dia mundial da criança trouxe alegria a milhares era um problema conhecido em ... tral da empresa...

32
REVISTA DE ACTUALIDADE MUNICIPAL publicação trimestral abr / mai / jun 2010 . N.º 2 infomail . distribuição gratuita Dia Mundial da Criança trouxe alegria a milhares eventos Festas de Verão e do Peixe Espada-Preto biografia "Francisquinho das Vides"

Upload: trandieu

Post on 19-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

REVISTA DE ACTUALIDADE MUNICIPALpublicação trimestralabr / mai / jun 2010 . N.º 2infomail . distribuição gratuita

Dia Mundial da Criançatrouxe alegria a milhares

eventosFestas de Verãoe do Peixe Espada-Preto

biografia"Francisquinho das Vides"

viva CÂMARA DE LOBOS

02

índice

04

EDITORIAL

ENTREVISTA

GESTÃO AUTÁRQUICA

TEMA DE CAPA

EVENTOS

OPINIÃO

CULTURA

INTERVENÇÃO SOCIAL

LAZER

BIOGRAFIA

GALERIA DE ANTIGUIDADES

TELEFONES ÚTEIS

24 27

03

04 João Dantas

06 Busto de Simon Bolívar inaugurado

Protocolo de apoio financeiro com o CELFF

07 Nova associação tomou posse

Aquisição de novo autocarro

08 Taça Rodoviária

Subvenções financeiras

09 Escola do Carmo venceu o Amb3E

Capela das Almas reaberta

10 Festas de Verão e do Peixe Espada-Preto

11 Festa das Vindimas em preparação

12 Festa da Primavera trouxe alegria e cor

Festa da Cereja no estreito de Câmara de Lobos

13 Santos Populares em celebração

14 Dia da Criança reuniu 4 mil das escolas do concelho

18 António Leonardo da Costa Figueira

20 Semana da Arte e Cultura

Semana Sorridente faz prevenção na saúde oral

21 Banda Recreio Camponês em concerto

22 Feiras do Livro nas escolas

23 Actividades das bibliotecas no trimestre

24 Teatro com várias propostas em cena

Exposição aLINHAmentos

25 Rotores de Portugal mostram acrobacias aéreas

26 Campo de Férias "Bairro a Brincar"

Aulas de Yoga

Aulas de dança contemporânea

Curso de teatro

27 Campo de Férias "Lobos Radical"

Turismo Sénior Porto Santo 2010

28 O Francisquinho das Vides

30 Winston Churchill em Câmara de Lobos

31

14

www.cm-camaradelobos.pt

03

editorial

ARLINDO PINTO GOMESPresidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos

Feito o apuramento de todas as situações, em Câmara de Lobos foram já resolvidos os casos mais urgentes, realizados relatórios dos danos, apurados os prejuízos e custos previsíveis para a sua recuperação, que se esti-mam em mais de 30 milhões de euros, foram indicadas prioridades de intervenção no apoio a recuperação das habitações atingidas, reposição de segurança das vias municipais, reposição de muralhas e segurança de es-carpas, etc. Nos trabalhos de rescaldo e controle da situação inicial, só na primeira intervenção no município, tendo o objec-tivo de reposição da normalidade em todas as vias de circulação e desobstrução de cursos de água, remoção e transportes de terras e detritos, os trabalhos ascen-deram a mais de 500.000 euros, que obriga a que a câ-mara na sequência desta intempérie tenha vindo a gerir o município com grande rigor e redobrada contenção fi-nanceira, sem colocar em causa a sua gestão corrente e as actividades e apoios programados, nomeadamente sociais e culturais.Estamos a trabalhar e a envidar todos os esforços para que o nosso município se recupere e volte tão rápido quanto possível ao seu percurso de desenvolvimento e progresso. E com a esperada disponibilização de meios e em articulação com o Governo Regional, acredito que será possível recuperáramos dos prejuízos materiais, embora tenhamos de ter consciência que levará o seu tempo a que tudo torne ao ritmo normal, e só com os indispensáveis recursos poderemos recuperar e repor o que foi destruído.

A acrescer a esta fatalidade, juntou-se a incerteza ori-ginada pela crise na economia global que a todos nos atinge e que maiores dificuldades criam, especialmente agravando o desemprego, colocando famílias em situa-ção insustentável e criando aos jovens maior incerteza quanto ao futuro.Mas o mundo hoje é muito competitivo e global, em mu-dança constante e nem sempre a contento de todos. Mas porque o Mundo hoje tem um ritmo imparável, te-mos sempre que ter confiança no futuro e encarar os problemas do dia-a-dia com optimismo e determinação, procurando o seu lado positivo, na certeza de que existe um universo de oportunidades ao alcance de todos.

O dia 20 de Fevereiro deixou marcas como um dos dias mais intempestivos e dolorosos vividos desde sempre na Madeira.

ficha

técn

ica

PROPRIEDADE Câmara Municipal de Câmara de Lobos DIRECTOR Arlindo Pinto GomesEDIÇÃO Câmara Municipal de Câmara de LobosCOORDENAÇÃO José Lourenço Freitas TIRAGEM 8.500 exemplaresISSN 1647-6867IMPRESSÃO O LiberalDEPÓSITO LEGAL N.º 309614/10DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Praça da Autonomia, 9304-001 Câmara de Lobos Telefone geral: 291 911 080 Fax geral: 291 944 499 E-mail: [email protected] www.cm-camaradelobos.pt

viva CÂMARA DE LOBOS

4

entrevista

João Dantas ficará para

sempre identificado como

o primeiro presidente eleito

da Câmara Municipal

de Câmara de Lobos,

após o 25 de Abril.

Deixou obra feita dando

os primeiros passos

para a transformação

e modernização do

município.

Depois disso, continuou

a sua carreira autárquica

com outro grande desafio

ao assumir a presidência

da Câmara Municipal da

capital madeirense.

O senhor foi presidente da Câma-ra Municipal de Câmara de Lobos de 1977 a 1983, e nesse tempo fizeram-se muitas obras, nomea-damente estradas, escolas, jardins e habitação, sente que foi um dos melhores presidentes deste conce-lho?Quando uma pessoa se predispõe a ir para um cargo daqueles é para estar ao serviço das pessoas, o fa-zer é obrigação, mas obviamente nem tudo o que se quer fazer se consegue, por várias condicionan-tes. Por falta de tempo, falta de re-cursos e falta de oportunidades.Umas são mais conseguidas que outras.Acho que fiz alguma coisa mas acho que o que se fez foi o míni-mo que se devia fazer. De ano para ano há alterações profundas que se tem vindo a operar. Nas estru-turas viárias, abastecimento de água, nas actividades económicas, etc. As coisas que se vão fazendo, vão tendo influência na vida das pessoas.Câmara de Lobos era um Concelho atrasado, com problemas graves como a habitação, principalmente junto à baía e zona piscatória, na então vila de Câmara de Lobos,

com poucas possibilidades de ex-pansão.Era um problema conhecido em todo o país e por isso um local de visita de todos os governantes que vinham à Madeira, para poderem constatar no local o nível de pobre-za que aqui se vivia. Toda a gente ficava impressionada com o que via e muitas promessas se faziam, mas pouca coisa avançava.A Câmara não tinha terrenos livres para construir porque todos os terrenos eram caros e em pouca quantidade e por conseguinte teve-se que adquirir terrenos para co-meçar a dar solução ao problema, arrancando com a construção dos bairros.Os primeiros bairros, como o da Torre e o dos pescadores, vieram de certo modo aliviar a carga do problema habitacional existente em Câmara de Lobos.A habitação era o problema mais angustiante de Câmara de Lobos e foi por aí que teve que se começar, a par do abastecimento de água po-tável e saneamento básico. Nessa altura estava prevista uma estação no Pico da Cruz para se abastecer toda a zona. Deixaram-se projectos elaborados para poderem ser con-

tinuados pelas futuras equipas que estariam à frente da Câmara.Houve necessidade de comprar terrenos para arrancar com obras fundamentais para o desenvolvi-mento do concelho e melhoria de vida da sua população. Para a ins-talação da bibilioteca e da sede do clube desportivo, onde já funciona-vam as antigas escolas primários. Comprou-se também os terrenos para as Salinas, onde funcionam agora aquelas piscinas. O lar da terceira idade foi uma obra impor-tante.

