dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

16
CARATINGA - A Prefeitura de Caratinga está entre os 31 municípios participantes da 2ª Capacitação dos Agen- tes de Microcrédito Orientado. A formação é promovida por meio de uma parceria entre a Caixa Econômica Fede- ral, MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e com o cofinanciamento da União Europeia. O encontro teve início na segunda-feira (25) e en- cerra na segunda-feira, 1 de setembro, no CNTC (Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), em Brasília, DF. A capacitação faz parte da Política Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado. PÁGINA .12 MANHUAÇU - Lázaro, 22 anos, atirou no braço de Jhon, 18 anos, duran- te uma cavalgada na tarde deste domingo, 31/08, na região do bairro Bom Jardim, em Manhuaçu. Jhon contou aos policiais que se encontrava em uma cavalgada, momento em que sua égua deu um coi- ce que atingiu a perna de Lázaro. Ao saber quem era o dono do animal, ainda de acordo com a versão da vítima, Lázaro se aproxi- mou, sacou um revólver e atirou. A bala atingiu o bra- ço esquerdo do cavaleiro. USOU GASOLINA FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011 LESTE DE MINAS R$ 1,00 TERÇA-FEIRA, 02 DE SETEMBRO DE 2014 - ANO 4 - Nº 917 C M Y K PÁGINA .12 ZONA DA MATA Rapaz é baleado no braço em cavalgada realizada em Manhuaçu Veículo cai em cemitério e provoca a destruição em dois túmulos PÁGINA.7 VALE DO RIO DOCE Prefeitura de Caratinga recebe menção honrosa em Brasília com o Balcão Legal PÁGINA .10 VALE DO RIO DOCE VARGEM ALEGRE - Por volta das 18h desta sexta-feira (29/08) foi registrado um grave acidente na MG 425, no KM 51, em tre- cho de Vargem Alegre. A colisão envolveu um veículo Fiat Uno, placas de Caratinga e uma motocicleta. O motociclista morreu no local e ainda não havia sido identificado. Segundo Sargento Cleider. Colisão fatal entre moto e carro na MG 425 mata uma pessoa VALE DO RIO DOCE PÁGINA .3 AÉCIO ALERTA: crise é grave e só coerência e experiência podem fazer o Brasil andar para frente NACIONAL Tio ateia fogo em sobrinha de cinco meses e cunhado em Caratinga PÁGINA .3 Lavrador morre em acidente em Pocrane PÁGINA .4 ZONA DA MATA

Upload: diario-das-gerais

Post on 02-Apr-2016

235 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

CARATINGA - A Prefeitura de Caratinga está entre os 31 municípios participantes da 2ª Capacitação dos Agen-tes de Microcrédito Orientado. A formação é promovida por meio de uma parceria entre a Caixa Econômica Fede-ral, MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e com o cofinanciamento da União Europeia.

O encontro teve início na segunda-feira (25) e en-cerra na segunda-feira, 1 de setembro, no CNTC (Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), em Brasília, DF. A capacitação faz parte da Política Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado.

PÁGINA.12

MANHUAÇU - Lázaro, 22 anos, atirou no braço de Jhon, 18 anos, duran-te uma cavalgada na tarde deste domingo, 31/08, na região do bairro Bom Jardim, em Manhuaçu.Jhon contou aos policiais que se encontrava em uma cavalgada, momento em que sua égua deu um coi-ce que atingiu a perna de Lázaro. Ao saber quem era o dono do animal, ainda de acordo com a versão da vítima, Lázaro se aproxi-mou, sacou um revólver e atirou. A bala atingiu o bra-ço esquerdo do cavaleiro.

USOU GASOLINA

FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011

LESTE DE MINAS R$ 1,00teRça-feiRa, 02 De setembRo De 2014 - aNo 4 - Nº 917

C M Y K

PÁGINA.12

zona da mata

Rapaz é baleado no

braço em cavalgada

realizada em Manhuaçu

Veículo cai em cemitério e provoca a destruição

em dois túmulos

PÁGINA.7

VaLE do RIo doCE

Prefeitura de Caratinga recebe menção honrosa em Brasília com o Balcão Legal

PÁGINA.10

VaLE do RIo doCE

VARGEM ALEGRE - Por volta das 18h desta sexta-feira (29/08) foi registrado um grave acidente na MG 425, no KM 51, em tre-cho de Vargem Alegre. A colisão envolveu um veículo Fiat Uno, placas de Caratinga e uma motocicleta. O motociclista morreu no local e ainda não havia sido identificado. Segundo Sargento Cleider.

Colisão fatal entre moto e carro na MG 425 mata uma pessoa

VaLE do RIo doCE

PÁGINA.3

AÉCIO ALERTA: crise é grave e só coerência e experiência podem fazer o Brasil andar para frente

naCIonaL

Tio ateia fogo em sobrinha de cinco meses e cunhado em CaratingaPÁGINA.3

Lavrador morre em acidente

em Pocrane

PÁGINA.4

zona da mata

Page 2: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 20142

C M Y KC M Y K

vALE Do rIo DocE

Editado e publicado por: Jornal das Gerais LTDA - MECNPJ: 13.683.661/0001-00

Diretor Proprietário:Eduardo Oliveira da Costa

Impressão:Gráfica PrópriaTiragem: de 5 milexemplares

ColaboradoresTV Super Canal, Portal Caparaó, Rádio Cidade FM Caratinga, Site Ipanews, JVA Online, Pascoal Online, Uol, IG, Super Esportes, Dicas de Mulher, Portal Realiza, Rádio Cidade FM Simonésia, Polícia e Cia, Se liga News, Agência Minas, ALMG.gov.br, A Semana Agora.

*Artigos e matérias assinados são de extrema responsabilidade de seus autores.

Circulação: Impresso e Digital (em PDF)

Manhuaçu; Abre Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá;Caparaó; Caputira; Chalé; Durandé; Lajinha; Luisburgo; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Pedra Bonita; Reduto; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São José do Mantimento; Simonésia; Muriaé; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Carangola; Divino; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Miradouro; Miraí; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Dourada; Rosário da Limeira; São Francisco do Glória; São Sebastião da Vargem Alegre; Tombos; Vieiras; Governador Valadares; Alpercata; Campanário; Capitão Andrade; Coroaci; Divino das Laranjeiras; Engenheiro Caldas; Fernandes Tourinho; Frei Inocêncio; Galiléia; Tarumirim; Itambacuri; Itanhomi; Jampruca; Marilac; Mathias Lobato; Nacip Raydan; Nova Módica; Pescador; São Geraldo da Piedade; São Geraldo do Baixio; São José da Safira; São José do Divino; Sobrália; Tumiritinga; Virgolândia; Ipatinga; Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Coronel Fabriciano; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Santana do Paraíso; Timóteo; Caratinga; Bom Jesus do Galho; Bugre; Córrego Novo; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Imbé de Minas; Inhapim; Ipaba; Piedade de Caratinga; Pingo D’Água; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; São Domingos das Dores; São João do Oriente; São Sebastião do Anta; Ubaporanga; Vargem Alegre; Aimorés; Alvarenga; Conceição de Ipanema; Conselheiro Pena; Cuparaque;Goiabeira; Ipanema; Itueta; Mutum; Pocrane; FALE CONOSCO: (33) 3321-4633

E-mail: [email protected]

Endereço:Rua Cel. Antônio da Silva, 566 Loja A - Centro - CEP: 35300-032 - Caratinga-MG

Resplendor; Santa Rita do Itueto; Taparuba; Ponte Nova; Acaiaca; Barra Longa; Dom Silvério; Guaraciaba; Jequeri; Oratórios; Piedade de Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Rio Doce; Santa Cruz do Escovaldo; Santo Antônio do Grama; São Pedro dos Ferros; Sem-Peixe; Sericita; Urucânia; Vermelho Novo; Teófilo Otoni; Ataleia; Catuji; Franciscópolis; Frei Gaspar; Itaipé; Ladainha; Malacacheta; Novo Oriente de Minas; Ouro Verde de Minas; Pavão; Poté, Setubinha e Belo Horizonte.

Registro em cartório sob o número 7 no livro B5 página 57

Diretora Comercial:Natália Dias de Almeida Costa

Editor Chefe:Valter Oliveira Costa

Gerente Comercial e Marketing:Jucimar Oliveira da Costa

Diagramador:Emannuel Alvarenga

Gerente Financeiro:Leidiane C. Costa Moreira

Operador Gráfico:Heron Raimundo da SilvaDistribuição:Claudemir Pires da Costa

Assessor Contábil:Nestor de Souza PiresAssessor Jurídico:Doutor Mauro Jorge de Paula Bomfim

Candidatos Durval Ângelo e Reginaldo Lopes fazem campanha em Santa Bárbara do Leste

S. B. DO LESTE – Os can-didatos a reeleição, Durval Ângelo (deputado esta-dual) e Reginaldo Lopes (deputado federal), ambos do PT, estiveram em Santa Bárbara do Leste neste do-mingo. Os dois foram re-cepcionados pelo prefeito José Geraldo Corrêa de Fa-ria e a vice Wilma Pereira, juntamente com vereado-res, secretários municipais e lideranças políticas. Du-rante a visita, os candidatos fizeram corpo a corpo pe-dindo votos e ainda parti-ciparam da inauguração do comitê central de campa-nha, na avenida principal da cidade.

Page 3: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 2014 3vALE Do rIo DocEC M Y K

Tio ateia fogo em sobrinha de cinco meses e cunhado

Colisão fatal entre moto e carro na MG 425

VARGEM ALEGRE - Por volta das 18h desta sexta-feira (29/08) foi registrado um grave acidente na MG 425, no KM 51, em trecho de Vargem Alegre. A coli-são envolveu um veículo Fiat Uno, placas de Cara-tinga e uma motocicleta. O motociclista morreu no local e ainda não havia sido identifi-cado. Segundo Sargento Cleider, da Polícia Militar Rodoviária, as causas ain-da estão sendo apuradas. A colisão foi frontal. O corpo do motociclista foi

arremessado em uma cerca às margens da rodovia e a moto arrastada pelo veícu-lo por um trecho de 10 me-tros. Conforme apura-do junto ao Pronto Aten-dimento Municipal de Ca-ratinga, os dois ocupantes do veículo, Sebastião Paulo de Souza, de 65 anos, e Val-ton de Souza Dias, de 47, foram socorridos por uma equipe do Grupamento de Bombeiros Civil de Cara-tinga e estavam em estado de choque. (Super Canal)

Polícia Civil de Caratinga prende supostomandante dos disparos na Olegário Maciel

CARATINGA - A Polícia Civil prendeu nesta segunda-fei-ra (01/09), em Piedade de Caratinga, o advogado Rogério Wanderley Guasti, de 34 anos. Segundo a polícia, ele é sus-peito de ser o mandante dos disparos de arma de fogo, que ocorreram no último dia 20 de agosto, na Avenida Olegá-rio Maciel, Centro de Caratinga. No dia dos fatos, várias pessoas estavam em frente a dois comércios, quando um homem com o rosto coberto chegou de repente atirando para todo o lado. Em meio aos disparos a esmo, Rosilene Soares Grilli, de 51 anos, pro-

prietária da loja Evidência, acabou baleada inocentemente em uma das pernas. Conforme a polícia, o advogado Rogério suposta-mente teria encomendado o crime para matar a ex-mulher, que no dia dos disparos, foi atingida de raspão no pé, mas não se feriu. O vestígio do projétil foi parar dentro do sa-pato dela. O delegado Almir Lugon, responsável pelas in-vestigações, informou durante coletiva de imprensa que o suspeito confessou os fatos. (Super Canal)

