destaque - arge.pt · em moçambique está em desenvolvimento uma solução de flng que terá de...

19
Destaque CEO apresenta resultados extraordinários E sublinha o contexto adverso que se adivinha para 2016 O presidente executivo da Galp, Carlos Gomes da Silva, apresentou aos quadros dirigentes, no passado dia 8, os resultados dos 12 meses de 2015. A reunião começou com uma nota para o carácter fora do comum dos resultados, uma avaliação que se aplica à dificuldade em repeti-los em 2016, dada a confluência, que se tornou evidente no último trimestre do ano passado, entre preços do petróleo baixos e margens de refinação em queda. Prevê-se, assim, que o ano de 2016 seja um desafio, devido ao contexto adverso que se adivinha, o que irá implicar que tenhamos de fazer mais e melhor. No que diz respeito ao contexto de mercado, o excesso de oferta de crude levou a que o preço do petróleo registasse, durante o último trimestre do ano passado, o valor mínimo desde há 11 anos. Já as margens de refinação aumentaram, tendo acabado o ano com uma diferença positiva de $1,1/bbl face às margens do último trimestre do ano de 2014. Registou-se ainda o crescimento do mercado ibérico de produtos petrolíferos e de gás natural, de 2,4% e 6% respetivamente. Relativamente à atividade operacional da unidade de negócio Exploração & Produção (E&P), Carlos Gomes da Silva começou por fazer um ponto de situação sobre o Brasil, destacando os seguintes projetos em Lula/Iracema: FPSO Cidade de Mangaratiba: conta com cinco poços produtores e cinco poços injetores atualmente conectados, sendo de registar que o Plateau de produção foi atingido em 13 meses, ao invés dos 18 inicialmente previstos; FPSO Cidade de Itaguaí: Início de produção em julho 2015, tendo atingido c.90 mbopd, com três poços produtores e três poços injetores conectados. Espera-se a conexão do 4º poço produtor durante o primeiro trimestre deste ano; FPSO Cidade de Maricá: Encontra-se em curso a ligação do primeiro poço produtor.; FPSO Cidade de Saquarema: os trabalhos de integração finais da FPSO estão a decorrer no estaleiro de Brasa, sendo que o Início de produção na área de Lula Central deverá ocorrer a meio do corrente ano. O presidente executivo salientou ainda que os projetos em África prosseguem, sendo que em Angola se registou o início da produção no campo Lianzi e estão a decorrer atividades de perfuração na área 1 11-02-2016 N.º 194

Upload: others

Post on 04-Mar-2020

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

Destaque

CEO apresenta resultados extraordinários

E sublinha o contexto adverso que se adivinha para 2016

O presidente executivo da Galp, Carlos Gomes da Silva,apresentou aos quadros dirigentes, no passado dia 8,os resultados dos 12 meses de 2015. A reuniãocomeçou com uma nota para o carácter fora do comumdos resultados, uma avaliação que se aplica àdificuldade em repeti-los em 2016, dada aconfluência, que se tornou evidente no último trimestredo ano passado, entre preços do petróleo baixos emargens de refinação em queda.

Prevê-se, assim, que o ano de 2016 seja um desafio,devido ao contexto adverso que se adivinha, o que irá

implicar que tenhamos de fazer mais e melhor.

No que diz respeito ao contexto de mercado, o excesso de oferta de crude levou a que o preço dopetróleo registasse, durante o último trimestre do ano passado, o valor mínimo desde há 11 anos. Jáas margens de refinação aumentaram, tendo acabado o ano com uma diferença positiva de $1,1/bblface às margens do último trimestre do ano de 2014. Registou-se ainda o crescimento do mercadoibérico de produtos petrolíferos e de gás natural, de 2,4% e 6% respetivamente.