Qual foi a obra mais emblemática feita nesse tempo?Naquela altura o mais importante para resolver, o mais permente e nossa maior preocupação era a ha-bitação. Esse foi o primeiro passo para termos hoje o problema habi-tacional praticamente solucionado, quer através de investimentos de cooperativas como através de in-vestimentos públicos.Na época fomos bastante critica-dos por fazermos algumas obras. Porque as pessoas achavam que não era importante termos espaços para lazer. As pessoas não tinham espaços públicos para descansar.

João Dantas

www.cm-camaradelobos.pt

5

entrevista

Ou era na rua ou então teriam que estar nas tascas. Foi uma forma de as pessoas poderem estar ocupa-das nas horas livres em zonas agra-dáveis. As casas que havia era por quarto de família. Não havia espaço e o pouco que havia estava mais do que ocupado.A escolas secundárias foram cons-truídas em terrenos que comprá-mos. A Escola da Lourencinha, a Escola do Carmo, as do Estreito, secundárias e primárias. A escola da vila junto ao cemitério, instala-ram-se também as juntas de fre-guesia, etc.

E a obra mais difícil?A obra mais difícil foi a habitação porque era o sector onde havia mais pressão. Os privados naquela altura não investiam na habitação. Adqui-riram-se os terrenos, construíu-se a rede de frio junto ao porto para os pescadores, saneamento básico na vila, etc.A zona industrial teve nessa altura os primeiros passos, o campo de futebol com as dimensões oficiais, onde está hoje instalada a nova cen-tral da empresa de electricidade.Fez-se também o projecto do mer-cado municipal bem como a aqui-sição desses terrenos e avançou-se com essa obra.

Depois de Câmara de Lobos, foi presidente da CM do Funchal. Estes são dois bons vizinhos?Actualmente a zona industrial distri-bui-se por Câmara de Lobos e Fun-chal. Só por isso já tem de haver um entendimento que aliás sempre se verificou.Já na altura o Funchal era um con-celho aberto ao mundo, um desti-no turístico e uma zona com bom desenvolvimento económico, en-quanto que Câmara de Lobos era uma zona piscatória e agrícola. Em Câmara de Lobos os terrenos já nessa altura eram muito escassos. No Funchal os investimentos eram muito mais reprodutivos, porque as oportunidades de negócio eram ou-tras, muito maiores potencialidades e é normal que as pessoas se apro-ximem das zonas onde há mais opr-tunidades. Até o ensino era muito diferente. Em Câmara de Lobos só havia a instrução primária. No Fun-chal haviam os liceus, as bibliotecas e os conservatórios de música.Câmara de Lobos é um território pe-

queno e muito montanhoso e isso dificulta muito o desenvolvimento. Mesmo assim já se desenvolveu bastante em áreas como a hotelaria, a restauração, e até na área comer-cial e industrial.Câmara de Lobos não tem tanto de-senvolvimento. Tem um grande po-der económico mercê da população emigrada que prosperou em vários países como a Venezuela, Brasil, África do Sul. E as pessoas quando regressam têm possibilidades de desenvolver bons negócios.As pessoas se quiserem fazer um grande negócio em Câmara de Lo-

bos têm dificuldade pela falta de terrenos e pelo seu preço.

Sabemos que continua a acompa-nhar a vida de Câmara de Lobos, que ligações mantém ainda com o município?Tenho uma relação sentimental por-que nasci em Câmara de Lobos, familiares, relações até patrimoniais e muitos amigos, contemporâneos e gente que trabalhou comigo na Câmara. Há sempre relações que se mantém e sempre que posso vou lá conversar com as pessoas.Câmara de Lobos é um bom sítio para viver. As pessoas têm uma for-ma de ser alegre e são bem dispos-tas. É boa gente e é um sítio onde se vive bem, está próxima do Fun-chal e tem a vantagen de não haver grandes aglomerados populacio-nais, há uma grande dispersão. É uma terra em que toda a gente se conhece e continua a haver habitos de vida salutares.Com a contrução da via rápida, Câ-mara de Lobos ficou mais perto em relação à capital e a construção que está em curso da via rápida até ao Estreito facilitará a vida das pesso-as.Hoje as pessoas não são tão fieis à sua terra como eram antigamente,

mas isso é consequência do desen-volvimento. A modernização tem as suas características e as pessoas vão se adaptando e correndo os no-vos ciclos. Os negócios de hoje já não são feitos como antigamente, estamos no domínio da comunica-ção, da informática, etc., e isso alte-ra a vidas das pessoas.Câmara de Lobos hoje tem muita coisa que não tinha e agora pratica-mente tudo o que existe no Funchal.

A obra feita é a marca mais visível que os governantes deixam. Acha que o actual presidente da Câmara vai deixar marca no município?Acho que o Arlindo Gomes vai dei-xar marca no seu trabalho feito. Vai ser reconhecido pela grande gene-ralidade das pessoas até porque o que fez permitiu-lhe a reeleição e isso é uma prova do reconhecimen-to. Os tempos são cada vez mais dificeis mas o concelho tem vindo a firmar-se como um concelho bom para se estar. Nos domínios, esco-lar, social, desportivo, o que se tem feito é meritório, nos arranjos urba-nísticos, como o Ilhéu de Câmara de Lobos. Eu lembro-me que no meu tempo nunca consegui ter o Ilhéu limpo. O varredor passava a limpar e quando virava as costas já tinha tudo sujo na mesma, dada a quan-tidade de miúdos que por ali havia a brincar.No jardim de São Francisco tivemos que ter pessoas até à meia-noite a vigiar o jardim para que não desa-parecessem as plantas que lá foram colocadas.Naquele tempo as pessoas vinham pedir-me “um quarto de casa”. A degradação era tanta que as pesso-as tinham a noção que já se resolvia o problema com um quarto. As pes-soas achavam que não era possível terem uma casa e nem pediam isso. Felizmente esses tempos passaram e agora as coisas estão no bom ca-minho.Foi muito duro o trabalho que se fez na Câmara. Era assim em todo o lado, mas olhando para trás acho que cumpri a minha missão, mas talvez não tenha conseguido fazer tudo o que gostava de ter feito. Fiz dois mandatos e fiquei satisfeito, mas foi realmente muito duro e sei que continua a ser, porque é um concelho muito populoso e muito trabalhoso para quem está à frente dos seus destinos.