Delegado Almir Lugon

CARATINGA - O fato foi registrado na manhã desta segunda-feira (01/09), por volta das 8h da manhã, na cabeceira do Jacutinga, no distrito de Santa Luzia, zona rural de Caratinga. Segundo Capitão Walter Soares, as famílias envol-vidas no caso residem em uma propriedade rural e trabalham como caseiros do local. A discussão teria começado quando a víti-ma Marcelo Eduardo de Arruda, de 29 anos, havia discutido com a mãe do au-tor Salatiel do Nascimento

de Oliveira, em virtude de uma retenção de água que estaria acontecendo na propriedade. O cunhado da víti-ma, Salatiel, não satisfeito foi em busca de satisfações e houve troca de agressões entre ele e Marcelo. Sala-tiel foi até a sua casa e pe-gou uma garrafa pet com gasolina. Marcelo estava com a filha no colo, de ape-nas cinco meses, quando o tio da criança e cunhado da vítima não pensou duas vezes, jogou a gasolina e ateou fogo. Marcelo sofreu queimaduras nas costas, ombro esquerdo e pernas. Já a criança de cinco meses ficou ferida no lado direi-to do rosto e em parte da cabeça. As vítimas deram entrada no Pronto Atendi-mento Municipal de Cara-tinga e foram transferidas no período da tarde para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. Segundo a equipe do PAM, as quei-maduras sofridas são de primeiro grau e os pacien-tes deverão passar por ci-rurgias plásticas. A esposa de Marcelo, Adriana do Nascimento, conversou com o jornalismo minutos antes da transferência. Após o crime, Sa-latiel fugiu e a PM segue em rastreamento. (Super Canal)

Page 4: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 20144 vALE Do rIo DocE

Homem dá carona para duas mulheres

e é furtado

Jovem furta

celular e é detido pela PM

Veículo cai em cemitério e provoca a destruição em dois túmulos

CARATINGA - O mecânico e motorista de um caminhão, Igor Vieira da Silva, transitava pela BR-116, próximo à an-tiga Itapemirim, quando decidiu parar para dar carona a duas mulheres, que disseram ter como destino o Terminal Rodoviário Carlos Alberto de Mattos, em Caratinga. Igor informou que não tem o costume de dar carona, mas deci-diu parar para ajudar. Porém, o que ele não esperava era ser furtado pelas autoras. Conforme relato da vítima, quando as mulheres sa-íram do veículo ele percebeu que a sua carteira, que estava no bolso com a quantia de R$ 2.100 havia sido furtada. A Polícia Militar foi acionada e uma das infratoras foi detida, Ana Lúcia Ricardo de Jesus, de 34 anos, residente do Bairro Salatiel. Ela tentou fugir, mas foi alcançada e abordada na avenida Moacir de Mattos Com ela foi encontrada a maior parte do dinheiro, R$ 1.800. Os policiais apreenderam ainda com a autora uma bucha de maconha, um cachimbo para o uso de crack, cordões e uma bolsa. A outra mulher envolvida no crime conseguiu fu-gir levando a quantia de R$ 300. A Polícia segue em rastre-amento. (Super Canal)

CARATINGA - Washing-ton Damasceno Vasconce-los, de 18 anos, morador do bairro Santo Antônio foi detido pela Polícia Mi-litar na noite da última sexta-feira (29/08), acusa-do de furtar um aparelho de telefone celular que pertence a uma vítima de 27 anos. Segundo a Polícia, a jovem transitava pela tra-vessa Coronel Ferreira San-tos, quando um indivíduo moreno, vestindo camisa listrada na cor azul que es-tava sentado na esquina da travessa a interceptou. Ele colocou a mão no bolso da calça da vítima e furtou o telefone celular. Após o fato o au-tor fugiu em direção à rua princesa Isabel. Os poli-ciais militares iniciaram o rastreamento e prenderam o jovem na rua João Pinhei-ro.q Washington Da-masceno Vasconcelos foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Cara-tinga. (Super Canal)

CARATINGA - O aciden-te foi registrado na tarde deste domingo (31/08), no Cemitério São João Ba-tista, em Caratinga. Dois túmulos foram atingidos e ficaram parcialmente des-truídos, após um veículo Fusca despencar de uma altura aproximada de 30 metros. Segundo testemu-nhas, o motorista havia es-tacionado o veículo na Rua José Onofre, no Bairro Es-perança, segundos depois o carro desceu a via pública.

As causas estão sendo apuradas, porém, acredita-se que o motorista não tenha engrenado o veí-culo e/ou acionado o freio de mão. Um guincho foi acionado para a retirada do veículo do local. O motorista do Fusca não foi localizado, se-gundo testemunhas, apesar de ainda ter tentado parar o veículo e evitar o aciden-te, ele não se feriu. O proprietário do carro poderá responder

criminalmente por aban-donar o local do acidente e deverá ser responsabilizado pelos devidos reparos nos túmulos atingidos. Um dos funcio-nários do cemitério foi indagado a respeito da propriedade do jazigo atin-gido, porém, ele não soube informar, destacando que as medidas cabíveis seriam tomadas para tal identifica-ção. No local não cons-tam nome ou número. (Su-per Canal)

POCRANE - O lavrador Wemerson da Rocha Ribeiro, 31 anos, morreu num acidente no km 101 da MG-108, em Pocrane, na manhã deste domingo, 31/08. Segundo o registro policial, Wemerson pilotava uma Honda CG 125 e descia o trecho do km 101. Numa curva, ele perdeu o controle da direção da moto e tombou na pista. Ele foi socorrido, mas não resistiu e morreu. A pas-sageira, Valdineia dos Santos, fraturou as duas pernas e está internada. O lavrador era inabilitado.

Lavrador morre em acidente

CARATINGA - Juliana de Abreu Pereira, lutadora de jijuj-jitsu está buscando apoio dos empresários de Caratinga e toda a região pra custear as despesas de passagens e outros gastos nesta nova competição que vai disputar e levar o nome de Caratinga para cenário nacional. O campeonato será realizado dia 13 de setembro em Florianópolis (SC). O Floripa Internacional Open é or-

ganizado pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Fede-ration). Juliana já tem se destacado em outros campeonatos estaduais e nacionais e esta vai ser uma nova experiência em sua vida. Ela vai lutar com atletas de outros países. Os em-presários que queiram patrocinar Juliana pode entrar em contato pelo telefone (33) 8417-7403. (Jucimar Oliveira)

Atleta caratinguense busca patrocínio para campeonato em Santa Catarina

Page 5: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 2014 5vALE Do rIo DocE

Secretaria de Defesa Social convida caratinguenses para reuniões nos bairros e

explica sobre a importância da participação dos cidadãos

Prefeitura reestrutura Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil

CARATINGA - A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Defesa Social, começa a reestruturação dos NUPDECs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil) nos bairros e convida os moradores para participar. A primeira reunião acontece nesta terça-feira, dia 2 de setem-bro às 18h30 na Funcime (Fundação Educacional Cidade dos Meninos) situada à Praça Martha Carli, com os mo-radores do Bairro Santa Cruz, das Comunidades São José (Antena), Conjunto Habitacional, Bairro Doutor Eduardo e Bairro Anápolis. O NUPDEC é formado por um grupo da comu-nidade organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, que partici-pa de atividades de defesa civil como voluntário, a Política Nacional de Defesa Civil aponta o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUPDEC) como o elo mais importante de Sistema Nacional de Defesa Civil. De acordo com o secretário de Defesa Social, Isaías Borges, o objetivo geral do NUPDEC é envolver as comuni-dades situadas em áreas de risco, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local. “Há também diversos objetivos específicos do Núcleo, como promover um entendimento entre gover-no e a comunidade, estimular a participação dos indivíduos nas ações de segurança social e preservação ambiental, bus-car junto à comunidade, soluções dentro do próprio bair-ro, por entender que a participação do próprio grupo de convivência diminui as situações de emergência, priorizar a prevenção, por ser o meio mais eficaz para se evitar os desastres e preparar as comunidades locais para colaborar nos momentos de acidentes e desastre”. Borges fala da importância da participação da po-pulação. “É importante os moradores dos bairros participa-rem porque é nesta oportunidade que a comunidade elege os seus representantes que irão interagir entre a Adminis-tração Municipal e a sociedade. Juntos, estarão em busca de ações para a preservação e fazendo reivindicações, tor-nando todos corresponsáveis pelo desenvolvimento de um ambiente com melhor qualidade de vida para todos”.

COMPDEC A COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Pro-teção e Defesa Civil) é um órgão do Governo Municipal composto por membros nomeados pelo Prefeito, enquanto que o NUPDEC é uma associação comunitária e seus mem-bros são escolhidos pela comunidade.

MANHUMIRIM - A Polícia Militar registrou ocorrência de golpe na sexta-feira, 29/08, em Manhumirim. A moradora de 39 anos acionou os policiais depois que percebeu o golpe. Ela recebeu uma ligação originada do celular (062) 9979-5413, de uma pessoa que se dizia ser um lanterneiro conhecido dela. Em seguida, alegou que havia batido o carro em frente à rodoviária em Manhuaçu e preci-sava de 950 reais para liberar o veículo. Acreditando que a história era verdadeira, a mu-lher então atendeu ao pedido, pensando que fosse o lanter-neiro. Ela depositou o dinheiro numa conta em nome de Alice Alves de Almeida. Mais tarde, ao entrar em contato com o lanternei-ro, descobriu que era um golpe. Ele nem sabia da história. Segundo a vítima, o golpista ligou novamente se passando por seu lanterneiro e disse que o prejuízo do acidente havia ficado em R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais), e que era para fazer o depósito do restante. A vítima, já sabedora de que se tratava de um gol-pe, declarou que estava em outra cidade e que era para ele ligar mais tarde. Ela acionou a polícia. Os militares conseguiram contato com o gerente do banco e o dinheiro foi bloqueado antes do saque pelos golpistas.

PM registra golpe pelo telefone

em Manhumirim

Prefeitura e Sest/Senat capacitam mais 90 pessoas pelo Pronatec

Capacitação representa passo importante rumo ao mercado de trabalho

CARATINGA - A Pre-feitura de Caratinga, por meio da Secretaria de De-senvolvimento Social, em parceria com o Sest/Senat realizou a formatura das turmas dos cursos de In-glês e Espanhol Intermedi-ário, Conferente de cargas, Auxiliar de departamento pessoal e Cuidador infantil por meio do Pronatec (Pro-grama Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Em-prego). A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na noite de sexta-feira (29) no Ginásio do UNEC II (Centro Uni-versitário de Caratinga), no Bairro das Graças, para concluintes de Caratinga e mais seis municípios vizi-nhos. A cerimônia contou com a presença da superin-tendente do SUAS (Siste-ma Único de Assistência Social) e gestora do Prona-tec no município, Adriana Luppis Gama, da diretora do Sest/Senat de Caratin-ga, Teresa Cristina Men-donça Fernandes, além dos familiares e amigos dos formandos. “Oferecemos uma estrutura e profissionais capacitados para oferecer ensino de qualidade para a formação profissional da mão de obra local, pois o saber não ocupa espaço”, destacou, em seu pronun-ciamento, a diretora do Sest/Senat de Caratinga,

Teresa Cristina Mendonça Fernandes. Em seu pronuncia-mento, a gestora do Prona-tec de Caratinga, Adriana Luppis Gama, deixou uma mensagem aos formandos em nome do prefeito Mar-co Antônio e da secretária de Desenvolvimento So-cial, Lívia Siqueira. “Deixo um abraço em nome do prefeito e da secretária Lí-via. Quero parabenizar a cada um de vocês que está conquistando o diploma com garra. É de pessoas com esta determinação que nós precisamos, pessoas que não se acomodam e promovem melhores con-dições sociais e crescimen-

to econômico”.