Relativamente à atividade operacional da unidade de negócio Exploração & Produção (E&P), CarlosGomes da Silva começou por fazer um ponto de situação sobre o Brasil, destacando os seguintesprojetos em Lula/Iracema:

FPSO Cidade de Mangaratiba: conta com cinco poços produtores e cinco poços injetoresatualmente conectados, sendo de registar que o Plateau de produção foi atingido em 13meses, ao invés dos 18 inicialmente previstos;

FPSO Cidade de Itaguaí: Início de produção em julho 2015, tendo atingido c.90 mbopd, comtrês poços produtores e três poços injetores conectados. Espera-se a conexão do 4º poçoprodutor durante o primeiro trimestre deste ano;

FPSO Cidade de Maricá: Encontra-se em curso a ligação do primeiro poço produtor.;

FPSO Cidade de Saquarema: os trabalhos de integração finais da FPSO estão a decorrer noestaleiro de Brasa, sendo que o Início de produção na área de Lula Central deverá ocorrer ameio do corrente ano.

O presidente executivo salientou ainda que os projetos em África prosseguem, sendo que em Angolase registou o início da produção no campo Lianzi e estão a decorrer atividades de perfuração na área

1

11-02-2016N.º 194

Page 2: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

de Kaombo. Neste país, devido ao contexto atual de preços, estamos focados na redução de custos,sendo ainda de assinalar a abertura e coragem do Governo angolano para rever os termos fiscais pararefletir o aumento do número de barris necessários para cobrir os custos de investimento doconsórcio, o chamado cost-oil.

Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para ocampo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao projeto Mamba e Área 1 foi assinado emnovembro de 2015.

Na unidade de negócio de Refinação & Distribuição (R&D) é de registar a disponibilidade e fiabilidadedo aparelho refinador durante o ano passado, o que teve consequências a nível das exportações queaumentaram bastante relativamente ao ano anterior. De registar ainda o facto de o desempenho donegócio ter beneficiado das dinâmicas de mercado e da redução de custos.

Finalmente, no que diz respeito ao Gas & Power (G&P), verificou-se a estabilidade nas vendas aclientes diretos, bem como uma atividade de trading robusta, suportada por contratos estruturadosde GNL e por operações de rede na Europa.

“Do ponto de vista operacional, fizemos aquilo a que nos propusemos”, resumiu Gomes da Silva.

Update processo de reflexão estratégica

A Galp prossegue na execução da sua estratégia (MTSH – Making the Strategy Happen), tendo adecorrer oito programas, que se desenvolvem em 47 projetos e implicam o envolvimento de mais de170 colaboradores.

2

11-02-2016N.º 194

Page 3: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

Iniciativa prioritárias do MTSH:

E&P: extrair maior valor dos ativos existentes e desenvolver a estratégia de exploração comobjetivos claros;

G&P: desenvolver o portefólio de GN e LNG e repensar mix do portefólio;

R&D: reduzir custos e melhorar a eficiência energética, gestão integrada & SI, bem comopassar de foco no produto para o foco no cliente (Client Centric TM) e consolidar a presença naIbéria e crescer em África.

Corporate: apostar no capital humano, no desenvolvimento de uma nova cultura e nainovação, a par com o desenvolvimento tecnológico e o repensar do papel das novas energias.

Reposicionamento da marca

Carlos Gomes da Silva terminou a reunião de quadros dirigentes com uma exposição sobre o projetode reposicionamento da marca Galp, que teve como objetivo alinhar a estratégia da marca com aestratégia da empresa, dando a conhecer a Galp como um operador integrado de energia com umapresença bem vincada em todas as fases da cadeia de valor, do upstream ao lifestream, bem comouma marca global, próxima dos consumidores e das comunidades em que está presente.

A nova imagem da marca procura respeitar o passado e lançar o futuro, bem como acrescentarinovação, contemporaneidade, entusiasmo e dinâmica à marca, aprofundando o discurso visualatravés da exploração de novos universos temáticos.

