diagnóstico para intranet como fazer

21
1

Upload: juliane-guimaraes

Post on 11-Aug-2015

32 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diagnóstico para intranet como fazer

1

Page 2: Diagnóstico para intranet como fazer

2

Sumário

Prefácio .......................................................................................................................................... 3

Qual a situação da sua intranet? ................................................................................................... 4

O que é diagnóstico? ................................................................................................................. 4

Por que fazer? ............................................................................................................................ 4

Alinhando seu projeto aos objetivos da empresa. .................................................................... 5

Ferramentas de coleta e análise:............................................................................................... 6

Coleta de dados ..................................................................................................................... 6

Técnicas de obtenção de dados............................................................................................. 7

Anexos ......................................................................................................................................... 15

Definição de objetivos- Roteiro de perguntas ......................................................................... 15

O Grupo Conectt .......................................................................................................................... 19

Nossa Expertise........................................................................................................................ 19

Page 3: Diagnóstico para intranet como fazer

3

Prefácio

Para a criação e implantação de um projeto de sucesso o primeiro passo é criar um diagnóstico consistente capaz de embasar suas decisões e ações futuras.

Mas como criar esse diagnóstico? Quais ferramentas usar? E quais informações devo buscar?

Reunimos, neste whitepaper, respostas às duvidas mais frequentes relacionadas a essa etapa do planejamento de um portal, criando um manual passo a passo para os processos de coleta e análise de dados. Baseado em nossa metodologia SIM+ para criação de portais, que dispõe de uma etapa exclusiva ao diagnóstico, esse whitepaper consolida nossa experiência de consultoria e planejamento, indicando os melhores caminhos e processos para a identificação de problemas e oportunidades em sua intranet.

Equipe de consultores Plena Consultoria de Negócios

Grupo Conectt

Page 4: Diagnóstico para intranet como fazer

4

Qual a situação da sua intranet?

Se você acha que já identificou seu problema completamente, e por isso não deve fazer o diagnóstico de sua intranet, pense duas vezes. Por quê? O sucesso de um projeto é medido pela qualidade das soluções que ele apresenta aos problemas e necessidades apontadas, certo? E como gerar soluções de qualidade se muitas vezes as reais necessidades não aparecem no discurso inicial de “vamos fazer/reformular nossa intranet”? O risco de não dedicar uma etapa para o diagnóstico é a concepção de um projeto que não atacará a raiz do problema. Portanto, repetimos, não pule essa etapa.

O que é diagnóstico? O Diagnóstico é uma fotografia da situação atual da empresa em determinada área ou projeto. De nada adianta um objetivo definido se não sabemos onde estamos e quais os passos necessários para alcançá-lo.

A partir do diagnóstico é criado um mapa completo dos problemas, necessidades e expectativas de diferentes pontos de vista para o projeto (por exemplo, nem sempre o que a área comercial espera de uma intranet é igual às expectativas de RH ou comunicação.).

Além da análise da realidade empresarial, para quem está querendo modificar sua intranet, é importante criar um inventário de conteúdos do portal, e separá-los por temática e níveis de navegação, assim, nenhuma informação é perdida no processo de migração e o planejamento é feito para facilitar a chegada nesses conteúdos.

Por que fazer? Já que você está investindo tempo na criação ou modificação da sua intranet, é importante que o resultado final supra todas as necessidades, correto? Um diagnóstico bem feito ajuda na criação e implantação de um projeto de sucesso, garantindo que os objetivos de negócio se alinhem aos objetivos da ferramenta, além de antecipar problemas durante o processo de planejamento e implantação. Um bom diagnóstico... ...Auxilia na tomada de decisões; ...Antecipa possíveis problemas durante o planejamento e implantação; ...Mapeia as necessidades dos usuários finais; ...Identifica os problemas a serem corrigidos com o projeto; ...Gera insights para o projeto; ...Evita retrabalho.

Page 5: Diagnóstico para intranet como fazer

5

Alinhando seu projeto aos objetivos da empresa.

Ok, vou criar/mudar minha intranet. Por onde eu começo? O que tenho que saber antes de planejar?

O primeiro passo é compreender as metas da organização, todo o trabalho realizado para o desenvolvimento de plataforma digital deverá ser pensada em função de buscar atingi-las, assim se torna mais fácil entender o que deve ou não ser priorizado.

