dia do livro incentiva a leitura e promove conhecimento · em 2014, retomamos essa prática ......

6
Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 41 - 24 de Março de 2014 Dia do livro incentiva a leitura e promove conhecimento A pesquisadora Mércia apresentou um trecho do livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa Um dia para celebrar a leitu- ra e o acesso a informações. O Dia do Livro foi comemorado no Incaper no dia 18 de abril e contou com a participação de servidores, artistas, escri- tores capixabas, estudantes e amantes da literatura. Na ocasião, houve também o lançamento de uma publica- ção da Instituição. Na abertura do evento, a bibliotecária Merielem Frasson afirmou que a atividade representa a retomada de ações da biblioteca para o público interno e externo. “A biblioteca, em outros períodos, tinha o hábito de realizar ações de incentivo à leitura, envolvendo servidores e convidados da sociedade. Em 2014, retomamos essa prática histórica”. Além da exposição de obras de artistas capixabas, incluindo as do servidor do Incaper Augusto Barraque, houve contação de histórias pela pesquisadora do Cen- tro Norte, Mércia Regina. Ela abordou um trecho da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. “A literatura surgiu em minha vida antes de eu ser pesquisadora. Foi o que me incentivou a estudar e a cres- cer. É o que nos dá condição de sonhar. Acredito que a cul- tura cabe em qualquer lugar, inclusive no local de trabalho”, disse Mércia. Homenagem a Rui Tendi- nha. Durante o evento, a fa- mília do patrono da bibliote- ca do Incaper, Rui Tendinha, esteve presente: sua esposa, filha e irmã. “Essa homena- gem nos tocou muito, pois demonstrou o reconheci- mento pelo legado que Rui deixou em relação à defesa do conhecimento e à ética na política”, disse Ana Mos- con de Assis Pimentel Teixei- ra, esposa de Rui. Os filhos do patrono, que moram em Portugal, remeteram emails à biblioteca demonstrando gratidão pela homenagem feita pela instituição. Lançamento de publica- ção. Durante o evento, além da apresentação de livros ca- pixabas e palestras sobre os benefícios da leitura, houve o lançamento da publicação técnico-científica do pesqui- sador do Incaper, do Centro Norte, Antônio Carlos Benas- si, denominada “O cultivo do coqueiro-anão-verde”. Na ocasião, o diretor-téc- nico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, destacou a importância do primeiro lançamento de publicação no Incaper por meio de vi- deoconferência, para diver- sas unidades do Instituto no Estado. “As tecnologias têm proporcionado a ampliação do acesso a informações. O Incaper acompanha essa tendência e, em breve, pre- tende produzir suas publi- cações em formato digital”, disse Aureliano.

Upload: lamquynh

Post on 13-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 41 - 24 de Março de 2014

Dia do livro incentiva a leitura e promove conhecimento

A pesquisadora Mércia apresentou um trecho do livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa

Um dia para celebrar a leitu-ra e o acesso a informações. O Dia do Livro foi comemorado no Incaper no dia 18 de abril e contou com a participação de servidores, artistas, escri-tores capixabas, estudantes e amantes da literatura. Na ocasião, houve também o lançamento de uma publica-ção da Instituição.

Na abertura do evento, a bibliotecária Merielem Frasson afirmou que a atividade representa a retomada de ações da biblioteca para o público interno e externo. “A biblioteca, em outros períodos, tinha o hábito de realizar ações de incentivo à leitura, envolvendo servidores e convidados da sociedade. Em 2014, retomamos essa prática histórica”.

Além da exposição de obras de artistas capixabas,

incluindo as do servidor do Incaper Augusto Barraque, houve contação de histórias pela pesquisadora do Cen-tro Norte, Mércia Regina. Ela abordou um trecho da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

“A literatura surgiu em minha vida antes de eu ser pesquisadora. Foi o que me incentivou a estudar e a cres-cer. É o que nos dá condição de sonhar. Acredito que a cul-tura cabe em qualquer lugar, inclusive no local de trabalho”, disse Mércia.

