dg 980 terça feira 04 de novembro 2014

8
CARATINGA - Prestes a completar um ano de ativida- des na cidade, o Grupamento de Bombeiros Civil de Cara- tinga abre inscrições para os interessados em fazer parte do grupo de socorristas da instituição. O curso terá a du- ração de trinta dias e alguns pré-requisitos são fundamen- tais como ter no mínimo 18 anos e máximo de 40; aptidão física e bons antecedentes. O processo seletivo será composto por fases, como ex- plicou o subcomandante do Grupamento, Diogo Ribeiro. Após a inscrição, o candidato fará um teste de conhecimen- tos gerais de caráter elimina- tório. FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011 LESTE DE MINAS R$ 1,00 TERÇA-FEIRA, 04 DE NOVEMBRO DE 2014 - ANO 4 - Nº 980 C M Y K PÁGINA.4 FAMÍLIA E DEUS EM PRIMEIRO LUGAR PERDA IRREPARÁVEL DOIS HOMENS SÃO EXECUTADOS EM IPANEMA ZONA DA MATA IPANEMA - Rodrigo da Silva Gomes, Maquito, de 18 anos, e Vanderley Maria da Cunha (foto em preto/branco), 31 anos, foram assassinados, por volta de 1 hora da madrugada de domin- go, 02/11, no bairro Bela Vista em Ipanema. Serviço de Convivência de Sapucaia realiza Sarau ZONA DA MATA Caratinguenses visitam Cemitério São João Batista no dia de finados VALE DO RIO DOCE Homem é preso vestindo farda da PM para pegar carona ZONA DA MATA MANHUAÇU - Um ho- mem de Martins Soares, de 49 anos, foi preso por utilizar farda da Polícia Militar para pegar carona na BR-262. A ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira, por volta de 11 horas, no tre- vo da Zebu, na BR-262, saída para Reduto. MULHER MORRE E DUAS CRIANÇAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-116 ZONA DA MATA Caratinga dá adeus ao jornalista Sérgio Ferreira Grupamento abre nesta terça-feira inscrições para curso de bombeiro civil LEOPOLDINA - Um acidente ocorrido por volta de 11h30 deste domingo, 02/11, na BR-116, entre La- ranjal e Leopoldina, causou a morte de uma mulher, que di- rigia um Fiat Idea, placas KPZ 5804 – Itaocara/ RJ. Ela seguia no sentido Leopoldina, quando, possi- velmente na tentativa de uma ultrapassagem, perdeu o con- trole do veículo. PÁGINA.5 PÁGINA.8 PÁGINA.4 PÁGINA.8 PÁGINA.6

Upload: diario-das-gerais

Post on 06-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Dg 980 terça feira 04 de novembro 2014

CARATINGA - Prestes a completar um ano de ativida-des na cidade, o Grupamento de Bombeiros Civil de Cara-tinga abre inscrições para os interessados em fazer parte

do grupo de socorristas da instituição. O curso terá a du-ração de trinta dias e alguns pré-requisitos são fundamen-tais como ter no mínimo 18 anos e máximo de 40; aptidão

física e bons antecedentes.O processo seletivo será

composto por fases, como ex-plicou o subcomandante do Grupamento, Diogo Ribeiro. Após a inscrição, o candidato

fará um teste de conhecimen-tos gerais de caráter elimina-tório.

FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011

LESTE DE MINAS R$ 1,00teRça-feiRa, 04 De novembRo De 2014 - ano 4 - nº 980

C M Y K

PÁGINA.4

FAMÍLIA E DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

PERDA IRREPARÁVEL

DoIs homeNs são executADos em IPANemA

ZONA DA MATA

IPANEMA - Rodrigo da Silva Gomes, Maquito, de 18 anos, e Vanderley Maria da Cunha (foto em preto/branco), 31 anos, foram assassinados, por volta de 1 hora da madrugada de domin-go, 02/11, no bairro Bela Vista em Ipanema.

Serviço de Convivência de Sapucaia realiza Sarau

ZONA DA MATA

caratinguenses visitam cemitério

são João Batista no dia de finados

vAle DO riO DOce

homem é preso vestindo

farda da Pm para pegar carona

ZONA DA MATA

MANHUAÇU - Um ho-mem de Martins Soares, de 49 anos, foi preso por utilizar farda da Polícia Militar para pegar carona na BR-262. A ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira, por volta de 11 horas, no tre-vo da Zebu, na BR-262, saída para Reduto.