Separamos algumas perguntas para ajudá-lo a compreender como situar seu projeto no contexto da estratégia institucional. Com elas é possível tornar mais tangível as reais necessidades da intranet, até porque, uma intranet com milhares de funcionalidades só é boa, contanto que existam demandas.

Uma boa dica para responder as prioridades de implantação é pensar que a intranet irá evoluir, então, identifique o que a empresa precisará usar neste momento.

Um questionário de diagnóstico deve se guiar para obter como resultado um levantamento de necessidades e oportunidades. Para isso, nos pautamos em perguntas que procuram desde mapear os processos já estabelecidos até mesmo identificar aspectos culturais dos usuários e da organização.

Para criar um roteiro coerente (Ver anexo), leve em consideração os pontos abaixo:

• Procure delimitar o número de entrevistas necessárias para o diagnóstico. As entrevistas não devem ser focadas apenas em certos cargos ou áreas, principalmente quando a intranet tende a impactar diferentes públicos.

• Comece a entrevista com perguntas que identifiquem o contexto do entrevistado como nome da área e suas funções, nome do departamento, organograma, composição da equipe, e atividades desempenhadas.

• Depois das perguntas introdutórias aprofunde-se nos assuntos de negócio, utilize perguntas que permitam identificar os processos que foram construídos para atingir os macro e micro objetivos da área.

• Após a identificação do entrevistado e sua área, siga para as perguntas mais objetivas capazes de mapear o processo de trabalho. Procure saber quais são os documentos e aplicativos mais utilizados no dia a dia, e se eles atendem as necessidades do usuário.

• No processo de busca de informação para a tomada de decisão procure identificar as fontes dos conteúdos informacionais da área e mapeie as dificuldades desse processo.

• Pergunte sobre a comunicação entre áreas. Identifique as informações transmitidas, seu formato e sugestões de conteúdos para compartilhamento. Prolongue a conversa para identificar conteúdos que não são compartilhados, mas que seria interessante disponibilizá-los para outros grupos de colaboradores.

Page 6: Diagnóstico para intranet como fazer

6

• Se a área é geradora de conteúdo, identifique seu processo de geração e distribuição, além de mapear o permissionamento de cada conjunto de documentos (o que pode ou não ser compartilhado, e por que).

• Identifique as expectativas e perspectivas dos usuários referentes às melhorias nos processos informacionais da empresa, perguntas sobre necessidade de conteúdo, permissionamento, e opiniões sobre a atual intranet são boas maneiras de coletar material para insights.

Ferramentas de coleta e análise:

Vamos por a mão na massa?

Assim como no processo de planejamento e implantação, o diagnóstico também precisa de metodologias para ser coletado. Geralmente usamos algumas ferramentas que nos ajudam bastante na criação de um cenário de necessidades:

Coleta de dados

Nessa etapa, mais do que entender o que os envolvidos esperam da intranet, você precisa compreender como cada profissional trabalha, e para isso não existe uma fórmula mágica, a solução é perguntar mesmo (claro que você não vai sair pela empresa perguntando a torto e a direito o que as pessoas esperam da intranet). Dessa forma, é importante que a amostra inclua o maior número de níveis possíveis da organização. Após a etapa inicial de pesquisa, analise os resultados obtidos e separe as respostas em duas colunas: Necessidades e desejos, deste modo, você pode implantar a intranet em ondas, começando pelas funcionalidades indispensáveis, e aumentar o portal de forma gradativa.

Para as entrevistas é necessário se preparar bastante. Elaborar roteiros que respondam às questões específicas em relação às características da empresa, público, funcionalidades e infraestrutura. Consulte o anexo para ter uma base para elaboração desse roteiro, lá apresentamos algumas questões básicas que devem ser respondidas para o entendimento do contexto da implantação de uma nova intranet ou reformulação de uma intranet existente.

Page 7: Diagnóstico para intranet como fazer

7

Técnicas de obtenção de dados

Existem várias formas de abordagens para coleta de dados que podem ser realizadas em diferentes situações, abaixo elencamos algumas dessas técnicas e em que situações elas são mais adequadas.

• Entrevista individual

Realize entrevistas individuais com os usuários-chave da intranet, essa é uma boa oportunidade para entender as percepções e aspirações do usuário em relação ao portal e também conseguir identificar fatores externos que possam impactar na utilização do ambiente, tais como, questões culturais ou políticas.