Homenagem a Rui Tendi-nha. Durante o evento, a fa-mília do patrono da bibliote-ca do Incaper, Rui Tendinha, esteve presente: sua esposa, filha e irmã. “Essa homena-gem nos tocou muito, pois demonstrou o reconheci-mento pelo legado que Rui

deixou em relação à defesa do conhecimento e à ética na política”, disse Ana Mos-con de Assis Pimentel Teixei-ra, esposa de Rui. Os filhos do patrono, que moram em Portugal, remeteram emails à biblioteca demonstrando gratidão pela homenagem feita pela instituição.

Lançamento de publica-ção. Durante o evento, além da apresentação de livros ca-pixabas e palestras sobre os benefícios da leitura, houve o lançamento da publicação técnico-científica do pesqui-sador do Incaper, do Centro Norte, Antônio Carlos Benas-si, denominada “O cultivo do coqueiro-anão-verde”.

Na ocasião, o diretor-téc-nico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, destacou a importância do primeiro lançamento de publicação no Incaper por meio de vi-deoconferência, para diver-sas unidades do Instituto no Estado. “As tecnologias têm proporcionado a ampliação do acesso a informações. O Incaper acompanha essa tendência e, em breve, pre-tende produzir suas publi-cações em formato digital”, disse Aureliano.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 41 - 24 de Março de 2014

Colaboradora do Incaper produz monografia sobre clima organizacional

de de saber qual era a satis-fação dos servidores”, afir-mou Mayara.

Para desenvolver o “Estudo do Clima Organizacional do Incaper”, a então estudante de Administração realizou a pesquisa com alguns funcio-nários dos ELDRs de todo o Estado. A partir das respos-tas, foi possível identificar em quais aspectos os funcioná-rios sentiam-se satisfeitos ou insatisfeitos, seja em relação ao ambiente de trabalho, à remuneração, a treinamen-tos, entre outros quesitos.

Resultados. No clima or-ganizacional do Incaper, apresentaram um índice de

Quem passa pelo Incaper aprende bastante, mas tam-bém contribui com a institui-ção. Esse é o caso de Mayara Morelato Lyrio, que exerceu a função de auxiliar adminis-trativa no ELDR de Colatina, entre os anos de 2009 e 2014. Ela produziu sua monografia de conclusão do curso de Ad-ministração sobre o clima or-ganizacional do Incaper.

“Sou formada em Admi-nistração pelo Centro Uni-versitário do Espírito Santo (UNESC) de Colatina. O tema clima organizacional sempre me chamou a atenção e, ao longo dos anos trabalhados no Instituto, tive a curiosida-

satisfação as seguintes va-riáveis: relacionamento in-terpessoal (92%); liderança (80%) e trabalho realizado pelos funcionários (77%).

Apresentaram um índice de insatisfação dos fun-cionários os seguintes que-sitos: envolvimento (31%); fatores motivacionais (35%); condições físicas de traba-lho (36%); reconhecimento e treinamento (42% ) e salário (64%). A pesquisa foi realiza-da entre os meses de março e outubro de 2013.

“Vale destacar que o cli-ma organizacional não pode ser considerado permanente, pois ele é algo temporário”, explicou a administradora. Ela comentou que, por meio dos resultados dessa pesquisa, o Instituto pode adotar ações corretivas sobre as variáveis pesquisadas, com base em dados concretos, pois, para uma empresa atingir o suces-so, necessita de pessoas satis-feitas nos locais de trabalho.

Trajetória: Mayara entrou no Incaper em 2009 como terceirizada e ficou até 2012. Depois, passou a ser estagiária pela Prefeitura de Colatina à disposição do Incaper. Ela atuou no ELDR de Colatina e na sede do Centro Regional que era nesse município na época.