NOVOS HORIZONTES Marcela Moreira, 18, é uma das concluintes do Curso de Espanhol Bá-sico e já pensa nas novas oportunidades que sur-girão com a qualificação. “Eu já estou distribuindo o meu currículo com esta nova capacitação. Minha experiência fica mais enri-quecida e tenho a certeza que terei mais facilidade para conseguir um empre-go, pois estou desemprega-da”. Foi também pen-sando na qualificação e no ingresso ao mercado de trabalho que a desem-

pregada Marta Medeiros decidiu ingressar no Curso de Cuidador Infantil. “Este é o primeiro curso que es-tou fazendo pelo Pronatec e espero que venham mais, pois estas capacitações são fundamentais para melho-rar o meu currículo”.

PARCERIAS No Pronatec são oferecidos cursos gratui-tos nas escolas públicas federais, estaduais e mu-nicipais, nas unidades de ensino do sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat) e tam-bém em instituições priva-das de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

Marcela Moreira

Marta Medeiros

Gestora do Pronatec de Caratinga, Adriana Luppis Gama

Page 6: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 20146DECRETO MUNICIPAL Nº 616, DE 26 DE AGOSTO DE 2014.

REGULA O CONTROLE DOS BENS PATRIMONIAIS DO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU E DÁ OUTRAS PROVIDÊN-CIAS.

Nailton Cotrim Heringer, prefeito do Município de Manhuaçu, no exercício das suas atribuições legais, especialmente as que são conferidas pelo art. 90, incisos IX e XII, da Lei Orgânica Muni-cipal;

Considerando o que preceitua o art. 94 da Lei Nº 4.320, de 17 de março de 1964, segundo o qual “haverá registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elemen-tos necessários para perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração”;

Considerando que são funções básicas da gestão patrimonial o registro e o controle físico dos bens de caráter permanente da Administração Pública Municipal;

Considerando o que dispõe o art. 13, Lei Orgânica Municipal, se-gundo o qual “Cabe ao Prefeito a administração, defesa e preser-vação dos bens municipais, inclusive com adoção de ações impe-ditivas de invasão, destruição e descaracterização dos mesmos, sob pena de responsabilidade, respeitadas a competência da Câmara quanto àqueles utilizados em seus serviços.”

DECRETA:

Art. 1º. A administração e controle dos bens patrimo-niais da Prefeitura Municipal de Manhuaçu obedecerão às dispo-sições deste Decreto, respeitadas as disposições da Lei Orgânica Municipal e da legislação aplicável. §1º. Entende-se por bens patrimoniais os bens do Mu-nicípio de domínio patrimonial, incorporados ao Ativo Perma-nente, nas contas integrantes do Plano de Contas da Prefeitura Municipal de Manhuaçu. §2º. São considerados bens do Município:I - Bens Móveis;II - Bens Imóveis;III - Bens de Natureza Industrial.

Art. 2º. Os bens serão inventariados de acordo com a classificação da lei civil e sua escrituração, obedecendo às normas da Secretaria de Administração, pelos respectivos valores históricos ou de aqui-sição, quando conhecidos, ou pelos valores constantes de inventá-rios já existentes, com indicação da data de aquisição.

Art. 3º. Para fins de atualização física e monetária e de controle de todos os bens patrimoniais, serão inventariados por base analí-tica, em cada unidade administrativa:I - anualmente, sob a responsabilidade do Órgão Direto e suas Unidades Administrativas até 31 de dezembro, término do exer-cício financeiro;II - por início e término da gestão, isto é, quando da substituição dos respectivos responsáveis;III - na mudança do agente patrimonial ou do responsável por designação;IV - a qualquer tempo pelo órgão patrimonial ou respectivo;V - a pedido do agente patrimonial;VI - em virtude de criação, extinção ou transformação de órgão direto e suas unidades administrativas da Administração Muni-cipal. § 1º. Nos inventários, nenhum bem poderá figurar sem valor.§ 2º. Não devem ser inventariados os bens cuja vida útil estimada seja inferior a 02 (dois) anos e cujo valor de aquisição tenha sido inferior a R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

Art. 4º. Para os objetivos de inventário e controle, os bens patrimoniais do Município de Manhuaçu classificam-se em:I - Bens em uso;II - Bens em transição de baixa;III - Bens por verificação transitória ou pendentes de liquidação de despesa.

Art. 5º. Cabe aos Órgãos Diretos e suas Unidades Admi-nistrativas o exercício do controle dos bens patrimoniais que os tenham adquirido ou em cuja posse e guarda se acharem.

Art. 6º. Os bens móveis, qualquer que seja sua natureza ou valor, serão confiados à guarda e conservação de agentes patri-moniais ou por designação de cada Órgão Direto e suas Unidades Administrativas, por órgão cedido ou que por eles respondam, fiscalizados pelo Órgão Patrimonial.Parágrafo único. Os agentes patrimoniais serão indicados pelo titular de cada Secretaria Municipal e nomeados pelo Chefe do Poder Executivo Municipal. Art. 7º. A incorporação do bem patrimonial à conta Bens do Município ocorrerá nas seguintes situações: I - compra de bens móveis, após o recebimento e confe-rência dos bens móveis pela Divisão de Compras, através da Nota Fiscal;II - doação;

III - verificação física;IV - aquisição direta de bens imóveis;V - aquisição através de desapropriação;VI - custo de obras, construções e reformas e ampliações dos bens imóveis;VII - procedimentos judiciais ou de dação em pagamento;VIII - recadastramento;IX - permuta;X - transferência;XI - reposição de bens;XII - manufaturamento;XIII - área para equipamentos urbanos e comunitários.§ 1°. Será atribuído um número de registro sequencial para cada bem incorporado, visando à sua identificação, e constará na Ficha Individual de Bem Patrimonial: I - número de registro;II - identificação do bem;III - data da incorporação;IV - tipo de incorporação;V - estado do bem;VI - complemento;VII - responsável pelo bem;VIII - nota fiscal;IX - valor e data da nota fiscal;X - prazo de garantia;XI - local (carga);XII - saldo do exercício anterior.§ 2°. Os bens não emplaquetados ou sem nenhum registro, rece-berão numeração e controle diferenciado até a formalização do procedimento de incorporação.§ 3º. Os procedimentos previstos nos §§ 1º e 2º poderão envolver desde a simples aposição a tinta a óleo até a plaqueta de metal, ou outro meio hábil, segundo a natureza física do bem, não prejudi-cando a integridade ou a funcionalidade de assepsia.§ 4º. Os bens doados por associações, pessoas físicas, pessoas jurí-dicas ou outros Órgãos Públicos Federal, Estadual e Municipal ou entidades, serão incorporados após a sua tramitação administrati-va, conforme o TERMO DE DOAÇÃO, que ficará devidamente arquivado na Administração Municipal. § 5º. As parcelas dos bens imóveis somente serão leva-das à conta Bens do Município após aquisição ou custo de obras, construção e reformas e/ou ampliações, através do recebimento da Nota Fiscal atestada pelo responsável pelo Órgão Direto, que será encaminhada ao Setor de Contabilidade.

Art. 8º. O bem patrimonial quando da transferência interna de uma unidade para outra unidade do mesmo Órgão Direto, terá seu controle obrigatório, através do formulário de CONTROLE INTERNO DE TRANSFERÊNCIA, de acordo com os formu-lários geados pelo sistema informatizado de gestão patrimonial.

Art. 9º. Os bens móveis do Município serão considerados inser-víveis ao serviço público, quando se tornarem, dentro da classifi-cação de desuso, recuperáveis, obsoletos ou imprestáveis, e serão verificados pelo Órgão Patrimonial e formalizados em documento hábil, que servirá:I – de comprovante para baixa na carga do responsável e para alienação se for o caso, na forma do que estabelece este Decreto;II – de justificativa da compra para a reposição ou substituição.

Art. 10. O material considerado inservível será classificado para os efeitos do artigo 9º:I - MATERIAL EM DESUSO: material sem qualquer movimenta-ção e todo aquele que, em estoque ou em serviço, independente da sua natureza, não tenha mais utilidade para o órgão gestor ou que possa ser utilizado por outro Órgão Direto ou suas Unidades Administrativas;II - MATERIAL RECUPERÁVEL: material quando sua recupe-ração for possível e orçado, no máximo, à sessenta por cento do seu valor de mercado;III - MATERIAL OBSOLETO: material que embora em condi-ções de uso não satisfaça às exigências técnicas do órgão a que pertence, podendo ser passível, portanto, do mesmo tratamento das alíneas anteriores, ou que possa ser utilizado por outro Órgão Direto ou suas, Unidades Administrativas;IV - MATERIAL IMPRESTÁVEL: material sem condições de uso, dadas as alterações e suas características físicas, cuja repara-ção ou recuperação sejam consideradas tecnicamente impraticá-veis e/ou antieconômicas, devendo ser alienado na forma prevista no § 1º do art. 19.Parágrafo único. O material imprestável deverá ser classificado, ainda, da seguinte forma:I - INDIVIDUALIZADO: material sem despojamento de com-ponentes, cuja possibilidade de recuperação, para o particular, justifique sua alienação como unidade integrada;II - SUCATA: material ferroso, de madeira e de outras matérias que justifiquem sua alienação como matéria-prima;III – INÚTIL: resíduo sem qualquer valor comercial.

Art. 11. A colocação em disponibilidade de bens móveis do Mu-nicípio envolve a prática das atividades inerentes à constatação, controle e destinações dos bens sem utilidade ou aplicação, bem como a respectiva baixa, nos Órgãos Diretos ou suas Unidades Administrativas sob cuja administração se acharem.Parágrafo único. Tais atividades podem sem assim sistematizadas:I - declaração de disponibilidade;II - constatação da disponibilidade;III - redistribuição do material disponível em condições de utili-

zação;IV - baixa de vida útil e reavaliação;V - alienação do material baixado e considerado imprestável ao Serviço Público;VI - baixa definitiva.