• Entrevistas em grupo

Entrevistas em grupo ajudam a identificar diferentes padrões de comportamento e pontos que podem causar atrito dentro da organização. Escolha os participantes com cuidado para não causar intimidação em pessoas de níveis hierárquicos inferiores e nem monopolização da voz por pessoas de níveis gerenciais.

• Focus Group

A dinâmica de focus group possibilita uma maior fluidez dos assuntos abordados, mas exige experiência do facilitador com o formato. Nesse tipo de entrevista, as pessoas têm mais liberdade para desenvolver os assuntos e os temas abordados podem ir além daquilo que se esperava. Esse tipo de dinâmica é indicada para obtenção de insights na fase preliminar.

Entenda mais sobre as técnicas de focus group em:

Focus Groups: A Practical Guide for Applied Research de Richard A. Krueger, Mary Anne Casey ou http://www.uxmatters.com/mt/archives/2011/07/dos-and-donts-for-focus-groups.php

• Enquete

A utilização de enquetes dentro da própria intranet é uma forma simples e prática de saber as impressões dos usuários. Experimente colocar na home uma questão de múltipla escolha, de preferência com poucas opções para tomar o mínimo tempo possível do usuário. Esse tipo de coleta é um pouco mais informal, mas pode gerar um maior volume de respostas do que outras técnicas, por ser mais simples e rápida.

• Questionário

Tirar os funcionários de suas atividades, agendar salas de reunião, conseguir amostras de escritórios ou filiais distantes e combinar agendas pode ser bastante complicado. Questionários são uma opção com bom custo-benefício em relação às entrevistas presenciais. Embora não possuam o mesmo nível de envolvimento dos entrevistados, os questionários podem fornecer importantes dados quantitativos e até qualitativos, quando questões abertas são utilizadas, mas cuidado para que as elas sejam diretas e claras o suficiente, as pessoas não estarão dispostas a gastar muito tempo pare entender uma questão.

Page 8: Diagnóstico para intranet como fazer

8

• Pesquisa etnográfica

Uma boa maneira de compreender processos e comportamentos é por meio da pesquisa etnográfica, uma técnica que identifica as reais necessidades dos usuários, analisando não apenas a interação entre pessoas e plataforma, mas também o ambiente de trabalho e as dificuldades do dia a dia.

É importante que antes de realizar a técnica, seja elaborado um roteiro de observação, e o que se pretende atingir durante a pesquisa. Dedique uma etapa também para o planejamento do processo, a quantidade de pessoas analisadas, e a concepção de teorias para o problema.

• Análise de acesso / log de busca

Existem formas de se analisar as pegadas deixadas pelos usuários no site. A análise dos acessos pode informar quais são as páginas mais ou menos acessadas, os períodos em que a demanda por uma informação aumenta ou diminui, ou até os padrões de navegação no site utilizando ferramentas específicas como Google Analytics que permitem visualizar as páginas visitadas pelo usuário, o tempo gasto em cada uma das páginas, quando o usuário recorreu à busca, as expressões de busca utilizadas e, programas como o Click Tale que permitem criar um mapa de calor nas áreas em que o ponteiro do mouse fica com mais frequência.

A análise de acesso de uma amostra representativa pode fornecer informações estratégicas para a identificação de problemas de navegação que podem ser mais compreendidos por meio de entrevistas.

Site: https://www.nintex.com/en-US/Products/Pages/NintexAnalytics2010.aspx

• Mapeamento do processo (Fluxograma)

Uma das mais importantes atividades a ser ter em mente durante uma etapa de diagnóstico é o desenho dos processos que se deseja automatizar. Para isso, é essencial o mapeamento de todos os papeis da empresa, divididos, por exemplo, em atores (participantes do processo) e avaliadores (tomadores de decisão). Depois dessa primeira categorização, divida e ordene as ações realizadas por cada um dos papeis. Com essas informações já será possível o desenho dos processos de negócio, e, uma vez desenhados, o próximo passo é identificar em quais pontos estes fluxos serão automatizados (formulário de requisição, cadastro, aprovação online, etc.).

Page 9: Diagnóstico para intranet como fazer

9

Exemplo de um fluxo de cadastro de dados. Repare que as colunas são divididas por atores e ações de sistema, mostrando em quais etapas cada um atua.

O desenho dos processos possibilita:

• Análise crítica do processo realizado, levando em conta fatores como a quantidade de atores e etapas necessárias para a execução da tarefa;

• Padronização do processo para todos os envolvidos; • Identificação de gaps que dão margem a criação de etapas informais dentro do

processo;

• Ajuda a validar ou não a hipótese de criação de um ambiente digital como solução de um problema identificado.