O TRABALHO DO INCAPER POR TODA PARTE

Mayara Morelato trabalhou no ELDR de Colatina

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 41 - 24 de Março de 2014

POR DENTRO DAs uNIDADEs

Por dentro do ELDR de Aracruz

(PAA). A primeira entrega em Aracruz foi realizada neste mês. Cerca de 599 kg de ali-mentos foram distribuídos.

Elaboramos projetos de crédito e de desenvolvimen-to, com destaque para a área de aquicultura e pesca.

De que maneira o escritó-rio contribui para o desen-volvimento rural local?

Nós articulamos ações com entidades, como bancos, sin-dicatos, cooperativas, associ-ações, colônias de pesca, ór-gãos estaduais e municipais.

Iniciamos um trabalho de resgate da cultura indígena na aldeia Areal, com foco na produção agroecológica de plantas medicinais e aromá-ticas e banco de sementes.

Também organizamos ati-vidades produtivas visando ao combate à extrema pobre-za na comunidade de Lajinha, por meio dos Programas Bra-sil Sem Miséria e PAA.

A equipe do Escritório Local de Aracruz, localizado no Centro Norte, conta para os leitores do Por dentro do Incaper sua forma de atuação no município.

Quais os principais traba-lhos desenvolvidos pelo es-critório no município?

Realizamos, em 2013, 10 Diagnósticos Rurais Partici-pativos (DRP) em comunida-des do município e oito ofici-nas para implementação de ações de planejamento nes-ses locais. Essas atividades foram feitas visando à cons-trução do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sus-tentável de Aracruz.

Trabalhamos para organi-zar a produção dos agricul-tores familiares, assentados, indígenas e pescadores, as-sim como a comercialização desses produtos, sobretu-do, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos

Quais os desafios e pers-pectivas do trabalho no seu município?

Queremos ampliar a or-ganização social do público- alvo, com destaque para as aldeias indígenas, que ainda não estão inseridas no PAA.

Também queremos incenti-var atividades que aproveitem o potencial dos recursos hí-dricos do município, uma vez que temos profissionais espe-cíficos para atuar na área.

Quem compõe a equipe do escritório de Aracruz?

O chefe do escritório é o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Sacramento. Também compõem a equipe o enge-nheiro de pesca Wathaan-derson de Souza Rocha e o zootecnista Rafael Vieira de Azevedo, que é doutorando em Aquicultura.

A assistente de suporte em desenvolvimento rural chama-se Helineusa Ca-vallieri Selvatici da Costa. Ela é técnica em meio ambiente e graduada em Administra-ção Rural.

José Carlos Faustini, cedi-do pelo DER, é técnico ope-racional e Gilmam Alicio, auxiliar de serviços gerais é cedida pela Prefeitura Mu-nicipal de Aracruz.

Contatos: (27) [email protected]

Equipe de Aracruz (da esquerda para a direita): Sacramento, Gilmam, Wathaanderson, Helineusa e Rafael

O TRABALHO DO INCAPER POR TODA PARTE

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 41 - 24 de Março de 2014

mOvImENTAçãO DOs sERvIDOREs

Conheça o novo chefe do Centro Norte

O Por dentro do Incaper desta semana conversou com o novo chefe do CRDR Centro Norte, Leandro Novak. Confira:

Qual sua formação pro-fissional e quando ingres-sou no Incaper?

Possuo graduação em En-genharia Agrícola e mestra-do em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Exerço o cargo de agente de extensão em desenvolvimento rural desde 2005.

Quais as atuações que já teve no Instituto?

Ao ingressar no Incaper, fui lotado no ELDR de Rio Bana-nal para atender demandas relacionadas a gerenciamen-to de recursos hídricos. Para isso, recebi capacitações para elaborar e implantar proje-tos de pequenas barragens

de terra, fazer processos de outorga e atuar com manejo de irrigação. Paralelamente a essas atividades, por já ter experiência com produção de café com qualidade e por estar em um município com grande produtividade na ca-feicultura, participei de diver-sas atividades que me capa-citaram ainda mais na área.