“Há 14 anos que não tocávamos na nossa marca de forma estrutural”, disse Gomes da Silva,acrescentando e ilustrando de seguida as mudanças que a empresa atravessou nesse período,obrigando a marca a um enorme esforço de adaptação. “Temos que alinhar a comunicação daempresa com a estratégia da empresa”.

O presidente executivo terminou a reunião regressando ao início, sublinhando de novo os excelentesresultados de 2015 e realçando o facto de 2016 se antever como um ano extremamente desafiante edifícil, especialmente se o contexto for semelhante ao que se está a registar no início deste.

“Em 2015 o contexto ajudou mas foi dentro de casa e dentro das parcerias que estabelecemos quefomos capazes de entregar aquilo a que nos comprometemos”, declarou Gomes da Silva.

O agravamento da conjuntura externa exige agora contenção nos custos e no investimento, umesforço a que não tem escapado nenhuma das empresas internacionais do setor. Assim, o presidenteexecutivo estabeleceu a absoluta urgência de identificação e execução atempada de medidasadicionais de eficiência e otimização de custos de, pelo menos, 70 M€ com impacto durante o ano de2016, para além da revisão do plano de investimentos na ordem dos 100 M€, igualmente em 2016,sem comprometer a execução dos projetos prioritários e mais relevantes

Para consultar em maior detalhe os resultados dos 12 meses, poderá aceder ao documento jádivulgado internamente através do mygalp extra n.º 53 ou consultar aqui a apresentação.

3

11-02-2016N.º 194

Page 4: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

11/02/2016

4

11-02-2016N.º 194

Page 5: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

InstitucionalAlunos da Academia participam na Porto Business School Grand Conference

Sobre inovação e liderança

A Academia Galp Energia cria anualmente aoportunidade de participação dos seus formandos emconferências de comprovada relevância. A PortoBusiness School Grand Conference 2016 foi o eventoescolhido este ano, reconhecendo desta forma 14 dosparticipantes da Academia Galp Energia com osmelhores resultados nos diversos cursos/níveisconcluídos em 2014 e 2015.

Estiveram presentes nesta conferência José Soares Melo participante do curso CFO Simulator, JoséFarrajota, Luís Monteiro, Luís Teodora, Manuel Ferreira, Pedro Ferreira Coelho e Sérgio Ruivo,participantes do curso CompeC (níveis 1 e 2), e Ana Paula Ramos, Inês Feyo de Azevedo, Jorge Jesus,Nicolle Fernandes, Nuno Nascimento, Paula Gomes e Ricardo Leite, participantes dos níveis 1 e 2 docurso FormAG.

A conferência sobre inovação e liderança teve lugar na Casa da Música, no passado dia 2 de fevereiro,perante uma audiência de mais de 1000 pessoas, contando com a presença de três oradoresinternacionais de renome: Frans Johansson, Kevin Roberts e Alain de Botton.

Frans Johansson tomou o palco da Casa da Música para falar à audiência sobre o tema UnpredictableWorld: The Art of Seizing Opportunities. A sua comunicação colocou em destaque o potencial dasrelações e das ligações para promover a inovação, bem como a importância de testar ideias ecomeçar por aquilo que apelida de the smallest executable step. Frans Johansson é o fundador do theMedici Group, uma consultora para a estratégia e a inovação através da qual aplica o seu processo deinovação em organizações que queiram fomentar o crescimento, transformar os seus líderes e a suacultura organizacional.

Kevin Roberts falou aos presentes sobre como se encontram e reconhecem líderes criativos e sobre opoder das experiências afetivas dos consumidores com os produtos ou serviços oferecidos pelas

5

11-02-2016N.º 194

Page 6: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

empresas. O CEO da Saatchi & Saatchi, empresa reconhecida pelo seu trabalho de transformação denegócios e marcas através de ideias criativas, trouxe para a conferência o tema Unparalleled:Leadership In The Age Of Now, evidenciando que passámos da Era of New para a Age of now, a qualpede participação (e não atenção), inspiração (e não informação), interação (e não interrupção),retorno do envolvimento (e não do investimento) e o foco nos movimentos (e não nos mercados).