6

viva CÂMARA DE LOBOS

06

Protocolo de apoio financeiro à formação

gestão autárquica

Busto de homenagema Simão Bolívar«Simão Bolívar fez com que povos oprimidos, explorados, sob a tute-la colonial, alcançassem a liberda-de, fez com que povos que viviam num determinado território, este ao alcançar a sua independência pu-desse trilhar caminhos de uma so-ciedade mais justa». Bolívar, hoje, no mundo, representa a liberdade e ninguém pode manchar o nome de Simão Bolívar utilizando-o para fins políticos que são contra a liber-dade». Estas são palavras do presi-dente do Governo Regional, Alberto João Jardim, proferidas durante a inauguração do busto de homena-gem a Simon Bolívar. O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na sua inter-venção, falou na persistência dos madeirenses na reconstrução. Aliás, disse Arlindo Gomes, «é assim que enfrentamos as adversidades do passado, do presente e com certeza do futuro, sempre acreditando que somos capazes de vencer as contra-riedades e adversidades do tempo». Na sua intervenção, o presidente da Associação dos Filhos de Câ-mara de Lobos na Venezuela, en-tidade que manifestou o desejo, agora concretizado, de colocar um busto de Simão Bolívar em Câma-ra de Lobos, fez questão de agra-

decer todas as entidades que se envolveram neste projecto e que, directa e indirectamente torna-ram este sonho uma realidade. O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos revelou, on-tem, que a autarquia, desde a pri-

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos assinou com o CELFF – Centro de Estudos, Línguas e Formação do Funchal SA. um protocolo de forma-ção para a adultos. O primeiro curso deve iniciar-se dentro de um mês, as aulas vão decorrer no Centro Comu-nitário Cidade Viva.O CELFF é uma entidade formado-ra acreditada pela Agência Nacional para a Qualificação com vasta experi-ência no desenvolvimento de cursos, de qualificação profissional e na se-

quência deste protocolo será imple-mentado um Centro de Novas Opor-tunidades – CELFF que permitirá promover formação e certificação ao nível básico e secundário a todos os adultos com mais de 18 anos que não tenham concluído respectivamente o 4º, 6º e 12º ano de escolaridade.Assim, com este protocolo, as partes comprometem-se a divulgar e imple-mentar o Centro de Novas Oportuni-dades – CELFF através do estabele-cimento de uma parceria no domínio

do Processo, Reconhecimento, Vali-dação e Certificação de Competên-cias, que é um processo pelo qual se reconhece e valida a uma pessoa adulta com conhecimentos e com-petências adquiridas ao longo da sua vida, atribuindo ao candidato uma certificação de nível básico ou se-cundário.Qualquer informação adicional sobre esta matéria pode ser obtida junto da Câmara Municipal ou na UNIVA de Câmara de Lobos.

meira hora em que a Associação dos Filhos de Câmara de Lobos na Venezuela manifestou vontade em que o busto de Simão Bolívar fos-se descerrado na sua cidade mãe, tudo fez para que tal vontade fosse uma realidade.

www.cm-camaradelobos.pt

07

gestão autárquica

Câmara de Lobos já tem uma As-sociação de Desenvolvimento Comunitário. “Câmara de Lobos Viva”, é o nome da associação de desenvolvimento comunitário sem fins lucrativos, que terá uma inter-venção no muncípio no âmbito da intervenção social, nomeadamente ao nível da juventude e da terceira idade. A prioridade da jovem asso-ciação é a realização de um levan-tamento exaustivo sobre os idosos do concelho.

A Câmara Municipal adquiriu um autocarro de 25 lugares destinado aos transportes escolares em toda a área do concelho e para activi-dades culturais. A viatura entrou ao serviço a 4 de Maio de 2010. Dentro de pouco tempo será ad-quirida uma segunda viatura nova, esta com capacidade para 55 pes-soas, a ser entregue até ao final de Julho e igualmente vocacionada para os transportes escolares e actividades culturais.

Novo autocarro

Câmara de Lobos Vivapara o desenvolvimento comunitário

João Firmo, presidente desta as-sociação, diz que «queremos saber quantos são e como vivem». Numa segunda fase, vamos promover ini-ciativas que ajudem a ocupar essa população sénior. Há ainda «a ne-cessidade de prevenir a exclusão social, quer seja na juventude, quer seja nos idosos, através do desen-volvimento das populações locais em acções previstas no âmbito so-cial e cultural».Os elementos desta associação

já estão a trabalhar no terreno por forma a ajudar aqueles que mais precisam de apoio.Esta associação vem colmatar, deste modo, uma lacuna existente no município camara-lobense.

www.cm-camaradelobos.pt

07

viva CÂMARA DE LOBOS

Subvenções financeirasA Câmara Municipal de Câmara de Lobos, consciente da importância do apoio à dinamização cultural, so-cial e desportiva do concelho e com o objectivo de potenciar a qualidade de vida e bem-estar dos camaralo-benses, atribuiu subvenções anuais e mensais às associações culturais, desportivas e Juntas de Freguesia do Concelho de Câmara de Lobos. Estes apoios visam apoiar as iniciati-vas e projectos de formação levadas a cabo pelas diversas instituições.Às associações culturais foi atribuin-do um montante global de 62.500,00 euros, às desportivas 233.000,00 euros e às Juntas de Freguesia 150.000,00 euros. Aos Bombeiros Voluntários a autarquia disponibili-zou uma verba de 180.000,00 euros.

A disponibilização das verbas atri-buídas foi efectuada, mediante a assinatura de um protocolo de co-operação e desenvolvimento, com o intuito de apoiar a execução dos planos propostos para o presente ano. Na área desportiva, os valores fo-ram distribuídos pelo Centro Social e Desportiavo de Câmara de Lobos (90.000,00 euros), Grupo Desportivo do Estreito (72.000,00 euros), Asso-ciação Desportiva do Jardim da Ser-ra (18.000,00 euros), Clube Despor-tivo do Garachico (12.000,00 euros), Associação Desportiva os Xavelhas e Clube Desportivo do Curral das Freiras (10.000,00 euros), Associa-ção Desportiva Bairro da Argentina e Clube Desportivo das Corticeiras

(3.000,00 euros), Associação Náuti-ca de Câmara de Lobos (12.000,00 euros).Os apoios à cultura foram divididos em 12.500,00 euros para as Bandas Municipal de Câmara de Lobos e Recreio Camponês, 10.000,00 euros para a Banda Orquestral os Infantes, 12.000,00 euros para a Associação Cultural e Recreativa do Estreito e 2.500,00 euros para Academia Ma-deirense das Carnes. 3 mil euros fo-ram atribuídos Associação Refugio da Freira 3.000,00 euros. Considerando o papel desempe-nhado pelas Juntas de Freguesia na persecução do desenvolvimento local a cada um destes órgãos au-tárquicos será disponibilizada uma verba de 30.000,00 euros.

08

gestão autárquica

João Henrique ficoucom a Taça Rodoviária

João Henrique Ferreira, aluno da Escola B1/Pe do Estreito de Câma-ra de Lobos, venceu a fase final da Taça Rodoviária deste ano lectivo,

que teve lugar na cidade do Fun-chal e que envolveu estabelecimen-tos de ensino de toda a Região. Após ter vencido a fase concelhia,

viva CÂMARA DE LOBOS

o aluno do 4º A, acabou por superar todos os outros alunos e sagrou-se vencedor deste concurso de edu-cação rodoviária.

www.cm-camaradelobos.pt

eventos

A Escola Básica e Secundária do Carmo venceu o concurso anual do projecto escolar Amb3E – Escola Electrão 2009/2010. Esta prova anu-al consiste na recolha de sucata e electrodomésticos usados. A Escola Básica e Secundária do Carmo, con-seguiu recolher 15.050 kg de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctri-cos e Electrónicos), dando uma mé-dia de 18,58 kg por aluno. O prémio consistiu num kit de lâmpadas eco-nomizadoras, um leitor de DVD, uma

impressora multifunções e um com-putador portátil. No âmbito da componente de recolha de REEE do projecto, em que partici-param escolas de todo o país foram recolhidos 1.604.686 kg de resíduos, dando uma média de 2.661 kg por escola e 3,96 kg por aluno, o que sig-nifica que em apenas três semanas, cada aluno conseguiu praticamente reunir a quantidade média de REEE que a União Europeia preconiza para cada cidadão, por ano!

O Bispo da Diocese do Funchal, D. António Carrilho, pro-cedeu à benção do novo altar da Capela das Almas, na pa-róquia da Encarnação, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, no passado 25 de Junho. Este pequeno templo, que foi mandado construir em finais de 1766, princípios de 1767, e doado à Paróquia de Nossa Senhora da Encarna-ção no ano 2000, encontrava-se em muito mau estado de conservação, tendo a paróquia assumido o processo de re-cuperação, que mereceu o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. A partir de agora, a capela reabre para a prática religiosa.

