recebeu cruzamento na área e, de cabeça, empatou a partida.

Na volta do interva-lo, o Grêmio apostou no contra-ataque. Aos 30 mi-nutos, o zagueiro Pedro Geromel aproveitou a co-brança de escanteio para cabecear e dar números fi-nais a partida.

Redaçã[email protected]

Neste domingo (19), o Operário enfrentou a equi-pe de Foz do Iguaçu na se-mifinal do Campeonato Pa-ranaense. Com uma vitória de 2 a 0 — no estádio Ger-mano Kruger, em Ponta Grossa — o Operário con-quistou a vaga para a gran-de final contra o Coritiba.

Como no jogo de ida houve o empate, sendo que quem vencesse o jogo de ontem ficaria com a vaga. O placar abriu aos 19 mi-nutos do primeiro tem-

po, quando Pedrinho foi à ponta direita e cruzou ras-teiro para o zagueiro Sos-sa, que antecipou o goleiro do Foz e marcou o primei-ro para o time da casa.

O placar fechou so-mente no segundo tempo, aos 36 minutos, quando em um cruzamento pela es-querda, Douglas do Operá-rio mandou para as redes.

O primeiro jogo da fi-nal contra o Coritiba será no estádio Germano Kru-ger, no domingo (26), sen-do que o jogo de volta será no Couto Pereira no dia 3 de maio.

O Internacional venceu o Brasil de Pelotas por 3 a 1, neste domingo (19), no Bei-ra-Rio, e garantiu vaga na de-cisão do Campeonato Gaú-cho. No primeiro jogo da semifinal na semana passa-da, as duas equipes ficaram no empate em 1 a 1.

A equipe colorada vai enfrentar o arquirrival Grê-mio, que se classificou com a vitória sobre o Juventude por 2 a 1, no sábado (18).

Precisando da vitória, o Inter começou pressionando o Brasil em seu campo de de-fesa. Aos 10 minutos, Ander-son cruzou na área e Valdívia

cabeceou forte, obrigando o goleiro Eduardo Martine a fazer uma grande defesa. Na sequência, Valdívia cobrou falta de bico da grande área e Eduardo Martine espalmou para escanteio. Martine ain-da salvou o time do Brasil de Pelotas em uma finalização de Lisandro Lopes.

Nos primeiros 15 minu-tos de jogo, o Inter jogou in-teiro no campo do adversário que só se defendeu. Sem con-seguir sair jogando, o time de Pelotas só passava do meio do campo na base de chutões. A segunda etapa começou com o Inter pressionando,

quando Alex recebeu lança-mento perfeito de Valdívia e só teve o trabalho de tocar por cima na saída do goleiro Eduardo Martini, para abrir o placar.

Dois minutos depois, Valdívia, em tarde inspirada, recebeu na entrada da área e, com um drible de corpo, se livrou do zagueiro e chutou forte no canto esquerdo de Eduardo Martini. A bola ain-da bateu no pé da trave antes de balançar a rede. O terceiro gol do Inter veio aos 32, Ra-fael Moura, em seu primeiro toque na bola, escorou cruza-mento da direita marcando.

Grêmio vence Juventude e avança à final do Gaúcho

Operário vence Foz e é finalista do Paranaense

No embalo da torcida, Verdão passa pelo londrina e é finalista do estadual

Coxa garante vaga na final do Paranaensealto que todo mundo e a bola passou por cima do gol.

O jogo seguiu extrema-mente disputado e com di-versas chegadas fortes no setor de meio de campo. O Coxa terminou  a primei-ra etapa com cinco atle-tas amarelados, enquanto o Londrina recebeu apenas dois cartões.

Aos 21’, o Londrina teve sua única chance da primeira etapa. Rone Dias arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Vaná a fa-zer boa defesa em dois tem-pos, evitando o gol da equi-pe londrinense.

Nos minutos finais, o Coritiba tentou por duas oportunidades e quase con-seguiu abrir o marcador. Mas foi só na segunda etapa, aos

40 segundos de jogo, que Keirrison ganhou do zaguei-ro, na raça rolou para Negue-ba, o camisa 7 soltou a bom-ba e abriu o marcador.

A torcida coxa-bran-ca comemorava o primei-ro gol, quando João Paulo cobrou escanteio na área, a bola passou por toda exten-são da grande área e sobrou para Leandro Almeida, o za-gueiro soltou a bomba e fez mais um.

Aos 33 minutos, o Coxa chegou ao terceiro gol. Wallyson cobrou escanteio, Hélder desviou, a bola bateu no londrinense Alan Vieira e morreu nas redes do Londri-na. Explosão total de alegria no Couto Pereira e passapor-te carimbado para a grande final do estadual.

Com vitória do Inter, final do Gauchão será com grenal

Camisa 29 marca golaço na semifinal do Gauchão

Quando a torcida do In-ter já comemorava a classifi-cação para a final, o Brasil ba-teu falta para dentro da área e, aproveitando a desaten-ção da zaga colorada, Márcio Jonatan escorou de cabeça e

marcou para os visitantes. Animado com o gol aos 40 min do segundo tempo, o Brasil se lançou ao ataque nos minutos finais da parti-da, porém, sem perigo para o Internacional. (Folha Press)

Assessoria

Assessoria

Page 11: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A11DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 |Esporte

FolhapressSão Paulo

O Botafogo sofreu, mas é finalista do Campeona-to Carioca. O time alvinegro venceu o Fluminense no sá-bado (18) por 2 a 1, no Ma-racanã, e garantiu a vaga na disputa de pênaltis.

No jogo de ida, o Flu-minense venceu o Botafogo pelo mesmo placar. Assim, o primeiro finalista da compe-tição só foi conhecido após as penalidades.

No tempo regulamentar, o Botafogo levou a melhor e ficou perto da vaga ao abrir vantagem de 2 a 0 — Fernan-des fez o primeiro logo aos 5

minutos do primeiro tempo, e Bill ampliou aos 22.

Porém, o Fluminense conseguiu o gol que levou a decisão da vaga aos pênal-tis ainda no primeiro tempo. Aos 43 minutos, Jean marcou em cobrança de pênalti.