Fui convidado pela Co-missão de Agricultura da Assembleia Legislativa para audiências públicas sobre a qualidade do café e novos métodos que podem ser apli-cados para obter-se aprovei-tamento máximo na lavoura.

Em 2011, fui transferido para o Centro Norte com a missão de atender, de forma regionalizada, as inúmeras demandas referentes a re-cursos hídricos. Antes de ser chefe regional, fui indicado pela diretoria para ser repre-

Leandro Novak pretende atuar de forma ética e dedicada

sentante do Incaper no Gru-po Técnico de Trabalho sobre poços escavados, publicado na portaria conjunta SEAMA/SEAG N° 01-S.

Quais as perspectivas de trabalho na chefia do Centro Norte?

É do conhecimento de todos que o Centro Norte passa por uma enorme turbulência devi-do ao acúmulo de problemas que tem dificultado o bom an-damento das pesquisas, fato que tem afetado a motivação de todo o grupo de pesqui-sadores. Porém, com as mu-danças profundas que estão sendo implantadas pelo plane-jamento estratégico, na forma de gestão e acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo Incaper, e com as contra-tações de novos profissionais, que irão ampliar nossa força de trabalho intelectual, acredi-to que as perspectivas são po-sitivas. A minha expectativa é de atuar como gestor público dedicado, ético, alinhado com as diretrizes da diretoria para superar essa turbulência. Sei que o desafio é grande e as decisões precisam ser rápi-das, imparciais e eficazes para surtirem efeito. Acredito no diálogo como a melhor forma de entendimento e no bom senso para resolver pequenos problemas.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 41 - 24 de Março de 2014

Avaliação de Desempenho Individual - Ciclo 2014 - será online

Individual (FADI). Para que o gestor tenha a plena segurança de como proceder, o DRH disponibilizou no site do Incaper o banner de Avaliação de Desempenho Individual, que apresenta a metodologia de como realizar a avaliação via Portal do Servidor.

“Essa nova ferramenta tem como finalidade aperfeiçoar e modernizar a gestão do pro-cesso de desenvolvimento do servidor, facilitando sua exe-cução e reduzindo os custos operacionais”, explicou a che-fe da Área de Desenvolvimen-to Pessoal, Hildeneia Patrício.

Quanto aos prazos, o ges-tor/chefe deverá realizar a avaliação no Portal www.ser-vidor.es.gov.br, no período de 24/03 até 23/04/14, de posse de seu número funcional e sua senha pessoal de acesso.

A Avaliação de Desempe-nho Individual objetiva iden-tificar as competências que interferem no desempenho e que podem ser aprimoradas por meio de Plano de Desen-volvimento de Capacitação e Aperfeiçoamento.

Para o ciclo de 2014, todos os servidores deverão preen-cher o formúlario de Acom-panhamento de Desempe-nho de Atividades (FADA) dos dois períodos de 2013 – 01/03 até 31/08/13 e de 01/09 até 28/02/2014. Esse formulário deverá ser impresso, assina-do e enviado para o DRH até dia 24/04/2014.

Online. Quanto aos gestores (chefes), deverão avaliar seus subordinados eletronicamente, mediante o preenchimento do Formulário de Avaliação de Desempenho

Após o preenchimento do FADI eletronicamente, o sis-tema irá disparar um e-mail para o servidor avaliado in-formando que sua avaliação está disponível para assina-tura. Portanto, todos os servi-dores deverão possuir senha de acesso e e-mail cadastra-do no SIARHES para acessar o Portal do Servidor e assinar o FADI eletronicamente.

Caso o servidor discorde de sua avaliação, poderá inter-por recurso do resultado no prazo de 15 dias consecutivos, a contar da ciência, utilizando o formulário de Recurso de Avaliação de Desempenho In-dividual (RADI).

“Essa avaliação deve ser aplicada independente da avaliação especial de desem-penho para fins de estágio probatório”, disse Hildeneia.