Capela das Almas reabertacom um novo altar

Escola do Carmo campeã do Amb3E

www.cm-camaradelobos.pt

09

viva CÂMARA DE LOBOS

10

eventos

As Festas de Verão e do Peixe

Espada-Preto voltaram este ano

a ter uma forte aposta na vertente

gastronómica, na animação mu-

sical e nas marchas populares.

As Festas de Verão decorreram de 25 de Junho a 4 de Julho com eventos de referencia todos os dias. Ainda assim é de realçar as marchas populares de S. Pedro ocorridas na segunda-feira, dia 28 de Junho, seguidas de um espectáculo piromusical e da actuação do con-junto musical “Os Galáxia”.Este ano registou-se uma forte apostas nos artistas re-gionais, dos quais se destacam Vânia Fernandes, Sofia Relva, Denisa, Cristina Barbosa, os Karnak Seti, os Seis po Meia Dúzia e ainda os Kontra Band.Como já é habitual, as “Festas de Verão” incluíram a realização do Festival Regional de Talentos, no qual par-ticiparam representantes dos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira, após terem vencido os respec-tivos concursos de vozes em cada um dos municípios.A 3 de Julho a música trouxe os “Bora Lá Tocar”, após a realização de mais uma edição do concurso “Reve-lações de Verão”, que teve como objectivo promover novos talentos do concelho.

Festas de Verãoe do Peixe Espada-Preto

www.cm-camaradelobos.pt

11

eventos

Festa das Vindimascom novidadesA Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos já está a preparar a Festa das Vindimas, que este ano decorre de 3 a 5 de Setembro, e que se insere no car-taz regional promovido pela Se-cretaria Regional do Turismo.A exemplo das edições ante-riores trata-se de uma festa em homenagem aos agricultores e viticultores, onde é pretendido vir a ocorrer uma manifestação de grande tradição centrada naquela que é uma das principais activida-des da freguesia – a produção da Uva e do Vinho. O ponto alto da festa será a vin-dima ao vivo nas latadas, ampla-mente participada pelos turistas e visitantes, que momentaneamen-te se tornaram em agricultores/vi-ticultores, sendo acompanhados pelo som das músicas tradicio-nais da região.No sentido de melhorar o Des-file Etnográfico que se realizará no sábado dia 4, pelas 11h00, este sofrerá uma ligeira alte-ração no itinerário, saindo da Quinta da Pinheira seguirá pela Rua da Marinheira (zona de pre-paração do desfile) tendo o seu inicio efectivo na Rua João Au-gusto de Ornelas (junto a Ponte do Gato) seguindo para o cen-tro, Rua da Igreja e com térmi-nos no centro da vila do Estreito. No recinto da festa estará paten-te uma mostra das actividades vitivinícolas e festas do conce-lho através do visionamento de filme permanente, uma mostra e venda do artesanato tradicional: cestaria, trabalhos em madei-ra, brinquedos e uma mostra de gastronomia, com a participação dos comerciantes e restaurantes locais. Refira-se ainda que o ho-rário da festa este ano terá um alargamento para a sexta-feira e sábado até às 02h00 e no do-mingo até 24 horas do domingo, e contará com muita animação, com a especial presença dos gru-pos locais e regionais.

viva CÂMARA DE LOBOS

12

eventos

Festa da Primavera

Festa da Cerejano Jardim da Serra

Câmara de Lobos deu as boas-vin-das à Primavera com a realização da Festa da Primavera em Flor. O os alunos das escolas do primei-ro ciclo e jardins de infância, num

Foram aos milhares as pessoas que cumpriram a tradição de se desloca-rem à freguesia do Jardim da Serra para participarem na Festa da Cereja, que este ano infelizmente foi marca-da por uma fraca produção, derivada dos fortes temporais que assolaram toda a Região no início do ano.Arlindo Gomes, presidente da Câ-mara, na sua intervenção, elogiou o desenvolvimento «para melhor» que a o Jardim da Serra tem assistido nos últimos anos. O desenvolvimento foi seriamente afectado com o temporal de 20 de Fevereiro porque, «apesar de ser pouco conhecido», o Jardim da Serra foi, a par com o Curral das Freiras, uma das freguesias onde houve mais prejuízos. O edil agra-deceu ainda a presença das muitas pessoas que foram à Festa da Ce-reja, destacando que aquele é um evento cada mais popular.

acto simbólico decoraram o coreto instalado naquele espaço, com um mural em flor.Participaram ainda nesta activida-de os Centros de Dia de Câmara de

Lobos, Santa Cecília e Encarnação. O Grupo de Expressão Musical e Dramática Sempre Jovem e os jo-vens do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília.

www.cm-camaradelobos.pt

13

A Associação dos Filhos de Câma-ra de Lobos na Venezuela elegeu a sua direcção para os próximos dois anos, restringindo-a a um grupo de oito elementos e que são os seguin-tes: Presidente, Fernando Lucas, vice-presidente, João sidónio Ro-drigues; secretário, António Hen-rique Sérgio; director de Relações Públicas, Luís Figueira dos Santos; e vogais, Gilda Coromoto Sousa, João Marcelo Gonçalves e Sidónio Gomes.

Nova direcção dos Filhosde Câmara de Lobos

eventos

Desfile das MarchasPopulares de S. PedroMuita animação e cor preencheram as ruas da cidade na celebração dos Santos Populares, com as mar-chas de São Pedro.Com a participação de cerca de 800 foliões e tendo como tema central “Os Santos Populares”, o desfile integrou grupos representativos da Turma do Funil, Centro de Activi-dades Ocupacionais de Câmara de Lobos (Direcção Regional de Ensi-no Especial e Reabilitação), grupo de expressão musical e dramática “Sempre Jovem”, as Casas do Povo do Estreito e Quinta Grande, Cen-tros de Dia de Câmara de Lobos, Santa Cecília, Encarnação e Jardim da Serra, o grupo de Câmara de Lo-bos e a Associação de Animação Geringonça.Vânia Fernandes, Sofia Relva, Pe-tra Camacho, deputada Sónia Silva, vereadora Dulce Luís foram as ma-drinhas de alguns dos grupos parti-cipantes.Os marchantes desfilaram com música de João Atanásio em dois temas, “Santos Populares” e “ S. Pedro”.O cortejo percorreu a Avenida Nova Cidade, Praça da Autonomia, Largo de S. Sebastião, Rua Padre Eduar-do Clemente Nunes Pereira, termi-nando no Parque de Estacionamen-to da Baía de Câmara de Lobos.www.cm-camaradelobos.pt

13

viva CÂMARA DE LOBOS

14

tema da capa

Dia Mundial da Criança

Com o intuito de assinalar o

Dia Internacional da Criança,

a Câmara Municipal de Câ-

mara de Lobos reuniu, a 1 de

Junho, cerca de 4 mil alunos

das escolas do primeiro ciclo,

pré-escolar e jardins de infân-

cia deste concelho, numa ini-

ciativa denominada de “Festa

da Criança” e caracterizada

por muita animação, diversão

e alegria.