Na disputa final, Renan e Diego Cavalieri defende-ram dois pênaltis durante a série de cinco penalidades. Mas, nas cobranças alterna-das, o time alvinegro venceu por 9 a 8 — o goleiro trico-lor desperdiçou uma penali-dade — e assegurou o direito de brigar pelo título carioca. O arqueiro Renan fechou a série que colocou o Botafogo na decisão.

FolhapressSãO PaUlO

O Palmeiras está clas-sificado para a final do Campeonato Paulista após uma emocionante disputa de pênaltis contra o Corin-thians neste domingo (19), no Itaquerão.

O goleiro Fernando Prass defendeu as cobran-ças de Elias e Petros e o time alviverde superou a equipe alvinegra por 6 a 5 nas pe-nalidades, após empate de 2 a 2 no tempo regulamen-tar. O adversário do Palmei-ras será Santos, sendo que o confronto ocorrerá no pró-ximo final de semana.

Aos 13 minutos, Robi-nho cobrou escanteio e Da-nilo falhou na marcação de Victor Ramos, permitindo que o zagueiro palmeirense chutasse para o gol e abris-se o placar.

O gol de empate do Corinthians também veio através de bola parada, aos 33 minutos. Jadson lançou para a área em cobrança de falta e Danilo cabeceou para empatar a partida e com-pensar o erro no gol no Pal-

meiras. O atacante Men-doza virou aos 43 minutos com um belo chute forte de longa distância.

O Palmeiras foi bas-tante superior no segundo tempo, enquanto o Corin-thians recuava para garantir o resultado. Rafael Marques empatou novamente o jogo aos 29 minutos ao cabecear na segunda trave, após lan-çamento de Dudu.

PênaltisRobinho errou logo a

primeira cobrança de pênal-ti e o Corinthians manteve a liderança até Elias ter a bola para a classificação. Após a defesa de Prass contra o ca-misa sete, o Palmeiras pas-sou à frente e garantiu a vaga na final quando o goleiro de-fendeu o chute de Petros.

A equipe comanda-da por Tite agora se con-centra na Libertadores e pega na próxima quarta--feira (22) o São Paulo, no Morumbi. A partida é vá-lida pela última rodada do Grupo 2. O Corinthians já está garantido nas oitavas de final e o time tricolor ainda busca a classificação.

FolhapressSãO PaUlO

O Santos chegou à fi-nal do Campeonato Pau-lista pela sétima vez conse-cutiva. E em quatro dessas oportunidades o elimina-do na semifinal foi o São Paulo, derrotado por 2 a 1, neste domingo (19), na Vila Belmiro.

Geuvânio e Ricar-do Oliveira marcaram os gols da vitória santista. Quase no final da parti-da, Luis Fabiano diminuiu e chegou a dar esperança à

equipe do Morumbi.O adversário santista

nas finais será o Palmeiras, que eliminou o Corinthians na outra decisão das semis após disputa de pênaltis no Itaquerão.

Eliminado no Paulista, o São Paulo volta suas aten-ções para o confronto deci-sivo contra o Corinthians, no Morumbi, na quarta-fei-ra (22), pela Libertadores. Para não depender do re-sultado do jogo do San Lo-renzo, a equipe precisa ven-cer o rival para se classificar às oitavas de final.

FolhapressRIO DE JanEIRO

Com a ajuda de um erro do árbitro Rodrigo Nunes de Sá, o Vasco ven-ceu, com um gol de pênalti, o Flamengo, por 1 a 0, nes-te domingo (19), e garantiu vaga na final do Campeona-to Estadual do Rio.

O único gol da parti-da saiu após o árbitro mar-car um pênalti inexisten-te em Serginho, que caiu na área após uma disputa com o zagueiro rival. Gilberto apro-veitou a oportunidade e fez o gol da vitória aos 16 minutos do segundo tempo.

Além da vaga na final, a vitória vascaína acabou com um jejum de 11 partidas sem vencer o seu principal rival. No primeiro jogo da semi-final, os dois times empata-ram sem gols. Com o resul-tado, o Vasco enfrentará o Botafogo na decisão do Es-tadual do Rio.

Flamengo e Vasco dis-putaram um primeiro tem-

Palmeiras bate o Corinthians e vai à final

Santos vence São Paulo e vai à 7ª final seguida do Paulista

Geuvânio comemorando o gol que abriu o marcador para o Santos

Divulgação

Vasco vence Fla e pega o Botafogo na decisão

Por 9 a 8, Botafogo vence nos pênaltis e vai à final

Comemoração dos jogadores após os pênaltis

Assessoria

Gilberto marcou o gol da vitória vascaína

Assessoria

po equilibrado com muitas faltas. O Vasco começou me-lhor. Depois do susto inicial, o Flamengo criou uma sé-rie de oportunidades. A me-lhor foi com Alecsandro aos 30 minutos. Ele aproveitou o cruzamento de Everton, mas o goleiro uruguaio Martín Silva fez uma bela defesa.

Na volta do intervalo, os treinadores abriram os seus

times. Doriva colocou o ata-cante Dagoberto no lugar do meia Marcinho. Já Vanderlei Luxemburgo escalou Arthur Maia na vaga de Luiz Alberto.

Precisando da vitória, o Vasco começou mais agres-sivo. Aos 7 minutos, Paulo Victor defendeu em cima da linha a cabeçada do zaguei-ro Rodrigo. Um minuto de-pois, o flamenguista manteve

o empate. Ele se esticou para defender o belo chute rastei-ro do atacante Gilberto.

O gol não demorou a sair. Aos 16 minutos, Gilber-to abriu o placar ao cobrar um pênalti inexistente marca-do pelo árbitro Rodrigo Nu-nes de Sá. Serginho caiu na área após dividir a bola com o zagueiro Wallace dentro da área. O juiz deu pênalti.