MULhER MORRE E DUAS CRIAnçASFICAM FERIDAS EM ACIDEntE nA BR-116

ZONA DA MATA

Caratinga dá adeus ao jornalista Sérgio Ferreira

Grupamento abre nesta terça-feira inscrições para curso de bombeiro civil

LEOPOLDINA - Um acidente ocorrido por volta de 11h30 deste domingo, 02/11, na BR-116, entre La-ranjal e Leopoldina, causou a morte de uma mulher, que di-rigia um Fiat Idea, placas KPZ 5804 – Itaocara/ RJ.

Ela seguia no sentido Leopoldina, quando, possi-velmente na tentativa de uma ultrapassagem, perdeu o con-trole do veículo.

PÁGINA.5

PÁGINA.8

PÁGINA.4

PÁGINA.8

PÁGINA.6

Page 2: Dg 980 terça feira 04 de novembro 2014

LESTE DE MINAS - TErçA-fEIrA, 04 DE NovEMbro DE 20142

Caratinga dá adeus ao jornalista Sérgio Ferreira

CARATINGA - Fa-mília e Deus sempre em primeiro lugar. A vida do jornalista Sérgio Ferreira foi marcada pela fé. Antes mesmo de ser o jornalista conhecido por toda a ci-dade e região, Serginho, como carinhosamente era chamado, estreitou seus la-ços com a Igreja. Fazia par-te do Ministério de Louvor e Adoração da Igreja Nova Viva. A sua maior comu-nicação era com um Deus maior e fazia questão de compartilhar esta devoção.

A cidade de Caratinga amanheceu esta segunda-feira, 3 ,em luto após o comunicado oficial da fa-mília sobre a morte do jor-nalista.

Ele faleceu na madru-gada desta segunda-feira, vítima de uma embolia

pulmonar que é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea. O jornalista havia se envolvi-do em um acidente auto-mobilístico no dia 25 de outubro, próximo à cidade de Dom Cavati.

Foi socorrido e en-caminhado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliado-ra, em Caratinga. No dia 28 foi ele quem postou na sua rede social a notícia de que estava a caminho da cirurgia: “Partindo do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para Belo Ho-rizonte, hospital Madre Teresa. Obrigado a todos pelo apoio e orações", Sér-

gio Ferreira.Na capital mineira

Serginho passou por uma cirurgia. Ele sofreu uma fratura no quadril e que-brou três costelas. Segundo informações de familiares, ele se recuperava bem, mas nesta segunda-feira, por volta da meia-noite, passou mal e se queixava de falta de ar. Ele foi transferido para a UTI e horas depois a equipe médica anunciou o óbito.

A cidade está de luto. Quem conviveu com o apresentador, com o jorna-lista, com o comunicador, com o amigo, pai de famí-lia, irmão e filho Serginho lamenta profundamente a sua morte.

Serginho trabalhou por mais de uma década nas emissoras de rádio e

televisão do Grupo Sistec, apresentou por quase 10 anos o telejornal da emis-sora. Também dedicou anos da sua vida ao progra-ma de entrevistas Opinião Regional. Sempre dinâmi-co nas ideias e nas ações, inovou em um programa de rádio e tv chamado "Canal Livre", um dos seus últimos trabalhos naquela emissora.

Posteriormente, o jor-nalista foi convidado para fazer parte da equipe do Super Canal. Na emissora ele ficou por quase dois anos.

De segunda a sexta-fei-ra comandava o "Programa de Entrevistas". E, paralela-mente, apresentava o pro-grama Marcas e Modelos.

O seu último traba-lho na TV foi na emisso-

ra Super Canal. Serginho decidiu alçar novos vôos e começou atuar como jor-nalista no departamento de marketing da empresa Aliança Assessoria e Negó-cios. Ontem pela manhã, a empresa enviou um vídeo de pesar .

Um adeus ao comu-nicador que em um ano e meio viajou por diversas partes do país com a sua nova equipe, em um tra-balho institucional com-partilhado diversas vezes na grade de programação dos nossos telejornais. Em contato recente com a dire-ção da emissora, anunciou que pretendia voltar com o programa de Entrevistas, em um horário de grava-ção alternativo, para que pudesse conciliar as duas funções.

“A voz se calou. O canto adormeceu. Mas o amigo Serginho ficará para sempre na lembrança de todos que acompanharam o seu trabalho, prestigia-ram o seu talento nato”, comenta a jornalista Ra-quel Borsari. O jornalista deixa uma esposa e dois filhos.

“A equipe e direção do Super Canal lamentam profundamente o aconteci-do.