www.cm-camaradelobos.pt

15

tema da capa

Esta iniciativa decorreu entre as 9 e as 13 horas no Estádio de Câmara de Lobos, com um espectáculo mu-sical em que foram intervenientes os alunos dos estabelecimentos de ensino e de educação do Concelho. As bancadas do estádio encheram-se de crianças e e com elas muita cor, pois a Câmara Municipal ofe-receu uma t-shirt a cada uma das crianças, com cores específicas por freguesia e uma mensagem alusiva ao município.Na zona da pista de atletismo foi instalado um espaço para a inter-venção de pinta-faces e colocados alguns insufláveis, muito aprecia-dos pelas crianças, bem como al-guns jogos e brincadeiras. A Câmara Municipal empenhou-se particularmente na comemoração do Dia Internacional da Criança em Câmara de Lobos não só por ser-mos o município mais jovem de Por-tugal, onde cerca de 25% da popu-lação tem menos de 15 anos, mas também para demonstrar que a sua política não tem sido só no betão, como muitas vezes é considerado.Além de um objectivo mais imedia-to, que foi propiciar um dia de con-vivio, de confraternização e muita diversão, esta comemoração, tam-bém pretendeu motivar as nossas

crianças para a cidadania activa.De alguns anos a esta parte a Câ-mara Municipal organiza uma festa onde reúne todas as crianças dos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do primeiro ciclo, que co-meçou por ser no antigo campo de futebol do Pizo, depois passou pela Praça da Autonomia e jardins do Ilhéu e, de há dois anos a esta parte, no Estádio de Câmara de Lobos e, como já referido, um dos objectivos desta iniciativa é o de propiciar um dia de felicidade e muito convívio, mas também de passar alguma in-formação positiva e valorativa para

que as crianças cresçam com ale-gria e com boas referências.Nos últimos anos conseguiu-se es-bater muitos estigmas e ultrapassar algumas barreiras. O Município não resolveu todos os problemas, mas procurou identificá-los e encará-los de frente, sempre numa perspectiva realista, pragmática e de progres-são social e sempre orientado pelo princípio de que o futuro dependerá daquilo que todos fizermos no pre-sente. O Dia da Criança foi mais um momento orientado para o enalte-cer da nossa auto-estima das crian-ças e jovens de Câmara de Lobos.

viva CÂMARA DE LOBOS

16

tema da capa

www.cm-camaradelobos.pt

17

tema da capa

viva CÂMARA DE LOBOS

18

opinião

Assim descreveu Gaspar Frutuoso em Saudades da Terra à chegada dos homens de Zarco à acolhedora baía.Aqui terá estabelecido uma das primeiras colónias da ilha, e terá vivido antes de fixar residência no FunchalGeração após geração, os colonos dedi-caram-se à pesca, construíram os �poios� (socalcos) desde o mar às altitudes mais elevadas, promovendo a agricultura que revelam de beleza impar, a construção de habitações - algumas senhoriais, desen-volvendo um regime de colónia, extinguido com a implementação da Autonomia.Social - O passado foi caracterizado por famílias numerosas, do mar à serra, viven-do em casas exíguas, provocando a pobre-za porque o rendimento da famílias advinha do trabalho (pouca oferta) do homem na agricultura e pesca, originando a emigra-ção para o Brasil, África do Sul, Venezuela França, Reino Unido e Suíça à procura de novas oportunidades. Em meados da dé-cada de 60 verifica-se o início da constru-

ção civil na cidade do Funchal, recrutando mão-de-obra neste município melhorando a qualidade de vida dos munícipes.As manifestações sociais de então eram as festividades religiosas levadas a cabo nas igrejas e capelas, onde as populações primavam na apresentação de novo ves-tuário e sapatos. O contrates destas ma-nifestações eram as desordens públicas provocadas essencialmente pelo consumo excessivo de álcool. Excepcionalmente eram apresentadas al-gumas peças de teatro e exibição de filmes (expecto em Câmara de Lobos que pos-suía sala de cinema).Hoje, todo este figurino alterou-se com po-líticas implementadas pela Autarquia em parceria com o Governo Regional e pela própria sociedade civil. A obra realizada principalmente desde esta década está presente por todo o concelho, em todas as freguesias para servir o munícipe.Agricultura - As culturas predominantes !"#$% #% &'()#*% #% +#(#(#*% #% +#,#,#% -% ."!-

“Prosseguindo João Gonçalves seu descobrimento, pelo modo

acima declarado, indo em seus batéis com sua companhia, en-

tre duas pontas viram entrar no mar uma poderosa e grande

ribeira, na qual pediram uns mancebos de Lagos licença para

saírem a terra, e ver a ribeira que espaçosa e alegre parecia.

(...) Daqui passaram mais adiante até dar em uma rocha delga-

da, à maneira de ponta baixa, que entra muito no mar; e entre

esta rocha e outra fica um braço de mar em remanso, onde a

natureza fez uma grande lapa, ao modo de câmara de pedra

e rocha viva. Aqui se meteram com os batéis e acharam tantos

lobos-marinhos que era espanto; e não foi pequeno refresco

e passatempo para a gente; porque mataram muitos deles e

tiveram matança muto prazer e festa. Pelo que o capitão João

Gonçalves deu o nome a este remanso Câmara de Lobos.”

António Leonardo da Costa Figueira

Vice-presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos

Câmara de LobosPassado, Presente e Futuro

www.cm-camaradelobos.pt

19

opinião

dutos a exportar, a cana sacarina, o trigo, o feijão verde, a ervilha e o to-$#,/%-%.#"#%0!(12$!%'(,/"(!3

A fruticultura neste concelho ocupou e ocupa lugar de relevo tais como a cerejeira, o castanheiro, a nogueira, o pereiro (diversas espécies), a maciei-ra, a laranjeira, a pereira (diversas es-pécies), o damasqueiro, a ameixeira (diversas espécies), o pessegueiro, a figueira, a goiabeira.Quanto era bom percorrermos os campos aráveis/cultivados e sabore-armos estes frutos, inalarmos o aro-ma destes frutos, alguns desapare-cidos para sempre na sequência das construções edificadas não se tendo salvaguardado enxertias, ou porque as alterações climáticas ditaram o seu fim.Hoje, com a introdução de novos há-bitos alimentares, na sequência do retorno da emigração, a exigência do turismo, introduzimos novas culturas no regime tradicional, em estufas e as biológicasEducação - O ensino desenvolvia-se até à 4ª classe sem a obrigatoriedade da sua frequência devido à dispersão de escolas, cuja continuidade de es-tudos era reduzida, e destinava-se exclusivamente às famílias abasta-das.Após o 25 de Abril foram introduzidas alterações ao ensino, permitindo o prosseguimento escolar em algumas localidades.Hoje, o concelho possui uma cober-tura de rede escolar que vai desde os jardins-de-infância até ao ensino se-cundário, inclusive o nocturno. Cultura% -% 4% $2('05.'!% /1,6% 7!,#7#%

de uma rede Bibliotecas distribuída pelas freguesias de Câmara de Lo-bos, Estreito de Câmara de Lobos e Curral das Freiras que outrora era as-segurado pela biblioteca itinerante da Gulbenkian.Os auditórios têm proporcionado às populações concertos dos mais varia-do géneros musicais.A Casa da Cultura e o Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos tem oferecido exposições das mais varia-das temáticas.

Saúde - Era promovida por médicos residentes em Câmara de Lobos e Estreito de Câmara de Lobos que prestavam assistência às popula-ções.Foram criados os �dispensários� que promoviam cuidados primários de saúde pública, evoluindo para Cen-tros de Saúde disponibilizando uma diversidade de serviços e consultas. Na então Vila de Câmara de Lobos foi edificado uma maternidade de apoio à população, desactivado aquando da reestruturação da rede hospitalar da região.Economia - Era caracterizada pelo genuíno comércio de �venda� (mer-cearia), terno, loja (local onde se ven-dia tecido a metro, artigos para o lar, papelaria, ourivesaria, etc.), moinho (moía-se o trigo produzido e o milho). Por profissões que empregavam pou-cos postos de trabalho como o car-pinteiro, o picheleiro, o sapateiro, o tanoeiro, o barbeiro (hoje extintas ou em extinção).Até à década de 70 o mercado dos produtos agrícolas, frutícolas e pesca eram comercializados nos centros das freguesias, ou na venda de porta à porta.Foi também no Estreito de Câmara de Lobos que se deu início à comercia-lização da espetada com cariz diário (esta iguaria era confeccionada nos arraiais), hoje símbolo da gastrono-mia madeirense.A pesca continua a ter um papel rele-vante na economia do concelho com a renovação da frota, proporcionando a faina noutras paragens.O avanço e recuo da indústria da construção civil absorveram muita mão-de-obra gerando liquidez nas

famílias, proporcionando uma me-lhor qualidade de vida. A emigração exportou para o concelho as suas poupanças, contribuindo para uma grande circulação de dinheiro na aquisição de bens imóveis, reconstru-ções dos mesmos e construções.Na sequência desta alteração sur-gem novos núcleos de comércio, res-tauração e indústria para fazer face às necessidades das populações e, à procura do mercado externo ao con-celho pela qualidade apresentada.Hoje, o concelho possui proporcional-mente à sua dimensão praticamente tudo o que as grandes cidades ofere-cem a quem lhes visita.Hoje% -% 4% 8!(0/9)!% 7/% 8:$#"#% 7/%