A intervenção final ficou a cargo do filósofo fundador da School of Life, Alain de Botton, que conduziua sessão com o tema Going Beyond: The Power of Thinking and The New Models of Learning. Oorador partilhou com a audiência as suas experiências com gigantes dos negócios, como o LinkedInou a Airbnb, desafiando todos os presentes a encontrar a resposta à mais pertinente das questões –qual o propósito do que fazemos? – e lançando a provocação de que a inovação pode passar por algotão simples como questionarmo-nos sobre onde estamos infelizes.

6

11-02-2016N.º 194

Page 7: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

Primeira fila: Nicolle Fernandes, Ana Paula Ramos e Marisa de Oliveira (Academia Galp Energia); Segunda fila: Paula Gomes,Sandra Avelino (Academia Galp Energia) e Luís Monteiro; Terceira fila: Nuno Nascimento, Sérgio Ruivo e Jorge Jesus.

11/02/2016

7

11-02-2016N.º 194

Page 8: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

InternacionalE+Power, o Combustível que dá prémios

É o tema da campanha a decorrer em Cabo Verde

E+Power, o Combustível que dá prémios é o tema dacampanha lançada no passado dia 5 de fevereiro nospostos de abastecimento para clientes particulares daEnacol, empresa participada pela Galp MarketingInternational em Cabo Verde.

A nova campanha permite aos clientes habilitarem-se aganhar de imediato 2000 escudos cabo-verdianos emgasóleo ou gasolina E+Power, ganhar iPhones, tabletsou uma scooter em sorteios semanais, e um ano decombustível grátis no sorteio final.

Para se habilitarem a estes prémios, os clientes têmapenas de realizar compras de gasóleo ou gasolinaE+Power no valor igual ou superior a 1500 escudoscabo-verdianos, adquirir uma garrafa de gás de 12.5kgou comprar lubrificantes Galp, entre 5 de fevereiro e 27de março.

A campanha está a ser comunicada através de spots na rádio, cartazes e meios digitais (emailmarketing, site, redes sociais) para o público em geral e através de comunicação interna para oscolaboradores da empresa.

Com a campanha pretende-se não só aumentar a quota do retalho com o fim de atingir a liderançaneste segmento, mas também criar uma proximidade cada vez maior com os clientes, potenciando oconsumo de produtos Galp.

11/02/2016

8

11-02-2016N.º 194

Page 9: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

Embaixada da União Europeia recebe Galp Suazilândia

Ações para o desenvolvimento do país foram o tema da reunião

Na semana passada, a Galp Suazilândia – empresa participada da GalpMarketing International – reuniu-se com a Embaixada da UniãoEuropeia em Mbabane, com o intuito de alinhar novos projetos de ajudaao desenvolvimento do país em que a Galp poderá cooperar.

A Galp Suazilândia, representada por Francisco Ferreira (diretor-geral),Paulo Varela (COO East Africa) e Victor Fonseca (CFO) esteve reunidacom o Embaixador da União Europeia, Nicola Bellomo, para discutirperspetivas económicas do país e projetos de apoio comunitário em quea Galp demonstrou disponibilidade em cooperar.

A Galp Suazilândia, a maior e mais representativa empresa europeia na Suazilândia, tem apoiadoconstantemente diversas iniciativas no desenvolvimento da comunidade local, nomeadamente naerradicação da fome neste país. Esta e outras iniciativas são reconhecidas pela União Europeia, factoque foi sublinhado pelo Embaixador que referiu estar grato à Galp pela sua postura e apoio no país.

A União Europeia tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do país, sendo oprincipal doador e parceiro do Reino da Suazilândia. Também a Galp tem colaborado ativamente comesta entidade, nomeadamente em ações no combate ao HIV, reforçando, assim, o seu empenho ecompromisso de intervenção social no apoio ao desenvolvimento da comunidade local através daconstante participação em ações de apoio comunitário.