Art. 12. A declaração de disponibilidade do bem inservível é de iniciativa do órgão responsável pela guarda e conservação, através do Agente Patrimonial ou designado, que formalizará no formulá-rio de DISPONIBILIDADE DO BEM INSERVÍVEL, dirigido ao titular do Órgão Direto, contendo os seguintes elementos:I - listagem descritiva do material;II - declaração expressa de que o material se encontra disponível na unidade administrativa;III - razão da disponibilidade de cada item, tendo em vista a clas-sificação contida no art. 10, deste Decreto;IV - número de registro do bem patrimonial.§ 1º. A declaração de disponibilidade descrita no artigo anterior deverá ser encaminhada e obrigatoriamente protocolada junto ao Órgão Patrimonial que tomará as seguintes providências de cons-tatação da disponibilidade: I - verificação de material face ao processo constituído; II - verificação das condições de desuso, recuperabilidade, ob-solescência, imprestabilidade que tornem os bens inservíveis ao Município;III - classificação dos materiais na forma prevista no art. 10, alí-neas e itens do parágrafo único, reavaliando-os caso recomende a alienação onerosa.§ 2º. O Órgão Patrimonial promoverá cuidadoso exame dos ma-teriais, devendo, sempre que julgar conveniente, solicitar laudo técnico de funcionário qualificado, entidade devidamente cre-denciada ou a criação de uma comissão de vistoria.

Art. 13. Em caso de formação de Comissão de Vistoria, esta for-malizará a perícia através de 02 (dois) documentos básicos, con-forme o caso, contendo sucinto esclarecimento das atividades desempenhadas:I - LAUDO DE VISTORIA E BAIXA DE VIDA ÚTIL para o ma-terial classificado de acordo com o disposto nos incisos I, II e III do art. 10 do presente, que deverá ser encaminhado e protocolado junto ao Órgão Patrimonial, que tomará as providências cabíveis.II – TERMO DE BAIXA DEFINITIVO para o material classifi-cado nos termos do inciso IV do art. 10 e sua reavaliação, se for o caso, para fins de alienação, de acordo com formulário gerado por sistema informatizado de gestão patrimonial. § 1º. O Termo de Vistoria e Baixa de Vida Útil, aprova-do pelos membros da comissão, bem como pelo responsável do Órgão Patrimonial e o Secretário de Administração, servirá de documento básico para:I - transferência do material a outras Unidades Administrativas da Prefeitura que por ele se interessem;II - doação a pessoa jurídica de direito público ou privado, com ou sem encargos, cujo fimprincipal consista em atividade de relevante interesse social, após lei autorizativa.§ 2º. O Termo de Baixa Definitivo, após lavrado e aprovado, cons-tituirá documento básico de:I - comprovação da baixa na carga do responsável;II - comprovação para as anotações contábeis no Setor de Conta-bilidade da Secretaria Municipal de Fazenda;III - justificativa para abertura de licitação e consequente aliena-ção;IV - justificativa para reposição ou substituição do material, se for o caso.§ 3º. Quando o bem patrimonial for doado, será autorizado pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.

Art. 14. O bem em transição de baixa definitivo submetido ao tratamento ora estabelecido acima deverá permanecer sob a guar-da e responsabilidade do órgão gestor até a sua baixa definitiva, quando passará para a guarda do Órgão Patrimonial ou ao outro órgão que for redistribuído.§ 1º. A baixa definitiva do material verificar-se-á sempre que ocor-rer uma das hipóteses:I - alienação onerosa;II - doação nos termos do item 2 do § 1º do art. 13 do presente;III - extravio ou destruição, que será sempre objeto de obrigatório Boletim de Ocorrência;IV - incineração.§ 2º. O material considerado inútil deverá ser incinerado ou ter a destinação que lhe melhor convier ao Órgão Patrimonial ou a critério do Chefe do Poder Executivo Municipal.

Art. 15. O material de baixa definitivo será publicado no órgão oficial ou afixação no quadro oficial da prefeitura, mencionando os seguintes elementos:I - listagem completa com dados necessários à sua identificação;II - número de registro se for o caso;III - valores de incorporação, aquisição ou verificação;IV - localização do material para que possa ser vistoriado pelo órgão interessado;V- prazo de 30 (trinta) dias corridos, a partir da publicação, para a realização da vistoria;VI - data final para apresentação dos pedidos.

Art. 16. A licitação para a alienação de material imprestável ao Serviço Público Municipal obedecerá, no que couber, às dispo-sições contidas na Lei nº 8.666 de 21/06/93 e respectivas altera-

Page 7: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 2014 7ções.Parágrafo único. O material para o qual não acudirem licitan-tes, após a publicação, será considerado inútil, devendo receber o tratamento estabelecido no § 2º do art. 14.

Art. 17. A utilização gratuita, dos bens móveis de qualquer na-tureza do Município só é permitida:I – aos servidores autorizados por força das próprias funções, enquanto as exercerem;II – mediante decisão do Prefeito, à pessoa jurídica de direito público ou privado cujo fim principal consista em atividades de assistência social, benemerência, de amparo à educação ou outras de relevante interesse social do município, que dele ne-cessitem.Parágrafo único. O agente patrimonial, o responsável pela uni-dade administrativa ou responsável pelo órgão cedido o bem patrimonial, assinará obrigatoriamente a CARGA PATRIMO-NIAL do qual constará a unidade cedente, conforme formulá-rio gerado por software utilizado para gestão patrimonial.

Art. 18. A doação de bens móveis do Município dependerá de lei específica de iniciativa do Prefeito, em conformidade com a Lei Federal nº 8.666 de 21/06/93 e respectivas alterações.

Art. 19. Mediante decisão do Prefeito ou de autoridade a que seja delegada tal competência, é permitida a alienação de bens móveis do Município.

Art. 20. Em decorrência do que dispõe o art. 6º, é de responsa-bilidade dos servidores designados pelo Chefe do Poder Execu-tivo o controle da movimentação física dos Bens Patrimoniais, enquanto os mesmo estiverem com carga no respectivo setor de localização. Parágrafo único. Essa responsabilidade compreende os seguintes e principais itens: I - certificar o recebimento dos Bens Patrimoniais des-tinados ao setor;II - providenciar a distribuição dos documentos próprios, pre-vistos na legislação em vigor;III - manter atualizada a Ficha Individual do Bem Patrimonial, em conjunto com o Órgão Patrimonial, de modo que se possa dispor prontamente da localização (guarda) dos mesmos;IV - providenciar para que todos os bens localizados no setor estejam devidamente identificados, conforme o inciso I do ar-tigo 7º;V - providenciar a transferência, a disponibilidade, o recolhi-mento e a baixa dos bens localizados no setor, de acordo com o presente decreto;VI - realizar anualmente, juntamente com o Órgão Patrimonial, o levantamento físico de todos os bens patrimoniais sob sua guarda, a fim de encaminhar o Relatório Anual de Prestação de Contas do Bem Patrimonial ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais;VII - comunicar ao Órgão Patrimonial, qualquer fato que ocor-ra com o Bem Patrimonial;VIII - cumprir as normas do presente decreto.

Art. 21. A qualquer época a Secretaria de Administração poderá constituir uma comissão, com prazo fixado para o seu período, com 05 (cinco) membros, para incorporação, baixa, avaliação, reavaliação e depreciação dos Bens Patrimoniais.Parágrafo único. O que trata o caput do artigo será verificado o art. 106 da Lei nº 4.320/64 e respectivas alterações.

Art. 22. A fim de manter atualizados os registros dos Bens Pa-trimoniais e a responsabilidade dos respectivos setores de loca-lização será procedido Inventário através de verificações físicas pelo menos uma vez por ano, até o encerramento do exercício ou em detrimento do art. 3º.§ 1º. O levantamento deverá ser realizado por comissão, desig-nada pelo Secretário o qual o Órgão Patrimonial está vincula-do, devendo ser composta por 03 (três) membros.§ 2º. As diferenças apuradas pela comissão através dos Inventá-rios darão origem as ressalvas, por setor de localização do bem;§ 3º. Após o inventário dos bens, confronto entre as existências físicas e os elementos registrados em cada Unidade Adminis-trativa, será expedida a Carga Patrimonial por Unidade Admi-nistrativa para assinatura, em formulário gerado pelo sistema informatizado de gestão patrimonial, com as seguintes vias:a) 1ª via – a Unidade Administrativa onde esta localiza-do os bens patrimoniais;b) 2ª via – ao Órgão Patrimonial;§ 4º. Os constantes nas letras II, III, IV, V, VI e VII, do art. 3º, terão o mesmo procedimento do parágrafo acima.

Art. 23. O extravio, perda, subtração, transferência, deterio-ração, desvio, apropriação, malbaratamento, incorporação ao patrimônio particular ou dilapidação dos bens parcial ou total, quer por ação ou omissão, dolosa (intencional, premeditada) ou culposa (imprudência, imperícia ou negligência), que enseje perda patrimonial para o Município, cometidos por Agente Pa-trimonial ou Agente Público serão verificados em Sindicância Sumária para apuração de responsabilidade funcional e para a identificação do autor, a fim de que possa ser lavrado o TER-MO DE BAIXA DEFINITIVO, com a devida Tomada de Con-tas, para encaminhamento ao TCE/MG e será considerado improbidade administrativa com a seguinte penalidade:Parágrafo único. Fica obrigado ao ressarcimento integral do dano causado ou a reposição com a mesma característica do bem que gerou a sindicância.

Art. 24. Reputa-se agente público, para este decreto, todo aque-le que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função no Município.

Art. 25. O perecimento em virtude de razões naturais bem como o extravio e a destruição por sinistro ou calamidade pú-blica serão comprovados também através do termo aludido no artigo anterior.

Art. 26. A Secretaria Municipal de Administração e as Unida-des Administrativas terão o prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação para adequação do presente Decreto.

Art. 27. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publica-ção.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu, 26 de agosto de 2014.

Nailton Cotrim HeringuerPrefeito Municipal

Antônio de Carvalho da SilvaProcurador do Município de Manhuaçu

PORTARIA Nº 115/2014De 01 de Setembro de 2014

“Designa servidora que especifica e dá outras providên-cias”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHUAÇU, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IX, do art. 90, da Lei Orgânica do Município, de 21 de março de 1990,

RESOLVE:

Art. 1º - Fica designada a servidora GERALDA DE FÁ-TIMA DUTRA SALAZAR, inscrita no CPF sob o nº 837.628.256-53, para exercer, interinamente, a função de TESOUREIRA do Município de Manhuaçu, Estado de Minas Gerais, até 20 de Setembro de 2014.

Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 3º. Esta portaria entra em vigor na data de sua pu-blicação.

Manhuaçu/MG, 01 de Setembro de 2014.

NAILTON COTRIM HERINGERPrefeito Municipal

AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 022/14PROCEDIMENTO LICITATÓRIO Nº 061/14O SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE MANHUAÇU, por intermédio da Pregoeira, infor-ma a SUSPENSÃO da licitação supracitada, publicada no Jornal Diário das Gerais na página 10 no dia 20 de agosto de 2014, tendo em vista a readequação no Termo de Referência. O SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE MANHUAÇU, comunica que a nova data para abertura da licitação será dia 16/09/14 as 09:00 horas .Deyse Lourdes Sampaio Oliveira- Pregoeira Oficial- Manhuaçu-MG, 01 de setembro de 2014.

EDITAIS/RESULTADOS DETALHADOS/OUTRAS INFORMAÇÕES: Rua Capitão Luiz Quintino de Sou-za,7 –Bairro Santana – Manhuaçu-MG, pelo tel/fax: (33) 3331-2436 ou pelo E-mail: [email protected], nos dias úteis, horário das 08:00 às 11:00, de 13:00 às 17:00 hs.