Page 12: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A12 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 EsporteLOTERIAS

Quina

Lotofácil

Lotomania

Timemania

Mega Sena

Loteria Federal

Conc. 3767

Conc. 1197

Conc. 1547

Conc. 715

Conc. 1696

Extração n. 4993

17 21 28 34 63

01 12 1731 37 46

1º prêmio: 42.5832º prêmio: 57.0553º prêmio: 65.6554º prêmio: 20.5475º prêmio: 41.710

01 04 05 06 0708 11 13 14 1617 18 20 24 25

04 09 24 32 3941 44 45 46 5254 61 63 64 6671 85 90 91 97

26 39 41 45 47 53 64

Time do coração:

Vitória/BA

Folha PressSÃO PAULO

A tenista brasileira Teliana Pereira, 26, fez história neste domingo (19). A pernambucana venceu a cazaque Yaroslava Shvedova, 75ª co-locada no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/1, em Bogotá, e conquistou o primeiro título para o país de nível WTA.

O resultado é o melhor da carreira de Te-liana, que já havia chegado outras duas ve-zes em semi� nais de torneios do mesmo por-te - em 2013 também em Bogotá e em 2014 no Rio. Desde 1988, com Niege Dias campeã em Barcelona, na Espanha, o Brasil não tinha

uma tenista em � nal de WTA.Com 26 anos e atualmente 130 do mun-

do, a brasileira deverá subir 49 colocações e atingir o 81º lugar, o que seria a melhor po-sição de sua carreira. Até então, o melhor ranking da tenista foi o 87º lugar em 2013.

A tenista número 1 do Brasil está em uma semana muito boa no torneio colombia-no, que distribui US$ 250 mil em prêmios. Na estreia, Teliana eliminou a ex-campeã de Ro-land Garros, a italiana Francesca Schiavone (ex-quarta do ranking mundial, hoje em 70º).

TelianaNatural de Águas Belas (PE), Telia-

na mudou-se com a família para o Paraná ainda criança. Ela iniciou sua carreira pro-fissional em 2005 e, em 2007, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Ame-ricanos do Rio, ao lado de Joana Cortez, nas duplas.

Em 2013, ela se tornou a primeira brasi-leira a alcançar a semi� nal de um WTA des-de 1989. Ainda naquele ano, se tornou no top 100 na WTA (seu melhor ranking foi a 87ª colocação).

Em 2014, Teliana conseguiu disputar pela primeira vez na carreira a chave principal de todos os Grand Slams e chegou a ganhar uma rodada em Roland Garros, na França. 

Na disputa de sua segunda repesca-gem em Margaret River, Silvana Lima foi eliminada da terceira etapa do Mundial de surfe. Neste domingo (19), a brasilei-ra perdeu a bateria contra Bianca Buiten-dag na quarta rodada e está fora da dispu-ta na Austrália.

Após vencer o duelo contra a havaia-na Alessa Quizon, a cearense avançou para a terceira rodada. Na sequência, encarou a

também havaiana Malia Manuel e foi man-dada para a repescagem. No tira-teima com a sul-africana Bianca Buitendag, Silvana foi eliminada pelo placar de 17.44 a 15.73.A próxima etapa do circuito será disputada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 22 de maio.

MasculinoAdriano de Souza, o Mineirinho, está

na semi� nal de Margaret River e enfrentará o australiano Taj Burrow. O brasileiro lidera o Mundial. Os dois aguardam a autorização dos organizadores para iniciar a disputa. Às 18h deste domingo (horário de Brasília), será feita uma nova chamada para a retomada da competição.

Na outra semi� nal, o havaiano John John Florence enfrenta o norte-americano Nat Young. (Folha Press)

Teliana Pereira vence e fatura seu 1º título de nível WTA da carreira

Brasileira é eliminada na 4ª rodada do Mundial de surfe em Margaret River

Bayern de Munique vence e fi ca perto do título do campeonato AlemãoApesar dos diversos desfalques para a

partida de sábado (18), contra o Ho� enheim, o Bayern de Munique superou as di� culdades e venceu por 2 a 0 — o jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Alemão.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola pode conquistar o título alemão com cinco rodadas de antece-

FolhapressSÃO PAULO

Com mais um recorde de Messi, o Bar-celona venceu o Valencia por 2 a 0 no sábado (18), pelo Campeonato Espanhol. O argen-tino chegou ao gol de número 400 em jogos o� ciais pelo Barcelona e garantiu mais uma rodada na liderança da competição para o time catalão.

O Barcelona abriu agora cinco pontos de vantagem (78-73) para o Real Madrid, res-tando quatro rodadas para o � m. O Real ain-da joga no sábado (25), contra o Málaga.

O primeiro gol saiu aos 58 segundos da primeira etapa. Suárez recebeu um lança-mento de Messi e chutou cruzado. Foi o 11º gol do uruguaio no Espanhol.

O Valencia não se intimidou e domi-nou as tentativas de ataque, aproveitando

as falhas na defesa adversária. Aos nove mi-nutos, Rodrigo sofreu pênalti de Piqué. Pa-rejo foi para a cobrança, bateu fraco e Bra-vo fez a defesa.

No segundo tempo, o Barcelona voltou melhor e segurou a posse de bola, chegando com perigo com boas jogadas de Messi. Nos acréscimos, o camisa dez do Barcelona dispa-rou sozinho e � cou frente a frente com o go-leiro Diego Alves. Ele tentou a � nalização por cobertura, mas o brasileiro impediu. No re-bote, � cou fácil para o argentino marcar e fe-char o placar.

Na próxima terça-feira, o Barcelona tem um duelo decisivo pelas quartas de � -nal da Liga dos Campeões contra o PSG. O time espanhol venceu o primeiro confron-to, fora de casa, por 3 a 1. O próximo desa-� o do Valencia é pelo Espanhol no dia 27, contra o Granada.

dência. A vitória fez o Bayern ir aos 73 pon-tos, 13 a mais que o Wolfsburg, segundo colo-cado e que tem um jogo a menos.

O primeiro gol da partida saiu ainda no primeiro tempo. Aos 38 minutos, Sebastian Rode recebeu passe de Lewandowski, e chu-tou colocado para fazer um belo gol.

Depois de abrir o placar, a equipe de Munique não conseguiu impor seu ritmo de jogo, e o segundo tempo não teve grandes oportunidades para ambas as equipes.