11/02/2016

9

11-02-2016N.º 194

Page 10: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

EspanhaVisita de SAICA a la refinería y fábrica de lubricantes en Matosinhos

Se presentó a la empresa una oferta para el consumo de Galp Transgear FA 150

El grupo industrial SAICA acudió a finales de Enero a larefinería de Galp en Matosinhos para visitar la fábricade lubricantes. Durante la jornada, el equipo deLubricantes presentó una propuesta técnico económicapara el uso de Galp Transgear FA 150. Esta referencia,que ellos utilizarán para sus prensas, es de grandesventas ya que supone unas 80 toneladas anuales.

Sólo dos días después de la actividad, SAICA realizó unprimer pedido de 1.000 libros de lubricante Galp, quevan a emplear en unos equipos donde antes usabanmarcas de la competencia. La relación del grupo conLubricantes comenzó hace 20 años y ahora se fortalece

la relación entre las dos empresas.

SAICA, grupo de origen aragonés con más de 70 años de historia, continúa siendo un negocio familiarque desarrolla y produce soluciones sostenibles para el embalaje de papel y cartón ondulado. En laactualidad, cuentan con cerca de 9.000 empleados.

Los responsables que acudieron a Matosinhos agradecieron la dedicación de Galp mientras que se lesmostraba el potencial de la planta para el desarrollo de productos, su fabricación, mantenimiento,logística y calidad.

10

11-02-2016N.º 194

Page 11: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

11/02/2016

11

11-02-2016N.º 194

Page 12: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

R&D – Comercial Área de serviço de Oeiras reabre restaurante

Oferta variada de produtos

O restaurante da área de serviço de Oeiras, sentido Cascais/Lisboa, reabriu recentemente apósrenovação do espaço. Esta reabertura engloba um novo conceito de restaurante grill e de cafetaria “APadaria”, com oferta de pão quente durante todo o dia, café Nespresso e uma gama que incluipastelaria variada, tostas, sandes de leitão e sumos naturais.

Este novo espaço contempla uma sala de reuniões que poderá ser utilizada, sob marcação,disponibilizando o serviço de wi-fi grátis.

11/02/2016

Grupo Sogrape renova parceria para fornecimento de combustíveis

Acordo representa 450.000 litros/ano

A Galp, através da área de Meios de Pagamento, renovou recentemente aparceria com o Grupo Sogrape que se traduz no fornecimento de 400.000litros/ano de combustíveis, através do cartão Galp Frota Corporate, e50.000 litros/ano, através de cartão Galp Frota Business.

A Sogrape Vinhos nasceu da vontade e ousadia de um grupo de amigosque, em 1942, decidiram apostar no talento de um homem visionário para

criar e desenvolver uma empresa de vinhos diferente, inovadora, capaz de divulgar e impor a

12

11-02-2016N.º 194

Page 13: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

presença dos vinhos portugueses nos mercados internacionais. Daqui resultou a criação da primeiramarca portuguesa de vinhos global, Mateus Rosé, com presença e sucesso comercial em mais de 120países.

A verdadeira dimensão da Sogrape nos nossos dias exprime-se na amplitude e no peso do seuportefólio, onde desde logo sobressaem as duas grandes marcas de vinhos portugueses no mundo,Mateus Rosé e Sandeman, para além dos prestigiados vinhos do Porto Ferreira e Offley.

11/02/2016

Feira das Tradições em Pinhel com apoio da Galp

Representada pelo Revendedor Combigal - Combustíveis e Gás

A Galp, através do revendedor de GPL Combigal - Combustíveis e Gás,Lda., esteve presente na XXI Feira das Tradições e AtividadesEconómicas 2016, que se realizou de 5 a 7 de fevereiro na cidade dePinhel.

