destaque julho a setembro 2010

1
Destaque do mês Julho/Setembro Novidades arqueológicas Serra de Carnaxide - Via F Das incertezas e entranhas da terra surgiram diversos elementos que nos mostram a grandeza construtiva a que foi sujeito este pedaço de terra, escolhido por tantos. Um lintel de grandes dimensões, aproveitado para a guarda lateral de uma sepultura; dois fragmentos de frisos decorados com flor de liz; uma coluna partida com fuste e parte do capitel e dois colunelos, um dos quais aqui em destaque, jaziam descontextualizados. Os colunelos, ou pequenas colunas, serviam para reproduzir elementos arquitectónicos de maiores dimensões e que se associam, muitas vezes, a monumentos epigráficos ou funerários. Este colunelo foi fabricado em pedra calcária da região e apresenta de comprimento máximo 14 cm e de diâmetro máximo 10,3 cm. Colunelo em calcário NÚCLEO MUSEOGRÁFICO DO CASAL DA FALAGUEIRA MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA Os vestígios recolhidos, numa intervenção arqueológica, seja ela de um acampamento Paleolítico, ou mesmo de um povoado Calcolítico, são uma janela, muitas vezes mal aberta, que nos deixa olhar para um momento, no tempo da nossa História, daquilo que foi a nossa cidade. Ao longo da escavação, muitas são as questões colocadas pelos Arqueólogos, que formulam, quase em simultâneo, hipóteses ou respostas às questões por eles próprios colocadas, por eles sentidas, à medida que a terra vai mudando de lugar. Do solo, para a pá, desta para o balde, para desaparecer… Intervir num sítio como a Serra de Carnaxide, que em diversos tempos atraiu o homem, os homens de outros tempos, que foram deixando nesse solo, aquele que os arqueólogos escavam, restos do que foi seu, foi tarefa desafiante, não ingrata, não inglória. Interpretar estes restos, vestígios, no dizer dos Arqueólogos, transportou-nos até uma outra Serra, ocupada também em época Romana, talvez não só como morada dos mortos, mas também dos vivos. Esses vestígios, que por vezes nos confundem e nos trazem incertezas, tão próprias desta ciência. Simulação de uso do brinco 3/4 A descoberta Colunelo

Upload: camara-municipal-da-amadora

Post on 22-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Colunelo em calcário

TRANSCRIPT

Page 1: Destaque julho a setembro 2010

Destaque do mês

Julho/SetembroNovidades arqueológicasSerra de Carnaxide - Via F

Das incertezas e entranhas da terra surgiram diversos elementos que nos mostram a grandeza construtiva a que foi sujeito este pedaço de terra, escolhido por tantos. Um lintel de grandes dimensões, aproveitado para a guarda lateral de uma sepultura; dois fragmentos de frisos decorados com flor de liz; uma coluna partida com fuste e parte do capitel e dois colunelos, um dos quais aqui em destaque, jaziam descontextualizados. Os colunelos, ou pequenas colunas, serviam para reproduzir elementos arquitectónicos de maiores dimensões e que se associam, muitas vezes, a monumentos epigráficos ou funerários.Este colunelo foi fabricado em pedra calcária da região e apresenta de comprimento máximo 14 cm e de diâmetro máximo 10,3 cm.

Colunelo em calcário

NÚCLEO MUSEOGRÁFICO DO CASAL DA FALAGUEIRAMUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA

Os vestígios recolhidos, numa intervenção arqueológica, seja ela de um acampamento Paleolítico, ou mesmo de um povoado Calcolítico, são uma janela, muitas vezes mal aberta, que nos deixa olhar para um momento, no tempo da nossa História, daquilo que foi a nossa cidade.Ao longo da escavação, muitas são as questões colocadas pelos Arqueólogos, que formulam, quase em simultâneo, hipóteses ou respostas às questões por eles próprios colocadas, por eles sentidas, à medida que a terra vai mudando de lugar. Do solo, para a pá, desta para o balde, para desaparecer…Intervir num sítio como a Serra de Carnaxide, que em diversos tempos atraiu o homem, os homens de outros tempos, que foram deixando nesse solo, aquele que os arqueólogos escavam, restos do que foi seu, foi tarefa desafiante, não ingrata, não inglória.Interpretar estes restos, vestígios, no dizer dos Arqueólogos, transportou-nos até uma outra Serra, ocupada também em época Romana, talvez não só como morada dos mortos, mas também dos vivos.Esses vestígios, que por vezes nos confundem e nos trazem incertezas, tão próprias desta ciência.

Simulação de uso do brinco

3/4

A descoberta

Colunelo