despedida de verão - casa manuel...

6
SETEMBRO 2016 CARAS DECORAÇÃO 56 Moradas na pág. 94 PROJETOS CARAS DECORAÇÃO SETEMBRO 2016 57 ALPENDRE Rodeada por alpendres térreos, a casa dispõe de muitos recantos exteriores. Aqui, a mesa recuperada convida a longas refeições. Em Formentera, uma casa bucólica respeita os valores ecológicos da região numa atmosfera em estilo provençal. TEXTO: TERESA MAFALDA com EVA MARTINS FOTOS: PHOTOFORPRESS.COM Despedida de VERÃO CAMPESTRE

Upload: trinhtram

Post on 20-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

setembro 2016 CARAS DECORAÇÃO56 Moradas na pág. 94

projetos

CARAS DECORAÇÃO setembro 2016 57

ALPeNDre Rodeada por alpendres térreos,

a casa dispõe de muitos recantos exteriores. Aqui, a mesa recuperada

convida a longas refeições.

Em Formentera, uma casa bucólica respeita os valores ecológicos da região numa atmosfera em estilo provençal.

teXto: TERESA MAFALDA com EVA MARTINS Fotos: PHOTOFORPRESS.COM

Despedida de verão

caMpestre

setembro 2016 CARAS DECORAÇÃO58

projetos

CARAS DECORAÇÃO setembro 2016 59Moradas na pág. 94

semPre INteressADo O proprietário é visita constante em feiras de velharias e antiguidades, onde descobre as peças que agora fazem parte do seu refúgio.

soL e sombrA Construída em forma de U, a casa é adornada no exterior por buganvílias em flor, o que possibilita a instalação de relaxantes espaços à sombra.

DUCHes Um pitoresco chuveiro ao ar livre, em zimbro, uma variedade de madeira abundante na região. A água é da chuva e é aquecida por painéis solares.

Manuel, o proprietário desta casa, é um apaixonado por Formentera e por tu­do aquilo que representa, enquanto

um dos últimos redutos baleares ainda não massificados por hordas de turistas. Situada a sul de Ibiza, a ilha é fértil em praias de águas turquesa encaixadas em enseadas e recantos de paisagem natural selvagem. Uma das características que ainda fazem da ilha um paraíso natural é o esforço dos seus habitantes (e de alguns visitantes) na preserva­ção do meio ambiente. enquanto o arquipélago circundante sofre com o turismo desenfreado, aqui o respeito pela natureza é levado a sério, o que significa lutar pela sobrevivência de uma cultura e por valores que noutras paragens me­diterrânicas já foram esquecidos.Adepto confesso desta postura ecológica, Ma­nuel desde sempre elegeu Formentera para des­cansar e passar alguns dias de férias, por isso, a descoberta desta casa veio concretizar um

setembro 2016 CARAS DECORAÇÃO60 Moradas na pág. 94

projetos

CARAS DECORAÇÃO setembro 2016 61

CrIFDFsDFsADePRo mi, qui quia inus, con plit ratempo

resedignat pla samusae. Am eum seque nus, vid qui conempenat pla

samusae. Am eum s

LIGAÇÕes A comunicação com o exterior é uma constante. Destaque para o piso em carvalho a emprestar conforto aos ambientes.

mIstUrAs Manuel é um adepto confesso de atmosferas cool/bucólicas, estilos que misturam linhos coloridos com madeiras decapadas.

sonho acalentado há muito pelo proprietário. Apesar dos rigores do clima da ilha, em que dias escaldantes e extremamente ventosos quebram por vezes a pacatez da região, Manuel ambicionava por uma casa de cariz bucólico, tranquila, de traça tradicional e que respeitasse antes de mais o meio natural, por isso, esta habitação veio a revelar­se a escolha ideal e os argumentos a favor foram muitos.Planta térrea, em forma de U, com todas as divisões com acesso direto ao exterior ou a um pátio, como é o caso dos quartos (tal como as construções tradicionais espanholas) e um alpendre que percorre toda a casa, eis as prin­cipais características que convenceram o pro­prietário a adquiri­la. Depois, as múltiplas áreas de estar, ao ar livre, cobertas por coloridas bu­ganvílias, a proporcionarem sol e sombra, e os muitos recantos onde Manuel pode dar largas à imaginação recriando confortáveis espaços de leitura, sestas ou partilha de refeições com

CoZINHA/sALA De reFeIÇÕes É o coração da casa. Em dias em que o tempo não está de feição, é aqui onde todos se reúnem à volta da mesa ou na preparação das refeições.

setembro 2016 CARAS DECORAÇÃO62

projetos

CARAS DECORAÇÃO setembro 2016 63Moradas na pág. 94

ACoNCHeGo A tradicional lareira feita com materiais da região é pouco utilizada, mas está

disponível para combater os dias mais frios.