Lobos está dotado com infra-estrutu-ras, que respondem cabalmente os anseios das populações permitindo assim uma melhor qualidade de vida.O endividamento das empresas, o sobre endividamento das famílias, é factor condicionante à continuidade do desenvolvimento, mas com pa-ciência e engenho teremos de ultra-passar esta etapa menos conseguida da sociedade globalizada em que es-tamos inseridos. Amanhã% -%;#"#%12./"#"$!1%#1%7' '-culdades da conjuntura actual deve-remos ter a inteligência de interpre-tarmos o que nos rodeia, as suas consequências na vida empresarial, laboral, familiar e social, a vontade e a energia de a vencermos.Para que tal aconteça os nossos va-lores, as nossas atitudes e os nossos padrões de comportamento deverão ser convergentes com as exigências que o momento impõe, afim de sal-vaguardarmos o amanhã dos nossos filhos e dos nossos netos.

viva CÂMARA DE LOBOS

20

cultura

O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais em par-ceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos promove a Se-mana Sorridente. Este programa de saúde oral está agendado para 31 de Maio, na Praça da Autonomia e a 2 de Junho no Mercado Municipal do Estreito de Câmara de Lobos. Para além da animação musical, a iniciativa conta com rastreios e um conjunto de actividades lúdico des-portivas para os alunos das escolas do 1º ciclo e jardins de infância.

Semana Sorridente

Semana Culturalem Câmara de Lobos

Foi com um fórum sobre as “Mar-cas na arte e cultura” que deu-se início à Semana da Arte e Cultura, em Câmara de Lobos. João Car-los Abreu, Nuno Miguel Henriques e Regina Castro e Abreu foram os oradores convidados da primeira de uma série de iniciativas que de-correram nas bibliotecas municipais do concelho, mais precisamente, Câmara de Lobos, Curral das Frei-

viva CÂMARA DE LOBOS

20

ras e Estreito de Câmara de Lobos. No encontro que juntou os três ora-dores e alunos do 2.º e 3º ciclos, fo-ram abordados diversas temáticas, entre as quais, a importância da «cultura como alimento extraordi-nário para o nosso espírito». A Semana da Arte e da Cultu-ra passou também pelas biblio-tecas do Curral das Freiras e do Estreito de Câmara de Lobos.

No último dia desta iniciativa, dia 7 de Junho, foram realizadas entre as 14h00 e as 17h00, na Praça da Au-tonomia, várias actividades relacio-nadas com a leitura. No final desse dia, às 19h00, foi inaugurada na Casa da Cultura uma exposição co-lectiva de Carlos Sousa, José Pinto e José Encarnação, sendo que às 20h30 haverá um concerto com a Banda Orquestral os Infantes.

www.cm-camaradelobos.pt

21

cultura

Mais de um século após a sua mor-te, cumpriu-se este ano um dos pro-pósitos do poeta câmara-lobense Joaquim Pestana: foi publicado em livro uma compilação dos seus po-emas, em resultado de um trabalho de recolha do historiador Nelson Veríssimo, numa edição da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Inserido no programa das comemorações do Centenário, a Banda Recreio Campo-nês promoveu no auditório dos Centros Cívicos do Estreito de Câmara de Lobos e do Curral das Freiras, um concerto de primavera, sob a orientação do maestro Nélio Silva. Neste mesmo espaço cultural e numa perspectiva orquestral a Big Band desta filarmónica realizou igualmente um concerto.O Centro Civico do Estreito foi palco para o concerto conjunto da Tuna de Bandolins da Casa da Cultura de Câmara de Lobos e Orquestra Bandolinística Ribeirabravense.

Recreio Camponês em concerto

Poesias de Joaquim Pestana em livroA presentação do livro “Poesias de Joaquim Pestana” ocorreu a 3 de Maio, dia do primeiro aniversário da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, numa sala completamente cheia, onde também houve lugar à declamação de poemas, pró Antó-nio Plácido, e à a actuação do Gru-po Coral do Estreito de Câmara de

Lobos, que interpretou uma música com letra de Joaquim Pestana. Na ocasião, o Prof. Dr. Nelson Verís-simo, falou do livro e da importância da obra deste poeta no contexto do Romantismo e o seu significado para a Literatura Madeirenses, assuntos que podem ser melhor observados no blogue Passos na Calçada.

www.cm-camaradelobos.pt

21

viva CÂMARA DE LOBOS

22

cultura

A Semana do Livro promovida pela EB1/PE de Câmara de Lo-bos, realizada na primeira se-mana de Maio, teve como tema 'Motivar para a leitura', e como base os livros infantis da escrito-ra Maria Aurora Carvalho Homem. As actividades dividiram-se entre a escola e a Casa da Cultura de Câ-mara de Lobos, sendo de realçar a da realização de um espectáculo de variedades, feito pelos alunos da escola, e a presença de Nuno Mor-na, em representação da sua mãe, a escritora Maria Aurora.

Semana do Livro na EB1/PEde Câmara de Lobos

As escolas do Garachico e do Pe-dregal juntaram-se para promove-rem uma Feira do Livro. A iniciativa decorreu a 7 de Junho de 2010 e teve como escritor convidado Fran-cisco Fernandes.

No contexto da feira do livro ocor-reram várias interpretações musi-cais e teatrais adaptadas de alguns livros do escritor, nomeadamente de “O Peixinho Prateado e as duas Estrelas do Mar” e do conto “Irina”.

viva CÂMARA DE LOBOS

22

Feira do Livro nas escolas do Garachico e do Pedregal

www.cm-camaradelobos.pt

23

O segundo trimestre deste ano fica marcado por um cunho festivo na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, visto que Abril se caracteri-zou por um conjunto de actividades que reforçaram a importância do li-vro (no âmbito das comemorações do Dia do Livro Infantil e do Dia do Livro e dos Direitos de Autor), o mês de Maio serviu de mote às comemo-rações do 1º aniversário da BMCL e em Junho, para além das celebra-ções do Dia da Criança, usufruímos de uma decoração alusiva aos San-tos Populares. Destaque para o ciclo de cinema Do Livro Ao Filme, que decorreu no mês de Abril, revelando livros que servi-ram de inspiração para a criação de filmes. A exposição Livros Da Minha Vida que, dado o seu interesse e su-cesso, se prolongou até ao mês de Maio, contou com a participação de João Carlos Abreu, António Cruz,

Muita actividade na biblioteca municipalAntónio Carmelo, Fátima Barros, en-tre outros. Também ainda a decorrer, figura o projecto Os livros também se reciclam, que possibilita a troca de livros usados. De destacar ainda a Hora do Conto Especial, no dia do Livro (23 de Abril), com a participa-ção da vereadora de Intervenção So-cial, Cultura e Juventude de Câmara de Lobos.O grande destaque do trimestre foi, sem dúvida, a I Semana da Arte e Cultura de Câmara de Lobos, numa semana marcada por eventos que retratam a variedade e qualidade na área da Cultura em Câmara de Lo-bos, ao mesmo tempo que se feste-jou o 1º aniversário da Biblioteca em edifício novo. Sessões de teatro e cinema, a intervenção de rua com o poeta Policarpo Nóbrega, o projecto Cantando canções, vivendo emo-ções, a exposição sobre os 30 anos de serviço ao público da BMCL, o

anúncio do vencedor do concurso para a mascote, a Biblioteca sai à rua, todos estes eventos contribu-íram para o enriquecimento dessa semana cultural, revelando um con-celho onde muito acontece. Outras actividades marcantes con-taram com a presença de escrito-res como António Castro (no Dia da Família, em que se abriu excepcio-nalmente no Sábado) e José Viale Moutinho, para uma Hora do Conto especial.Os próximos meses, apesar de as-sociados às férias, continuarão a ser de actividade intensa. Salienta-se apenas que, no mês de Agosto, a Bi-blioteca apenas assegurará os servi-ços mínimos, pelo que, em jeito de incentivo à leitura, promoverá o pro-jecto Ler+ no Verão em que o prazo de empréstimo será alargado por um mês, com a possibilidade de levar até cinco livros. Aproveite e leia+!