Existem softwares específicos para o desenho de fluxogramas que facilitam a tarefa de desenhá-los, fazem associações com fontes de dados e possuem uma galeria de ícones que podem ser utilizados para representar vários contextos diferentes. O mais popular deles é o Microsoft Visio, mas já existem alternativas de ferramentas online bem referenciadas como o Lucidchart e Gliffy.

Sites:

http://office.microsoft.com/pt-br/visio/ http://www.gliffy.com/ https://www.lucidchart.com/

Page 10: Diagnóstico para intranet como fazer

10

• Inventário de Conteúdo

Às vezes, para acomodar novas funcionalidades e conteúdos, um ambiente digital pode se distanciar do planejamento inicial, e, para prevenir essas situações é necessário criar um inventário de conteúdo e funcionalidades.

Esse inventário nada mais é do que uma grande planilha preenchida manualmente com o conteúdo do portal categorizado por níveis, temas de negócio, funcionalidades (páginas estáticas, documentos, download, cadastro, etc.) e importância.

O material deve ser consultado constantemente, principalmente em caso de dúvidas ou mudanças no projeto. Com a planilha em mãos é muito mais fácil identificar o conteúdo que já está obsoleto e pode ser excluído, ou ainda informações importantes que estão esquecidas em alguma seção do portal.

Exemplo de inventário de Conteúdo

Page 11: Diagnóstico para intranet como fazer

11

Tipo de auditoria Descrição Por que Quando Inventário Quantitativo

Lista de todo o conteúdo – como o inventário de produtos

Demonstra a magnitude e complexidade de seu conteúdo

Antes do trabalho de conteúdo

Auditoria qualitativa: Melhores práticas de assessment

Comparação de seu conteúdo versus as melhores práticas do mercado, normalmente feita por assessor neutro (fora da realidade da empresa)

Prioriza os esforços de conteúdo (normalmente identificando os conteúdos mais pobres e gaps)

Antes da estratégia ou nas fases iniciais de desenvolvimento da estratégia.

Auditoria Qualitativa: Assessment estratégico

Uma comparação de como seu conteúdo se encaixa nos seus objetivos de negócio

Identifica os gaps entre onde você está e onde você quer ir; gera insights de como chegar lá.

Funciona melhor depois da criação da estratégia central ou recomendações estratégicas.

Fonte: HALVORSON, Kristina. Content Strategy. 2012.

• Benchmarking

Métodos como benchmarking, permitem tanto a comparação de estruturas para a melhoria do portal atual, quanto parâmetros para formatação do projeto.

Para realizar um bom benchmarking tente restringir a comparação a situações próximas a sua, escolhendo portais de empresas da mesma área de negócio e porte semelhante. Algumas empresas têm níveis de confidencialidade maiores que outras em suas intranets. Uma dica é buscar os relatórios como os do Nielsen Group ou literatura especializada em arquitetura de informação e portais.

Crie uma tabela comparativa com aspectos a serem analisados de cada um dos ambientes. Algumas categorias importantes são:

• Porte da intranet (quantos utilizam, quantos administram);

• Área responsável; • Serviços mais utilizados;

• Análise de estratégia; • Análise de navegação;

• Análise de tecnologia.

Alguns pontos podem ser desdobrados, como por exemplo, tecnologia pode descrever se existem ou não soluções CMS, workflows, ferramentas sociais etc..

Uma boa ideia para consolidar a análise desse relatório é posicionar os concorrentes em um gráfico indicando as áreas de destaque de cada um.

Page 12: Diagnóstico para intranet como fazer

12

• Identifique a maturidade de seu portal atual.

Para identificar com precisão as funcionalidades necessárias para a intranet de sua organização, é importante avaliar seu portal por estágios de evolução estabelecidos por especialistas da área. A partir desse diagnóstico, é possível mapear as oportunidades de crescimento da intranet, e criar planejamentos de evolução do portal.

Apresentamos o Índice de maturidade de portais, um modelo de avaliação que compara sua intranet às melhores práticas de mercado, gerando uma visão analítica da plataforma.

Para gerar este nível de maturidade, são pontuados de 1a 5 os seguintes aspectos (sendo que 1 é inexistente e 5 atende plenamente):

• Estratégia e gestão: verifica o quanto a estratégia do portal está alinhada com os objetivos da empresa, analisa a governança existente e avalia o quanto o pessoal envolvido dá sustentação ao portal garantindo o seu uso pelo público-alvo.