Neste momento nos faltam palavras para expres-sar o carinho, o respeito e admiração por este profis-sional renomado e um ser humano incrível, que nos honrou com a sua amiza-de. Expressamos os nossos sinceros sentimentos à fa-mília”, finaliza a apresenta-dora. (Super Canal)

Editado e publicado por: Jornal das Gerais LTDA - MECNPJ: 13.683.661/0001-00

Diretor Proprietário:Eduardo Oliveira da Costa

Impressão:Gráfica PrópriaTiragem: de 5 milexemplares

ColaboradoresTV Super Canal, Portal Caparaó, Rádio Cidade FM Caratinga, Site Ipanews, JVA Online, Pascoal Online, Uol, IG, Super Esportes, Dicas de Mulher, Portal Realiza, Rádio Cidade FM Simonésia, Polícia e Cia, Se liga News, Agência Minas, ALMG.gov.br, A Semana Agora.

*Artigos e matérias assinados são de extrema responsabilidade de seus autores.

Circulação: Impresso e Digital (em PDF)

Manhuaçu; Abre Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá;Caparaó; Caputira; Chalé; Durandé; Lajinha; Luisburgo; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Pedra Bonita; Reduto; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São José do Mantimento; Simonésia; Muriaé; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Carangola; Divino; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Miradouro; Miraí; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Dourada; Rosário da Limeira; São Francisco do Glória; São Sebastião da Vargem Alegre; Tombos; Vieiras; Governador Valadares; Alpercata; Campanário; Capitão Andrade; Coroaci; Divino das Laranjeiras; Engenheiro Caldas; Fernandes Tourinho; Frei Inocêncio; Galiléia; Tarumirim; Itambacuri; Itanhomi; Jampruca; Marilac; Mathias Lobato; Nacip Raydan; Nova Módica; Pescador; São Geraldo da Piedade; São Geraldo do Baixio; São José da Safira; São José do Divino; Sobrália; Tumiritinga; Virgolândia; Ipatinga; Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Coronel Fabriciano; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Santana do Paraíso; Timóteo; Caratinga; Bom Jesus do Galho; Bugre; Córrego Novo; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Imbé de Minas; Inhapim; Ipaba; Piedade de Caratinga; Pingo D’Água; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; São Domingos das Dores; São João do Oriente; São Sebastião do Anta; Ubaporanga; Vargem Alegre; Aimorés; Alvarenga; Conceição de Ipanema; Conselheiro Pena; Cuparaque;Goiabeira; Ipanema; Itueta; Mutum; Pocrane; FALE CONOSCO: (33) 3321-4633

E-mail: [email protected]

Endereço:Rua Cel. Antônio da Silva, 566 Loja A - Centro - CEP: 35300-032 - Caratinga-MG

Resplendor; Santa Rita do Itueto; Taparuba; Ponte Nova; Acaiaca; Barra Longa; Dom Silvério; Guaraciaba; Jequeri; Oratórios; Piedade de Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Rio Doce; Santa Cruz do Escovaldo; Santo Antônio do Grama; São Pedro dos Ferros; Sem-Peixe; Sericita; Urucânia; Vermelho Novo; Teófilo Otoni; Ataleia; Catuji; Franciscópolis; Frei Gaspar; Itaipé; Ladainha; Malacacheta; Novo Oriente de Minas; Ouro Verde de Minas; Pavão; Poté, Setubinha e Belo Horizonte.

Registro em cartório sob o número 7 no livro B5 página 57

Jornalista Responsável:Poliane Cristina de Oliveira Registro: 0019210/MG

Diretora Comercial:Natália Dias de Almeida Costa

Editor Chefe:Valter Oliveira Costa

Gerente Comercial e Marketing:Jucimar Oliveira da Costa

Diagramador:Emannuel Alvarenga

Gerente Financeiro:Leidiane C. Costa Moreira

Correção Final:Silvia Nayara de Almeida Dias

Operador Gráfico:Heron Raimundo da SilvaDistribuição:Claudemir Pires da Costa

Assessor Contábil:Nestor de Souza PiresAssessor Jurídico:Doutor Mauro Jorge de Paula Bomfim