NACIONAL - A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, iniciou o debate realizado por SBT, UOL, Folha de S. Paulo e Jovem Pan destacando o tema Gestão Pública. Depois de perguntar como Marina Silva cumprirá promes-sas que somam R$ 140 bilhões e ouvir uma resposta evasiva da candidata do PSB, Dilma lembrou que em sua gestão foi triplicado o montante direcionado à Educação e duplica-do o gasto com a Saúde, mesmo com a perda da CPMF – Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira -, além de direcionar os rendimentos do Pré-Sal para os dois setores. Ao falar sobre a situação prisional do País, Dilma concordou que é necessário mudar o sistema penitenciário. Entretanto, a presidenta destacou que o governo federal já direcionou R$ 1 bilhão para a modificação e a construção de novas penitenciárias. “Meu governo investiu em Segu-rança Pública R$ 17,6 bilhões, o dobro do que foi gasto em governos anteriores, no governo tucano. Vou mudar a Constituição para que o governo federal, junto com os esta-duais, atuem na garantia da segurança pública”, esclarece. Para a próxima gestão a presidenta Dilma ressaltou que a Educação – por meio do Pronatec – será o principal instrumento para recuperar os presos; e reforçou a necessi-dade de acelerar os processos penais. Na chegada ao debate a presidenta destacou a im-portância dos debates para a esclarecer a população sobre as propostas dos candidatos. “Eu acredito que o debate é muito bom, esclarece e permite que as pessoas tenham mais informações. Eu não posso só prometer. Eu tenho de falar o que eu fiz e o que eu pretendo fazer, porque o que você fez é um atestado de que você pode fazer mais. De que você deve fazer mais”, afirmou. A participação de Dilma Rousseff no debate é uma ótima oportunidade para a presidenta apresentar os resultados históricos alcançados pelo País em seu governo e, sobretudo, as suas propostas para o novo ciclo de desen-volvimento para o Brasil, com os projetos e diretrizes do seu programa de governo para o novo mandato, de 2015 a 2018. Realizado por UOL, Folha, SBT e rádio Jovem Pan, o debate é transmitido ao vivo por esses veículos na TV, internet e rádio e terá plateia presente no estúdio. Você também pode acompanhar os comentários em nossa Segunda Tela.

ENTENDA O DEBATE O programa foi dividido em quatro blocos, com intervalos de três minutos cada um. No primeiro e no ter-ceiro bloco os candidatos fazem perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica. No primeiro, cada candidato só pode ser perguntado e responder uma vez. Na terceira parte, cada candidato pode responder até duas perguntas. A ordem das perguntas foi definida, anteriormente, por sorteio. No segundo bloco, os presidenciáveis respondem perguntas feitas por jornalistas. Um representante de cada veículo que organiza (UOL, SBT Folha e Jovem Pan) faz o questionamento para um candidato e escolhe outro para comentar. O candidato que responde não poderá ser re-petido. Já, o que comenta pode fazê-lo até duas vezes. É no quarto e último bloco que os candidatos fazem suas consi-derações finais.

Dilma: “quem governa tem de

responder como vai fazer, não basta se

comprometer”

Page 8: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 20148

PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO/MG – Extrato de Ata de Registro de Preços N.º 023/2014 – PAC 056/2014 – Pregão Presencial N.º 040/2014 – Registrada/Valor Global: GOLDEN CARE DISTRIBUIDORA LTDA – ME – R$ 156.298,88; Vi-gência: 12 meses; Objeto: Registro de Preços para even-tual aquisição de diversos materiais de papelaria, expe-diente, armarinho, limpeza, livros educativos e outros, em atendimento às necessidades deste Município. Data Assinatura: 01/08/2014. José das Graças Silva-Prefeito. PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO/MG – Extrato de Ata de Registro de Preços N.º 024/2014 – PAC 059/2014 – Pregão Presencial N.º 042/2014 – Re-gistrada/Valor Global: GASOX COMERCIO E REPRE-SENTAÇÃO LTDA – ME – R$ 37.800,00; Vigência: 12 meses; Objeto: Registro de Preços para eventual locação de concentradores de oxigênio para manutenção da Secretaria Municipal de Saúde. Data Assinatura: 01/08/2014. José das Graças Silva-Prefeito.

O MUNICÍPIO DE PIEDADE DE CARATINGA torna público que fará realizar Processo Licitatório nº 240/2014, Pregão Presencial nº 044/2014 – Objeto: Contratação de empresa(s) para o fornecimento de Equipamentos (Com-pressor, Elevador Automático, Macaco Mecânico e Cha-ve Parafusadeira) para atender a Oficina Mecânica da Prefeitura Municipal de Piedade de Caratinga. Abertura dos envelopes será no dia 15/09/2014 às 08:30 hs, na sala de Licitações sito à Av. Nossa Senhora da Piedade, 372 – centro - Piedade de Caratinga. O Edital comple-to encontra-se a disposição dos interessados no endereço acima. Maiores informações pelo tel: (33) 3323-8000 ou 3323-8001 - William da Silva Firmino – Pregoeiro Oficial.

O MUNICÍPIO DE PIEDADE DE CARATINGA torna público que fará realizar Processo Licitatório nº 199/2014, Pregão Presencial para Registro de Preços nº 039/2014 – Objeto: Contratação de empresa(s) para o fornecimen-to de Pré-Moldados (Tubos de Concreto, Meia Cana de Concreto e Anel de concreto para Cisterna) para atender as atividades da Secretaria Municipal de Obras do Municí-pio de Piedade de Caratinga. Abertura dos envelopes será no dia 16/09/2014 às 08:30 hs, na sala de Licitações sito à Av. Nossa Senhora da Piedade, 372 – centro - Piedade de Caratinga. O Edital completo encontra-se a disposição dos interessados no endereço acima. Maiores informações pelo tel: (33) 3323-8000 ou 3323-8001 - William da Silva Firmino – Pregoeiro Oficial.

O MUNICÍPIO DE PIEDADE DE CARATINGA torna público que fará realizar Processo Licitatório nº 241/2014, Pregão Presencial nº 045/2014 – Objeto: Aquisição de uma Caixa D’água com capacidade para 15.000 (quinze mil) litros para atender as Casas Populares do Município de Piedade de Caratinga. Abertura dos envelopes será no dia 16/09/2014 às 15:00 hs, na sala de Licitações sito à Av. Nossa Senhora da Piedade, 372 – centro - Piedade de Caratinga. O Edital completo encontra-se a disposição dos interessados no endereço acima. Maiores informações pelo tel: (33) 3323-8000 ou 3323-8001 - William da Silva Firmino – Pregoeiro Oficial.

O MUNICÍPIO DE PIEDADE DE CARATINGA torna público que fará realizar Processo Licitatório nº 242/2014, Pregão Presencial para Registro de Preços nº 046/2014 – Objeto: Aquisição de Copos Descartáveis e Coador de Papel para atender as atividades da Adminis-tração Pública Municipal. Abertura dos envelopes será no dia 17/09/2014 às 08:30 hs, na sala de Licitações sito à Av. Nossa Senhora da Piedade, 372 – centro - Piedade de Caratinga. O Edital completo encontra-se a disposição dos interessados no endereço acima. Maiores informações pelo tel: (33) 3323-8000 ou 3323-8001 - William da Silva Firmino – Pregoeiro Oficial.

PREFEITURA MUNICIPAL DE INHAPIM/MG - EX-TRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 080/2014 – LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL “SRP” Nº 0059/2014 – PROCESSO ADMINISTRA-TIVO: 0080/2014 – para AQUISIÇÃO FUTURA DE GAS DE COZINHA, VISANDO ATENDER AS SE-CRETARIAS DO MUNICIPIO - celebrado entre o Mu-nicípio e a empresa: CM BATISTA DE BARROS ME, inscrita no CNPJ com nº 16.784.220/0001-93, com valor total de R$24.685,00(Vinte e quatro mil seiscentos e oi-tenta e cinco reais). Inhapim-MG, 02 de agosto de 2014. HAMILTON CHAGAS FILHO, Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE INHAPIM/MG - EX-TRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 085/2014 – LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL “SRP” Nº 0064/2014 – PROCESSO ADMINISTRA-TIVO: 0085/2014 – para SELEÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA REALI-ZAÇÃO DE OFICINAS DE PINTURA EM TECIDO E TELA, EM MANUTENÇÃO DA SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL - celebrado entre o Município e a empresa: MARTIPEL COMERCIAL LTDA EPP, ins-crita no CNPJ com nº 22.166.698/0001-52, com valor total de R$22.459,13(Vinte e dois mil quatrocentos e cinquenta e nove reais e treze centavos). Inhapim-MG, 02 de agosto de 2014. HAMILTON CHAGAS FILHO, Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – AVISO DE LICITAÇÃO. A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Anta-MG, torna público que realizará Processo Licitatório nº058/2014, Pregão Presencial nº038/2014, cujo objeto é Contratação de empresa para fornecimento de veículo leve, tipo carro de passeio, ano 2014, modelo 2015, em manutenção da secretaria de assistência social e gabinete do prefei-to. A abertura dos envelopes será no dia 12/09/2014, às 08:30hs e o credenciamento até às 08:15hs do dia 12/09/2014. Edital e seus anexos a disposição na Aveni-da José Antônio, nº555, centro, São Sebastião do Anta. Telefone: (33)3315-7000. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

DATA NOME BANCO/CIDADE

04.09 FELLIPE PERDIGÃO PENA ITAÚ/IPANEMA05.09 CLEIDER NUNES MACHADO B.B/IPANEMA14.09 ROSELI HANSTENREITER REIS MERCANTIL14.09 JACQUELINE CARMEM TEIXEIRA B. BRASIL17.09 GISLAINE XAVIER DA SILVA ITAÚ18.09 ROBERTO CARLOS CARNEIRO DE FARIA B. BRASIL21.09 VINICIUS AUGUSTO BATISTA ANDRADE BRAD/INHAPIM25.09 JOACIR PEREIRA VALVERDE BB/TARUM.28.09 DANIELLE NEVES HOTT SOARES BRA/IPANEMA29.09 LARISSE CANDIDA DE SOUZA BRADESCO29.09 DENISE CORREA MORAES C.E.F.29.09 SIMONE RODRIGUES DE ANDRADE COSTA C.E.F30.09 CEZAR AUGUSTO ALVES CARVALHO ITAÚ-D.CAVATI