• Design e Arquitetura de informação: avaliam os elementos de interface considerando o alinhamento do portal a identidade visual e corporativa, além de verificar a aderência às boas práticas de navegação e experiência do usuário.

• Gestão de conteúdo: analisa a qualidade e relevância das informações e conteúdos existentes, verificando a adequação de textos à linguagem web e quando oferecido serviços online avalia a sua utilidade frente aos usuários.

• Tecnologia: verifica se a tecnologia adotada é flexível a novas demandas ou exige grande carga de desenvolvimento, aspectos de segurança da informação e disponibilidade que garantam o desempenho da operação.

Para definir o nível de maturidade de sua intranet, atribua notas aos diferentes aspectos, e, a partir disso, veja aonde seu portal se encaixa na tabela abaixo, não se preocupe se algum aspecto diferenciar-se das notas do demais, neste caso, a nota de seu portal será definida de acordo com a maioria da pontuação em um nível.

Page 13: Diagnóstico para intranet como fazer

13

Nivel de maturidade 1

Nivel de maturidade 2

Nivel de maturidade 3

Nivel de maturidade 4

Nivel de maturidade 5

Informação Informações Institucionais, promocionais e direcionadas

Direcionamento de especialistas para as informações institucionais

Soluções para problemas específicos

Soluções alinhadas aos objetivos estratégicos da instituição

Relação entre soluções

Compreensão comum dos termos

Sobre o site/ sobre a empresa

Glossário Sites de apoio para termos técnicos

Fórum de discussões

Procura de conteúdo Busca alfabética Nuvem de Tags Mapa de conhecimento

Resultados da busca baseados em recomendação

Coleta de conteúdo Links web Upload de arquivos, templates

Análise quantitativa Planilhas estáticas Gráficos estáticos Tabelas dinâmicas Gráficos dinâmicos

Colaboração Formulário de contato ou endereço de e-mail

Classificação de conteúdos, comentários, blog

Chat e vídeo conferência

Fórum cooperativo

Notificação Newsletter Lista das últimas matérias

RSS-Feeds Newsletter customizável

Treinamento Sitemap FAQ Textos de ajuda Comercialização Menção dos

apoiadores da marca

Solicitação de doações

Propaganda Venda de artigos ou livros

Integração de processos

Links para sites similares

Administração Acesso livre Registro Perfil de usuário

Suporte em diversas línguas

Suporte em diversas línguas para a infraestrutura do portal

Suporte em diversas línguas para conteúdo

Customização Display de conteúdo customizável

Disposição de conteúdo de acordo com comportamento do usuário

Opções de template de acordo com gosto do usuário

Tabela construída a partir do modelo de índice de maturidade de portais aplicada a portais de pesquisa. http://is2.lse.ac.uk/asp/aspecis/20100149.pdf

Page 14: Diagnóstico para intranet como fazer

14

• Análise heurística

Análise heurística é um método muito popular para se avaliar a usabilidade de portais corporativos. O objetivo desse tipo de análise é identificar problemas de interação do usuário com a solução adotada, sendo uma importante ferramenta de apoio na fase de diagnóstico.

Sua utilização em outras fases do projeto também é possível, como na validação de planejamento, mas nossa recomendação é que seja aplicada o quanto antes, para evitar retrabalho e usar seu resultado como base para o planejamento.

Esta técnica é uma avaliação das características de usabilidade do portal (heurísticas) por especialistas. As mais utilizadas são as Regras de Ouro de Schneiderman e Heurística de Jakob Nielsen (acesse os links que selecionamos para se aprofundar no assunto). Esta técnica também serve de insumo para a AI, além de fornecer métricas para a avaliação da melhoria/evolução do portal.

Analisar um ambiente digital pode parecer uma tarefa bastante abstrata e intangível, felizmente as metodologias de arquitetura da informação estão maduras o suficiente para oferecer uma grande gama de ferramentas que facilitam essa tarefa.

Livros http://books.google.com.br/books/about/Designing_the_user_interface.html?id=VeVQAAAAMAAJ&redir_esc=y Site: http://www.useit.com/papers/heuristic/heuristic_list.html

Page 15: Diagnóstico para intranet como fazer

15

Anexos

Definição de objetivos- Roteiro de perguntas Nesse ponto, é importante destacar que esse roteiro deve ser adaptado à realidade da sua empresa.