VALE DO RIO DOCE

Page 3: Dg 980 terça feira 04 de novembro 2014

LESTE DE MINAS - TErçA-fEIrA, 04 DE NovEMbro DE 2014 3

Quando alguém se dispuser a escrever a história da comunicação em Caratinga vai ter que reservar bem mais de um capítulo pra resumir a trajetória do SÉRGIO FERREIRA. Melhor seria que fosse dedicado um livro exclusivo. E que livro extraordinário seria!!! Apresento aqui uma modesta colabora-ção, resumindo dois episódios de cunho pessoal na minha rela-ção com ele. Eu dirigia o Grupo SISTEC quando tive meu pri-meiro contato com o Serginho. Foi irônico. Ele me ligou de Inhapim dizendo que gostaria de trabalhar conosco. Estava na Rádio Clube e disse ter conseguido meu telefone com o Márcio Farias. Disse a ele que viesse pra conversar e provavelmente ele entraria no lugar do Márcio, que estava pra ser demitido por passar meu telefone pessoal sem minha autorização. Chamei o Farias na minha sala e despejei uma bronca. Nos raros interva-los ele argumentava: “...mas o garoto é muito bom...”. Rimos disso hoje pela manhã quando falamos por telefone ainda cho-cados com a notícia. O resto da história todos já sabem. Quando o Sergi-nho chegou, me chamou logo a atenção sua baixa estatura. Foi o único momento de toda a nossa convivência em que percebi que ele era baixinho. Seu talento e sua presença de espírito o agigantavam tanto que não dava mais pra notar o detalhe da es-tatura. Nascia ali uma das mais ricas histórias da comunicação em Caratinga. E meu orgulho de ter participado deste início. Numa determinada manhã, no estúdio da Rádio Ca-ratinga, recebi um dos maiores elogios de toda a minha traje-tória na comunicação. Depois de me conceder uma entrevista no programa PRA SEU GOVERNO, o saudoso amigo e mes-tre professor Celso Simões Caldeira me chamou num canto e,

Neste momento fal-tam palavras para expres-sar o imenso sentimento de pesar. Serginho foi mais que um compa-nheiro de trabalho, foi um amigo que nos con-quistou com o seu talen-to, com a sua generosi-dade em compartilhar o seu conhecimento. Todos nós aprendemos muito com ele.

A voz se calou. O canto adormeceu. A sua história estará sempre viva em nossa lembran-ça. O nosso amigo partiu deixando o sentimen-to da saudade e deixou escrita a sua brilhante história na comunicação da cidade e região. Uma perda irreparável. Que seu exemplo e talento perpetuem nas novas ge-rações.

Neste momento tão difícil, externo a pro-funda tristeza de toda uma equipe e direção.

Fomos privilegiados em conhecer o seu talento, em ter a oportunidade de dividir palcos, estúdios, links ao vivo e bastidores com um ser humano ímpar, de fé inabalável e de talento nato. Agradecemos pelos ensinamentos e pelo legado. Que Deus conforte o coração de toda a família e amigos.

Raquel BorsariDiretora de jornalismo do Super Canal

num dos seus frequentes arroubos de gentileza e generosidade disse que se orgulhava de mim como ex-aluno, porque no seu julgamento eu era dono do melhor texto além de ser o melhor entrevistador da imprensa interiorana, “quiçá do Brasil...”, arre-matou no seu peculiar exagero de bondade. Me lembro que res-pondi de pronto com profunda sinceridade: “...isso, professor, é porque o senhor não deve ter lido com atenção um texto produ-zido pelo Kleber do Val e nem assistiu uma entrevista conduzi-da pelo SÉRGIO FERREIRA. Perto deles fico constrangido em escrever ou entrevistar alguém”. Demos risadas e algum tempo depois, na porta do UNEC, o velho mestre passou por mim e disparou: “...tinha razão. Assisti o Serginho hoje...”. Pertinência, discernimento, raciocínio rápido, reflexo cognitivo, domínio da linguagem, domínio do tema. Algumas das características que faziam dele um dos comunicadores mais completos com quem convivi. Além da voz e dicção (de que fui desprovido) e que ele esbanjava num programa de músicas da 94 FM, apresentando um telejornal, nos comerciais gravados com esmero ou comandando o palco, além de cantar como um querubim. Só mesmo o carinho que ele inspirava nas pessoas jus-tifica o apelido de SERGINHO pra alguém que vai ser sempre lembrado pela capacidade que tinha de se AGIGANTAR quan-do era preciso. Me junto com saudade aos que lamentam sua perda e reverenciam sua memória e seu legado para o nosso meio.

José Carlos CerqueiraRadialista e diretor da Rádio Cidade

Nos dois anos que estudamos juntos no CNEC competíamos na sabatina do professor Ivo, de História. Ficávamos por último, talvez, porque fossemos os mais ‘caxias’ e a batalha serviria de de-sempate. Acho que é essa a primeira lembrança que tínhamos um do outro. Naquela época, nem poderíamos imaginar quanto ainda nos encontraríamos na estrada da vida.

Anos depois, estávamos nós no Grupo Sistec, no mesmo time de locutores da 94 FM. Trabalhamos juntos, ainda, na TV Sistec, e mesmo depois quando troquei a imprensa pela assessoria da Prefei-tura de Caratinga dividimos o palco em desfiles cívicos e formamos dupla em duas campanhas eleitorais.