O segundo veio apenas aos 47 minutos da segunda etapa. � omas Müller cruzou na área, e o lateral direito do Ho� enheim, Beck, tentou afastar a bola, mas jogou contra o pró-prio gol.

Na próxima rodada, o Bayern enfren-ta o Herta Berlim, no sábado (25). Jogo este que pode lhe render o terceiro título con-secutivo na competição nacional. No mes-mo dia, o Ho� enheim encara o Hannover. (Folha Press)

Messi marca o gol 400 e Barcelona mantém a liderança

Page 13: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A13DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 |OpiniãoFoto do diaArtigo

Artigo

Artigo

Luiz CarLOs BOrges da siLveira

aLexandre sLivnik

TarCísiO vanderLinde

Estarão os jovensperdendo o foco?

Seguidamente a mídia divulga notícias envolvendo jovens em fatos estar-recedores que causam extrema preocupação. Resumidamente, alguns exem-plos: um rapaz morto e seis internados em hospitais depois de um “concurso” para ver quem ingeria maior volume de bebida alcoólica; trotes universitários onde calouros são obrigados a consumir álcool, além de abusos e aberrações; torcidas organizadas que vão aos estádios com a única finalidade de ataque a adversários, inclusive com uso de arma de fogo; álcool, drogas, sexo, pro-miscuidade, ruptura das convenções sociais, desobediência aos pais, enfren-tamento (até físico) a professores em sala de aula; provocação e desacato a au-toridades, especialmente policiais. Além de todas as ocorrências criminais no campus de universidades como a USP.

Afinal, o que está acontecendo com os jovens brasileiros? A internet, ou mais propriamente as redes sociais, tem algo a ver com isso? Pode ser, embora seja um moderno meio de comunicação e relacionamentos desenvolvido para o bem. Todo instrumento pode ser usado para o bem e para o mal, dependen-do da mente de quem utiliza.

É inegável que as redes sociais facilitam o relacionamento, com positivo ou negativo propósito. Mocinhas se encantam e marcam encontros com figu-ras virtuais que acabam sendo figuras mortais; gangues programam e marcam

locais de brigas; torcidas de futebol são convocadas via internet para confron-tos violentos; e muito mais.

Preocupante é que os jovens estão obcecados pela facilidade virtual. Pes-quisa do Ibope diz que 95% de brasileiros entre 15 e 33 anos com acesso à in-ternet se consideram viciados em tecnologia. Há até um neologismo, “nomo-fobia”, para designar a fobia de pessoas quando não conseguem se conectar. O fenômeno, que começou na Europa e nos EUA, já chegou ao Brasil.

Tenho defendido a necessidade de se trabalhar melhor com a juventude já a partir do ambiente escolar no sentido de despertar e incutir conceitos de responsabilidade cívica e social na formação de nossos futuros cidadãos. É viá-vel, e agora se constata que necessário, implantar no currículo do ensino médio matéria de formação cidadã. O jovem deve estar preparado para sua inserção social, com efetivo discernimento de seus limites de direitos e deveres dentro da sociedade em que vive, e que mais tarde lhe caberá gerenciar, por isso a ela não pode chegar alienado.

Houve época de muito menor perspectiva, de futuro mais incerto e o comportamento não chegou a declinar a este nível. Talvez seja a ‘modernidade’ na visão jovem, o que é preocupante. É oportuno se pensar nestes temas para correção de rumo e de foco da nossa juventude, que é inteligente e por nature-za de boa índole e sadios propósitos.

 *Luiz Carlos Borges da Silveira é empresário, médico e professor. Foi Ministro da Saúde e Deputado Federal.

Líder: olhos, ouvidos e coração de uma empresa

Mês passado ocorreu um fato que não podemos deixar de debater, prin-cipalmente para quem trabalha no segmento de gestão de pessoas.  Trata-se do acidente aéreo da Germanwings. Atestados e avaliações impediriam o copilo-to de voar naquele fatídico dia. Ao invés disto, escondeu da família, da empre-sa e dos colegas de trabalho que precisava “se cuidar”.

Nas matérias publicadas, foi divulgado também que o copiloto teria tido uma depressão ligada ao esgotamento profissional em 2009, conhecida como síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional. A principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvi-mento interpessoal direto e intenso.

Porém a ideia neste artigo não é discutir o acidente e nem se o copilo-to estava saudável ou não. Afinal, não sou um especialista em aviação mas sim em gestão de pessoas. Quero chamar a atenção sobre como são conduzidas as relações de trabalho. A importância do líder de ouvir, ver e sentir a sua equi-pe. Motivar com altos salários já não basta, porque cada colaborador é único e necessita da atenção de seu “chefe”, independente do porte da empresa que trabalhe. Esse cuidado é fundamental, afinal no caso do acidente, um “ vamos conversar? ”, “ o que está acontecendo? ”, “ você precisa de algo? ” Mudaria a história de mais de150 pessoas.

Nem todo talento, nem todo o profissional extraordinário consegue en-contrar o seu caminho na primeira tentativa. Nem sempre a organização dá as condições de que o colaborar necessita para demonstrar todo o seu talento e assim atingir o crescimento ou reconhecimento profissional que tanto almeja.

Infelizmente, boa parte das empresas estão preocupadas somente em contratar bons profissionais e retê-los. O que vemos é que ainda as organiza-

ções estão desprezando a importância da valorização de seus próprios colabo-radores. Não reconhecem um bom profissional, investem pouco em seu trei-namento e não pensam duas vezes antes de cortar pessoal, quando a ordem é cortar custos ou programas de carreira e pacotes de incentivos.  Esses, es-tão cavando a própria sepultura, porque estão na contramão do que o merca-do dita. Os prejuízos e esses erros podem se tornar imensos para a organiza-ção e desestimulantes.

Um outro fato que merece destaque dentro deste tema, foi um dado curioso que descobri durantes as pesquisas que realizei para escrever meus li-vros. Somente 41% das pessoas afirmaram ter potencial para ser insubstituí-veis e extraordinárias. Se você não acredita, não pode fazer. Entretanto, se es-sas pessoas se depararem com uma organização que imprima novos conceitos, e faz com que a sua equipe acredite em algo maior do que as atividades diárias, essa realidade muda! E mudará também essa autoestima.