‘Estamos presenciando uma grande onda

verde e amarela’, diz Marina em encontro com jovens no Rio

NACIONAL - A candidata à Presidência da Repúbli-ca pela Coligação Unidos pelo Brasil, Marina Silva, acompanhada pelo can-didato a vice, Beto Albu-querque, cumpriu agenda importante e intensa no Rio de Janeiro neste sába-do (30). No início da tarde, a presidenciável caminhou pelas ruas da comunidade da Rocinha, ao lado do candidato ao Senado pelo Estado, Romário. Duran-te a caminhada, Marina, Beto e Romário atraíram uma multidão por onde passavam, tiraram fotos e escutaram as demandas das pessoas. No final da tarde, Marina e Beto conversaram com jovens de todo o Esta-do, no Teatro Odisseia, na Lapa, bairro tradicional da cultura carioca. Em sua apresentação, a candidata destacou a importância do diálogo e da comunicação online. “O Brasil quer fazer o debate. Nossa campanha é diferente: se quiserem usar a internet para fazer difamação e desconstrução da imagem alheia, nós te-mos que utilizá-la para fa-zer uma campanha limpa”, avisou. Marina lembrou das conquistas e do lega-do de Eduardo Campos, com iniciativas reconheci-das internacionalmente, como o Pacto pela Vida e o projeto da educação em tempo integral realizado em Pernambuco. “A popu-lação do Brasil inteiro fez uma verdadeira comoção, porque Eduardo Campos tocou o coração dos brasi-leiros”, disse. A candidata refor-çou seu discurso de busca por uma nova política para mudar o caminho do Bra-sil rumo a uma agenda que contemple desenvolvimen-to sustentável, econômi-co e social. “Vivemos um

movimento da sociedade brasileira que identifica, no nosso programa, a mu-dança que Brasil precisa.” Marina criticou a atual polarização do ce-nário político brasileiro e recorreu à história para destacar que chegou a hora da mudança. “O Brasil está fadado a essa polarização, é Império ou República, Are-na ou MDB, ditadura ou democracia, PT ou PSDB. Agora vamos sair do terre-no da opção e ir para o ter-reno da escolha”, afirmou. “Estamos presenciando uma grande onda verde e amarela transbordando para além dos partidos e candidatos”, finalizou. Os presidenciáveis responderam a questões dos jovens, voltadas para temas como educação e mobilidade. Beto Albu-querque reforçou o proje-to Passe Livre, que consta do Programa de Governo da Coligação, lançado na última sexta-feira (29). “A ideia é começar com a rede pública e no ensino médio, e expandir gradualmente”, disse. “O subsídio para o Passe Livre será resultado da rigidez com que Marina vai coordenar esse País, do fim da alta dos juros. A cada um ponto percentual a mais da taxa Selic, o Bra-sil paga R$ 28 bilhões, que não são investidos para a educação nem para o trans-porte de qualidade”, com-pletou. Beto reforçou a disposição da coligação de promover um amplo de-bate para que a sociedade brasileira discuta os rumos da política no País. “Vamos fazer plebiscitos, referen-dos e todas as ferramentas, como reforma política e tributária, como parte da agenda para construir um novo Brasil”.

Page 9: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 2014 9

RELAÇÃO DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃOFACEBOOK – [email protected]

(K-01) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO– CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA/ AREA, BANHEI-RO, GARAGEM

(K-03) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-06) KIT – VILA DR. EUCLIDES E. ARRE-GUY – CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, GARAGEM VAGA P/ MOTO

(K-08) KIT – TRAV. FERREIRA SANTOS – CENTRO QUARTO, SALA, COZINHA, BANHEIRO

(K-09) KIT – AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO QUARTO, SALA/COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-10) KIT – RUA CAPITÃO PAIVA – CEN-TRO QUARTO/SALA, COZINHA, BANHEIRO, TERRAÇO

(K-11) KIT – RUA BALSAMO– BAIRRO ZA-CARIASQUARTO, SALA, COZINHA/AREA, BANHEI-RO

(K-12) KIT – RUA CEL. ANTÔNIO SATURNI-NO – BAIRRO ESPERANÇAQUARTO(SUITE), SALA, COZINHA, BA-NHEIRO, TERRAÇO C/ CHURRASQUEIRA, GARAGEM

(A-01) APTº AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-02) APTº AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA

(A-03) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-04) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-05) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, ÁREA

(A-06) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO - CENTRO02QUARTOS(SUITE), SALA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-07) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO - CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-08) APTº - RUA CEL. GALDINO PIRES– MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COPA, COZ.,BANH.,ÁREA, GARAGEM

(A-09) APTº - RUA CEL. GALDINO PIRES– MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COPA, COZ.,BANH.,ÁREA, GARAGEM, TERRAÇO C/02 QTOS., COZ., BANH.

(A-10) APTº - TRAV. REGINA – CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-11) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEI-RA - MORRO CARATINGA03 QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-12) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEI-RA MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, GARAGEM

(A-13) APTº - RUA NESTOR LEITE DE MAT-TOS - MORRO CARATINGA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, 02 BANHEIROS, AREA, GARAGEM

(A-14)RUA NESTOR LEITE DE MATTOS - MORRO CARATINGA03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-15) APTº - RUA RADIALISTA HAMILTON MACEDO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-16) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO

– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-17)APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-18) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO - COBERTURA – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-19) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHAC/ ARMÁRIOS, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-20)APTºRUA MARIA DAS DORES CIMINI – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-21) APTºVILA DR. EUCLIDES E. ARRE-GUY– CENTRO03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-22) APTºVILA DR. EUCLIDES E. ARRE-GUY– CENTRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, 02 VAGAS GARAGEM

(A-24)APTºVILA DR.EUCLIDES ETIENI ARRE-GUY – CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEMP/ MOTO

(A-25) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA - LIMOEIRO 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA

(A-26) APTº -RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA– LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-27) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-29) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-30) APTºRUA A – BAIRRO FLORESTA 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-32) APTº - RUA RUA A – SANTA ZITA03QUARTOS(SUITE), SALA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-35) APTº - RUA HILDA COELHO GUIMA-RES– SANTA ZITA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA

(A-36)APTºRUA JOÃO VIEIRA LOURES – BAIRRO DAS GRAÇAS03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO COLETIVO, 02 VA-GAS GARAGEM R$ 600,00 ED. UNIVERSITÁRIO

(A-37)APTºRUA JOÃO VIEIRA LOURES – BAIRRO DAS GRAÇAS 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO COLETIVO, 02 VA-GAS GARAGEM

(A-38)APTºRUA RAUL SOARES – CENTRO 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO

(A-40) APTº– RUA CEL. ANTÔNIO SATURNI-NO – BAIRRO ESPERANÇA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-41)APTº - RUA CEL. ANTONIO DA SILVA – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-43)APTºPRAÇA CALÓGERAS03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-45)APTºPRAÇA CALÓGERAS03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA

(A-46)APTº RUA MARECHAL DEODORO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA

(A-47)APTºRUA DEPUTADO JOSÉ AUGUSTO FERREIRA– CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA

(A-48)APTºRUA LEONTINA FERNANDES –

BAIRRO ESPERANÇA03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-49) APTºRUA JUCA VASCONCELOS – STA CRUZ 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA

(A-50) APTºRUA DEP. DÊNIO MOREIRA DE CARVALHO– STA CRUZ02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, TERRAÇO C/ BANHEIRO IN-DIVIDUALCA S A

(C-01)CASA – RUA CEL. PEDRO MAR-TINS- CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-02)CASA – VILA AMÉLIA GODINHO - CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, TERRAÇO

(C-03) CASA COMERCIAL – RUA RAUL SOARES– CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(C-04) CASA – RUA CEL. ANTONIO SALIM 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, DEP. EMPREGA-DA, TERRAÇO

(C-05) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-06) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA (C-07) CASA– AV. PRESIDENTE TANCRE-DO NEVES03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, TERRAÇO, GARAGEM

(C-08) CASA –RUA JUSCELINO MIRANDA – VILA SANTO EXPEDITO– ESPLANADA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM (02 CAR-ROS)

(C-10) CASA– RUA JORNALISTA L. FON-TOURA– LIMOEIRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, QUINTAL, TERRAÇO

(C-12) CASA – AV. PENA DE FARIA– LI-MOEIRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, TERAÇO, 01 VAGA GARAGEM

SALA / PONTO COMERCIAL(P-01) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM COZINHA E BANHEIRO .

(P-03) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALAS COM BANHEIRO.

(P-04) SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM BANHEIRO

(P-05)SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM 02 BANHEIROS E COZINHA

(P- 06) PONTO COMERCIAL – AV. MO-ACYR DE MATTOS– CENTRO LOJA COM BANHEIRO

(P-07)PONTOCOMERCIAL- AV.JOÃO CAE-TANO DO NASCIMENTO - CENTRO02 PORTAS DE AÇOC/ BANHEIRO

(P-10) SALA COMERCIAL – PÇA CESÁRIO ALVIM– CENTROCOM BANHEIRO

(P-12) GALPÃO –RUA RAIMUNDA CIMINI– BAIRRO ZACARIAS732M2

(P- 13) PONTOCOMERCIAL- AV. PRES. TANCREDO NEVES - BAIRRO SALATIEL01 PORTA DE AÇO

(P- 14) PONTOCOMERCIAL- AV. PRES. TANCREDO NEVES 03 BANHEIROS, COZINHA, ESCRITORIO, LOJA

(P-15)PONTOCOMERCIAL- AV.JOÃO CAE-TANO DO NASCIMENTO - CENTRO04 PORTAS DE AÇOC/ 02 BANHEIROS, COZINHA, SOBRELOJA, SUB SOLO

ALUGA-SE CASA EM MANHUÇU

- 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço.

Bairro Coqueiro Escadaria José de Souza, 11.

Fone: (33) 8705-3373

(32) 3236-5548

(32) 3236-5548

Page 10: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 201410 zoNA DA MATA

PC de Abre Campo prende autores de furto em loja

ABRE CAMPO - A Polícia Civil de Abre Campo prendeu três dos quatro elementos envolvidos no furto de um Gol em Rio Casca e de eletrônicos, roupas e cosméticos numa loja em Abre Campo, no final de junho. A prisão dos envol-vidos ocorreu na semana passada. De acordo com as informações da Polícia Civil, no dia 27 de junho, a quadrilha de quatro indivíduos, após fur-tarem um Gol, cor prata, se dirigiram a uma loja de roupas em Abre Campo. Com uma chave "micha", três elementos invadiram a loja e furtaram todas as mercadorias (roupas diversas, cosméticos e uma impressora), causando um pre-juízo em torno de dez mil reais para a proprietária da loja. Após o furto, os três indivíduos fugiram no VW/Gol, cor prata, levando as mercadorias. Eles tiveram apoio do quarto elemento na fuga, que dava cobertura utilizando um Peugeot 206, cor preta. O Gol, cor prata, foi abandonado às margens da rodovia BR 262 e o aparelho de som foi furtado. O dono do carro era de Abre Campo. Esse era o segundo veículo furtado por eles. Ainda de acordo com a Polícia Civil, a quadrilha antes de cometerem o crime em Abre Campo, esteve na ci-dade de Rio Casca e furtou um Gol verde. O plano acabou frustrado quando o combustível do carro acabou.

INVESTIGAÇÃO Após investigação com auxílio de imagens de câma-ra de segurança, os investigadores da Polícia Civil de Abre Campo conseguiram identificar os suspeitos e o veículo Peugeot 206. Eram pessoas das cidades de Ipatinga e Timó-teo, no Vale do Aço. Com base nos levantamentos, com apoio do Mi-nistério Público, a Polícia Civil conseguiu junto ao Judiciá-rio de Abre Campo, Mandados de Busca e Apreensão bem

como Prisão Temporária dos suspeitos. Na semana passada, as equipes de investigadores de Abre Campo com apoio dos Policiais Civis de Matipó, Ipa-tinga e Timóteo prenderam os suspeitos H.F.M. de 32 anos, G. A. R. G. G. de 22 anos, e A. V. C. J. de 25 anos. O quar-to elemento ainda está foragido. A ação ainda recuperou a impressora, cosméticos, bolsa de ferramentas e materiais utilizados no arrombamento. Na casa do rapaz de 22 anos, a PC encontrou um revólver e munição. O homem de 25 anos confessou parti-cipação nos furtos e alegou que as mercadorias foram vendi-das em Ipatinga. O lucro foi dividido entre o grupo. O Peugeot 206 foi apreendido, bem como um Golf de um dos envolvidos. As investigações prosseguem para identificar o quarto integrante da quadrilha, sendo que em Rio Casca há uma investigação em andamento a respeito do furto do primeiro Gol, cor verde.