Mesmo à distância, sempre tive notícia do seu trabalho (e acho que ele do meu também). Nutríamos um respeito e admiração mútuos e quando havia oportunidade falávamos sobre os rumos da comunicação em Caratinga e... de música, é claro, sua grande paixão.

Com você, Serginho, fica meu DVD de blues. Comigo está seu pen drive com a coletânea do Bossa Cuca Nova. Tinha certeza que iríamos trocar mais referências musicais dia desses. Tinha cer-teza que iríamos nos ‘esbarrar’ em trabalhos futuros, seguindo com nossa história... Mas a vida nos surpreendeu...

VALE DO RIO DOCE

Page 4: Dg 980 terça feira 04 de novembro 2014

LESTE DE MINAS - TErçA-fEIrA, 04 DE NovEMbro DE 20144

CARATINGA - Cen-tenas de caratinguenses visitaram neste domingo, 02 de novembro, o Cemi-tério São João Batista, em Caratinga. Na data é ce-lebrado o dia de finados, data para homenagear en-tes queridos que já falece-ram. Considerado feriado nacional, o dia é marcado pelas visitas aos túmulos, rezas e orações e muitos ainda levam flores e acen-dem velas.

Durante as visitas con-versamos com caratinguen-ses que falaram sobre a importância da data, com destaque para um senti-mento em comum entre tantos que visitaram o lo-cal, a saudade.

Na ocasião, algumas pessoas reclamaram da falta de manutenção na in-fraestrutura do cemitério e o acúmulo de lixo. Outros chamaram a atenção para a falta de cuidados, por par-

te de familiares, de alguns túmulos esquecidos, aban-donados e quebrados. O caratinguense Wanderley Paulino destacou “o tú-mulo de nossos entes que-ridos são como as nossas casas, temos de reformar, cuidar. Uma pena que esta seja a situação de muitos túmulos no nosso cemité-rio e percebemos que aos poucos as famílias estão perdendo esta tradição de visitas e manutenção”.

Ainda na data vários caratinguenses reclama-ram sobre a dificuldade de se estacionar no entorno do cemitério, tendo as va-gas vigiadas por cidadãos que aproveitam o momen-to para cobrar pelo estacio-namento na via pública. Temendo por represálias e danos materiais, muitos motoristas aceitam pagar, mas se mostraram descon-tentes com a falta de fisca-lização. (Super Canal)

CARATINGA - Pres-tes a completar um ano de atividades na cidade, o Grupamento de Bom-beiros Civil de Caratinga abre inscrições para os in-teressados em fazer parte do grupo de socorristas da instituição. O curso terá a duração de trinta dias e alguns pré-requisitos são fundamentais como ter no mínimo 18 anos e máximo de 40; aptidão física e bons antecedentes.

O processo seletivo será composto por fases, como explicou o subco-mandante do Grupamen-to, Diogo Ribeiro. Após a inscrição, o candidato fará um teste de conhecimentos gerais de caráter eliminató-rio. Na sequência, os apro-vados serão submetidos a um teste de aptidão física e uma vez selecionados serão convocados para a entrega de documentos pessoais para a devida análise.

Os aprovados em to-das estas etapas anteriores terão a chance de partici-pação nos cursos de aten-dimento pré-hospitalar e prevenção e combate a in-

cêndios.As inscrições têm um

valor de 50 reais, recurso que será destinado aos gas-tos com a idealização do curso. Porém, o pagamen-to da taxa somente será realizado após o candidato estar aprovado nas três pri-meiras fases.

Uma vez formado, o aluno receberá o certifica-do e estará apto para atuar como bombeiro civil. O profissional será convida-do a contribuir de forma voluntária na instituição e terá a oportunidade de uma vivência prática, po-dendo, futuramente, vir a ser contratado assim que a instituição tiver condições de aumentar o seu efetivo.

A missão é árdua, mas gratificante. Se você deseja ser um bombeiro civil faça a sua inscrição na sede do Grupamento de Bombei-ros Civil de Caratinga, na praça da Estação, durante o horário comercial. As inscrições serão realizadas a partir desta terça-feira, dia 04 e se encerrarão no dia 04 de dezembro. (Su-per Canal)

Grupamento abre nesta terça-feira inscrições para

curso de bombeiro civil

Caratinguenses visitam Cemitério São João Batista no dia de finados

Dom Emanuel realiza crismas em Bugre

BUGRE - Vinte e cinco jovens da comunidade São Sebastião e das comunida-des que fazem parte do Mu-nicípio de Bugre receberam o sacramento da Crisma no último domingo, dia 26 de outubro.

De acordo com a missionária graciana, irmã

Maildes Domiciano, a cele-bração, que aconteceu na igreja São Sebastião, de Bu-gre, foi precedida de ricos momentos de espiritualidade, desde a etapa de catequese aos momentos de preparação às vésperas da Crisma com re-tiro e vigília de oração.