Desta forma, os colaboradores passarão a enxergar sentido e valor do tra-balho que ele desenvolve, agregando valor ao negócio e surpreendendo a cada dia com os benefícios que trará para a empresa. Se sentirá feliz, realizado, mo-tivado.... e com seus conflitos internos resolvidos.

Outro ponto a destacar é a resolução e antecipação dos problemas. Para isso, os líderes não podem ter medo de se deparar com um problema. Ele não é uma coisa ruim, mas uma oportunidade de crescimento. Antecipar um proble-ma é prestar atenção em tudo ao seu redor e perceber o que pode ser um trans-torno e encontrar uma solução para isso, antes mesmo do pedido de ajuda .

Um líder deve estar sempre atento e disposto a ajudar, dentro e fora da or-ganização e por fim, também deve trabalhar para criar uma conexão emocio-nal entre a equipe e a empresa.  Não se trata apenas de ter bons produtos ou serviços e atender de forma decente. Isso é o mínimo. Se conectar emocional-mente é se comunicar intimamente é essencial.

Alexandre Slivnik autor do livro best seller “O Poder da Atitude” e é um dos maiores especialistas em excelência Disney

Das veias abertas da América Latina

Quando Cristóvão Colombo se lançou à travessia dos grandes espaços vazios a oeste da ecúmene, havia aceitado o desafio das lendas. Tempestades terríveis ba-lançariam suas naus, como se fossem cascas de nozes, e as arremessariam nas bocas dos monstros; a grande serpente dos mares tenebrosos, faminta de carne hu-mana, estaria à espreita. Só faltavam mil anos para que os fogos purificadores do Juízo Final arrasassem o mundo, como acreditavam os homens do século XV; o mundo era o mar Mediterrâneo com suas costas ambí-guas: Europa, África, Ásia. Os navegantes portugueses asseguravam que os ventos do oeste traziam cadáveres estranhos e às vezes arrastavam troncos curiosamente talhados, mas ninguém suspeitava que o mundo seria, logo, assombrosamente acrescido por uma vasta terra nova. A América não só carecia de nome. Os norue-gueses não sabiam que a haviam descoberto há mui-to tempo, e o próprio Colombo morreu, depois de suas viagens, ainda convencido de que tinha chegado à Ásia pela rota do oeste.

Em 1492, quando a bota espanhola pisou pela pri-meira vez as areias das Bahamas, o almirante acredi-tou que estas ilhas eram uma ponta da fabulosa ilha de Cipango: Japão. Colombo levava consigo um exem-plar do livro de Marco Polo, coberto de anotações às margens das páginas. Os habitantes de Cipango, dizia Marco Polo, “possuem ouro em enorme abundância, e as minas onde o encontram não se esgotam jamais... Também há nessa ilha pérolas do mais puro oriente em grande quantidade. São rosadas, redondas e de grande tamanho e superam em valor as pérolas brancas.” A ri-queza de Cipango tinha chegado aos ouvidos do Gran Khan Kublai, tinha despertado em seu peito o desejo de conquistá-la: ele tinha fracassado. Das fulgurantes pá-ginas de Marco Polo esvoaçavam todos os bens da cria-ção; havia quase treze mil ilhas no mar da Índia com montanhas de ouro e pérolas, e doze tipos de especia-rias em quantidades imensas, além da abundância da pimenta branca e preta. A pimenta, o gengibre, o cravo, a noz-moscada e a canela eram tão cobiçados como o sal para conservar a carne no inverno, sem que se apo-drecesse ou perdesse o sabor.

Os Reis Católicos de Espanha decidiram fi-nanciar a aventura do acesso direto às fontes, para se libertarem da onerosa cadeia de intermediários e revendedores que açambarcavam o comércio das es-peciarias e plantas tropicais, as musselinas e as armas brancas, provenientes de misteriosas regiões do orien-te. O desejo de metais preciosos, meio de pagamento para o tráfico comercial, impulsionou também a tra-vessia dos mares malditos. A Europa inteira necessi-tava de prata: os filões da Boémia, Saxônia e Tirol já estavam quase exaustos. A Espanha vivia o tempo da reconquista. 1492 não foi só o ano do descobrimento da América, o novo mundo nascido do equívoco de consequências grandiosas. Foi também o ano da recu-peração de Granada.

A Espanha adquiria realidade como nação; levan-tando espadas cujas empunhaduras desenhavam o si-nal da cruz. A rainha Isabel fez-se madrinha da San-ta Inquisição. A façanha do descobrimento da América não podia explicar-se sem a tradição militar de guer-ra de cruzadas que imperava na Castela medieval, e a Igreja não se fez de rogada para dar caráter sagrado à conquista de terras incógnitas do outro lado do mar. O papa Alexandre VI, que era espanhol, converteu a rai-nha Isabel em dona e senhora do Novo Mundo. A ex-pansão do reino de Castela ampliava o reino de Deus sobre a Terra. (Recorte do livro de Eduardo Ga-leano, “As veias abertas da América Latina”. O autor fa-leceu no início da semana passada, aos 74 anos).

O autor é docente da Unioeste [email protected]

Acidente registrado na tarde de ontem, no centro de Pato Branco. Uma Montana que seguia pela rua Goianases quando foi atingida por um C3 prata, que desceu pela contra mão, na rua Araribóia. O con-dutor do C3 fugiu a pé, sem prestar socorro ao condutor do outro veículo, que teve ferimentos médios

Afredo Fassini

Page 14: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

A14 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 Variedades

OBS.: Resumos fornecidos pelas emissoras, às quais cabe, exclusivamente, a responsabilidade em manter e fornecer os capítulos atualizados.

Iotti

CAPRICÓRNIO I DE 22/12 A 20/01

ESCORPIÃO I DE 23/10 A 21/11

Apesar de estar com as atividades mentais ainda mui-to bem infl uenciada pelos planetas, o período exige um pouco mais de cautela na construção e elaboração de planos, principalmente se envolverem a parte fi nanceira.