viva CÂMARA DE LOBOS

24

cultura

Os alunos do curso de interpretação da Escola de Protocolo, Comuni-cação e Artes da Madeira apresen-taram a 21,22 e 23 de Maio, a peça de teatro “Quando é que te calas?”. Esta representação subiu ao palco no Centro Cívico do Estreito de Câ-mara de Lobos.A peça retrata o quotidiano de uma viúva, com discussões tempestu-

Os Descendentes de Camões e o Amor su-biu à Serra foram as peças levadas à cena o Centro Civico do Estreito e Casa da Cul-tura de Câmara de Lobos, pelo Grupo Cé-nico do Recreio Musical União Mocidade - São Roque.A primeira parte é composta pela comédia “Os Descendentes de Camões”, apresen-tada em um acto, num texto original de An-tónio César e, a segunda parte, a comédia “O Amor Subiu à Serra” de João Miguel Marques de Freitas, composta por dois actos. “Os Descendentes de Camões” é uma co-média em um acto de António Cesar, que gira em torno de uma personagem que se diz descendente de D. Luís de Camões e O Amor Subiu à Serra” foi inspirada no drama “Romeu e Julieta”, de William Shakespea-re, apresentado em dois actos, com a au-toria de João Miguel de Freitas

No Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos esteve patente ao público a exposição “aLINHA-mentos” da autoria de Gonçalo Pereira. Nesta exposição foi apresenta-do um trabalho apurado em pe-dra constituída por artefactos, ob-

aLINHAmentos de Gonçalo Pereira

viva CÂMARA DE LOBOS

24

jectos de estimação e “esculturas” variadas. A exposição “aLINHA-mentos” (pedras redesenhadas), é uma mostra de trabalhos que va-riam entre elementos formais facil-mente identificáveis e o deambular de formas soltas, abstractas e es-tabelecendo uma condição de vida

interessante, onde o quotidiano é complementado no acto de criar e recriar os dias. O material que foi utilizado na ex-posição é processo de seriação in loco do autor, nomeadamente no leito da Ribeira dos Socorridos ou a praia da Madalena do Mar.

Estreito de Câmara de Lobos apresentou

"Quando é que te Calas?"

Grupo de São Roque emcena com duas peças

osas, mordomos psicóti-cos, acusações machistas, sessões de espiritismo e amores assolapados. An-dré Mota, Isabel Rodrigues, Marlene Barreto e Adriano Martins deram corpo ás personagens, numa drama-tização e direcção de Diogo Correia Pinto

25

lazer

Rotores de Portugal

A patrulha acrobática “Rotores de Portugal” esteve em Câmara de Lobos no dia 28 de Junho, onde fi-zeram uma demonstração de voo e acrobacias com dois helicopetros Alouette III, construídos na década de sessenta.Esta iniciativa inseriu-se nas come-moração do 58º aniversário da Força Aérea Portuguesa e foi presenciada por muito público, posicionado na

Rua Nova da Praia e nos jardins do Ilhéu.Os "Rotores de Portugal" torna-ram-se conhecidos em Abril de 1976, tinham uma exibição com quatro helicópteros em simultâ-neo, tendo feito a sua última de-monstração em Outubro de 1980. Voltaram a surgir em 1982, des-ta vez com dois helicópteros, mas agora integrados na Esquadra 552.

Marcaram a sua presença em to-dos os festivais nacionais promo-vidos pela Força Aérea. Em 1991 e 1992 a patrulha esteve integrada na Esquadra 111, sendo compos-ta por pilotos instrutores, operando três helicópteros em simultâneo. Foram reactivados em 2005 e pre-sentemente é composta por cinco pi-lotos operacionais da Esquadra 552, evoluindo com três helicópteros.

www.cm-camaradelobos.pt

25

viva CÂMARA DE LOBOS

26

intervenção social

Campo de Férias“Bairro a Brincar 2010”

Dança contemporâneaMedicina Mais Perto 2010

Yoga

Curso de teatro

A Câmara Municipal, está a promo-ver um Curso de Teatro no Centro Comunitário Cidade Viva.A formação teve início no passado dia 5 de Março e decorre às Se-gundas-feiras, das 10h30 às 12h30, estando a frequentar a mesma um grupo de 15 munícipes.Este curso tem como objectivo pri-mordial, dotar os participantes de técnicas na área da representação.

Iniciou-se durante o mês de Maio do corrente ano, o programa de aulas de yoga nos Centros Comunitários “Cidade Viva” e “Vila Viva”.A actividade decorre uma vez por semana, sendo composta por um grupo de participantes com um má-ximo de 20 elementos em ambos os centros comunitários.Nesta fase o programa arrancou apenas no Centro Comunitário “Ci-dade Viva”, estando à espera de um número mínimo de inscrições para iniciar-se no Centro Comunitário “Vila Viva”.

Iniciou-se durante o mês de Junho de 2010 o programa de aulas de dança contemporânea para crianças e jovens do Concelho.A actividade decorre uma vez por semana, sendo composta por um grupo de participantes com um má-ximo de 20 elementos, em ambos os centros comunitários geridos pela Autarquia (Centros Comunitários Ci-dade Viva e Vila Viva)Os eventuais interessados poderão inscrever-se ou pedir mais informa-ções junto do Serviço de Gestão So-cial e Família da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

No dia 26 de Abril, a Câmara Munici-pal associou-se ao projecto “Medici-na Mais Perto” realizado pela Asso-ciação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.Foi promovido o tema da saúde em cidades afastadas dos grandes cen-tros urbanos, no âmbito das doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e infecções sexualmente transmis-síveis.A iniciativa decorreu nos Centros Comunitários “Cidade Viva” e “Vila Viva”, onde cerca de 250 munícipes efectuaram o rastreio de HTA, Diabe-tes Mellitus e hipercolesterolémia.

Iniciou-se a 28 de Junho do corren-te ano o campo de férias “Bairro a Brincar”., na escola do 1.º Ciclo a Fonte da Rocha, Nesta segunda fase do projecto realizar-se-ão quatro períodos de actividade com a duração de três semanas, cada um, e irá abranger cerca de 240 crianças e jovens

provenientes dos bairros camará-rios e sociais do Concelho de Câ-mara de Lobos.O projecto “Bairro a Brincar” visa o desenvolvimento e concretiza-ção de um conjunto de actividades de cariz educativo, social, cultural e desportivo no período das férias da Páscoa e de Verão.