Na ocasião aconte-

ceu também na comunidade a Missão Jovem, com presen-ça de trinta jovens missioná-rios de Coronel Fabriciano, que se dispuseram a desenvol-ver um trabalho indo ao en-contro dos jovens da cidade com finalidade de despertar para a importância da partici-pação do jovem na comunida-

de. Na mesma data, o

bispo diocesano conferiu o sacramento da Crisma a de-zenas de jovens também na Igreja Matriz Santo Estevão, em Iapu.

Dom Paulo | Acerbispo

OPINIÃO

CASA COMUMA casa é o ambiente

propício para o aconchego familiar. Mas ela pode ter dimensões elásticas, sendo identificada também como espaço comum onde as pes-soas constroem suas vidas, criam relacionamentos e convivência. Assim pode-mos dizer do país, dos Esta-dos, dos Municípios, ou das comunidades. Um templo religioso pode ser também considerado lugar comum para seus adeptos.

Na Liturgia católica se faz memória da Basílica de São João do Latrão, como primeiro templo cristão, que precede a todos os outros. Ela está na cidade de Roma, sendo a primeira catedral do mundo católico, onde fo-ram realizados importantes encontros, Concílios Ecu-mênicos e outros eventos que ajudaram na caminhada de reflexão teológica e pasto-ral da Igreja no mundo.

Os espaços de convi-vência devem ser suportes para projetos de vida com liberdade, vislumbrando um futuro cada vez melhor, uma sociedade totalmente nova e saudável para todos. Biblicamente falando, signi-fica apontar para uma “nova Jerusalém”, que tinha como referência motivadora, o

templo, o local comum, de onde brotavam os objetivos para a história do povo.

O profeta Ezequiel apresenta a imagem de um templo, de onde sai um rio de água, que fecunda a terra, produz peixes, árvores com frutos e folhas que servem de remédio (Ez 47,1-12). É a imagem da casa comum, en-tendendo como espaço da força de Javé, dando sentido para a caminhada difícil ou não do povo.

É importante ter em conta a fecundidade da água, fonte de vida. Sem ela tudo morre de forma impro-dutiva. Na travessia do Mar Vermelho, a água representa a libertação do povo que, até então, era escravo no Egito. Hoje esta sena é celebrada como páscoa, passagem de libertação, ligando água e templo como vida do povo.

Mas o templo pode ser também ambiente de explo-ração, como os vendilhões do templo no tempo de Je-sus (Jo 2,13-22). Pior ainda é explorar o povo em nome de Deus, usando um espaço que deveria ser de libertação e dignidade. A religião não pode ser expressão de sim-ples fator econômico e de exploração da ingenuidade das pessoas.

VALE DO RIO DOCE

Page 5: Dg 980 terça feira 04 de novembro 2014

LESTE DE MINAS - TErçA-fEIrA, 04 DE NovEMbro DE 2014 5

IPANEMA - Rodrigo da Silva Gomes, Maquito, de 18 anos, e Vanderley Maria da Cunha (foto em preto/branco), 31 anos, foram assassinados, por volta de 1 hora da madru-gada de domingo, 02/11, no bairro Bela Vista em Ipanema. Os corpos fo-ram encaminhados para o IML de Caratinga, sendo constatado que Rodri-go foi baleado na nuca e Vanderley na cabeça, tendo o tiro atravessado os seus dedos, a palma da mão e, na sequência, o projétil ficou alojado em seu crânio.

Policiais faziam pa-trulhamento durante a madrugada e ouviram o barulho de disparos de arma na região do bairro Bela Vista. A equipe da PM foi para a rua Fran-cisco Adão Braga e já en-controu as duas vítimas mortas. Rodrigo da Silva Gomes estava na posição de joelhos e Vanderley Maria da Cunha estava caído no chão.

Uma testemunha in-formou aos policiais que viu Cleidson Correia de Almeida (foto), conheci-do como Neguinho, de 24 anos, com um revólver na

mão, passou seguindo as vítimas e gritou para que colocassem as mãos sobre a cabeça e seguissem em frente sem olhar para trás. Logo em seguida escutou alguns disparos e viu Clei-dson passar correndo de volta ainda com a arma.

Os policiais foram atrás do principal suspei-to. Ele fugiu para Pocrane e foi até a casa da irmã. Ela contou que o rapaz estava muito assustado, dizendo que havia feito um acerto de contas com duas pessoas em Ipanema e que precisava de dinhei-ro para ir embora para Vi-tória/ES.