Não é conveniente aventurar-se em novos negócios. Cuidado com o excesso de gastos. Tudo isso se deve a magnífi ca infl uência da lua. Portanto, haverá paz em to-dos os setores de sua vida.

Excelente dia para as experiência psíquicas e para des-vendar segredos de muita importância ao seu progres-so. Contudo, tome cuidado ao nadar ou praticar qual-quer esporte aquático. Cuide da sua saúde. Não viaje.

Bom dia para tratar de assuntos ocultos e para elevar ainda mais sua inteligência, através de boas leituras e novos conhecimentos. Terá um bom relacionamento com os pais. Êxito no amor.

Cuidado neste dia, para não perder a confi ança das pes-soas que são extremamente importantes para você. Lu-cros através do conjugue ou associações estão previs-tos e o trabalho renderá o necessário para deixá-lo feliz.

Momento em que sua mente estará bastante alerta para obter novas e valiosas informações em relação aos amigos e parentes. Ótimos passeios. Você voltará fi nal-mente aos braços do seu amor.

Será bem sucedido hoje, notadamente se adotar uma atitude otimista. Momento excelente para estudos, tes-tes, férias, amor e contatos pessoais. Melhor ainda para contratar servidores, contar com favores.

O sucesso que obtiver será repetido nos próximos dias, pois terá a colaboração de amigos e pessoas bem situ-adas fi nanceiramente. Fará passeios agradáveis que re-dundarão em novas amizades.

Boas notícias estarão previstas para você hoje. Terá re-sultados compensadores se trabalhar em família. Um pouco de desarmonia em sua vida conjugal, mas com compreensão tudo acabará bem.

O fl uxo é dos melhores para todas as associações, ao casa-mento, a vida conjugal e para unir-se a outra pessoa. Bom na saúde. A cor da sorte é a vermelha. Bom momento para entabular negócios e obter novos conhecimentos.

Dia que lhe propicia alguns resultados satisfatórios, principalmente em se tratando de planos para o futuro. Todavia, deverá desconfi ar em quem quer que seja, cui-dar da saúde e evitar desordens.

Melhora total em todos os assuntos profi ssionais, so-ciais e fi nanceiros se farão sentir neste dia. Terá uma noite feliz, com passeios e para se unir com amigos e entes queridos. Poderá encontrar a pessoa que irá amar.

Horóscopo Radicci

Tempo/Temperatura

Novelas Passatempo

Pato Branco

TERÇAHOJE QUARTA

www.climatempo.com.br

PATO BRANCO

BELTRÃO

CURITIBA

PONTA GROSSAGUARAPUAVA

CASCAVEL

GUARATUBA

FOZ DO IGUAÇU

MARINGÁUMUARAMA

LONDRINA

29º/20º

27º/22º

26º/18º

29º/21º 32º/20º

28º/23º

27º/20º 25º/22º

25º/19º

26º/19º 25º/19º

PARANÁ

Max 25º Min 19º

Max 24º Min 18º

Max 24º Min 14º

LUAnova

OUTONOaté 21/06

MalhaçãoDuca e Karina lamentam a fuga de Nat. Heideguer vai falar

com Lobão escoltado. João fala para Pedro que pedirá Bianca em namoro. Lobão mostra o pen-drive de Alan para Heideguer. Gael acredita que Nat tenha enganado Duca. Dalva apresenta melhora e Duca � ca aliviado. Heideguer e Lobão descobrem que foi Kari-na quem deu o pen-drive para Nat. Wallace vê quando Lobão diz que Karina irá morar com ele. Heideguer tenta descobrir se Duca tem alguma prova contra ele. Bianca e João conversam sobre o en-volvimento deles. Lucrécia convida Dandara e Clara para um chá em sua casa. Wallace conta a Gael que Karina foi morar com Lobão. Lobão vasculha a mochila e o celular de Karina. Jade fala para Co-bra ir ao chá de Lucrécia. Cobra pede para Edgard ajudá-lo a se pre-parar para o chá de Lucrécia. Gael invade a casa de Lobão para ti-rar Karina de lá.

Sete VidasJoão/Miguel � ca transtornado com as lembranças de seu pas-

sado. Laila e Elisa tentam animar Júlia. Lígia conta para Vicente que Júlia já sabe da gravidez de Taís. Pedro decide ir com o pai para o Rio de Janeiro. João/Miguel fala com Lígia ao telefone e decide apa-gar todos os seus contatos com o instituto. Vicente, Bernardo e Pe-dro se despedem de Taís. Pedro liga para João/Miguel e ele se sente culpado por mentir. Laila assina contrato com Marta, mesmo de-pois de irritar a mãe de Júlia. Bernardo não reage bem ao desco-brir que Durval se mudou para a sua casa. Pedro discute com Laila porque ele quer saber o paradeiro de Júlia. Pedro e Júlia conversam. Taís liga para Marina. Pedro beija Júlia e Marina vê o casal.

Alto AstralCastilho faz com que Caíque salve a � lha de Laura e do ami-

go. Bia con� rma pela internet que a testemunha e o perito do aci-dente de seus pais estão vivos. Ricardo implora para Cidinha lhe di-zer quem ela é. Marcos avisa a Sueli que atingirá Úrsula aos poucos. Maria Inês estranha ao ver Úrsula, Adriana e Celso conversando. Celso entrega exames de um paciente doente para Adriana e pede à médica que os apresente a Marcos como se fossem de Úrsula. Laura conta a Caíque sobre a jogada feita por Marcos para obrigá-la a se casar com ele. Caíque comenta com Laura que Sueli e Miranda são cúmplices de Marcos. Marcos recebe o exame de Úrsula, que � ca ansiosa para saber o resultado.

