dgma - diretoria de gestão estratégica, monitoramento e...

17
1 CARTILHA OPERACIONAL Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS

Upload: others

Post on 16-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

1

CARTILHA OPERACIONAL

S e c retar i a Esp e c i al de A g r ic ul tura Famil i ar e d o De s e n v o l v i m e n to A g rá r i o

ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS

Page 2: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

2

MICHEL TEMERPresidente da República

ELISEU PADILHAMinistro da Casa Civil

JEFFERSON CORITEACSecretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

JOSÉ RICARDO RAMOS ROSENOSecretário-Adjunto de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

ANTONIO CESAR LIMA DA CONCEIÇÃOSubsecretário de Planejamento e Gestão

HUMBERTO THOMÉ PEREIRASubsecretário de Agricultura Familiar

RAQUEL PORTO SANTORISubsecretária de Reordenamento Agrário

CRISLEY BRAZ RIBEIRO MARTINSSubsecretária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal

NELSON DE ANDRADE JÚNIORAssessor Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

HECTOR CARLOS BARRETO LEALDiretor de Gestão Estratégia, Monitoramento e Avaliação (DGMA/ NEAD)

JÚLIO BRAGA MANDUCoordenador-Geral de Gestão Estratégia, Monitoramento e Avaliação (DGMA/ NEAD)

Copyright 2018 MDA - mda.gov.br

Diretoria de Gestão Estratégia, Monitoramento e Avaliação (DGMA)Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 5º andar – sala 543CEP 70.046-900 Brasília/DF

EQUIPE

Escritório de Gestão de Projetos/ Elaboração da cartilha: Bruno GomesEster Ferreira SantosFelipe PassosLeonardo Vince

Revisão e diagramação: Mariana Camargo

A cartilha foi elaborada com base nos Produtos de Cooperação Técnica do Consultor Ricardo Miorin Gomes con-tratado por meio do PCT/IICA/BRA/13/003 – Nova Ruralidade Brasileira: Compreensões e Implicações na Política Pública.

Versão 1/ 2018

Page 3: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

3

Escritório de Gestão de Projetos - Sead

Versão 1/ 2018

SUMÁRIO

1. Introdução __________________________________________________________________________________ 4

2. Objetivo ____________________________________________________________________________________5

3. Metodologia _________________________________________________________________________________5

3.1 Iniciação __________________________________________________________________________5

3.2 Termo de Abertura de Projeto (TAP) ____________________________________________________5

3.3 Planejamento ______________________________________________________________________5

3.4 Estrutura Analítica de Projeto _________________________________________________________5

3.5 Cronograma _______________________________________________________________________5

3.6 Planilha de Gestão de Risco de Projeto __________________________________________________5

4. Papéis e responsabilidades _____________________________________________________________________6

5. Execução e monitoramento _____________________________________________________________________7

6. Encerramento ________________________________________________________________________________8

7. Anexos ____________________________________________________________________________________ 9

Page 4: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

4

INTRODUÇÃO

O Escritório de Gestão de Projetos atua na busca por uma gestão eficiente, monitorando os projetos da Sead, e dessa forma avaliando e acompanhando o impacto direto das ações desenvolvidas através de cada Subsecretaria responsável. Sua atuação dialoga com os objetivos dos ciclos de gestão implantados na Secretaria, visando acompanhamento e controle na execução dos serviços para maior eficiência, racionalização dos recursos e gerenciamento das informações.

Assim, sua criação consolida as práticas adotadas e estabelecidas para as orientações de gerenciamento de projetos estratégicos na Sead, buscando alcançar maior eficiência e eficácia no gerenciamento de projetos que contribuem com as estratégias estabelecidas no planejamento estratégico.

Essa cartilha estabelece e padroniza as práticas de gerenciamento de projetos no Escritório de Gestão de Projetos da Sead (EGP), descrevendo o fluxo, as atividades envolvidas, os prazos e as responsabilidades dos envolvidos na gestão dos projetos do portfólio do EGP.

O objetivo é consolidar uma metodologia para o Gerenciamento de Projetos da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário - SEAD, que servirá como cartilha operacional do Escritório de Projetos utilizando das melho-res práticas no tema e seguindo referências bibliográficas como o PMBOK – Guia de Gerenciamento de Projetos e outros modelos de implantação através de benchmarking de outros órgãos públicos. Com isso espera-se que por meio deste manual as unidades que compõem a SEAD, sejam capazes de executar as fases do Ciclo de Gerenciamento de Projetos de modo independente, porém amparado tecnicamente pelo EGP.