CAPARAÓ - Uma viatura Tá-tico Móvel da Polícia Militar de Espera Feliz capotou e dei-xou um policial ferido num acidente na madrugada de sexta para sábado, 30/08, na rodovia de ligação da MG-11 à cidade de Caparaó. De acordo com as informações, dois policiais voltavam de Manhuaçu com destino a Caparaó, após rea-lizarem registro de uma ocor-rência envolvendo três pesso-as, que também estavam na viatura. O acidente acon-teceu na altura do Córrego Apolinário. O veículo apre-sentou um problema mecâni-co e o motorista, um sargento de 42 anos, perdeu o controle da direção e não conseguiu re-alizar uma curva à esquerda. A viatura subiu em um bar-ranco e capotou na rodovia. Um soldado de 28 anos sofreu ferimentos leves na mão direita e foi encami-nhado ao hospital de Espera Feliz. Os outros ocupantes e o condutor nada sofreram.

Viatura capota na estrada de Caparaó

ESPERA FELIZ – Uma es-cola no córrego Chalé, na zona rural de Espera Feliz, foi arrombada na madruga-da de quinta-feira, 28/08. A Polícia Militar não tem suspeita da autoria. A professora, ao chegar pela manhã, depa-

rou com o portão com o cadeado partido e então acionou a Polícia Militar. Foram furtadas uma televisão LCD marca LG de 32 polegadas, dois botijões de gás cheios, um rádio/Cd marca LG, uma geladeira duplex de cor

branca marca Continen-tal, vinte quilos de carnes diversas e outros alimentí-cios. A escola conta com sistema de alarme in-terno, mas foi danificado durante a ação dos ladrões. Houve a informa-

ção de que um veículo Fiat/Uno, cor branca, foi visto por volta de 22h00min nas proximidades da escola, contudo ninguém confir-mou alguma ligação com o furto.

Escola é furtada em Espera Feliz

DIVINO - Dois acidentes de trânsito foram registrados pela Polícia Rodoviária Estadual neste final de semana em Di-vino. O primeiro acidente ocorreu na madrugada de sá-bado (30/08) por volta das 05h. Quatro jovens que estavam em um Fiat Uno conseguiram sair ilesos de uma saída de pista seguida de capotamento, próximo a Vargem Grande. Os ocupantes retornavam de uma festa em Ferve-douro quando o motorista perdeu o controle da direção, atingiu uma cerca ao lado e desceu uma ladeira de aproxi-madamente dez metros. Já na noite de sábado (30/08) um Ecosport, placa Fervedouro, e uma Saveiro de Divino se envolveram numa colisão frontal em uma curva perigosa da rodovia MG 265, localidade denominada “Volta Fria”. A condutora do veículo Ecosport, que seguia sen-tido Divino, teria invadido a pista contrária colidindo de frente com a Saveiro, que aguardava no acostamento. No Ecosport viajavam três pessoas. Na Saveiro, duas. Ninguém se feriu gravemente.

Dois acidentes registrados na

região de Divino

MANHUAÇU - Lázaro, 22 anos, atirou no braço de Jhon, 18 anos, durante uma cavalgada na tarde deste domingo, 31/08, na região do bairro Bom Jardim, em Manhuaçu. Jhon contou aos policiais que se encontrava em uma cavalgada, momento em que sua égua deu um coice que atingiu a perna de Lázaro. Ao saber quem era o dono do animal, ainda de acordo com a versão da vítima, Lázaro se aproximou, sacou um revólver e atirou. A bala atingiu o braço esquerdo do cavaleiro. O autor do disparo fugiu em um cavalo branco e não foi localizado. A vítima foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e liberada. A bala não atingiu as veias ou ossos.

Rapaz é baleado no braço em cavalgada

Page 11: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 2014 11

Page 12: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 201412

NACIONAL - “O Brasil está andando para trás. Em vez de crescer, a economia brasileira diminuiu nos últimos seis meses. O valor de tudo que os brasileiros produziram caiu e fez cair também o número de empregos, a produção de alimentos, a construção de moradias, e por aí vai”, disse. “Como a economia é uma engrenagem complicada, onde uma coisa sempre está relacionada a outra e gera conse-quências para todo lado, o futuro não promete muito se o país continuar no rumo que o governo da Dilma e do PT estão seguindo”, acrescentou. Para um governo que gasta tanto como esse, o primeiro efeito é ter menos dinheiro para financiar seus programas sociais. Como o governo não produz nada e só conta com o que cobra de impostos do povo e dos empre-sários que trabalham, quando a economia diminui, o cofre do governo também fica menor. Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência, já sabia dessas dificuldades que o país encontraria. Em outu-bro de 2013, o senador apresentou projeto de lei que incor-pora o Bolsa Família à Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Com isso, o Bolsa Família terá recursos garantidos pelo Fundo Nacional de Assistência Social, sob controle do Conselho Nacional de Assistência Social. Preocupado em encerrar esse ciclo que levou o Bra-sil a andar para trás, o candidato Aécio Neves já escolheu um nome de peso para comandar a economia. É Armínio Fraga, economista que conhece muito bem o Brasil, tem

sua capacidade reconhecida em todo o mundo e sempre defendeu que a inflação tem que ser mantida sob controle e que o governo, assim como qualquer família, deve gastar menos do que arrecada, para não ficar no vermelho. “Pa-rece óbvio, mas é o contrário do que o PT e a Dilma vêm fazendo”, argumenta. “Quem também quer brincar com o esforço dos trabalhadores e empresários brasileiros é a candidata Ma-rina Silva. Ela diz que tem os mesmos objetivos do PSDB para a economia e copia quase todas as propostas de Aécio Neves na área. Mas, enquanto fez parte do governo petis-ta, foi uma das maiores responsáveis pelos atrasos que os planos de expansão da economia enfrentaram. Uma fila de projetos de construção de hidrelétricas e indústrias, que poderiam estar criando milhares de empregos, se formou na sua mesa quando era ministra do meio ambiente. Os as-sessores e especialistas que a ajudavam, e que seguem a seu lado, nunca chegavam a uma conclusão sobre os impactos ambientais das obras”, comenta. Falando sobre a grave situação que o país enfrenta, Aécio declarou, comentando os resultados desastrosos da economia que “o Brasil não comporta mais improviso. É muito importante, dada a gravidade da crise, que os brasi-leiros pensem, avaliem a história de cada um dos candida-tos, aquilo que eles fizeram quando tiveram oportunidade de fazer”.

Aécio alerta: crise é grave e só coerência e experiência podem fazer o Brasil andar para a frente

Para ele, candidatos à presidência têm que ser claros quanto à origem e o destino dos recursos públicos, improvisações nos programas de governo podem comprometer todo o esforço do povo brasileiro

CARATINGA - A Prefeitu-ra de Caratinga está entre os 31 municípios partici-pantes da 2ª Capacitação dos Agentes de Microcrédi-to Orientado. A formação é promovida por meio de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal, MDS (Ministério do Desenvolvi-mento Social), FNP (Fren-te Nacional de Prefeitos) e

com o cofinanciamento da União Europeia. O encontro teve início na segunda-feira (25) e encerra na segunda-feira, 1 de setembro, no CNTC (Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Co-mércio), em Brasília, DF. A capacitação faz parte da Política Nacional

de Microcrédito Produtivo Orientado, que é uma ma-neira de promover o desen-volvimento socioeconômi-co e inclusão social do g100 (grupo dos cem municípios populosos com baixa recei-ta per capita e alta vulne-rabilidade socioeconômi-ca). Os participantes serão habilitados pela equipe da Caixa para oferecer micro-

crédito, promover o acom-panhamento e orientar os investimentos e estimular o empreendedorismo nos respectivos municípios. O Município de Caratinga foi convidado para apresentar seus pro-jetos do microcrédito e do Balcão Legal sendo, entre as cidades que estão fazen-do o curso, a única cidade

Prefeitura recebe menção honrosa em Brasília com o Balcão Legalque oferece microcrédito. O diretor de De-senvolvimento Econô-mico, Lucas Lessa, que representou Caratinga na capacitação, apresentou para os demais participan-tes os projetos desenvolvi-dos pela Prefeitura. “Fica-mos em primeiro lugar no caso de sucesso. A Prefei-tura de Caratinga recebeu uma menção honrosa da assessora de cooperação na delegação da União Euro-peia no Brasil, Denise Ver-dade, pelo projeto da secre-taria de Desenvolvimento Econômico, denominado ‘Balcão Legal’. O projeto foi realizado em parceria com Rede de Ensino Doc-tum, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Si-coob Credcooper e Poder Legislativo, conseguimos legalizar mais de 120 mi-croempresários para o MEI (Microempreendedores In-dividuais)”. Denise Verdade destacou que, “o projeto da Prefeitura de Caratin-ga deve ser replicado pe-los demais municípios do país, pois tiram um grande numero de cidadãos da in-formalidade, colocando-os como trabalhadores legais, podendo emitir nota fiscal, com cobertura previden-ciária e acesso a linhas de crédito”. O representante da Caixa, Enéias Francis-co Lino, disse ter ficado orgulhoso pelo trabalho social do microcrédito de Caratinga, “que beneficia muitas famílias com em-préstimos, para realizar seus sonhos de ser um em-preendedor". Da capacitação sai-rá uma agenda para formar Fóruns que serão realiza-dos em varias cidades do

país, como Rio de Janei-ro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. O Fórum abordará o papel das Secre-tarias de Desenvolvimento Econômico para o empre-endedorismo e a expansão do mercado de trabalho. Segundo o diretor Administrativo da FNP, Ricardo Batista, “o foco da Frente Nacional de Prefei-tos é fortalecer a economia dos municípios que são populosos, mas com vulne-rabilidade socioeconômica A FNP formulou uma Car-ta de Intenções que será entregue aos candidatos à Presidência da Republica”. O documento re-úne os principais desafios das gestões municipais, com ponderações sobre as demandas urgentes das cidades. O envio da carta tem como finalidade expli-citar os anseios dos prefei-tos para que as demandas enumeradas possam nor-tear o planejamento e a implementação das futuras políticas públicas. A FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS Com 25 anos de fundação, a FNP é com-posta atualmente por 280 municípios filiados. O nú-mero inclui a participação de 26 capitais brasileiras e de mais de cem cidades com população acima de 100 mil habitantes. A entidade é a única representante dos municípios brasileiros a ser dirigida, exclusivamen-te, por prefeitos em efetivo exercício de mandato. Su-prapartidária, sua missão é resgatar o princípio da autonomia municipal, ga-rantido na Constituição Federal.