BabilôniaRafael defende Teresa e Laís vai embora transtornada. Este-

la não acredita que Lauro virá para o casamento. Rafael tranquiliza Teresa. Guto descobre o telefone de Laís. Alice e Evandro conver-sam. Inês pede a Beatriz para marcar um jantar com Guto. Ben-to compra uma TV nova para Paula. Sandrinha critica Laís por ter terminado com Rafael. Tadeu discute com Paula por causa de Ben-to. Teresa e Estela escolhem fotos para a advogada participar de um programa de TV. Xavier � ca horrorizado com o jeito de Aderbal. Vinícius avisa a Regina que dará uma entrevista na TV. Murilo con-versa com Helô sobre Alice. Bento con� dencia a Vinícius que está interessado em Paula. Luís Fernando enrola Clóvis com o proje-to da associação. Inês não conta a Alice que Guto jantará com elas.

ÁRIES I DE 21/03 A 20/04

TOURO I DE 21/04 A 20/05

CÂNCER I DE 21/06 A 21/07

VIRGEM I DE 23/08 A 22/09

PEIXES I DE 20/02 A 20/03

SAGITÁRIO I DE 22/11 A 21/12

AQUÁRIO I DE 21/01 A 19/02

LIBRA I DE 23/09 A 22/10

LEÃO I DE 22/07 A 22/08

GÊMEOS I DE 21/05 A 20/06

CAÇA-PALAVRAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

9

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

E A I F I L H O S F P A S S A T E M P O S E G P M E I H M N D N E R D G C I A R R O O I M O I R A T N U L O V G R N S T Y F A T I H A S O H I R Y N F S F H M I S E S C M E C M A E L A O A I D R A M R N S G L A E A O I O A N R I R B A Y C E N S S E R E E B J S C S T T D L L A M N D L E N I T S V F E I O R I I A R I I L R O M S D Y H R E I N M P O E S V D F M A H S O R R A F F O D S R A T L X A I O D A E O E E E H N N E P R Ã B M D G E O D R A F C C T R E B Ç M A S N O F O M A G P A I C N N S M C I C A H S E L M C I E L E M D A S S E R P F H M L M R E H D L D M D M E E I F E M Y O R R I M P R O D U T I V O H T

A

F

I L

H O

S

P A

S S

A T

E M

P

O S

P

O

O I

R A

T N

U L

O V

T

A

I

S

R

E

M

C

E

A

A

M

S

L

A

I

A N

I

B

E

E

E

J

C

T T

L

A

D

T

V

I

R I

A

I

L

O

D

R

I

P

E

V D

M

H

A

O

S

A

X I

O

A

O

N

P

Ã

M

E O

D R

F

Ç

S

O

O

P A

I

A

E

I

M D A

S S

E R

P

D

E

E

I

M

P R

O D

U T

I V

O

T

APOSENTADORIA

iLUsTRaçãO: gEnaRO

Sem medo da aposentadoriaDepois de passar anos se dedicando ao TRABALHO, chega o momento da APOSENTADORIA. Mas como lidar com essa nova fase? Surge o MEDO de se sentir IMPRODUTIVO, e a pessoa começa a se desentender com o restante da FAMÍLIA, que continua com seus hábitos diários. Se você está passando por isso ou tem algum parente que parou de trabalhar, aí vão algumas dicas. Para começar, evite ficar de PIJAMA o dia inteiro ou passar horas na frente da TELEVISÃO. O melhor da aposentadoria é ter TEMPO para fazer as coisas de que você mais gosta sem PRESSA. Portanto, procure alguma ATIVIDADE. Ajudar na rotina da casa e cuidar dos FILHOS e netos faz parte desse ciclo. E ainda há outras opções, como trabalho VOLUNTÁRIO, cursos de IDIOMA, artesanato ou informática e EXERCÍCIOS ao ar livre. ESPORTES, aulas de DANÇA ou coral, leitura e PASSATEMPOS também ajudam a ocupar o dia de forma leve e prazerosa e a manter a mente ativa.

Page 15: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

PlantãoA15DIÁRIO DO SUDOESTE | 20 de abril de 2015 |Segurança

Equipes do Terceiro Ba-talhão da Polícia Militar (3º BPM) em Pato Branco, rea-lizaram neste domingo (19), uma ação de reintegração de posse, da fazenda do Covozi-nho, em Mangueirinha.

Segundo informações da PM, na madrugada de do-mingo, por volta da 1h, um grupo de aproximadamen-te 200 pessoas invadiu a fa-

zenda, onde teria derrubado diversas árvores do reflores-tamento de pinos e impedi-do a passagem de veículos e a entrada dos funcionários da fazenda. Os invasores são do Movimento Sem Terra (MST) e reivindicam as ter-ras para reforma agrária.

No momento da inva-são, a equipe da PM, que es-tava de plantão, se deslocou

até o local, para verificar a veracidade dos fatos. No do-mingo, pela manhã, foi soli-citado apoio de todo o efeti-vo do 5º Comando Regional da Polícia Militar, incluin-do equipes do 3º BPM, do 6º BPM, do município de Toledo e da tropa de cho-que de Curitiba. O coman-dante regional, Washington Lee Abe, também se deslo-

cou até a fazenda, para auxi-liar na operação.

Até o momento do fe-chamento desta edição, ne-nhuma informação nova foi repassada pela Polícia Mili-tar, que ainda se encontrava em Mangueirinha. Contu-do, nesta segunda-feira (20), a PM deve emitir uma nota, informando mais detalhes sobre a operação. (DN)

Dayanne do [email protected]

Na madrugada de sába-do (18), por volta das 2h, a Rádio Patrulha, do Serviço Reservado e da Rotam do 3º BPM, deslocaram-se até a Avenida Tupi, no bairro São Cristovão, onde um ho-micídio teria acontecido. De acordo com informações da PM, a vítima trata-se de Ju-liano Mendes, de 30 anos.

Segundo relatos, quan-do a equipe policial chegou ao local, o rapaz já se encon-trava em óbito. Junto com ele estaria um amigo, Jona-ta Ugo Perim Monteiro, que também foi ferido, mas con-seguiu chegar até o hospital.

Os dois rapazes estavam em um Gol branco, quando foram chamados por outros indivíduos, que estavam em um GM/Monza, de cor cin-za. O veículo estaria estacio-nado, com três ocupantes,

e o indivíduo que estava no banco de trás realizou três disparos de arma de fogo, atingindo os dois rapazes. Juliano foi alvejado na cabe-ça e caiu no chão. Seu amigo foi ferido no braço esquerdo e conseguiu correr até o Gol e deslocar-se ao hospital, para atendimento médico.