Durante a ação, equi-pes da PM avistaram o au-tor no Bairro Ferrugem. Ele foi alcançado e preso. Testemunhas apontaram que o motivo do duplo homicídio seria uma ten-tativa das duas vítimas, tempos atrás, de agredi-rem Cleidson. Em entre-vista, ele negou o envol-vimento no crime e, em poucas palavras, apenas destacou que “estava de boa”. O caso foi encami-nhado pela Polícia Militar de Ipanema à Delegacia de Polícia Civil de Cara-tinga. (Super Canal)

Dois são executados em IpanemaPM prende principal suspeito

Dupla é acusada de tráfico em Espera Feliz

ESPERA FELIZ - Bru-no Reis Bonjour, 20 anos, e Cristiano Miranda Lopes, 18 anos, foram presos acusa-dos de tráfico de drogas num beco próximo à rua Capitão José Carlos de Souza, no Cen-tro de Espera Feliz. A ação foi na madrugada de sábado, 1/11.

A PM recebeu diversas denúncias dando conta de que dois indivíduos estariam traficando drogas e que o mo-vimento de pessoas, usuários de drogas, estava intenso.

Após receberem a de-núncia, militares foram para o local em um carro comum e ficaram observando o movi-mento. No monitoramento, os policiais notaram quando um Gol, com três pessoas chegou à casa, por volta de 1 hora. Dois ocupantes entra-ram na casa e saíram pouco depois.

O veículo foi abordado por uma viatura que ficou em outra rua. Um dos ocupantes tinha um papelote de cocaí-na. Ele admitiu que comprou por 30 reais com os dois ami-gos que estavam no Gol. Os policiais apuraram que Cris-tiano entregou a droga e Bru-no recebeu o dinheiro.

Com base no resultado da abordagem, os policiais foram até a casa e encontra-ram um tablete de maconha, sacolas plásticas para embalo da droga, quatro aparelhos celulares, um cartão bancário e a quantia de 593 reais em dinheiro. De acordo com a PM, Bruno e Cristiano foram presos pelo crime de tráfico de drogas. A ação foi desen-volvida pelos Sargentos La-cerda, Pacheco e Valmir e os Soldados Moreira, Morethe e Leal.

ZONA DA MATA

Page 6: Dg 980 terça feira 04 de novembro 2014

LESTE DE MINAS - TErçA-fEIrA, 04 DE NovEMbro DE 20146 ZONA DA MATA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO/MG – Extrato de contrato N.º 074/2014 Contratada: PAOLA CUSTÓDIA ALVES DE OLIVEIRA 05480346644; Vigên-cia: 01 mês; Valor global: R$ 3.132,00. Objeto: Prestação de Serviços de apresentação de dança, espetáculo e montagem de equipamentos, para as comemorações do “Dia das Crianças”. Dotação Orçamentária: 02204.0824400212.027.33.90.39 – Ficha n.º 122Data Assinatura: 10/10/2014. José das Graças Silva-Prefeito. PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO/MG – Extrato de contrato N.º 075/2014 – PAC 066/2014 – Pregão Presencial N.º 046/2014 - Contratada: ISAC VICENTE DA SILVA; Vigência: 12 meses; Valor global: sem ônus para admi-nistração; Objeto: contratação de Leiloeiro Oficial para prepa-ração, organização e condução de Leilão Público de bens móveis inservíveis, em atendimento às necessidades deste Município. Dotação Orçamentária: 02202.0412200032.010.339036 – Fi-cha n.º 41Data Assinatura: 17/10/2014. José das Graças Silva-Prefeito.

LEOPOLDINA - Um acidente ocorrido por volta de 11h30 deste domingo, 02/11, na BR-116, entre La-ranjal e Leopoldina, causou a morte de uma mulher, que di-rigia um Fiat Idea, placas KPZ 5804 – Itaocara/ RJ.

Ela seguia no sentido

Leopoldina, quando, possi-velmente na tentativa de uma ultrapassagem, perdeu o con-trole do veículo, colidiu com uma carreta e acabou baten-do também em um caminhão de transporte de botijas de gás, de Além Paraíba. O car-ro teve a frente destruída e o

caminhão de transporte de botijas de gás caiu em uma ribanceira e tombou.