vALE Do rIo DocE

Page 13: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 2014 13

Cursos de qualificação para pedreiro e recepcionista fazem parte do Planseq (Planos Setoriais de Qualificação)

vALE Do rIo DocE

CARATINGA - A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Iniciativa Global, realizou a formatura dos Cursos de qualificação para pedreiro e recepcionista do Planseq (Planos Setoriais de Qualificação), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). A cerimônia de entrega dos certifi-cados foi realizada na noite de sexta-feira (29) na Funcime (Fundação Educacional Cidade dos Meninos), no Bairro Santa Cruz e contou com a presença da secretária de Desen-volvimento Social, Lívia Siqueira, do secretário de Planeja-mento e Fazenda, Juarez Júnior da Silveira, do coordenador de projetos do Instituto Iniciativa Global, Pedro Dutra, dos instrutores e dos familiares e amigos dos formandos. São mais 27 profissionais qualificados para o mer-cado de trabalho no município. O curso de qualificação em pedreiro foi ministrado para internos da Casa de Apoio e Recuperação Desafio Jovem El-Shadai, em Dom Modesto e a qualificação em recepcionista foi ministrada na Funcime. A secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Si-queira, disse que é por meio da capacitação que a Prefeitura de Caratinga garante aos formandos o acesso aos seus di-reitos. “Formação é muito importante para o crescimento pessoal, tenho a certeza de que muitos dos que estão aqui hoje serão absorvidos pelo mercado de trabalho”. O secretário de Planejamento e Fazenda, Juarez Júnior da Silveira, em seu pronunciamento, deixou aos for-mandos uma mensagem do prefeito Marco Antônio. “O prefeito não pôde estar nesta formatura, mas a forma dele estar junto com vocês é firmando parcerias e trazendo no-vas capacitações para o município”. Juarez destacou que Ca-ratinga tem 90 mil habitantes e que, “a população precisa se capacitar para conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho”. As portas já estão se abrindo para alguns dos for-mandos, é o caso de Cristiane Gonçalves, de 33 anos. Cris-tiane conta que já conseguiu um emprego graças à capa-citação oferecida pela Prefeitura de Caratinga. “Concorri a uma vaga de recepcionista em um hotel. Ao participar da entrevista de emprego, disse que estava terminando esta capacitação e a empresa preferiu ficar comigo. Este curso fez a diferença em meu currículo. Estou empregada e muito feliz”.

OS CURSOS As capacitações são ofertadas pelo Instituto Inicia-tiva Global que atua como executor de cursos do programa Planseq. A formação é financiada pelo FAT (Fundo de Apa-ro ao Trabalhador) e pelos Tesouros da União e do estado de Minas Gerais, juntamente com a Sedese. O coordenador de projetos do Instituto Iniciativa Global, Pedro Dutra, parabenizou a estrutura da Secreta-ria de Desenvolvimento Social e espera trazer novos cursos para o município. “A parceria com a Prefeitura de Caratin-ga, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social foi excelente. O Planseq veio para Caratinga para oferecer oportunidades gratuitas de capacitação. Esperamos poder pactuar novos cursos”.

OS BENEFICIÁRIOS O Planseq prioriza as populações socialmente vul-neráveis, como desempregados, mulheres, jovens em busca do 1° emprego, pessoas com deficiência, pessoas com mais de 40 anos, trabalhadores com risco de perda de emprego em função da baixa escolaridade e qualificação insuficiente.

Prefeitura e Instituto Iniciativa Global capacitam 27 pessoas

Cristiane Gonçalves já está empregada, graças à capacitação

Secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Siqueira

Secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Siqueira

Coordenador de projetos do Instituto Iniciativa Global, Pedro Dutra

Dom Paulo | Acerbispo

OPINIÃO

A Pátria e a Bí-blia, na vida dos brasilei-ros, devem ser realidades de todos os dias. É insen-sibilidade querer aban-donar o direito e o dever de cidadania, assumindo realidades inconcebíveis e que afetam a identida-de do Estado. A Bíblia afirma e reafirma a res-ponsabilidade de cada in-divíduo, advertindo sobre atos errados e de afronta à dignidade das pessoas. O dicionário diz que a pátria é a terra natural ou adotiva, que está ligada a uma pessoa por vínculos afetivos e la-ços fraternos em relação a outros. Podemos dizer que é a casa onde fazemos história. Portanto, seja tra-tada como “nossa casa”, onde reine a fraternidade e o cuidado, fazendo dela ambiente propício para a construção da felicidade. A Bíblia, destaca-da com evidência no mês de setembro, é o livro da Palavra de Deus, que mo-tiva para o bem viver, para a convivência e a correção fraterna. Um grito contra tudo que ameaça a integri-dade de um povo. É gran-de defensora dos direitos de cidadania e dos deveres para com a Pátria. O Gri-

to dos Excluídos é expres-são fundamentada nas propostas do Evangelho. O cidadão, mais ainda o cristão, deve estar em atitude de disponibi-lidade, seja em casa, no trabalho, nos círculos de amizade, na escola, no poder etc., sendo respon-sável pelos outros, espe-cialmente ameaçados em seus direitos. Um grito que deve ressoar no seu entorno, mas também nos ouvidos de quem tem au-toridade e compromisso com a Pátria. O seguidor da Pa-lavra de Deus e dos princí-pios próprios de cidadania não pode ser omisso dian-te do mal e nem negligen-te em suas responsabilida-des. Não basta dizer que não rouba e nem mata, mas é preciso amar o pró-ximo sem comodismo e o ajudar em suas prementes necessidades. Pilatos “lavou as mãos” dizendo “não ter nada com isto”. En-durecer o coração diante do sofrimento do outro é deixar de ser patriota e de ser seguidor da Bíblia. Formamos uma Pátria de irmãos, onde deve reinar a fraternidade e o amor de filhos de Deus.

PÁTRIA E BÍBLIA

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CARATINGA E REGIÃO

Contato: (33) 3321-1184

ATENÇÃO BANCÁRIOS DA REGIÃO

O BAILE DOS BANCÁRIOS SERÁ DIA 13/09/ 2014

NO AMÉRICA AS 22H.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA;

Caratinga- MG 18 de Agosto de 2014.

Atenciosamente,

EVANDELCI RODRIGUES DE ALMEIDA Presidente

Page 14: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 201414

Centenas de pais prestigiam Festa da Família na Funcime

Cursos de qualificação para pedreiro e recepcionista fazem parte do Planseq (Planos Setoriais de Qualificação)

CARATINGA - Centenas de familiares das crianças e dos adolescentes da Funci-me (Fundação Educacional Cidade dos Meninos) par-ticiparam do Chá da Tar-de. A confraternização foi realizada durante a tarde de sábado (30) nas depen-dências da instituição, no Bairro Santa Cruz. O Projeto Família ‘Chá da tarde’ contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Fernandes, do secre-tário de Planejamento e Fazenda, Juarez Júnior da Silveira, do vereador Sebas-tião Fausto, dos dirigentes e de todos os funcionários da instituição.

O presidente da Funcime, Felipe De Cnop, explica que o Projeto é culminar do tema Família que foi trabalhado com assistidos. “Nos anos an-teriores nós fazíamos a apresentação dos trabalhos realizados pelos assistidos apenas internamente, mas este ano resolvemos trazer a família para partilhar conosco deste belíssimo re-sultado. Os trabalhos sobre o tema Família estão expos-tos para todos”. PROGRAMAÇÃO DIVERSA A festa para a famí-lia contou com a apresen-tação de danças, poema,

peças teatrais, do Coral da Funcime, e de uma pales-tra sobre as mudanças na sociedade contemporânea, ministrada pela professora Maria Claret de Faria Ci-mini, do UNEC (Centro Universitário de Caratin-ga). No encerramento da programação, as famílias puderam prestigiar os tra-balhos confeccionados pe-los assistidos e participar da confraternização com bolo e chá. A secretária de De-senvolvimento Social, Lí-via Fernandes, lembrou-se de quando foi convidada pelo prefeito Marco Antô-nio para assumir a Pasta e integrar ao governo. “Assu-

mi junto ao prefeito o com-promisso de trabalhar para quem mais precisa. Este é o compromisso do nosso go-verno. Fico muito feliz em ver a grande participação dos pais neste encontro. Sem a participação das fa-mílias, esta instituição não conseguiria realizar este be-líssimo trabalho. A família e a Fun-cime Maria de Lourdes da Silva e Sousa é mãe de Welerson Juan da Silva e Souza de anos. Welerson frequenta a Funcime há três anos. Maria de Lourdes não esconde a satisfação em ter o filho matriculado na instituição. “A Funcime é como uma extensão da família. Aqui o meu filho aprendeu disciplina, obedi-ência e melhorou os resul-tados na escola. Só tenho motivos para agradecer à Funcime, pois ajudou de-mais ao meu filho”. A opinião tam-bém é partilhada por ou-tras mães. Dona Charles Gomes da Silva é mãe de Daniele Gomes Duarte, de 13 anos, e conta que a Fun-cime, além dos valores, ofe-rece a garantia de emprego. “Eles saem daqui com uma profissão, aprendem infor-mática e outros cursos. É muito importante o traba-lho social da Funcime, está de parabéns!”

Maria de Lourdes da Silva e Sousa

Apresentação teatral Secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Fernandes

Secretário de Planejamento e Fazenda, Juarez Júnior da Silveira e a filha conferem trabalhos expostos

vALE Do rIo DocE

Page 15: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 2014 15vALE Do rIo DocE

João Marcos Lobo intensifica campanha em CaratingaCARATINGA – O candi-dato a deputado estadual pelo PSB, João Marcos Lobo, que é filho do ex-de-putado Mauro Lobo, segue firme com sua campanha na região. Neste final de semana, as ações estiveram voltadas para Caratinga, mas espe-cificamente para o Bairro Nossa Senhora Apareci-da, onde o candidato, no sábado, acompanhado de lideranças e assessores de campanha, entre eles o vereador José Ronaldo de Andrade e a jornalista Be-lkis Chaves, fizeram corpo a corpo.

Page 16: Dg 917 terça 02 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 201416 ANÚNcIoSLESTE DE MINAS -TErçA-fEIrA , 02 DE SETEMbro DE 201416 vALE Do rIo DocEC M Y K

No mês em que é comemorado o Dia dos Pais, o Movimento Amigos de Caratinga (MAC) realizou confraternização para comemorar a data. A reunião contou com os membros do grupo e seus familiares.

CONFRATERNIZAÇÃO DO MOVIMENTO AMIGOS DE CARATINGASocial

Mauro Bomfim em ritmo intenso de campanha

MINAS - O candidato a deputado federal pelo PMN, Mau-ro Bomfim intensificou o ritmo de sua campanha rumo a Câmara Federal e no último final de semana percorreu as cidades de Frei Inocêncio, Tarumirim e Governador Vala-dares. Em Frei Inocêncio, quinta-feira, na residência do líder político Adelino e da dentista Dra. Catarina, Bomfim se reuniu com lideranças comunitárias, políticas e espor-tivas da cidade, ocasião em que conclamou “homens e mulheres de boa vontade a não venderem o seu voto por vantagem nenhuma e selecionar o DNA do candidato para melhorar a qualidade da política e dos políticos”. Na noite de sexta-feira, Mauro Bomfim percorreu a cidade de Tarumirim e no povoado de Café-Mirim foi recebido com uma grande carreata, sendo recebido por re-presentantes da comunidade, ocasião em que dialogou com os moradores sobre as propostas que defenderá em Brasília. Na cidade de Governador Valadares, o candidato a deputado federal Mauro Bomfim realizou visitas a diversos bairros e ainda compareceu ao evento de confraternização dos 19 Anos da Superintendência Regional Leste de Vala-dares da Caixa Econômica Federal, que reuniu cerca de 1 mil pessoas na sede da APCEF, com representantes de cerca de 200 municípios.