A Polícia Militar acio-nou a Polícia Civil e a Polí-cia Científica para os proce-dimentos legais. Depois da perícia, o corpo de Juliano foi recolhido ao IML de Pato Branco.

Buscas também foram realizadas pelas equipes e em conversa com uma tes-temunha, esta relatou que estava na frente da sua em-presa, quando ouviu três ti-ros e logo após o condutor do Monza evadiu-se do lo-cal. Ela informou ainda, que parecia existir junto ou pró-ximo do Monza, um tercei-ro veículo, um Celta de cor

branca e que os seus ocu-pantes presenciaram o mo-mento dos disparos.

Em contato com o ra-paz que foi ferido, ele re-latou que o autor dos dis-paros seria “Paulinho”, morador do bairro Planal-to. De posse dessas infor-mações, equipes policiais do 3º BPM deslocaram-se até a residência do possível autor do homicídio, na Rua dos Picapaus, bairro Planal-to, sendo localizado seu co-lega, que disse que ele che-gou por volta das 2h e saiu com o GM/Monza.

A equipe então des-locou-se até a residência de um amigo do autor, na Rua Natália Vicente Perei-ra, bairro Vila Esperança. Porém somente foi locali-zado o veículo GM/Monza. Em contato com o emprega-dor deste indivíduo, o mes-mo informou que ele saiu na madrugada com um GM/

Santana, de cor preta, com destino a Quilombo-SC.

Prisão dos autores As informações que os

suspeitos estariam se diri-gindo para Quilombo foram repassadas à Polícia Militar e Civil de Santa Catarina, e em poucas horas o autor, de 25 anos, e um comparsa, de 35 anos, que também pos-suía um mandado de prisão em aberto, foram presos no município de Quilombo.

A Polícia Civil de Pato Branco deslocou-se até município catarinense, na manhã de sábado (18) e segundo informações ex-traoficiais, os dois elemen-tos foram trazidos a São Lourenço d’Oeste e depois a Pato Branco. A PC infor-mou que esse caso não tem relação com o homicídio ocorrido na semana passa-da, no bairro Novo Hori-zonte, em Pato Branco.

Colisão na PR 180 deixou quatro feridos e um morto

Uma colisão frontal, na tarde deste domingo (19), na PR 180, entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, deixou qua-tro pessoas feridas e um morto. O acidente foi por volta das 16h40, envolvendo um Vectra com placas de Salto do Lon-tra e um Polo de Francisco Beltrão. Com a batida, o motoris-ta do Vectra, Eli Carlos de Oliveira e a filha dele, uma meni-na de apenas dois anos, ficaram feridos, a menor em estado grave. A mãe da criança, Ana Paula do Pilar, de 23 anos, mor-reu na hora. Ela estava no banco de trás junto com a filha, que viajava na cadeirinha. O Polo era ocupado pelo motoris-ta, Amauri do Nascimento e a esposa. Ele teve ferimentos le-ves, mas a mulher ficou gravemente ferida. Os feridos foram encaminhados, após atendimento do Corpo de Bombeiros e Samu, ao Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Bel-trão. Já o corpo de Ana Paula, após perícia da criminalística, foi recolhido ao IML de Francisco Beltrão. A Polícia Rodovi-ária Estadual registrou a ocorrência e contou com apoio de uma equipe da Polícia Militar de Enéas Marques, para con-trolar o trânsito. Segundo testemunhas, o motorista do Vec-tra teria dormido ao volante, porém a polícia não confirmou essa informação. As causas do acidente serão apontadas pela perícia da criminalística.

Acidente deixa feridos em FBNa noite de sábado (18), por volta das 23h, na PRC-483,

próximo a Francisco Beltrão, foi registrado um acidente en-volvendo um Gol com placas de Francisco Beltrão. Segun-do informações da 6ª CIA da Polícia Rodoviária Estadual de Pato Branco o veículo capotou próximo a entrada da linha Ja-cutinga. Duas pessoas acabaram feridas, Jeam Carlos Barbo-sa Bueno, de 21 anos que estava conduzindo o veiculo teve fe-rimentos leves e um adolescente de 17 anos que também teve ferimentos leves. Ambos foram encaminhados para o Hospi-tal São Francisco de Francisco Beltrão.

Menor é morto por arma brancaem Clevelândia

Na madrugada de domingo, (19), um socorrista do Samu de Clevelândia, acionou a Polícia Militar até a rua Dr. Pirajibe de Araujo, no bairro Vista Alegra, onde um menor de 17 anos tinha sido encontrado caído em meio a via públi-ca, com sinais de perfuração por arma branca no tórax, no braço esquerdo e na cabeça. A vítima chegou a ser encami-nhada pela equipe médica até o pronto atendimento muni-cipal. Porém deu entrada na unidade de saúde já sem sinais vitais. A PM acionou a Polícia Civil, IML e o instituto de cri-minalística. Também realizou buscas no local, mas o possível autor não foi localizado.

Evandro Artuzi/ Onda Sul FM

Na madrugada de sex-ta-feira (17), por volta de 1h30, uma equipe do Batalhão de Polícia de Fronteira apreen-deu um menor transportan-do 2,5 kg de maconha. A ação

foi no Terminal Rodoviário de Ampére e o menor viajava em um ônibus de linha, que fazia o percurso Foz do Iguaçu-PR/Porto Alegre-RS.

A droga estava em uma

bolsa e de posse de um ado-lescente de 17 anos, morador da cidade de Carazinho (RS), que relatou que comprou a droga em uma praça, na ci-dade de Foz do Iguaçu e iria

vender na cidade onde mora.  O Conselho Tutelar foi

acionado e o menor e a dro-ga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Realeza. (Assessoria)

Homem é morto a tirosno São Cristóvão

Integrantes do MST invadem fazenda em Mangueirinha

Menor aprendido com 2,5 kg de maconha em Ampére

Page 16: Diário do sudoeste, 20 de abril de 2015 ed 6359

20 de abril de 2015