Os dias de realização da gi-nástica laboral, na Sede, serão mudados. A partir de agora, as atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, às 13h30. No entanto, pretende-se voltar às segundas, quar-tas e sextas-feiras a partir da segunda quinzena de abril.

Mudança na ginástica laboral

Designação de chefia: ELDR de Venda Nova do

Imigrante: A servidora Rita de Cássia Zanuncio Araujo pas-sou a exercer a função gratifi-cada de chefe dessa unidade.

FE Bananal do Norte: O servidor público efetivo José Luiz Tóffano passou a exer-cer a função gratificada de chefe dessa unidade.

Concessão de férias prêmio:João Anselmo Molino (agen-

te de pesquisa e inovação em desenvolvimento rural): 17/03/2014 a 14/06/2014.

Vicente Santos Duarte (ana-lista de suporte em desenvol-vimento rural): 24/03/2014 a 21/06/2014.

fIquE POR DENTRO

mOvImENTAçãO DOs sERvIDOREs

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 41 - 24 de Março de 2014

DATAs COmEmORATIvAs

Dia Mundial da Meteorologia

No último domingo (23), comemorou-se o Dia Mun-dial da Meteorolgia. Nessa data, celebra-se a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que ocorreu em 1950. Essa data é consi-derada pelos profissionais da área a celebração da ciência da meteorologia.

Para não deixar que essa data passe em branco, o Por dentro do Incaper destaca a atuação dos meteorologistas. Atualmente, a equipe conta com cinco profissionais,

que realizam a previsão do tempo diariamente.

Esse serviço tem sido bastante utilizado pela po-pulação. Em 2013, houve 3.822.403 visualizações na página da meteorologia, a qual foi acessada por usuá-rios de 61 países. Somente no mês de dezembro, houve 1.017.250 visualizações.

Parabenizamos a equipe que, sempre atenta às mu-danças no tempo, contribui para o planejamento do dia a dia dos capixabas!

23/03: Carlos Lobo Teixeira (ELDR de São Gabriel da Palha)/José Carlos Ascacibas (CRDR Centro Serrano)/ Mariângela de Victa Arrivabene (ELDR de Vila Velha)/ Regina Maria da Rocha (DAD/Sede)/ Valchirio José Martins da Silva (ELDR de Jaguaré).

24/03: Clarinda Morgan (ELDR de Brejetuba)/ Rômulo José Izoton (ELDR de Viana).

25/03: Agno Tadeu da Silva (CRDR Centro Serrano).

26/03: Angelita Maria Vi-cente (ELDR de Ecoporan-ga)/ Joana Junqueira Car-neiro (ELDR de Alegre)/José Maria Carvalho Tavares (DAD/Sede)/João Carlos de Paula (FE Venda Nova do Imigrante)/ Jomar Luiz Ro-versi (FE de Alfredo Cha-ves)/ Roberto Pereira Pinto (ELDR de Alegre)/ Rodolpho Souza de Almeida (ELDR de Ibitirama).

27/03: Ediezio Vimercate de Carvalho (ELDR de Irupi)/Francisco de Assis Simões (FE Bananal do Norte)/Marlete Lucinda Uliana Ebani (CRDR Centro Serrano)/Raphaela Effgen Koelher (EGPP/Sede).

29/03: Cleide Figueredo Tavares (ELDR de Montanha)/ Gustavo Augusto Moreira Guimarães (CRDR Centro Serrano)/ Paulo Cezar Mar-ques (CRDR Sul Caparaó).

Aniversariantes

Equipe de meteorologia do Incaper: Thábata, Pedro Henrique, Bruce, Hugo e Ivaniel (da esquerda para a direita).

Dia do Revisor28 de março. Esse é o

dia do profissional que tra-balha com as mãos, mente, inspiração, técnica, intuição, coração, gramáticas, dicio-nários, computador, inter-net, erudição, mais todos os

recursos possíveis e prazos impossíveis. O Por dentro do Incaper parabeniza o Revi-sor de Textos, que transfor-ma nossas boas ideias em palavras claras e compreen-síveis para todos!