Turismo Sénior Porto Santo 2010

“Lobos Radical 2010”

intervenção social

A Câmara Municipal de Câ-mara de Lobos, estabeleceu um protocolo com a empre-sa Porto Santo Line que visa promover viagens organiza-das pelo Serviço de Gestão Social e Família para grupos de seniores ao Porto Santo, a custos económicos, resultan-tes da implementação de um programa de turismo sénior. Este projecto destina-se a idosos residentes no Conce-lho de Câmara de Lobos com mais de 60 anos de idade ou independentemente da ida-de, devem encontrar-se numa situação de aposentação, reforma ou invalidez perma-nente. As viagens realizaram-se de 7 a 25 de Junho do corrente ano, e abrangeram 419 ido-sos residentes no concelho de Câmara de Lobos

Iniciou-se a 28 de Junho do corren-te ano a oitava edição do Campo de Férias “Lobos Radical”.Através deste projecto de ocupação de tempos livres pretende-se pro-porcionar a um número significativo de crianças e jovens (cerca de 200 por edição), com idades compre-endidas entre os 6 e os 15 anos de idade, umas férias diferentes em todos os sentidos. As crianças tive-ram a oportunidade de realizar um vastíssimo leque de actividades, que para além de pretenderem ocu-par os seus tempos livres, tiveram também por finalidade desenvolver e enriquecer o seu leque de conhe-cimentos e vivências, no campo so-cial, educacional, cultural e lúdico-desportivo.O 2.º período inicia-se a 2 de Agos-to, podendo todos os interessados realizar a sua inscrição na Câma-ra Municipal de Câmara de Lobos, mais precisamente no Serviço de Gestão Social e Família.

www.cm-camaradelobos.pt

27

viva CÂMARA DE LOBOS

28

Francisco da Silva Freitas, 87 anos, mais conhecido pelo

Francisquinho das Vides, é uma figura incontronável e carismática

no que diz respeito ao negócio da restauração no município de

Cãmara de Lobos. Foi agricultor, comerciante, feirante de gado.

Em termos de trabalho esteve no activo até há cerca de um ano,

atura em que também deixou de conduzir. Hoje é um homem

realizado, sem preocupações de trabalho e que passa os dias a

descansar ou a ajudar a esposa na horta e nas lides de casa.

"Francisquinho das Vides"

biografia

www.cm-camaradelobos.pt

29

biografia

Francisquinho é considerado por muitos como o “pai” da Es-petada Regional, pelo menos enquanto prato típico madei-rense que faz parte das especialidades dos restaurantes.Naquele tempo, conta Francisquinho com uma lucidez im-pressionante, o conhecido restaurante do Estreito de Câma-ra de Lobos era uma casa mais pequena. O pai ali guardava vinho e vendia-o aos sábados e domingos. «Era uma adega tosca» e estávamos no tempo da guerra e estando a cumprir o serviço militar, Francisquinho vinha a casa de 15 em 15 dias.Como era um grande apreciador de carne assada começou a trazer pessoas amigas ao fim-de-semana para a adega e juntava a venda do vinho aos custos de uma boa espetada. Foi desta forma amadora que começou o negócio da carne assada, com a dificuldade de naquela altura ser proíbido abrir “tascas” aos domingos. A coisa era assim feita meio na clan-destinidade, mas já de uma forma bem calculada entre os gastos e os proveitos. É que segundo explica Francisquinho, a multa por estar aberto ao domingo era de 100 escudos, mas o dinheiro que fazia estando aberto dava para pagar a coima várias vezes.Como o negócio se revelava proveitoso, surgiu a ideia de ir construindo as saudosas barracas de louro, para que os clientes estivessem mais à vontade. Com esta inovação o

negócio foi crescendo e consequentemente a dar nas vis-tas e a surgirem alguns problemas. O alvará que tinha na altiura era de pastelaria e para evitar problemas pediu ao presidente da Câmara, António Macedo, para legalizar o negócio.Francisquinho explica o porquê de ter apostado na espe-tada enquanto ementa de restaurante: «Naquele tempo só havia carne assada nos arraiais. Era um prato que toda a gente gostava e fácil de preparar. As pessoas iam aos res-taurantes também comer as caldeiradas, mas isso dava muito trabalho. A carne assada era muito mais prático.Antigamente era carne, pão e vinho e eu estava habitua-do a racionar as porções por pessoa, porque na tropa era chefe de mesa e era eu que distribuía as rações de forma igual para toda a gente».O experiente comerciante sempre contou com a ajuda dos filhos para erguer o negócio: «Eram sete filhos e todos trabalhavam». Francisquinho tem ainda uma filha e conta já com 61 anos de casado. Orgulha-se do que conseguiu construir e revela que «fui sempre evoluindo pouco a pou-co de forma sustentada, sem entrar em loucuras nem cor-rer riscos desnecessários».Um exemplo de vida e de trabalho.

viva CÂMARA DE LOBOS

30

galeria de antiguidades

30

Fotos da passagem de Winston Churchill por Câmara de Lobos, em 1950, colecção do Museu Vicentes.

telefones úteis

CÂMARA MUNICIPALGeral........................................................................ 291911080Fax........................................................................... 291944499

CASA DA CULTURA DE CÂM. DE LOBOS........... 291911480

FARMÁCIASEstreito de Câm. de LobosElsa.......................................................................... 291945232Nini.......................................................................... 291945446Câmara de LobosModerna.................................................................. 291942118Popular..................................................................... 291942114Lobos Mar................................................................ 291944463Curral das FreirasFarmácia do Vale...................................................... 291712500Quinta GrandeFarmácia da Quinta.................................................. 291940600Jardim da SerraFarmácia Martim...................................................... 291945100

BOMBEIROSVoluntários de Câm. Lobos....................................... 291911444Extensão no Curral das Freiras................................. 291712533

POLÍCIA SEGURANÇA PÚBLICAEsquadra de Câm. de Lobos..................................... 291911040Posto do Estreito...................................................... 291948024

BIBLIOTECAS MUNICIPAISCâmara de Lobos..................................................... 291911480Estreito de Câm. de Lobos........................................ 291910040

MERCADOS MUNICIPAISCâmara de Lobos..................................................... 291948840Estreito de Câm. de Lobos........................................ 291941595

CEMITÉRIOSCâmara de Lobos..................................................... 291940340Estreito de Câm. de Lobos........................................ 291948011Curral das Freiras..................................................... 291711333

JARDINS DE INFÂNCIAO Ilhéu..................................................................... 291942491O Pião...................................................................... 291942253 !"#$%&'#((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((! )*+*,,+*-

Fundação D. Jacinta de Ornelas................................ 291945475

ESCOLASEscola B1/PE de Câm. de Lobos............................... 291941248Escola B1/PE da Fonte da Rocha.............................. 291940410Escola B1/PE Ribeiro da Alforra................................ 291941380Escola B1/PE Pedregal.............................................. 291942555Escola B1/PE Lourencinha....................................... 291911282Escola B1 do Rancho................................................ 291941381Escola B1/PE do Curral das Freiras.......................... 291712601Escola B1 Seara Velha.............................................. 291701503Escola B1/PE Garachico........................................... 291947257Escola B1/PE do Estreito de C. de Lobos.................. 291948671Escola B1/PE da Marinheira...................................... 291948387Escola B1/PE das Romeiras...................................... 291947269Escola B1/PE da Vargem........................................... 291947675Escola B1/PE do Covão............................................. 291948641Escola B1/PE do Foro............................................... 291948225Escola B1/PE do Jardim da Serra.............................. 291945744Escola B1/PE da Qt.ª Grande..................................... 291941394Externato do Espírito Santo....................................... 291942151Esc. Bás. 2º e 3º Ciclo do Estreito de C. de Lobos..... 291945614Esc. Bás. do 2º e 3º Ciclo da Torre............................. 291941340Esc. Bás. e Secundária do Carmo............................. 291942420

CENTROS SOCIAIS E PAROQUIAISSanta Cecília............................................................ 291940737Carmo...................................................................... 291942326Encarnação.............................................................. 291946282

CENTROS DE DIACâmara de Lobos..................................................... 291942080Carmo...................................................................... 291942162Santa Cecília............................................................ 291940727

CENTROS DE SAÚDECâmara de Lobos..................................................... 291910380Carmo...................................................................... 291910700Estreito de Câm. de Lobos....................................... 291910230Romeiras................................................................. 291945248Quinta Grande.......................................................... 291943122Curral das Freiras..................................................... 291710050

OUTRAS INSTITUIÇÕESComissão de Jovens e Crianças em Riscode Câmara de Lobos................................................ 291942353

www.cm-camaradelobos.pt

31

20102010