desenhos paramétricos no autocad 2011

15
DESENHOS PARAMÉTRICOS AUTOCAD 2011 28 de setembro de 2011 Professor: Cleber Reis E-mail: [email protected] Skype: cleber_reis Twitter: @cleberreis / @cadtube www.plataformacad.com.br www.cadtube.com.br

Upload: 178317

Post on 24-Apr-2015

32 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

DESENHOS PARAMÉTRICOSAUTOCAD 2011

28 de setembro de 2011

Professor: Cleber ReisE-mail: [email protected]

Skype: cleber_reisTwitter: @cleberreis / @cadtube

www.plataformacad.com.brwww.cadtube.com.br

Page 2: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

Possui o AutoCAD 2011 Certified Associate Dá palestras e cursos de AutoCAD 2D e 3D É fundador do site www.cadtube.com.br, um site onde

reúne seus melhores vídeos sobre Autocad. É fundador do site www.plataformacad.com.br, com

informações sobre a área de CAD. Criador do #PapoCAD, uma transmissão ao vivo e gratuita

pela Internet sobre temas diversos na área de CAD. Autor do Curso Completo de Autocad 2010 2D em DVD. Autor do DVD Autocad 2010 2D Básico baseado no livro de

mesmo nome da autora Luciana Klein da CadKlein.

Page 3: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011
Page 4: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

Peça hoje mesmo Cartões de Visita do site Cad Tube paradistribuir entres seus amigos da faculdade ou de trabalho.Mande um e-mail para [email protected], coloque oseu endereço e a quantidade de cartões desejada.

Page 5: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

O desenho paramétrico é uma tecnologia usada para desenhar com restrições, que são associações e limitações aplicadas à geometria em 2D.

ACESSO AOS COMANDOSTeclado: GEOMCONSTRAINTRibbon: PARAMETRIC tabMenu: PARAMETRICToolbar: GEOMETRIC CONSTRAINT

Page 6: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

Com as restrições nós podemos:

Manter as especificações e requisitos do projeto ao restringir a geometria em um desenho;Aplicar de forma instantânea múltiplas

restrições geométricas em objetos; Incluir fórmulas e equações com restrição de

cota;Efetuar alterações rápidas no projeto ao

alterar o valor de uma variável.

Page 7: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

Há 2 tipos gerais derestrição:

Geométrica: controla a relação entre objetos que dizem respeito uns aos outros.

Dimensional: controla distância, comprimento, ângulo e raio de objetos.

Page 8: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

COINCIDENT - define que dois pontos específicos sejam coincidentes.COLLINEAR – define que dois ou mais pontos são colineares, ou seja, estão sobre a mesma linha.CONCENTRIC – estabelece que dois ou mais círculos e/ou arcos são concêntricos, ou seja, tem o mesmo centro.FIX – fixa pontos e curvas numa posição.PARALLEL – determina que dois objetos se tornem paralelos; podem ser linhas ou polilinhas.PERPERDINCULAR – define que dois objetos se tornem perpediculares; podem ser linha ou polilinha.

Page 9: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

HORIZONTAL – determina que uma linha ou polilinha se torne horizontal.VERTICAL – define que uma ou polilinha se torne vertical.TANGENT – estabelece que dois objetos tornem-se tangentes entre si.SMOOTH – faz com que uma spline fique contígua a uma polilinha, linha ou arco. O primeiro objeto precisa ser uma SPLINE.SYMMETRIC – determina que dois objetos se tornem simétricos a partir de uma linha. Deve haver uma linha para a simetria.EQUAL – redimensiona arcos e círculos para terem o mesmo radio, ou linha para terem o mesmo comprimento.

Page 10: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

A restrição dimensional consiste na inclusão de cotas com parâmetros, nas quais é possivel fazer a adição de equações matemáticas por meio do Parameter Manager. Este suporta as seguintes operações:

OPERADOR DESCRIÇÃO

+ Adição

- Subtração, negação binária

% Módulo do ponto flutuante

* Multiplicação

/ Divisão

^ Exponenciação

( ) Parênteses, delimitadores de expressão

. Separador decimal

Page 11: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

LINEAR – cria restrições horizontais, verticais, rotacionadas com base na posição da linha de cota.HORIZONTAL – restringe a distância X entre ponto num objeto ou entre dois pontos em objetos diferentes.VERTICAL – restringe a distância Y entre pontos num objeto ou entre dois pontos em objetos diferentes.ALIGNED – restringe a distância entre dois pontos num objeto ou entre dois pontos em objetos diferentes.RADIAL – restringe o raio de um arco ou círculo.DIAMETER – restringe o diâmetro de um arco ou círculo. ANGULAR – define uma restrição de ângulo entre duas linhas ou polilinhasou em um arco.CONVERT – permite converter uma cota normal do desenho em uma restrição dimensional.

Page 12: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

À medida que o seu desenho paramétrico cresce em complexidade, a lista de parâmetros também cresce. O Parameter Manager permite você criar, gerenciar e editar todos os parâmetros do desenho. Cada restrição dimensional que você cria é nomeada automaticamente e armazenada como um parâmetro.

Selecionando o botão Parameters Manager na Ribbon será exibida uma caixa de diálogo que exibe uma lista de todos os parâmetros do desenho atual.

Page 13: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

Durante um projeto, é comum que nem todas as restrições estejam visíveis na área de trabalho. Você pode esconder ou mostrar todas as restrições ou mostrar uma ou algumas restrições.

Caso seja, necessário você também poderá deletar ou remover todas as restrições ou apenas uma delas. Neste último caso, você deve selecionar a restrição, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Delete no menu de atalho.

Page 14: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

Você pode aplicar automaticamente as restrições ao criar e editar objetos geométricos.

Ao ativar o modo Infer na barra de status de restrições, aplica automaticamente as restrições entre o objeto que está criando ou editando e o objeto ou pontos associados com snaps ao objeto.

As restriões fix, smooth, symmetric, concentric, equal e collinear não podem ser criadas de forma automática.

Para configurar o uso do Infer basta clicar com o botão direito do mouse em cima dele no barra de status e escolher a opção Settings.

Page 15: Desenhos Paramétricos no Autocad 2011

DESENHOS PARAMÉTRICOSAUTOCAD 2011

28 de setembro de 2011

Professor: Cleber ReisE-mail: [email protected]

Skype: cleber_reisTwitter: @cleberreis / @cadtube

www.plataformacad.com.brwww.cadtube.com.br