Identificação de contexto:

1- Nome da área 2- Cargo 3- Função 4- Número de colaboradores na área 5- Principal atividade desempenhada

Estratégia da área:

Nomeie:

6- Os assuntos tratados na área 7- Os objetivos estratégicos da área 8- Os principais desafios a serem enfrentados pela área no próximo ano

Processos da área:

9- Quais os processos mais importantes da área? 10- Liste os documentos envolvidos em cada um destes processos. 11- A área utiliza algum aplicativo ou sistema para cumprir as tarefas? Se positivo, qual o

nível de satisfação dos usuários?

Fontes de informação e conhecimento:

12- Para a busca de informações, qual o meio mais utilizado? 13- Liste as dificuldades encontradas para localização destas informações.

Comunicação:

14- Quais os meios de comunicação mais utilizados para compartilhar conhecimento? 15- Liste as áreas que possuem maior interação com o seu departamento. 16- Quais informações são compartilhadas e o seu nível de confidencialidade? 17- Quais os conteúdos que você acredita que poderiam ser compartilhados com outra

áreas?

Geração de conteúdo:

18- Qual conteúdo é produzido pela área? 19- Como esse conteúdo é compartilhado com o público-alvo? 20- Quais públicos que devem acessar?

Page 16: Diagnóstico para intranet como fazer

16

Expectativas dos usuários:

21- Liste as melhorias e funcionalidades para a intranet. 22- Como seria, na sua opinião a intranet ideal para o contexto da organização? 23- Quais conteúdos são imprescindíveis? 24- Qual a sua opinião sobre a atual intranet? 25- Deixe comentários adicionais.

-Identifique a estratégia institucional por meio de suas declarações de missão, visão e valores.

-Procure se informar sobre o planejamento estratégico da empresa para os próximos anos e tente identificar de que forma o seu problema poderia se inserir para contribuir com esse planejamento.

-Qual o tamanho da empresa?

• Pequena • Média

• Grande

-Qual é o segmento da organização?

-Quantas pessoas vão usar o portal?

-Quem usará o portal interno?

-Se você já tem uma intranet, para que ela é usada atualmente?

• Compartilhamento de documentos • Notícias

• Links úteis externos § Sites governamentais § Extranet § Serviços úteis

• Links úteis internos § Sistemas de holerite § CRM § ERP

-Qual é o perfil do público que vai usar a intranet?

• São homens ou mulheres?

• Qual a faixa etária? • Qual o nível de escolaridade?

• Qual sua familiaridade com tecnologia?

• Qual a cultura de criação e compartilhamento de conteúdo? • Quais os níveis hierárquicos dos usuários?

Page 17: Diagnóstico para intranet como fazer

17

-Quais os serviços prioritários/ Indispensáveis?

• Compartilhamento de documentos?

• Organização de fluxos de trabalho?

• Agendamento de eventos/salas • Solicitação de serviços

• Notícias • Conteúdo institucional

• Perfis de colaboradores • Blogs

• Wikis • Classificados

• Redes sociais corporativas

• Cardápio • Links úteis externos

• Links úteis internos

-Quais serviços são interessantes?

• Compartilhamento de documentos? • Organização de fluxos de trabalho?

• Agendamento de eventos/salas • Solicitação de serviços

• Notícias • Conteúdo institucional

• Perfis de colaboradores

• Blogs • Wikis

• Classificados • Redes sociais corporativas

• Cardápio • Links úteis externos

• Links úteis internos

-Quais serviços são dispensáveis?

• Compartilhamento de documentos?

• Organização de fluxos de trabalho? • Agendamento de eventos/salas

• Solicitação de serviços • Notícias

• Conteúdo institucional

Page 18: Diagnóstico para intranet como fazer

18

• Perfis de colaboradores

• Blogs

• Wikis • Classificados

• Redes sociais corporativas • Cardápio

• Links úteis

-Qual será a equipe de administradores da intranet?

• Quantas pessoas? • Haverá algum responsável por conteúdo?

• Alguém será responsável pelo desenvolvimento e gestão da coleção de documentos? • É necessário alguém especializado em busca?

• Na equipe terão webdesigners?

• Serão contratados desenvolvedores? • O serviço de suporte e manutenção será realizado pela empresa ou terceirizado?