Page 5: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

5

Escritório de Gestão de Projetos - Sead

2. OBJETIVOConsolidar e difundir a metodologia de Gestão de Projetos que permitirá o planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento dos projetos prioritários para a SEAD.

3. METODOLOGIA

Os processos de gerenciamento de projetos na Sead foram classificados em 4 etapas: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento. Para formalizar as 4 etapas foram utilizadas as seguintes ferramentas (artefatos).

3.1 Iniciação

A etapa de iniciação tem como proposito identificar e alinhar as atividades a serem desenvolvidas pelas partes interessa-das do projeto, nesse ponto é importante entender o projeto e definir seu escopo em um nível mais amplo. Nessa etapa é elaborado o Termo de Abertura do projeto.

3.2 Termo de abertura de projeto (TAP)

É o documento que oficializa a criação do projeto contendo as informações básicas, os objetivos, escopo e não-escopo, premissas e restrições, áreas envolvidas, riscos previamente identificados, responsável pelo projeto, líder e equipe.

Na SEAD essa fase de iniciação começa quando a área demandante do projeto formaliza, através de memorando inserido no SEI, o pedido para inserção do projeto no portifólio do escritório de projetos. A partir daí equipe do escritório de projeto analisará o pedido e agendará reuniões com a área demandante para orientação na elaboração do Termo de Abertura de Projeto (TAP).

3.3 Planejamento

No planejamento as informações são detalhadas e devem ser consistentes para estruturar um bom plano de ação, nessa fase são elaborados os seguintes documentos.

3.4 Estrutura Analítica de Projeto (EAP)

É o documento que contém todo o escopo do projeto e é utilizado para demonstrar as subdivisões das entregas a ser realizada pela equipe para atingir os objetivos do projeto.

3.5 Cronograma É a ferramenta onde são detalhadas, com base nas subdivisões da EAP, as atividades a serem realizadas durante um tempo estabelecido para a conclusão de um projeto. Essa ferramenta ajuda no planejamento e controle do projeto.

3.6 Planilha de Gestão de Risco de Projetos Ferramenta para identificar, mensurar e responder aos riscos de projetos.Após a elaboração do TAP, a área responsável pelo projeto começará a detalhar o projeto preenchendo os artefatos (EAP, Cronograma e Planilha de Gestão de Riscos) dessa fase. Com os artefatos devidamente preenchidos, a área demandante deverá encaminhar o projeto via SEI para o escritório de projetos (NEAD).

Page 6: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

6

Ao analisar todas as documentações, o escritório formalizará por meio de memorando no SEI, caso o projeto tenha sido aprovado e dará início a fase de execução e monitoramento do projeto, inserindo os documentos e desdobrando o seu cronograma no Redmine.

O Redmine é um software livre utilizado como ferramenta de gestão do Escritório de Gestão de Projetos da Sead. A ferra-menta dá suporte a metodologia e possibilita o acesso aos responsáveis pela execução e monitoramento de cada projeto, proporcionando assim, a geração de relatórios de acompanhamento e gestão do portfólio.O login é realizado com o mesmo e-mail e senha da Rede utilizada na Sead. Caso seja seu primeiro acesso, é necessário realizar cadastro e aguardar aprovação pelo EGP.

Sempre que houver necessidade o planejamento poderá ser revisto e a área demandante poderá solicitar via SEI, alteração nos documentos elaborado nessa fase. Caso haja necessidade de alteração significativa no projeto, em seu no cronograma ou escopo, é necessário a solicitação de mudança através do formulário específico disponível no SEI.

4. PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

Através da Portaria Nº 601, de 25 de outubro de 2017 ficou estabelecida os seguintes papéis e responsabilidades.

As partes interessadas do projeto são responsáveis pelo seu planejamento, execução e monitoramento, no âmbito da SEAD.

O Escritório de Gestão de Projetos atua no apoio técnico e monitorando dos projetos da SEAD, avaliando e acompanhando o impacto direto das ações desenvolvidas. Para isso, seu papel incide sobre o monitoramento da execução das atividades e ações inseridas nos cronogramas para alcançar os objetivos dos projetos, cabendo às equipes dos projetos se inteirar sobre os prazos estabelecidos e ações desenvolvidas para a gestão da SEAD.