O certame foi dedicado ao granito cinza Pinhel e teve início com odesfile de Carnaval alusivo ao tema deste ano, seguindo-se ainauguração da XXI feira das Tradições. O fim de semana foi repleto deanimação, a cargo dos grupos do concelho, mas também de bandas e

DJs da atualidade.

11/02/2016

Passeio TT Volta do Marinho junta cada vez mais participantes

Prova realiza-se em Mértola com o apoio da Galp

A Galp, através do seu revendedor Raposo & Luzia – Combustíveis eLubrificantes, Lda., esteve presente na quarta edição do Passeio TT Volta doMarinho para motos e quads, em Mértola, organizado pela Pureland, Lda.,empresa de animação turística.

O evento, que teve início pelas 8h00 do passado sábado, contou com o apoioda Galp e consistiu num passeio de 70 km de dificuldade média e percursosdiferenciados. Para além de uma t-shirt Galp, a inscrição incluía pequeno-almoço, reforço alimentar a meio do passeio, almoço e assistência durante opasseio.

13

11-02-2016N.º 194

Page 14: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

Esta prova tem atraído cada vez mais participantes de todo o país e várias centenas de pessoas quese juntam para assistir às habilidades dos participantes.

11/02/2016

Investigação e Desenvolvimento na Indústria e Serviços

Foi o tema das Jornadas Tecnológicas de Engenharia Mecânica

A Assessoria Técnica de Produtos da Direção Técnica Ibérica, marcou presença nas JornadasTecnológicas de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova deLisboa, que se realizaram no passado dia 28 de janeiro e tiveram como tema central a “Investigaçãoe Desenvolvimento na Indústria e Serviços”.

Várias entidades com experiência nesta matéria, como sejam a Galp, oInstituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), a metalomecânica MCG e aprestadora de serviços industriais TEKBOX participaram nas jornadas.

A Galp partilhou a sua experiência através da apresentação do tema “Fundamentos de Lubrificantes e Lubrificação”, dado não só a elevadarelevância e importância para o tema base das Jornadas, como tambémpela o interesse que a apresentação tem suscitado quando apresentada deforma regular em clientes de lubrificantes Galp no setor de Indústria eEmpreiteiros. O programa Generation Galp foi outro dos temas partilhadocom a plateia de cerca de 40 alunos universitários.

A divulgação da Galp e das suas valências técnicas reveste-se de particular importância no meioacadémico onde se formam os futuros opinion-leaders e eventuais futuros colaboradores da nossaempresa.

11/02/2016

14

11-02-2016N.º 194

Page 15: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

Gas & PowerPromoção Gas&Power na cidade do Porto

Primeiros 500 clientes da nova loja ganham prémio exclusivo

Está a ser implementado um conjunto de iniciativas decomunicação nas áreas de influência da nova loja daCasa da música, no sentido de dinamizar ascontratações de eletricidade e gás natural, potenciandoa criação de valor através desta novo ativo.

Neste contexto, acaba de ser lançada uma promoção de âmbito local que, sob o lema “Venha ouvir anossa Energia” - que estabelece a ligação entre o serviço, as instalações e o prémio atribuído –, iráoferecer, aos primeiros 500 clientes que contratarem eletricidade Galp nesta loja, um par de colunasde som portáteis para ligar ao computador ou a qualquer dispositivo móvel.

11/02/2016

H&M fecha contrato de eletricidade

Acordo prevê o fornecimento de 12 GWh

A Galp Energia chegou recentemente a acordo com a empresamultinacional sueca de moda H&M para o fornecimento de eletricidade àssuas lojas localizadas em Portugal Continental. O contrato agora assinadocontempla o fornecimento de cerca de 12 GWh de eletricidade durante oano 2017.