Infraestrutura

-Será hospedado localmente ou na nuvem? -Você tem uma infraestrutura de hospedagem? -Já fez algum estudo de sizing para determinar se a estrutura virtual é suficiente ou será necessário reforçá-la?

Page 19: Diagnóstico para intranet como fazer

19

O Grupo Conectt

Criada em 1996 ,a Conectt surgiu com o objetivo de ajudar empresas a aumentar sua produtividade e lucratividade por meio de processos tecnológicos.

Em 2001, após receber aporte de capital da CRP (Companhia Riograndense de Participações), pioneira em gestão de fundos de investimento,a empresa constituiu uma sociedade anônima chamada Conectt S.A.

A Plena Consultores surgiu como um braço do Grupo Conectt dedicado à demanda do mercado por uma empresa de consultoria moderna, capaz de gerar respostas para as questões contemporâneas vivenciadas pelas organizações que querem liderar ou continuar na liderança de seus mercados.

Hoje a Conectt conta com mais de 150 profissionais distribuídos em duas capitais do país, e serviços customizados nas áreas de portais corporativos, Business Intelligence, Gestão do conhecimento,

A Conectt trabalha com os líderes mundiais do mercado de aplicações e possui uma equipe de profissionais qualificados na implantação e manutenção evolutiva de portais corporativos e aplicações do conhecimento. Mais do que uma prestadora de serviços, buscamos ser parceiros de nossos clientes, andando lado a lado rumo a um objetivo comum.

Nossa Expertise

Com todo esse tempo de estrada a Conectt tornou-se referência em soluções corporativas. A inovação está em nosso DNA, e o alcance de objetivos e metas de nossos clientes é a nossa maior motivação.

Inquietos por natureza, buscamos a inovação em todos os projetos realizados. Para entender profundamente as necessidades de negócio de nossos clientes, trazemos a equipe da Plena Consultores, nossa área de consultoria, que busca soluções focadas nos problemas e oportunidades encontrados. A partir desse ponto, nossa equipe técnica implementa o projeto, trabalhando lado a lado às equipes de tecnologia e negócio dos nossos clientes.

Interpretamos os diferentes cenários de negócios e necessidades das organizações, e criamos não apenas diagnósticos completos de situação, mas também soluções aplicáveis adaptadas à cada necessidade.

A nossa visão combina três elementos fundamentais para execução de projetos de sucesso:

-Pensamento à longo prazo; Para nós é de extrema importância que nossos projetos sejam capazes de refletir a essência da organização, e estejam em perfeita comunhão com a realidade e necessidades imediata e futura de cada organização.

Page 20: Diagnóstico para intranet como fazer

20

-Identificação de lucratividade: É essencial para a Conectt que nossos clientes alcancem seus objetivos por meio de nossos projetos. Desde o planejamento identificamos claramente os ganhos de negócio de cada cliente.

-Pensamento voltado ao usuário final: Criamos soluções de fácil navegação e interface tendo sempre em vista o usuário final.

O Grupo Conectt planeja e monitora todos os aspectos necessários para o sucesso de uma iniciativa que vai muito além da Tecnologia da Informação e portais. Nossos serviços são focados na consolidação de ambientes digitais e processos que acelerem o alcance das metas de nossos clientes , traduzidos em necessidades como governança, arquitetura da informação, gestão do conhecimento, gestão da mudança, colaboração, incentivo, conteúdo, manutenção e suporte à diversos ambientes Web e simplificação de processos.

A expertise do Grupo é fruto de um trabalho de aprimoramento contínuo, em que cada nova parceria gera a oportunidade de lições aprendidas, colocadas a serviço dos trabalhos seguintes, no decorrer destes dezesseis anos, e explicitadas nas metodologias construídas.

Todos os projetos são focados no aumento de produtividade e no alinhamento com a estratégia de nossos clientes e aplicados por meio de nossas metodologias.

Somos apaixonados pelo que fazemos, e mostramos essa paixão em cada um de nossos projetos, criando soluções inovadoras, personalizadas e rentáveis para nossos clientes.

Se você quiser ajuda para realizar o seu diagnóstico de forma consistente e eficaz, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] e o encaminharemos para um de nossos consultores!

Page 21: Diagnóstico para intranet como fazer

21

Equipe de Consultores Grupo Conectt

[email protected]

Porto Alegre Av. Cristovão Colombo, 2240, cj 402

+55 51 3302.0900

São Paulo Av. Angélica, 2318, 10º Andar, CJ 101

+55 11 3478.2400