CorreDor As zonas de ligação respeitam a atmosfera de toda a habitação, muita luz e

descontração na seleção de mobiliário utilitário.

vista para o mar são outras razões a considerar. Sem esquecer que as imediações desta casa ainda se encontram no seu estado natural, estão repletas de plantas e ervas selvagens, muitas são aproveitadas por Manuel para perfumar e colorir os interiores.As paredes caiadas de branco, tanto por fora como por dentro, mantêm as divisões frescas e luminosas, tal como as portadas pintadas de azul, em ripado que protege do sol direto, mas deixa passar livremente o ar (característica das persianas marroquinas). Manuel não gosta de ar condicionado, por isso, a climatização da habitação faz­se de forma natural ou com o recurso mínimo a fontes de energia. Toda a água é aproveitada, através de sistemas de recolha instalados no telhado ou no cascalho do centro do pátio, "na ilha, a água da chuva é um bem precioso", sublinha. Painéis solares aquecem o 'precioso' líquido que de­pois é utilizado, por exemplo, no chuvei ro

sALA De estAr Simplicidade e conforto também na sala marcada por um estilo provençal. A climatização é feita à base de ventoinhas instaladas nos tectos.

setembro 2016 CARAS DECORAÇÃO64 Moradas na pág. 94

projetos

CARAS DECORAÇÃO setembro 2016 65

CLImAtIZAÇãoTodas as janelas

são equipadas com portadas ao estilo

marroquino, com ripados que protegem do sol

direto, mas permitem a livre circulação de ar.

QUArto Linhos naturais, materiais recuperados, mobiliário decapado. Também no quarto, a simplicidade impera.

DetALHes Pormenor de recanto exterior com sofá construído a partir de alvenaria. Casa de banho em microcimento.

ao ar livre, uma estrutura rústica, feita com toscos troncos de zimbro (variedade de madei­ra abundante na ilha), a oferecer a suficiente privacidade para um duche refrescante depois de um dia bem passado na praia.A decoração resume as preocupações ecoló­gicas do seu habitante e encontra­se em per­feita harmonia com a envolvente, uma casa de campo e de praia com o essencial ao conforto, funcional e descontraída.Grande parte do mobiliário veio de Provence, região do sul de França para onde Manuel viaja frequentemente e que muito aprecia. É ainda presença habitual em feiras de velharias e an­tiguidades, onde gosta de descobrir peças que depois recupera e lhe dá novos usos. Adepto confesso de um estilo provençal, a sua casa de férias reflete essa mesma atmosfera. Neutros, tons areia, verdes musgo, pastéis, eis algumas cores eleitas. Fibras naturais (cestos e poufs), linhos e algodões (almofadas, cortinados,

setembro 2016 CARAS DECORAÇÃO66

projetos

CARAS DECORAÇÃO setembro 2016 67Moradas na pág. 94Moradas na pág. 96

CrIFDFsDFsADePRo mi, qui quia inus,

con plit ratempo resedignat pla

samusae. Am eum seque nus, vid qui conempenat pla

samusae. Am eum se

QUArto JUVeNIL As camas apresentam têxteis da Lexington. O toucador foi recuperado e a cadeira foi mais uma descoberta de Manuel.

HIGIeNe As casas de banho são as divisões mais 'arrojadas'. O proprietário elegeu o microcimento para atualizar estas dependências.

roupa de cama), madeiras, todo um conjunto de materiais que sublinham a necessidade de preservar e proteger ao máximo a natureza li­vrando­a o mais possível de produtos poluentes e práticas abusivas. A única exceção parece ser as casas de banho, em que o proprietário optou por uma linguagem mais contemporânea: modernizou­as recorren­do ao microcimento, mas manteve alguns as­petos tradicionais, por exemplo, nas torneiras. o centro da casa é uma grande sala de convívio, com a sua cozinha à vista e piso em carvalho. A ampla mesa de jantar, feita a partir de duas portas que sobraram das obras, está sempre pronta a receber os amigos, sobretudo quando o tempo lá fora não está de feição. e nas raras oca­siões em que a temperatura obriga os convivas a recolherem­se dentro de portas, Manuel ainda pode recorrer ao aconchego da sala de estar, em particular, da lareira, construída com materiais da região e que se mantém funcional.

ComUNHão Todas as divisões incluindo os quartos têm ligação direta ao exterior, uma característica que acentua a relação estreita da casa com a natureza.