No caminhão, além do motorista havia duas crian-ças que sofreram ferimentos leves e foram socorridas a hospitais da região. A Polícia Rodoviária Federal registrou

a ocorrência, controlou o trânsito que ficou lento no lo-cal e aguardou o trabalho da perícia, que liberou o corpo para o IML. Só aí os veículos foram guinchados e a pista foi liberada para o trânsito nor-mal. (Interligadonline.com)

Mulher morre e duas crianças ficam feridas em acidente na BR-116

Prefeitura Municipal de Manhuaçu-Extrato de Ata de Registro de Preços nº 01/2014-Pregão Presencial nº 110/2014.Promi-tente Contratante:Município de Manhuaçu/MG.Promitente Fornecedora/Prestadora de Serviços:Hotel Itália Turismo Ltda-ME.Objeto:Registro de preços para prestação de serviços de hotelaria.Validade da ARP:12 meses.Data:03/11/2014.Va-lores Registrados:sub-item 01 no valor unitário de R$ 62,99 (sessenta e dois reais e noventa e nove centavos) com o total de R$ 11.338,20 (onze mil trezentos e trinta e oito reais e vinte centavos), o sub-item 02 no valor unitário de R$ 118,32 (cento e dezoito reais e trinta e dois centavos) com o total de R$ 29.580,00 (vinte e nove mil quinhentos e oitenta reais), o sub-item 03 no valor unitário de R$ 159,98 (cento e cinquen-ta e nove reais e noventa e oito centavos) com o total de R$ 39.995,00 (trinta e nove mil novecentos e noventa e cinco reais) e o sub-item 04 no valor unitário de R$ 125,32 (cento e vinte e cinco reais e trinta e dois centavos) com o valor to-tal de R$ 6.266,00 (seis mil duzentos e sessenta e seis reais).Valor Total Estimado: R$ 87.179,20 (oitenta e sete mil cento e setenta e nove reais e vinte centavos).

Page 7: Dg 980 terça feira 04 de novembro 2014

LESTE DE MINAS - TErçA-fEIrA, 04 DE NovEMbro DE 2014 7

Page 8: Dg 980 terça feira 04 de novembro 2014

LESTE DE MINAS - TErçA-fEIrA, 04 DE NovEMbro DE 20148 LESTE DE MINAS - TErçA-fEIrA, 04 DE NovEMbro DE 20148 VALE DO RIO DOCEC M Y K

Serviço de Convivência de Sapucaia realiza SarauAtividade cultural marcou o encerramento da Oficina ‘Descobrindo Talentos’

homem é preso vestindo farda da PM para pegar carona

MANHUAÇU - Um ho-mem de Martins Soares, de 49 anos, foi preso por utilizar farda da Polícia Militar para pegar carona na BR-262. A ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira, por volta de 11 horas, no tre-vo da Zebu, na BR-262, saída para Reduto.

Um policial militar apo-sentado passava de carro e viu o cidadão vestido com a farda da Polícia Militar de Minas

Gerais. Ele percebeu que o homem estava sem desfazer a barba e não aparentava ser policial.

Equipe da PM foi ao local e o homem relatou que estava tentando pegar carona para Martins Soares. A farda era para conseguir a carona com mais facilidade. Ele foi conduzido para a delegacia pelo uso indevido de farda-mento da PMMG.

CARATINGA - Adolescentes e idosos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortaleci-mento de Vínculos) do distrito de Sapucaia par-ticiparam de um Sarau em comemoração ao en-cerramento da Oficina ‘Descobrindo Talentos’.

O evento cultu-ral foi realizado no dia 28 de outubro e contou com a presença dos par-ticipantes do SCFV e de seus familiares.

O Sarau contou com apresentação de tea-tro, música e a comemo-ração dos aniversarian-tes do segundo semestre de 2014.

A participante do Serviço de Convivên-cia, Rezendina Rezende Pereira, encantou o pú-blico com suas composi-ções e ao cantar as músi-cas ‘Jesus no Barco’ e o ‘Coração batendo triste’.

A adolescente Maria

Eduarda Freitas, de 14 anos, participa da ofi-cina de violão ofertada pelo SCFV e enfatiza a importância do evento. “Ao poder mostrar para a comunidade os nos-sos talentos damos visi-bilidade as oficinas do SCFV e atraímos mais participantes.

A Oficina é uma oportunidade de aprendermos mais e aprimorarmos os nossos conhecimentos sobre os

instrumentos musicais”.A secretária de De-

senvolvimento Social, Lívia Siqueira, explica que o CRAS faz parte da Política de Assistência Social que tem o obje-tivo de fortalecer a fun-ção protetiva da família, “bem como prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitá-rios”.

Para a coordenado-ra do CRAS (Centro de Referência em Assistên-

cia Social), Maria Lour-des Mendes, a Oficina ‘Descobrindo Talentos’ está em consonância com um dos objetivos do SCFV ao possibilitar a ampliação do universo artístico e cultural das crianças e adolescentes. “Estas atividades estimu-lam o desenvolvimento de potencialidades, habi-lidades, talentos e ainda propicia sua formação cidadã”.