A Hennes & Mauritz, mais conhecida como H&M, é uma empresamultinacional sueca de moda fundada em 1947 em Västerås (Suécia) que,para além de vestuário para senhora, homem e criança, comercializaainda cosméticos, acessórios, calçado e utensílios para o lar. Atualmente,a H&M conta com cerca de 3900 lojas em 61 países e empregaaproximadamente 148.000 pessoas. Em Portugal a H&M abriu a primeira

loja no ano 2003, no Chiado, e conta atualmente com 31 lojas.

Este contrato vem reforçar a posição da Galp, enquanto fornecedor de referência de eletricidade nosegmento empresarial.

11/02/2016

15

11-02-2016N.º 194

Page 16: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

16

11-02-2016N.º 194

Page 17: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

FundaçãoLançamento do livro "História de Angola – Da Pré-História ao Início doSéculo XXI"

Decorreu no dia 4 com o apoio da Fundação Galp Energia

O livro "História de Angola – Da Pré-História ao Início doSéculo XXI", de Alberto Oliveira Pinto, foi lançado nopassado dia 4, na sala de conferências da Torre doTombo, que viu a sua lotação esgotada dado o númerode pessoas que não quiseram perder a oportunidade deconhecer e adquirir um exemplar.

O evento contou com a presença de Carlos Costa Pina,em representação da Fundação GalpEnergia, de entidades governamentais (Secretaria deEstado da Cultura, Ministério dos Negócios

Estrangeiros), de representantes das diversas embaixadas dos países lusófonos e da vereação dacultura da CML.

Após a apresentação do livro por parte do autor e de personalidades que acompanharam a edição daobra ao longo de mais de dois anos, o público teve ainda oportunidade de assistir à interpretação deduas músicas pelo artista angolano Chalo. No final, seguiu-se a sessão de autógrafos.

Sobre o projeto

Em 2013, a Fundação Galp Energia estabeleceu um protocolo com o Mercado de Letras Editores e oautor, tendo em vista a edição de uma obra sobre a História de Angola. Esta iniciativa insere-se noâmbito cultural de promoção e desenvolvimento do conhecimento histórico e cívico dos paíseslusófonos. Oportunidade que se justifica em termos de cooperação bilateral entre os dois países, frutode todo o passado que os ligou e todo o presente que os une, e que exige que os seus cidadãostenham um conhecimento sério, objetivo e isento da sua História.

17

11-02-2016N.º 194

Page 18: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

Acresce que as obras publicadas até à data sobre a História de Angola são livros que já distambastante no tempo motivando assim a redação recente e atual sobre a temática da história deAngola.

Esta obra foi redigida em torno de 20 capítulos e apresenta como medida temporal o século VIII a.C.até ao ano de 2002, tendo o prefácio de Elikia M´Bokolo, historiador congolês, especialista emhistória social, política e intelectual africana. O posfácio foi escrito por Adriano Mixinge, adido culturalda Embaixada de Angola em Espanha, historiador e crítico de arte. Trata-se de uma referência emtermos intelectuais e culturais, sendo, simultaneamente, uma personalidade consensual no meiocultural angolano e português.

SOBRE O AUTOR

Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto

Alberto Oliveira Pinto nasceu em Luanda a 8 de Janeiro de 1962. Licenciou-se em Direito pelaUniversidade Católica Portuguesa em 1986. É Doutorado e Mestre em História de África pelaFaculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde colaborou como docente no Departamento deHistória. Lecionou igualmente noutras universidades portuguesas. É investigador do CESA – Centro deEstudos sobre África e do Desenvolvimento, do ISEG.

É autor de uma extensa bibliografia já publicada, quer na área da ficção como na do ensaio, temcolaboração dispersa em revistas e jornais portugueses, angolanos e brasileiros, estando aindarepresentado numa série de antologias.

18

11-02-2016N.º 194

Page 19: Destaque - arge.pt · Em Moçambique está em desenvolvimento uma solução de FLNG que terá de ser competitiva para o campo de Coral. Quanto o acordo de unitização referente ao

11/02/2016

19

11-02-2016N.º 194