Segundo a portaria nº 601, de 25 de outubro de 2017, no art. 2ª Compete ao Escritório de Gestão de Projetos:

I - Estabelecer os procedimentos a serem observados no processo de proposição e na gestão dos projetos no âmbito da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - SEAD.II - Atuar como órgão disseminador da metodologia de gestão de projetos no âmbito da SEAD;III - Atuar como órgão consultor em relação à metodologia;IV - Gerenciar o sistema de monitoramento de projetos a ser utilizado pela Secretaria;V - Realizar o monitoramento dos projetos em execução;VI - Zelar junto aos responsáveis pelos projetos pelo correto preenchimento das informações relativas à execução do projeto;VII - Consolidar e apresentar os resultados referentes à execução de projetos no âmbito da SEAD;VIII - Atualizar a metodologia de acordo com as necessidades da SEAD;IX - Identificar necessidades de capacitação em Gestão de Projetos no órgão;X - Identificar e elaborar normativos necessários para o bom andamento da metodologia de Gestão de Projetos.

De acordo com o Art. 4º, para cada projeto sob a gestão do EP serão designados pelo Secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário um responsável, um líder e membros da equipe do projeto.

§ 1º. O Responsável pelo Projeto é o gestor responsável pela área da SEAD que patrocinará o projeto para o alcance dos resultados propostos, articulando, acompanhando seu desenvolvimento, reportando os resultados alcançados e indicando o Líder do Projeto.

Page 7: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

7

Escritório de Gestão de Projetos - Sead

§ 2º. O Líder do Projeto é o responsável por indicar e gerir a Equipe do Projeto, se reportar ao EGP e ao Responsável pelo Projeto para o monitoramento do projeto durante seu ciclo.

§ 3º. A Equipe do Projeto será responsável por realizar as tarefas definidas para o projeto e se reportar ao Líder do Projeto. Sua atuação é focada na execução propriamente dita, realizando as atividades que forem elencadas na etapa de planeja-mento, de acordo com os prazos, qualidade e escopo determinados.

5. EXECUÇÃO E MONITORAMENTONa execução é colocado em prática tudo que foi planejado e pactuado nas fases anteriores, sendo que os responsáveis pela execução do projeto são: o responsável, líder e equipe. Nessa fase o Líder do projeto preencherá periodicamente o status das atividades pactuadas no Redmine.

O monitoramento é realizado pela equipe do Escritório de Gestão de Projetos por meio do Redmine. O escritório verificará se a execução está sendo realizada de acordo com o planejamento, e gerará relatórios situacionais de cada projeto.

Os casos omissos de preenchimentos das tarefas pactuadas no Redmine serão dirimidos pelo Gabinete da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, conforme estipulado em portaria.

Relatório de Acompanhamento de Projeto: o relatório contém informações sobre as atividades planejadas e executadas no projeto. O resultado da execução é apresentado mensalmente através do gráfico da curva “S”.

Page 8: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

8

6. ENCERRAMENTOÉ a etapa de encerramento oficial do projeto, nessa fase é elaborado a planilha de Lições aprendidas.

Planilha de Lições Aprendidas: Documento elaborado com a conclusão do projeto, onde se registram as lições aprendidas, consequências e ações tomada. Para servir de lição para os próximos projetos.

Link para acesso ao fluxograma do Escritório de Gestão de Projetos:

http://nead.mda.gov.br/public/img/fluxo_eproj.png

Page 9: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

9

Escritório de Gestão de Projetos - Sead

7. ANEXOS

Page 10: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

10

Page 11: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

11

Escritório de Gestão de Projetos - Sead

Page 12: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

12

Page 13: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

13

Escritório de Gestão de Projetos - Sead

Plan

ilha

de ri

scos

Page 14: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

14

Page 15: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

15

Escritório de Gestão de Projetos - Sead

Page 16: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

16

Page 17: DGMA - Diretoria de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliaçãonead.mda.gov.br/public/files/cartilha_gestao_projetos.pdf · 2018. 11. 6. · Essa cartilha estabelece e padroniza

17

Escritório de Gestão de Projetos - Sead